Seja, Bem Vindo.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O que esperar do Internet Explorer 9

A terceira prévia do navegador foi lançada e mudanças significativas estão por vir. Confira as novidades!


Durante o evento MIX 2010 – acontecido em março –, em Las Vegas, a Microsoft lançou a primeira versão prévia (“Preview”) do Internet Explorer 9. Como o IE anda perdendo cada vez mais mercado para os concorrentes, a empresa decidiu realizar lançamentos desse tipo a cada oito semanas. Dessa forma, ela espera prender a atenção dos desenvolvedores e entusiastas do navegador.

O lançamento da segunda versão gerou algumas dúvidas – para não dizer “estranhamento”: não havia suporte para canvas e o teste de desempenho no Acid3 (página especificamente voltada para testar o desempenho de navegadores contra os principais padrões usados na internet) obteve 68 como resultado – o atual Opera, por exemplo, obteve 100 (máximo).

Muito, muito mais velocidade

Apesar do resultado ruim e das deficiências da versão anterior, a terceira prévia mostrou que o IE9 será bastante competitivo – afinal, é preciso evitar que os usuários do IE migrem para outros navegadores. Para começar, seu resultado no Acid3 aumentou para 83 (segundo a empresa, isso foi só o início).

Outro destaque é a inserção de suporte para as tags "video", "audio" e "canvas" de HTML5. Apesar de isso não soar algo relevante, é justamente aqui que está o segredo do novo IE: por meio dessas tecnologias foi possível deixá-lo muito mais rápido, principalmente graças ao canvas., e de HTML5. Apesar de isso não soar algo relevante, é justamente aqui que está o segredo do novo IE: por meio dessas tecnologias foi possível deixá-lo muito mais rápido, principalmente graças ao canvas.

Com ele, em vez de o próprio navegador tentar rodar animações em 2D ou 3D, quem faz isso é a placa de aceleração gráfica. Em outras palavras, no lugar de usar o CPU, agora é usado o GPU. Para alcançar tal resultado, a Microsoft teve várias conversas com suas parceiras: Nvidia, AMD, Asus e Dell.

Animação de asteróides

A empresa explica que essa melhoria de desempenho acontece há anos nos aplicativos desktop (que você instala no PC), por isso, eles vêm ficando cada vez mais poderosos e exigindo cada vez mais aceleração gráfica.

No entanto, basicamente nenhum navegador atual utiliza a placa de vídeo para rodar qualquer coisa. Usando uma comparação fraca: é como se agora fosse possível rodar jogos de última geração pelo navegador – de maneira semelhante a um emulador de jogos.

Além disso, as empresas rivais da Microsoft – Google, Mozilla, Apple e Opera – já havia tempo que reclamavam sobre ela ignorar totalmente os padrões da web amplamente adotados por todas elas. Contudo, no IE9 PP3 o navegador abraçou os principais padrões – como o ES5 –, mas também manteve outros, como DOM e CSS3 (devido a pedidos dos desenvolvedores).

Aplicação da tag audio de HTML5

Veja você mesmo

Caso você queira ver as melhorias alcançadas no browser até agora, experimente baixar o IE9 Plataform Preview 3 no site IE Test Drive – para instalar essa terceira versão da prévia é preciso ter o Windows Vista SP2, ou superior, instalado.

IE9 PP3

Ao rodar o navegador, ainda não é possível ter ideia de como será sua interface, pois os menus exibidos são exclusivos desta versão. Em outras palavras, não há como visualizar qualquer outro site, senão o próprio IE Test Drive. Afinal, ele possui dezenas de testes para que você possa conferir o que está por vir no IE9.

Visualização de trailers em sequência

Vários testaram esta versão contra os navegadores das concorrentes, porém os resultados variam bastante. Em alguns o Internet Explorer 9 vence absolutamente todos os concorrentes, sem deixar pedra sobre pedra. No entanto, há outros testes em que ele se equipara a alguns navegadores e perde para outros.

Tendo isso em mente, experimente você também o IE9. Entretanto, não se esqueça de compartilhar sua opinião com o Blog do Igor quando terminar de testar o navegador!

Eleições 2.0: quando promessas e santinhos invadem a web

A campanha eleitoral começa hoje e a internet vai ter papel crucial na escolha dos candidatos para muita gente. Conheça agora como a web pode interferir na vida eleitoral do Brasil.


