Seja, Bem Vindo.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vazam na internet detalhes da Microsoft para o Windows 8. Confira!

Reconhecimento facial, Windows Store, inicialização extremamente rápida são outras promessas.


Quando o assunto é novidade da Microsoft, o clima é sempre de ansiedade. Foi assim com o Windows Live Messenger 2010, e agora todas as atenções se voltam ao Windows 8. Nessa última semana, o site italiano Windowssette — um blog de admiradores do sistema — estremeceu o mundo da computação.

O blog divulgou uma apresentação de PowerPoint que é, aparentemente, o projeto completo do suposto novo sistema da Microsoft. Por sua vez, outro blog, o Microsoft Kitchen, destrinchou vários slides. Todos os pensamentos internos da Microsoft referentes ao Windows 8 estão na apresentação, desde o desenvolvimento ao ciclo do produto, com recursos e ideias em detalhes.

As informações são tão confidenciais que todos os slides são “carimbados” com a marca d’água “Under NDA”, ou seja, sob sigilo absoluto (NDA é a sigla em inglês para acordo de sigilo).

Até agora, ninguém sabe dizer se se trata de uma jogada de marketing ou de alguém que simplesmente decidiu compartilhar a apresentação com o mundo. O Blog do Igor traz para você as supostas características mais quentes do já esperado Windows 8!

Simplesmente funciona, a filosofia da Apple

Um slide mostra que a Microsoft quer os bons exemplos da Apple. A filosofia “simplesmente funciona”, a alta qualidade e a facilidade de uso são consideradas modelos a seguir. O objetivo é fazer com que os consumidores percebam o valor do produto, fidelizem-se à marca e despertem a consciência de que “this is something people would pay for”, ou seja, é algo que as pessoas pagariam para ter.

O slide que deixa clara a inspiração da Apple.

Imagem: Microsoft Kitchen

Windows Store

Outro exemplo da Apple, a Microsoft tem na manga a Windows Store, um lugar para adquirir aplicativos para Windows e, aparentemente, dispositivos móveis também. A boa nova é que essa loja não deve ser lançada somente com o Windows 8, mas bem antes. Fato é que se trata de uma prioridade alta da turma de Bill Gates.

O serviço seria hospedado inteiramente “nas nuvens” e ajudaria desenvolvedores a atingir seu público-alvo. Os slides ainda apontam para recursos de redes sociais, com recomendações de aplicativos, por exemplo.

Dica: fique atento ao site http://www.windowsstore.com/. Ele já está registrado e pode ser lançado em breve.

Projeto da Microsoft Store, com rápida instalação de aplicativos.

Imagem: Microsoft Kitchen

O desktop Windows 8

O desktop Windows 8.Um slide mostra o que parece ser um desktop personalizado para o Windows 8. O display é um touch que pode variar entre 17’’ e 30’’ com cinco ou mais pontos de contato. O computador conta com processador gráfico, suporte para vídeos em alta definição, sensores de proximidade e de luz ambiente, além de câmera para login (você vai entender já, já).

O desktop contaria ainda com microfone direcional, caixas de som de alta qualidade, controle de voz e fácil integração com aplicativos de comunicação, redes sociais, mídia e entretenimento.

Em termos de conectividade, suporte para wireless, ethernet e Bluetooth dariam conta do recado. Uma observação enfatiza a importância de uma conexão rápida e consistente.

Plataformas

Dividindo bem os grupos de usuários, as versões do Windows 8 seriam otimizadas para três focos principais: tablets, laptops e “all in one” (tudo em um). No caso de tablets, a versão seria direcionada para internet e mídia, jogos casuais, leitura de emails e, principalmente, comunicação via mensageiros instantâneos e redes sociais.

Slides com detalhes da otimização para cada plataforma.

Imagem: Microsoft Kitchen

Para laptops, o sistema seria otimizado para aplicativos que visam produtividade, comunicação mais exigente (leitura e envio de emails) e organização de mídia. Por último, quando o assunto é “all in one”, o sistema reuniria todos os benefícios das duas versões já mencionadas.

Reconhecimento facial

A data prevista para o lançamento do Windows 8 é 2012. Até lá, integração com câmera deve ser algo mais que comum, como afirma um dos slides. Pensando nisso, que tal fazer o login na sua máquina com seu rosto? O PC detectaria a presença do usuário e faria o login automaticamente.

O palpite dos mais entusiastas é a aplicação do conceito Kinect ao login do Windows 8, o que dá margem para várias possibilidades interessantes. Por exemplo, sentar-se na cadeira para ligar o computador, e apenas levantar para entrar em modo de hibernação. E se outra pessoa aparecer na câmera? Simples, o sistema alterna o usuário.

Considerando o empenho da Microsoft a fim de emplacar o Kinect, é de se esperar que o Windows 8 tenha bastante suporte para a tecnologia.

Reconhecimento facial para logar usuários.

Imagem: Microsoft Kitchen

Contas de usuário

As contas de usuário continuariam a ser a principal maneira de acessar o Windows. Pelo conteúdo dos slides, é possível perceber que elas dariam o tom do Windows 8, com muitas opções de customização para cada usuário em diferentes níveis: aplicativos, dispositivos, multimídia, interface gráfica, temas e até mesmo ajuda e suporte personalizados.

A grande novidade aqui é a integração com “cloud computing”. Configurações e preferências associadas a cada conta andariam sempre com o respectivo dono, sendo acessíveis em outros computadores. Da mesma maneira, o sistema facilitaria o login em sites.

Ligar, desligar e vários estados entre eles

O Windows 8 seria o sistema mais rápido de se ligar. Para isso, a Microsoft planeja diferentes conceitos de status dele. Uma das estratégias é a combinação do estado de logoff com o de hibernação, para economizar energia e reiniciar o sistema imediatamente, sem perder rendimento por isso.

O novo modo reiniciaria a máquina na metade do tempo do “boot frio”, ou seja, a primeira vez em que o sistema é iniciado após ser desligado. De acordo com os slides, ainda será definido o nome do novo status do sistema, assim como sua integração com os outros modos.

O slide que fala do sistema de Logoff com Hibernação.

Imagem: Microsoft Kitchen

Botão para resetar

Este conceito mostra uma função que reinstala o Windows sem que você precise fazer um backup de arquivos, documentos, aplicativos e configurações. Em curtas palavras, o Windows 8 volta ao seu estado original automaticamente, mantendo arquivos pessoais e configurações.

Após resetar o Windows, aplicativos adquiridos pela Windows Store seriam facilmente reinstalados.

Função para resetar o Windows sem perder nenhum arquivo ou configuração pessoal.

Imagens: Microsoft Kitchen, montagem: Blog do Igor

Display avançado

O 3D está na moda. Em 2012, pode ser algo razoavelmente simples e acessível. Os slides apontam bastante atenção da Microsoft com a experiência gráfica do sistema. Um dos destaques é a detecção de luz do ambiente para automaticamente ajustar o brilho da imagem em conformidade.

Portabilidade

A possibilidade manter dados pessoais em “cloud computing” pode indicar dois focos da Microsoft: levar o Windows 8 facilmente a diversas plataformas e aproximar cada vez mais a experiência do usuário com dispositivos móveis no desktop.

