Seja, Bem Vindo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Alerta: existem configurações do Google de que você deve tomar conhecimento

O Google oferece inúmeros serviços para os internautas, mas será que você sabe tudo o que deveria? Conheça agora algumas dicas para configurar melhor os serviços Google.

Orkut, Gmail, Docs, Notas, Android e muito mais! Não importa o quanto utiliza a internet, provavelmente você deve ter pelo menos um dos vários serviços oferecidos pela Google, a maior empresa de internet do mundo.

Seja na rede de relacionamento, no email ou no sistema operacional para portáteis, a Google alcançou um grande patamar e atinge a maioria dos usuários de internet no mundo.
Vários serviços, várias configurações, que tornam mais simples e segura a utilização dos serviços.

Neste artigo exibiremos sete dicas de configurações de diversos aplicativos oferecidos pelo Google para melhorar sua navegação. Fique atento, e configure o seu!

1 – Desabilite a opção de sempre exibir imagens de contatos do Gmail

É padrão o Gmail bloquear imagem de seus contatos até que você habilite a exibição manualmente para cada um. Contudo, o serviço de email da Google continua a exibir imagens quando você recebe mensagens de contatos para quais já havia enviado um email anteriormente.

Isso pode ser perigoso em casos como o de mensagens com vários destinatários em que você responde para todos, a mensagem é enviada a todos eles e, caso seja respondida com imagens, elas não serão bloqueadas, mas, sim, exibidas normalmente.

Desabilite a opção de sempre exibir imagens de contatos do Gmail

Isso pode ser corrigido: clique em Configurações e na seção Conteúdo externo marque a opção Perguntar antes de exibir conteúdo externo. Feito isso, salve as alterações e sempre que receber mensagem com conteúdo externo ao do email (como imagens), será preciso habilitar manualmente sua exibição.

2 – Desative Buzz, chat e Labs

O Gmail possui um Gtalk embutido que permite a você conversar online com seus contatos. Além disso, desde 9 de fevereiro também é encontrado o Google Buzz, uma espécie de Twitter do Google (leia mais sobre o Google Buzz).

Outro canal de novidades do Gmail é o Labs, uma seção onde aparece o que vem de novo no Gmail. Porém ela ainda não está oficialmente integrado ao serviço, permitindo ao usuário selecionar novos recursos para sua conta no email do Google.

Se você não quer saber de nada disso, desative ambas as opções: o bate-papo e o Buzz podem ser “desligados” por meio de links no final da página:

Desativar bate-papo e Buzz

Para desativar o Labs, caso ele esteja lhe causando problemas ou lentidão na hora de carregar o Gmail, basta acessar seu email por meio do link abaixo:

https://mail.google.com/mail/?labs=0#

Uma boa dica é deixar o link na barra de favoritos do seu navegador para facilitar o acesso. Colocar um nome como “Gmail Seguro” ou “Gmail sem Labs” ajuda na identificação de que essa é uma versão mais leve do email.

3 – Habilite o filtro SafeSearch do Google

Se você possui crianças em casa, provavelmente fica de olho para livrar seus pequenos de conteúdos impróprios exibidos em pesquisas do Google. Para isso, habilite o filtro SafeSearch e limitar o que será mostrado a cada pesquisa que eles fazem. Isso é feito nas configurações de pesquisa do serviço, clique aquipara ser levado até lá.

Na guia Filtro SafeSearch é possível selecionar a opção Usar filtro restrito para que sejam bloqueados textos e imagens explícitas. Contudo, se você não tem crianças e deseja remover todas as restrições de pesquisa, habilite a opção Não filtrar meus resultados de pesquisa. Não se esqueça de salvar as alterações antes de sair da página.

Habilite o filtro SafeSearch

4 – Desative o Histórico de Pesquisa

Você sabia que o Google grava as informações que você pesquisou por meio dele? Pois é. Se você está logado em algum dos seus serviços – seja Gmail, Reader ou Orkut, esse histórico é monitorado por anos e anos. Se você não está logado, provável que o Google reúna as informações baseadas no que você tenha digitado anteriormente.

