Seja, Bem Vindo.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Dicas do Windows: salve todas as suas senhas

Se você utiliza muitas senhas durante o dia a dia e já encontrou problemas em lembrar alguma delas, acompanhe este artigo e veja como é fácil criar um banco de dados criptografado para registrar suas senhas de maneira segura.

Sem dúvida a internet é uma das tecnologias mais extraordinárias já inventada, não é por menos que tem alcançado cada vez mais usuários. Essa ferramenta é muito flexível, pode funcionar como meio de comunicação, centro de pesquisas, celeiro de negócios ou forma de entretenimento para os surfistas da web.

Durante o cotidiano nos cadastramos e utilizamos serviços dos mais variados gêneros, redes sociais, chats, emails, portais e home bankings, por exemplo. Essa infinidade de possibilidades, apesar das grandes vantagens que proporciona, causa algumas situações, no mínimo, incômodas.

Ao utilizar tantos serviços ou aplicativos o acúmulo de senhas é quase inevitável. Criar uma senha para todos eles pode ser arriscado, pois se ela cair em mãos erradas o dano será enorme. Tal risco nos remete a outro perigo, a aquisição indevida de informação por invasores digitais (spywares) ou crackers.

Mas como evitar que tantas senhas deixem de ser esquecidas sem perder sua segurança informacional? O Blog do IGOR apresenta neste artigo uma alternativa para sanar esta dúvida tão comum entre os usuários.

Pré-requisitos

  • Conexão com internet;
  • KeePass Password Safe: software gratuito e com código aberto que armazena senhas em um único local, garantindo a segurança informacional através de criptografia.

Salvando suas senhas

Antes de iniciar o procedimento que eliminará a preocupação de ter uma memória infalível para suas senhas, é preciso instalar o KeePass Password Safe. Atente para o fato que este aplicativo é indicado para Windows 98, 2000, 2003 e XP.

Caso possua o Windows 7 ou Vista lembre-se de ativar o modo de compatibilidade para o arquivo de instalação. Para isso clique com o botão direito do mouse no arquivo baixado, clique em “Propriedades”, escolha a aba “Compatibilidade”. Marque a caixa “Executar este programa em modo de compatibilidade”, escolha uma das versões indicadas, clique em “Aplicar” e logo em seguida em “OK”.

Dessa forma o software pode ser instalado normalmente. Agora você está pronto para iniciar o processo de registro de senhas, então é hora de arregaçar as mangas e começar o trabalho:

Primeiro passo: crie a base de dados

Ao registrar suas senhas elas são salvas em uma base de dados. Portanto, a primeira coisa a ser feita é criar essa base. Para isso clique em “File” (1) e em seguida “New” (2).

Crie um novo banco de dados

Defina o nome do arquivo no campo “Nome” (3) e clique em “Salvar” (4).

Salve sua base de dados

Segundo passo: defina a chave de segurança

Nesta etapa existem três possibilidades para a criação da chave de segurança.

Master Password

A primeira delas é o Master Password, no qual você cria uma senha mestra para acessar o banco de dados.

Caso esta seja sua escolha, marque a primeira caixa (1), insira a senha no campo “Master password” (2) e repita-a em “Repeat password” (3). Verifique a força da sua senha através do campo “Estimated quality” (4). Quanto maior o índice apresentado, mais segura é sua senha. A senha mestra é a única que deve ser memorizada por você. Posteriormente, seu login lhe dará acesso às outras senhas guardadas pelo Master Password.

Master Password

Key File

Outra possibilidade como chave de segurança é gerar um arquivo que bloqueia o acesso à base de dados, assim apenas com a posse desse documento é possível incluir, modificar ou apagar registros.

Se este modo ganhou sua preferência, marque a segunda caixa (5) e clique no botão “Create” (6).

Key File

Na janela do Windows Explorer defina o local para salvar o arquivo e clique em “Salvar” (7).

Salve a chave de segurança

Na tela exibida passe o mouse aleatoriamente pelo campo manchado (8) e acompanhe a força de segurança pelo campo “Generated bits” (9). Quando estiver satisfeito clique em “OK” (10).

Defina o nível de segurança da chave

Windows User Account

A terceira alternativa é atrelar o seu usuário do Windows à chave de segurança. Atente para o fato que isso implica saber login e senha do sistema operacional, portanto, antes de ativar essa função certifique-se que tenha o conhecimento desses dados.

É aconselhável também criar um ponto de restauração, para o caso de eventuais problemas. Não sabe como fazer isso? Confira neste artigo como proceder.

Garantida a posse de tais informações e assegurada a restauração do SO, marque a terceira caixa (11).

Windows User Account

Após construída a chave de segurança da sua preferência clique em “OK” (12) na janela principal.

Finalize a etapa de criação da chave de segurança

Terceiro passo: configure a base de dados

Parte-se então para a configuração da base de dados. Na janela exibida preencha o nome para ela no campo “Database name” (1), caso queira crie uma descrição para a base no campo “Database Description” (2) e clique em “OK” (3). Deixe as outras abas preenchidas por padrão.

Configure a base de dados

Quarto passo: registre suas senhas

Finalizado o passo anterior a janela do banco de dados é apresentada, está na hora de registrar suas senhas.

Na área do canto esquerdo da tela selecione a categoria do site que deve ser registrado (1), clique no ícone “Add Entry” (2).

Registre suas senhas

Em seguida é exibida uma nova janela, onde você deve inserir um título que referencie o site no campo “Title” (3), o nome de usuário usado para login em “User name” (4), a senha do serviço nos campos “Password” (5) e “Repeat” (6), o endereço da página em “URL” (7) e clicar em “OK” (8).

