Seja, Bem Vindo.

sábado, 3 de julho de 2010

Teste seu antivírus e anti-spyware para descobrir se eles são realmente confiáveis

Antivírus e anti-spywares são a principal barreira contra programas maliciosos. O Blog do Igor ensina você a descobrir se eles estão funcionando corretamente.


Poucas coisas são tão desagradáveis quanto descobrir que seu computador está infectado com algum malware. O trabalho de remoção desses programas escusos é difícil sem as ferramentas apropriadas, e muitas vezes é melhor formatar o computador inteiro a tentar apagar um arquivo minúsculo em uma pasta controlada.

A primeira linha de defesa contra esse tipo de problema é o bom senso: não clicar em links desconhecidos ou suspeitos, independente de terem chegado por email e MSN ou encontrados em sites. Quando essas práticas falham, entretanto, é essencial ter instalados e ativos os programas de proteção contra vírus e spywares.

A grande maioria desses programas diz proteger seu computador quase totalmente contra invasões e arquivos com códigos prejudiciais ao computador.

Servir e proteger

iStockO mote das forças policiais estadunidenses serve também como referência de conduta para programas como antivírus e anti-spywares, já que o esperado de um aplicativo dessa natureza é segurança sem trabalho extra.

Porém, se você não está ativamente controlando as ações de suas defesas, como é possível ter certeza de que elas estão funcionando? Afinal de contas, toda automatização tem limites, e quando o assunto é a segurança do computador e dos dados nele acumulados, todo cuidado é pouco.

O básico

A primeira atitude para descobrir se seus programas de segurança estão funcionando corretamente é conferir os logs de atuação. Checar as atualizações de bases de dados e os resultados das verificações é um pouco chato, mas pode evitar dores de cabeça posteriores.

Todos os aplicativos realmente eficientes na proteção do seu computador apresentam registros dos processos realizados. Os melhores programas indicam não só as atividades, mas também os arquivos processados e os resultados das verificações.

Log do Kaspersky mostrando ações e arquivos verificados

Se o seu antivírus ou anti-spyware não exibe esses logs, está na hora de procurar uma alternativa mais transparente. No mínimo, você terá mais tranquilidade na hora de navegar pela rede.

Como funciona?

iStockAlguns programas utilizam bases de dados como ferramenta de verificação. Antes de permitir o download ou a execução de um arquivo, estes programas fazem uma varredura no alvo e comparam com os códigos maliciosos registrados no banco de dados. Caso encontrem sequências idênticas ou muito semelhantes, alertam o usuário para que tome cuidado com aquele programa ou arquivo.

Uma segunda variedade de softwares de segurança trabalha com o comportamento de determinados arquivos e programas: se durante a leitura e execução o código remete às DLLs do Windows, ou outros arquivos restritos que normalmente são alvos de alteração por malwares, o programa dispara o alerta e interrompe o processo.

Ambos os tipos de varredura são eficientes, mesmo com as diferentes opções disponíveis para cada um. De maneira geral, o primeiro tipo – que usa bancos de dados – são os antivírus, enquanto o segundo, baseado no comportamento dos arquivos, é característico dos anti-spywares.

Sempre alerta!

Além de confiar nos aplicativos de segurança – graças aos logs criados –, existem maneiras de testar o funcionamento de antivírus e anti-spywares simulando ataques por malwares.

Porém, graças às diferenças de funcionamento entre os dois tipos de defesa, a fim de conferir se ambas funcionam de maneira correta são necessárias ferramentas também diversas. Para os antivírus – que utilizam a base de dados como referência – o EICAR é a referência em testes.

Alerta contra o teste do EICAR

O EICAR funciona a partir de uma “string”, ou sequência de caracteres, que apesar de não oferecer risco algum para o computador, deve ser considerada – por um antivírus – como código malicioso. Caso seja executado, um arquivo EICAR retorna apenas a frase “EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!” (arquivo de testes de antivírus EICAR!), sem atacar nada no PC.

iStock

Para conferir se o antivírus instalado funciona corretamente, faça o download dos seguintes arquivos:EICAR.COM, EICAR.COM.TXT, EICAR_COM.ZIP e EICARCOM2.ZIP. Se o seu antivírus permitiu que qualquer um dos quatro arquivos fosse transferido, você está sob risco, em maior ou menor grau.