Lembre-se: são boatos

Não há como garantir a autenticidade dos slides. Alguns blogs de entusiastas, como o Microsoft Kitchen, garantem que são reais por experiência própria. Outros, como o Download Squad, acham suspeitos alguns erros gramaticais grosseiros em inglês.

Fato é muita coisa pode acontecer até a data prevista de lançamento, 2012. Dois anos para a tecnologia são suficientes para as mais incríveis novidades. O projeto, pelo que se observa por meio dos slides, é extremamente audacioso, mas nem tudo pode ser aproveitado.

Pelo cronograma, o desenvolvimento do código do Windows 8 deve começar nos próximos meses. Enquanto isso, prepare-se, pois este é apenas o começo da “angústia” e ansiedade até informações oficiais circularem finalmente.

Análise: HP Touchsmart 600

A beleza encontra uma infinidade de possibilidades neste computador dotado de tela sensível ao toque e ótimas configurações de hardware.


Testar novidades é sempre algo fantástico e surpreendente, mas nem tudo que é novo representa grande inovação. Os computadores com telas sensíveis ao toque já não são novidades, todavia estava demorando a lançarem um PC realmente capaz de fazer proezas e ainda oferecer a usabilidade via toque na tela.

Depois de disponibilizar notebooks com recursos touchscreen de alta qualidade, a HP resolve melhorar sua linha de computadores “All-in-one” (Tudo em um), incluindo novas configurações de hardware e uma tela ainda maior. Como já de costume, a fabricante nos enviou um PC de mesa da nova série de Touchsmart para testarmos e avaliarmos tudo que ele tem a oferecer.

Apresentamos o HP Touchsmart 600

O Touchsmart 600 é um dos novos modelos que prometem revolucionar o jeito de utilizar o PC diariamente. Contando com recursos práticos e focados no entretenimento, o modelo 600 foi definitivamente moldado para o público que preza pela beleza. Abaixo você pode conferir as especificações do produto:

ProcessadorIntel Core2Duo T6400 2,0 GHz
Memória RAM
4 GB de memória RAM
Placa de vídeo
NVIDIA GeForce GT230 com 1 GB de memória
Disco rígido
Western Digital 500 GB
Placa de som
Realtek High Definition com suporte para 5 canais
Placa de TVSim (compatível com TV analógica)
Tamanho da tela
23" (polegadas)
Resolução padrão
1920 x 1080 pixels
Sensível ao toque
Sim
Número de portas USB5 (2 laterais e 3 traseiras)
Conexões para áudioFone e microfone (lateral) e entrada e saída de áudio (traseira)
Conexões de vídeoS-Video
LAN (Rede)Compatível com redes 10/100/1000 (porta traseira)
BluetoothSim
WLAN (Rede wireless)Sim. Compatível com redes do tipo 802.11b/g/n
TecladoBluetooth com pilhas (padrão ABNT2)
MouseBluetooth com pilhas (tipo ótico)
Controle remotoInfravermelho (funções multimídia acessíveis pelo controle)

Design, conexões e acessórios

Nossa análise começa com a embalagem do produto, que por sinal é bem grande. Decorada com uma imagem muito bonita do novo Touchsmart, a caixa impressiona e dá até pena jogá-la no lixo. Depois de abrir podemos ver diversos isopores protegendo o PC, justamente porque ele possui uma tela sensível e danos podem ocorrer com facilidade. O HP Touchsmart 600 vem acompanhado de manuais, sensor infravermelho externo, teclado, mouse e um bonito controle remoto.

Não há como negar que o Touchsmart 600 é mais do que bonito, até porque o que mais chama a atenção neste computador é a aparência. Contando com belas curvas, acabamento em black piano e detalhes cromados, o novo Touchsmart pode ser considerado uma peça de decoração. E o design do produto não está presente apenas em seu acabamento, mas principalmente no posicionamento dos botões e itens.

Drive de DVD do HP Touchsmart 600

A câmera embutida do Touchsmart 600 fica posicionada sobre a tela, justamente como ocorre nos notebooks da HP. Ao lado esquerdo há conexões para fones de ouvido, microfone, duas portas USB e um botão que possibilita ligar a lâmpada na parte inferior da tela. À direita há um leitor de cartões de memória, botões para regular o volume, indicador de utilização do disco rígido, unidade de DVD e o botão para ligar o micro.

Na parte frontal do HP Touchsmart 600 existe apenas um botão, que dá acesso ao aplicativo HP TouchSmart (vamos comentar mais sobre ele posteriormente). Por fim, na parte de trás do produto há um compartimento que esconde as demais conexões do computador. Entre as tantas estão três portas USB, conexões para entrada e saída de áudio, conector para antena externa, porta para cabo de rede e uma conexão do tipo S-Video.

Visão frontal

Ainda na parte da frente podemos visualizar as caixas acústicas inseridas na parte inferior da tela. É possível visualizar quatro alto-falantes (dois em cada lado), os quais possivelmente devem proporcionar ótima qualidade - depois vamos falar sobre tal aspecto. Vale frisar que ainda há adesivos do Windows 7, da Intel e de uma logo pequena da HP.

O cabo de energia é conectado na parte traseira do produto, sendo que o pino utilizado é bem pequeno e leva até uma fonte maior que deve ser conectada à tomada. Obviamente este PC não possui conexão do tipo HDMI, pois a tela do próprio computador é utilizada como saída de vídeo.

Um pequeno inconveniente deste computador está no peso excessivo e nas dimensões avantajadas. No entanto, devemos levar em consideração que dificilmente haveria como o PC ser mais leve, visto que o tamanho da tela é grande e com os tantos componentes de hardware internos, realmente não haveria como obter leveza e dimensões tão inferiores.

Para que o HP Touchsmart possa ficar numa posição confortável para o usuário, a HP adicionou dois pés embaixo do produto e um apoio ajustável na parte traseira. Apesar de não ser o mais seguro do mundo, esse modo de apoio possui uma trava e garante que o computador permaneça imóvel em superfícies comuns.

Visão lateral do produto

Mesmo tendo alguns pequenos inconvenientes, a maioria das conexões do HP Touchsmart 600 permite fácil acesso, sendo que as que ficam localizadas na parte de trás são menos utilizadas. O acabamento deste computador é excelente e mostra que a HP realmente quer vender um dos mais bonitos PCs que já produziu.

Ainda falando em design, não poderíamos deixar de comentar sobre os acessórios que acompanham o produto. O teclado bluetooth é, sem dúvida, um dos mais elegantes que já visualizamos. Com uma espessura bem reduzida, botões macios e diversos atalhos (que podem ser usados como nos notebooks, através da tecla Função), a HP conseguiu impressionar mais uma vez. Vale salientar que o teclado é bem baixo e não há necessidade de utilizar apoio para os punhos, visto que o usuário deve utilizar a mesa para isso.

O mouse do HP Touchsmart 600 também é bem bonito e não deixa de ser confortável. Com um visual brilhoso e os botões básicos, o usuário consegue navegar tranquilamente. Infelizmente, o mouse não conta com a tecnologia laser, mas ainda sim serve perfeitamente para se utilizar todos os dias. O controle remoto também merece destaque, principalmente por possuir uma infinidade de funções úteis aos usuários que usam o PC como centro de entretenimento.

