Seja, Bem Vindo.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

5 tecnologias que farão você trocar de computador muito em breve

As inovações tecnológicas no mundo da informática não param nunca! Confira as novidades mais quentes do segmento, que levarão muita gente a comprar um novo PC.

Se você acompanha o Blog do Igor constantemente, confere sempre alguma novidade tecnológica envolvendo componentes de computador, como novos processadores, placas de vídeo e HDs. Neste artigo listamos cinco inovações que farão qualquer um pensar em uma nova máquina em breve.

Ressaltamos que muitas das razões apontadas aqui são voltadas para os entusiastas, aqueles que não olham o valor das peças e fazem de tudo para terem o que há de melhor em seus gabinetes. Se você é mais comedido e espera os preços baixarem antes de atualizar sua máquina, vale a pena conferir as tecnologias que em poucos anos serão viáveis para boa parte dos usuários.
1° motivo: USB 3.0!
A versão atual de conexões USB que utilizamos, a 2.0, chegou aos consumidores próximo do ano 2000. Mais de uma década se passou e uma nova tecnologia já é mais do que necessária para satisfazer a demanda cada vez maior de arquivos enormes, como vídeos em alta definição, que podem ser transferidos para pendrives e outros dispositivos de armazenamento.

Mais velocidade com o USB 3.0

O USB 3.0 chegará para revolucionar a velocidade de transmissão de dispositivos com esse tipo de conexão. De 60 MB/s, velocidade atual dos dispositivos USB, a transferência passará a ser de 600 MB/s no novo padrão. Para obter todo esse potencial você precisará de uma placa-mãe com suporte para o USB 3.0, além de dispositivos (pendrives, HDs externos) dentro do novo padrão. Alguns modelos de placa-mãe já contemplam o novo formato, como a linha P7 da Asus.
2° motivo: discos rígidos de 3 TB
A era dos vídeos em alta resolução já chegou e as conexões em banda larga estão cada vez mais velozes. Para muitos aficionados por vídeos, games e arquivos pesados, capacidade de armazenamento pode ser uma das características mais importantes no computador. A Seagate já anunciou o desenvolvimento de discos rígidos de 3 TB de armazenamento total.

Infelizmente, nenhum desenvolvedor de placas-mãe pensou nessa possibilidade em tão pouco tempo. Portanto, para utilizar uma dessas belezinhas, será necessário atualizar a sua placa-mãe para modelos que suportem os novos HDs. Por hora pode ficar tranquilo, pois eles só chegarão no ano que vem aos consumidores.
3° motivo: a era do 3D chegouNvidia 3D Vision, novas possibilidades em 3D.
Nos próximos anos, o conteúdo 3D disponibilizado em filmes, programas e games deverá aumentar bastante. Para se atualizar e conferir essas novidades, você precisará de um conjunto de placa de vídeo, monitor e óculos para visualizar as imagens em três dimensões. A Nvidia já tem esse conjunto, chamado de 3D Vision, embora pouco sobre games já esteja em andamento na questão 3D. O Playstation 3 também deverá apresentar alguns games no formato, ainda neste ano. Quanto aos filmes, com o sucesso de Avatar, diversos grandes lançamentos deverão aparecer em três dimensões para venda ou download, o que popularizará a tecnologia.
4° motivo: virtualização
O Windows 7 trouxe consigo uma característica muito útil para quem fazia uso do XP e contava com aplicativos exclusivos para o sistema operacional mais antigo. Com o “XP Mode” você roda um Windows XP virtual simultaneamente ao Windows 7, através de um conceito chamado de virtualização. Essa tendência deverá ser ampliada em um futuro bastante próximo, com maior suporte para tarefas em vários sistemas operacionais rodando em uma mesma máquina.

Para estar apto à tecnologia, é necessário que seu processador seja compatível com o processo de virtualização. No caso do Windows 7, há um pequeno aplicativo capaz de identificar essa possibilidade, que você baixa através deste link.

Windows XP dentro do Windows 7.

5º motivo: processadores de seis núcleos!
AMD
Processador de seis núcles Phenom II X6
Muito em breve a AMD lançará seus primeiros modelos do Phenom II X6, os tão divulgados processadores de seis núcleos. Com preços extremamente inferiores aos melhores componentes da Intel (o melhor modelo já anunciado do X6 não deverá passar de 300 dólares), a empresa pretende vender bem mais do que sua concorrente.
Os modelos prometem ser mais adequados às necessidades de usuários comuns, como games e aplicações multimídia, já muito bem desempenhadas por processadores de quatro núcleos.

Outro ponto bastante interessante para o bolso dos usuários é o fato de os novos componentes se adequarem à plataforma AM3, já utilizada nos conhecidos do Phenom II. Isso significa que muita gente sequer precisará trocar de placa-mãe, e quem precisar encontrará modelos bem mais em conta do que os oferecidos para processadores Intel.

Intel

Intel Core i7: Seis núcleos reais e possibilidade de simular até doze núcleos virtuaisO lema da Intel para os próximos meses parece ser a oferta de desempenho incomparável, custe o que custar. É inegável que os novos processadores da empresa são os mais poderosos, mas o preço que você vai pagar pelo novo modelo de seis núcleos não compensa na maioria dos casos. O i7-980X terá seis núcleos reais com 3,33 GHz de velocidade e poderá simular até doze núcleos virtuais, graças à conhecida tecnologia HyperThreading. Para utilizar esses modelos será necessária uma placa-mãe com o soquete LGA 1366, utilizada a partir do modelo i7-920. Se você tinha um modelo inferior a esse, provavelmente precisará trocar também a sua placa-mãe ao adquirir o novo i7.

Qual a sua opinião?