A corrida eleitoral de 1989 para presidente da República, primeira pós-Ditadura Militar (1964-1985), ficou bastante famosa devido à edição de um debate promovido pela Rede Globo. Há quem diga que foi essa edição, feita pela emissora e exibida em seu Jornal Nacional, que decidiu a eleição daquele ano para Fernando Collor de Melo, que concorria com Luís Inácio Lula da Silva.

Passados 21 anos após o pleito histórico, temos hoje uma nova realidade quando se fala em campanha eleitoral e talvez os debates televisionados tenham menos peso agora do que antigamente. Depois da eleição de Barack Obama nos Estados Unidos, um novo mercado de marketing político se abriu completamente para políticos e seu exército de marqueteiros e publicitários: a internet.

Em 3 de outubro de 2010 teremos mais uma eleição para presidente e até lá a internet terá papel crucial para candidatos e eleitores. Twitter, blogs, Orkut e Facebook são ferramentas da chamada era 2.0 da web e já são usadas massiçamente pelos candidatos. Saiba um pouco mais do papel da internet nessas eleições.

Eleições 2.0 no Brasil

Cada candidato se mobiliza na web. Uns há mais tempo e com mais desenvoltura, outros ainda engatinham nesse novo espaço de luta política-partidária. Contudo, navegando por suas páginas o usuário tem acesso às principais propostas, pode comparar históricos e também se decidir entre um e outro.

Essa é a primeira vez que temos uma “Eleição 2.0” no Brasil e o uso da internet já era previsto para esse pleito. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já incluiu a propaganda na internet na hora de definir o que seria permitido ou não no período que antecede a campanha eleitoral.

Twitter

O Twitter é a nova sensação da web e quase todos os candidatos (sete dos nove) possui conta no microblog. Se antes as manifestações de apoio de eleitores e famosos eram feitas de modo discreto, com envio de cartas e emails, hoje basta citar o presidenciável em um tweet para que ele veja.

Os candidatos também usam e abusam da ferramenta e das vantagens de que dispõem. Frases de efeito, anúncio de agenda e eventos e a boa e velha politicagem que há tempos é traço marcante das disputas eleitorais no Brasil.

Twitter nas eleições 2010Serviços como o Twitter aproximam, de certa forma, os eleitores de seus candidatos. Isso porque muitas vezes o presidenciável dispõe de alguns minutos de sua agenda para responder a mensagens enviadas por eleitores-seguidores. As trocas de farpas e acusações também aparecem com frequência.

De todas as ferramentas da web empregadas para propaganda política, o Twitter talvez seja a mais direta. O candidato está ali e comenta questões que fogem da vida política, deixam transparecer alguns gostos e características.

Tomara que agora, quando já foi dado o pontapé inicial para as campanhas políticas de 2010, o Twitter não se torne apenas plataforma de divulgação e solicitação de votos, mas continue sendo uma forma de debate e interação entre sociedade e políticos para que assim os eleitores possam conhecer ainda mais em quem vão e não vão votar.

Os Twitters dos presidenciáveis:

- Dilma Rousseff (PT) - @DilmaBR
- José Maria Eymael (PSDC) - @Eymael
- José Serra (PSDB) - @JoseSerra_
- Levy Fidelix (PRTB) - @LevyFidelix
- Marina Silva (PV) - @Silva_Marina
- Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) - @PliniodeArruda
- Zé Maria de Almeida (PSTU) - @ZeMaria_PSTU

Obs.: não foram encontrados perfis oficiais no Twitter dos candidatos Ivan Pinheiro (PCB) e Rui Pimenta (PCO).

Facebook

O Facebook é outra ferramenta já usada por políticos e que deve ter papel crucial nas eleições de outubro. Apesar de não ser a rede preferida dos brasileiros, o serviço é cada vez mais popular por aqui, inclusive entre a classe política. Pelo menos seis dos nove candidatos possuem perfil ou página oficial no site de relacionamentos.

A ideia de Web 2.0 se aplica perfeitamente às eleições também no Facebook. Comentar postagens dos candidatos, ver fotos e vídeos de campanha, seguir suas atualizações, curtir páginas, indicar para amigos e tudo mais que o site permite aos seus usuários.

Facebook

O Facebook ainda tem um “incremento” em relação ao Twitter, pois permite o debate em forma de comentários, reunindo tudo em um único lugar. Outra “vantagem” é a não limitação de 140 caracteres, o que permite um discurso mais amplo, porém, sem se tornar uma “bíblia”. Um meio termo entre o Twitter e os blogs tradicionais.

