Seja, Bem Vindo.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Seleção: 8 ferramentas para você navegar pela internet com mais tranquilidade

Confira abaixo quais ferramentas podem ajudar você a navegar pela internet com muito mais segurança.

O aumento das ameaças que circulam pela internet fez com que o número de aplicativos voltados para a segurança do usuário crescesse de forma assustadora nos últimos anos.

Além dos já conhecidos antivírus, novos programas como anti-spywares e plugins para navegadores foram desenvolvidos a fim de garantir sua segurança enquanto navega pelos sites na rede mundial de computadores.

Embora a maioria dos softwares seja de boa qualidade é inevitável que algumas falsas promessas surjam. Por isso, o Blog do IGOR selecionou 8 ferramentas muito úteis, as quais ajudam a manter seu computador livre das ameaças provenientes da internet.

WOT

Os usuários é que avaliam!Com essa ferramenta são os próprios usuários que classificam os sites visitados, dizendo se eles são seguros, livres de spam, spywares e todas estas pragas que circulam pela Internet. Esta ferramenta pode ser instalada em forma de complemento, e está disponível para dois dos principais navegadores: Internet Explorer e Mozilla Firefox.

McAfee SiteAdvisor

Disponível tanto para o Internet Explorer quanto para o Mozilla Firefox, o presente plugin auxilia os usuários mostrando um ícone no canto inferior direito do navegador marcando como verdes os sites considerados seguros, e vermelhos os sites considerados duvidosos.

Glubble

GlubbleO Glubble é uma poderosa ferramenta que restringe o acesso dos usuários a páginas consideradas perigosas ou com conteúdo impróprio para menores de idade. Infelizmente a aplicação está disponível apenas para o navegador da raposa.

Dr. Web Antivirus Link Checker

Outra poderosa extensão para o Firefox que veio a fim de aumentar a segurança na Internet. O Dr. Web Antivirus Link Checker verifica os links de downloads e sites em busca de algum vírus ou programa malicioso que possa prejudicar seu PC. Uma maneira simples, porém muito eficaz de manter seu computador imune a essas pragas.

IP Hider

IP HiderEsconder o IP enquanto navega na internet pode ser uma boa prática de segurança, por isso o aplicativo IP Hider pode ser muito útil. Ele modifica as configurações do seu navegador, redirecionando a sua conexão para um servidor proxy anônimo. Assim, você preserva a privacidade da sua navegação, inibindo spywares e scripts maliciosos.

KeePass Password Safe

Manter as senhas em um lugar seguro é essencial para a sua segurança, por isso o KeePass Password Safenão poderia ficar de fora da lista. Com ele você armazena todas as senhas em um único banco de dados.

Long URL Please

A criação dos encurtadores de URL trouxe uma falha de segurança bem grande: a falta de informações reais a respeito do link final. Para minimizar os problemas, os usuários do Firefox contam com o Long URL Please, que revela a URL completa, com todas as informações originais.

NoScript

Com essa ferramenta o usuário é capaz de bloquear a execução de scripts em sites de origem duvidosa. Uma garantia a mais de que seu computador está protegido contra as pragas que circulam pela internet.

Gostou dos complementos escolhidos? Deseja sugerir algum outro? Então não perca a chance: comente!

O que é um webhit?

Quer saber como se tornar um fenômeno na internet? Confira alguns dos vídeos mais engraçados da rede e saiba como ficar (ou não) famoso como eles.

O que um bêbado, um anão dançarino, uma faxineira e um pastor evangélico têm em comum? A primeira vista pode soar estranha a pergunta, mas se você é um daqueles usuários que navega bastante pela internet já deve ter se deparado com vídeos de algumas dessas “personalidades”.

O bêbado Jeremias, Sônia do Youtube a dança do quadrado e o pastor pilão são apenas alguns dos exemplares da vasta criatividade dos usuários do YouTube que, seja por meio da edição intencional ou da ingenuidade de outros, acabaram por consagrar certas pessoas como personalidades da web.

São os famosos webhits, vídeos espontâneos que acabam por se tornar virais, lançando ao sucesso seus protagonistas. Mas toda essa visibilidade, que muitas vezes passa dos milhões de visualizações é boa ou ruim para os envolvidos? Quais as características comuns responsáveis por todo esse sucesso? Existe uma regra ou essas são grandes exceções?