Adicione a entrada de dados dos serviços

Repita esse passo para todos os sites e serviços que utilize.

Observação: As categorias podem ser personalizadas, possibilitando maior organização para seus registros. Para criar um novo grupo basta selecionar o item “General” (1): clique com o botão direito do mouse em cima do mesmo e escolha a opção “Add Group” (2).

Crie novas categorias e organize suas senhas

Quinto passo: use as senhas registradas

Sem mais delongas, o processo de registro está finalizado. Portanto já é possível utilizar a segurança dos serviços oferecidos pelo KeePass Password Safe. Com o software aberto, encontre o site que gostaria de acessar, selecione-o e clique com o botão direito do mouse (1), posicione o cursor sobre a opção “URL(s)” (2) e clique em “Open in Browser” (3).

Use a base de dados para facilitar o acesso aos serviços de sua preferência

Essa ação faz com que o site seja aberto. Nele verifique se o curso está ativo no campo de login (4).

Posicione o cursor no campo de login

Na tela do aplicativo clique novamente com o botão direito do mouse no registro do site aberto (5) e em “Perform Auto-Type” (6).

Realize o login automaticamente

Pronto! A partir de agora você não precisa mais esquentar a cabeça e queimar neurônios tentando se lembrar as muitas senhas para os serviços que utiliza. Conhece outra maneira de salvar senhas em um único lugar? Compartilhe seus conhecimentos no espaço destinado para comentários.

Jogos sociais: por que eles fazem tanto sucesso?

As fazendas, lanchonetes e máfias estão fazendo o maior sucesso tanto no bom e velho Orkut quanto no crescente Facebook. Conheça como e por que este tipo de brincadeira ficou tão popular entre os usuá

Jogos são sempre muito bem-vindos em qualquer ocasião em que a interação esteja em primeiro plano. Os ditos flash games já fazem a cabeça dos internautas de todas as idades e não é de hoje. Só que dessa vez o fenômeno ganha um novo item de diversão que o faz ficar ainda mais interessante para pessoas de faixas etárias cada vez mais diferentes. São as redes sociais. O termo já se tornou muito usado e é uma das designações da moda, ou seja, uma grande tendência para usuários domésticos e empresas.

Porém, um grande nicho para explorar a imagem de uma marca ou até mesmo apenas divertir – e assim tornar-se uma marca forte nas redes sociais – é oferecer ao público das redes algo que eles mesmos faziam através de mensagens em comunidades e fóruns. Os jogos sociais se tornaram uma febre tão grande porque finalmente oferecem algo que os jogos em flash antigos não permitiam com tanta amplitude: interagir, competir e ainda fazer amigos de uma maneira diferente.

Cultive sua fazenda!

Prova do grande sucesso é a série de jogos/aplicativos desenvolvidos para as duas maiores redes sociais de “bases sólidas”, ou seja, que têm sua maior fonte de acesso através de computadores, e não celulares e outros dispositivos. São elas, o Orkut e o Facebook – mesmo que o último permita fazer atualizações de qualquer lugar a partir de celulares e outras plataformas. Por isso, quem tem perfil em qualquer uma das redes já deve ter observado que muita gente está com muitas atualizações de aplicativos chamados “Colheita Feliz” ou “Farmville”.

A febre do Farmville e dos jogos sociais é tão grande que dos 350 milhões de usuários do Facebook, 69 milhões são fazendeiros virtuais ativos. O número também é bastante grande quando o assunto é Mafia Wars ou Café World: só o Farmville sozinho consegue superar o número de usuários do Twitter. Então não estamos falando de pouca gente. Mas o que faz desses jogos de redes sociais um grande sucesso? O segredo está na interação e nos desafios de competição que eles jogos proporcionam.

Colheita Feliz é um dos sucessos do Orkut!

Segundo pesquisadores da área de redes sociais, o que mais instiga os usuários a jogarem e se tornarem fazendeiros virtuais de sucesso é a vantagem de socializar os resultados. “Como assim?” – é fácil entender. Logo abaixo do visualizador da sua fazenda, café ou qualquer outro jogo, você vê uma lista com as fotos dos seus amigos, os níveis e a pontuação de cada um. Por qual razão o jogo mostraria isso se o objetivo não fosse competir de uma maneira ou outra? Entretanto, o tema principal não é só a simples competição: os jogadores também cooperam entre si para ganhar pontos.

Pensando assim, toda essa visibilidade gera receita. Ou seja, quanto mais gente jogando, maior é a procura e maiores são os lucros para os tais social games. Com isso, as empresas que desenvolvem jogos para as redes sociais acabam lucrando bastante. Estima-se que com esse alto índice de procura, o valor de uma simples semente chegue a custar 400 mil dólares. Por isso, o reconhecimento e o mercado que é aberto para empresas do gênero é bastante grande.

As sementes do Colheita Feliz podem custar muito dinheiro no mundo real!

A Zynga, produtora dos grandes hits do Facebook, já é tida como umas das marcas mais lembradas no assunto social games, segundo a revista BusinessWeek. A empresa ficou entre as startups – empresas tidas como “iniciantes” em um novo nicho de mercado – com melhor cotação no ano de 2009. Além disso, a marca foi reconhecida como uma das “mais quentes do ano”. Tudo isso graças à grande explosão das redes sociais, os jogos e aplicativos que possibilitaram esse crescimento em larga escala. Assim, podemos dizer que os jogos sociais são um mercado em larga expansão.

A Zynga já é uma das empresas mais famosas do ano de 2009!

