Seja, Bem Vindo.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Novos eletrônicos: notebook Alienware M11x

Um netbook para jogos? Conheça o laptop ultraportátil mais potente do mercado, capaz de suportar os mais diversos tipos de games sem sofrer com lentidão!

Com uma configuração de dar inveja a muitos laptops e desktops, o Alienware M11x é o mais novo notebook da Dell para o público gamer. Porém, ao contrário dos outros modelos da linha, o lançamento é um ultraportátil de 11,6” e custará menos de 1000 dólares para o usuário final.

O produto já está em pré-venda em seu site pelo preço inicial de US$ 799, mas o usuário pode literalmente montar o laptop da maneira que desejar e acrescentar peças mais potentes, como uma memória maior ou um processador mais rápido. É possível até mesmo definir até mesmo qual o papel de parede utilizado. Os envios serão feitos a partir de 1º de março.

Pequeno, mas potente

Alienware M11x: jogos  portáteisApresentado ao mundo durante da CES 2010 em janeiro, o Alienware M11x foi considerado o melhor notebook para jogos da feira por diversos sites especializados. Tudo isso por ser o laptop ultraportátil mais potente do mercado, com um tela LED de apenas 11,6” com resolução em alta definição de 720p e processador gráfico NVIDIA GeForce GT 335M de 1 GB.

O modelo básico, de 799 dólares, possui 2GB de memória RAM DD3, disco rígido de 160 GB e um processador Intel Pentium SU4100 1.3GHz, além de já vir com o Windows 7 Home Premium pré-instalado. Nada grandioso, mas o suficiente para rodar diversos jogos.

Porém o grande destaque do Alienware M11x é sua configuração máxima, que alcança números surpreendentes e é capaz de rodar games com ótimo desempenho. Com um processador Intel Core 2 Duo de 1,3 GHz, 8GB de RAM DDR3 e 500 GB de espaço em disco, o notebook chega a custar mais de 1400 dólares.

Novo notebook  Alienware

E como estamos falando de um computador para games, nada melhor do que ter jogos pré-instalados. O novo laptop da Dell vem com World of Warcraft incluso, além dos programas de distribuição digital Steam e Portal sem custo adicional.

Outro grande destaque do Alienware M11x é o inteligente método de consumo de energia, que varia de acordo com o perfil utilizado. Se você for utilizá-lo apenas para atividades normais, como internet e outras tarefas mais simples, o laptop utiliza o processador gráfico integrado e faz com que a bateria possa ser utilizada entre sete e oito horas. Porém, se for usar toda sua potência de vídeo, o tempo se reduz para apenas três ou quatro horas.

Notebook de perfil

É note ou netbook?

O que difere os netbooks dos laptops não é apenas o tamanho, como muita gente acredita. Os primeiros são destinados basicamente para o acesso à internet, visualizar emails e visitar algumas páginas. Já os notebooks são verdadeiros computadores portáteis, capazes de desempenhar qualquer tarefa realizada por um desktop, incluindo jogos.Visão da logomarca

É por isso que o Alienware M11x é considerado um laptop ultraportátil e não apenas um netbook potente. Como é destinado ao público gamer, o novo modelo da Dell diferencia-se dos pequenos por possuir um chipset gráfico potente e capaz de rodar jogos sem sofrer com lentidão ou travamento.

Além disso, outro grande destaque é o seu tamanho diminuto. Ele é um pouco maior do que a grande maioria dos netbooks, mas sua configuração é muitas vezes mais potente. Para os usuários apaixonados por jogos que preferem mobilidade, o M11x é o casamento perfeito entre os laptops e netbooks.

Porém, para reduzir o preço e ainda assim oferecer uma componentes próprios para jogos, alguns elementos tiveram de ser eliminadas. O pacote básico, por exemplo, não possui leitor de mídia nem Bluetooth, mas ambos podem ser adquiridos separadamente no pedido.

Por que o modo de hibernação é o melhor modo para aumentar a autonomia da bateria de um laptop?

Veja as formas de desligar o seu portátil sem precisar gastar tanta bateria.

A indústria sempre procura formas de diminuir o aquecimento dos componentes para que as baterias durem cada vez mais. Os usuários de laptops, por sua vez, estão sempre em busca de um meio de prolongar o uso de seu aparelho sem conectar à tomada. Portanto, todo esforço para diminuir o consumo de energia da bateria é válido, ainda mais quando não estamos usando o aparelho.

Dormir/Suspender

A opção “Dormir” do Windows, também conhecido como Modo Suspenso, é uma boa opção para quem precisa sair da frente do notebook por alguns minutos. Com esse modo, o portátil entra em um estado de baixo consumo sem desligar o HD, memória, processador, etc. Dessa forma, quando voltar a ser utilizado, tudo continua de onde parou .

A vantagem desta opção é a velocidade de reinicialização do sistema, pois ele simplesmente deixa de consumir o que não estava sendo usado. Lembre-se, porém, de que neste modo os componentes não são desligados e, caso a bateria acabe, todos os dados não salvos serão perdidos. Portanto, não é recomendado deixar o sistema dormindo por muito tempo.Não  durma no  ponto.