Visão da parte de trás

Testes iniciais

Depois de verificarmos a aparência do HP Touchsmart 600, ficamos curiosos para conhecer toda a máquina que estava por trás da tela touchscreen. Infelizmente a primeira impressão sobre o produto já não foi das melhores, pois o tempo para inicialização não foi muito agradável. Obviamente devemos considerar que por trabalhar com o sistema touchscreen este PC deve carregar arquivos a mais e talvez esse seja o motivo da demora.

Em nossos testes o tempo de inicialização foi de aproximadamente 1 minuto e 20 segundos, em alguns variando para mais ou menos (realizamos o mesmo teste diversas vezes). É importante dizer que testamos o tempo de inicialização até que o Windows estivesse pronto para uso (depois da tela de login). Vale salientar que a configuração de hardware do Touchsmart 600 não deixa a desejar e possivelmente poderia obter um tempo menor se não fosse a grande quantidade de aplicativos HP e recursos touchscreen que carregam durante a inicialização.

Botão para ligar o computador

O computador consegue trabalhar com o Windows sem quaisquer dificuldades, inclusive apresenta ótimo desempenho para tarefas diárias. Mesmo que você use navegador, processador de textos, mensageiro, programas multimídia e ainda deixe aberto em segundo plano o editor de imagens, outro navegador e mais uma dezena de softwares, o HP Touchsmart não vai decepcionar.

Obviamente não deixaríamos de avaliar a capacidade do computador para carregar vídeos no YouTube, tarefa que tornou-se pesada para alguns computadores. Por se tratar de um PC voltado para recursos multimídia, o HP Touchsmart 600 encarou os vídeos do YouTube sem problema algum. Foi possível reproduzir e carregar diversos vídeos simultaneamente com qualidade HD (720p) e Full HD (1080p) sem notar quaisquer travadas.

Testando o Touchsmart e a tela sensível ao toque

O principal destaque do HP Touchsmart 600 é a tela sensível ao toque, que apesar de não ser mais novidade é um detalhe que chama a atenção de qualquer consumidor. A tela de 23” deveria ser ideal para trabalhar com recursos sensíveis ao toque, porém muitos consumidores devem sofrer com a falta de precisão. Em nossas verificações, a resolução Full HD da tela não ajudou muito, pois fica muito complicado para que o computador reconheça o ponto exato onde o usuário está tocando.

O grande problema da tela do Touchsmart não está nem na falta de precisão, mas sim em alguns pequenos defeitos de funcionamento, como exemplo: nos cantos da tela fica muito complicado clicar, sendo quase impossível fechar alguma janela quando maximizada. Foi a partir desse pequeno problema que acabamos descobrindo que ao clicar na borda da tela (na parte plástica), onde não deveria ser sensível ao toque, o usuário consegue finalizar um programa.

Ao menos, o tempo de resposta do HP Touchsmart 600 atende as expectativas dos utilizadores. É possível criar desenhos, arrastar janelas e itens sem a necessidade de aguardar o processador ficar pensando. A edição e a criação de imagens são tarefas que não são difíceis de realizar graças ao rápido tempo de resposta, todavia por se tratar de uma tela comum, o usuário não pode reclamar da falta de qualidade. Diferente das mesas digitalizadoras, a tela do HP Touchsmart não reconhece diferentes níveis de pressão e mesmo que você use uma caneta própria para telas touchscreen não é fácil desenhar.

Uma das tarefas que pode ser mais interessante com a tela touchscreen é a criação de músicas. Você pode utilizar sintetizadores, teclados e outras opções como se realmente estivesse trabalhando com instrumentos reais. Vale salientar que há também uma proteção de tela exclusiva para o Windows Touchscreen, a já conhecida Microsfot Surface Lagoon, onde é possível brincar com um pequeno lago e criar ondas tocando na tela. É uma frescura sim, mas com certeza impressiona os utilizadores.

Quem está se perguntando quanto ao uso diário do touchscreen, talvez minha experiência semanal com este produto possa sanar algumas dúvidas. Primeiramente é importante dizer que quem está acostumado com mouse e teclado dificilmente vai abandonar os recursos e praticidades dos antigos acessórios. Não é nada fácil usar o navegador, o processador de textos e outros aplicativos com o teclado virtual.

Ainda que seja fácil acessar os menus de contexto usando o botão direito via toque (basta segurar o dedo na mesma posição por alguns segundos para que ele funcione como botão direito do mouse), o usuário obtém mais rapidez com a forma antiga. Vale salientar ainda que não é fácil usar o toque apenas como a flecha do mouse, pois qualquer encostada na tela já é interpretada como um toque (e o computador acaba acessando o link). Tal fator complica muito o uso do navegador, pois em sites onde há links duvidosos você não tem como identificar o ícone posicionando o dedo sobre o link.

HP Touchsmart 600

Apesar de alguns inconvenientes, a tela sensível ao toque traz diversos benefícios, como: o zoom através dos dedos (use dois dedos para aumentar e diminuir imagens), a navegação facilitada (basta deslizar o dedo) e a possibilidade de rotacionar imagens com apenas um gesto na tela. Talvez tudo isso seja legal, mas com certeza não é prático nem fácil. A grande maioria dos usuários deve achar o máximo testar um computador destes, mas no cotidiano os recursos touchscreen acabam sendo ignorados.

Aproveitamos os testes da tela para avaliar alguns softwares da HP, entre eles o próprio Touchsmart. Além disso, analisamos o Windows Media Center e seu respectivo funcionamento com a tela sensível ao toque. Todos os aplicativos funcionaram sem quaisquer problemas e foi muito fácil utilizá-los, o que mostra que a tela touchscreen tem suas qualidades quando utilizada em softwares próprios para tal função e com a ajuda de botões maiores.

Desempenho

Nossos testes iniciais foram suficientes para concluir que o HP Touchsmart 600 é perfeito para usar diariamente, mas será que ele é um PC capaz de executar games e aplicativos mais pesados? Pensando nisso, realizamos diversos testes com programas de Benchmark, jogos e aplicativos de edição de imagens.

Os primeiros testes foram realizados apenas para verificar o desempenho ao usar aplicativos como o iTunes e o Quicktime. O HP Touchsmart 600 conseguiu executar ambos os programas simultaneamente, realizando a conversão de arquivos MP3 no iTunes e ainda reproduzindo vídeos com qualidade Full HD no Quicktime. A conversão das músicas levou precisos 48 segundos.

Nossos testes seguintes foram realizados para averiguar o desempenho do processador, por isso usamos os programas abaixo:

  • HyperPi
  • PCMark Vantage
  • Photoshop CS4

Com o HyperPi pudemos notar a capacidade de cálculos do processador, averiguando a rapidez para calcular o número pi com 4 milhões de dígitos. O resultado foi razoável para um processador Intel Core2Duo, mostrando que o HP Touchsmart 600 é ideal para tarefas rápidas. Abaixo você pode conferir uma imagem que obtivemos após a realização do teste com o HyperPi.

