Seja, Bem Vindo.

sábado, 27 de março de 2010

O que fazer quando o Windows Media Player não roda um vídeo?

Baixou aquele filme e não consegue assistir a ele? Saiba agora o que fazer para não ter dor de cabeça na executar arquivos de vídeo!

Imagine a seguinte cena: você passou horas baixando aquele vídeo que você tanto queria ver e, ao tentar vê-lo, recebe a irritante mensagem de que o programa não é capaz de reproduzi-lo. O que você faz ao perceber que seu Windows Media Player não reconhece o arquivo?

Antes de achar que o filme está corrompido ou perder tempo indo baixar outro programa, saiba que o problema pode ser muito mais simples do que você imagina. Pode ser que o aplicativo simplesmente não consiga reconhecer o codec utilizado para compactar o vídeo, o que impossibilita sua execução. E agora você vai saber o que fazer para corrigir isso.

Mas o que é isso?

Problemas com  vídeos?Codecs são pequenos programas que codificam e decodificam o filme para diminuir seu tamanho e torná-lo acessível a vários usuários, além de influenciar na resolução da imagem. Sem eles, é bem possível que pequenos vídeos de 20 minutos ocupassem até mesmo gigabytes de espaço.

Porém, algo que causa bastante confusão é em relação ao formato. Por mais que utilize uma mesma extensão, basta um codec diferente para que o filme não rode. No caso dos vídeos, por exemplo, o formato mais comum é o AVI, mas pode ser codificado tanto em XVID quanto em DIVX. Seu Windows Media Player só vai executar aquele cujo codec ele possua.

Quais utilizar

Pacote de codecs: a  solução dos seus problemasSão diversas as possibilidades de codecs a serem utilizados. Para vídeos, além dos já citados, há também o MPEG-1 e MPEG-2, OGM, H.264, entre outros. Caso queira saber a diferença entre cada um deles, basta conferireste artigo.

Com a grande variedade, fica difícil saber o formato certo para assistir a seu vídeo. Por sorte, não é necessário baixá-los separadamente, já que você pode instalar os chamados “pacote de codecs”. Com eles, ao invés de instalar um por um, dezenas de codificadores são adicionados em seu computador.

Entre os vários pacotes encontrados na internet, o mais popular e completo é o K-Lite Mega Codec Pack, que possui boa parte dos codecs necessários para rodar qualquer filme em seu Windows Media Player. Em outras palavras, basta instalá-lo para acabar com a dor de cabeça da incompatibilidade de vídeos em seu computador.

Passo a passo

Primeiro passo: iniciando a configuração

O início do processo de instalação é semelhante ao de qualquer outro programa. Após selecionar o local em que deseja instalar o pacote, você deve decidir quais os componentes a ser instalados.

Iniciando a configuração

O próprio K-Lite Mega Codec Pack oferece alguns padrões de instalação, que podem ser escolhidos no menu suspenso na parte superior, indicado na imagem pelo número 1. Porém, caso queira personalizar a configuração, você pode escolher quais codecs deseja adicionar ou remover nas opções, no campo abaixo (2).

Ao avançar, a próxima tela pede que você nomeie o atalho a ser inserido no Menu Iniciar. O padrão é K-Lite Codec Pack, mas você pode colocar da maneira que preferir. Caso opte por não adicioná-lo ao menu, basta selecionar a opção “Don’t Create a Start Menu folder” (Não crie uma pasta no Menu Iniciar).

Segundo passo: serviços adicionais

Já na tela seguinte, o usuário deve escolher quais tarefas adicionais devem ser instaladas. São várias opções como adição de atalhos, permitir a utilização de legendas e configuração dos filtros de áudio. Para o usuário leigo, o indicado é mantê-las da maneira que o programa oferece, para que todos os recursos básicos sejam instalados.

Serviços adicionais

A próxima etapa refere-se ao acelerador gráfico DXVA para codecs H.264. Como o próprio K-Lite Mega Codec Pack explica, computadores fabricados após 2008 já são compatíveis com essa tecnologia que melhora a visualização de determinado vídeos. Porém, dependendo do arquivo e até mesmo do player utilizado, esse aceleramento pode ocasionar alguns problemas, como travamentos e lentidão.

Terceiro passo: adicione codecs aos formatos

Após avançar e selecionar em qual o programa deseja instalar os codecs (como estamos falando do Windows Media Player, selecione-o), você deve escolher os formatos que deseja associar. A lista é bastante vasta e dividida entre áudio e vídeo.