Facebook oficial dos presidenciáveis (clique para acessar):

- Dilma Rousseff (PT)
- José Maria Emayel (PSDC)
- José Serra (PSDB)
- Levy Fidelix (PRTB)
- Marina Silva (PV)
- Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)

Obs.: Não foram encontrados perfis oficiais no Facebook dos candidatos Ivan Pinheiro (PCB), Rui Pimenta (PCO) e Zé Maria de Almeida (PSTU).

Blogs e sites

Os blogs já são ferramentas tradicionais na web e cada vez mais os sites de campanha integram ferramentas assim. Notícias, vídeos, fotos, programas políticos, promessas de campanha, histórico do candidato, quem apoia e muito mais informações podem ser encontradas em sites e blogs dos candidatos.

A web como ferramenta partidária

Alguns, porém, não possuem sites próprios e usam apenas a página oficial do partido ao qual são filiados. De qualquer forma, é mais um espaço na web para se conhecer um pouco mais de cada político, de cada partido, de cada proposta. A interação entre candidato e eleitor nessas ferramentas é a menor de todas.

Presidenciáveis na web:

- Dilma Rousseff (PT) - www.dilmanaweb.com.br
- Ivan Pinheiro (PCB) - www.pcb.org.br
- José Maria Eymael (PSDC) - www.psdcbrasil.org.br
- José Serra (PSDB) – http://joseserra.psdb.org.br
- Levy Fidélix (PRTB) – http://levyfidelix.blogspot.com
- Marina Silva (PV) - www.minhamarina.org.br
- Rui Pimenta (PCO) - www.pco.org.br/ruicostapimenta
- Zé Maria de Almeira (PSTU) - www.pstu.org.br
- Plínio de Arruda Sampaio ( PSOL) - http://pliniopresidente.com

Debate online

Uma ação inédita na história eleitoral brasileira será levada a cabo pelos portais Terra, iG, MSN e Yahoo!. Haverá um debate online entre os três principais candidatos à presidência da República (Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva), organizado única e exclusivamente para a web, com transmissão ao vivo e possibilidade de interação dos eleitores-espectadores via Twitter.

Debate online: primeira vez no Brasil

O formato do debate ainda não foi definido, mas já está programado para o dia 31 de agosto na cidade de São Paulo. Para detalhes da organização e mais informações, o evento possui site (www.debateonline2010.com.br) e Twitter (@debateonlinebr) oficiais.

O caso Obama

Barack ObamaDurante as eleições presidenciais de 2008 nos Estados Unidos, o candidato Barack Obama “inaugurou” essa era de “políticos 2.0” ao usar de forma massiva ferramentas como Twitter e Facebook para interagir com eleitores, dizer diretamente ao povo estadunidense quais seriam os próximos passos da campanha e receber indicações das necessidades e dos anseios da população.

Com a ajuda da participação intensa de Obama na internet, os marqueteiros da campanha eleitoral conseguiram garantir no públicoa imagem de um jovem disposto a ouvir a população, a dar novos rumos para um país com a economia em ruínas. O resultado foi a eleição do primeiro presidente negro da história dos EUA.

Cuidado com o que lê

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas algumas coisas não podem ser deixadas de lado. Ao ter contato com material postado por políticos na web é preciso ter bastante cuidado. Nem tudo que se lê ou se vê é verdadeiro. Consciência crítica e disposição para procurar fontes alternativas de notícias não farão mal a ninguém, muito pelo contrário. Informe-se, conscientize-se e ajude a melhorar o Brasil.

Dicas do Opera: Use o navegador também como gerenciador de email

Mesmo sem ser popular como Google Chrome ou Firefox, o Opera é um navegador de respeito. O Blog do Igor mostra agora como aproveitar o recurso de email do programa.


Mesmo que você use serviços de email online como o Gmail, Yahoo! ou Hotmail, com o Opera é possível reunir todo o seu correio eletrônico dentro do navegador. Acrescentar suas caixas de mensagens ao cliente de email do Opera é simples, porém é necessário ter as informações básicas de como funciona o acesso remoto do seu serviço de email favorito.

Clientes de email – e os serviços que fornecem essa possibilidade – utilizam dois protocolos básicos para manter sua caixa de entrada do Opera (ou do Thunderbird, por exemplo) sempre atualizadas.