Mas nem só de Facebook vivem estes jogos e os seus desenvolvedores. Um sucesso que vem imprimindo um ritmo bastante forte é o Colheita Feliz, aplicativo para o Orkut. Apesar de a rede mais acessada no Brasil ter passado por uma importante reformulação estrutural e visual, o quesito “aplicativos” ainda deixa um pouco a desejar. É mais fácil encontrar o jogo (ou aplicativo) através da página de um amigo do que chegar a ele pelo diretório da rede social. Ainda assim, o Colheita Feliz vem crescendo cada vez mais.

Mesmo que esse crescimento seja bastante grande, o FarmVille Coleciona vantagens bastante significativas nos pontos de vista “jogabilidade” e “praticidade”. O Colheita Feliz trabalha com um método um tanto complicado para jogadores ditos leigos. Em vez de permitir que o jogador consiga, por mérito próprio e com alguma rapidez, as moedas especiais, o jogo faz com que lotes e itens mais procurados sejam pagos. Essa técnica acaba afastando alguns jogadores e direcionando-os para o FarmVille, que permite conseguir os objetos através do trabalho “na roça”.

Compre insumos para a sua fazenda!

Algumas dicas importantes do Colheita Feliz se referem à segurança da sua fazenda. É muito fácil ser “roubado” por algum ladrão de galinhas (e outros produtos do seu pedacinho de chão digital), portanto é melhor que você compre um cachorro para que nenhum espertinho tente se apropriar do que é seu. Outra dica que muita gente se pergunta tem a ver com conseguir as tais moedas verdes. Na verdade, o único jeito de consegui-las é utilizando o seu cartão de crédito para trocar por dinheiro de verdade.

Ainda assim, o sistema de visualização do FarmVille continua melhor disposto que o de Colheita Feliz. Ambos os jogos não são tanta novidade para quem já é jogador de carteirinha. Há algum tempo, a Sony tinha como forte sucesso da sua coleção de jogos para o Playstation (ainda na sua primeira versão) o “Harvest Moon”. O jogo consistia em uma fazenda virtual em que você pode circular pela cidade para comprar insumos, animais e vários outros objetos para manter a sua terra. Porém, o jogo ainda era offline e não permitia a interação com outros usuários. É exatamente neste ponto que FarmVille e Colheita Feliz são mais fortes. Fazem com que os fazendeiros se conheçam, ajudem e ainda possam competir por melhores resultados.

E você? Já foi olhar a sua plantação? Corra antes que alguma praga tenha corrompido a sua colheita!

Dicas e truques para ficar fera no Colheita Feliz

Saiba um pouco mais sobre o jogo das fazendas virtuais e aprenda várias dicas para melhorar sua produção.

Os chamados jogos sociais são febre entre vários usuários de redes como Orkut e Facebook. O segredo do sucesso é a combinação de interatividade com o desafio. O Colheita Feliz é um exemplo famoso desse novo tipo de diversão. Neste artigo, você que já é um fazendeiro virtual confere dicas e truques para mandar bem em sua fazenda.

Este não é um tutorial para quem deseja começar suas plantações. Partiremos do princípio de que o leitor já conhece as ferramentas — como removedor de pragas, decoração, movimentação, etc. Se você está com dificuldades para melhorar no jogo, fique atento a estas dicas.

Experiência

A experiência é o fator essencial do game. Tudo o que você faz na fazenda gera pontos, que se acumulam e são convertidos em experiência. Quanto mais experiência um fazendeiro tem, mais coisas é possível comprar. É um padrão bem conhecido dos jogadores de RPG, por exemplo.

Dica 1: plantar vale dois pontos de experiência. Portanto, faça o possível para aumentar seu lote e cultivar ainda mais sementes.

Dica 2: colher plantas de ciclos maiores, como a bananeira, também dá bons pontos. Aumente logo seu nível e aproveite as sementes mais caras.

Dica 3: cuide das plantações dos amigos, cada praga removida ou semente regada rendem 2 pontos de experiência para você!

Veja a tabela abaixo para saber quantos pontos são necessários para cada nível de experiência:

Popularidade

O nível de popularidade define a porcentagem de bônus que você ganha em cada venda. Quanto mais “pop”, mais seus pertences podem valer e você ganha prêmios.

Ser popular ajuda você a subir de nível.

A popularidade aumenta quando você ganha flores ou um tema específico, que aparece no jogo conforme o período do ano – como foi o caso do Natal e Carnaval.

Dica 1: seja gente boa. Limpar a fazenda dos amigos e enviar flores para eles faz com que você receba flores em troca e aumente assim sua popularidade.

Todo mundo gosta de mim!

Dica 2: provavelmente a dica mais preciosa deste guia! Você já observou que pode enviar flores para você mesmo? Corra e faça um teste agora!

Sementes

Tenha em mente a diferença entre tempo de amadurecimento e reamadurecimento. O primeiro é a quantidade de horas até a semente amadurecer. Esse período é dividido em cinco estágios: germinação, folhas pequenas, folhas grandes, florecendo e maduro. Os dois últimos estágios compõem o período de reamadurecimento.

Confira nessas tabelas as sementes que mais rendem para você:

Um exemplo simples:

Kiwi leva 40 horas para amadurecer e mais 16 para reamadurecer. Você gasta 5050 para comprar uma semente do fruto e o rendimento esperado é de 13800. Verificando o lucro, você obtém 8750 moedas para uma unidade.

