Seja, Bem Vindo.

sábado, 13 de março de 2010

IBM cria chip ultraveloz que utiliza luz para realizar suas transmissões

A empresa de tecnologia divulgou a criação de um componente capaz de alcançar até 40 gigabits por segundo e 20 vezes mais econômicos que os atuais.

Imagine um chip até mil vezes mais rápido do que os atuais e que, ao invés de utilizar sinais elétricos, faz as transmissões por meio de pulsos de luz. Pode parecer coisa de ficção científica, mas esse tipo de tecnologia está a um passo de existir e pode ser a primeira iniciativa para uma nova geração de computadores muito mais rápidos.

Cientistas da IBM divulgaram a criação do conceito da chamada “célula nanofotônica de avalanche”, um pequeno chip capaz de transferir até 40 gigabits por segundo e com um consumo de energia 20 vezes menor do que os componentes atuais. Com isso, espera-se que a troca de informação entre semicondutores, como acontece com o processador e a memória, seja feita de maneira muito mais rápida e econômica.

Avalanche de luz

Como o próprio nome diz, o funcionamento do novo chip é semelhante a uma avalanche. A partir de um pequeno pulso de luz, alguns elétrons são liberados e liberam outros e assim gradativamente, até que o efeito final seja muito maior do que o sinal original.

Apesar disso, esse efeito avalanche não é uma novidade na informática, pois outros componentes já o utilizavam, mas em menores proporções. A diferença é que a velocidade é incrivelmente superior à obtida anteriormente.

O grande diferencial está na tecnologia usada para a formação do chip. Ao invés de utilizar fios de cobre, a célula nanofotônica usa circuitos de silício para otimizar a transmissão do sinal ótico. Isso, em conjunto com o germânio ali existente, possibilita que até mesmo os mais fracos pulsos de luz sejam detectados e então amplificados.

Por serem feitos de matérias materiais considerados simples (ambos já são utilizados na criação de chips), acredita-se que a produção em larga escala possa ser feita pelos mesmos métodos utilizados atualmente.

Chips ultravelozes

Outro motivo que potencializa a transmissão é o espaço da ação. Como tudo acontece a uma escala nanométrica, sua velocidade é surpreendentemente alta. Tudo isso porque a perda durante o processo (os chamados ruídos) é entre 50 e 70% menor.

Mil vezes mais rápido

Para mensurar o desempenho dos cálculos que um computador deve executar, utiliza-se uma unidade medida denominada FLOPS (sigla em inglês para “operações de ponto flutuante por segundo”). Os mais modernos computadores que utilizam chips tradicionais alcançam alguns petaflops (1015 flops).

Com o semicondutor baseado em pulsos óticos, os pesquisadores pretendem que a velocidade chegue a uma velocidade mil vezes maior, ou seja, no chamado exaflops (1018 flops). Para uma visualização numérica, apenas um exaflops tem cerca de um milhão de bilhões de flops.

O que se espera do futuro

Ao alcançar essa grande escala, espera-se que uma nova geração de computadores seja capaz de realizar tarefas a uma velocidade muito maior do que acontece hoje em dia. É claro que isso não vai ser feito do dia para a noite, mas o primeiro passo já foi dado.Computadores mais rápidos e econômicos

Porém, o que isso significa para o usuário? Se dizer que os novos chips são mil vezes mais velozes é algo muito abstrato ou exagerado, saiba que o computador mais rápido da atualidade chega a 1,75 petaflops, ou seja, 600 vezes menor que um exaflops. Agora imagine isso em comparação a seu PC.

Além disso, a estimativa é que a possível nova geração não seja apenas mais rápida, mas também mais econômica. Os chips desenvolvidos pela IBM consomem apenas 1.5 volts, enquanto os atuais gastam aproximadamente 25V.

Porém, por mais positivos que sejam os resultados e estudos, qualquer estimativa em relação ao lançamento do chip ainda é incerta. A divulgação da IBM é apenas sobre o conceito e a viabilidade da criação.

É claro que isso significa que o primeiro passo já foi dado e não impede que, dentro de algum tempo, vejamos nossos computadores equipados com essa avalanche de velocidade.

