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quinta-feira, 1 de abril de 2010

Conheça a Google em números

Saiba quanto lucra, quantos visitantes recebe, e qual a influência da mais poderosa empresa online do mundo

Quando Larry Page e Sergey Brin criaram e hospedaram seu sistema de busca em um dormitório na Universidade de Stanford, com certeza não imaginavam que 14 anos depois esse mecanismo seria o carro-chefe da maior empresa online do planeta.

Hoje, o Google tem mais de 7 bilhões de pageviews por dia, realiza 87,8 bilhões de buscas por mês e, como não poderia deixar de ser, é também o site mais visitado do planeta.

Mas não só de buscas vive o internauta. Nem a Google. A gama de serviços e produtos disponibilizados vão desde email (Gmail), redes sociais (Orkut, Buzz) e serviço de hospedagem e edição de imagens (Picasa) até vídeos com o YouTube e bate-papo com o Google Talk. Enfim, são centenas de opções gratuitas de produtos para atender as necessidades dos usuários.

Google em númerosCrescimento financeiro exponencial em poucos anos

Se o número de buscas que o site recebe mensalmente é gigantesco, as finanças da empresa também são surpreendentes. Isso porque nem mesmo o mais otimista analista de mercado imaginaria que uma organização voltada somente para web teria uma valorização tão grande e tão rápida como a Google. Veja só:

Google em números

A receita da empresa (o quanto a organização recebeu pelos seus serviços/ produtos em um período) passou de US$ 19 milhões no ano 2000, para US$ 23 bilhões no fim de 2009;

Crescimento Google

O lucro de 2000 foi na verdade um prejuízo de US$ 14,6 milhões. Em 2009, fechou em US$ 6,5 bilhões positivo. Nada mal, não é mesmo?

Com números assim, não é de se surpreender com as grandes ações mercadológicas da empresa, como a compra do YouTube, em 2006, pela bagatela de US$ 1,65 bilhão de dólares.

Já comprou suas ações da Google hoje?

Se alguém resolve investir em ações e pensa em uma empresa de tecnologia, com certeza Google é um dos primeiros nomes que lhe vem à cabeça. E quem pensou nisso em 2004 tem então motivos para sorrir à toa.

Isso porque as ações da empresa tiveram uma valorização de mais de 600%. Veja só: se você comprou papéis da Google em 2004, pagou US$ 85 em cada. Se as vendesse no dia 23 de fevereiro de 2010, obteria US$ 535.

Google em Números

Publicidade online: uma verdadeira mina de ouro!

Se a Google faturou US$ 23 bilhões em 2009, deve muito disso à publicidade. Isso porque 97% da receita da empresa veio graças à publicidade, principal fonte de renda da organização. O AdSense pode ser considerado o responsável.

Lançado em março de 2002, o AdSense funciona de forma relativamente simples e eficiente. Ele fornece anúncios aos usuários cadastrados que ajudam a divulgar clientes de publicidade para os quais o Google vende espaços, fazendo com que haja uma maior exposição. Assim, o Google aumenta seu alcance de mercado e divide uma fatia do rendimento com o website parceiro.

AdSense

Receita de sucesso e gestão inovadora

Sempre que o assunto são empresas que inovam na maneira de trabalhar, ou ambientes de trabalho diferenciados, a Google é citada. E não é para menos: seus escritórios são um exemplo de lugar despojado e oferecem liberdade para que o funcionário dê o seu melhor. Alguns levam até seu animal de estimação para o trabalho. No site coorporativo, uma das dez verdades da Google é: "você pode ser sério sem um terno".

A liberdade não acaba por aí. Os mais de 19 mil funcionários têm à sua disposição 17 Googleplex Cafés, com comidas à vontade, academia, biblioteca, além de poder usar 20% do seu expediente para novas ideias e projetos pessoais. E isso traz muito retorno: cerca de 50% dos produtos Google saíram desses projetos (Orkut por exemplo).

Google Dublin

Encantado? Pois bem, saiba que quem deseja trabalhar na Google deve ter uma boa dose de "googliness". Isso mesmo, segundo a empresa, esse é um fator essencial, e significa basicamente se a pessoa vai se adaptar ou não ao ambiente da empresa.

Fazem parte da personalidade "googliness": o bom humor, a capacidade de aprendizagem e o trabalho em equipe, entre outras características fundamentais.

Outra coisa muito valorizada pela companhia é a responsabilidade social. Tanto é que a empresa lançou um site de buscas específico para ajudar na procura de desaparecidos e devido ao recente terremoto no Chile. O site, chamado de "Buscador de Pessoas: terremoto no Chile" pode ser acessado através do endereço Chilepersonfinder.appspot.com.