O grande problema do modo “Dormir” é que a função “acordar” não funciona da forma que deveria, pois a maioria dos laptops não está configurada adequadamente e a Microsoft não facilitou seu uso para os usuários comuns.

Hibernação

O sistema de hibernação, considerado um dos melhores métodos para economizar energia, possui grandes vantagens sobre a opção “Dormir”. A maior diferença entre eles é que a hibernação grava a sessão no disco rígido e desliga todos os componentes do laptop. Assim, quando o portátil é religado, o sistema volta a funcionar de onde parou.

Esse sistema é mais indicado para quando ficarmos por muito tempo sem utilizar o aparelho, podem ser duas horas ou até alguns dias. Dessa forma, não é necessário se preocupar com a bateria, pois o consumo de energia será igual a zero ao deixá-lo neste modo.

Desligando no modo hibernar

Hibernar ao  desligar.Se você deseja configurar o botão desligar para esse modo, veja o artigo “Alterando a função do botão de energia” e configure o botão desligar para “Hibernar”. Assim, sempre que você pressionar o botão desligar, o sistema ficará em estado de hibernação. Ao apertar o botão novamente, todos os dados e aplicativos estarão como você os deixou.

A hibernação demora um pouco mais para reiniciar o sistema do que o modo suspenso, mas isso chega a ser irrelevante comparado com as vantagens que oferece. Pode-se até arriscar dizer que o computador terá sua vida útil ampliada, pois hibernar evita o desgaste desnecessário de peças, como o HD.

Economize

Desligar o laptop por completo toda vez que deixarmos de usá-lo não é uma opção inteligente, pois o sistema carrega muitas informações na inicialização, o que exige mais desempenho do processador e, consequentemente, mais consumo de energia. Apesar disso, é recomendado fazer pelo menos uma reinicialização a cada três ou quatro dias (dependendo da frequência de uso) para limpar a memória e desfragmentá-la, o que melhora seu desempenho.

Procure fazer a reinicialização quando o laptop está conectado à tomada para não gastar o precioso tempo da bateria. Além disso, aproveite a ocasião e faça também a manutenção do sistema, como instalar/desinstalar programas, desfragmentação e limpeza de disco, varredura de antivírus, etc.

Cuide de sua bateria

Um dos melhores meios de gerenciar a bateria é diminuir os serviços que o computador possui. O Windows possui uma forma de diminuir esses recursos automaticamente através de regras de energia. Para isso, abra o Painel de Controle e clique no item “Hardware e Sons”. Agora, procure por “Opções de energia” e clique no link “Alterar configurações de economia de energia”.

Altere as opções de energia para não exigir tantos recursos da  bateria.

Cada opção serve para configurar os recursos que o computador ativa ou desativa de acordo com o nível da bateria. Se o seu sistema não regula o esquema de energia automaticamente, procure instalar um programa com essa função, como o BatteryCare. Além de ser mais prático, ele ainda apresenta outros recursos e informações que o Windows não possui.

separador

Cada um utiliza o notebook para uma finalidade, mas todos procuram permanecer com ele por mais tempo sem precisar da tomada. E você? O que faz para aumentar a autonomia da bateria? A hibernação realmente lhe traz os benefícios esperados? Compartilhe suas experiências e até a próxima!

Um celular mais humano?

Conheça o protótipo de um celular que pode mudar de formato, passar indicações de endereço, responder a um carinho e até mesmo respirar!

A princípio a chamada acima pode parecer um tanto quanto estranha, mas é a pura verdade. Desenvolvido pelo pesquisador alemão Fabian Hemmert, este protótipo mostrado ao público em novembro de 2009 é fruto de anos de muito trabalho e pesquisa.

Segundo Hemmert, os humanos estão cada vez mais tecnológicos e sua ideia é fazer com que a tecnologia também fique mais humana. Com esse pensamento em mente, ele desenvolveu protótipos de aparelhos que podem ser mais interativos e moldáveis.

O primeiro conceito é trabalhar com pesos. Um mecanismo dentro do aparelho que pode dar indicações ao usuário se movimentando de um lado para o outro, alterando o centro gravitacional dentro dele.

Segundo o cientista, isso permite aliar conteúdo digital com massa. Se à primeira vista isso parece um pouco inútil, pense na vantagem trazida para uma pessoa com deficiência visual, que terá uma alternativa a mais para se guiar nas ruas da cidade.

Movimentação com pesos.


Outro conceito trazido por Hemmert é o de mudança na forma. O aparelho pode ficar mais grosso ou fino nas bordas, de acordo com o que precisa o usuário. Se você deseja assistir a um filme, por exemplo, pode criar uma base para que o aparelho fique em pé, na horizontal. Outra finalidade seria demonstrar ao usuário, através da mudança de forma, que existem mais informações além do que é exibido na tela – como no caso de um mapa.

E por fim, Hemmert traz o conceito mais esquisito: sentimento. O aparelho pode respirar e tem até batimentos cardíacos, que são alterados de acordo com a ligação que você recebe, ou quem mandou uma mensagem. Na demonstração do pesquisador, um aparelho ofegante é acalmado com carinho, do mesmo modo que você acaricia seu cachorro.