E você, conhece mais algum bom motivo para que alguém troque por completo seu computador dentro dos próximos meses ou anos? Ou acha que ainda dá para passar muito tempo com a máquina antiga? O Blog do Igor conta com a sua opinião sobre o tema!

Acenda e acesse - internet wireless via lâmpadas LED está em estudo

Academia Chinesa de Ciências afirma que LED em diodos podem transmitir dados!

Você já imaginou como seria a vida sem internet? É impossível pensar nisso hoje. A popularização deste meio de comunicação foi tamanha que já é possível acessar a internet de quase todos os lugares. Shoppings, restaurantes, ônibus e agora até aviões disponibilizam para seus usuários meios de acessar a rede mundial de computadores.

As tecnologias de acesso à internet são as mais variadas: cabo de rede, Bluetooth, wireless, 3G, rádio. E esta lista é capaz de aumentar. Estudos feitos na China podem trazer uma grande novidade para todos os usuários. É a conexão com a internet por meio de lâmpadas de LED. Isso mesmo, é acender a luz e aproveitar para acessar seus emails!

Faça-se a luz!

Internet na luz? Como assim?

A Chinese Academy of Sciences (Academia Chinesa de Ciências) está realizando estudos que prometem tornar possível a transmissão do sinal da internet, e também de dados, por meio de lâmpadas de LED. Eles já conseguiram estabelecer uma conexão de 2 Mb, mas as pesquisas prometem velocidades muito maiores.

O sinal é transmitido para os aparelhos com o piscar da lâmpada. Calma, as luzes piscam de forma bem leve, imperceptível ao olho humano. Dessa maneira a lâmpada pode ser utilizada para iluminação ao mesmo tempo em que permite ao usuário se conectar à internet e transmitir dados para os demais dispositivos conectados à rede.

A conexão ainda não chega à casa dos Gigabits, mas é bem melhor alguns Megabits de transmissão do que nada. Cientistas da College of Engineering Boston University também estão envolvidos nas pesquisas e prometem conseguir dobrar a velocidade de 2 Megabits.

Tem previsão para ser "lançada"?

Por se tratar de uma pesquisa antiga, que só agora produziu resultados satisfatórios, é difícil dizer quando esta tecnologia será utilizada por todos. No entanto, ela evolui a uma velocidade que quase não conseguimos acompanhar. Por isso não deve demorar muito para que os primeiros protótipos funcionais comecem a ser lançados.

Quais os benefícios frente à internet normal?

A primeira vantagem citada pelos cientistas na utilização do LED para transmissão de dados é o fato de ele ser mais seguro. Isso porque qualquer alteração na frequência com a qual os LED piscam pode fazer com o dispositivo perca a conexão ou mesmo que o usuário perceba, além de ser bem mais trabalhoso invadir.

Outra vantagem é a qualidade do sinal. Mesmo que haja uma grossa parede que separa o quarto da sala, o sinal de transmissão tende a ser o melhor em qualquer ambiente. Isso porque o ponto de transmissão não está mais concentrado em um único aparelho, mas sim pela casa inteira, se assim o usuário desejar.

Agora as notícias ruins...

Para fazer muito mais do que iluminar!Obviamente não há apenas vantagens na utilização deste tipo de tecnologia. O primeiro problema encontrado no uso de lâmpadas de LED para transmitir dados é o fato de lâmpadas, mesmo as de LED, possuírem uma vida útil curta se comparada ao tempo de uso de um roteador. Além disso, elas não são tão baratas quanto um cabo de rede.

Mesmo que não seja perceptível aos olhos do ser humano, para transmitir os dados é preciso que a lâmpada pisque. Como muitos sabem, quando uma lâmpada pisca muito, estraga mais rápido.

Para utilizar a internet é preciso que luz fique ligada. Com isso o consumo de energia aumenta consideravelmente, pois mesmo durante o dia seria necessário manter as luzes ligadas.

Embora os cientistas garantam que esta tecnologia é mais segura, toda rede está sujeita a ataques de hackers, o que exige meios de se proteger para manter as pragas longe do seu computador. Novas tecnologias normalmente exigem novas soluções de segurança.

Não há como negar que a ideia de transmitir dados por meio de lâmpadas de LED é, no mínimo, curiosa. Os pesquisadores estão sempre buscando alternativas a fim de tornar a vida do usuário mais fácil e que levem a internet para mais perto de todos, independentemente da tecnologia utilizada.

E você, caro usuário, o que acha da nova tecnologia? Mesmo que a pesquisa ainda não tenha saído dos laboratórios, já é possível ter uma ideia do que pode dar certo e o que pode tornar-se um problema. Não deixe de enviar seu comentário e expor sua opinião a respeito.


Download Fake WebCam

"Transmita/reproduza vídeos de webcam em messengers como Yahoo, MSN e AOL sem possuir uma webcam."

Transmita/Reproduza vídeos e filmes em comunicadores instantâneos como MSN, Yahoo e AOL ao invés de utilizar uma webcam. Fake Webcam pode transmitir vídeos e filmes do seu messenger como se fosse uma webcam de verdade! E você não precisa ter uma webcam para isso!

Imagine só fingir ser uma garota adolescente ou qualquer outra pessoa nas conversas. Ninguém nunca vai descobrir que você não tem uma webcam de verdade!

Use Fake Webcam para reproduzir vídeos pré-gravados em comunicadores instantâneos enquanto joga conversa fora. Ele pode até mesmo transmitir vídeos em mais de um messenger ao mesmo tempo!

Você pode:

  • Reproduzir vídeos sem possuir uma webcam
  • Possuir uma personalidade virtual
  • Manter sua privacidade ao fingir ser outra pessoa
  • Click Aki para fazer o download
  • Banner

    Banner