Selecione os formatos

Cada extensão possui uma série de codificadores específicos, que você deve escolher se deseja ou não. Caso tenha selecionado mais de um reprodutor multimídia, terá de repetir esse processo para cada um deles.

Quarto passo: ajustes finais

Sabe quando você baixa um arquivo em formato desconhecido e tenta associá-lo com a opção “Abrir com...” do Windows? A tela seguinte refere-se exatamente a isso. As mais comuns já são marcadas, mas caso queira adicionar mais, basta selecionar qual.

Ajustes finais

Por fim, basta escolher o padrão de áudio e avançar até o término da instalação. Então é só aguardar e pronto. O programa oferece a possibilidade de configurar alguns codecs, mas o sugerido é que eles não sejam modificados, a não ser que haja algo a ser corrigido em sua execução.

Agora é só abrir seu arquivo e assistir, finalmente, àquele filme que você tanto esperou para ver.

Com este tutorial você aprendeu a resolver problemas de incompatibilidade de vídeos no Windows Media Player. Apesar de termos sugerido o K-Lite Mega Codec Pack, existem outros pacote de codecs. Qual você utiliza? Conte nos comentários!


Aprenda a lidar com o sistema de pastas do Windows

Conhecer e acessar as dezenas de pastas do sistema não é tão difícil quanto parece. Confira as dicas do Blog do IGOR nas linhas abaixo.

Uma das maiores dificuldades dos usuários iniciantes em Windows é entender a localização e a estrutura das pastas do sistema operacional. De uma maneira bem simples, tudo funciona em uma espécie de pirâmide, do disco rígido para as pastas mais específicas do sistema.

Na prática é como se você tivesse um arquivo desses de escritório, com algumas gavetas, várias pastas dentro de cada gaveta e assim por diante. No caso do Windows é muito semelhante, como você confere no exemplo abaixo, que mostra as pastas mais utilizadas pelos usuários:

Conhecer essa estrutura é ideal porque a grande maioria dos aplicativos que criam arquivos no PC – músicas, vídeos, downloads – faz uso das pastas principais do sistema. A dica aqui é fuçar bastante em todas elas até que você lembre melhor onde cada diretório fica, o que torna bem mais fácil encontrar seus dados no PC.

Encurte o caminho

No Menu Iniciar – aquele que surge ao clicar no botão do Windows – você confere atalhos para algumas dessas pastas, o que torna ainda mais fácil acessá-las. Uma dica legal nesse mesmo exemplo é criar atalhos para os locais que você mais usa.

O processo consiste em clicar na pasta desejada com o botão direito do mouse e escolher a opção “Enviar para > Área de Trabalho”. Assim todas as suas pastas preferidas podem ser acessadas com apenas dois cliques, diretamente do desktop.

Pastas importantes

Usuários

Nos Windows 7 e Vista, a pasta “Documents and settings” passou a se chamar “Usuários”. Nela você encontra diretórios para todas as contas criadas no seu Windows. Ao acessá-las você confere as pastas padrão para músicas, imagens, vídeos e outros documentos.

Em geral ao ripar músicas, passar imagens para o computador ou realizar downloads, os arquivos vão diretamente para estes locais. Por esse motivo conhecer as pastas é fundamental, assim você sabe exatamente onde procurar os dados.

Arquivos de programas (Program Files)

Aqui é onde praticamente todos os programas instalados no computador são inseridos. Ao acessar esta, você observa que há dezenas de pastas com os nomes dos aplicativos ou de seus desenvolvedores, o que inclui quase tudo o que é necessário para que os programas funcionem.

Sempre que você perder um atalho para um executável é recomendado procurar por ele dentro desta pasta. Outra dica importante é quando os aplicativos não oferecem desinstaladores acessíveis no Painel de Controle. A melhor maneira de encontrá-los é dentro da pasta “Arquivos de programas”, também chamada de “Program Files”.

Windows

Esta pasta é a mais importante do computador, pois nela se encontra toda a estrutura do sistema operacional. É importante que você nunca apague nada dentro dela ou mexa em seus arquivos e pastas, a menos que tenha muito conhecimento na área.

Não deixe de fuçar!

