Seja, Bem Vindo.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Aproveite ao máximo o Windows Live Galeria de Fotos

Apesar da grande quantidade de aplicativos de gerenciamento de imagens, a solução da Microsoft pode ser tudo o que você precisa.


Se você não é um fotógrafo profissional, dificilmente vale a pena gastar dinheiro comprando um aplicativo como o Adobe Lightroom para organizar as suas imagens. Nesse caso, existem várias opções gratuitas de software que você pode usar, porém, no Windows, uma das mais recomendadas é o Windows Live Photo Gallery.

Parte da suíte de aplicativos Windows Live Essentials – que contém programas como o Messenger e o Movie Maker –, aGaleria de Fotos (como é chamado em português) oferece facilidade e funcionalidade. A principal vantagem do programa é contar com a rede do Windows Live, facilitando o compartilhamento das suas fotos, e ser otimizado para o Windows pela própria Microsoft.

Desde o começo

Reprodução automáticaDepois de instalar a suíte Live Essentials, você não precisa nem mesmo abrir a Galeria de Fotos para utilizar seus recursos. É necessário apenas ter uma câmera fotográfica, sendo que até a do celular serve.

Para importar as imagens e adicioná-las à Galeria de Fotos, você deve conectar – normalmente através de um cabo USB – a câmera ao computador. Durante a primeira conexão entre os dois equipamentos, o Windows buscará os drivers necessários para a sua máquina fotográfica e, depois de terminado esse processo, apresentará a janela de “Reprodução Automática”.

Nesta janela, selecione a opção “Importar imagens e vídeos usando o Windows Live Galeria de Fotos”. Para automatizar esse processo – importando tudo automaticamente sempre que você conectar sua câmera – basta marcar a caixa de seleção “Sempre fazer isso para imagens”, tornando essa a ação padrão do sistema.

Escolhendo e marcando

A próxima janela exibida apresenta duas opções: “Revisar, organizar e agrupar itens para importação” oferece a possibilidade de você escolher quais imagens serão importadas, além de facilitar a organização das fotos; enquanto “Importar todos os itens agora” transfere todas as imagens e vídeos para a Galeria de Fotos.

Diálogo de importação de fotos e vídeos

A segunda opção habilita ainda um campo de texto chamado “Marcas”, no qual você pode adicionar tags de metadados às imagens transferidas.

Clicando em “Mais opções”, as preferências de importação – como a remoção das imagens da câmera depois de transferidas para o computador – podem ser padronizadas.

Organização antes de importar

Como a transferência de todos os itens nem sempre é desejável, recomenda-se – na maioria dos casos – utilizar a primeira opção do diálogo de importação. A janela de organização apresenta as imagens separadas por grupo, e permite a seleção de quais serão transferidas para o computador, além de oferecer a possibilidade de adicionar marcas a grupos específicos.

Exibição de  um grupo de imagens durante a importação

Para decidir quais fotos devem ser consideradas pela Galeria de Fotos, basta clicar em “Exibir todos os N itens”, e decidir individualmente se cada imagem será transferida. Perceba que vídeos – ao contrário das fotos – não mostram miniaturas e são representados apenas por um ícone.

Depois de adicionar as tags – usando o link "Adicionar marcas" – e escolher quais imagens serão importadas, acione o botão “Importar”, que as fotografias serão enviadas para a Galeria de Fotos do Windows Live.

A Galeria de Fotos

Todos os processos que você desempenhou durante a importação – como adição de marcas, agrupamento de arquivos e outros – são possíveis dentro do Windows Live Galeria de Fotos. Além disso, compartilhamento e algumas edições básicas também estão disponíveis dentro do software da Microsoft. Porém essa segunda parte é assunto para um outro artigo.

Windows Live Galeria de Fotos

Divirta-se aproveitando a facilidade de ter todas as fotografias e vídeos digitais transferidos rápida e facilmente para seu computador, e nunca mais se perca em pastas enormes com milhares de arquivos, graças à Windows Live Galeria de Fotos.


Dicas de etiqueta para enviar emails. Saiba o que NÃO deve ser feito!

Confira as dicas que o Blog do Igor separou para você e pare de fazer feio na hora de enviar emails.


Você sabia que os emails existiam antes mesmo de haver a internet? Pois, em 1965, um sistema primitivo foi desenvolvido para que computadores pudessem trocar mensagens mesmo estando separados por distâncias enormes. Mais de 40 anos se passaram e a grande maioria dos usuários ainda utiliza os serviços da maneira errada.

O Blog do Igor separou uma série de dicas para que você possa utilizar as mensagens de email da melhor forma possível. Ou seja, sem encher as caixas de entrada de seus amigos com mensagens indesejadas ou poluídas e sem formatação. Confira quais são as principais reclamações dos usuários em relação ao assunto.