Resultados

O teste com o PCMark Vantage é um bocado diferente e apresenta pontuações baseadas no desempenho e velocidade do processador. O aplicativo costuma realizar testes diversos para determinar o quão rápido é o PC para trabalhar com imagens e tarefas mais comuns. Em nossos testes pudemos concluir que o processador do Touchsmart não se mostrou muito eficiente. Veja a imagem do resultado:

Resultados

A análise que fizemos com o Photoshop não foi para medir tempo, mas apenas para avaliar a capacidade do PC ao trabalhar com documentos grandes. Através da utilização de imagens de dimensões elevadas, pudemos notar que o processador patina e muitas vezes não responde aos comandos do Photoshop. Em alguns casos ocorreu de o programa travar, pois o CPU não conseguiu dar conta do recado. Apesar disso, para imagens comuns o Photoshop funcionou perfeitamente e mostrou resultados em poucos segundos.

A terceira bateria de testes foi realizada com softwares mais pesados e focados na avaliação da placa de vídeo. Ao visualizar nas configurações que o HP Touchsmart trazia uma NVIDIA GeForce GT230, ficamos desconfiados da real capacidade do GPU ao trabalhar com gráficos realmente robustos. Todavia, alguns resultados até impressionaram. Para avaliar o desempenho da placa gráfica utilizamos os seguintes softwares:

  • 3DMark Vantage
  • CineBench
  • Resident Evil 5 Benchmark
  • Stalker Benchmark
  • Unigine Heaven Benchmark

Todos os testes foram realizados com configurações máximas e também com configurações médias. A resolução sempre foi mantida em 1920 x 1080 pixels (resolução padrão e máxima da tela). As análises foram realizadas separadamente, sem a utilização de softwares rodando em segundo plano.

O primeiro aplicativo testado é o mais utilizado para avaliação gráfica, porém ele não exibe resultados em FPS (quadros por segundo), o que dificulta a compreensão e interpretação dos dados. Por isso, os demais testes podem fazer mais sentido aos utilizadores que desejam detalhes sobre a capacidade gráfica do Touchsmart 600. O resultado do 3DMark Vantage você confere abaixo:

Resultados

Detalhe: os resultados em vermelho indicam a pontuação do computador mais rápido que realizou os mesmos testes.

O segundo teste permitiu averiguar a capacidade gráfica da placa ao trabalhar com o OpenGL. Como já esperávamos, a placa de vídeo GeForce GT230 não teve grande sucesso e sempre manteve uma taxa de quadros razoável. Foi possível notar diversas travadas durante a verificação, mas como este software serve apenas para testes, não significa que a placa gráfica vá se comportar exatamente igual em jogos. O resultado do teste com o CineBench é o seguinte:

Resultados

Finalmente um teste que faz mais sentido: Resident Evil 5. O jogo lançado no ano passado possui ótimos gráficos e por isso requisita uma placa de vídeo robusta. Ao analisar o jogo em configurações máximas (com filtros ativados), notamos que a placa manteve uma taxa muito baixa de quadros, sendo impossível aproveitar o jogo. Quando configurado em opções medianas, notamos que a taxa de quadros aumentou significativamente (alcançou mais de 30 FPS) e inclusive possibilita que o jogador desfrute do game. Veja os resultados:

Resultado com configurações máximas

A GeForce GT230 passou no sufoco o Benchmark...

Resultado com configurações médias

Desempenho aceitável... palmas para a placa de vídeo

O segundo teste com um jogo foi um pouco mais surpreendente e permitiu concluir que a placa de vídeo NVIDIA GeForce GT230 deve aguentar boa parte dos jogos atuais (ao menos em configurações médias ou baixas). O Stalker é um jogo relativamente pesado, fator que fez a placa de vídeo ser testada mais uma vez ao extremo. O engraçado nos resultados é que tanto em configurações medianas com as opções mais elevadas, o jogador consegue uma taxa de quadros aceitável. Os resultados você confere abaixo:

Resultado com configurações máximas

Resultados

Resultado com configurações médias

Resultados

O último teste foi realizado apenas para curiosidade, pois é óbvio que o Unigine Heaven Benchmark foi criado para placas de última geração. A GeForce GT230 conseguiu rodar os benchmarks em diferentes configurações, mas nem mesmo com qualidade média é possível dizer que a taxa de quadros é adequada. Veja os resultados:

Resultados apertados...

Enfim, com tantos testes realizados fica fácil concluir que o HP Touchsmart 600 não foi feito para jogos, mas possivelmente servirá para dar um gostinho de boa parte dos games atuais. Apesar da falta de capacidade em jogos, a placa de vídeo GeForce GT230 aguenta rodar tranquilamente vídeos em alta definição, o que mostra que o PC realmente atende aos recursos multimídia.

Tela, áudio e TV

Os testes com o HP Touchsmart 600 foram cansativos e extensivos, pois havia um grande número de configurações e recursos a serem checados. Deixamos a parte da tela e do áudio para o fim justamente porque são detalhes que não devem influenciar tanto na hora da comprar. Primeiramente vamos falar de um sério defeito do HP Touchsmart 600: a tela sensível ao toque.

Tudo bem, já falamos que o touchscreen não é dos melhores, mas queremos mostrar aqui outros detalhes da tela. O principal problema consiste na tela altamente reflexiva, impossível de utilizar em ambientes muito iluminados. Até mesmo com a tela ligada pode-se enxergar objetos nitidamente atrás do usuário. Além disso, a tela não possui botões para mudança de brilho, contraste e outras configurações, sendo necessário que o usuário modifique tais detalhes através do Windows.

A qualidade do som não deixa a desejar, mas na realidade o que decepciona é a falta de um conector de áudio digital. As conexões para fones de ouvidos proporcionam boa qualidade, mas a HP poderia perfeitamente adicionar uma conexão a mais (como nos notebooks) e também enviar um fone como acessório do computador.

Tela bonita, mas reflete muito...

Um detalhe interessante no HP Touchsmart 600 é a presença da placa de TV. Averiguamos apenas a qualidade com o sinal analógico e a placa desempenhou um bom papel em parceria com o Windows Media Center. Tudo pode ser acessado pelo controle remoto, mas a placa de TV não chega a ser um destaque em um PC repleto de novidades.

Por último vale fazer alguns comentários sobre a webcam, que decepcionou muito em alguns casos. Nos primeiros testes com o Skype, a webcam simplesmente não funcionou, o que levaria muitos usuários à loucura, afinal ninguém quer uma primeira experiência sem bons resultados. Enfim, a qualidade também não é das melhores, mas deve ser razoável para chamadas em ambientes bem iluminados.

Preço e conclusões

Até agora falamos muito sobre os diversos recursos e configurações do HP Touchsmart 600, mas está na hora de revelar o preço do brinquedo. Em grande parte das lojas é possível encontrar esse PC “All-in-one” pela bagatela de 6 mil reais (em alguns lugares mais do que isso até). O preço impressiona, mas se justifica pela alta tecnologia e configuração de hardware do PC, todavia quem está cogitando a ideia de ter um PC com tela touchscreen deve considerar bem esse detalhe antes de adquirir o produto.

Uma semana de testes com o HP Touchsmart foi suficiente para perceber que os recursos touchscreen talvez não sejam a melhor opção para trabalhar com computadores. Apesar de ser ideal para smartphones e tablets, o touchscreen torna-se muito complexo e complicado em uma tela tão grande como a do HP Touchsmart 600. Além da falta de precisão, a praticidade não funciona como deveria e o usuário acaba ficando tão decepcionado que apela para o mouse.