Mau comportamento

Já para os anti-spywares e outros defensores baseados no comportamento de código, o EICAR inspirou – apesar de não haver nenhuma relação mais próxima – o teste Spycar.

Enquanto o teste de antivírus trabalha com a transferência de uma linha de código de padrão viral – mas não infecciosa – para o computador, o Spycar atua direto do navegador. Para realizar o teste das defesas instaladas, é necessário acessar a licença de uso do Spycar e clicar no link “Click here to agree” (clique aqui para concordar).

Lista de arquivos que devem ser bloqueados pelo antispyware no Spycar

O link leva a outra janela com uma imagem PNG ao centro. Caso o seu anti-spyware funcione corretamente, dois alertas devem ser emitidos – no mínimo – durante o carregamento: um para o arquivo SPYCAR.CSS e outro para o IMAGE.PNG. Alguns outros arquivos de imagem do site também podem ser bloqueados pelo aplicativo de segurança, entre eles: DROPPEDIMAGE.PNG, NAVBAR_0_ROLLOVER.PNG etc.

Barra limpa

iStockSe os testes funcionaram para você, e suas defesas acusaram corretamente os ataques simulados, parabéns! Isso significa que as escolhas feitas foram eficientes e protegem o computador de ameaças de maneira correta.


Com migo saiu tudo bem meus Antivirus pegou todos "Obs: Não se pode ter mais de um Antivirus no computador ou senão eles ficam dando erros mas eu descobri a unica combinação possível que é o

Avast! Free Antivirus 5.0.594


e o

Microsoft Security Essentials 1.0.1963.0


Faça o download deles Gratuitamente cliclando nos nomes


Sentidos ampliados: óculos do futuro têm legendas e falam com você

Escutar, ler e traduzir ao mesmo tempo. Conheça o par de óculos conceitual que ajuda você a ficar ligado no que está sendo dito.


Estilo e alta tecnologia para quem precisa entender o que outras pessoas dizem em línguas diferentes. Essa é a ideia embutida nos óculos conceituais do dinamarquês Mads Sukhdev Hindhede.

Chamado de “Visual Hearing Aid” (auxílio visual auditivo, em tradução livre), os óculos traduzem para o usuário o que é dito em outra língua, através de legendas que aparecem na parte inferior da lente.

O dispositivo captura o som por meio de dois microfones embutidos nas laterais da haste dos óculos e traduz, por softwares de reconhecimento e tradução de fala, o que está sendo dito pela pessoa em outro idioma.

Óculos conceito para tradução

Uma vez recuperada a fala, o aparelho mostra a tradução daquilo que foi dito através em dois projetores, que mostram as legendas diretamente na lente dos óculos, para que você leia enquanto conversa com a pessoa à sua frente. Os microfones que capturam o som estão localizados ao lado das lentes, na parte de fora da armação.

Para fazer toda essa tarefa, o dispositivo é equipado com baterias de Íon-Lítio e traz integrado um software que diminui ruídos na hora de capturar a fala, além de um software de projeção com a tecnologia HMD, ou seja, o que existe de mais moderno em termos de visualização de imagens na lente dos óculos.

Microfone na parte da frente

Os softwares são atualizados via conexão USB, o que significa que podem ser acoplados a qualquer computador atual, de forma a cada vez mais melhorar sua performance em termos tanto de tradução quanto de projeção.

Será que funciona?

O conceito do “Visual Hearing Aid” é interessante e pretende resolver um problema bastante comum: a falta de comunicação decorrente do desconhecimento de uma língua estrangeira.

Legendas na lente

Enquanto em termos de hardware a ideia é bastante avançada, uma vez que os óculos utilizam avanços em dispositivos de captura de som e na transposição disso para a tela, é preciso ter em mente que os softwares de tradução simultânea ainda precisam percorrer um longo caminho para se tornarem algo sem falhas.

