Seja, Bem Vindo.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O que um antivírus precisa ter para ser eficiente?

Confira quais são as principais funcionalidades que um antivírus deve possuir para ser considerado bom.

Com os computadores conectados à internet quase 100% do tempo, fica cada vez mais evidente a necessidade da utilização de um bom programa antivírus. A todo instante são lançados novos softwares maliciosos na rede mundial, todos sedentos para encontrar uma máquina desprotegida para começar a infecção.

Devido a essa instantaneidade nos acontecimentos e à crescente variação nos arquivos infecciosos, os antivírus devem ser mais completos e estáveis, visando proteger os computadores dos usuários e destruir qualquer forma de vírus, trojan ou qualquer outro malware que tente se alocar nos discos locais.

Mas quais são os pontos que o usuário deve analisar na hora de escolher um antivírus? A resposta é um pouco extensa, mas o Blog do IGOR separou onze pontos-chave para que os usuários fiquem mais tranquilos com seus programas.

Proteção residente

Identificação de vários malwares

Existe uma gama enorme de softwares especializados em cada um dos tipos diferentes de malwares e que procuram apenas trojans, só spywares ou keyloggers. Hoje, um bom antivírus não deve ser limitado a apenas um desses tipos de arquivos maliciosos, mas deve buscar e exterminar qualquer tipo de vírus.

Proteção em tempo real

Por muito tempo, os antivírus faziam buscas por problemas no disco rígido apenas quando o usuário ordenava que a ação fosse realizada. Isso é coisa do passado, pois com os computadores online o tempo todo, antivírus que não possuem proteção em tempo real (verificação constante de todos os dados trocados entre máquina e servidores) devem ficar longe dos computadores.

Opções de varredura

Nem sempre o usuário dispõe de tempo para fazer uma verificação completa em todo o disco rígido. Ou então às vezes é necessário que sejam escolhidos apenas alguns arquivos ou pastas. Antivírus devem poder ser configurados para que realizem varreduras rápidas ou profundas, disponibilizando também opções de locais para escaneamento.

Pragas disseminadas

Agendamento

A possibilidade de marcar verificações automáticas também é um ótimo diferencial que alguns antivírus oferecem aos seus clientes. Alguns permitem que sejam marcadas varreduras periódicas, que podem ser mensais, semanais, diárias ou em qualquer outra frequência escolhida pelos usuários.

Desligamento automático

Aclamada pelos usuários que não dispõem de tempo hábil para verificações durante o funcionamento do computador, esta função permite que a máquina seja desligada automaticamente após o fim das verificações. Desse modo o usuário ordena as varreduras apenas no tempo ocioso do computador, sem que isso atrapalhe suas atividades.

Verificação de mídias removíveis

Um dos maiores disseminadores de pragas virtuais é o pendrive. Os usuários conectam o dispositivo de memória em um computador infectado e logo todos os outros já estão contaminados também. Antivírus com verificação automática de mídias removíveis podem contribuir bastante para evitar esse tipo de infecção.

Verificação de pendrives

Proteção em emails

Outra fonte de infecção que incomoda bastante é o correio eletrônico. Os melhores softwares de proteção contra vírus devem ser integrados aos serviços e softwares gerenciadores de email para evitar que os usuários sejam contaminados com vírus anexados às mensagens recebidas.

Criar disco de boot

Há alguns tipos de arquivos maliciosos que desativam os arquivos de inicialização dos antivírus, ou mesmo do próprio sistema operacional. Antivírus que permitam a criação de discos de boot podem ser muito úteis para os usuários conseguirem realizar verificações antes mesmo de o sistema operacional ser inicializado.

Pouco uso de memória

Muitos usuários reclamam que os antivírus pesam muito nos computadores enquanto as varreduras estão sendo realizadas, o que impede que outras atividades sejam executadas durante esse período. Programas de proteção leves, que rodem em segundo plano, podem resolver esse problema e agradar bastante aos usuários que não são incomodados pelo peso da verificação.