Por todas as funções e tecnologias, o HP Touchsmart 600 é recomendado apenas para consumidores com dinheiro sobrando e que realmente desejam ter uma experiência nova (e possivelmente frustrante) com a tecnologia Touch. Vale salientar ainda que este computador é ideal para entretenimento, mas é possível adquirir computadores com melhores configurações pela metade do preço.

Layar: como a realidade aumentada vai trazer informações úteis para o mundo real

E se você pudesse procurar um bom restaurante perto de onde está utilizando apenas a câmera do seu smartphone? Realidade aumentada é isso: praticidade!


Para os mais viciados em tecnologia, um bom smartphone tornou-se item essencial. Estes pequenos aparelhos são muito mais do que um simples telefone celular e permitem que você fique conectado ao mundo 24 horas por dia.

Agora, estes gadgets já recheados de tecnologia têm uma característica a mais: a realidade aumentada. Por meio do aplicativo Layar – disponível para iPhone e Android – o usuário pode captar camadas de informações ao seu redor. Utilizando a câmera digital do aparelho, Layar aplica camadas de informação, mostrando o que está mais perto de você.

Como funciona?

Layar coloca informações digitais no mundo real. Ao baixar o aplicativo, você pode buscar itens que procura. Por exemplo, se você precisa ir a uma farmácia, digite o termo no campo de busca e uma camada com localização das farmácias mais próximas aparece na tela.

Para isso, o programa utiliza a câmera do aparelho. As informações são exibidas de acordo com a direção para qual você apontar a câmera, mostrando o que está por perto. É possível ver localização e até informações sobre preço e resenhas.

Outra opção é utilizar plugins, com informações pré-selecionadas. É possível buscar um plugin que mostra somente restaurantes, outro para pontos de ônibus, táxi e estações de metrô, bem como criar camadas personalizadas por você.

Layar Layar

Também se pode visualizar informações de outros plugins gratuitos, como o Tweeps Around, que mostra os posts com geotag no Twitter. Outros plugins são específicos para YouTube e Wikipédia.

Por enquanto, só existe um plugin exclusivo para os brasileiros. Ele mostra a localização de cidades e informações de rota ao seu alcance, em uma distância máxima estabelecida por você.

Por enquanto, ainda é pouco. Mas com certeza este serviço vai se popularizar nos iPhones e Androids brasileiros. Sua utilidade é muito grande. Você pode, por exemplo, procurar novos imóveis em um bairro específico, escolas, padarias, bancos, etc.

Se você achava útil acessar a internet, utilizar a câmera digital e ter um GPS integrado em um só aparelho, Layar pode combinar essas três características para fornecer informações úteis, de modo ainda mais prático.

Tecnologia nos estádios de futebol: até quando os erros grosseiros vão perdurar?

Outros esportes dão exemplos, mas o futebol nem estuda o assunto.


Copa do Mundo. Oitavas de final. Perdeu, está fora. Por qualquer detalhe, todo o trabalho de meses pode ir por água abaixo. E quando esse detalhe é decidido erroneamente pelos árbitros? Foi o que presenciamos em dois jogos da Copa de 2010: Alemanha e Inglaterra, Argentina e México.

Os erros escandalosos de arbitragem nessas duas partidas reabrem uma discussão que não é tão nova: por que o futebol não usa a tecnologia para minimizar os erros dos árbitros? É o que o Blog do Igor quer debater com você.

O que aconteceu

A Alemanha vencia a Inglaterra por 2 a 1. Aos 38 minutos do 1º tempo, o inglês Frank Lampard acertou um belo chute por cobertura. A bola bateu no travessão, entrou no gol (passou mais de 30 cm da linha) e voltou para as mãos do goleiro alemão. O gol não foi marcado e o placar final foi de 4 a 1 para os alemães.

O gol de Lampard que não foi validado.

Imagem: Getty Images

Horas depois, o jogo entre Argentina e México estava 0 a 0 quando Carlos Tévez, atacante argentino, muito mais adiantado que o zagueiro mexicano, completou para o gol. O impedimento não foi marcado e a Argentina venceu por 3 a 1.

Curiosamente, os telões do estádio exibiram o lance, para desespero dos jogadores mexicanos, que tentavam convencer o árbitro do erro grosseiro. Não adiantou.

A FIFA, entidade máxima do esporte, permaneceu calada. Fato é que ela não gosta dos telões e instrui a somente exibir os lances não polêmicos. O que aconteceu na partida entre Argentina e México foi, de fato, um erro dos operadores dos telões.

Poderia ser diferente?

Quem estava em casa, assistindo pela TV, ou até mesmo no estádio, com televisores portáteis e aparelhos celulares, percebeu o erro em poucos segundos. Pouquíssimos segundos, menos de 10.

Então, da mesma maneira que é fácil para os espectadores, por que não o é para árbitros? No futebol americano e no basquete profissional da NBA, os árbitros param a partida e recorrem às câmeras para definir lances polêmicos. No hockey, um sensor de impacto fica no gol e dispara uma sirene para confirmar o tento.

O Olho de Águia, usado no tênis.No tênis, a tecnologia é ainda maior, com o Olho de Águia, como é conhecido. Sabe-se que a bola se movimenta muito rapidamente e é muito difícil determinar se ela passou inteira ou resvalou o mínimo que seja na linha da quadra.

Nesses casos, o árbitro de linha toma uma decisão, mas o jogador pode desafiar a marcação. Então a tecnologia entra em ação. Trata-se de um sistema que traça o caminho da bola visualmente, que é exibida tridimensionalmente em um telão e na hora para acabar com qualquer dúvida.

No futebol, isso não acontece. Segundo Joseph Blatter, são os erros que garantem a “fascinação e popularidade” do futebol. Em outras palavras, as discussões de domingo acabariam.

Em 2008, uma versão do Olho de Águia para o futebol foi desenvolvida e proposta. Seriam 12 câmeras que determinariam a posição da bola e enviariam uma mensagem ao árbitro. O tema foi debatido, mas o sistema foi rejeitado pela FIFA. A justificativa de Blatter: é caro e nem sempre conclusivo.

Jogadores, em geral, aprovam

Jogadores, técnicos e outros envolvidos com o futebol se mostraram favoráveis ao uso da tecnologia. O técnico da seleção inglesa de futebol, Fabio Capello, foi enfático ao dizer que “é incrível que em uma época com tanta tecnologia os árbitros não sejam capazes de decidir se foi ou não gol”.

O ex-craque holandês Johan Cruyff também é a favor da presença de câmeras pelo menos nos gols, mas fez uma ressalva quanto ao uso intenso do equipamento, que pararia muito as partidas. Essa é outra justificativa da FIFA para não usar as câmeras. Além disso, os árbitros perderiam autonomia e autoridade.

A tecnologia já é usada em replays, por que não para dúvidas?

Não é o que se observa na NBA e no futebol americano, nos quais quem decide se a câmera vai entrar em ação é justamente o árbitro. No tênis, é o jogador quem pede, mas ele tem um limite de vezes para recorrer ao Olho da Águia.

É fato que tênis, futebol americano e basquete são esportes que param muito mais durante uma partida do que o futebol. Mas será que um pouco de bom senso não seria o suficiente para definir quais lances devem ser decididos eletronicamente?