Mudança no formato e carinho para acalmar o aparelho.


Se tudo isso parece um pouco bizarro para você, vamos pensar na tecnologia a longo prazo. Conceitos que podem não ter utilidade direta agora podem trazer muitos benefícios no futuro. É pouco provável que você possua um telefone com batimentos cardíacos, mas esta tentativa de misturar a experiência digital com a física ainda pode render bons frutos para a ciência.

Veja abaixo a aparesentação do cientista alemão:

A história da Apple, a marca da maçã

Design, inovação e poder: conheça a história da empresa que trouxe glamour e revolucionou a história dos computadores pessoais. 


O que leva milhares de americanos a formarem longas filas em frente às lojas para comprar um smartphone? Qual a fórmula mágica para ser uma das empresas de tecnologia mais respeitadas de todo o mundo? Conheça um pouco sobre a história da Apple, marca responsável por produtos inovadores e que enlouquecem uma legião de fãs a cada lançamento. 



Quem diria que dois garotos hippies da Califórnia realizariam o sonho de levar o computador – uma ferramenta, até então, desconhecida de muita gente – para dentro das casas de todo o mundo? Pois bem, é assim que começa a história da maçã.

Em 1976, Steve Jobs (Saiba quem é Steve Jobs neste artigo.) e Steve Wozniak, dois jovens apaixonados por inovação, faziam parte de um grupo que montava seus próprios computadores de forma bastante artesanal. Foi em um dormitório de faculdade que a Apple Computers Inc. surgiu, trazendo à tona o Apple I, projeto de um computador bastante avançado para a época, mas que foi recusado por empresas já consolidadas, como a Atari e a HP.



O rústico Apple I.Embora não tenha sido um grande sucesso de vendas, o Apple I, que era apenas a placa de circuito e custava cerca de 600 dólares (o que hoje equivale a 5000 dólares), foi um bom começo e deixou os rapazes esperançosos. A placa de circuito era geralmente armazenada em uma caixa de madeira, de modo bastante rústico.



O que era um sonho hippie, acabou se transformando na maior promessa da tecnologia e, mais que isso, em um culto. Afinal, há quem diga que ao comprar um produto Apple, você não está simplesmente adquirindo um MP3 Player ou um computador, mas sim um estilo de vida.



iNovação


Com aperfeiçoamentos notáveis, o Apple I ganhou um sucessor: o Apple II. Lançado em 1977, ele fez muito sucesso, apesar de seu preço elevado – cerca de 1,200 dólares, o que hoje equivale a 10 mil dólares. 

Com características semelhantes às presentes nos computadores de hoje, o Apple II vinha em um gabinete de plástico e com um teclado incorporado. O modelo foi tão bem aceito no mercado, que perdurou até o início dos anos 90.

Mouse e interface gráfica.Do Apple II em diante, a empresa resolveu apostar forte nos computadores com interface gráfica e mouse, ideia que Jobs afirma ter “sido emprestada” da Xerox, empresa onde computadores com interface gráfica eram desenvolvidos há tempos.



Para Jobs, a Xerox tinha em mãos uma ideia brilhante, mas não sabia ao certo o que fazer com ela. A qualidade das interfaces gráficas e dos próprios computadores da Xerox não era satisfatória e o preço era exorbitante. Então, Jobs pegou os computadores da Xerox como base para sua inspiração e trouxe inovações de cair o queixo ao mundo dos computadores.

Em 1983, um grande passo: o lançamento do Lisa, um computador avançado com 1MB de memória RAM, dois drives de disquete, disco rígido de 5MB e um monitor de 12 polegadas. Com uma interface muito bem elaborada e uma suíte de aplicativos equivalente ao Office atual o Lisa tinha tudo para ser um sucesso absoluto, se não fosse o preço: 10 mil dólares da época.

Interface monocromática.

Um ponto negativo para as vendas, dois pontos para a experiência da empresa, que utilizou o Lisa como base para o Macintosh, em 1984. Com configurações semelhantes a de PCs da época, o Macintosh trazia o sistema operacional Mac OS 1.0, responsável também por popularizar a interface gráfica (GUI).

iMarketing

A era Macintosh não representa apenas inovações nos produtos, mas também no modo com que empresa alcançava seus clientes e em como os computadores Apple tornaram-se objetos de desejo. Foi com o Macintosh que Steve Jobs resolveu arriscar e, no intervalo do Super Bowl – um dos maiores eventos esportivos dos EUA– veiculou um comercial que deixou milhões de americanos de olhos arregalados.

O vídeo de 60 segundos – que você pode ver logo abaixo – consiste em uma metáfora para a liberdade, em que o Grande Irmão (figura da famosa obra de George Orwell) simboliza a gigante IBM. Esta foi a primeira grande demonstração de interesse de Jobs pelo marketing, um ponto extremamente forte da empresa.

