Seja, Bem Vindo.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Novos eletrônicos: TV LG LEX8

Parte da linha Live Borderless de televisões, a finíssima – apenas 0,69 cm de espessura – LEX8 chega ao mercado brasileiro ainda em 2010.

As televisões estão se transformando constantemente. Dos enormes aparelhos de tubo às telas planas de plasma e LCD – sem esquecer a chegada da programação aberta aos aparelhos celulares –, esses equipamentos são provavelmente um dos maiores objetos de desejo do consumidor brasileiro.

Mais polegadas, alta resolução, sinal digital e áudio com qualidade de cinema são – em determinados nichos – exigências básicas do mercado. Nesse meio, se diferenciar é essencial para a sobrevivência de modelos e empresas, e cada fabricante aposta em suas tecnologias próprias.

LG LEX8

No caso dessa novidade da LG, um dos grandes destaques da LEX 8 é seu design. O aparelho inteiro – exceto a base, naturalmente - não apresenta mais do que 70 milímetros de espessura. O fato de a LEX 8 também fazer parte da Live Borderless também oferece uma série de especificações que praticamente transformam a TV em uma joia da tecnologia.

Alto padrão e responsabilidade ambiental

Além da tecnologia dimming e da iluminação traseira por LEDs, a LEX 8 também aproveita outras já utilizadas em diversos aparelhos da LG.

Vários ajustes no consumo energético podem ser feitos graças ao botão verde do controle remotoEste modelo – assim como outros da linha Live Borderless – utiliza um sensor para identificar a iluminação do ambiente em que a TV está instalada, ajustando automaticamente os níveis de brilho, contraste, nitidez e cores para a visualização ideal da tela. Com isso – mesmo sem gasto extra de energia – o conforto ao assistir seus programas e filmes favoritos aumenta consideravelmente.

Outra iniciativa ecológica da série de televisões Live Borderless presente na LEX 8 é o sistemaSmart Energy Saving Plus, que permite o controle direto do consumo energético do aparelho. Através de ajustes manuais na iluminação da tela – feitos a partir do controle remoto – é possível reduzir o consumo da TV sem levantar do sofá.

Completando o pacote verde da LEX 8, em sua fabricação são utilizadas menos substâncias nocivas ao ambiente, como o mercúrio.

Poder em grande estilo

Live BorderlessAlém de extremamente bonita – com margens mínimas entre a borda do aparelho e a área de imagem – e fina, a LEX 8 eleva ainda mais o patamar das televisões de luxo. Segundo oGizmodo Brasil, um dos blogs que estiveram na apresentação do aparelho à imprensa nacional, o equipamento chegará às lojas já no segundo semestre de 2010 esbanjando capacidade.

A tela poderá ser comprada em 47 ou 55 polegadas e apresenta tecnologia de iluminação traseira por LEDs. Graças a esses pequenos emissores luminosos de intensidade variável, o contraste dinâmico da LEX 8 alcança os surpreendentes 7.000.000:1. Com isso, as tonalidades escuras ganham mais riqueza e profundidade graças ao sistema dimming de emissão em cada LED individual.

Entre no seu programa

A principal inovação da LEX 8 – e uma das principais responsáveis pelo provável alto preço do aparelho – é a capacidade de exibição de imagens tridimensionais. Além da resolução Full HD, filmes que disponham de versão 3D poderão ser exibidos com todos os efeitos de profundidade sem depender de óculos especiais.

Firefox 4: conheça a tela inicial da raposa de fogo

O lançamento da Mozilla vem tirando o fôlego de muita gente. Mas você já ouviu falar da famosa aba Home e tudo o que ela garante à sua experiência de uso? Então conheça todo o potencial do Firefox!

Quando alguma novidade para navegadores é anunciada, a primeira reação dos usuários de internet – independente se aquele é o navegador em uso ou não – começa-se a tecer opiniões a respeito do assunto. É mais ou menos essa a comoção gerada em torno do novo Mozilla Firefox.