Já reparou no tempo que um time que sofreu com um lance irregular perde para reclamar? Certamente não é maior que o necessário para recorrer a uma câmera. Obviamente, as tecnologias não seriam aplicadas a todo instante. Isso não acontece sequer no tênis, que usa uma das mais avançadas tecnologias.

Chip na bola e adaptação

Desde 2007, discute-se a implementação de chips nas "redondinhas" para saber se uma bola cruzou totalmente a linha ou não, algo que evitaria a polêmica no gol da Inglaterra, por exemplo. Também se discute o uso de microcâmeras nas traves. Mas a relutância da FIFA impera.

Por um lado, com certeza vale a pena relutar enquanto um sistema não se mostra absolutamente perfeito. Por outro, com tantos exemplos de que dá certo, essa relutância se mostra injustificável. É uma simples questão de adaptação: usar o que dá certo em outros esportes de maneira adequada às características do futebol.

O que a FIFA está disposta a fazer é apostar cada vez mais no humano. A entidade autorizou as confederações de futebol a usar dois árbitros a mais, um atrás de cada gol, para ajudar em lances polêmicos. Fica a dúvida: eles estão menos suscetíveis a falhas do que os outros humanos?

Uma reviravolta?

Momentos após a publicação original deste texto, a FIFA decidiu se pronunciar, e prometeu retomar as discussões sobre o uso da tecnologia a favor do futebol em julho, durante uma reunião no País de Gales. A princípio, será discutido somente o uso de aparatos na linha do gol para evitar erros como a não marcação do gol da Inglaterra.

Isso significa que impedimentos, pelo menos por enquanto, continuam fora da pauta. A justificativa da FIFA é que uma equipe pode pedir o replay várias e várias vezes, comprometendo o andamento do jogo. Mesmo assim, é um começo para mudanças significativas.


LPD, a tecnologia que quer aposentar sua TV LCD

Conheça o novo modelo de televisão a laser que promete revolucionar o mercado com qualidade excepcional de imagem e telas gigantescas. Será esse o fim da LCD?


Sabe essa incrível TV LCD Full HD de 42 polegadas que você comprou para assistir aos jogos da Copa do Mundo, julgando ser o ápice da tecnologia no centro de sua sala? Pois saiba que ela já é um aparelho ultrapassado, seja em termos de qualidade de imagem ou de resolução.

Calma, não se desespere, já que sua nova aquisição ainda vai ser considerada top por mais um bom tempo. Porém, em termos tecnológicos ela já é considerada um produto velho. O principal responsável disso é a LPD TV, ou “televisões a laser”.

Laser, como assim?

Porém, como no mundo da tecnologia tudo muda radicalmente em pouquíssimo tempo, aquilo que era apenas uma previsão do que estaria disponível no futuro já é realidade nos dias de hoje.

As incríveis TVs da Prysm

Desenvolvido pela empresa americana Prysm, esses novos modelos de televisões utilizam raios laser para transmitir suas imagens em uma tela de fósforo. É desse conceito que se origina a sigla que dá nome à tecnologia (LPD é a abreviação para “Laser Phosphor Display”).

Isso faz com que seu funcionamento seja bastante semelhante ao das antigas CRTs, as velhas TVs de tubo. Entretanto, é exatamente a utilização do laser em vez dos raios catódicos que faz com que a qualidade da imagem seja de até 23 vezes melhor de uma para a outra.

Mas e a minha LCD, como fica?

Já em comparação com as LCD e LED, modelos dominantes no mercado atual, a grande vantagem das LPDs é o incrível nível de contraste alcançado. Estima-se que as TVs a laser sejam capazes de reproduzir cerca de 90% de cores perceptíveis ao olho humano. Já as televisões de cristal líquido e plasma disponibilizam apenas 40%.

TCs gigantescas com o máximo de qualidade

Não é o suficiente? E se você descobrisse que esses novos aparelhos são capazes de exibir simplesmente o dobro de resolução de imagem do que uma TV Full HD padrão? O chamado Quad Full HD, ou UltraHD, é um dos grandes destaques das LPDs e fazem com que qualquer pessoa fique de queixo caído com imagens sendo apresentadas a uma resolução 3840 por 2160 pixels.

Mas essas não são as únicas razões que fazem desses novos aparelhos superiores aos equipamentos atuais. Além do surpreendente nível de cor e resolução, a utilização de raios laser torna possível a criação de telas de vários tamanhos. Portanto, espere encontrar TVs colossais de até 73 polegadas.

Adicione também o fato de as LPDs da Prysm não possuírem borda. A TV é composta exclusivamente por sua tela, sem que tenha uma borda em torno dela. Pode parecer besteira, mas a qualidade apresentada e esse pequeno detalhe fazem com que a imersão seja muito maior. Além disso, a compatibilidade com o 3D torna tudo ainda melhor.

TV a laser

Isso sem falar que não é mais necessário procurar a posição ideal para enxergar a tela com qualidade. As televisões a laser tem a grande vantagem de possuir um ângulo de visualização de 180º, o que acaba com o incômodo problema das LCDs, assim como a dificuldade de enxergar o que era exibido em locais muito iluminados.

Além disso, a tela também não sofre um desgaste tão grande como acontece com as tecnologias atuais. Isso torna a vida útil das LPDs muito maior, podendo chegar até mesmo à incrível marca de 65 mil horas de exibição.

TV verde

“Fazendo mais com menos”. É essa a proposta que a Prysm, detentora da tecnologia LPD, tanto frisa em seu site oficial. E não por menos, já que suas televisões são ecologicamente corretas e pouco afetam o meio ambiente.

Tecnologia verde

Além de não utilizar mercúrio em sua composição e fazer uso de componentes recicláveis, as TVs a laser consomem cerca de 75% menos energia do que as demais tecnologias.

O lado negro do laser

Apesar de ser realmente muito promissora, a LPD é apenas mais uma tecnologia a entrar na luta pelo título de “padrão de televisão do futuro”. Em outras palavras, o melhor a ser feito ainda é espera até que o próximo formato seja definido.

Como nem tudo são flores, as TVs a laser ainda possuem outros problemas a serem resolvidos antes de você pensar em aposentar sua LCD. O primeiro ponto é o seu tamanho. A TD1, primeiro modelo desenvolvido pela Prysm, possui pouco mais de 36 centímetros de espessura. Tendo em vista que as LEDs apresentam apenas 5 milímetros, chega a ser um retrocesso adquirir um equipamento 70 vezes maior.

Sua sala suporta um TV tão grande?

Outra problemática é em relação às dimensões da tela. Se você empolgou-se com as 73 polegadas da LPD, pare e pense: onde você vai colocá-la? Mesmo que você encontre um local para colocá-la em sua sala, lembre-se de que é preciso ter uma distância mínima para poder visualizar toda a qualidade da tela. No caso dessa tela gigantesca, o ideal é ficar a cerca de 2 metros.

É exatamente nesses pontos que a LCD, LED e plasma se diferem. Apesar de suas limitações, elas são finas e podem ser postas em praticamente qualquer lugar da casa, até mesmo na parede. E mesmo com suas “pequenas” 42 polegadas de tela, a distância de 1 metro não é algo tão impossível de se alcançar na maioria dos lares.