De qualquer maneira, para remover o histórico da web de sua conta Google, basta clicar neste link, ler o aviso e, caso esteja de acordo, habilitar a opção Sim, quero remover permanentemente Histórico da web de minha conta Google, informar sua senha e clicar em Remover Histórico da web.

Remova permanentemente o Histórico da web de sua conta Google...

Se o que você quer é apenas interromper o serviço, mantendo a possibilidade de reativá-lo posteriormente, acesse o www.google.com/history, faça seu login e clique em Pausar na aba à esquerda. Feito isso, o seguinte aviso surge na tela:

...ou apenas interrompa o serviço

5 – Defina sua localização SMS padrão

O Google possui um serviço de ajuda via SMS, o Google SMS. Enviando mensagens de texto para o número 466453 você recebe respostas imediatas com diversas finalidades, o que é uma excelente opção para quem tem celular que não se conecta à internet.

O Google SMS socorre você

Para usar melhor o serviço, configure o seu local padrão no serviço: envie mensagem com o texto set locatione também a cidade onde você se encontra. Configurada sua localização, a partir de agora basta enviar mensagens com o texto pizzaria ou pet shop, por exemplo, para receber dicas de locais perto de você diretamente no celular. Consulte o preço deste serviço junto a sua operadora.

6 – Previna o login automático do Android no Gtalk

Se você possui algum dispositivo portátil com o sistema operacional Android, da Google, é bom ficar atento a esta dica. Se você já logou no Google Talk por meio do aparelho, notou que todas as vezes em que se conecta à internet, o Gtalk conecta-se automaticamente.

Isso porque o programa é iniciado e se conecta automaticamente, sem que você dê qualquer comando para isso. Para resolver o problema, faça o seguinte: execute o Gtalk, pressione a tecla Menu e depois escolhaConfigurações. Desative a opção Conectar-se automaticamente, volte ao menu do programa, desconecte-se e pronto, problema solucionado.

7 – Faça backup de seus arquivos do Google Docs

Tudo bem que o Google Docs é uma ótima plataforma para editar, visualizar ou somente guardar documentos. Contudo, um pouco de precaução nunca fez mal a ninguém, portanto, criar cópias de segurança regularmente também pode servir para evitar perdas.

Baixe arquivos do Google Docs em seu PC

Selecione os arquivos que deseja incluir na cópia, clique em Mais ações > Exportar e depois no botão Fazer download. O site Data Liberation (em inglês), um projeto de engenheiros da própria Google, dá uma série de dicas sobre como recuperar dados de todos os aplicativos da empresa.

Core i7-980X revoluciona o mercado de processadores

Anunciado pela Intel o mais novo processador da série i7, o qual promete deixar o público de boca aberta com seu desempenho. Conheça o Core i7-980X Extreme Edition.

Durante a edição de 2010 da Game Developers Conference (GDC) - considerado o maior evento para profissionais da indústria de jogos -, ocorrida em 10 de março na cidade San Francisco nos EUA, a Intel Corporation anunciou o lançamento do processador que promete expandir os limites da velocidade e qualidade de processamento para computadores, o Intel Core i7-980X Extreme Edition.

O componente, também chamado de Gulftown, é indicado para gamers exigentes e foi desenvolvido com o que de mais moderno a indústria de componentes eletrônicos possui. Seu desempenho é excepcional, deixando os chips mais vendidos atualmente a ver navios.

Porém, o preço por toda essa potência é bem salgado, estimado em USD 999 para distribuidores nos estados norte americanos. Isso significa que nós, meros mortais e usuários finais, teremos que desembolsar valores mais altos.

Interessado na novidade da Intel? Acompanhe nesse artigo o que o Core i7-980X tem de melhor, o que é capaz de fazer e fique por dentro do que rola no mundo da alta tecnologia para games.

O que o i7-980X oferece

i7-980X Extreme EditionO processador é o componente responsável pela ordenação das funções de cálculo e processamento das informações que tramitam no computador, em outras palavras, ele é o “cérebro” da máquina. A grande parte dos equipamentos eletrônicos funciona a partir desses chips.