Opera 10.06Faça o download do Opera

Acesso POP

iStockO mais conhecido desses protocolos é o POP, que permite acesso e download das mensagens existentes na sua conta. Com essa maneira de recuperar os emails, você tem cópias locais de todos os emails recebidos, podendo inclusive acessá-los enquanto desconectado.

Porém, se você acessar a caixa de entrada do Gmail, por exemplo, depois de ter lido emails no cliente instalado, perceberá que – no serviço online – não ocorreu mudança. Mensagens que você já leu e respondeu ainad estão na caixa de entrada e marcadas como não lidas.

Isso se deve ao fato que as leituras e respostas realizadas foram feitas em cima da cópia local daquele email, sem nenhuma relação real com as mensagens presentes no serviço online.

Sincronismo IMAP

iStockApesar de não suportado por todos os serviços, o protocolo IMAP permite uma interação real entre o cliente de emails e o serviço online. Ao invés de fazer apenas o download das mensagens, como acontece no acesso POP, o protocolo IMAP mantém os emails do aplicativo local sincronizados com as mensagens presentes nas pastas do serviço online.

Apesar de parecer muito mais eficiente, o IMAP é limitado à conexão. Enquanto por POP você pode carregar seus emails com você em cópias locais, através de IMAP é necessário estar conectado par ao sincronismo existir e você poder ler mesmo as mensagens mais antigas.

Dados de configuração dos principais serviços de webmail

Antes de começar a configurar suas contas de email no Opera, é necessário permitir que clientes remotos acessem o serviço de email. Para isso é necessário que você se conecte à conta que deseja como sempre faz, e acesse o painel de configurações.

O Blog do Igor separou as configurações para acessar emails dos três serviços mencionados no começo deste artigo, mas se você quiser usar o cliente de emails do Opera para alguma outra caixa de entrada, entre em contato com o provedor do serviço, ou procure na “Ajuda” da sua conta, para obter os dados de acesso, tanto em POP quando em IMAP.

Dados para configuração de clientes de email dos três principais serviços de webmail

Esses dados – ou os de qualquer outro serviço que você utilize, já que o Opera suporta múltiplas contas de email - serão colocados no “wizard” do cliente de emails interno do navegador.

Primeiro passo: abrindo o “Assistente de conta”

Para começar a receber e enviar mensagens de email a partir do Opera, clique no botão “Menu” que fica no canto superior esquerdo da tela, e parece com a logo do aplicativo. A seguir, acesse “Contas de e-mail e bate-papo”.

Primeir tela do assistente de novas contas do Opera

Uma mensagem avisando que é necessário criar uma conta para poder acessar essa função, e perguntando se você deseja criá-la agora, é exibida. Clique em “Sim” e o Opera exibirá o Assistente de nova conta. Nessa caixa de diálogo, mantenha “E-mail” selecionado e clique em “Próximo >”.

A seguir, basta preencher informações básicas como seu nome e endereço de email. O campo “Organização” se refere à empresa em que você trabalha, caso esteja configurando seu email profissional.

Segundo passo: protocolo de recebimento

Preencha novamente seu email, entre com sua senha e escolha o modo de receber mensagens

Depois de preencher as informações básicas, você deve colocar o login completo (repetindo seu endereço de email, inclusive o que está depois da "@") e a senha da sua conta. Depois escolha entre o recebimento via POP ou o sincronismo através do protocolo IMAP. Depois, clique em “Próximo >”.

Terceiro passo: servidores de entrada e saída

Adicione os servidores de entrada e saída de mensagens, lembrando das opções de segurança.

A próxima tela do assistente apresenta campos para a entrada do servidor de entrada (POP ou IMAP) e de saída SMTP, com a opção de conexão segura TLS para ambos os servidores, que deve ser marcada caso o serviço que você usa exija esse tipo de segurança. Para terminar a configuração básica, clique em “Finalizar”.

Quarto passo: acertando portas e outros detalhes

Depois da criação da conta, é possível que alguns detalhes ainda precisem ser configurados corretamente. Entre estes, o mais significativo é o valor das portas de entrada e saída, já que sem a utilização dos números corretos, o serviço online não permite a recuperação das mensagens pelo cliente do Opera.

Gerenciador de contas de email do Opera

Para confirmar que as portas usadas são as corretas, no menu “Opera”, clique novamente em “Contas de e-mail e bate-papo”. A janela a seguir exibe a conta que recém-criada e três botões à direita. Selecione a conta de email e clique em “Editar...”.