Varreduras simultâneas

Em alguns momentos os usuários precisam fazer verificações rápidas de um disco removível ou mesmo de uma pasta independente no sistema, ao mesmo tempo em que estão sendo feitas varreduras completas do computador. Antivírus que permitem essas varreduras simultâneas ganham pontos, por evitarem a necessidade de que a verificação principal seja interrompida pelo usuário.

Varreduras simultâneas

Atualizações frequentes do banco de dados

O banco de dados de um antivírus contém todas as informações referentes aos vírus e outros arquivos maliciosos que podem danificar o sistema. Como em todos os dias são lançadas novas pragas, o antivírus deve estar sendo constantemente atualizado para evitar que os computadores sejam infectados por arquivos maliciosos novos.

Anti-rootkit

Rootkits são os malwares que utilizam técnicas de programação para se camuflarem dos softwares de segurança. Não são todos os antivírus que fazem verificações profundas a ponto de encontrar esses arquivos maliciosos, portanto os que possuem essa característica ganham muitos pontos e conquistam muitos usuários.

Cuidado com falsos-positivos

Alguns antivírus reconhecem arquivos comuns de instalação como se fossem arquivos maliciosos. Caso desconfie dos resultados obtidos com alguma verificação, o Blog do IGOR recomenda que o arquivo seja enviado ao site Vírus Total, assim ele será verificado pelos principais antivírus do mercado, notificando se o arquivo é mesmo um malware, ou se é um falso-positivo.

Verificações constantes

Conclusão

É importante ressaltar a importância do uso de um bom software antivírus para qualquer perfil de usuário, seja um usuário comum ou um gamer, por exemplo. São os antivírus que garantem a proteção e o bom funcionamento dos computadores, pois sem arquivos maliciosos os sistemas ficam mais estáveis e, por consequência, mais rápidos.

Por isso mantenha sempre um bom antivírus instalado em seu computador, mas lembre-se de que não adianta apenas deixá-lo instalado. Devem ser realizadas atualizações diárias na base de dados e também devem ser programadas verificações completas com frequência para garantir a segurança do computador.

Importante lembrar que mais de um antivírus instalado no computador pode gerar conflitos e anulações de funcionalidades, o que ocasiona instabilidade e problemas de segurança, além disso, é recomendado possuir também um firewall eficiente alocado no sistema.

no Final eu recomendo o Download do Microsoft Security Essentials


click Aqui------------------> cliclando Aqui

Conte para o Blog do IGOR qual é o antivírus que você utiliza. Realiza varreduras frequentes e mantém sempre a base de dados atualizada? Diga também que outras funções você acha que um antivírus deve possuir.

Por dentro da PMA 2010

Descubra agora tudo o que aconteceu na maior feira norte-americana de fotografia, que rolou entre 21 e 23 de fevereiro em Anaheim, California.

Com mais de 100 equipamentos lançados ou anunciados, a Photo Marketing Association Annual Show – ou PMA – encarou de frente todos os desafios de um ano em que a economia mundial está ainda em recuperação, além da concorrência pesada da últimaCES e da alemã Photokina (a maior feira de fotografia do mundo), que acontecerá no final de setembro de 2010 em Colônia.

Outro problema encontrado pela feira foi a mudança – bastante criticada – de Las Vegas, Nevada, para Anaheim, no estado da Califórnia. A Canon USA, por exemplo, recusou-se a participar da feira devido a essa mudança, além da proximidade de datas com a CES, ocorrida em janeiro. Felizmente, a Canon foi a única grande fabricante a não comparecer, o que garantiu um evento de altíssima qualidade.

Tendências

PMA 2010Como a PMA tem a intenção de divulgar ao mercado os lançamentos das grandes marcas, sejam eles anúncios inéditos ou a oportunidade de conferir de perto equipamentos lançados em outras feiras, é no show floor que as tendências em câmeras e acessórios são exibidas ao mundo.

Em Anaheim, confirmou-se o afastamento do megapixel como razão da compra. Ainda que a luta por mais pontos na imagem continue, esse fator não é mais o único determinante. Estilo, resistência e funcionalidades – por outro lado – estiveram em evidência em praticamente todos os stands.

Grandes nomes

Como é de se esperar em uma feira de produtos, os grandes nomes do cenário fotográfico marcaram presença – exceto a Canon, como já mencionado antes – e apresentaram o melhor de suas linhas de produtos.

