Seja, Bem Vindo.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Postagens

Caro, Leitor do, Blog do Igor, por motivos de paciência de publicação agora só haverá postagens 2 vezes por dia, não sei se os senhores perceberam que as postagens estão atrasadas. peso desculpas,agradeço a preferência.

Adicione bordas e molduras personalizadas às suas fotos

Faça com que sua coleção de fotos se destaque das outras, com molduras de diversos tipos.

Alguns anos atrás, tirar fotos era para poucos, pois o custo era alto. Máquinas fotográficas com capacidade inferior às digitais mais simples da atualidade custavam caríssimo e demandavam a utilização de rolos de filme.

Depois de fotografar até o final do filme, era necessário que o fotógrafo gastasse mais dinheiro para realizar a revelação, que às vezes tinha o problema de ser entregue com fotos faltando — pois haviam queimado.

Depois do advento e popularização em massa das câmeras digitais, tirar fotos não só ficou mais barato como também permitiu uma série de personalizações que antes eram possíveis só para estúdios e custavam uma fortuna.

Uma delas é a inclusão de molduras nas fotos, para dar tom único às suas fotos. É disso que o Portal Baixaki fala neste artigo. Mostraremos algumas ferramentas capazes de deixar sua coleção de fotos com a sua cara — ou melhor, com a sua moldura.

Imagem com molduras colocadas usando o PhotoScape.

Pré-requisitos

Para poder aplicar as molduras às suas fotos, você precisa de um ou mais programas que possuam essa função. O intuito deste artigo não é ensinar a desenhar molduras, mas a indicar como fazer isso automaticamente e de forma fácil.

— Coleção de fotos suas, da família, do gato, cachorro, papagaio, fazenda, viagem às montanhas, passeio no parque, enfim, imagens que merecem ser melhoradas e imortalizadas.

— PhotoScape: um dos maiores sucessos de download no Baixaki. Clique no link abaixo para ir para sua página de download no Baixaki.

Clique para ir para a página de download do PhotoScape.

Faça você mesmo

O PhotoScape foi o escolhido para este artigo por ser um programa fácil de usar, em português e com procedimentos rápidos de edição. Em poucos segundos, você pode localizar a foto desejada, abri-la, fazer as alterações que desejar e salvá-la para ter na coleção para sempre.

PhotoScape

Abra o programa e, no menu circular exibido, clique no ícone “Editor”, que fica no topo, conforme indicado na imagem abaixo.

Tela inicial do PhotoScape.

Na janela principal, você pode ver a estrutura de pastas do computador (1), no canto superior esquerdo. Use esse painel para localizar o diretório onde suas imagens estão salvas. Quando encontrar a pasta, clique nela para que as imagens que estiverem dentro sejam mostradas logo abaixo (2).

Elementos da interface.

Ao clicar na foto desejada, ela é aberta no quadro principal (3). As ferramentas de edição ficam posicionadas na área inferior da janela. Perceba que há uma seção dedicada somente à aplicação de contornos e molduras.

Opções de adição de bordas e molduras.

Clique no item “Sem moldura” (4) para que seja aberto o painel com as opções disponíveis. Para aplicá-las, basta clicar na desejada. Se você não gostar, é só clicar em outra. Quando estiver satisfeito com sua opção, clique no botão “Foto+Moldura” (5), para que ela seja aplicada.

Passos para começar.

É importante lembrar que você pode sobrepor várias molduras em uma só foto. Para fazer isso, escolha a primeira e clique no botão “Foto+Moldura” (5). Em seguida, escolha uma nova na lista (4) e depois clique novamente em “Foto+Moldura”. Pronto! Agora você tem duas molduras sobrepostas.

Você também pode adicionar contornos diferentes ou bordas arredondadas. Para os cantos arredondados, clique no botão “Arredondado” (6) e defina os detalhes na janela que se abre, conforme a imagem abaixo.

Arredondando as extremidades da foto.

O botão “Margem” (7) serve para que você mude a distância entre as extremidades do “papel” e a foto em si. É possível mudar a cor da margem e sua medida.

Margem

Se quiser, utilize medidas diferentes para cada um dos quatro lados, desmarcando a opção “Atribuir as mesmas margens”.

As bordas também são completamente personalizáveis, ou seja, você pode alterar cor, espessura, margem interior, arredondamento, tipo de traçado da linha e opacidade. Infelizmente as opções de traçado são poucas, mas as molduras disponíveis compensam essa falha.

Para adicionar uma borda, clique no botão “Molduras” (8). É aberta uma janela com as opções citadas acima.

