Seja, Bem Vindo.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Quando o Alt+Tab não basta

Você costuma se perder enquanto usa seu computador graças à quantidade de aplicativos abertos ao mesmo tempo? O Blog do Igor dá algumas dicas para facilitar a sua vida.

Desde os primeiros ambientes gráficos – quando os computadores pararam de depender de linhas de comando para executar processos – o conceito de multitarefa, ou de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, ganhou força entre os usuários.

Editor de texto, navegador de internet, mensageiro instantâneo e mais uma enorme quantidade de aplicativos – de reprodutores de mídia ao Twitter – costumam estar abertos ao mesmo tempo na maioria dos desktops.

Seja um computador de trabalho ou de lazer, a multitarefa é uma das exigências principais das máquinas modernas. Até mesmo smartphones apresentam essa capacidade, mostrando o quanto é importante poder realizar mais de uma atividade a cada momento.

Excesso de informaçãoPorém, a atenção humana tem limites. Abrir dezenas de aplicativos – somados às centenas de abas de navegação – pode atrapalhar o desempenho correto das tarefas cotidianas. Assim, é necessário lançar mão de artifícios para facilitar a organização e o gerenciamento de todas essas atividades.

Não existe uma maneira correta de fazer isso, já que cada indivíduo tem necessidades e condições diferentes, dependendo tanto de sua própria maneira de levar a cabo seus compromissos quanto das condições de funcionamento do computador.

Por esse motivo, este artigo apresenta diversas maneiras de organizar sua Área de trabalho para aproveitar ao máximo o espaço do seu monitor e as capacidades do Windows.

Foco seletivoQuem já tem o costume de lidar com muitas janelas ao mesmo tempo pode ganhar tempo dividindo sua Área de trabalho em regiões menores dedicadas a certos aplicativos. Para isso, basta instalar o Acer GridVista.

Limitando a área dos aplicativos com o Acer GridVista

O programa permite que você divida a sua Área de trabalho, ancorando aplicativos em cada região. Principalmente quando é necessário consultar alguma fonte para o desempenho de outra tarefa, essa divisão da tela com mais de uma janela à mostra ao mesmo tempo pode acelerar o processo e também favorece o foco da atenção na atividade sendo realizada.

Mais de uma Área de trabalhoMudança de Áreas de trabalho usando o DeskHedronFerramenta existente tanto no Mac OS X quanto em várias distribuições Linux, o recurso de múltiplos desktops também ajuda a organizar a vida digital dos multitaskers.

Ao contrário do GridVista, os aplicativos que permitem ao Windows apresentar várias Áreas de trabalho funcionam limitando a atenção do usuário.

Cada desktop pode ser utilizado como “central” de atividades. Por exemplo, é possível manter todos os seus aplicativos de comunicação em uma área, seus programas de trabalho em outra e o gerenciador de mídia em um terceiro desktop.

Assim, mensagens instantâneas, emails e tweets não atrapalham a sua concentração enquanto você escreve, por exemplo, já que a Área de trabalho em que o seu processador de texto está aberto não é a mesma em que os outros programas se encontram.

Para criar essas múltiplas áreas, você pode usar o DeskHedron, o Microsoft Desktops ou qualquer um dos vários outros que você encontra la no Baixaki. Cada um desses tem funcionalidades e limitações diferentes, então teste até encontrar aquele que melhor combina com o seu estilo.

A barra salva

O dock do Mac OS X

Sem dúvida uma das principais inovações do Mac OS X, o dock se tornou referência em interface para inicialização e organização de aplicativos. Apesar de a ferramenta não existir oficialmente no ambiente da Microsoft, desenvolvedores que perceberam a facilidade de uma barra centralizadora criaram diversas opçõespara Windows.

Assim como aplicativos para vários desktops, o ideal é testar alguns docks diferentes até encontrar um que se ajuste a você. Porém algumas ressalvas são importantes.

Como um dock deve – antes de tudo – ser um apoio para a organização de quem faz muita coisa em pouco tempo, é recomendado que um clique no ícone de determinado programa leve para uma instância já existente do aplicativo.