Casio

Casio Exilim EX 10Apesar de não levar nenhuma novidade à Anaheim, a atração do stand da Casio foi – uma vez mais – a série de compactas de alta velocidade. Todas as câmeras exibidas na PMA foram anunciadas durante a CES, em janeiro.

O principal destaque da empresa foi o modelo EX-10HG, capaz de aplicar geotagging por meio de GPS híbrido – tecnologia que permite a localização dentro de casa ou mesmo sem sinal de satélite.

Pavilhão alemão

Mesmo sem a presença da Leica – grande marca alemã no mercado fotográfico – a área destinada aos fabricantes teutônicos atraiu olhares dos presentes na feira. A Minox – em clima de brincadeira – levou uma câmera “espiã” alaranjada e uma miniatura funcional – com sensor de 3 MP e flash útil – de uma Leica clássica.

Leica miniatura da Minox (dpreview.com)

Outros fabricantes de destaque foram a Foolography, com acessórios de GPS e leitura de código de barras, e a Novaflex com seus adaptadores para lentes.

Fujifilm

Um dos maiores espaços da arena da PMA 2010, porém sem mostrar muitas câmeras. A linha Finepix esteve presente, bem como as câmeras de filme instantâneo Instax. A maior parte do espaço reservado para a Fujifilm, entretanto, foi dedicada às soluções de impressão comercial.

Outra exposição menor – mas bastante interessante – foi a área destinada à tecnologia 3D, com monitores, câmeras e impressoras capazes de capturar e reproduzir imagens tridimensionais.

Fujifilm HS10

Em termos de câmeras, o grande chamariz da Fujifilm foi a compacta superzoom HS10, bastante popular com os visitantes da área da empresa japonesa tanto pelo seu zoom ótico de 30x quanto pelo visual dSLR.

General Imaging

Create, por Jason Wu

O braço fotográfico da General Electric levou para a Califórnia uma enorme quantidade de compactas “quadradinhas”. Para compensar, a GE lançou durante a PMA a série especial Create, fruto de uma parceria entre a General imaging e o estilista Jason Wu.

HP

Equipamento de impressão em grandes formatos da HPApós dois anos sem lançar equipamento fotográfico, a empresa criou expectativas nos frequentadores da PMA ao anunciar – antes da feira – que revelaria novas câmeras da marca. Infelizmente, o que se viu foram poucas câmeras, e nada de realmente atrativo nos aparelhos.

A HP mantém, entretanto, a área de impressão doméstica e comercial como principal foco da empresa, com soluções de impressão fotográfica para todos os tipos de uso.

Kodak

Uma das empresas que mandava no mundo fotográfico na era do filme não fez bem a mudança para o digital, e ainda luta para manter suas câmeras no mercado. Sem apresentar nenhuma novidade na PMA – todas as câmeras do stand foram anunciadas na CES –, a Kodak também não levou o seu grande trunfo para Anaheim: os sensores que equipam a Leica M9 e vários backs digitais de médio formato.

Kodak M530

A empresa americana que inventou a câmera comercial ficou devendo em termos de fotografia na PMA, mas não decepcionou com a divisão de impressão, afinal de contas a Kodak é especialista em filmes e papéis fotográficos.

Nikon

Mesmo sem anunciar nenhuma dSLR nova na PMA, o stand da fabricante japonesa chamou a atenção. Os motivos para isso – além da força da marca – incluem as novas lentes de 24mm f/1.4, 300mm f/2.8 e 16-35mm f/4.

Nikon P100Além das lentes e do onipresente amarelo da marca, o espaço da Nikon também exibiu diversas compactas, com destaque para a superzoomP100, a primeira câmera da empresa a possuir capacidade de filmagem a 1080p.

Por trabalhar principalmente com profissionais, a Nikon também cria – tradicionalmente – um dos maiores atrativos realmente fotográficos em seu stand. Vários fotógrafos que utilizam câmeras da marca são convidados a expor seus trabalhos nas paredes do espaço, o que faz do próprio stand uma atração especial.