Google no Chile

Futuras ações da Google

Se você pensa que os novos produtos Google são idealizados em laboratórios escondidos, está enganado. Quase tudo é desenvolvido bem debaixo do nariz de todos no Google Labs. É lá que muitas inovações esperam por usuários que podem usufruir de novas soluções tecnológicas e ajudar no seu desenvolvimento.

Sim, Google Labsquando alguém usa determinado produto e dá a sua opinião ajuda no seu desenvolvimento. Não é à toa que cerca de 50% dos produtos Google são Beta - isso significa que estão em constante aperfeiçoamento.

Outra grande inovação que já chegou e vem fazendo muito barulho é o Google Android, sistema operacional para celulares desenvolvido pela empresa e que vem tendo muita aceitação. Já são cerca de 60 mil celulares por dia vendidos com o sistema, segundo o CEO da Google Eric Schmidt. Quem agradece são os consumidores. Afinal, com a concorrência e o fim da hegemonia da Apple nos smartphones, todos saem ganhando.

Falando em smartphone, a empresa já lançou o Nexus One, seu primeiro celular, produzido pela HTC. Pena que ele deve pintar no Brasil somente no segundo semestre de 2010.

Nexus One

O que mais a Google vem desenvolvendo? Você já conhece a busca por códigos chamada Code Search? E a busca por trechos de áudio, com o Google Audio Indexing? Também já é possível traçar rotas de ônibus através do Google Maps.Essas são algumas das inovações do Google, que você pode conferir também no artigo O que a Google está preparando para os próximos anos?

Google e o Brasil

Sim, a empresa tem escritório no Brasil. Isso porque nós somos bem quistos pela companhia, afinal de contas nosso país tem um grande número de internautas - um dos maiores do planeta.

E aqui, a Google tem dois carros-chefe: seu buscador e a sua rede social, o Orkut. Segundo a Nielsen Online, uma das maiores empresas de estudo mercadológico do mundo, uma pesquisa realizada em julho de 2009 aponta que 24 milhões de brasileiros são usuários ativos da página e 84% deles o fazem todos os dias.

Orkut

Quando falamos de email, o Gmail também mostra uma boa participação no mercado brasileiro: 8,4 milhões de visitantes em dezembro de 2009 de acordo com a consultora especializada em empresas ponto-com, comScore.

E qual a influência da Google na internet?

Com certeza quando se fala em internet a Google faz parte do assunto, afinal sua influência na rede é inegável. Não é qualquer empresa que, em menos de 15 anos, domina o mercado de buscadores e o de publicidade online atingindo um valor de US$ 40,5 bilhões.

A verdade é que, quando se trata da Google, sempre se deve prestar atenção. A companhia está frequentemente inovando, buscando novas soluções para manter seu público cada vez mais satisfeito.

Uma empresa que tem visão, que cresce tão rápido e de maneira tão avassaladora, com certeza não obtém seus seguidos sucessos por acaso. E é claro que, agora também no mercado de celulares, a Google veio para ficar.

32 gigas de memória (quase) ao seu alcance!

A coreana Samsung começou a distribuir amostras de seus novos – e enormes - pentes de memória RDIMM para testes em fabricantes de servidores.

Imagine rodar jogos, bancos de dados e diversos aplicativos de cloud-computing em milhares – talvez até milhões – de computadores ao mesmo tempo, através da internet. Essa é a carga que servidores encaram diariamente. Para entender, basta pensar na quantidade de buscas, acessos a email, utilização de documentos e visualizações de vídeo ocorrendo simultaneamente nos serviços Google.

Manter a performance de todos os processos, evitando lentidões – respeitando limites de banda de cada usuário – e falhas de carregamento, exige uma quantidade enorme de memória e processadores suficientes para executar todos os comandos.

Graças às tecnologias de múltiplos núcleos, threading e clusters, o processamento de um servidor tem diversas alternativas para funcionar. Já a memória RAM disponível para um servidor funciona do mesmo modo – ainda que em patamares de desempenho mais elevados – que a do seu computador.

Memória RAM

Pentes de memória são constituídos por diversos dies de silício, como você descobriu neste artigo. O agrupamento de dies em chips e sua consequente montagem em um módulo DRAM são os fatores que determinam a capacidade de cada pente de memória.

Pente de memória com 32 GB de capacidade da Samsung

Enquanto os pentes atualmente utilizados – em ambientes de alta performance - são montados a partir de chips de 2 GB, com máximo de 16 GB por pente, o novo produto da Samsung oferece o dobro disso – 32 GB – no mesmo espaço físico, graças à diminuição de tamanho, que passou de 50 para 40 nanômetros.