Rocket Dock

Algumas ferramentas desse tipo – como o Dell Dock – criam uma janela a mais quando acionadas, ao invés de mudar a visualização. Assim, terminam por complicar ainda mais a organização da multitarefa.
Felizmente existem opções como o Rocket Dock, que permitem a escolha entre a criação de novas instâncias ou a mudança para uma janela já aberta.

Classe na mudança de janelasA Barra de tarefas do Windows já recebeu adaptações para facilitar a organização de muitas janelas, como o agrupamento de janelas de um mesmo aplicativo em um único botão. Ainda assim, é comum para um usuário se perder na quantidade de miniaturas e botões que se acumulam na parte inferior da tela.

Para encontrar a janela desejada de maneira mais prática, uma possibilidade muito válida é lançar mão de mais um recurso do Mac OS X trazido para o Windows: o Exposé.

Exposé no Windows, usando o MaComfort

Programas como o DExposE2 Reloaded e o Small Windows, por exemplo, permitem que você – ao acionar um comando ou tecla de atalho – crie miniaturas de todas as janelas abertas no momento, independente de quais estão visíveis no monitor.

O atalho Win+Tab do Windows 7 ou Vista cria uma visualização 3D das janelas abertasAo clicar em uma das miniaturas, aquela janela passa ao primeiro plano, permitindo uma mudança de foco entre os aplicativos de forma bem mais rápida e intuitiva do que através do Alt+Tab.

Quem não quer instalar nada e usa as versões mais recentes do sistema da Microsoft – Windows 7 ou Vista – pode utilizar o atalho Win+Tab para ter uma visualização tridimensional dos aplicativos abertos, porém depende ainda de vários cliques ou do mouse para a seleção do novo foco.

Não é tão bonito ou rápido quanto o Exposé, mas para quantidades relativamente pequenas de janelas, é mais do que suficiente.

Mais?Claro que existem várias outras possibilidades. Por exemplo, os movimentos de mouse instituídos no Windows 7 e adaptados para as versões anteriores em programas como o Mouse Extender e Aero Shake, ou mesmo pacotes completos de experiência Apple para o ambiente Windows, como o MaComfort, que traz múltiplos desktops, Exposé e mais algumas funções do Mac direto para seu PC.

Essas foram as principais dicas do Blog do Igor para ajudar você a aumentar sua produtividade, quer precise acessar muita informação ao mesmo tempo, quer você precise evitar distrações sem perder a facilidade de encontrar o material necessário.

Lembre-se que o melhor jeito de aprimorar seu rendimento é testando diversas possibilidades até encontrar aquela que melhor encaixa na sua maneira de usar o computador. Assim que descobrir a sua, deixe um comentário, quem sabe não vem alguma dica que faltou neste artigo?

As 15 melhores extensões para Google Chrome

Confira as dicas do Portal Blog do Igor para tornar o seu navegador muito mais completo e pare de perder tempo com programas adicionais.

Os navegadores que mais crescem em volume de usuários são o Mozilla Firefox e o Google Chrome, ambos de código aberto. O primeiro deles ganhou milhões de adeptos por permitir a integração de vários serviços ao próprio navegador, por meio da utilização de extensões criadas por desenvolvedores independentes.

A Google também abriu possibilidades para que desenvolvedores criassem suas extensões para o navegador Chrome, o que gerou um grande número de aplicações integradas muito interessantes para que os usuários não precisassem de aplicativos alheios ao navegador para várias atividades.

Neste artigo, o Portal Blog do Igor reuniu as extensões mais interessantes para o Google Chrome. Confira agora quais são os 15 aplicativos mais recomendados para que sejam instalados com o navegador da maior empresa relacionada à internet da atualidade.

O Google Chrome está cada vez melhor

Extensões de aplicação direta

Algumas extensões não servem para facilitar o acesso a serviços ou a sites específicos, mas sim para serem aplicadas diretamente no navegador. Ótimos exemplos são o Session Manager, uma ferramenta para o armazenamento de informações de navegação muito funcional que grava dados de várias páginas.