Olympus

Olympuns PEN EP-1Ao contrário dos anos anteriores, a Olympus levou à PMA 2010 sua linha de câmeras PEN Micro 4/3. Só isso já seria suficiente para chamar o público para seu stand, porém o espaço reservado a esses equipamentos – pela primeira vez – foi o mesmo reservado às compactas ou dSLRs da marca.

Com os displays lotados de câmeras compactas, que os presentes podiam testar ali mesmo, e várias dSLR em meio a lentes e outros acessórios, todas as atenções no stand da Olympus estava dedicada às PENs.

Além das câmeras, a fabricante também levou todo o acervo de equipamentos e acessórios para Micro 4/3 de seu catálogo, mostrando quão desenvolvido o sistema já está.

Panasonic

Stand da Panasonic (DPReview.com)

A outra grande fabricante Micro 4/3 não deu a mesma prioridade ao sistema que sua parceira Olympus. Nostand da Panasonic o que mais se encontrou foram enormes telas de plasma e pequenas compactas. O espaço foi dividido em vários ambientes onde os participantes da feira podiam testar – e aprender a usar – as diversas funcionalidades das câmeras em situações reais de fotografia.

Samsung

A empresa coreana apostou as principais fichas do seu gigantesco stand no novo sistema NX. Não só a NX10 – câmera que pode ser considerada precursora das EVIL – esteve presente, como também uma série de acessórios e até uma mesa de café da manhã para que os participantes treinassem suas habilidades na fotografia de alimentos.

Stand da Samsung (DPReview.com)

Entre as compactas, a Samsung impressionou muita gente com a TL500 e sua tela OLED basculante, lente 52-125mm f/1.8-2.4. A impressão negativa sobre a câmera ficou na sua capacidade de filmagem apenas em definição normal, ou seja nada de 1080p, ou mesmo 720p.

Sigma

Lentes SigmaConhecida como a principal fabricante de lentes alternativas, uma vez que produz equipamentos para Canon, Nikon, Sony e diversos outros sistemas, e com um custo mais baixo. Assim, é de se imaginar que a grande atração do stand fossem as lentes, e de fato isso aconteceu.

Entre os principais equipamentos à mostra estiveram os redesigns: 50-500mm f/4.5-6.3, 17-50mm f/2.8 e 70-200mm f/2.8. As novidades da Sigma – além de várias lentes – também foram de tecnologia.

Em conjunto com a fabricante de filtros Hoya, a Sigma desenvolveu um novo tipo de vidro para suas lentes, o FLD. Esse novo material – segundo a Sigma – apresenta características óticas semelhantes ao vidro fluorito utilizado em lentes de alto padrão, porém pode ser produzido por uma fração do valor, garantindo preços mais acessíveis.

Sony

Além de deixar todos os presentes curiosos com a sua linha de câmeras EVIL, a Sony lançou nada menos do que 14 novos modelos de Cyber-shot – a maioria anunciados durante a CES no mês passado.

Novidades exclusivas para a PMA, duas câmeras chamaram muita atenção: a Cyber-shot DSC-TX5 e a Cyber-shot DSC-H55. A primeira é uma superzoom compacta, com 10x zoom ótico e estabilização de imagem e sensor CCD de 14 MP.

Câmeras EVIL da Sony

Já a DSC H55 é a mais nova competidora no mercado de câmeras de resistência. No stand o público encontrou blocos de gelo, piscinas e escadas para testar a capacidade de funcionamento da câmera, e ninguém saiu decepcionado.

Em termos de tecnologia, a Sony também mostrou com mais detalhes o novo sensor CMOS backlit, mostrando seu funcionamento e as vantagens em relação aos CMOS normais.

A empresa japonesa também prometeu para 2010 uma nova linha de câmeras dSLR Alfa com capacidade de filmagem em Full HD (1080p).

Depois da feira

Além de entrar em contato com o que há de mais novo em termos de fotografia – mesmo com as ausências de Canon, Leica e Pentax na área de exposição – o público que compareceu à PMA 2010 em Anaheim teve também a oportunidade de ver de perto muito do que foi anunciado durante a CES, em janeiro passado.