Conte para o Blog do IGOR o que você espera desta nova tecnologia. Deixe sua opinião nos comentários.

Sua internet está lenta? Faça um teste!

Descubra se a companhia telefônica não está lhe enganando...

O Brasil é um país que tem um número relativamente alto de usuários insatisfeitos com seu serviço de internet banda larga. Alguns motivos para isso são: quedas, downloads em baixa velocidade e falhas durante chamadas VoIP.

Claro que nem todas as operadoras oferecem serviços de baixa qualidade e muitas vezes nem há problema com a conexão. De um modo ou de outro, quem sempre tem de verificar se está recebendo o que pagou é o consumidor. Portanto, veja abaixo um pouco do que ocorre e como você pode solucionar tais problemas.

Velocidade falsa...

Antes de você pensar em fazer qualquer coisa, tenha em mente que ao contratar um serviço de internet banda larga, você já está sendo enganado. Por exemplo: se você contratou uma internet de “2 Mega”, não adianta se iludir e pensar que irá baixar arquivos da internet com a velocidade de 2MB (MegaBytes), pois o termo “Mega” que as operadoras utilizam faz referência a megabits (equivalente a um oitavo do MegaByte).

Portanto, para calcular a velocidade real de sua internet, basta você dividir o valor da sua conexão por oito, veja o exemplo abaixo.

A velocidade real é bem menor do que a prometida

Velocidade alternada

Ultimamente algumas operadoras têm utilizado o esquema de alternar a velocidade, ou seja, há velocidades diferentes para horários específicos. Esse truque é interessante — para as operadoras claro! — e só é aplicado em planos residenciais, visto que as empresas não contratam planos deste tipo.

Para que você enxergue melhor a situação, confira a imagem abaixo.

Velocidade alternada...

Downloads abaixo do esperado?

Os motivos para sua internet ficar lenta são vários, sendo que a culpa principal é da operadora. No entanto, se você é um usuário das redes P2P ou um adepto dos downloads via torrent, pode ter certeza que ao utilizar aplicativos com tais capacidades, sua internet perderá velocidade. O grande problema nas redes P2P é que seu computador envia e recebe dados simultaneamente, fator que deixa sua internet mais lenta. Em alguns casos é bom provável que ao abrir um aplicativo deste porte, a navegação em sites comuns seja quase impossível.

Já se você é um internauta comum, que gosta apenas de navegar pelos sites e blogs baixar programas, tenha certeza que a utilização comum da internet não deve acarretar em problemas de velocidade.

Muitos computadores deixam a conexão mais lenta!

Em redes há vários computadores interligados e geralmente utilizando a mesma conexão de internet. Em casos como este, esteja ciente que a navegação na web sempre fica mais lenta, pois a velocidade total é dividida entre os vários PCs da rede.

E o Traffic Shapping?

Traffic o quê? Bem, se você ainda não conhece esse termo, talvez uma apresentação seja interessante. Este é o nome concebido a limitação que as operadoras vêm impondo nas conexões de internet banda larga para frear um pouco os downloads dos usuários. Portanto, se sua operadora utiliza tal recurso, pode saber que muitas das vezes que o YouTube está lento não é um problema no site.

Confira seu modem

Caso você possua conhecimentos mais avançados de internet e saiba como acessar seu modem, talvez seja interessante conferir se a velocidade indicada no modem é a mesma que você contratou. Deste modo, você evita testes inúteis e pode ir se preparando para reclamar com sua operadora telefônica.

Confira a velocidadeTestando a conexão

Antes de reclamar com sua operadora, você deve efetuar alguns testes, pois muitas vezes é comum se enganar pensando que a internet está lenta, quando na verdade você está desfrutando normalmente da velocidade oferecida. Você pode testar sua conexão através de sites e programas, confira abaixo os principais sites indicados para tais análises.

Sites

http://www.speedtest.net/
http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php

Você também pode efetuar testes na página da sua operadora (se ela possuir tal análise).

Programas

http://www.baixaki.com.br/download/myspeed-pc.htm

Caso você efetue os testes e veja que seu resultado está muito abaixo do indicado, talvez seja ideal você conferir com sua operadora se está tudo normal. Vale frisar que caso haja mais de um computador usando a mesma conexão, você deve desligar os outros computadores durante o teste, pois eles podem estar consumindo parte da velocidade.