O melão leva exatamente o mesmo período para amadurecer e reamadurecer, sendo que rende 11640 e cada unidade custa 4600. Você ganha 7040 moedas. Portanto, se existe a opção de plantar as duas sementes, vale a pena investir na primeira. Obviamente, vale lembrar que esse é o rendimento esperado, ou seja, se você cuidar direitinho da fazenda, regar nos momentos certos, remover as pragas e pestes o quanto antes, o valor máximo esperado é este.

Dica 1: sempre faça o cálculo e verifique quanto você vai lucrar. Basta seguir a fórmula:

RENDIMENTO ESPERADO – PREÇO DA UNIDADE = POSSÍVEL LUCRO

Dica 2: use e abuse do Super Fertilizante. Ele reduz o tempo de espera em mais de 5 horas, e você pode usá-lo em vários estágios do ciclo de amadurecimento.

Animais

A criação de animais deve ser considerada um investimento, com análise da relação custo-benefício em cada caso. Como você percebe na tabela abaixo, nem sempre os animais mais baratos rendem bem:

Moedas verdes

Elas ajudam os fazendeiros a comprar terras e itens especiais exclusivos. Todo fazendeiro começa com seis lotes. Para adquirir mais terrenos, não há outra maneira a não ser desembolsar dinheiro bem real. Quem deseja elevar o nível mais ainda precisa desembolsar fatalmente. Logo, o seu interesse no jogo é que define se vale a pena ou não investir nas verdinhas.

Para crescer mais e mais, não há outro jeito a não ser comprar moedas verdes.

As moedas verdes só podem ser adquiridas a partir de determinado nível, pois dele dependem algumas compras. Se você decidiu que vai comprá-las, a melhor dica é usá-las em terra para plantar. A palavra-chave aqui é investimento. Logo, pense em tudo o que vai lhe render dinheiro no futuro.

Cachorro

Seu cão é uma ótima defesa contra os assaltos, mas ele não garante a segurança totalmente. Quanto maior for o nível dele, mais ele é capaz de defender. O problema é que são necessárias muitas moedas verdes para aumentar o nível.

Olhando pelo outro lado, se você quer driblar o cachorro e roubar uma fazenda, atente para estas dicas.

Tenha paciência para driblar os cachorros.Dica 1: seja paciente: na primeira tentativa de roubo, você será pego. Então, visite outra fazenda, espere cerca de 30 segundos e volte à fazenda inicial. Roube um item, saia novamente e espere outros 30 segundos, volte à fazenda e assim por diante. Resumindo: não queira roubar tudo de uma vez. “De grão em grão, a galinha enche o papo!”

Dica 2: cão alimentado fica sonolento! Nada melhor do que tirar aquela soneca depois de encher a pança, certo? Ainda mais se você é um cachorro descompromissado com a vida. Use o mouse para explorar a vasilha do bichinho: se ele estiver bem alimentado, pode ser que ele não pegue você.

Dica 3: ele não tem olho atrás! Só roube quando o guarda estiver de costas para aquilo que você deseja, e lembre-se de que ele só morde quando você rouba os itens mais caros de uma fazenda.

Cartão VIP e Carta ração

A produção dos animaizinhos pode melhorar com o cartão VIP e a carta ração.O cartão VIP é um recurso do jogo para adquirir produtos exclusivos, além de descontos em produtos normais. Um cartão custa 100 moedas verdes e é válido por 30 dias. Apenas para citar um exemplo, um porco pode ser adquirido com 30% de desconto com um cartão VIP.

As cartas ração são adquiridas com moedas verdes. Elas aumentam a produção dos animais. Uma galinha bota mais ovos, uma vaca dá mais leite e um porco fica mais rentável a cada venda, por exemplo.

Mas não seja desleixado porque você tem uma carta. A produção do animal continua dependendo dos seus cuidados com ou sem este atrativo.

Dica: se você tem moedas verdes sobrando vale a pena investir nesse “upgrade animal”.

Pragas podem ser boas

Pestear a fazenda de um amigo tem um único efeito no malfeitor: o simples prazer da sacanagem. Isso não influencia absolutamente nada na plantação, experiência, popularidade ou dinheiro de quem joga praga.

Mais que isso, as pragas podem beneficiar a vítima! Isso porque cada praga removida rende dois pontos de experiência. Se remover 10 pragas rapidamente, são 20 pontos ganhos! É claro que há o lado ruim com a queda da qualidade dos frutos, mas, definitivamente, jogar praga não é algo essencialmente maldoso!

Quem é NULL?

Um ladrão bem famoso do Colheita Feliz é o tal de Null. Certamente algum fazendeiro já foi roubado e, na hora de ver a cara do meliante, ele é apenas descrito como Null. Este é um pequeno bug do Orkut que pode ser facilmente resolvido.

O Null acontece quando alguém remove você da lista de contatos do Orkut, porque a lista de amigos do jogo só é atualizada manualmente depois. Como ele não é mais seu amigo, não é possível ver as informações dele.

Tudo o que você precisa fazer é atualizar a lista de amigos no jogo e limpar o cache e o histórico de navegação do seu navegador. Lembre que não é possível excluir um amigo da fazenda sem deletá-lo do Orkut.

Dica: clique no botão e resolva o problema.

Só um fertilizante?

Quanto mais bem cuidada a fazenda, melhores são as recompensas. Mantenha tudo sempre limpo, regado e fertilizado para ter a chance de ganhar recompensas melhores. E lembre-se: após a meia-noite já é o dia seguinte.

