Seja, Bem Vindo.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ana Maria Brega reata casamento em Miami

Tudo indica que Ana Maria Brega e Marcelo Frisoni voltaram às boas. Nesse domingo (21), o casal foi visto caminhando de mãos dadas depois de um almoço no restaurante Trindade, em São Paulo.

AgNews
De volta às boas: Marcelo Frisoni e Ana Maria Braga almoçam juntos

A apresentadora e o empresário, que oficialmente ainda são casados, enfrentaram uma crise no final do ano passado, cheia de idas e vindas. Nos últimos dias, porém, Marcelo vinha fazendo de tudo para reatar de vez com Ana Maria. Amigos contam que depois de inúmeros telefonemas, ele foi até Miami - durante o Carnaval - para encontrar a "ex".

Agora, com o casamento aparentemente reatado, Marcelo já comenta com os mais próximos que contará, inclusive, com o "incentivo" da mulher para mais uma empreitada na política. Ele quer se candidatar a vereador em São Paulo como fez em 2008, mas não foi eleito.

Altere o relógio do Windows e fique em dia com a chegada do horário de inverno.

No dia 18 de outubro de 2009 começou o horário de verão, uma medida do governo brasileiro para poupar energia e aproveitar a luminosidade dos dias mais longos do verão.

A medida para economizar energia foi sancionada pelo presidente Lula a partir do decreto n° 6.558, assinado em 8 de setembro de 2008.

Segundo o documento, o horário de verão terá início sempre as zero hora do terceiro domingo de outubro. Porém, em 2010 um “erro de cálculo” aconteceu e o horário de verão que iria terminar no dia 14 de fevereiro, foi adiado para o dia 21, devido ao Carnaval.

Por causa desse imprevisto, alguns usuários do Windows levaram um susto ao ligar o computador no domingo, dia 14.

Quem não fez as atualizações liberadas pela Microsoft no mês de Dezembro de 2009, ficou sem o pacote que corrigia o adiamento da data. Para resolver o problema, a fabricante do Windows liberou uma atualização de emergência para todas as versões e que pode ser baixada aqui.

No entanto, você pode acertar o seu relógio no dia 21 “no braço” e ficar em dia com seus compromissos.

Acerte o seu relógio!


Este pequeno tutorial ensinará você a modificar o seu relógio do Windows, adequando-o ao horário de verão. O sistema operacional utilizado no guia foi o Windows Vista, mas o processo é praticamente igual dentro do XP e 7.

Primeiro, clique com o botão esquerdo do mouse no relógio localizado no canto inferior direito da tela e selecione a opção "Alterar configurações de data e hora”.

Acerte seu relógio

Uma nova janela será aberta. Nela, clique sobre o botão "Alterar data e hora".

Clique no botão indicado.

Selecione as horas no horário indicado e mude o valor para um número abaixo, atrasando o relógio. Ou seja, se o seu relógio marcar 0h, mude para 11h.

Para realizar a mesma mudança no Windows XP, basta clicar duas vezes sobre o horário na bandeja do sistema e, logo em seguida, atrasar seu valor em uma hora.

Cuidado para não alterar mais do que o necessário!

Dessa forma, relógio estará adequado ao horário de verão. Se você quiser acertar o relógio sem nehuma margem de erro, pode conferir a hora exata usando um relógio atômico. Há várias opções lá no portal Baixaki. Clique aqui para conhecer algumas.

Transforme vídeos em formato de alta definição e veja-os no YouTube

Veja como é possível transformar qualquer vídeo em alta definição para colocar no YouTube

Querendo ou não, já estamos na época dos vídeos em alta definição. Também identificados pela sigla HD (High Definition), já há alguns meses o YouTube utiliza esses vídeos como um dos novos padrões.

Dessa forma, os navegantes do site que têm conexões mais velozes podem aproveitar vídeos em excelente qualidade de definição. É uma boa adição ao serviço até pelo fato de várias televisões novas trazerem consigo um canal YouTube.

Neste tutorial você confere como é possível converter vídeos de várias resoluções diferentes em HD para que o YouTube os suporte.

Preparando o material

Antes de começar a conversão, tenha em mãos o vídeo que você quer transformar em HD. Se você já tem o arquivo pronto, pode prosseguir com o tutorial. Entretanto, se gostaria de usar o conteúdo de um DVD, é necessário extrair o vídeo antes, com algum programa como o WinX DVD Ripper, CloneDVD ou FormatFactory.

Para converter os arquivos com este tutorial você precisa ter instalados em seu PC: K-Lite Mega Codec Pack eFormatFactory.

O meu vídeo já está em HD (1280x720 pixels)

Se o vídeo já estiver com o tamanho correto para envio HD (alta definição) no YouTube, então você não precisa fazer absolutamente nada além de convertê-lo para o melhor formato possível. Segundo o YouTube, é recomendável vídeos no formato H.264 (eles têm extensão .MP4), duração de 10 minutos no máximo e tamanho de arquivo menor do que 1 GB.

Para converter no formato citado acima você pode seguir os mesmos passos que serão mostrados a seguir.