Sigma SD14

Apesar de a maioria dos fabricantes preferir jogar de maneira segura, sem grandes lançamentos – tanto por condições econômicas quanto pela controversa mudança para a Califórnia –, a PMA continua se mostrando um dos principais eventos mundiais de fotografia, e certamente o maior das Américas.

Como em 2011 a feira volta à Las Vegas e não precisará competir com a Photokina, espera-se um evento ainda mais grandioso e repleto de novidades para o ano que vem. Mesmo assim, 2010 teve um excelente começo.

Tecnologia no futebol: nova camisa da seleção, bolas que mudam de cor e até chuteiras autoadptáveis

Apesar de distante, volta e meia a relação tecnologia e futebol vem à tona. Seleção com camisa ecológica, chuteira que se adapta ao gramado e bola que muda de cor quando é gol são os mais novos exemplos.

Esporte mais popular do mundo, o futebol é também resistente às inovações tecnológicas. Se no futebol americano e no hóquei há recursos como replays ao vivo para verificar a validade ou não de uma jogada, no bom e velho futebol a coisa não caminha por aí.

Gols invalidados injustamente, impedimentos não marcados e dúvidas entre se a falta foi dentro ou fora da área sempre fizeram parte das discussões sobre futebol. Contudo, se nesse aspecto o futebol é um tanto “atrasado”, na parte indumentária a coisa parece ter engrenado de vez.

Camisa amarela: consagrada e ecológica

Nesta quinta-feira, dia 25, a estadunidense Nike, fornecedora de materiais esportivos da Seleção Brasileira de Futebol, apresentou em Londres, Inglaterra, o modelo 2010 da camisa da seleção canarinho. Com um design simples e praticamente toda em amarelo, a camisa dos brasileiros na Copa do Mundo de 2010 possui novidades invisíveis aos olhos.

100% verde

De acordo com a fabricante, a camisa é construída com 100% de materiais recicláveis: oito garrafas plásticas foram utilizadas na confecção de cada peça. Foram recolhidas garrafas de lixões do Japão e Taiwan, que, após serem processadas e transformadas em poliéster, confeccionaram as camisetas das dez seleções patrocinadas pela Nike.

O atacante Alexandre Pato na apresentação oficial do novo uniforme da seleção. Foto: AFP

As garrafas são lavadas para remoção de impurezas e cortadas em pequenos flocos, que então são derretidos para se transformarem em fios bem finos. É a partir desses fios que se forma o poliéster que compõe o tecido.

Costura sem fio

Outra novidade da camisa canarinho é sua costura, que usa cola ao invés de fios, algo semelhante ao que é feito com uniformes de pilotos de Fórmula 1 com o objetivo de reduzir o peso total do conjunto carro e piloto. Para os atletas, o resultado é também uma camisa mais leve, pesando apenas 160 gramas, cerca 15% menos do que a utilizada pela seleção na Copa de 2006 de acordo com a fabricante.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Camisa se ajusta ao corpo

Outra novidade é seu ajuste dinâmico, que “adapta” a camisa às curvas do corpo do atleta que a veste. Além disso, o uniforme é estruturado em malha dupla. O resultado disso é mais mobilidade para o jogador, bem como 10% a mais de elasticidade se comparada com uniformes tradicionais.

Chuteira inteligente

Ainda em clima de Copa do Mundo, outra novidade foi desenvolvida pela Nike, só que desta vez somente para alguns atletas patrocinados pela empresa. Craques como os brasileiros Luís Fabiano, Robinho e Adriano, o argentino Sérgio Agüero, o inglês Wayney Rooney e o lusitano Cristiano Ronaldo usarão a chuteira Mercurial Vapor Superfly 2.

Mercurial Vapor Superfly 2. Foto: Business Wire

A divulgação do novo material também foi feita ontem em Londres, e teve como estrela principal o português Cristiano Ronaldo. As novas chuteiras são capazes de analisar o gramado em que pisam e ajustar automaticamente a altura das travas para um nível pré-determinado pelo atleta, ajudando na tração do atleta na corrida e evitando escorregões em arrancadas.