A melhor maneira de conhecer a estrutura de pastas do Windows é fuçar dentro de cada uma delas. Com um pouco de prática e tempo disponível você passa a memorizar onde as pastas e arquivos importantes se encontram, além de aprender a manuseá-las melhor. O Blog do IGOR deu apenas as dicas iniciais para isso, o resto é com você!

Aprenda a aplicar uma tatuagem em suas fotos!

TatMash ajuda você a ver como ficaria uma nova tatuagem. Este tutorial ensina como aplicar um desenho à sua foto em poucos minutos!

Decidir fazer uma tatuagem é algo muito mais complexo do que pode parecer. Não é só escolher um desenho qualquer e um lugar no corpo que pretende marcar, pois envolve algo que vai ficar com você pelo resto da vida.

Claro que já existem tratamentos a laser que podem fazer a remoção. Mas, além de caros e complicados, não são todos os desenhos e cores que desaparecem, e a melhor solução acaba sendo cobrir com outra tatuagem para evitar cicatrizes e marcas.

Além dessas questões, sempre temos que pensar no tatuador: conhecer o trabalho dele, seus desenhos, estúdio e método de trabalho. Com tantos aspectos importantes, só vale a pena enfrentar a agulha quando se tem absoluta certeza do que quer fazer.

O TatMash é um site que, de modo simples e rápido, ajuda você a ter uma ideia de como a tatuagem vai ficar no seu corpo. Basta escolher um desenho e aplicá-lo a uma foto para ver se sua tatuagem vai ficar realmente legal. Para ajudá-lo, criamos este tutorial, ensinando passo a passo a utilizar o serviço do TatMash.

Pré-requisitos

  • Conexão com internet.
  • Acessar o TatMash, clicando no botão abaixo.

TatMash

  • Uma foto da parte do corpo que pretende tatuar - arquivo ou online - ou webcam instalada para captar a imagem.
  • Escolha um desenho que deseja tatuar ou uma categoria de imagens para procurar por um no site.

Detalhes importantes!

Escolha o desenho e uma foto do local do corpo que pretende tatuar. É possível utilizar uma foto do seu computador ou uma que já esteja hospedada na internet. Você também pode tirar a foto na hora, através da webcam. Então, certifique-se de que ela está devidamente instalada e pronta para ser utilizada.

Escolha também o local onde deseja inserir o desenho. Para um resultado mais eficiente, fotografe em um ângulo frontal. O site não adapta o desenho a curvas do corpo, portanto, quanto mais plano o local, melhor.

A imagem não pode ser muito pequena. Prefira uma que mostre a parte do corpo de uma distância média – se for muito perto, você não tem uma ideia geral do resultado e, se for muito longe, o desenho fica pequeno e difícil de visualizar e aplicar.

Hora de tatuar!
Primeiro passo: escolha um desenho

É possível escolher uma imagem do site ou fazer upload de um desenho. O TatMash oferece 57 categorias diferentes. Caso não tenha um desenho no computador, clique em “Get Started” – botão verde – e siga para o passo três.

Get Started

Para adicionar uma imagem que já está no computador, vamos ao segundo passo.

Segundo passo: adicione seu desenho ao site

Upload your designSe você já tem um arquivo no seu computador com o desenho que deseja tatuar, clique em “Upload your design” – coração vermelho no canto superior direito do site. Para um bom resultado, a imagem deve ter um fundo branco e boa resolução.


Adicione um título ao seu desenho (1), e em seguida faça uma breve descrição (2) – aqui é possível colocar a autoria da imagem: se você desenhou, coloque seu nome. Adicione também tags (3) para que as pessoas possam encontrar o desenho ao fazer buscas específicas.

É necessário escolher em qual categoria (4) a imagem se encaixa e se ela é colorida ou preta e branca (5). Você pode indicar para qual pare do corpo ela é mais apropriada (6): “Any”, para qualquer parte, ou então selecione braço, pé, pescoço, costas (parte inferior), costas (parte superior) ou pulso. Por fim, faça a verificação (7), colocando as letras da imagem na caixa de texto.

Faça upload do seu desenho.

Na próxima tela, clique em “Browse” para procurar o arquivo no seu computador. Em seguida, clique em “Upload”. Rapidamente seu desenho é inserido no site. Mas atenção: dessa forma ele está disponível para que qualquer um também faça o teste com a imagem.

Faça upload do seu desenho.

Final do processo.Para continuar, clique em “here” na próxima tela e passe ao quarto passo.