Perceba que, na área inferior direita da janela do PhotoScape há alguns botões. Se você errar em algum momento ou aplicar alterações e mudar de ideia, utilize o botão “Desfazer” para voltar ao estágio anterior. Clicando em “Desfazer Todos”, você desfaz todas as alterações aplicadas à imagem, para poder começar de novo.

Quanto estiver satisfeito com o resultado, clique em “Salvar”. Isso é tudo que você precisa saber para colocar bordas e molduras em suas fotos, utilizando o PhotoScape.

Novos discos Blu-ray terão até 128 GB de capacidade!

Associação que define os padrões do formato de alta definição propõe novos modelos de discos com ainda mais espaço.

Depois da batalha de formatos contra o HD-DVD da Toshiba ter sido vencida, o Blu-ray começou a se popularizar discretamente. Com players de diversos fabricantes – inclusive o Playstation 3 da Sony – suportando o formato e com a explosão de vendas das televisões Full HD, o BD (Blu-ray Disc) começou a entrar nos lares de pessoas do mundo todo.

Os principais consumidores do formato estão no Japão e na Europa, sendo que nos Estados Unidos – e no Brasil – os discos azuis ainda são considerados mais como curiosidades e itens de colecionador do que o padrão de consumo de filmes e séries.

Mesmo assim, a indústria da tecnologia sobrevive de inovação e o Blu-ray, para se manter no mercado, também precisa apresentar novas possibilidades. Espera-se para breve a publicação das especificações dos dois novos formatos de discos BD: o BDXL (discos de alta capacidade graváveis ou regraváveis) e o IH-BD (discos intra-híbridos).

Blu-ray

Armazenagem e arquivamento

Voltado principalmente para o setor comercial, o BDXL é indicado para quem precisa de grande espaço de armazenagem. Emissoras de TV, estúdios de cinema e publicidade, departamentos de imagem aplicada à medicina podem – utilizando esses discos – esquecer as mídias magnéticas e fazer seus backups em discos óticos mais confiáveis e duradouros.

O padrão BDXL apresenta dois formatos básicos. O formato gravável – com até 128 GB de capacidade –, e um de regravação contendo até 100 GB de dados.

Conteúdo (praticamente) fechado

Disco Blu-rayAo contrário do BDXL – de viés corporativo -, o IH-BD é voltado para o consumidor final. Assim como os discos atualmente disponíveis no mercado, o IH-BD conta com apenas duas camadas de dados, porém a natureza delas é sua principal força.

Enquanto hoje ou você encontra discos de conteúdo estático - no qual você não pode gravar nada - ou graváveis - uma ou mais vezes - o IH-BD pretende reunir ambos os modos em um mesmo disco.

Com uma camada BD-ROM e outra BD-RE, será possível ter um disco com conteúdo protegido de gravação – um filme ou série, por exemplo – e ainda ter espaço para que o próprio usuário guarde informação, sem precisar abrir a bandeja do leitor.

O principal uso encontrado aqui no Baixaki foi para jogos. Imagine o seu PS3 salvando dados dos seus feitos direto no disco em que está o jogo. Outra possibilidade até mais interessante é guardar dados de expansões de determinado jogo no mesmo disco em que está o original, preservando assim espaço no HD do console para outros jogos e downloads.

Novos players

Como os padrões ainda não receberam especificações técnicas, ainda não há previsão de lançamento dos leitores desses formatos. O que se sabe, entretanto, é que os drives atuais não serão compatíveis com o BDXL ou com o IH-BD.

Para conseguir todos os 128 GB disponíveis no BDXL, cada disco utiliza entre três e quatro camadas de dados, o que exigirá do leitor um laser mais potente do que o disponível nos modelos atuais.

O mesmo é verdade para o IH-BD, apesar de o padrão usar a mesma quantidade de camadas de um Blu-ray atualmente comercializado. Para que seja possível obter a versatilidade de camadas estáticas e graváveis em uma mesma peça, algumas características do laser de leitura e gravação serão diferentes das existentes em leitores atuais.

Leitor Blu-ray Amex

Na prática, isso significa que, apesar do potencial para utilização no PS3 e em outras aplicações domésticas, não existirá compatibilidade entre os novos discos e o hardware atualmente disponível. Nem mesmo a alteração do firmware poderá gerar a conversa entre leitores atuais e novos discos.

Felizmente, porém, novos leitores serão retrocompatíveis com discos atuais, quando forem lançados. Isso será possível graças à natureza da tecnologia utilizada no BDXL e no IH-BD, que nada mais é que uma extensão da já existente. Assim, apesar de a configuração do laser sofrer alterações, será possível – através de software – modulá-lo para a leitura de discos BD comuns.

Outra coisa que deve ser esperada é a chegada deste tipo de avanço aqui nas terras brasileiras, algo sem data para acontecer.


Banner

Banner