As propriedades da conta estão distribuídas entre diversas abas. Em “Geral” você encontra configurações básicas, como o nome e categoria da conta e outros dados pessoais. Porém é na aba “Servidores” que está o último passo para ter seu email funcionando direto do Opera.

Os números das portas são essenciais para o funcionamento do Opera Mail

Seguindo as informações da tabela acima ou dos dados sugeridos pelo seu serviço de email, altere o valor das portas para os números corretos e clique OK. A partir desse momento, você tem um programa completo de email sem instalar nada alem de um navegador. Aproveite!

Eleições 2.0: quando promessas e santinhos invadem a web

A campanha eleitoral começa hoje e a internet vai ter papel crucial na escolha dos candidatos para muita gente. Conheça agora como a web pode interferir na vida eleitoral do Brasil.


A corrida eleitoral de 1989 para presidente da República, primeira pós-Ditadura Militar (1964-1985), ficou bastante famosa devido à edição de um debate promovido pela Rede Globo. Há quem diga que foi essa edição, feita pela emissora e exibida em seu Jornal Nacional, que decidiu a eleição daquele ano para Fernando Collor de Melo, que concorria com Luís Inácio Lula da Silva.

Passados 21 anos após o pleito histórico, temos hoje uma nova realidade quando se fala em campanha eleitoral e talvez os debates televisionados tenham menos peso agora do que antigamente. Depois da eleição de Barack Obama nos Estados Unidos, um novo mercado de marketing político se abriu completamente para políticos e seu exército de marqueteiros e publicitários: a internet.

Em 3 de outubro de 2010 teremos mais uma eleição para presidente e até lá a internet terá papel crucial para candidatos e eleitores. Twitter, blogs, Orkut e Facebook são ferramentas da chamada era 2.0 da web e já são usadas massiçamente pelos candidatos. Saiba um pouco mais do papel da internet nessas eleições.

Eleições 2.0 no Brasil

Cada candidato se mobiliza na web. Uns há mais tempo e com mais desenvoltura, outros ainda engatinham nesse novo espaço de luta política-partidária. Contudo, navegando por suas páginas o usuário tem acesso às principais propostas, pode comparar históricos e também se decidir entre um e outro.

Essa é a primeira vez que temos uma “Eleição 2.0” no Brasil e o uso da internet já era previsto para esse pleito. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já incluiu a propaganda na internet na hora de definir o que seria permitido ou não no período que antecede a campanha eleitoral.

Twitter

O Twitter é a nova sensação da web e quase todos os candidatos (sete dos nove) possui conta no microblog. Se antes as manifestações de apoio de eleitores e famosos eram feitas de modo discreto, com envio de cartas e emails, hoje basta citar o presidenciável em um tweet para que ele veja.

Os candidatos também usam e abusam da ferramenta e das vantagens de que dispõem. Frases de efeito, anúncio de agenda e eventos e a boa e velha politicagem que há tempos é traço marcante das disputas eleitorais no Brasil.

Twitter nas eleições 2010Serviços como o Twitter aproximam, de certa forma, os eleitores de seus candidatos. Isso porque muitas vezes o presidenciável dispõe de alguns minutos de sua agenda para responder a mensagens enviadas por eleitores-seguidores. As trocas de farpas e acusações também aparecem com frequência.

De todas as ferramentas da web empregadas para propaganda política, o Twitter talvez seja a mais direta. O candidato está ali e comenta questões que fogem da vida política, deixam transparecer alguns gostos e características.

Tomara que agora, quando já foi dado o pontapé inicial para as campanhas políticas de 2010, o Twitter não se torne apenas plataforma de divulgação e solicitação de votos, mas continue sendo uma forma de debate e interação entre sociedade e políticos para que assim os eleitores possam conhecer ainda mais em quem vão e não vão votar.

Os Twitters dos presidenciáveis:

- Dilma Rousseff (PT) - @DilmaBR
- José Maria Eymael (PSDC) - @Eymael
- José Serra (PSDB) - @JoseSerra_
- Levy Fidelix (PRTB) - @LevyFidelix
- Marina Silva (PV) - @Silva_Marina
- Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) - @PliniodeArruda
- Zé Maria de Almeida (PSTU) - @ZeMaria_PSTU

Obs.: não foram encontrados perfis oficiais no Twitter dos candidatos Ivan Pinheiro (PCB) e Rui Pimenta (PCO).