Lusa: camisa com realidade aumentada

A interação entre uniformes e tecnologia ganha um grande impulso com a nova terceira camisa da Portuguesa de Desportos (SP). Além de ter o preto como cor predominante – bastante diferente do tradicional rubro-verde – a camisa possui um recurso de realidade aumentada.

Nova camisa da Lusa, com suporte a realidade aumentada. Foto: Divulgação

O novo uniforme foi desenvolvido em conjunto pela Penalty, fornecedora oficial de material esportivo da Lusa, e pela Cavalera, responsável por desenhar o terceiro uniforme do clube paulista. Quem adquirir a camisa pode colocá-la em frente a uma webcam e visualizar o algumas novidades no PC.

O resultado é a exibição de uma imagem que contém um script. O script leva o torcedor para uma página na internet com um quiz sobre a história da Portuguesa, uma boa oportunidade de testar os conhecimentos sobre seu clube do coração e ainda faturar prêmios – os ganhadores são os que obtiverem melhores resultados no jogo de perguntas e respostas.

Bola transparente que muda de cor

Imagine o seguinte lance: um bate e rebate na área em que tanto a visão do árbitro central quanto de seus auxiliares está encoberta pelo grande número de atletas em volta da bola, que vai indo em direção ao gol, mas, de repente, um zagueiro chuta para longe. Os atacantes pedem o gol, se aglomeram em volta do juiz, que conversa com o auxiliar e manda seguir o lance, sem validar o tento.

Cenas como essa não são nada difíceis de se ver, porém, no que depender da fabricante Agent, elas estão com os dias contados. Isso porque a empresa desenvolveu a bola CTRUS, transparente e que muda de cor ao passar da linha de gol, sair para a lateral ou linha de fundo ou quando um atleta a recebe em posição de impedimento.

Obviamente a bola não funciona sozinha, mas sim com todo um aparato tecnológico de apoio composto por GPS, sensores e sistemas de conexão sem fio. Isso significa que, para ser utilizada, o estádio em que se realiza a partida de futebol também precisa sofrer algumas alterações, como a criação de uma central de controle.

Além disso, a bola não murcha nunca, logo, não precisa ser inflada. Os desenvolvedores garantem que a consistência e a flexibilidade do material são iguais aos de uma bola convencional. Ainda não há previsão de uso da CTRUS em jogos oficiais da FIFA.

Jogos da Copa ao vivo no iPhone

iPhone e iPod Touch receberão sinal para transmissão de jogos da Copa de 2010. Foto: Divulgação.Quem tem um iPhone sabe que fazer ligações é a coisa mais simples que o equipamento é capaz de fazer. Para este ano, outra novidade: você poderá assistir a jogos da Copa do Mundo ao vivo diretamente no aparelho da Apple.

O sinal, disponível também para iPod Touch, será oferecido por meio de um aplicativo gratuito que deve ser disponibilizado a partir de abril pelo canal inglês BBC. A emissora promete ainda transmitir eventos do mundial de Fórmula 1 e da temporada 2010/2011 do campeonato inglês.

Copa do mundo em 3D no Brasil

Outra novidade interessante que alia o futebol (sua transmissão, na verdade) à tecnologia é a exibição de jogos em três dimensões inclusive para o Brasil. A empresa Aruna, que adquiriu os direitos para transmitir a Copa em 3D para o mundo todo, negociou com a Rede Globo (emissora que adquiriu os direitos de transmissão do mundial para o Brasil) e também vai disponibilizar o sinal para cá.

Como as televisões com suporte para 3D ainda não aportaram em terras tupiniquins, a solução será estruturar a transmissão dos jogos em salas de cinema. Juntamente com a Aruna e a Globo está a empresa Golden Goal, responsável pela estruturação da transmissão para as 50 salas de cinema espalhadas pelo país que exibirão jogos em três dimensões.

Apesar de certa resistência, parece que o futebol está cada vez mais acostumado com a tecnologia. Se ainda não usamos recursos tecnológicos para acabar com dúvidas no esporte mais praticado no mundo, alguns aspectos da prática futebolística ganham um grande incremento de tecnologia. Não deixe de registrar sua opinião em nossos comentários!

Banner

Banner