A Google já caminha nesse sentido com os vídeos com legendas no site do YouTube, porém um teste rápido nos permite perceber que as falhas na tradução são constantes. Isso porque os softwares de tradução muitas vezes não reconhecem informações de sotaque, gírias e pronúncias que fogem do padrão, uma vez que cada idioma é algo vivo e em constante mudança.

Para você ver por dentro e mais de perto

Além disso, é preciso conferir qual o conforto que o dispositivo oferece para quem o usa, pois quem usa óculos sabe como eles ficam extremamente perto do rosto.

Entretanto, por se tratar de algo conceitual, os óculos ainda devem ser aperfeiçoados antes de se tornarem acessíveis ao uso comum. Enquanto isso, nós podemos nos divertir ao imaginar como seria uma conversa com legendas.


Error 404: tela azul da morte

Foi detectado um problema e o Error 404 foi ativado para informar todos os detalhes sobre a tela azul do Windows. Iniciando despejo de informações...


Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, então você é novato com o sistema Windows. Entretanto, se você já está habituado aos erros do Windows, certifique-se de que existe tempo suficiente para ler todas as história da tela azul da morte.

Caso você precise usar o Modo de segurança para continuar lendo, então inicialize o computador usando o Linux. Após a leitura completa do artigo, entre em contato com o Administrador para tentar solucionar o problema.

Era uma vez...

O Windows! Um sistema robusto (até parece...), compatível com muitos programas, capaz de rodar jogos de última geração e surpreendente para os novatos no mundo da informática. Todavia, certo dia aconteceu algo inesperado. A tela azul da morte apareceu com seu plano maligno para chatear a vida dos usuários.

Desde então ela domina os computadores e ataca bem na hora que você estava terminando aquele trabalho da faculdade, o qual tinha exatas 73 páginas. A vilã mostra suas garras com muita frequência e cada vez que isso acontece, alguém acaba quebrando um CD do Windows. A Microsoft, toda poderosa e criadora da tela azul, mantém os mesmos erros e ainda que você use o Windows Ultra Power 2020 vai acabar se deparando com ela.

Tela azul no ponto de ônibus em Nova York

Erros inesperados! A imagem acima mostra um ponto de ônibus em Nova York equipado com Windows (e tela azul)

O dia em que apareceu pela primeira vez? Ainda me lembro bem, era uma segunda-feira e alguém na Microsoft anunciou uma novidade exclusiva: uma tela azul fantástica que iria aparecer sempre que acontecesse um erro. A sensação do momento era a tal tela azul e até o próprio Bill Gates foi traído com a sua própria arma.

O problema é que a tela azul da morte não se restringiu ao criador e invadiu a casa de todos. Neste exato momento há pelo menos algumas centenas de computadores exibindo um erro exclusivo do Windows. Obviamente essa arma foi evoluindo com o tempo e atualmente ela traz tantas informações que ninguém entende nada do que está escrito.

A história da BSOD (“Blue Screen of Death”, em português Tela Azul da Morte) continuou nas versões posteriores do Windows, mas ganhou variações – algumas simples e outras complexas. Entre tantas estão a Tela Preta da Morte e a Tela Vermelha da Morte, as quais não são exatamente iguais, mas são piores: indicam erros mais graves e possivelmente impedem o sistema de funcionar (ou seja, não há solução).

As sucessivas telas de erro concederam fama ao Windows, que se tornou um sistema um bocado duvidoso quanto ao quesito segurança, mas que de qualquer maneira ainda é o mais utilizado no mundo — afinal, todo mundo ama telas azuis e erros constantes. Foi aproveitando de toda a fama que a Microsoft resolveu lançar o console de games, o famoso Xbox 360 (sucessor do primeiro video game da empresa nomeado apenas como Xbox).

E com o lançamento de um novo produto, veio um novo sistema. E o que significa um novo sistema? Novos erros, claro! A Microsoft desenvolveu um sistema ideal para jogos, porém não há como alcançar a perfeição no mundo da informática, tanto hardware como software (entenda software como Windows e suas variações) podem gerar erros.