Decoração

Decoração não deixa apenas a fazenda bonita, ela aumenta a experiência também! Só o arco-íris, por exemplo, dá 898 pontos! Definitivamente, vale a pena pesquisar os melhores itens decorativos. Mas isso não ajuda muito no começo do jogo. Quando a produção já estiver melhor e os animais mais variados, aí, sim, os adornos vêm a calhar.

Então, caro fazendeiro do Colheita Feliz, esperamos ter ajudado você a melhorar suas criações. É claro que este não é um manual completo do jogo, portanto, se você sabe mais dicas e artimanhas, não deixe de participar: comente e ajude outros leitores. Boa colheita e até a próxima.

terça-feira, 30 de março de 2010

O Ubuntu 10.04 está chegando e vai trazer muitas novidades e melhorias para os usuários!

Conheça todas as novidades esperadas para o Ubuntu 10.04, o Lucid Lynx.

O Ubuntu vem conquistando cada vez mais usuários domésticos. Sua interface amigável e repleta de efeitos é um dos maiores atrativos do sistema e uma das principais responsáveis pelo grande número de novos utilizadores.

Essas características somadas à rapidez e à leveza fazem do Ubuntu uma ótima opção de sistema operacional para qualquer tipo de usuário. A fim de tornar o SO ainda melhor, os desenvolvedores estão trabalhando em uma nova versão, a Lucid Lynx, que ainda se encontra na versão beta 1, mas já trouxe algumas novidades agradáveis.

Se você também é fã de Linux, mas está com um pouco de receio em instalar a nova versão, afinal ainda está em fase de teste, não deixe de conferir tudo o que o Ubuntu 10.04 traz de novidade.

Interface do sistema

Primeiro, o cronograma

Antes de falar quais foram as mudanças mais notáveis que a nova versão do Ubuntu trouxe, que tal conferir o cronograma completo de todas as versões que serão lançadas e suas respectivas datas até o final da versão? A beta 2 está pertinho, é só esperar mais um pouco!

10 de Dezembro de 2009Alpha 1
14 de Janeiro de 2010Alpha2
25 de Fevereiro de 2010Alpha 3
28 de Março de 2010Beta 1
8 de Abril de 2010Beta 2
22 de Abril de 2010
Versão RC
29 de Abril de 2010
Versão Final - Ubuntu 10.04 LTS

O QUE VEM DE NOVIDADE POR AÍ

Kernel e Gnome atualizados

O Ubuntu Lucid Lynx conta com a versão 2.6.32 do Linux Kernel, o que traz maior estabilidade e rapidez para o sistema. Além disso, a compatibilidade entre hardware e o sistema operacional também será melhor com a utilização do novo núcleo.

Temas novos? Não, velhos modificados!Para fazer companhia ao Kernel, o Gnome também virá com uma versão melhorada do ambiente gráfico. Agora ele contará com o cliente de mensagens instantâneas Empathy, o gravador de discos Brasero e melhorias visuais em alguns detalhes como os ícones do sistema.

Embora não tenham prometido nenhum tema novo, que mudasse totalmente a aparência do sistema, os desenvolvedores inseriram algumas modificações na parte gráfica desta distribuição.

Os usuários podem conferir alguns temas já conhecidos que sofreram algumas alterações nas cores e fontes utilizadas.

Música legal no seu PC

Uma das maiores reclamações dos usuários que utilizam o Linux e o Windows é o fato de o sistema operacional do pinguim não trazer nenhuma aplicação que permite a compra online de músicas. Pois bem, agora o Ubuntu conta com o Ubuntu Music Store, uma loja online integrada ao próprio Rhythmbox, player padrão do sistema, que permite comprar músicas e salvá-las no seu computador.

A grande novidade, no entanto, fica por conta da integração deste serviço com o UbuntuOne. Isso porque você poderá sincronizar as músicas que você comprou com todos os seus computadores e até mesmo com os amigos. Muito legal isso, você não acha? Vai dar para comprar a música e tê-la em todas as máquinas de casa sem precisar copiar e colar os arquivos de um lugar pro outro!

Ubuntu Music Store

O Gimp foi-se embora

O editor de imagens mais conhecido do Linux dará adeus ao sistema do pinguim. Aliás, já deu. Na versão beta 1 da distribuição Lucid Lynx ele não é mais pré-instalado. Em seu lugar entrou o Pitivi.

Mesmo com toda a polêmica que essa troca causou na comunidade Linux, os desenvolvedores optaram em manter os planos e deixar o Gimp um pouco de lado, mas ele permanece na lista de aplicações da Central.

E o F-Spot ganha um upgrade

Finalmente o F-Spot ganhou algumas das melhorias tão pedidas pelos usuários. Além de gerenciador de imagens o aplicativo agora também possui algumas funcionalidades para edição, como redimensionar e cortar uma foto, retirar os olhos vermelhos, modificar os efeitos de luz, entre outros.

Mesmo que muitos usuários tenham ficado chateados com a retirada do Gimp, foi justamente essa ação que levou os desenvolvedores do sistema a incrementarem o F-Spot. Afinal de contas, um sistema operacional sem editor de imagens padrão não agrada muito aos usuários.

Jogos, mais jogos

Os jogos pré-instalados no Ubuntu também foram repensados, o que causou uma diminuição no número de games, mas também trouxe uma melhora significativa nas aplicações escolhidas.

Além dos famosos “Paciência AisleRiot” e do “Minas”, o Lucid Lynx traz de volta clássicos antigos como “Quadrapassel”, mais conhecido como “Tetris” e o jogo dos números, o “Soduku”.

Porém, a maior novidade fica mesmo por conta do “gbrainy”. Trata-se de uma coletânea de games de quebra-cabeças que prometem trazer muita diversão aos usuários, além de serem um forte treinamento para o cérebro humano.