Facebook

O Facebook é outra ferramenta já usada por políticos e que deve ter papel crucial nas eleições de outubro. Apesar de não ser a rede preferida dos brasileiros, o serviço é cada vez mais popular por aqui, inclusive entre a classe política. Pelo menos seis dos nove candidatos possuem perfil ou página oficial no site de relacionamentos.

A ideia de Web 2.0 se aplica perfeitamente às eleições também no Facebook. Comentar postagens dos candidatos, ver fotos e vídeos de campanha, seguir suas atualizações, curtir páginas, indicar para amigos e tudo mais que o site permite aos seus usuários.

Facebook

O Facebook ainda tem um “incremento” em relação ao Twitter, pois permite o debate em forma de comentários, reunindo tudo em um único lugar. Outra “vantagem” é a não limitação de 140 caracteres, o que permite um discurso mais amplo, porém, sem se tornar uma “bíblia”. Um meio termo entre o Twitter e os blogs tradicionais.

Facebook oficial dos presidenciáveis (clique para acessar):

- Dilma Rousseff (PT)
- José Maria Emayel (PSDC)
- José Serra (PSDB)
- Levy Fidelix (PRTB)
- Marina Silva (PV)
- Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)

Obs.: Não foram encontrados perfis oficiais no Facebook dos candidatos Ivan Pinheiro (PCB), Rui Pimenta (PCO) e Zé Maria de Almeida (PSTU).

Blogs e sites

Os blogs já são ferramentas tradicionais na web e cada vez mais os sites de campanha integram ferramentas assim. Notícias, vídeos, fotos, programas políticos, promessas de campanha, histórico do candidato, quem apoia e muito mais informações podem ser encontradas em sites e blogs dos candidatos.

A web como ferramenta partidária

Alguns, porém, não possuem sites próprios e usam apenas a página oficial do partido ao qual são filiados. De qualquer forma, é mais um espaço na web para se conhecer um pouco mais de cada político, de cada partido, de cada proposta. A interação entre candidato e eleitor nessas ferramentas é a menor de todas.

Presidenciáveis na web:

- Dilma Rousseff (PT) - www.dilmanaweb.com.br
- Ivan Pinheiro (PCB) - www.pcb.org.br
- José Maria Eymael (PSDC) - www.psdcbrasil.org.br
- José Serra (PSDB) – http://joseserra.psdb.org.br
- Levy Fidélix (PRTB) – http://levyfidelix.blogspot.com
- Marina Silva (PV) - www.minhamarina.org.br
- Rui Pimenta (PCO) - www.pco.org.br/ruicostapimenta
- Zé Maria de Almeira (PSTU) - www.pstu.org.br
- Plínio de Arruda Sampaio ( PSOL) - http://pliniopresidente.com

Debate online

Uma ação inédita na história eleitoral brasileira será levada a cabo pelos portais Terra, iG, MSN e Yahoo!. Haverá um debate online entre os três principais candidatos à presidência da República (Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva), organizado única e exclusivamente para a web, com transmissão ao vivo e possibilidade de interação dos eleitores-espectadores via Twitter.

Debate online: primeira vez no Brasil

O formato do debate ainda não foi definido, mas já está programado para o dia 31 de agosto na cidade de São Paulo. Para detalhes da organização e mais informações, o evento possui site (www.debateonline2010.com.br) e Twitter (@debateonlinebr) oficiais.

O caso Obama

Barack ObamaDurante as eleições presidenciais de 2008 nos Estados Unidos, o candidato Barack Obama “inaugurou” essa era de “políticos 2.0” ao usar de forma massiva ferramentas como Twitter e Facebook para interagir com eleitores, dizer diretamente ao povo estadunidense quais seriam os próximos passos da campanha e receber indicações das necessidades e dos anseios da população.

Com a ajuda da participação intensa de Obama na internet, os marqueteiros da campanha eleitoral conseguiram garantir no públicoa imagem de um jovem disposto a ouvir a população, a dar novos rumos para um país com a economia em ruínas. O resultado foi a eleição do primeiro presidente negro da história dos EUA.

Cuidado com o que lê

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas algumas coisas não podem ser deixadas de lado. Ao ter contato com material postado por políticos na web é preciso ter bastante cuidado. Nem tudo que se lê ou se vê é verdadeiro. Consciência crítica e disposição para procurar fontes alternativas de notícias não farão mal a ninguém, muito pelo contrário. Informe-se, conscientize-se e ajude a melhorar o Brasil.

Banner

Banner