“Quando uma propaganda acaba se tornando um elemento da cultura pop, é porque ela deu certo.” Assim diz Steve Jobs, à respeito de propagandas como a do iPod e as famosas “Get a Mac” que, assim como a propaganda de 1984, conquistou muitos adoradores dos produtos Apple e tiveram grande repercussão no mundo todo.

iMacintosh

O macintosh clássico.
Em 1985, o sucesso do Macintosh pareceu desestabilizar a empresa, que resolveu demitir Steve Jobs e acabou por ficar também sem Steve Wozniak, que voltou para a faculdade. A partir de então, os computadores da Apple perderam o brilho e traziam uma interface desatualizada para os padrões da época, com características que desagradavam os consumidores.

Esta foi uma verdadeira fase de declínio, em que os inovadores e poderosos computadores da maçã não representavam ameaça alguma para concorrentes como a Microsoft e desapontavam os fãs. 

Foi apenas em 1991 que a Apple começou a acordar de seu pesadelo e lançou o primeiro PowerBook, um computador portátil que reconquistou o público, alcançando um grande sucesso nas vendas.

PowerPC

Apesar de estar reencontrando a estabilidade, a Apple buscava novas tecnologias que pudessem bater de frente com os PCs, seu grande inimigo. A escolha foi os processadores PowerPC, um processador rápido e co-produzido pela IBM. Em 1994, a primeira leva de computadores PowerPC entrou no mercado e, apesar das expectativas, não foram tão bem aceitos assim.

A incompatibilidade dos processadores PowerPC com os utilizados anteriormente nos Macs, fizeram com que todos os programas tivessem de ser reescritos, causando uma tremenda dor de cabeça tanto para desenvolvedores quanto para os usuários.

O PowerBook.

A solução da Apple foi criar um programa para emulação dos softwares, o que causava lentidão e vários problemas no sistema. Assim que o tempo passou, os softwares começaram a ser desenvolvidos apenas para processadores PowerPC, amenizando o problema. Mesmo assim, até hoje se discute se a decisão da Apple pelo PowerPC foi correta. 



iNesperado

Apesar de todas as ações tomadas pela empresa, em 1995 a Apple continuava em uma certa crise. Com problemas para compra de peças e montagem de produtos, a empresa de Cupertino ainda teve de lidar com questões jurídicas envolvendo a Microsoft e seu Windows 95, que copiou descaradamente a interface gráfica do Mac.

No final de 96, Steve Jobs – fora da Apple desde 1985 - já estava com uma empresa de tecnologia montada e a todo vapor. A NeXT estava desenvolvendo computadores e tudo ia muito bem. Foi então que a Apple sentiu a necessidade de ter Jobs de volta à empresa e a melhor solução foi comprar a NeXT. 

o iMac original.

De volta à Apple, as mudanças de Jobs foram essenciais para reerguer a empresa. A começar pelo corte na linha de produtos que, segundo Jobs, era extensa e complicada. O guru da tecnologia resolveu cortar a linha de computadores Apple em menos da metade, uma decisão que rendeu bons resultados.



A partir de então, a Apple tem sido uma empresa robusta que surpreende o mundo com seu design inovador e tecnologia de cair o queixo.

Alguns exemplos são o PowerBook G3, em 1998, um laptop avançado para a época e cujo preço era acessível. 

No mesmo ano, o iMac revolucionou o conceito de computador, trazendo os componentes internos dentro de um monitor. A beleza do produto e a ausência dos já conhecidos cabos conectores chamou a atenção do público jovem e colaborou com a popularização da marca.

iMusic

Em 2001, o grande lance da Apple: um player portátil de áudio e vídeo digital que deixou o mundo em êxtase por seu design arrojado e novidades tecnológicas. Até hoje o iPod é sinônimo de qualidade em player portátil e conta com uma linha para variadas necessidades de tamanho físico e armazenamento.

iPods para todos os gostos.

Basta sair nas ruas, parques ou academias para ver pessoas com os clássicos fones de ouvido brancos para lá e para cá. Com um marketing intenso e design agradável, o iPod revolucionou a música e colocou a Apple novamente no topo das paradas.



Ainda com a música em foco, a empresa lançou o iTunes, um player moderno que armazena, organiza músicas e as sincroniza com o iPod. Junto ao player, a iTunes Store, uma loja em que milhões de músicas podem ser compradas online, por um preço razoável.

iNcrível

Também em 2001, o Mac OS, sistema operacional da Apple, sofreu grandes mudanças e foi reconstruído tendo o UNIX como base. Extremamente mais robusto e agradável, o sistema operacional Mac OS X é considerado, por muitos, o melhor.

Área de trabalho do sistema operacional da Apple.

Em 2006, o MacBook, o famoso laptop branco da maçã, foi um sucesso de vendas absoluto por trazer um processador Intel (em vez do PowerPC) e recursos interessantes por um preço bastante acessível se comparado a seus antecessores. 



Todos os computadores Apple de hoje trazem o processador Intel que oferece mais rapidez, estabilidade e compatibilidade aos computadores da marca. Mais que um hardware e sistema operacional de qualidade, os MacBooks e iMacs tornaram-se objeto de desejo e culto.

iPod shuffle: menor que um isqueiro.Mais recentemente, o que alavancou a marca foi o iPhone, um smartphone de notável tecnologia, com funções de áudio, câmera, internet e muito mais. Utilizando uma tela multitouch e uma versão reduzida do sistema operacional Mac OS X, o iPhone vendeu mais de 1 milhão de unidades em apenas 74 dias. 