Convertendo vídeos em resoluções diferentes

É claro que, como o HD é um formato widescreen, o ideal é você ter um vídeo com esse aspecto, seja de resolução maior ou menor. Mas, se o aspecto for diferente (como 4:3), o resultado é um vídeo no formato quadrado, com barras pretas no lado ou esticado.

Para começar, abra o FormatFactory, clique na guia "Vídeo" do lado esquerdo da tela e selecione "Todos para MP4":

Clique em todos para mp4.

Clique em "Adicionar Arquivo" e procure pelo vídeo que você quer converter:

Adicione arquivo.

Agora vamos definir como o arquivo final deve ser. Clique no botão "Configurações de Saída":

Clique em Configurações de Saída.

Primeiramente, certifique-se de que a opção "Codificar Vídeo" está como "AVC (H264)". Depois, escolha o "Tamanho do Vídeo". Como o que queremos é um vídeo HD, deixe a opção como "1280x720 HD Device":

Escolha o tamanho do vídeo.

Agora é hora de definir a qualidade do vídeo. A taxa de bits é a quantidade de espaço que o vídeo vai usar por segundo. No programa, 1024 seria 1MB por segundo, por exemplo. Como estamos deixando em HD, é necessário usar uma taxa de bits relativamente alta, pelo menos 1024:

Defina a taxa de bits.

"FPS" são os quadros por segundo. Para que não aconteça nenhum problema no vídeo, como engasgamentos, o recomendável é deixar "Padrão":

Deixe FPS em padrão.

"Aspecto" é o formato do vídeo na tela. 4:3 é um vídeo fullscreen, enquanto 16:9 corresponde a uma imagemwidescreen. É bom deixar a opção "Automático" selecionada. Caso contrário, seu vídeo pode ficar deformado.

Ou seja, se a proporção do vídeo de origem é fullscreen, o seu vídeo, depois de convertido, fica com barras pretas no lado e aparece somente no meio. Se você não se importa que o vídeo fique um pouco esticado e quer que ocupe todo o espaço para ele na tela, use a opção "16:9":

Aspecto automático.

As opções de áudio também são fundamentais. A "Taxa de bit" funciona da mesma forma que para o vídeo e determina a qualidade final. Um áudio de 128 a 256 KB já tem ótima qualidade:

Defina opções de áudio.

Depois de determinar as configurações de saída e voltar para a janela anterior, pressione "Opções":

Clique em Opções.

Aqui você pode selecionar uma área específica para a conversão do seu vídeo. Se você quer somente um trecho específico, basta definir qual o "Tempo Inicial" e o "Tempo Final" e pressionar "Ok":

Caso queira, é possível fazer cortes.

Quando todas as configurações já estiverem certas, o seu arquivo é adicionado à lista. Agora é só pressionar "Iniciar" e aguardar o processo de conversão. O seu arquivo é exportado para o local que diz "Saída". Para localizá-lo facilmente, clique em "Pasta de Destino" quando terminar a conversão:

Pressione para iniciar.

Enviando e visualizando no YouTube

O envio de vídeos para o YouTube em HD é feito da mesma maneira que qualquer outro convencional. Quando você manda um vídeo que está em resolução maior, a identificação do site é automática. Sendo assim, você não precisa se preocupar com nenhuma preocupação extra.

Depois que o vídeo for enviado, você nota uma nova opção logo no canto inferior direito da tela, para deixar o vídeo em três resoluções: 360p (640x360 pixels) , 480p (640x480 pixels) e 720p (1280x720 pixels). Para assistir em HD, é só escolher a última opção:

Assista o vídeo em alta definição.

......................................................

E o tutorial fica por aqui. Se você tem mais dicas relacionadas aos vídeos em alta definição e/ou usa outros programas, não se esqueça de comentar logo abaixo. Até a próxima.

AMD Fusion: novo processador que integrará placa de vídeo está chegando!

Embora o lançamento esteja previsto apenas para 2011, a AMD mostra mais detalhes de seu novo processador, o AMD Fusion.

Quem acompanha o Blog do Igor já está por dentro das primeiras novidades que a AMD está preparando em seu mais novo processador, oAMD Fusion. Embora o lançamento desse componente esteja previsto apenas para o ano de 2011, a empresa liberou mais algumas novidades que possivelmente estarão presentes no processador.

Também conhecido como Llano, o AMD Fusion é uma versão melhorada no processador Phenom II, comercializado no mercado atualmente. Além de maior velocidade de processamento, o novo processador traz características que estão presentes graças à compra da ATI pela AMD.

Parece que o ano de 2011 vai ser movimentado no mercado de processadores. Então, confira o que vem por aí com o AMD Fusion.

The future is Fusion

Recapitulando

Antes de mostrar as novidades fresquinhas do AMD Fusion, é bom relembrar o que já foi falado a respeito do novo processador. Para começar, a característica principal do componente, que também dá origem ao seu nome: unir CPU E GPU, formando o que está sendo chamado de APU (Accelerated Processor Unit).

CPU e GPU, qual a diferença?