Comparação de resolução de imagem

Além disso, a resolução também é outro grande empecilho. Por mais que o UltraHD realmente seja algo fantástico, o que vamos ver na prática é um sério problema de incompatibilidade.

Por mais que possuam um padrão de qualidade excepcional, esse benefício acaba se tornando um grande problema para as TVs a laser. Aparelhos Blu-Ray, por exemplo, reproduzem filmes com o máximo de qualidade atual possível a uma resolução de 1920 por 1080 pixels. Dessa forma, nunca poderíamos utilizar todo o potencial do UltraHD.

Enfim, vou aposentar minha TV atual?

A resposta é sim, afinal, como toda tecnologia, ela tem um prazo de validade. Porém, resta saber se a sucessora será mesmo a TV a laser. De fato ela possui muitas vantagens em relação aos formatos atuais, principalmente em relação ao consumo de energia e qualidade de imagem.

Fique tranquilo e aproveite sua TV atual

Por outro lado, alguns elementos ainda precisam ser aperfeiçoados e corrigidos para que a LPD realmente possa ser a próxima televisão a ocupar um lugar de destaque na sala de sua casa.

Além das dificuldades já apresentadas, vale lembrar que, assim como toda novidade, o preço inicial é sempre muito alto, o que torna sua popularização inviável. Apesar de algumas previsões indicarem que o preço das TVs a laser será inferior ao valor atual das LCDs e LEDs, a realidade atual aponta para outro lado.

Kindle DX: nova versão do e-reader chega em julho

Já está disponível a pré-venda da nova geração do leitor digital da Amazon. Com tela maior, melhoria no modo de exibição e diminuição de preços, o equipamento vem com tudo para combater o rival iPad.


Após ver sua hegemonia no mercado de livros digitais ser abalada pela chegada do iPad, da Apple, a Amazon lança a mais nova versão de seu e-reader. O Kindle DX, um modelo maior e melhor do antigo leitor digital, já está em pré-venda com entregas a partir do dia 7 de julho e traz uma série de novidades para bater de frente com o tablet.

As principais mudanças no novo aparelho estão em seu visual, que o deixaram muito mais parecido com o iPad. Entretanto, algumas das características que diferenciava o e-reader do rival foram melhoradas e tornou a leitura muito mais prática.

Maior e melhor

À primeira vista é perceptível que o design do Kindle DX se aproxima muito do iPad. Além da mudança de cor – agora o usuário pode optar entre o tradicional branco ou uma versão grafite –, a nova versão do leitor digital da Amazon também possui uma tela de 9,7 polegadas.

Novo KindleDX

Esse aumento é uma resposta às críticas que seu produto recebeu após o lançamento do tablet da Apple. Como o tamanho da tela do iPad foi muito elogiado e considerado ideal para a leitura, já era de se esperar que o Kindle DX fosse seguir a mesma proposta.

Novo tamanho facilita a leitura

Por conta desse redimensionamento do display, o visual do leitor teve de ser totalmente remodelado. Além do aumento de tamanho recebido – cerca de 26 por 18 centímetros –, as teclas na parte inferior foram adaptados ao novo formato e ficam ainda mais práticas de serem utilizadas. Já os botões laterais foram concentrados no lado direito do e-reader, tornando seu uso mais intuitivo.

Para facilitar a leitura, o Kindle DX utiliza um sistema inteligente de rotação, inexistente na primeira geração do leitor. Assim como já acontece com o iPad, quando você modifica a posição do aparelho, o conteúdo se adéqua àquele formato automaticamente. Assim, você pode ler seus livros tanto na horizontal quanto na vertical sem o menor problema ou incômodo de ajustes.

A qualidade da e-ink (a tinta digital que o aparelho usa para “imprimir” suas páginas) também recebeu ajustes. Seu contraste foi aprimorado e a exibição de fontes está 50% mais escura, o que facilita a leitura em qualquer ambiente.

Por outro lado, a Amazon optou por manter o padrão no novo modelo, ou seja, não é desta vez que o Kindle vai utilizar uma tela sensível ao toque, da mesma forma que o uso de elementos coloridos continua descartado.

Outra grande novidade é o preço. O Kindle DX está sendo comercializado por US$ 379, ou seja, 120 dólares a menos do que o modelo mais barato de tablet da Apple. Essa diferença de preço é uma tentativa da empresa tornar seu produto mais competitivo diante das possibilidades oferecidas pelo concorrente.

Coletânea de peso

Além das melhorias na tela e no visual, o Kindle DX também traz novidades em relação à capacidade de armazenamento. A nova versão do leitor digital é capaz de manter cerca de 3500 livros em sua memória, mais do que o dobro em comparação com seu antecessor.

Acervo gigantesco

A Amazon também investiu pesado na formação de uma biblioteca variada – e maior do que a oferecida pelo iBooks do iPad. Desde o início deste ano, a empresa já disponibilizou mais de 200 mil novos títulos, o que faz com que estejam disponíveis mais de 620 mil obras literárias para venda.

A batalha continua

Grande destaque do Kindle continua sendo a quantidade de livrosDesde o anúncio oficial sobre o lançamento do iPad, em janeiro, a batalha entre Amazon e Apple pelo mercado de livros digitais já era esperada. Entretanto, por mais que a economia de bateria gerada pela e-ink fosse um dos grandes pontos do Kindle, a multiplicidade de opções oferecidas pelo tablet tornaram a disputa muito mais acirrada.

O novo modelo de e-reader da Amazon é uma tentativa de tornar o mercado ainda mais competitivo, já que as dimensões e aparência do Kindle DX são bastante parecidas com as do iPad, acabando com as desculpas em relação ao formato.

Entretanto, o leitor digital ainda mantém alguns padrões que limitam suas funções. Não utilizar cores em suas páginas ainda é uma grande restrição, assim como a inexistência de uma tela touchscreen. Porém, o preço faz com que ele se torne interessante, assim como o grande acervo de obras disponível.

14 dicas para melhorar sua navegação pela internet

Pequenos hábitos e softwares específicos podem manter sua navegação pela internet mais estável.


Internet é sinônimo de velocidade. Bom, nem sempre. Quem nunca sofreu com páginas lentas, vídeos que não carregam, downloads mais lentos que tartaruga, etc? O que nem todos sabem é que medidas simples podem ajudar você a melhorar esse quadro.

Neste artigo, o Blog do Igor ajuda você a manter sua internet mais estável, com menos ocorrências de lentidão e travamento. Você verá como pequenos ajustes no uso do computador em geral também influem diretamente em sua conexão. Então, mãos à obra.

A quantas anda sua conexão?

Para saber se sua conexão realmente está abaixo do que ela pode, primeiro você precisa saber o máximo que ela chega a alcançar. Para isso existe o Speedtest.net, serviço online e gratuito que obtém os picos de velocidade para download e upload em kbps, além de valores de ping.

Com as informações do Speedtest.net, então você tem melhor noção da real capacidade de sua conexão. Tenha em mente o fato que uma conexão de 10 MB não significa downloads de 10 MB. Leia este artigo e aprenda a interpretar estes valores corretamente.

Leia também este artigo que ajuda a identificar problemas de conexão como cabeamento. É um bom primeiro passo para remediar a situação.