A crescente adoção de novas tecnologias nas academias do mundo

Suor que vira energia, Wii Fit no aquecimento. Mínimo esforço e máximo resultado. Conheça como novas tecnologias são adotadas nas academias do mundo.

A atividade física sempre foi determinante na vida de um ser humano. Não importa a época, quem conseguia manter uma alimentação regular e saudável, assim como uma rotina de exercícios, era capaz de viver mais tempo. Claro, a evolução da Medicina também foi crucial para diminuir as taxas de mortalidade por doenças simples, mas isso é outro assunto.

Há algumas décadas, a preocupação com a obtenção de um corpo saudável cresceu e incentivou cientistas a pesquisar como o corpo humano funciona e quais os seus limites. De acordo com o resultado de várias dessas pesquisas foi possível elaborar diversos tipos de exercícios para obtenção de condicionamento, assim como aparelhos específicos para a correta execução dos movimentos.

Contudo, nem todos os exercícios elaborados serviam para qualquer pessoa ou eram seguros o bastante para serem feitos regularmente. Com isso, a preocupação em desenvolver aparelhos que pudessem ser usados por pessoas de diferentes condicionamentos e idades aumentou. Surgiram então máquinas capazes de medir batimentos cardíacos, feitas de maneira a diminuir o impacto nas articulações do usuário.

Corpo bonito e saudável

Além de buscar o conforto e a segurança dos praticantes, a intenção das novas tecnologias que sempre aparecem nas academias é fazer com que o mínimo de esforço seja transformado no máximo de resultado. Isto é, os objetivos dos avanços tecnológicos dos aparelhos de ginástica são garantir a segurança (evitando lesões e acidentes) e o treino mais adequado para o usuário alcançar suas metas.

Praticidade e segurança

Conforme alguns aparelhos ou técnicas se tornam populares, tipos diferentes de aulas são criados para implementar seu uso - por exemplo, as aulas “Body”: “Body Step”, “Body Pump”, “Body Combat”, etc. Há diversos tipos de equipamentos que auxiliam nessas aulas, tais como cama elástica, bola de borracha, bicicleta ergométrica inclinada e o elíptico.

Abdominal na bola de borracha

Outro aparelho interessante é a mistura de uma esteira com escada rolante. A princípio há a sensação de queda iminente, mas este se prova um excelente exercício quando feito corretamente. Entretanto, existe a chance de você lesionar seus joelhos ao forçar demais o exercício, portanto, não use esse aparelho sem acompanhamento de um instrutor.

Quem tem preguiça de se exercitar, invariavelmente, acaba apelando para os eletroestimuladores - aparelhos que contraem os músculos através de impulsos elétricos. No entanto, já foi comprovado que o resultado desse método é inferior àquele que seria obtido através de exercícios “de verdade”. Isso porque há diversos outros fatores que influenciam no ganho de massa, além da contração muscular.

Existe alguma “academia verde”? Sim! Em Portland, nos Estados Unidos, a “Green Microgym” se preocupa bastante com o meio ambiente: a energia elétrica consumida por ela é totalmente “limpa”.

Isso porque todo o esforço dos alunos vira energia! Sim, as bicicletas e esteiras possuem dínamos especiais, geram a energia da academia de modo semelhante a um moinho de vento. Além do suor transformado em eletricidade, a academia também conta com painéis solares.

Diversão

Para fugir dos exercícios, muita gente usa a desculpa de que ir à academia é chato demais. Porém, com ideias simples, academias do mundo todo estão anulando esse argumento.

Uma academia no Canadá criou uma sala onde os alunos podem se divertir com os jogos do Wii Fit - da Nintendo - seja como parte do aquecimento ou do treino em si.

Como a maioria dos alunos escuta suas próprias músicas durante a série, uma esteira como a Life Fitness vira uma mão na roda: nela é possível carregar a bateria do iPod e correr com leveza, pois conta com um sistema que controla o grau de impacto da corrida e ainda com um “personal trainer virtual” para incentivar o aluno a não desistir no meio do caminho!