Dicas de etiqueta para emails

Não encaminhe correntes para todos os contatos

“Samara morreu aos 13 anos, em 1454, e vai atormentar a todos aqueles que não encaminharem esta mensagem”. Acredite, isso não é verdade! Pense bem antes de encaminhar uma corrente para seus contatos, além de ser muito chato receber esse tipo de email, grande parte delas carrega links maliciosos.

Não utilize o campo Cc, e sim o Cco

É sabido que na internet existe uma infinidade de usuários que não estão conectados apenas para se divertir ou trabalhar, mas para se aproveitarem de pessoas inocentes e lucrar com isso. Uma forma de conseguir isso é capturando endereços de email e então vendendo para empresas especializadas em spam.

Sem cópias ocultas

Enviando mensagens de email com cópia (Cc), todos os destinatários ficam visíveis para os outros, facilitando a ação dos ladrões de endereço (e dificultando a leitura da mensagem). Evitar esse problema é muito simples, tudo o que você precisa fazer é utilizar o campo de cópia oculta (Cco) e assim ninguém fora você sabe quem mais recebeu sua mensagem.

Visual limpo: não encaminhe mensagens sem formatação

Encaminhar mensagens é fácil, pois o tempo tomado é praticamente inexistente. E já que ninguém gastou tempo para escrever, uma ótima maneira de fazer seus textos ficarem mais leves é formatando as mensagens. Basta apagar listas de contatos e comentários perdidos nas mensagens para que seu email fique mais elegante e muito menos enfadonho.

Não encaminhe todas as mensagens

Fale a verdade: você já recebeu milhares de mensagens lindas em PowerPoint e se sentiu tentado a enviar para todos os seus amigos. Agora imagine se todos tivessem a mesma ideia... Não demoraria para que as caixas de entrada de todos ficassem lotadas e os servidores começassem a cair.

Tudo é reencaminhado

Por isso pense bem antes de encaminhar as mensagens que recebe. Leve em consideração que os seus contatos são heterogêneos, o que faz com eles não tenham os mesmos gostos e, portanto, não se interessem pelos mesmos assuntos. Evitando esta prática você para de perder pontos com seus amigos virtuais.

Não mande mensagens para quem não pode acessá-la

Cuidado ao enviar mensagens pessoais para contas de email empresariais. Além de tomar o tempo da outra pessoa, é possível que ela fique muito constrangida em alguns casos. Se a mensagem contiver conteúdo adulto, informe isso no assunto; se ela contiver muitas imagens, faça o mesmo, pois assim o seu colega não ocupará a banda da internet com mensagens que não pode ler no momento.

NÃO SEJA AGRESSIVO. Ops, Caps!

LETRAS MAIÚSCULAS FAZEM PARECER QUE QUEM ESCREVEU A MENSAGEM ESTAVA GRITANDO. Por isso, desligue o Caps Lock. E mais, evite tecer comentários com muitos palavrões, pois além de parecer muito grosseiro, os emails com palavrões perdem o foco principal, que é difundir alguma informação.

Caps Lock, não!

Não seja prolixo

Se você quer dizer alguma coisa para alguém, o melhor a fazer é dizer diretamente. A menos que esteja declarando seu amor para sua melhor amiga, ir direto ao assunto é sempre a melhor opção. Isso evita que seus contatos desistam de ler a mensagem até o final e também evita que o destinatário se perca em um mar de informações irrelevantes para aquele momento.

Não prolifere o caos

Fim do mundo, gripe suína, ataque terrorista ou refrigerante causador de câncer; tudo isso já foi motivo de preocupação para os seres humanos. Mas evite repassar informações de fontes duvidosas, pois esse tipo de mensagem só colabora para que o caos seja instaurado na internet.

Cuidado com o que envia

Não clique em links desconhecidos

Esta dica não se limita aos emails, mas é muito importante. Sempre que algum usuário desconhecido enviar algum link para você, pense muito bem antes de clicar sobre ele. Além de ser muito provável que seu computador seja infectado por algum vírus, sua conta de email pode ser invadida e todos os seus contatos podem ser atacados pelo mesmo capetinha cibernético. Se você não resistir, antes de clicar posicione o mouse sobre o link e veja na Barra de status do navegador para onde você será encaminhado de verdade.

Não responda sem verificar os destinatários

Esta dica foi criada especialmente para quem possui grupos de email. Ao receber alguma mensagem, preste muita atenção na hora de respondê-la, pois não são raros os casos de pessoas que respondem para apenas uma pessoa, ou em piores situações, respondem para todos pensando que estão enviando para apenas uma. Constrangimento certo.

Notebooks 3D: a promessa de 2011?

A moda tridimensional invadiu os computadores e agora quer dominar nos notebooks. Conheça todas as novidades do 3D portátil e comece a poupar seu dinheiro.