MacBooks poderosos, iMacs que carregam toda a potência de um computador dentro do próprio monitor e iPhones cada vez mais versáteis. Além disso, a empresa mostra ao público tecnologias que visam a portabilidade, como o incrível MacBook Air e o iPod nano 3G, peças que provam o poder da Apple no mundo da tecnologia.

Quem mordeu a maçã de Cupertino?


A maçã é pop: todo mundo já viu, todo mundo conhece. Mas como surgiu a ideia de ter como símbolo de uma empresa de tecnologia uma maçã mordida? A versão mais plausível e conhecida é a que o símbolo seria uma referência a Newton, que se deu conta da lei da gravidade ao observar uma maçã caindo da macieira. Outra analogia possível seria com Adão e Eva, os personagens bíblicos, em que a maçã representaria todo o conhecimento e a mordida, a aquisição do mesmo.

As caras da Apple.

O primeiro logo da empresa era um tanto quanto exagerado e representa a cena de Newton e sua maçã. Não é preciso nem pensar duas vezes para ter certeza de que o logo não iria fazer sucesso, afinal, ele vai totalmente contra um dos mais fortes princípios de Jobs: a simplicidade. Percebendo tudo isso, Jobs caiu na real e deu a luz a um dos mais famosos símbolos de todos os tempos: a maçã mordida.

A Apple é um fenômeno impressionante que está tirando o sono de muitas empresas como a própria Microsoft. Cada vez que Steve Jobs sobe ao palco com seu visual minimalista para anunciar um novo produto, o mundo para. Afinal, todos querem saber o que a mais inovadora empresa do Vale do Silício anda aprontando e ninguém quer perder a chance de dar uma mordida na maçã.

Se você se interessa pela empresa de Cupertino e quer conhecer um pouco mais de sua história, a equipe do Blog do Igor recomenda assistir ao filme "Piratas do Vale do Silício", que mostra a fundação da Apple e da Microsoft, bem como todas as suas rivalidades. Há também um livro bastante interessante e que foi lançado recentemente chamado "A Cabeça de Steve Jobs", do jornalista Leander Kahney. O livro conta a história de Steve Jobs e da Apple de maneira bastante completa.

Steve Jobs em um de seus clássicos lançamentos.

Curiosidades

  • O “i” encontrado na frente do nome de vários produtos da marca (iPod, iPhone, iMac) originalmente representava a “internet” mas, passado algum tempo, adquiriu a conotação de pessoal, uma vez que “I”, em inglês, significa “eu”. 



  • iPods compatíveis com o sistema operacional Windows não começaram a ser vendidos até 2002.



  • O primeiro slogan da empresa era “Byte into an Apple” (frase ambígua para um byte dentro de uma maçã ou morda uma maçã). 



  • A grande maioria das pessoas que compram um produto da Apple, permanecem fiéis à marca.



  • Os ususários Mac podem conhecer um pouco mais sobre a história da Apple utilizando um software gratuito chamado MacTracker. O programa traz informações técnicas e imagens sobre todos os produtos já lançados pela empresa até hoje. Faça o download do aplicativo aqui.

  • Veja na imagem abaixo todos os produtos já lançados pela Apple em ordem cronológica (clique para ampliar):

Clique na imagem para aumentá-la.

Você já conhecia a jornada da Apple? É fã dos produtos da maçã? Fique livre para comentar e dar a sua opinião.

Acelerando a Memória RAM

Como acelerar sua memória RAM para aumentar o desempenho do processador

Primeiramente, RAM é a Memória de Acesso Aleatório (do inglês Random Access Memory) é um tipo de memória utilizada como memória primária que possibilita leitura e escrita. Acesso aleatório porque ela possui capacidade de acessar qualquer posição quando necessário, não precisando seguir uma seqüência para obter dados.

É como se ela soubesse o endereço do local no qual precisa chegar, seguindo diretamente até ele ao invés de ficar parando de “casa” em “casa” até achar o destinatário ou remetente dos dados que necessita.

A memória RAM exerce influência de forma indireta sobre a velocidade de desempenho do processador instalado em seu computador. Não que ela por si só faça com que ele trabalhe mais rápido, porém o processador busca as instruções previamente armazenadas nela para uma execução mais rápida.

Pentes de memória RAMLogo, se estas informações não estiverem ali (normalmente por falta de espaço) necessitarão ser transferidas do disco rígido, CD, Zip disk, pendrive, etc. até a memória RAM, tomando mais tempo nesse processo.

Dessa forma, quanto maior quantidade de memória RAM mais instruções podem ser armazenadas e programas maiores poderão ser carregados de uma só vez e em menos tempo. Quando você recebe um aviso do Sistema Operacional indicando “Memória Insuficiente” ou “Memória Virtual Insuficiente”, este se deve ao fato de um programa que foi solicitada a abertura e ele não “caber” na memória RAM por falta espaço nela.