O poder da imagem

Na década de 60 o mundo pela primeira vez se deu conta do poder da televisão. Nos Estados Unidos John Kennedy e Richard Nixon, então candidatos à presidência do país, pela primeira vez travaram um debate político diante das câmeras. O visual jovial e alegre do primeiro foi um contraponto à figura carrancuda e de poucos amigos de Nixon e, nas urnas, Kennedy venceu e entrou para a história como o primeiro presidente da era da TV.

De lá para cá o domínio sempre foi da televisão e, ainda para muitos, a TV é o principal meio de informação, comportando-se verdadeiramente como uma espécie de janela para o mundo. Esse panorama persistiu até a metade desta década, quando a internet, já em pleno desenvolvimento começou a tomar aos poucos uma fatia do bolo da televisão.

O auge, mais uma vez, de deu contra eleição de um presidente norte-americano. Desta vez foi o democrata Barack Obama quem soube utilizar melhor os recursos da web e derrotou o republicano John McCain. O fato colocou em evidência o poder da web em criar novos “mitos” virtuais e sustentá-los na vida real.

Regras ou exceções

Mas se ações de sucesso requerem um uso consciente das ferramentas, como explicar o fato de ilustres “desconhecidos” caírem na boca do povo pelas suas atuações na web. Podemos apontar algumas características em comum à maioria dos vídeos. Saiba quais são elas:

Espontaneidade – na maioria dos casos tanto os protagonistas quanto os autores do vídeo não tinham a idéia de se transformar em um webhit. Não foi algo, premeditado, mas sim espontâneo. Ou seja, muito cuidado com o que você vai fazer diante de uma câmera.

Ridicularização – com raras exceções, os vídeos de maior sucesso são aqueles em que alguém é ridicularizado ou está fazendo algo muito fora dos padrões normais. Aqui, não só vale a espontaneidade como também a interpretação do espectador (ou a maneira como a edição do vídeo irá conduzir a isso).

Referencias à própria web – muitos dos vídeos de sucesso fazem referência direta a ações ou termos que surgiram na própria internet. Assim, vídeos como o do Pastor Pilão ou mesmo da Sônia Youtube podem não fazer tanto sentido assim quando visto por um público mais amplo, como das emissoras de TV, que nem sempre terá as mesmas referências.

Pós-fama – os 15 minutos de fama na internet nem sempre são sinônimos de algum benefício no futuro. Um dos casos mais clássicos é o de Jeremias José. Embora o programa em que a matéria foi veiculada tenha ganhado destaque nacional, seu protagonista seguiu um caminho inverso, tornando-se cada vez mais motivo de chacota.

Confira um Top 5 com alguns dos webhits mais marcantes da rede

quinto lugar

Uma matéria de um grupo de estudantes de Jornalismo sobre doação de sangue. Até aí tudo bem. Até um dos entrevistados declarar que a doação de sangue era tranqüila e que todos podiam vir sem medo. E ficar espantado com o tamanho da agulha. Também virou webhit e ganhou diversas outras paródias na rede.



quarto

Era pra ser apenas um curioso vídeo sobre um pastor girando em uma performance durante um culto. Mas algum engraçadinho decidiu colocar uma música tema do jogo Street Fighter. Estava criado o clima de algo engraçado e, é claro, mais um webhit. O pastor girando já ganhou mais de uma dezena de versões, entre elas Michael Jackson, ballet, Pião da Casa Própria, La Bamba, e He-Man.



terceiro

Um grupo de atores protagonizando uma dança divertida parodiando o ritmo e as letras do funk. A dança do quadrado virou webhit e fez tanto sucesso que foi parar na televisão. O grupo foi premiado pela MTV como webhit do ano. Embora tenha sido concebida para ser uma peça divertida, não se imaginava o tamanho do sucesso que ela poderia atingir. Ponto positivo para uma boa idéia.



segundo lugar

A faxineira Sônia ganhou fama pelo país ao tentar pronunciar (e não conseguir) o endereço www.youtube.com. Sua dificuldade em pronuncia foi gravada por um dos seus “colegas” de trabalho e jogada na rede. O vídeo recebeu mais de um milhão de acessos e Sônia virou webhit. O sucesso foi tanto que chegou a gerar uma loja virtual, chamada Loja da Sônia, vendendo produtos alusivos ao vídeo.



primeiro lugar

Era para ser apenas mais uma matéria para um programa policial sobre a prisão de alguém embriagado. Mas este alguém era ninguém menos que Jeremias José. Na prisão, por dirigir sua moto embriagado, soltou pérolas como “eu matava até o delegado” e “foi o cão quem botou pra nóis (sic) beber”.