A quarta versão do navegador traz complementos incríveis que pretendem revolucionar completamente o modo de navegarmos. O Weave é, sem dúvida, uma das maiores e melhores produções do Mozilla Labs. É esse complemento principal que veremos na tão famosa e comentada aba “Home” do Mozilla Firefox 4.

O centro de tudo

A aba “Home” é uma das principais características da nova versão do Mozilla Firefox. Por mais que a maioria dos usuários acredite ser fácil, construir um conceito de aba para um navegador não é tão simples assim. Tanto que a Mozilla promoveu um desafio para escolher qual o melhor projeto gráfico da nova Home do Firefox.

O vencedor escolhido pelo público foi o designer Yatrik Solanki, com uma interface repleta de transparências e um sistema de identidades para redes sociais chamado, obviamente, de “Identities” – “Identidades”, em inglês. Toda a criação desse projeto é voltada à conectividade e às redes sociais.

No vídeo inscrito por Solanki, o Weave é posto em ação. Ele demonstra a facilidade com que se pode acessar favoritos, fazer logins, buscas e grandes novidades que vêm pela frente. Sem dúvida, esse adicional vai transformar a maneira de usar navegadores.

Sessões

Nada mais inconveniente do que perder suas sessões anteriores do Firefox não é? Às vezes nem é por culpa sua. Pode acontecer de alguém usar seu computador e não salvar as suas abas, com seus conteúdos. O Weave no Firefox 4 consegue eliminar esse risco. Logo na tela inicial da versão nova da raposa de fogo você encontra uma área chamada “Sessions”.

Organize suas  sessões!
Fonte: Reprodução

Você pode criar diferentes sessões para temas diversos e acessá-las a qualquer momento. Além de facilitar sua integração com redes sociais como Facebook, Gmail e Flickr, o novo Firefox permite criar grupos para abas. Por exemplo, você pode ler suas notícias no Blog do IGOR e separar outras abas para Orkut e outros.

Outro uso dessas sessões pode ser destinado a jornais e revistas. As redes sociais também entram nessa jogada, já que você pode abrir uma aba para cada uma delas e mantê-las abertas sempre que for preciso. Assim, ninguém corre o risco de perder uma aba!

Lide com as perdas

Ok, você não adicionou aquele site à sua sessão específica. E agora? Não há por que ter ataques de desespero. O sistema de histórico gerado pelo Weave na aba Home vai facilitar muito a vida de quem tem memória ruim para nomes e excelente para gravar, visualmente, como o site era. Em vez de listar os nomes dos sites em texto, o Firefox 4 exibe as miniaturas de cada página.

Recupere seu histórico via miniaturas!
Fonte: Reprodução

Assim fica muito mais fácil encontrar aquele site, não é?

3D nativo

Existem rumores de que o novo Firefox pode contar com integração de suporte para os gráficos tridimensionais no seu WebKit. A tecnologia usada se chama RT Fact e exigirá que as imagens se apresentem com o XML3D - parte da linguagem HTML usada na exibição dessas imagens super-realistas. Assim, qualquer desenvolvedor poderá fazer uso da tecnologia 3D nas suas produções.

Vão-se as abas, ficam as janelas

Quem nunca passou pelo inconveniente de ter sua janela inteira do Firefox fechada por um erro ocasionado pelo Flash ou qualquer outro plugin, que atire a primeira pedra. No novo Firefox, o plano é não deixar que isso aconteça. Em vez de fechar a janela inteira, o navegador vai eliminar apenas a aba que apresentar problemas – como o Google Chrome já faz.

E você? O que espera do novo Firefox? Será que o navegador vai inovar ainda mais e trazer conceitos diferentes? Agora é a sua vez de participar deste artigo, dê a sua opinião!

Debate: passar muito tempo em frente ao computador afeta os relacionamentos sociais?

Há estudos que afirmam que os computadores acabam a vida social dos usuários, outros dizem o contrário. Em que você acredita?

Não é segredo para ninguém o quanto a internet e os games tomam tempo dos jovens, tempo que poderia ser empregado para muitas outras tarefas, como estudos e contatos sociais. Mas existe um limite para que as pessoas possam ficar na frente dos computadores sem que isso afete sua vida social? É possível manter relacionamentos reais e virtuais em consonância?