Alguns truques podem ser feitos para aumentar o espaço da RAM de forma a obter um maior aproveitamento dela e assim melhorar a agilidade no processamento de seus dados, otimizando, de forma indireta, a velocidade de seu computador. Abaixo seguem algumas dicas.

Primeiro, para saber quanto de memória RAM está instalada, acesse o “Painel de Controle” e “Sistema”. Na Guia “Geral” são exibidas juntamente com informações do Sistema Operacional e processador, as informações de Memória.

Verificando a quantidade de memória

Uma forma de acelerar a memória RAM se faz aumentando a paginação da Memória Virtual, fazendo com que este espaço fique menos fragmentado cada vez que o Windows precisar ocupá-lo para carregar documentos. Este é um truque particularmente funcional especialmente para máquinas mais antigas.

Para isto, acesse o “Painel de Controle”, “Sistema” e entre na guia “Avançado”. Na opção “Desempenho”, clique em “Configurações” e acesse a guia “Avançado” e na opção “Memória Virtual” clique no botão “Alterar”.

Configurando a memória virtual

Então, selecione a unidade na qual serão aplicadas as novas configurações.Para definir a sua paginação arquivo corretamente, é necessário seguir alguns padrões. Primeiramente, esta paginação pode ser criada em uma partição diferente da qual o Sistema Operacional está contido, de forma que ela não tenha que competir por espaço com a pasta do Sistema que é acessada sempre que há uma requisição de I/O (entrada/saída).

Da mesma forma, não há problema algum em criá-la na mesma partição e inclusive pode ser mais aconselhável se você armazena muitos dados importantes em seu computador para evitar inconvenientes no caso de falhas críticas (a famosa “tela azul”), pois o Windows utiliza esta paginação para escrever o arquivo de depuração de informações (“debug”).

O ideal é, nos campos de valores, definir o tamanho inicial e máximo de 1,5 vezes a quantidade de RAM que você tem. Outra forma de reduzir a fragmentação da paginação arquivo é para definir o tamanho inicial e máximo para o mesmo número.

Configurando a paginação

Este último procedimento faz com que o arquivo não fique mudando seu tamanho e reduza o percentual de fragmentação. No entanto, você deve desfragmentar o disco rígido antes de fazer isso para garantir a paginação arquivo seja feita com o espaço otimizado.

Além disto, outro procedimento que pode ser aplicado é liberar o espaço da Memória RAM que não está mais sendo utilizado pelo Sistema. Por padrão, o Windows não possui o costume de “devolver” o espaço que utilizou mesmo após não precisar mais dele.

Então, o que pode acontecer é que após algum tempo de uso, sua memória RAM está inteiramente ocupada por programas que nem estejam sendo mais utilizados naquele momento, fazendo com que o computador fique mais lento e mais propenso a falhas.

Para efetuar este serviço, você pode contar com a ajuda de programas disponíveis para liberar este espaço, sendo alguns deles, inclusive, totalmente gratuitos. Abaixo, seguem alguns exemplos:

Rambooster

RamBooster em execução

O Rambooster, é um programa leve, gratuito e de fácil operação e, também, ele conta com gráficos mostrando o uso da memória. Ele pode ser executado sempre que o Windows for carregado. Para isso, basta habilitar a caixa "Launch automatically at startup" existente na opção “Preferences” do menu “Edit”. Você também pode habilitar a caixa "Start minimized" existente na mesma tela para o programa ser iniciado minimizado.

Através do campo "Memory Control" você configura a quantidade de memória RAM que você precisa liberar e clicando em “Optimize” após essa configuração, o programa tentará liberar o máximo de memória RAM possível até que alcance o maior valor possível próximo ao valor configurado.

Você pode ainda clicar em “Send to Tray” para deixar o programa operando em segundo plano a partir da barra de ferramentas do Window. Ele também possui uma opção para acionar um alarme quando houver pouca memória RAM livre (esse valor pode ser alterado conforme desejado).

Ou seja, quando houver menos memória do que o selecionado disponível, o programa é acionado e limpa a memória RAM automaticamente. Para que esta configuração tenha efeito, o programa precisa estar ativado na barra de ferramentas.

RAM Medic

Assim como o O Rambooster, é um programa leve, gratuito e também opera com gráficos mostrando o uso da memória. Através de uma barra, você configura a quantidade de memória RAM que você precisa liberar e clicando em “Free Now!” após essa configuração, o programa tentará liberar o máximo de memória RAM possível até que alcance o maior valor possível próximo ao valor configurado.

Com o RAM Medic, ainda é possível gerenciar os processos, decidindo quais deles devem ter prioridade para usar maiores recursos de memória. O programa também conta com atalhos de teclado, os quais lhe permitem livrar de 10 a 70% de memória RAM.

RAM Medic


Helicóptero da FAB faz pouso de emergência em hospital de Campo Grande

Um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) fez um pouso de emergência no estacionamento do Hospital Regional de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na tarde desta sexta-feira.

AE
Helicóptero caído no estacionamento do hospital
Os cinco tripulantes da aeronave tiveram ferimentos leves e passam bem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 14h30 e o helicóptero atingiu dois carros que estavam estacionados no local. Não havia ninguém dentro dos veículos no momento do pouso.

Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, os militares seguiam de Campo Grande para o interior do Estado, onde entregariam soro antiofídico para uma mulher que foi picada por uma cobra. Após o acidente, uma outra equipe levou o antídoto. A Aeronáutica está investigando as causas do pouso emergencial.

*com informações da Agência Estado

Sobrevivendo uma semana só com o navegador!

Que tal uma semana utilizando apenas o navegador para os afazeres diários? Nós fizemos a experiência, confira os resultados!

O Blog do Igor teve a oportunidade de testar a primeira versão não oficial do Chromium OS, sistema operacional da gigante Google. A partir dos testes feitos, o redator Wikerson Landim, colega de bancada, teve uma ideia: "E se alguém passasse uma semana inteira só usando aplicativos online?".

Achei a sugestão muito legal e me ofereci para realizar a tal experiência. Era uma terça-feira quando a aventura começou. A primeira coisa a fazer foi procurar no Blog do Igor por aplicativos online. No dia a dia da redação são utilizados quatro programas básicos: editor de texto, editor de imagens, um para tirar os screenshots e o Skype, para comunicação interna.

Editor de texto online não foi difícil de encontrar. Além do Google Docs, existem muitas outras opções disponíveis pela internet. Por escolha própria, o eleito para a experiência foi o Zoho que, além de ser muito parecido com o pacote Office, possui várias ferramentas extras para quem trabalha em escritórios.

Uma semana usando apenas aplicativos online!Por permitir a conexão com diversos mensageiros ao mesmo tempo, o imo.in passou a ser utilizado todos os dias para comunicação interna na empresa e também com meus amigos, pelo MSN e Google Talk. Infelizmente não foi possível encontrar nenhum serviço online para tirar screenshots que cumprisse tudo o que necessitamos.

Editar imagem em um aplicativo comum não é uma tarefa trivial, imagine então em um editor online. O Photoshop.com foi o serviço online escolhido para a tarefa, por trazer diversas opções e ferramentas de efeito para as imagens e também por permitir que as figuras editadas sejam baixadas e salvas no computador.

A maior experiência com aplicativo online que eu tive até então, sem contar as rádios e sites para ouvir música, foi editar um trabalho ou outro da faculdade e fazer rápidas anotações durante as aulas. E assim começou a semana de testes: nenhum aplicativo podia ser executado no computador, exceto o navegador e o programa que estava sendo testado para ser colocado no Blog do Igor.

1º DIA - tudo é novidade!

Depois de muita pesquisa, os serviços online foram escolhidos:

  • Zoho Work. Online - editor de texto, planilhas eletrônica, apresentações e muitas ferramentas online;
  • imo.im - acesso a vários mensageiros ao mesmo tempo;
  • Photoshop.com - editor de imagens online;
  • ScreenToaster - permite gravar tudo que se passa na tela do seu computador;
  • MusicMe - para ouvir músicas e rádios online.

O primeiro dia foi quase todo utilizado para adaptação. O vício de utilizar o atalho Alt+Tab para trocar de tela teve que ser esquecido, ou melhor, adaptado para a troca de abas (Ctrl+Tab). A Barra de Tarefas passou a ser utilizada como relógio, para que todos pudessem ver que a experiência foi levada a sério e que apenas o navegador estava sendo executado.

Primeiro problema: atalhos do teclado

As dificuldades logo surgiram. Para começar, quem utiliza aplicativos online é o primeiro a saber que alguém conectado à mesma rede está fazendo download. A queda no desempenho dos serviços é significante e exige uma boa dose de paciência para seguir em frente.

2º DIA - conhecendo melhor as novas ferramentas

O dia seguinte foi dedicado para conhecer melhor as funcionalidades das novas ferramentas de trabalho. É incrível como um site aparentemente simples pode trazer tantas opções e ferramentas. O Zoho, por exemplo. É um pacote completo para escritórios, pois oferece quatorze ferramentas para o usuário trabalhar com tranquilidade.

Além do pacote básico com editor de texto, planilha eletrônica e criador de apresentações, ele também dá suporte para a criação de wikis, portais de conteúdo, conferências, assistência remota, servidor de emails e muitas outras opções.

IMO.INA maior vantagem em utilizar o imo.in para conversar com os amigos é que em apenas uma janela você consegue reunir todos os contatos do MSN, Skype, Google Talk, ICQ, MySpace e outros. Mesmo não permitindo o envio/recebimento de arquivos, esta é uma ótima alternativa aos mensageiros.

Mesmo com diversas ferramentas para criação de efeitos em imagens, o Photoshop.com dificultou um pouco o trabalho no segundo dia. Isso porque o site é bastante pesado e manipular imagens online não é tão fácil quanto aparenta ser.

O baixo tempo de resposta para as alterações realizadas acaba atrasando as demais tarefas, sem contar os minutos para fazer upload e download das imagens.

Há algum tempo o Blog do Igor utiliza o ScreenToaster para fazer vídeos de aplicativos e jogos. É preciso admitir que seu funcionamento deixou um pouco a desejar quando executado ao mesmo tempo que o Zoho, mas nada que um pouco de paciência não resolvesse.