Session Manager salva suas sessões perfeitamente

Também há o Google Chrome Split Screen, que cria uma nova aba dividida ao meio para que duas páginas sejam carregadas simultaneamente. E para evitar que alguém mexa nas suas informações, sessões e abas é importante utilizar o Chrome Lock, que bloqueia o acesso de outros usuários ao navegador.

Google Docs

Um dos grandes trunfos da Google foi o lançamento do Google Docs, que garante a utilização de softwares de escritório sem que seja necessário pagar por isso, nem seja necessário baixar nenhum programa, visto que é tudo online.

Há extensões baseadas no serviço, como o Docs PDF/PowerPoint Viewer, que permite visualizar as miniaturas dos documentos diretamente no navegador, e o Google Docs for Chrome, que integra todos os documentos armazenados no disco virtual do usuário logado.

Acesso direto aos seus documentos

Gmail

O maior serviço de emails do mundo não poderia ficar de fora desta lista de extensões para o Chrome. Foram selecionados dois complementos básicos, porém muito eficientes. Google Mail Checker informa a cada vez em que uma nova mensagem de email chegar à sua caixa de entrada, já Blank Canvas Gmail Signatures permite a criação de assinaturas em HTML, com vários recursos interessantes.

Criando suas próprias assinaturas

Redes sociais

Fenômenos web da década, as redes sociais também possuem suas extensões. Para os “orkuteiros” de plantão recomenda-se a utilização do Orkut Chrome Extension, uma extensão que verifica periodicamente a página do usuário para notificar atualizações e recados deixados pelos amigos.

Facilidade no acesso ao Orkut

O Facebook também possui complementos. Um bastante interessante é o Facebook Styler, que permite a modificação da página inicial do Facebook para alterar as cores de fundo e dos painéis de visualização dos perfis.

Chromed Bird é o cliente de Twitter que se integra ao navegador para levar todas as atualizações dos perfis que o usuário segue diretamente ao Chrome. É bastante similar ao Echofon, utilizado pelo Firefox. Interessante instalar também o Goo.gl URL Shortener, que encurta URLs de uma maneira segura e rápida, muito útil paratweets.

Miscelânea

Também podem ser utilizada extensões variadas que são muito úteis em diferentes momentos da navegação dos usuários. Para quem possui dúvidas nos mais diversos assuntos, nada mais eficaz do que o Wikipedia Chromium Edition, uma extensão que dá acesso direto às informações armazenadas na Wikipedia.

Wikipedia a um clique

Se estiver lendo algum site e por acaso encontre um link que não pode visualizar no momento, instale o Local Reader Later e assim armazene as páginas para que sejam visualizadas no futuro.

Com o Picnik Extension for Chrome qualquer um tem acesso às imagens armazenadas no serviço Picnik e também direto às páginas de edição e carregamento de novas fotos.

Outra extensão interessante é a No YouTube Comments, que bloqueia a exibição dos comentários do YouTube. Pode parecer inútil, mas é muito interessante para quem tem filhos e quer que eles não possam ler as muitas mensagens ofensivas que alguns usuários postam nos vídeos.

Sem comentários no YouTube

Considerações finais

Você conferiu extensões relacionadas ao Google Docs, ao Gmail e também às redes sociais mais utilizadas pelos usuários de internet brasileiros. Outros quatro complementos indicados para todos os perfis de navegação foram listados também, mas é sabido que muitas extensões excelentes acabaram ficando de fora da seleção.

Você concorda com as escolhas do Portal Blog do Igor? Acha que algum complemento maravilhoso tenha ficado de fora da lista? Para você, qual o melhor de todos os já criados para o Google Chrome?

Aprenda a economizar a bateria da câmera digital

Não corra o risco de perder ótimas fotos por ficar sem carga na bateria da câmera. O Blog do Igor apresenta algumas dicas valiosas para economizar energia e fotografar à vontade!
A cena é a seguinte: uma reunião de família. Depois de muitas fotos, você resolve juntar todos para registrar esse raro momento. Depois de muita insistência e finalmente conseguir chamar a família inteira, todos estão em posição e quando você tenta ligar a câmera percebe que a bateria está descarregada.