No servidor

Atualmente, uma estrutura de servidores conta – por máquina – com até 192 GB de memória RAM, utilizando conjuntos, ou pentes de memória, DRAM (dynamic random access memory - memória dinâmica de acesso aleatório) de 16 GB baseados em tecnologia de 40 nm.

O novo módulo de 32 GB em 40 nm da Samsung promete, dependendo do sistema, manter a mesma capacidade – 192 GB – reduzindo até 40% do consumo energético, graças à redução de 12 para 6 módulos de memória por servidor de mão dupla. O acréscimo de velocidade dessa configuração vai dos 800 megabit por segundo (Mbps) dos servidores atuais – com pentes de 16 GB – até 1066 Mbps para o mesmo equipamento utilizando os novos pentes.

Memória RAM 32 GB DDR 3, via Akihabara News

Para sistemas de quatro vias, ainda mais exigentes, é comum utilizar até 1 TB de memória RAM usando os pentes de 16 GB. Com a nova tecnologia, esse limite é expandido até 2 TB sem acréscimo considerável no consumo energético, possibilitando o desenvolvimento de aplicações ainda mais complexas e softwares mais poderosos sem perder desempenho.

Futuro próximo

Ainda vai demorar algum tempo para um pente de memória com 32 GB de capacidade chegar ao consumidor final, já que não existe – ainda – requerimentos para tamanho poder.

Como a maioria dos computadores usa de 2 a 4 GB, enquanto equipamentos de alta performance contam até 8 - ou 16 - GB de RAM, utilizar um chip desses em um computador doméstico seria desperdiçar um componente em processos menores. Mas ainda chegará o dia em que 32 GB de RAM serão padrão de máquinas básicas, ou ainda de computadores já defasados com o seu cenário tecnológico.

Artwork Creator: crie etiquetas e folhetos para CDs e DVDs sem instalar nada no computador

Aprenda as etapas necessárias para deixar sua coleção mais bonita e organizada.

Gravar CDs e DVDs no computador há tempos deixou de ser uma atividade realizada por poucos aficionados do mundo da informática. Atualmente é difícil encontrar alguém que não saiba ao menos o básico necessário para gravar um disco com suas músicas ou com os últimos capítulos de sua série favorita.

Porém, quem costuma fazer isso com certa frequência provavelmente já se deparou com a situação de ter várias capas e embalagens genéricas, em que há somente o nome do disco escrito de forma desleixada com uma caneta qualquer.

Neste artigo vamos ensinar como utilizar o Artwork Creator, software online totalmente gratuito para a criação de capas e etiquetas de identificação para CDs e DVDs. Dessa forma, fica mais fácil organizar sua coleção, além de poder dizer adeus ao visual pouco atrativo das caixinhas genéricas que encontramos por aí.

Após terminar seu projeto, não deixe de postar suas impressões ou dúvidas em nossa seção de comentários.

Pré-requisitos

  • Conexão com internet.
  • Acessar o Artwork Creator, clicando no botão abaixo.

Artwork Creator

  • Uma série de imagens à sua escolha para utilizar durante o projeto
  • Tempo e paciência para obter um resultado caprichado

Tudo de que você precisa é acessar o site do Artwork Creator, que dispensa qualquer tipo de instalação ou download. Após terminar seu projeto, não deixe de postar suas impressões ou dúvidas em nossa seção de comentários.

Ferramentas disponíveis

Antes de começar a criar capas personalizadas de seus CDs e DVDs é preciso conhecer um pouco sobre cada um dos campos que o Artwork Creator apresenta. Ter em mente o que cada função realiza é um passo importante para realizar criações com qualidade e obter exatamente o resultado que se espera.

Clip Art Gallery

Neste campo ficam concentradas as imagens que podem ser utilizadas para montar o visual que seu CD ou DVD deverá ter. O Artwork Creator disponibiliza uma série de imagens que reproduzem com fidelidade os símbolos encontrados em embalagens reais, e basta clicar sobre uma delas para adicioná-la ao projeto.

Porém, o destaque é a possibilidade de fazer upload de imagens próprias, contanto que estejam nos formato JPG, GIF ou PNG. Recomendamos utilizar somente aquelas com dimensões grandes – caso contrário, pode ocorrer pixelização na hora de redimensioná-las.