O MusicMe foi, talvez, o aplicativo que teve a melhor performance durante a semana. Embora já o utilizasse há algum tempo, nunca havia feito a experiência de escutar música nele com outros aplicativos online rodando ao mesmo tempo. A resposta não poderia ter sido melhor, nos dois primeiros dias ele funcionou perfeitamente.

A vantagem em abrir apenas o navegador é que, na hora de ir embora, tudo é mais rápido. Basta fechá-lo e desligar o computador, sem travamentos ou processos que não respondem.

3º DIA - é hora de trabalhar

Apesar de estar envolvida com a experiência de utilizar apenas serviços online por uma semana, os demais afazeres não podiam ficar de lado. O terceiro dia o trabalho já fluiu melhor, apesar da dificuldade em se adaptar aos novos atalhos, afinal Ctrl+T no navegador abre uma nova aba ao invés de selecionar todo o texto.

O maior problema enfrentado foi realmente com a edição de imagens. Como já citado, o tempo de resposta do Photoshop.com não é dos melhores e a pressa em terminar tudo no horário também não ajudou muito.

Editar imagens foi complicado!

Quase no final do expediente aconteceu um imprevisto. Sem querer bati com o pé na tomada e o computador acabou desligando. O desespero na hora foi grande, mas ao abrir o navegador e constatar que o Zoho salvou todo o trabalho, tudo ficou mais tranquilo.

Uma grande vantagem de editores online é que eles salvam o trabalho a cada dois ou três minutos automaticamente. Caso aconteça alguma coisa como queda de energia, problemas na internet ou acidentes (como no meu caso), o usuário não perde tudo que já havia feito. Um alívio!

Outro ponto positivo no uso de aplicativos que rodam direto no navegador é que você pode acessá-los de qualquer computador. Se alguém precisasse utilizar o Windows 7 - presente apenas em duas máquinas da empresa: a que utilizo e mais uma - durante a semana, o meu trabalho seria reduzido a fechar o navegador, trocar de computador e abrir o navegador novamente. Sem contar que acessar os textos de casa também não seria problema algum.

4º DIA - um problemão

É óbvio que para o funcionamento de aplicativos online é preciso que o usuário esteja conectado à internet. O quarto dia de testes foi muito frustrante pois a empresa estava passando por alguns problemas com a conexão.

Ser totalmente dependente da internet para a realização dos afazeres mais corriqueiros pode trazer muitos prejuízos. Nesse dia foi possível utilizar apenas o Zoho e o imo-in ao mesmo tempo, embora esse tenha dado certo trabalho para manter-se conectado.

Atividades como editar imagens, ouvir música ou gravar vídeos sequer foram cogitadas, uma vez que a internet estava ruim e os demais redatores e funcionários da empresa também precisavam fazer uso da banda larga para trabalhar.

Este foi um dos pontos negativos durante os testes: aplicativo online com internet lenta "não tem como", a menos que você esteja fazendo teste de paciência ou goste de sofrer.

Quarto dia: estresse total!

5º/6º DIA - tudo muito bem

Os dias seguintes ao desastre da internet foram muito bons, quase normais. Ter apenas um aplicativo em execução e muitas abas abertas não é tão ruim quando tudo funciona bem. Até mesmo a edição de imagens no Photoshop.com foi mais fácil.

Isso mostra que tudo é uma questão de adaptação e costume. Quando não há outra maneira de contornar um problema, o melhor é se adaptar à situação e tornar as coisas mais fáceis.

Música, edição de imagem e edição de texto!Já que tudo transcorria bem, resolvi partir para algo um pouco pesado: assistir a vídeos enquanto editava um texto no Zoho e algumas imagens no editor online.

Obviamente o desempenho dos serviços teve uma queda significativa, mas foi possível utilizar todos os programas no navegador enquanto assistia a um show em outra janela do browser.

7º DIA - a hora do adeus?!

Depois de uma semana, este foi o último artigo escrito em um aplicativo online. No início foi um pouco complicado se adaptar, mas em dois dias já estava trabalhando tranquilamente. Duas lições puderam ser tiradas desta experiência:

  1. Aplicativos online só com conexão banda larga, se possível exclusiva. Compartilhar internet com outros computadores em uma rede afeta o desempenho dos programas que são executados diretamente nos navegadores. Basta um download um pouco mais pesado para tornar o uso de serviços online uma verdadeira tortura.
  2. Tudo é uma questão de adaptação.Como eu estava proibida de usar qualquer outro tipo de programa, tive que me acertar com o que tinha disponível e aprender a tirar proveito da situação.

Concluindo

A experiência foi muito legal e deu pra ter uma ideia de como será utilizar o Chromium OS. Conhecer vários softwares online facilita muito a vida naquelas horas de desespero em que você precisa editar um texto ou uma imagem e não tem acesso aos programas do computador para isso.

E vocês usuários, já tiveram que utilizar aplicativos online por mais de um dia? Como se saíram? Não deixe de contar suas experiências, afinal o espaço de comentários abaixo é reservado para vocês!

Banner

Banner