Desde o lançamento do Xbox 360 ele ficou conhecido por ser o video game com mais problemas, justamente em decorrência das famosas 3RLs (“3 Red Lights”, ou, Três Luzes Vermelhas). Esse erro não é exatamente o mesmo da Tela Azul da Morte, pois é muito pior do que ocorre com o Windows (e também é diferente porque não mostra nada na tela). Normalmente a BSOD não estraga o computador — ela é só uma pegadinha de mau gosto mesmo — do usuário e basta reiniciar e desinstalar um driver para que o sistema volte ao padrão.

Xbox 360 envergonha proprietários do console e a Microsoft na conferência GDC 2008

O erro do Xbox 360 é mais complexo, porque estraga o console completamente, sendo necessário reparo técnico na parte de hardware do produto (agradeçamos a Microsoft por mais esse prazer único). Todavia, a frequência com que este erro acontece tem muita semelhança com o da Tela Azul, sendo uma grande dor de cabeça para os proprietários do console.

Atualmente as telas azuis continuam a aparecer e mesmo com a utilização do Windows 7 e Vista é provável que algumas dores de cabeça aconteçam em momentos aleatórios. Claro que, a Microsoft vem tentando eliminar a presença das telas azuis, mas elas são muito necessárias e possivelmente nunca sairão do sistema.

O que gera a tela azul? Como resolver?

O que gera é óbvio: o Windows. Quem produziu ela todo mundo já sabe, mas há motivos de sobra para que ela apareça do nada e arruíne sua vida. Em geral a BSOD pode ocorrer ao tentar instalar alguma inutilidade, quando um driver não é compatível, ao adicionar uma placa de vídeo que custou mil reais, em situações que a memória RAM apresenta defeitos ou até quando algum arquivo do Windows está corrompido – ou seja, sempre vai dar tela azul.

Soluções? Até existem, mas são poucas. Em teoria, bastaria realizar o inverso do erro, ou seja, se um novo hardware ocasionou a travada, bastaria remover a placa e jogá-la no lixo. Contudo, o problema é descobrir o que ocasiona o erro, porque a tela azul não vai informar com todas as letras e detalhes o motivo da parada. Normalmente, o BSOD exibe a seguinte informação: *** STOP: 0x000008E (0C0000005, 0XBFABFF1B, 0XB8F61B14, 0X00000000).

Alguns computadores que apresentaram Tela Azul

Caso você seja um gênio da informática ou o programador do Windows, certamente vai entender ao que se refere o erro, contudo seres humanos (e até os que têm a inteligência do Einstein) não conseguem resolver um problema somente analisando o código do erro – tá bom, o Einstein conseguiria. Enfim, só para constar, a mensagem apresentada no parágrafo acima faz referência a um possível problema no driver da NVIDIA.

A tela azul virou moda

Sim, virou uma moda não só nos computadores, mas também na vestimenta, nos acessórios e em outros gadgets. Atualmente existem camisetas estampadas com a BSOD, mousepads personalizados, canetas com a mensagem, wallpapers, screensavers e outros tantos produtos virtuais e reais.

Caneca com Tela Azul

Imagem por yuri goytacaz

Vale lembrar que já aconteceu (e ainda pode acontecer) no Nintendo DS, no PSP e nos antigos Gameboys Advanced erros parecidos com o da Tela Azul da Morte. Entretanto, os consoles portáteis apenas geram erros semelhantes quando o usuário remove os jogos durante a execução ou quando a execução de algum programa gera conflito com o software do video game.

Erros sempre existirão e nada será perfeito, pois sempre há falhas, ainda mais que a cada dia surgem novos programas, novos itens de hardware e provavelmente alguma novidade não será compatível com antigos softwares e hardwares.

Blog do Igor

Foi detectado um problema e o Error 404 acabou de forma inesperada.

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, comente abaixo. Se a tela foi exibida novamente, você provavelmente está visitando o artigo pela segunda vez.

