Seja, Bem Vindo.

terça-feira, 2 de março de 2010

Colesterol alto forçará Obama a cortar a sobremesa

Porta-voz da Casa Branca disse que o presidente teve acesso fácil a muitas guloseimas

AFP

DivulgaçãoFoto por Divulgação
Presidente terá que dizer mais "não" diante de bolo, disse o porta-voz da Casa Branca

O presidente americano, Barack Obama, se deixou seduzir pelas sobremesas preparadas pelos cozinheiros da Casa Branca e agora terá que controlar o apetite, informou nesta segunda-feira (1°) seu porta-voz, depois que um exame demonstrou que o chefe de Estado está com colesterol elevado.

Obama, de 48 anos, foi submetido no domingo a exames em um hospital militar. Seu médico afirmou que seu ilustre paciente tem "uma excelente saúde e boa para o trabalho", embora deva "manter seus esforços para parar de fumar" e adaptar seu regime alimentar para reduzir uma de suas taxas de colesterol, o "LDL", atualmente em 138, acima do limite de 130.

O porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs, bombardeado de perguntas pelos jornalistas sobre este assunto durante a coletiva diária à imprensa disse que "a taxa de colesterol ruim estava levemente mais elevada do que antes".

- O presidente será o primeiro a contar a vocês que exagerou um pouco nos cheesebúrgueres [...] e nas sobremesas no ano passado [...] A maioria das pessoas diria que é mais fácil comer quando se tem (comida) disponível. E eu acho que ele [Obama] teve acesso fácil a guloseimas e doces no ano passado.

Gibbs acrescentou que que os cozinheiros da Casa Branca "fazem sobremesas deliciosas" .

- A boa notícia é que a taxa [de colesterol] está apenas um pouco acima do que o médico recomendaria. Portanto, [...] ele terá que dizer mais 'não' este ano quando estiver diante de um bolo.


Quanto ao hábito de fumar de Obama, Gibbs garantiu que "o presidente continua a mascar chicletes de nicotina" e lembrou as declarações do chefe de Estado, que no ano passado disse que tinha parado de fumar, mas que tem "recaídas" de vez em quando.

O exame que Obama fez no domingo foi o primeiro a que o presidente se submeteu desde que iniciou seu mandato. Seu médico recomendou que ele faça um novo exame em agosto de 2011, quando ele completará 50 anos.

Terremoto do Chile deixou os dias na Terra mais curtos, diz cientista da Nasa

Terremoto do Chile deixou os dias na Terra mais curtos, diz cientista da Nasa

Da Redação
  • Foto de satélite da Nasa algumas horas após o terremoto do último sábado mostra uma nuvem de poeira sobre a capital chilena

    Foto de satélite da Nasa algumas horas após o terremoto do último sábado mostra uma nuvem de poeira sobre a capital chilena

O terremoto de magnitude 8.8 que afetou o Chile no último sábado pode ter deixado os dias na Terra mais curtos. A suspeita é do cientista Richard Gross, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa, a agência espacial americana. Isso teria ocorrido por uma mudança na rotação do planeta.

Gross utilizou um modelo complexo para fazer o cálculo, que detectou uma redução de 1,26 microssegundos (um segundo por um milhão) no dia. O tremor deslocou o eixo do planeta de aproximadamente 8 centímetros.

O mesmo modelo foi utilizado para calcular o impacto do terremoto de 9.1 registrado em Sumatra em 2004. Na ocasião, a redução no dia foi de 6,8 microssegundos e a alteração no eixo da Terra foi de 7 centímetros.

O cientista explica que, embora o tremor do Chile tenha sido menor que o de 2004, ele afetou mais a Terra por causa da localização do fenômeno (no primeiro caso era mais próximo da linha do equador) e da profundidade da falha que causou o segundo terremoto, que envolvia um ângulo de inclinação mais acentuado.

Gross avisa, no entanto, que as previsões podem se modificar conforme sejam descobertos novos dados sobre o terremoto no Chile.

No Salão de Genebra, montadoras apresentam seus modelos ecológicos

Os carros elétricos e híbridos serão as grandes atrações do Salão de Automóveis de Genebra, na Suíça. Quase todas as grandes montadoras mostrarão novidades com motor elétrico, apontado pelos ambientalistas como o futuro porque não polui o meio ambiente. O salão, que abre as portas ao público na quinta-feira, dia 04, vai contar com a participação de mil expositores e será palco para o lançamento de 100 novos modelos.

A Porsche é uma das montadoras que aposta nos veículos híbridos. A montadora alemã vai mostrar versões com motores elétricos e a combustão de alguns de seus carros mais famosos, como a Cayenne e o 918 Spyder. Outras montadoras, como a japonesa Subaru, vão apresentar modelos puramente elétricos, que precisam ser ligados na tomada para recarregar as baterias.

AP
A versão híbrida do Porsche 918 Spyder

Quem não quer saber de motores elétricos também pode encontrar novidades interessantes no Salão de Genebra. A Bugatti, por exemplo, vai apostar no luxo do Galibier 16 C. Avaliado em US$ 1,5 milhão, ele já é considerado o sedã mais caro do mundo. Outras fabricantes, como a Lamborghini e a Corvette, vão apresentar seus modelos esportivos com motores potentes.

Populares entre celebridades

Os carros híbridos ficaram populares nos Estados Unidos e na Europa por causa do Prius, da Toyota. Lançado em 1997, ele combina um motor elétrico e outro a combustão que se revezam na hora de fazer o carro funcionar e, assim, emitir menos poluentes. Por ser considerado um carro ambientalmente correto, ele virou o modelo preferido de celebridades americanas. O ator Leonardo di Cario e um dos fundadores da Apple, Steve Wozniak, dirigem um Prius.

Já os modelos elétricos, que podem ser ligados na tomada de casa e não emitem nenhuma poluição, ainda não se popularizaram. As grandes montadoras, como General Motors e Renault, estão em fase final de testes de seus modelos. A GM já anunciou que seu modelo elétrico, o Volt, chegará às lojas em meados deste ano. Atualmente, o único carro puramente elétrico é o da Tesla, uma pequena montadora americana.

Banner

Banner