Novos jogos!

Boot e instalação “The Flash” e novo login

As novidades e melhorias da distribuição Lucid Lynx podem ser notadas já na hora de instalar o sistema. Todo o processo de instalação do Ubuntu 10.04 não leva mais do que 40 minutos dependendo do computador que o usuário estiver utilizando.

Além disso, o boot do Ubuntu está notavelmente mais rápido e leva apenas alguns segundos para que o usuário possa iniciar suas atividades no computador. Para que isso fosse possível as telas que indicam o carregamento do sistema, e também o login do usuário, foram modificadas de modo que ficassem mais leves. No entanto, pode ser que até a versão final do Ubuntu 10.04 as telas de boot sofram outras modificações.

Tela de login e carregamento

Novas ferramentas pré-instaladas

A distribuição Lucid Lynx do Ubuntu embarca na onda das redes sociais e já traz em sua lista alguns aplicativos que facilitam a interação do usuário com a internet. Um bom exemplo é o Gwibber, um cliente para várias redes sociais, como Twitter, Facebook e Identi.ca.

A Central de Programas do Ubuntu

Outra novidade está na reformulação da interface e de algumas opções da Central de Programas do Ubuntu. Agora ela concentra não apenas instalação e remoção de aplicativos, mas também a atualização do sistema como um todo. Além disso, será possível instalar programas de sites externos por meio dela.

As categorias de aplicativos também foram revisadas e sofreram algumas modificações. Tudo isso foi feito pensando apenas em facilitar a vida dos usuários e tornar a tarefa de encontrar um programa bem mais simples.

Nova central de programas

Indicadores de sistema

O painel superior do Ubuntu sempre reuniu diversas informações a respeito do sistema em geral. A ideia para o Lucid Lynx foi unificar todos esses dados em uma nova, única e simples interface. Esta nova interface permite a rápida troca entre os usuários do sistema, por exemplo, ou ainda a alteração de status em vários mensageiros instantâneos ao mesmo tempo.

Instalar codecs nunca foi tão fácil

Instalando CodecsQue a instalação de codecs para rodar músicas e vídeos no Ubuntu não é uma tarefa fácil quase todos os usuários concordam. Isso mudou um pouco na versão 10.04 do sistema. Agora basta clicar em um botão que todos os codecs necessários para rodar arquivos de áudio e vídeo são automaticamente baixados e instalados.

Ao executar o Rhythmbox pela primeira vez o usuário se depara com uma mensagem avisando que os codecs necessários ainda não foram instalados e, logo abaixo, um botão que permite fazer o download de todas as dependências. Depois é só esperar até que tudo seja baixado e instalado. Fácil assim!

E os efeitos de transparência?

Os tão prometidos efeitos de transparência também já podem ser visualizados na versão beta 1 da distribuição Lucid Lynx. Mas não espere nada revolucionário. Além dos efeitos já conhecidos dos usuários, esta versão do Ubuntu traz uma leve transparência nos Menus flutuantes, aquelas mensagens que aparecem quando você deixa o mouse por alguns segundos sobre uma opção do sistema.

Efeitos de transparência

O que esperar da versão final

Ainda há duas versões de teste até que finalmente saia o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx final. A previsão é que esta distribuição do Linux seja finalizada até final de abril. Até lá, espera-se que outros recursos sejam inseridos e bugs arrumados. Só assim para que as janelas de erro do sistema parem de aparecer.

Você pode ajudar a deixar o Ubuntu ainda melhor. É muito fácil, basta reportar os bugs que encontrar nas versões beta 1, beta 2 e RC do sistema. Quem sai beneficiado com essa ação é você!

IMPORTANTE!

Vale lembrar que o Ubuntu Lucid Lynx está em sua versão beta 1 de testes. Ou seja, certamente existem muitos bugs e problemas que ainda serão corrigidos. Por esses motivos não é aconselhado que o usuário substitua seu sistema atual pelo Ubuntu Lucid Lynx.

O melhor a fazer é criar uma máquina virtual para rodar o sistema operacional em fase de testes ou reservar uma pequena partição do disco para ele. Ajude a aprimorar o Ubuntu Lucid Lynx e torna-lo ainda melhor do que as versões anteriores. O poder está em suas mãos também!

Agora é com você! O que achou das novidades que a nova distribuição do Ubuntu trouxe? Já usou a versão beta 1?

Não deixe de enviar seus comentários e experiências, eles podem ser úteis para outros usuários e certamente são muito importantes para nós!

Aprenda a limpar a memória RAM e deixe seu computador mais rápido

O Blog do IGOR ensina como utilizar o programa Memory Improve Master Free para auxiliá-lo nesta tarefa tão importante.

A memória RAM exerce influência de forma indireta sobre a velocidade de desempenho do processador instalado em seu computador, pois é ela quem armazena as informações de programas abertos em endereços para que sejam acessados de forma mais rápida.

Se ela estiver muito ocupada com endereços ou você tiver uma quantidade muito pequena dela instalada em seu computador, as informações de programas necessitarão ser transferidas do disco rígido, CD, Zip disk, pendrive, etc. para a memória RAM quando estiverem em uso, tomando mais tempo nesse processo.

Dessa forma, quanto maior quantidade de memória RAM, mais instruções podem ser armazenadas e programas maiores ser carregados de uma só vez e em menos tempo. Sinais de que a memória RAM está insuficiente começam a aparecer quando programas que requerem recursos gráficos começam a ficar lentos para carregar e – depois de certo tempo em uso – até mesmo aplicativos leves demoram muito mais e ocupam mais processamento.