Navegador

O programa que você usa para navegar é o seu “veículo” pela internet. Não existe viagem sem um veículo bem cuidado, assim como é difícil aproveitar o máximo da internet sem um navegador em ordem.

Para começar, mantenha-o sempre atualizado. Os navegadores mais populares, como Explorer e Firefox, oferecem atualizações automáticas. Aproveite-as o quanto antes, não as deixe esperando.

Se você não sabe qual é o melhor navegador para você, aproveite e leia este comparativo, feito em 2010, com os mais populares.

Mantenha seu navegador sempre atualizado.

Janelas e abas

Se você é daqueles que adora muitas janelas do navegador abertas, repense. Quanto mais delas abertas, mais memória é consumida, e a conexão é comprometida. Prefira usar abas – ou seja, várias páginas abertas na mesma janela, separadas por abas – e, ainda assim, procure não exagerar na quantidade.

Complementos e add-nos

Os complementos para navegadores são muito úteis, mas cuidado para o seu não virar um “Pimp My Ride” da vida. Muitos complementos instalados ao mesmo tempo podem comprometer a navegação. Eles também podem entrar em conflito entre si e simplesmente impedir o navegador de funcionar.

A dica aqui é pensar em praticidade e abdicar do estilo. Considere os complementos realmente úteis para você, e não hesite em deixar de lado aqueles que somente enfeitam o navegador.

Manutenção e limpezaUm computador acumula arquivos inúteis e temporários com o tempo, algo absolutamente normal. Os problemas começam quando muita “sujeira” fica acumulada, o que compromete todas as áreas do PC, e a navegação pela internet não é exceção.

Mantenha sempre seu computador limpo. Isso é bom tanto para o uso geral quanto para a navegação. OCCleaner é, disparado, a opção mais baixada. Ele é extremamente eficiente para apagar arquivos inúteis a fim de impedir que se acumulem. De quebra, ele também limpa o registro do Windows.

Atente às configurações do CCleaner. Há opções específicas para limpeza do navegador que você usa, seja ele Explorer, Firefox, Chrome, Opera ou Safari. Marque tudo o que você deseja limpar.

Detalhe do CCleaner, que limpa o seu navegador também.

Outras opções para limpeza e manutenção do computador: Advanced Systemcare, Easy Cleaner, nCleaner,Portinho, Wise Disk Cleaner e TweakNow RegCleaner.

Cuidado com fragmentos

Certamente você já ouviu a expressão “desfragmentar HD”. O que acontece é que as informações salvas se espalham por ele, então ele precisa ir atrás delas, o que o deixa lento. Desfragmentar significa deixar as informações mais próximas, facilitando a leitura do disco e a busca por elas.

Mantenha sempre o seu HD desfragmentado e você verá que o desempenho da internet também melhora. Ótimas opções de desfragmentador: SmartDefrag, MyDefrag, Defraggler e UltraDefrag.

Navegador também fica “sujo”

O browser também acumula muitos arquivos temporários que, com o tempo, tornam-se inúteis. São os famososcache e cookies, armazenados para agilizar a navegação. Úteis, porém precisam ser limpos de vez em quando.

Qualquer navegador tem opções para você controlar o que deve ser armazenado e por quanto tempo. Quanto maior controle você tem, menores são as chances de o navegador ficar lento.

Configurações de arquivos temporários do Internet Explorer, como exemplo.

  • No Internet Explorer: acesse “Ferramentas”-“Opções da Internet”. Na aba “Geral”, em “Histórico de”, clique em “Configurações”.
  • No Firefox: acesse “Ferramentas”-“Opções”. No ícone “Privacidade”, defina como o navegador deve gerenciar histórico e arquivos temporários.
  • No Chrome: acesse o botão de personalização (ao lado da Barra de endereços) e clique em “Opções”. Na aba “Configurações avançadas”, clique em “Configurações de conteúdo” para gerenciar cookies e outros.
  • No Opera: acesse o menu “Configurações”-“Preferências”. Na aba “Avançado”, localize as opções de histórico e cookies entre os menus à esquerda.

Aproveite o assunto e leia este tutorial que ensina você a limpar o cache de seu navegador, seja ele Explorer, Firefox, Opera ou Chrome. Se isso não for suficiente, então talvez seja hora de resetar o seu navegador.

Leia este artigo que explica, passo a passo, como resetar o seu navegador, ou seja, voltar às configurações originais caso ele apresente problemas.

Vírus e lentidão, uma relação grudenta

A lentidão é um dos primeiros sinais de que um computador está infectado com algum tipo de malware, senão o primeiro. Logo, esteja sempre prevenido. Tenha um antivírus atualizado e escaneie o computador com frequência.

Vírus: eles comprometem sua navegação.

As opções gratuitas mais baixadas e elogiadas do Site de Download do Baixaki são: AVG, Avast!, Avira, Microsoft Security Essentialse ClamWin. Aproveite e leia este artigo com os resultados de um teste feito com vários antivírus gratuitos para você saber quais são os melhores.

Melhor do que utilizar um antivírus é usar um software que o complemente, como um anti-spyware. Spybot, Ad-Aware, Windows Defender, Spyware Terminator e ComboFix são excelentes opções.

Spybot, excelente complemento para seu antivírus.

O uso desse tipo de programa deve ser semelhante ao do antivírus: mantenha-o atualizado e faça scans periódicos.

Memória, memória e memória

É importante que você saiba: o desempenho da internet está diretamente relacionado ao do computador, e a memória RAM é parte primordial desta relação. Quando sobrecarregada, a memória RAM deixa tanto máquina quanto internet lentas.

Mantenha-a limpa.Um dos fatores que mais sobrecarregam a memória de um computador é a quantidade de tarefas simultâneas. Logo, evite usar muitos programas juntos. Tenha apenas o essencial e confira o Gerenciador de Tarefas do Windows para saber mais detalhes sobre o que consome mais do processador e da memória.

A memória, assim como o disco rígido, acumula dados e informações que, com o tempo, comprometem sua eficiência. Então é extremamente benéfico mantê-la desfragmentada. A dica é usar um bom programa otimizador de memória, como RAM Idle,RAMBooster, Minimem, BySoft FreeRAM, MemoryCleaner e Free RAM Optimizer.

Turbinada

Se a sua conexão não aparenta ter problemas de lentidão, mas você quer mais, a dica é usar aceleradores como o Simple Net Speed, que tenta aumentar a velocidade dela. Se o seu negócio é downloads, uma opção é excelente para acelerá-los: Orbit Downloader. Ele agiliza, e demais, os downloads que você faz.

Orbit Downloader, um baita acelerador.

Outras opções de aceleradores de download: Download Accelerator Plus, Free Download Manager, Puxa Rápido, FlashGet e JDownloader.

Qualidade

De nada adianta ter conexão de ponta com equipamento mediano. Se você usa roteador, procure saber se ele suporta a velocidade da banda, por exemplo. Mantenha o firmware dele sempre atualizado.

O mesmo vale para seu computador. Equipamentos obsoletos não dão conta de banda larga.

Modem

Uma simples maneira de tentar melhorar sua conexão é resetar o modem. Tire-o da tomada, deixe-o assim por um minuto e ligue-o novamente. Se nada do que você leu aqui adiantar, a melhor opção é entrar em contato com seu provedor.

Banner

Banner