Text Tool

Caso você deseje adicionar alguma espécie de texto aos projetos realizados, esse é o campo certo. Estão disponíveis várias opções de fontes e cores, além do Artwork Creator permitir adicionar efeito simples, como modificar a orientação do texto para que ele seja exibido de forma circular.

Background Color

Como o nome diz, basta clicar em uma das diversas opções disponíveis para alterar a cor do plano de fundo do trabalho realizado. Caso você deseje utilizar uma cor específica, basta selecionar a opção “Enter Own Color” (Adicionar cor própria) e digitar o código correspondente.

Para quem deseja mais opções de cores, mas não dispõe de códigos próprios, basta selecionar “More Colours” (Mais cores) para exibir um quadro completo de todas as possibilidades disponíveis pelo programa.

Hora de começar o projeto

A parte inferior da tela é onde acontece efetivamente o processo criativo e são mostrados os resultados das funções listadas acima. Do lado esquerdo da tela fica o campo de criação, enquanto no direito é exibido o sistema de camadas, que permite ajustar os detalhes de cada item adicionado.

O primeiro passo é selecionar em qual parte do encarte se deseja trabalhar. O Artwork Creator permite planejar toda a parte gráfica do CD ou DVD, desde o folheto que vai enfeitar a embalagem de acrílico até o visual que o disco deverá possuir.

As opções disponíveis são: 4-Page Booklet (encarte de CD), CD Card (arte do CD), Inlay for Jewel Case (a arte que aparece na parte interna da caixinha), DVD Book (Encarte para DVD) e DVD Wrap (embalagem de DVD).

Não há diferença entre as ferramentas de criação disponíveis para cada uma das opções, portanto, por questão de praticidade, neste guia mostraremos somente a criação de uma embalagem para DVD (DVD Wrap). Porém, os passos apresentados aqui podem ser utilizados bem em qualquer outra opção.

Mãos à obra!

1) Partindo do pressuposto que você está iniciando um projeto a partir do começo, vamos começar definindo a cor que deve ser utilizada como plano de fundo do projeto. Para isso, na opção Background Color, selecione a opção de sua preferência (no exemplo, utilizamos a cor preta).

2) Para quebrar a monotonia do tema, vamos adicionar uma imagem localizada no computador à criação. Para isso, clique em “Upload Image” e selecione a imagem ou foto que deseja utilizar. Após o fim do envio, a imagem é adicionada à Clip Art Gallery – basta um clique sobre ela para adicioná-la à criação.

3) Caso queira redimensionar a imagem, clique duas vezes sobre ela e arraste as bordas para deixá-la do tamanho certo. Após realizar esse processo, surge uma imagem que alerta sobre a possível queda de qualidade – clique em “OK” para prosseguir e fechar a janela.

4) Que tal inserir um texto com informações sobre as músicas incluídas ou o nome do artista? Para isso selecione o campo “Text Tool”, escolha a fonte, cor e tamanho do texto e clique em “Add Text”. Fique atento, pois esse processo pode demorar um pouco, especialmente quando o texto é muito longo ou a fonte está em tamanho grande.

5) Que tal mudar um pouco as coisas e rotacionar o texto? Para isso, clique sobre ele e, na parte direita da tela, ajuste a opção “Rotation” (rotação) no sistema de camadas. Essa opção também permite ajustar o nível de brilho e opacidade de cada elemento, não se aplicando somente aos textos adicionados.

6) Hora de conferir como vai ficar a aparência final do projeto. Para isso, selecione a opção “Preview” para que seja aberta uma nova janela onde é possível visualizar uma prévia fiel de como ficará o resultado.

Esta é a aparência que o projeto tem até o momento (repare que repetimos as etapas 2 e 3 para adicionar mais imagens à criação).

7) Não se esqueça de salvar o que foi feito até o momento. Para isso, clique em “Save Design” e grave no computador os arquivos resultantes. Além de obter um PDF para visualizar o projeto feito, essa opção resulta em um arquivo PRJ que permite edições posteriores no Artwork Creator.

8) Agora tudo o que resta a fazer é seguir os passos apresentados acima para finalizar seu projeto. Procure se libertar um pouco das etapas apresentadas neste pequeno guia e experimente composições diferentes de imagens e outras cores para o plano de fundo.

Acima mostramos o resultado obtido durante os testes feitos para a produção deste guia, utilizando somente as ferramentas explicadas.

Depois que terminar o projeto, basta salvá-lo no computador e levar os documentos PDF criados para uma gráfica ou imprimi-los em uma impressora qualquer que você possua em casa. Em seguida, basta inserir as capas e etiquetas criadas nos CDs e DVDs para deixar sua coleção mais bonita e organizada.

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