Quando você recebe um aviso do sistema operacional indicando “Memória Insuficiente” ou “Memória Virtual Insuficiente”, este se deve ao fato de um programa que teve solicitada a abertura e ele não “caber” na memória RAM. Você pode “limpar” sua memória RAM e aumentar o desempenho do computador de forma bem simples, utilizando o Memory Improve Master Free.

Pré-requisitos:

  • Conexão com a internet para o download;
  • Programa Memory Improve Master Free;

Baixar o programa

Começando a limpeza!

O Memory Improve Master Free é um programa cujo objetivo é limpar endereços da memória RAM que não estejam mais sendo utilizados pelo computador com o intuito de deixar a máquina mais rápida. A interface do programa é composta por cinco abas contendo funcionalidades agrupadas em categorias, facilitando sua visualização.

A primeira delas chama-se “Information Overview” (Resumo de Informações). Ao iniciar o programa é recomendado que você a acesse de forma a verificar o estado de seu computador. Nesta aba há um gráfico mostrando a taxa de utilização da Memória RAM, memória Virtual e CPU. Logo abaixo você observa essas informações também na forma de percentual.

Visão geral de informações

Na parte inferior da janela do programa, ele mostra o estado geral do computador. Os níveis do estado indicam quanto de memória está em uso no computador. “Great” indica uso entre 0% e 30%, “Good” entre 30% e 60%, “Medium” entre 60% e 80% e “Bad” entre 80% e 100%.

Ao lado do estado, há uma recomendação para utilização do programa. Por exemplo, ele pode informar que o estado está bom, pois há memória suficiente para rodar aplicações, porém não muitas e recomenda que se libere espaço quando necessário (como na tela abaixo).

Estado e recomendação

Ao lado direito, há a opção de limpeza “Fast Free!” (Liberar Rapidamente) (1), representada pelo botão “Free” (Liberar). Esta função serve para verificar programas que, mesmo “fora de uso” estejam consumindo memória, e assim efetuar a limpeza dela. Feito isso, o programa exibe (quase instantaneamente) os resultados, a partir do ícone do programa na Bandeja do sistema (“systray”).

Existe, ainda, uma segunda opção nessa mesma aba para liberar mais espaço na sua memória, o botão “Compress” (Comprimir) (2). Os parâmetros para a compressão (percentual e nível) podem ser modificados clicando na seta logo ao lado do botão. É recomendado utilizar esta função somente quando o consumo de memória for tão grande que seja necessário comprimir o uso de alguns programas para liberar espaço nela.

Otimização de memória

Na segunda aba, “Memory Optimization” (Otimização de memória) você encontra opções para melhorar as condições do uso da memória pelo computador. Na parte superior desta guia, você encontra as funções “Fast Free” e “Compress” (porém aqui exibido em forma de número e não percentual) que funcionam exatamente da mesma forma como foi explicado no tópico anterior.

Liberar espaço e comprimir

O programa também oferece formas para que você não precise ficar se preocupando em efetuar a limpeza, deixando o trabalho agendado. Para isso, basta selecionar a opção “Auto free memory” (Liberar memória automaticamente) (1) e definir o intervalo de tempo na barra de rolagem logo abaixo da opção (2).Opções de automação

Você pode definir regras, que no programa aparecem na forma de listas. Estas armazenam uma lista de processos, definindo a forma como a memória será otimizada ou distribuída quando eles estiverem em execução (3).

Você possui quatro opções de lista: "White List" (Lista Branca) que encarrega-se de processos que não possuem limite do uso de memória enquanto estiverem rodando. "Black List" (Lista Negra), ao contrário da anterior, faz com que os processos listados parem de ocupar a memória para dar espaço para outros (que não estejam na “Black List”).

“Smart List” (Lista Inteligente), é uma espécie de “Lista Branca Inteligente”. Ela é gerada automaticamente pelo programa, analisa os aplicativos utilizados constantemente pelo usuário e os adiciona a ela. “Idle List” (Lista de Inativos) que seria o equivalente a uma “Lista Negra Dinâmica”. Sempre que um processo da CPU tiver seu uso igual a zero, ele é acrescentado à esta lista.

Você pode selecionar apenas um tipo de lista por vez. Clicando no botão “Edit” (4), você pode adicionar processos às listas Branca e Negra (as outras duas são geradas automaticamente e não podem ser editadas pelo usuário).

Compressão automatizada

Ao lado direito da opção de limpeza automática, há também como efetuar compressões automaticamente. Para isso, selecione a opção “Auto compress memory” (Comprimir memória automaticamente) (1).

Compressão automáticaEm seguida, você observa três barras de rolagem para definição de parâmetros. De cima para baixo, a primeira delas representa o intervalo de tempo no qual o programa deve inspecionar o espaço ocupado (2).

A segunda representa o valor mínimo permitido para a memória. (3) Dessa forma, se ela ficar com essa taxa de espaço ou menos, o programa automaticamente ativa a compressão. A terceira define quanto o programa tenta liberar de memória após a taxa definida na opção anterior ser alcançada (4). Abaixo, há uma opção chamada “CPU Protection” (5).

Quando ela estiver selecionada, o programa não efetua compressão de memória automaticamente se o uso da CPU exceder o percentual especificado na barra de rolagem abaixo da opção (6). O botão “Recommend” (Recomendado) (7) carrega as configurações que o programa considera melhores por padrão.