Academias, em geral, sempre deixam as televisões ligadas num mesmo canal, todavia este nem sempre agrada a todos. A solução foi simples: cada bicicleta tem sua própria televisão, na qual o aluno escolhe o que deseja assistir.

Se assistir à televisão não é o suficiente para você, recentemente, na CeBIT 2010, surgiu o “Smart Health Assistant”. Este consiste numa bicicleta ergométrica ligada a um computador e uma tela, a qual exibe um passeio virtual por diversos trajetos e monitora distância percorrida, batimentos cardíacos e perda de calorias.

Controle de resultados

Sabe aquela ficha de papel em que sua série de exercícios era anotada? Coisa do passado! Já existem academias, mesmo no Brasil, que utilizam painéis coletivos com a série do aluno acompanhada de gráficos de rendimento e algumas dicas. Outra versão dessa tecnologia substitui a ficha de papel por uma chave. Esta, quando inserida num aparelho, controla a intensidade do exercício de acordo com o desejo do instrutor (quem programa o dispositivo).

Nike +

Dezenas de aparelhos são capazes de medir os batimentos cardíacos, a velocidade, contar passos e gasto calórico, desde esteiras até aplicativos do iPhone. Um exemplo interessante é a combinação entre o tênis Nike + e o iPod nano 5G. Os dois juntos medem tudo isso e ainda escolhem as músicas de acordo com o andamento do treino. Para completar, é possível mandar os dados obtidos para o site da Nike e conferir dicas de treinos para melhorar seus resultados.

Cada vez mais a tecnologia invade as academias para melhorar a vida dos alunos. Sua academia já conta com alguma das inovações mencionadas aqui? Comente!

O Ubuntu vai ganhar uma interface nova!

Com novas cores e estilos, a versão da distribuição Linux mais famosa do mundo vem para conquistar ainda mais usuários.

O crescimento do sistema operacional Ubuntu foi arrasador nos últimos anos. Desde seu lançamento, em 2004, a distribuição representa hoje cerca de 50% de tudo o que há baseado em Linux no mundo, uma marca impressionante, conquistada com o trabalho e a cooperação de desenvolvedores do mundo inteiro.

Segundo os criadores do Ubuntu, a décima versão do sistema operacional merece uma reformulação visual que trará novas metas ao projeto. Para tornar isso realidade, um pequeno time liderado por Mark Shuttleworth conduziu uma revisão completa da marca, além de seus valores e identidade.

Baseado nesses princípios, um novo conjunto de elementos visuais foi produzido e compartilhado com os principais membros da comunidade de arte do Ubuntu. Os representantes do Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, Mythbuntu e SpreadUbuntu trabalharam juntos para aprimorar as mudanças que você confere abaixo.

Valores da marca

A reformulação do Ubuntu se aplica principalmente aos valores da marca. Em resumo ao que foi publicado pelos desenvolvedores, o sistema operacional é sinônimo de precisão em funcionalidades e prazos, confiabilidade, colaboração entre desenvolvedores e a liberdade trazida pelo código aberto.

O crescimento da marca Ubuntu é fruto de qualidade em desenvolvimento, o que o torna a distribuição Linux de maior sucesso na história. O objetivo daqui para frente é reformular o sistema operacional para que ele dispute lado a lado com Microsoft e Apple e seja gratuito para todos usarem e contribuírem.

Leve para olhar e usar

Outro ponto de destaque nas mudanças que virão com o Lucid Lynx são quanto ao visual do sistema e de suas marcas. Todo o conjunto terá a leveza como foco, o que deverá ser percebido ao ver e utilizar o novo Ubuntu.

Para os desenvolvedores um aplicativo leve não é necessariamente simples, mas deve usar os recursos do computador com eficiência, rodar rapidamente e ser personalizado sem complicações. Esses ideais serão aplicados na nova versão do Ubuntu e reformularão diversos aspectos do sistema operacional.

A mudança mais interessante é na interface dele, que mostra elementos e efeitos de muito bom gosto aplicados ao visual. O modelo em tons escuros chama a atenção e mostra que em termos de elegância o Ubuntu não perde em nada para os outros sistemas operacionais. O Lucid Lynx será disponibilizado para download precisamente no dia 29 de abril, gratuitamente para todos os usuários do mundo.

Banner

Banner