Informações técnicas:

*** STOP: 0x000007 (0C0000001, OXBFABFFIB, 0XB8F51B31, 0X00000000)

*** Blog do Igor_404.dll – Address BXK1FF1B base at NZN9D4000, Datestamp 01072010h17


Iniciando despejo de memória física.
Despejo de memória física concluída.
Não deixe de dar sua opinião.
Após comentar, visite outro link para solucionar o problema!
Baixaki

Foi detectado um problema e o Error 404 acabou de forma inesperada.

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, comente abaixo. Se a tela foi exibida novamente, você provavelmente está visitando o artigo pela segunda vez.

Informações técnicas:

*** STOP: 0x000007 (0C0000001, OXBFABFFIB, 0XB8F51B31, 0X00000000)

*** baixaki_404.dll – Address BXK1FF1B base at NZN9D4000, Datestamp 01072010h17


Iniciando despejo de memória física.
Despejo de memória física concluída.
Não deixe de dar sua opinião.
Após comentar, visite outro link para solucionar o problema!

O que adoramos e odiamos no MSN Messenger 2010

A tão esperada versão 2010 do Windows Live Messenger chegou. Utilizamos o novo MSN por quase uma semana para fazer uma análise do que há de melhor e pior nesta atualização.


O Windows Live Messenger, melhor conhecido como MSN, é um dos mensageiros mais utilizados no mundo. O programa da Microsoft tomou o primeiro lugar do ICQ e evoluiu muito em seus dez anos de existência.

Agora, a empresa de Bill Gates lança a última versão do MSN, com grandes inovações e maiores opções de compartilhamento e integração. Facebook, MySpaces e Windows Live Spaces em só lugar.

Mesmo com tantas mudanças positivas, nem tudo é perfeito nesta versão 2010 – que, é necessário dizer, ainda é beta. O Blog do Igor analisou e lista agora o que mais gostamos e odiamos no MSN 2010.

Para adorar

Integração

MSN 2010Esta parece ser a palavra da moda nos lançamentos de novos aplicativos e aparelhos. Integração com as principais redes sociais é um item essencial para agradar aos usuários que estão sempre conectados.

O novos MSN permite que você visualize em sua interface as atualizações do Windows Live Spaces – espécie de Orkut da Microsoft -, do Facebook – uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e a maior do mundo -, MySpace – principal fonte de divulgação para bandas e artistas -, além de outras redes sociais – como Flickr, Wordpress e Last.fm.

Interface renovada

A boa e velha visualização compacta do MSN ainda existe, mas a interface principal agora está totalmente renovada. Ela foi redesenhada para comportar seus contatos e as atualizações das redes sociais integradas. A nova interface ficou bonita e funcional.

Interface

Do lado esquerdo é possível realizar a atualização de seu status e, logo abaixo, ver imagens, vídeos e links compartilhados por seus amigos. Do lado direito, os contatos do MSN são exibidos, com direito a um grupo especial para os amigos do Facebook que também estiverem online.

Conversas em abas

Esta é uma das grandes melhorias do MSN 2010. Ao invés de abrir uma janela para cada conversa, ele cria abas para cara chat. O visual segue o mesmo estilo das abas exibidas nos principais navegadores de internet. Dessa forma, você economiza espaço no seu desktop e elimina a poluição visual. O visual do novo MSN fica ainda mais compacto, organizado e bonito por conta desta função.

Abas

Invisível para um usuário

Mais do que uma opção conveniente, ficar invisível no MSN pode ser útil em alguns momentos. A nova versão do aplicativo oferece esta opção direcionada a um usuário apenas. E mais do que isso: é possível ficar invisível para um grupo inteiro de pessoas.

Se você estiver no trabalho, por exemplo, pode ficar invisível para todos os outros grupos e não receber mensagens de fora. Esta opção se estende também para as redes sociais. É possível ocultar as atualizações de determinados contatos, a exemplo do que se faz do Facebook.

Atualizações de status

A atualização de status também está renovada. Agora, é possível compartilhar imagens, links e vídeos da mesma forma que você faz no Facebook. O que for inserir ali pode ser visualizado por todos os seus contatos ao mesmo tempo, exibido nas atualizações das redes sociais.