Terceiro passo: escolha uma imagem do site

Caso não tenha um desenho definido, você já clicou “Get started” e então foi redirecionado para as categorias de imagens. Navegue por todas elas até encontrar o desenho que preferir.

Categorias e imagens.

Lembre-se de que desenhos muito pequenos ou muito detalhados não têm um resultado muito bom, nem para aplicar na imagem e muito menos na tatuagem de verdade. Se você deseja algo com muitos detalhes, deve optar por uma tatuagem grande, pois a tendência é que, com o tempo, por conta da elasticidade natural da pele, o traço “estoure”, ou seja, fique mais largo.

Quando finalmente encontrar um desenho, clique em “Try on this Tattoo” (Experimente esta tatuagem).

Experimentar um desenho.

Quarto passo: adicione uma foto da parte do corpo que deseja tatuar

Depois que o desenho está escolhido – através do site ou upload – você precisa escolher uma foto sua, do local da tatuagem. São três opções: “Image upload” (1), para escolher um arquivo que esteja no computador; “Webcam upload” (2), para tirar uma foto com webcam na hora e “URL upload” (3), para escolher uma imagem que já está online.

SnapshotAo optar pela captação da imagem via webcam, certifique-se de que o aplicativo da câmera está fechado, caso contrário, o site não pode acessá-la. Para fotografar, posicione-se na frente da câmera e clique em “Snapshot”.

Se optar por uma imagem que já está na internet, cole o link dela na caixa de texto. Para obtê-lo, clique com o botão direito sobre a imagem e acesse as propriedades. Copie o link que estiver lá, clique em “Download” e a imagem aparece imediatamente.

Adicionar imagem da web.

Quinto passo: aplique a imagem

Ao fazer upload de sua foto, o desenho da tatuagem escolhido já aparece sobre a sua foto. Perceba que ele está mais opaco do que o desenho original, para ficar mais perto de um resultado verdadeiro.

Aplicando a imagem.

Clicando em “Previous” (flecha para a esquerda), você pode voltar e escolher outro desenho. As flechas para baixo auxiliam a composição, fazendo ou desfazendo ações. As lupas podem ser utilizadas para aumentar ou diminuir o desenho, mas também é possível fazer isso clicando diretamente sobre a borda da tatuagem.

O próximo ícone – uma ferramenta – é acionado para adicionar ou remover a borda em volta do desenho. Com ela lá é mais fácil aumentar e diminuir, mas sem ela, melhor de visualizar o resultado. Em “Ink Sharpness” você altera a nitidez da tatuagem. Se ficar em 100% a imagem fica mais visível, mas não tão real. É legal colocar o indicador da barra entre 90 e 95% para que fique mais semelhante à foto de uma tatuagem.

Diferença entre a nitidez das imagens.

Não há como alterar as proporções do desenho – esticar ou alargar – mas você pode girá-lo para que ele fique adequado ao corpo e à foto.

Gire a imagem para  adaptá-la ao corpo.


Sexto passo: salve a imagem

Duas opções de  compartilhamento.Para salvar este teste de uma nova tatuagem, clique no último ícone – um disquete. Agora, você é redirecionado para uma página de compartilhamento. É possível salvar a foto clicando com o botão direito sobre ela (“Salvar imagem como...”) ou postá-la em redes sociais.

Agora, você tem duas opções. Clicando em “Share your tattoo” (Compartilhe sua tatuagem), é possível postar a imagem em sites como Facebook, Orkut e Twitter.

Compartilhe a imagem em redes sociais.

São até 28 redes sociais diferentes. Clique sobre aquela que deseja e uma janela se abre para que você faça login. A tatuagem é postada nas suas atualizações, com um link para o TatMash. Também é possível utilizar o código embed – para postar em blogs – ou o link direto da imagem.

Copie e cole o  código em seu blog, ou envie o link para seus amigos!


A segunda opção do site (2), “Let your Friends Vote” (Deixe que seus amigos votem) é aquela gerada pelo link que aparece quando você compartilha a imagem. Nesta parte, seus amigos podem opinar se sua tatuagem ficou boa ou não.

Deixe que seus amigos opinem sobre sua

Pronto! Agora mostre sua “nova” tatuagem para seus amigos, peça opiniões e teste à vontade com o TatMash, para chegar ao estúdio do tatuador certo do que quer fazer, ou apenas para matar a curiosidade e ver como você ficaria com uma super tatuagem!

Banner

Banner