Se essa cena não aconteceu com você, com certeza já ocorreu algo muito parecido. Todos os fotógrafos, sejam eles amadores ou não, já passaram por algo semelhante, perdendo imagens importantes por ficar sem bateria na câmera depois de apenas algumas fotos.

E a verdade é que existem maneiras simples de economizar energia para que isso não ocorra. É claro que a bateria das câmeras varia de acordo com a marca e o tipo da máquina, mas selecionamos dicas gerais para diminuir o consumo de bateria da sua câmera digital.

1. O principal vilão: tela LCD

Com certeza as telas de LCD são as responsáveis pelo maior gasto de bateria desnecessário. Ainda mais agora que estão cada vez maiores, podendo chegar até 4 polegadas.

A maioria das câmeras compactas só possui esta forma de visualizar a imagem na hora da foto, mas uma boa opção – e disponível em 99% das câmeras – é diminuir o brilho da tela. Assim, você garante a economia de energia sem perder o enquadramento da foto.

Para câmeras um pouco mais sofisticas ou profissionais é interessante desligar o visor LCD e fotografar utilizando o visor direto. Seja como for, diminuir o uso do LCD é certeza de economia. E este fator nos leva à segunda dica:
2. Visualizar e deletar imagens? Em casa!

Quantas vezes batemos a foto e ouvimos a pergunta: “Posso ver como ficou?”. Bem, na verdade, não pode. Ficar revendo as imagens feitas, deletando, selecionando em pastas e editando é um costume comum, mas que gasta muita bateria.

Além de deixar o visor LCD ligado por mais tempo, você pede que a câmera realize várias funções que exigem muito da câmera e do cartão de memória, gastando, assim, mais energia. Portanto, se estiver com apenas uma bateria ou em um local sem ter como recarregá-la, deixe para editar e rever suas fotos em casa.
3. Flash: evite!

As câmeras digitais compactas são comumente usadas em modo automático. Nenhum problema até aí, pois eles são geralmente satisfatórios e não exigem conhecimento do usuário. No entanto, esse modo automático define, também, quando utilizar ou não o flash. E podem errar.

O flash gasta muita bateria. Você mesmo pode testar isso, verificando a diferença de fotografar um dia só com flash e outro sem. Com certeza vai perceber que a bateria dura por mais cliques sem a iluminação artificial.

Portanto, se o lugar fotografado for bem iluminado, desligue o flash da câmera. Além de economizar energia, vai proporcionar fotos melhores. Outra opção é utilizar flash externo, no caso de câmeras semiprofissionais e profissionais, pois eles funcionam com bateria própria.
4. Não carregue a bateria mais tempo do que necessário

Este é um erro comum, que muitas pessoas não percebem que cometeram. Ao colocar suas baterias (ou pilhas recarregáveis) para carregar, respeite o sinal luminoso: se ele informa que a bateria já está carregada, retire-a da tomada imediatamente. Deixar suas baterias na tomada por muito tempo pode ocasionar perda de células, diminuindo seu desempenho.



5. Carregar e descarregar

Outra dica com relação à bateria é tentar sempre carregá-la e utilizá-la até o final. Não é necessário esperar até que a câmera desligue. Logo que ela informar que a carga de bateria está baixa, pode recarregar. Mas evite carregar a bateria se ela ainda tem carga para ser utilizada.
6. Observações finais

Mesmo com as dicas acima ainda há coisas que você pode fazer. A primeira delas é verificar se sua câmera tem um modo hibernar. Isso garante que o visor LCD desligue sozinho quando não for usado depois de algum tempo.

Outra dica importante é sempre verificar a carga da bateria antes de sair de casa. Baterias que não forem utilizadas por muito tempo podem descarregar. Vale lembrar que é bom guardá-las em local seco e longe do calor.

E por fim, se puder, sempre carregue uma bateria extra. Melhor ainda se comprá-la juntamente com a câmera, pois a chance de pagar mais barato é maior. Dessa forma, a probabilidade de perder imagens legais por ficar sem carga é menor.

Esperamos que estas dicas ajudem você a não deixar de fotografar nenhum momento importante. São ações simples que podem economizar carga e prolongar a vida útil da bateria de sua câmera digital.

Banner

Banner