Todas as notícias apontam para um único futuro: o tridimensional. Depois dos jogos 3D nos computadores, do investimento massivo em tecnologias para reprodução nos cinemas, da introdução das televisões com imagens tridimensionais e dos anúncios de games com direito ao novo recurso, chegou a vez dos notebooks disporem das belíssimas imagens que saltam para fora da tela.

Bem-vindo ao 3D

Há algum tempo atrás publicamos um artigo que falava sobre o lançamento de um Toshiba com tecnologia Blu-ray 3D, o qual era dotado de uma placa de vídeo soberba, processador de alto desempenho e outras configurações invejáveis. E não é só os notebooks 3D da Toshiba que são assim, pois todas as fabricantes focam esforços nos games e filmes de Alta Resolução, afinal, esse é o propósito dos notebooks 3D.

Games 3D aonde você quiser!

Imagem de divulgação do site oficial da ASUS

Mas não servirão para outros fins? Com certeza a ideia é migrar diversos aplicativos e atividades para o 3D. Sendo assim, no futuro será possível criar uma apresentação de slides e visualizá-la em três dimensões. Claro que outras tantas funções devem ser acrescentadas aos poucos, mas tudo exige muito tempo de desenvolvimento.

A aposta

Muitas fabricantes estão apostando fundo na tecnologia 3D e isso é possível notar pela quantidade de notebooks que já dispõe do recurso. Toshiba, ASUS, LG, Sharp e muitas outras planejam vender muitos notebooks em 2010, porém anunciam que o grande faturamento deve ocorrer em 2011, época em que haverá até 30% de crescimento nas vendas. Será mesmo?

No que depender de países desenvolvidos é provável que os notebooks 3D realmente virem um sucesso, mas o preço não deve agradar a todas as classes sociais. No Brasil é possível que bem pouca gente invista no tridimensional e não apenas pelo quesito preço, porém o aspecto “utilidade” conta muito.

Notebook 3D da Toshiba

Imagem de divulgação do site oficial da Toshiba

Eu preciso de um notebook 3D?

A pergunta chave é justamente essa e a resposta pode ser mais simples do que você pensa. Como você já deve ter notado, os computadores portáteis com tecnologia tridimensional são especialmente criados para jogos e filmes tridimensionais, sendo que a usabilidade fica limitada no cotidiano.

Além disso, para visualizar as imagens 3D é preciso utilizar óculos compatíveis com a tecnologia do notebook, sendo que cada usuário necessita de um. Ou seja, caso você queira assistir a um filme junto com os amigos no seu novo notebook, terá de ter uma coleção de óculos para que cada um possa desfrutar das cenas que saem da tela.

Não querendo ir contra a tecnologia, mas o 3D nos notebooks é muito mais uma futilidade do que uma necessidade. Os perfis de usuários restringem-se muito as atividades básicas, sendo que apenas os gamers vão optar por um notebook deste padrão. Vale lembrar, que nem tudo terá versão em 3D, sendo que é mais interessante optar por um PC desktop com placa e óculos 3D, do que pensar em mobilidade aliada ao novo recurso.

Nos desktops é o máximo, mas será que vale a pena no notebook?

Reprodução do site oficial da NVIDIA

E não falando apenas em jogos, devemos lembrar que os filmes em 3D que rodarão nos notebooks não serão tão impressionantes quanto os que poderão ser visualizados em TVs tridimensionais. Por quê? Óbvio, a tela de qualquer notebook dificilmente passa de 17 polegadas e há toda uma complicação para iniciar o Windows, acessar o programa multimídia, para então assistir ao filme.

Claro que no final a decisão cabe a cada um, todavia a jogada arriscada das fabricantes baseia-se apenas no capitalismo, onde as pessoas realmente migram toda hora para novos produtos sem cogitar muito o quanto vale a pena.

Prepare-se para fazer um empréstimo

Muitas pessoas pensam seriamente na compra de um notebook e geralmente avaliam diversas configurações antes de realmente decidir o modelo que vão comprar. Dentre tantas características, o preço é um dos que mais influencia na decisão do notebook, fator que deve afastar as pessoas da compra de um notebook 3D.

Tudo isso custa caro....

Imagem de divulgação do site oficial da ASUS

Atualmente os preços de notebooks 3D são superiores a 2 mil dólares, sendo que alguns modelos chegam próximo a 3 mil. O que isso significa? Basicamente significa que o produto é voltado somente para quem realmente tem dinheiro sobrando. Por aqui não há previsão alguma de chegada de um modelo 3D, sendo que o preço deve flutuar acima dos 10 mil reais.

Tudo isso? Sim. Considerando que os notebooks de alto desempenho, sem tecnologia 3D, custam facilmente 8 mil reais, não há porque cogitar valores abaixo disso. Enfim, dito tudo isso, queremos saber sua opinião. Afinal, a promessa dos notebooks 3D vai ser uma realidade? Você compraria um computador portátil com tal recurso?

Banner

Banner