Vídeos

Se você deixava de usar o MSN para fazer videoconferências pelo Skype, pode dar mais uma chance ao programa do Bill Gates. Agora é possível conversar com vídeo em alta definição, melhorando ainda mais a experiência do usuário.

Vídeos

Outro aspecto positivo é o compartilhamento de vídeos. Ao enviar o link do YouTube para um chat ele é incorporado, não sendo mais necessário abrir o navegador para visualizá-lo. Vale lembrar que, para que esta opção funcione, os dois usuários devem estar utilizando o MSN 2010.

Emoticons novosEmoticons novos

Depois de dez anos, finalmente eles mudaram. Agora há uma nova leva de imagens, ainda mais bonitas e divertidas, para você enviar aos amigos e ilustrar suas conversas. Quem vive procurando novos pacotes de emoticons – pois já enjoou dos velhos – pode agora se deliciar com as novas carinhas!

Para odiar!

Windows XP? Fora!

Não adianta chorar nem espernear: o Windows Live Messenger 2010 não tem uma versão disponível para usuários do Windows XP. Depois do Windows 7, o XP é a versão mais estável deste sistema operacional. No entanto, não foi contemplada com uma atualização do MSN.

Windows XP

Esta característica é a principal fonte de crítica de muitos usuários, que não migraram para o Vista ou ainda não possuem um computador com Windows 7. Por conta disso, muitos se sentiram excluídos e não podem testar a nova versão do mensageiro.

Integração?

Se por um lado há forte integração com o Facebook, por outro, o MSN 10 deixa de fora o Orkut, a rede social mais utilizada pelos brasileiros, porque pretende-se fortalecer o uso do Windows Live Spaces. Mesmo assim, sentimos falta de poder visualizar as atualizações de nossos contatos do Orkut.

Outra rede social que ainda está com a sua compatibilidade instável é o Twitter. Os rumores de que ela seria integrada ao MSN 2010 eram fortes, mas, por enquanto, ainda não houve esta união. Mas acreditamos que, em breve, o Twitter esteja na lista de redes sociais do novo MSN.

BingBarra de tarefas do Bing

Ao contrário do MSN 2009, a nova versão não pergunta ao usuário se ele deseja ou não instalar a Barra de tarefas do navegador da Microsoft. Ao final da instalação, seu navegador exibe o Bing, sendo necessário acessar Painel de Controle para desinstalar esta opção inconveniente.

Reinicie e reinicie de novo

O novo MSN é pesado e sua instalação demorada. E o pior é que, ao final da instalação, você é obrigada a reiniciar a máquina para poder utilizar o programa. Se não aprovar o MSN 2010 e resolver desinstalar o programa, o mesmo procedimento é necessário: reiniciar seu computador.

Visualização compactaPropagandas gigantes

Os anúncios são algo inevitável no MSN, OK. Mas o novo MSN traz propagandas ainda maiores em sua interface. Em alguns casos, a visualização compacta do programa tem quase metade de seu espaço tomado por um anunciante.

Até os chatas trazem propagandas, logo abaixo da caixa de texto. Ao menos ali é possível fechar a imagem, o que não a deixa menos inconveniente. Para quem utiliza o MSN 2010 em um netbook, por exemplo, a visualização fica ainda mais prejudicada por conta das propagandas.

Dependência do Windows Live

Muitas configurações do novo MSN só podem ser alteradas através do Windows Live Spaces. Isso significa que será necessário abrir o navegador e logar sua conta do Spaces toda vez que precisar fazer mudanças.

A principal delas é o seu apelido. Antes, bastava acessar as opções dos programas e alterar o nome de exibição rapidamente. Agora, é necessário abrir o Windows Live através do navegador, pois ele utiliza o nome que está cadastrado na rede social para exibir no mensageiro.

Vale lembrar...

O MSN 2010 acabou de ser lançado e ainda está em versão beta. Isso significa que muitos bugs podem ocorrer e esta ainda não é sua versão definitiva. Resta torcer para que tudo seja corrigido e em breve a Microsoft anuncie sua versão definitiva e melhorada.


Banner

Banner