O Blog do IGOR reuniu as opiniões de alguns dos mais influentes centros de pesquisa e opinião do mundo para dar embasamento suficiente para que você, usuário, forme a sua própria acerca desse tema polêmico que envolve uma ferramenta tão importante para a vida profissional, acadêmica e agora também para a vida social: o computador.

O debate começa

Há muitas informações que acusam os computadores e a internet de retirarem dos usuários a capacidade de viver em sociedade, pois transportam toda a carga emocional que seria utilizada na “vida real” para os relacionamentos virtuais. Mas há fontes que dizem justamente o contrário, que os relacionamentos virtuais contribuem para a formação do cidadão e são um alicerce às relações sociais, não um substituto.

O que diz quem acusa?

Apesar de alguns benefícios que a internet e os jogos de computador proporcionam, uma grande parte da sociedade diz o contrário, que na verdade os computadores fazem com que os usuários abstenham-se da vida em sociedade para se tornarem sujeitos alheios aos outros, tendo apenas relações sociais por meio das máquinas.

Essa corrente nega todos os argumentos dos defensores da internet como ferramenta de interação complementar, colocando em debate uma série de acusações, e todas têm um ponto em comum: afirmam que a internet impede os jovens de desenvolverem sua capacidade de cognição social.

Cuidados são  necessários

Games

Há alguns anos, as pessoas jogavam, por exemplo, video games diversos e precisavam ir às casas de seus amigos para disputar partidas. Com as crescentes possibilidades de jogar online contra outros jogadores, essa interação tornou-se mais escassa, além disso, começou a ser possível disputar partidas com usuários aleatórios, eliminando a obrigatoriedade do contato social para jogar.

Isso é provado quando são analisadas algumas das principais plataformas de jogos online da rede. A LIVE da Microsoft, a PSN da Sony e a Steam da Valve permitem que seus usuários criem partidas em seus variados jogos, incluindo nessas partidas milhões de jogadores que jamais tiveram ou terão conversado com o criador.

Apesar de colocar muitos jogadores em um ambiente comum (as salas de jogos), as pessoas que presentes estão apenas compartilhando o local, não há conversas profundas ou qualquer tipo de interação além das tradicionais mensagens enviadas durante as partidas, que geralmente são dotadas de uma carga negativa (com ofensas) e nada aproximativa.

Redes sociais

Quanto às redes sociais, elas por muito tempo foram utilizadas para que os usuários encontrassem seus amigos de épocas passadas, como colegas de escola ou de trabalho, mas de um tempo para cá essa função ficou obsoleta para as redes como o Orkut, Facebook e similares.

Utilizando a  internet como auxílio

As comunidades deixaram de ser criadas no intuito de reencontrar velhos conhecidos e começaram a reunir pessoas desconhecidas com interesses em comum. Logicamente isso trouxe algumas vantagens para os usuários que puderam interagir com pessoas que jamais fariam parte de seus círculos sociais, devido às distâncias ou mesmo por nichos.

O problema é que isso acarreta muito mais dificuldades do que vantagens para as pessoas, há muitos usuário mal-intencionados na internet, o que causa uma desconfiança geral (e entendível) sobre todo e qualquer novato que se aproxime. Essa falta de confiança é responsável pela ausência de sinceridade nas relações criadas a partir da web.

Criam-se personagens idealizados para as interações, pois esses personagens é que são aceitos por todos os outros usuários. Quando os jovens ou adultos percebem que apenas os personagens é que são aceitos, justamente por serem diferentes do perfil real daquela pessoa, problemas graves podem ser iniciados, como depressão, ingresso em mundos fantasiosos ou total não aceitação da realidade.

Sozinho na multidão

Segundo pesquisa realizada pelo instituto de pesquisas GfK (um dos maiores do mundo, oriundo da Alemanha), metade dos internautas brasileiros utiliza a internet para acessar redes sociais. Mais tempo é gasto nelas do que fazendo pesquisas acadêmicas, trocando emails ou lendo matérias jornalísticas.