System Tuneup: melhor desempenho

Esta aba permite que você melhore o desempenho alterando configurações padrão do Windows. ATENÇÃO:não é recomendado efetuar alterações nesta aba caso não tenha conhecimento algum sobre elas e seu impacto no computador.

Ao lado esquerdo da janela do programa são mostradas as configurações relacionadas à performance da memória. A primeira opção “Adjust Windows Visual Effects” (Ajustar Efeitos Visuais do Windows) (1), permite que você altere opções de efeitos visuais do Windows para melhorar o desempenho. Há cinco níveis disponíveis para escolha: deixar que o Windows selecione o melhor para o computador, melhorar aparência, melhorar desempenho, personalizado e equilibrar performance entre aparência e desempenho.

Configurações de desempenho do sistema

A segunda opção “Adjust to Allocate Processor Time” (Ajustar para alocar prioridades do processador) (2) permite definir para quais processos o processador deve dar prioridade. Há três níveis possíveis: deixar que o Windows selecione o melhor para o computador, alocar mais do processador para aplicações e alocar mais do processador para serviços em segundo plano.

Logo abaixo, você pode selecionar três opções (3). A “Additional Worker Threads”, na qual, de certa forma, o programa tenta manter mais threads tentando gerenciar a memória. Já “Optimize NTFS’s performance” que busca melhorar desempenho em partições NTFS e “Enable UDMA66 mode” habilita o padrão de interface de mesmo nome, permitindo transferências de até 66 megabytes por segundo.

Ao lado direito da janela do programa são mostradas as configurações relacionadas ao cache. (4) Aqui há a opção de utilizar um sistema de cache maior (“Use large System cache”). “Disable paging executive data” faz com que seções da memória RAM não sejam enviadas para o disco rígido. E “Always Unload DLLs” faz com que DLLs que não estejam em uso sejam “descarregadas” da memória.

Abaixo, uma barra de rolagem permite ajustar a quantidade máxima de cache utilizada para ícones (5). Você pode ajustar para a quantidade máxima desejada. O botão “Recommend” (Recomendado) (6)carrega as configurações que o programa considera melhores por padrão.

Gerenciador de processos

A aba “Processes Management” (Gerenciamento de Processos), assim como no Gerenciador do Windows, exibe todas as aplicações em execução no computador. Além disso, ele mostra a quantidade de memória RAM ocupada por cada programa.

Gerenciamento de processos

O botão “Refresh List” faz com que a lista de processos seja atualizada. Você pode definir o intervalo de tempo entre atualizações automáticas da lista na barra de rolagem ao lado da opção. Para parar um processo, basta selecioná-lo e clicar em “Terminate” (Finalizar). É possível liberar a memória utilizada por um programa selecionando ele na lista e clicando em “Free Memory” (Liberar memória).

Opções de configuração

A última guia do programa “Configuration Settings” (Opções de Configuração) oferece pequenas funções que permitem personalizações. Selecionando “Autorun on Windows Startup” (1) faz com que o aplicativo inicialize juntamente com o Windows. Em seguida, você pode escolher que o programa efetue sua função quando o computador estiver inativo (“Optimize memory once when CPU is idle”) (2) ou definir um intervalo de tempo para que ele faça a limpeza - função encontrada na barra de rolagem após a opção “Optimize memory once after” (3).

Opções de configuração

As opções seguintes: “Show notify icon in System tray” (4), faz com que o ícone do programa seja mostrado na Bandeja do sistema (“Systray”). “Show notifications in System tray” (5) permite que as mensagens do programa sejam exibidas a partir do ícone do aplicativo.

Caso você queira definir um atalho de teclado para a limpeza da memória, selecione a opção “Use ‘Free Memory Now’ hot key” (6) e defina o atalho digitando-o no campo disponível. As outras duas funções servem para definir o intervalo de tempo para atualização dos gráficos demonstrativos de uso da memória e lista de processos respectivamente (7).

O botão “Wizard” serve para guiar usuários inexperientes a definir parâmetros e efetuar configurações de uso para o programa. Ao ativá-lo, você visualiza um tutorial passo a passo que o ajuda a configurar as opções do programa (previamente explicadas neste tutorial), de forma a aproveitá-lo ao máximo.

Agora você já sabe como utilizar o Memory Improve Master Free para melhorar o desempenho de sua memória RAM. Esperamos que todos tenham gostado do tutorial e até a próxima!

Obtenha os melhores resultados na faculdade com o Mac ou iPod touch.

Mac + iPod touch. O resultado é maior que a soma dos fatores.
O Mac permite que você faça coisas incríveis, sem complicação. Você pode se conectar à rede Wi-Fi da faculdade ou acessar arquivos dos seus amigos que usam PC, pois eles serão compatíveis* com seu Mac. E todo estudante ainda pode usufruir do desconto especial Apple para educação.Saiba mais
O iPod touch é perfeito para acompanhá-lo na faculdade. Mesmo com seu tamanho compacto, ele é capaz de armazenar centenas de aplicativos e ainda cabe no seu bolso. Isso tudo e ainda mais com suas músicas, vídeos favoritos e muito mais. Saiba mais
O MacBook vem com praticamente tudoo que você precisa, a partir de apenas R$ 2999. E estudantes ainda tem desconto especial na Apple Store Educacional.Compre já
Envio gratuito.
Nos pedidos acima de R$ 120,00, só na Apple Online Store. Ou ligue para 0800-761-0867.
Compre online
Compre o seu.
Visite um Revendedor Autorizado Apple e leve produtos Apple para sua casa ainda hoje.
Vantagens Exclusivas.
A Apple Online Store oferece parcelas em 12x sem juros e muito mais.

Banner

Banner