Portanto, quanto mais potente for o processador do seu PC, menor é o tempo de resposta para os processos rodados. O i7-980X tem especificações invejáveis, as quais possibilitam a transformação de um computador modesto em uma potente máquina.

Segundo a Intel, o chip utiliza a mais avançada tecnologia de microarquitetura como base de seu desenvolvimento - procedimento de estruturação física de microprocessadores -, denominada Nehalem, e sua fabricação conta com um processo de 32nm.

O processador conta com clock interno de 3.33GHz, podendo ser expandido para até 3.6GHz através da tecnologia Turbo Boost, possui seis núcleos que, com o Hyper Threading e a geração de cores virtuais, trabalham como se existissem doze e seu cache de memória L3 possui 12 MB. Na teoria, é realmente uma configuração de cair o queixo.

Desempenho monstro

O Baixaki esclarece suas dúvidasSe você não está familiarizado com tanta informação técnica, é bem possível que tenha enfrentado dificuldade em entender as vantagens do lançamento da Intel. A equipe Blog do IGOR esclarece as especificações e facilita seu entendimento.

Core

O centro das atenções nesse chip é a quantidade de núcleos que ele possui, seis no total. O núcleo (do inglês core) é quem executa as tarefas determinadas pelo usuário, ou seja, quanto mais núcleos existirem mais processos são ativados simultaneamente.

O i7-980X opera como se houvessem doze cores, devido à presença da tecnologia Hyper Threading, podendo aumentar a velocidade de trabalho em aproximadamente 20%.

Clock

Quando ouvir falar em clock de um processador, pense como se esse fosse o relógio do sistema de funcionamento, é ele que sincroniza o tempo de transferência de dados do computador. As taxas de 3,33 a 3,6GHz (limite apresentado se ativado o Turbo Boost) da novidade da Intel garantem, a princípio, a maior velocidade de permutações de informações do mercado.

Nesse aspecto deve-se atentar para o fato de que quanto maior a frequência do microprocessador maior é consumo de energia e nível de temperatura, o que pode ser um grande problema para o efetivo funcionamento do PC. Para evitar transtornos, o novo chip deve ser acompanhado de um potente cooler.

Cache

Para entender a vantagem dos 12 MB de cache de memória L3 primeiro é importante saber o que é e como funciona tal complemento.

O cache funciona como uma ponte entre o operador de um processo e o local onde esse está armazenado. Ele trabalha guardando dados temporariamente e evitando a necessidade de acesso ao local origem, o que pode ser demorado. O L3 significa que o terceiro nível desse elemento usa memória ociosa da placa mãe para aumentar seu próprio desempenho.

Portanto, o i7-980X proporciona que as informações exigidas para que os aplicativos rodem em sua máquina sejam acessado em menor tempo, agilizando seu funcionamento.

O que se espera dessa novidade

A performance do chip impressionaO i7-980X Extreme Edition, se efetivamente desempenhar tudo o que foi anunciado pelo desenvolvedor, tende a aumentar consideravelmente a velocidade com que a transferência de dados acontecem.

De acordo com testes realizados pelo Clube do Hardware, o lançamento da Intel obteve resultados significativos perante versões anteriores. As mais relevantes ficaram por conta dos segmentos TV e vídeos, com melhoria de até 31%, e comunicação, a qual obteve taxas de 62 a 79%.

As decepções da mesma avaliação ficaram na parte de games e música, que não alcançaram diferenças tão surpreendentes.

No que concerne aos jogos chegou-se a 71% de vantagem, mas ao ser comparado com seu antecessor, o i7-980X só apresentou 13% de aperfeiçoamento. Em relação às músicas, o chip recém lançado teve desempenho 3% abaixo que o i7-965, uma de suas versões anteriores.

Em suma, a nova tecnologia da Intel objetiva aumentar a velocidade e performance das máquinas. Dependendo da finalidade do computador, ela apresenta aumento de desempenho impressionante, principalmente para quem lida com edição de vídeos e imagens. Já para os gamers as notícias não são tão animadoras, já que o chip não mostrou grande evolução para jogos.

Banner

Banner