Essa é só mais uma prova de que a utilização dos computadores afeta negativamente as relações sociais reais das pessoas. Tem-se mais acesso às informações sobre notícias pouco relevantes do que acerca dos principais acontecimentos do mundo. Ocorre uma inversão cruel, as redes que deveriam ser utilizadas para comentários sobre o mundo acabam se tornando em principal fonte das informações.

Encontros virtuais e linguagem

Mais um estudo , desta vez encomendado pela BBC, afirma que uma em cada três pessoas prefere buscar novos relacionamentos na internet, ao invés de conhecer pessoas em locais físicos, como bares ou shoppings. Essa preferência revela um alto nível de insegurança dos usuários com seus dotes sociais, pois mostra o quanto é mais confortável estar “escondido” em um computador.

Personagens ou pessoas reais?

Isso sem falar no quanto a internet atrapalha no desenvolvimento de vocabulário. Não é novidade para ninguém o quanto os computadores contribuem para o desmantelamento do português correto. Linguagens como “miguxês” e “tiopês” estão frequentemente presentes nos textos feitos por quem passa tempo demais no computador.

O que diz quem defende?

É fato que na década de 1990 apenas um em cada dez adolescentes possuía um computador com acesso à internet. Nesse contexto era comum encontrar quem utilizava o computador para suprir as necessidades de relações sociais que eram deixadas de lado quando essa mesma pessoa estava em ambientes que envolviam mais pessoas.

Tal fato era muito visível em escolas e universidades, já que era comum estudantes mais tímidos e introvertidos serem os mesmos jovens a possuírem os poucos computadores da época. Esses jovens usufruíam da internet em todas as suas (ainda que limitadas) possibilidades, inclusive para conhecer outras pessoas e criar laços de amizade que não conseguiam ter na vida real.

Relacionamentos virtuais são alicerces

Mas isso é passado, estudos de pesquisadores holandeses - publicados na revista reconhecida internacionalmente Current Directions in Psychological Science – mostram que hoje os relacionamentos mantidos pela internet são apenas pontos de sustentação daqueles em outros locais, não há mais a substituição de um pelo outro.

Com essa modificação no perfil de um relacionamento pela web, pode-se dizer que houve uma aproximação da internet com a realidade. O que antes eram dois mundos distintos, com pessoas nem sempre reais (ou seja, que criavam personagens para navegar), tornou-se um ponto de encontro para amigos ou colegas de trabalho ou escola.

Internet a favor da inteligência

Além disso, há outros estudos da Universidade de Elon que afirmam que a internet deixa as pessoas mais inteligentes, tanto no sentido literal da palavra (que envolve raciocínio e lógica), quanto no sentido de inteligência emocional. O argumento é que as relações via internet forçam os usuários a entenderem melhor os próprios sentimentos e também os alheios.

Computadores também aproximam

Isso ocorre porque os contatos virtuais não são tão dinâmicos quanto os pessoais, o que permite uma maior racionalização do que será dito para os envolvidos em determinado assunto. Mensurando melhor o que é dito, os usuários aprendem inclusive a pensar nas consequências das palavras, antes de as falarem.

Nos games

Processo parecido acontece quando se fala em jogos. Hoje os games não têm mais a mesma estrutura linear de início, meio e fim, isso porque muitos dão liberdade de escolha aos jogadores, permitindo que vários caminhos sejam traçados e hipóteses devem ser criadas rapidamente na cabeça do jogador.

Assim o usuário tem estimulado também seu senso crítico e sua noção de possibilidades. Pois é assim que a vida funciona, as pessoas precisam fazer escolhas e saber que elas afetarão todo o futuro. Com os jogos exigindo o mesmo, pode-se dizer que existe nos video games um treino para a vida em sociedade.

Agora é sua vez!

Você já leu vários argumentos de cada um dos lados deste debate. Teve acesso às informações que condenam o uso excessivo da internet e também às que aprovam a utilização da rede. Agora conte ao Blog do IGOR qual é a sua visão acerca do assunto!

Banner

Banner