É muito comum ver usuários confusos quanto às diferenças entre CPU e GPU. Para entender bem como o Fusion funcionará, é preciso ter essa diferença bem clara. CPU é a abreviação para Central Processing Unit(unidade central de processamento).CPU

Em poucas palavras, a CPU é a responsável por processar praticamente todas as informações do computador. Seria como o cérebro humano, que controla cada movimento do corpo, desde os mais complexos até os mais simples.

GPU, por sua vez, é abreviação de Graphics Processing Unit(Unidade de processamento gráfico). Ou seja, ela é a responsável por todo o processamento gráfico e visual em computadores e video games.

Continuando...

Como você já deve estar imaginando, o Fusion trará em uma mesma peça de silício o processador gráfico e a CPU. Com isso os usuários podem assistir a filmes e rodar jogos 3D sem “fritar” o processador.

Como já era de se esperar, o AMD Fusion promete trazer quatro núcleos de processamento, sendo três deles voltados à CPU e um totalmente dedicado para a GPU. Com esse esquema híbrido, o Llano promete desempenhos excepcionais em diversas tarefas, em especial nas que necessitam de qualidade gráfica elevada.

O que vem por aí

Amd FusionAgora que você já relembrou as novidades anunciadas anteriormente pela AMD, é hora de ficar por dentro das novas promessas da empresa. O AMD Fusion promete trabalhar com velocidade superior a 3 GHz, somando os quatro núcleos.

Cada um dos núcleos de CPU contará com 1 MB de memória cachê L2 e TDP entre 2,5 W e 25 W (leia aqui uma explicação simplificada sobre TDP). A AMD ainda não anunciou qual será o TDP total do processador (CPUs mais GPU).

Mas, de acordo com a empresa, se os três núcleos de processamento estiverem trabalhando em sua frequência total, o TDP poderá ficar entre 10 watts e 100 watts. Esse valor pode aumentar consideravelmente com o chip gráfico, já que componentes de processamento visual são famosos por devorarem energia e gerarem muito calor.

Há, no entanto, uma tecnologia que pode ajudar a diminuir o TDP. É a chamada propagação de energia por núcleo, apresentada este mês pela AMD em São Francisco, na International Solid State Circuits Conference.

Com essa tecnologia, quando um núcleo não está sendo utilizado ele é desligado e a energia é então distribuída entre os demais cores do processador. Além de economizar energia, isso ajuda a diminuir a dissipação de calor do componente.

O AMD Fusion traz ainda suporte nativo para o DirectX 11, da Microsoft, permitindo um desempenho gráfico superior na execução de aplicativo pesados e games de última geração.

Para ajudar a entender um pouco melhor como funcionará a nova arquitetura dos processadores AMD, não deixe de conferir a imagem abaixo. Ela mostra como é o esquema dos componentes atuais e como provavelmente será o do AMD Fusion.

Entendendo o TDP

Com tanta tecnologia de processamento nova que surge, é inevitável que os componentes do PC trabalhem cada vez mais rápido. Essa crescente rapidez faz com que a máquina trabalhe mais e, consequentemente, produza mais calor.

Para que o calor excessivo produzido no interior do computador não queime nem prejudique o funcionamento dos seus componentes, é necessário haver o resfriamento deles e é este o papel destinado ao cooler.

O TDP é o acrônimo de Thermal Design Power (projeto de força térmica). Em poucas palavras, é a quantidade de energia que o cooler precisa utilizar para dissipar o calor produzido pelo processador. Quanto menos energia ele utilizar, maior será a economia para o usuário.

Um processador com 20 W TDP, por exemplo, significa que o cooler precisará de pelo menos 20 W energia para resfriar o componente de maneira aceitável, ou seja, o suficiente para que o processador não queime.

Obviamente, quanto maior o número de núcleos de um processador, maior será o calor dissipado por ele e, como consequência, o TDP também será maior.

Para quando e para quem?

O AMD Fusion é mais voltado para notebooks com uma configuração comum, ou seja, aqueles destinados a usuários domésticos, que utilizam o computador para tarefas simples. De acordo com a empresa AMD, haverá também um modelo do Fusion voltado para desktops, com a mesma capacidade de processamento dos computadores portáteis.

Embora o lançamento do novo processador da AMD tivesse programado para 2009, utilizando tecnologia de fabricação de 45nm, a empresa resolveu adiar a colocação do componente no mercado até que a tecnologia de 32 nm fosse concebível. Com isso é possível construir um componente menor, mas com uma eficiência enérgica muito maior.

Dessa maneira, a empresa anunciou que alguns protótipos do AMD Fusion poderão ser vistos ainda neste ano, mas o lançamento oficial está previsto apenas para 2011.

A ideia do Fusion é sem dúvida muito interessante, e os resultados ao criar a APU (CPU + GPU) parecem animadores, mas por enquanto é necessário esperar até que as primeiras unidades sejam liberadas para testes e as primeiras impressões do produto apareçam.

A AMD promete mais do que uma simples fusão entre chip gráfico e CPU. E quanto a você, usuário, o que está achando de toda essa tecnologia? Não deixe de compartilhar sua opinião no comentarios aqui Blog do Igor.


Banner

Banner