O vídeo ganhou dezenas de outras versões e até funk. Jeremias José seria preso ainda outras duas vezes. Infelizmente ficou famoso da pior maneira possível e não colheu fruto algum do seu sucesso.



E você, quais outros webhits recomenda? Deixe as suas indicações de vídeos do Youtube nos comentários e participe conosco.

Interatividade, o futuro do cinema?

Conheça os novos recursos que podem pintar nas telas dos cinemas e que vão muito além dos efeitos de terceira ou quarta dimensão.

Nos últimos meses os cinemas de todo o mundo foram sacudidos pela novidade dos efeitos em terceira dimensão. A realidade dos mundos em 3D parece ser a bola da vez na indústria da tecnologia e do entretenimento, e nos próximos meses, PCs, notebooks, TVs, Blu-ray Players, e até mesmo celulares com suporte para o formato devem chegar ao mercado.

Mas, em se tratando de cinema, nenhuma novidade parece ser suficiente para saciar a inventividade de Hollywood. Na Coreia, o filme Avatar já é exibido em 4D nos cinemas – para conhecer mais sobre a tecnologia 4D confira este artigo – e, caso seja bem-sucedido, o novo formato deve se espalhar pelas salas de cinema mundo afora.

E onde entra a interatividade? Em que momento o espectador poderá decidir que rumo a história deve tomar? A atração já é realidade em algumas exibições-teste e pode dar início a um novo segmento nos cinemas, os filmes interativos. Vamos entender melhor como isso funciona.

Você decide

Na década de 90 o seriado Você Decide, exibido pela Rede Globo, acabou se tornando um dos maiores sucessos da emissora. O programa consistia numa história simples com final aberto, em que os próprios espectadores decidiam qual era o desfecho da história. Em seus episódios de maior audiência, Você Decide chegou a receber milhões de ligações em um curto intervalo de tempo.

Algo similar já está disponível e pode ser a atração em breve num cinema perto de você. O 13th Street, uma canal da rede americana NBC especializado na produção de filmes de terror e thrillers, desenvolveu um sistema em que é possível fazer o espectador interagir com a história e decidir os rumos dela durante a produção.

O projeto intitulado “Last Call” consiste em um filme de terror em que o protagonista, perseguido e acuado, liga para um espectador aleatoriamente na plateia. O escolhido, utilizando um celular, responde as perguntas do protagonista durante a projeção e, com isso, decide o rumo da historia.

A decisão de para qual lado seguir e subir ou não um lance de escadas fica para um dos espectadores. O resultado amplia as possibilidades de desenvolvimento da trama garantindo que nenhuma sessão seja igual à outra.

Filme interativo

Longe dos cinemas, um conceito similar começa a dar as caras também no mundo dos games. O jogo Heavy Rain: The Origami Killer, lançamento exclusivo para Playstation 3, nada mais é do que um grande filme que permite ao usuário interagir e definir os rumos da história.

Com uma jogabilidade diferenciada o game não é nenhum primor em termos de ação, no entanto apresenta uma história densa, um drama contado do ponto de vista de quatro personagens aparentemente desconexos, mas que, com o desenrolar da história, aproximam-se.

Se o jogo fará sucesso ou não só o tempo vai dizer. No entanto, já no seu lançamento, é possível notar como os olhos da indústria estão sobre ele e, caso seja bem-sucedido, espera-se uma nova leva de jogos do gênero também para outras plataformas.

A sala de cinema como palco de entretenimento

Com a possibilidade de o espectador montar em sua casa um home cinema cada vez mais real e acessível, a tendência das salas de cinema é agregar novos conceitos e atrações para não perder mercado e se constituirem em um diferencial significativo.

Em Londres algumas salas de cinema já exibem jogos de rúgbi em 3D e em tempo real. O silêncio do espectador na sala dá lugar a torcedores fanáticos gritando e vibrando pelo seu clube, com um copo de cerveja na mão e óculos 3D no rosto.

É bem verdade que, mesmo com novidades tecnológicas ou recursos para cativar a atenção do espectador, nada substitui uma história bem contada e que faça rir ou chorar com a intensidade que só o cinema é capaz.

Porém, em termos de entretenimento, é inegável a tendência das salas de cinema, cada vez mais, tornarem-se pólos de entretenimento e de estímulo a todos os sentidos. Se a novidade vai agradar ou não ao espectador, cabe ao público determinar. Ou seja, no final das contas, você decide.

Banner

Banner