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sábado, 14 de agosto de 2010

Você já pensou em pegar uma carona em um túnel que anda?

Projeto chinês transforma ônibus em túnel e promete acabar com problemas de trânsito em grandes cidades. Conheça um pouco desta novidade que está prestes a sair do papel e a tomar conta das ruas.


Na tentativa de encontrar uma solução para o caos em que se tornou o trânsito nas grandes cidades, a empresa chinesa Huashi Future Parking Equipment apresentou ao mundo o conceito de um ônibus que prometer minimizar problemas de congestionamento em horários de pico.

Trata-se de um gigantesco veículo de transporte coletivo que permite que carros menores passem por baixo enquanto se movimenta, quase como uma espécie de túnel móvel. Com isso, a companhia asiática espera diminuir as filas nas ruas e oferecer aos usuários do sistema de ônibus uma viagem rápida e confortável.

Túnel que anda ou metrô voador?

O “túnel móvel” inova e empolga exatamente por usar um espaço urbano até então inútil como forma de diminuir os congestionamentos nas grandes cidades. Como é praticamente impossível ampliar as ruas para acomodar mais carros, assim como é caro construir uma malha viária para metrôs, o projeto faz uso das áreas verticais das estradas.

Ônibus ou túnel?

Fonte: China Hush

Com cerca de 6 metros de altura e um espaço vazado em sua base, o ônibus-conceito permite que outros veículos de até 2 metros passem por dentro dele. Grosso modo, seria como um tipo de metrô de superfície, mas suspenso. Isso faz com que ele simplesmente não interfira com o trânsito, já que ele estará passando por cima de tudo isso.

Pode parecer estranho e até mesmo bizarro, mas é uma ideia que realmente faz sentido. Quantas vezes você não desejou que aquele ônibus parado à sua frente desaparecesse para que você pudesse passar? Pois agora você pode, já que o coletivo ficou apenas um pouco mais alto.

Para que isso aconteça, o túnel móvel utiliza um sistema de trilhos que acompanha as ruas paralelamente. Com isso ele não atrapalha o tráfego dos demais carros e pode transitar com mais liberdade, podendo chegar até 40 quilômetros por hora.

Evitando acidentes

Porém, como fazer para evitar que motoristas se aproximem demais das “paredes” do “ônibus-túnel”? Para impedir que qualquer acidente de percurso aconteça, a empresa que desenvolveu o projeto propõe a instalação de sensores que captam a aproximação indevida de qualquer veículo. Quando isso acontece, um alerta é emitido pedindo para que se afaste.

Além disso, existem barras de segurança por todo o trecho que o ônibus-conceito percorre, mantendo os demais automóveis a uma distância segura das pareces do túnel. Essas traves também funcionam como uma barreira para veículos que ultrapassem a altura máxima, os quais também são avisados por um painel traseiro ativado por um sensor de distância.

Comodidade para os passageiros

O que você acharia de fazer uma viagem a uma distância de aproximadamente 4 metros do chão? Pois é exatamente isso que o projeto propõe, já que para permitir que os carros passem por baixo dele, é preciso levar os passageiros às alturas.

O funcionamento de embarque e desembarque é bastante parecido com o que já acontece com os sistemas de metrô, em que as pessoas esperam em determinados terminais até a chegada do veículo. A diferença está na localização desses pontos, já que em vez de descer, a pessoa tem de subir na plataforma de embarque.

O interior do ônibus-conceito também é semelhante ao padrão já utilizado no transporte coletivo atual, com assentos laterais para a comodidade de um maior número de passageiros. Contudo, a diferença está na quantidade de gente, já que o projeto visa acomodar cerca de 300 pessoas por vagão, ou 1200 em todo o veículo.

Transporte verde

Além das questões de trânsito, outra grande questão que preocupa urbanistas e ambientalistas é a emissão de poluentes na atmosfera. Pois o projeto de túnel-móvel também está atento a isso.

Maquete do conceito

Fonte: China News

O ônibus utiliza energia totalmente limpa para se locomover. Da mesma forma que alguns trens já fazem, o novo conceito também utiliza eletricidade para realizar suas viagens. Além disso, todos os postes presentes no trajeto do veículo são equipados com painéis de energia solar, o que toda tudo ainda mais ecologicamente correto.

Porém, a economia não se trata apenas de combustível, mas atinge também um nível econômico e influencia diretamente o próprio desenvolvimento das cidades que adotarem esse novo sistema de transporte público.

Segundo a empresa que desenvolveu o conceito, a realização do projeto é 10% mais barata do que a criação de novas linhas de metrô, já que não é preciso nenhuma obra grandiosa na estrutura da cidade. Isso faz com que os gastos sejam diminuídos, além de diminuir ainda mais possíveis complicações de trânsito.

Saindo do papel

Ao contrário da maioria dos conceitos já apresentada, o ônibus-túnel está prestes a sair do papel e a virar realidade. Estima-se que até o final de 2010, cerca de 40 quilômetros de vias adaptadas sejam criadas em Pequim, na China.

Segundo informações divulgadas, esse trecho seria apenas um pequeno pedaço de um projeto que visa construir um trajeto de 186 quilômetros para o novo veículo. Por outro lado, não há nenhuma menção em relação à utilização de um sistema semelhante em outros países.

Helicóptero ecologicamente correto utiliza água oxigenada como combustível

Com 90 minutos de autonomia de voo e atingindo até 185 km/h, o Dragonfly foi projetado para utilização individual.


O helicóptero ecologicamente correto, anunciado na semana passada na EAA AirVenture Oshkosh (evento aeronáutico de maior popularidade no mundo), foi batizado de Dragonfly. A máquina utiliza o peróxido de hidrogênio (também chamado de água oxigenada) como combustível e, após todo o processo de queima e filtragem dessa substância, elimina apenas vapor d’água.

Tendo aproximadamente 100 quilogramas e podendo atingir a marca dos 185 quilômetros por hora, a novidade foi desenvolvida para carregar apenas uma pessoa. O helicóptero ecológico tem autonomia de voo de até 90 minutos.

Dragonfly, o helicóptero ecologicamente correto!

Apesar do status de “tecnologia verde”, o Dragonfly ainda não é uma alternativa de veículo das mais econômicas. Ele necessita de 11 galões de peróxido de hidrogênio para planar por uma hora e cada galão é vendido por cerca de US$ 4, aproximadamente 6 reais. Confira o vídeo demonstrativo seguinte:

Quanto custa? Para adquirir uma máquina dessas você precisa desembolsar US$ 120 mil. A invenção já está sendo comercializada, portanto, se você pretende conhecer os céus sem agredir a natureza, vá voando buscar o seu!

Prévia: Motorola Droid 2

Motorola anuncia novo aparelho para acirrar ainda mais a disputa pela liderança do segmento de celulares inteligentes.


A Motorola, uma das maiores fabricantes de telefones móveis do planeta, anunciou nesta terça-feira o sucessor do seu grande smartphone, o Droid. Já na quarta, dia 11, passará a ser comercializado pelos sistemas de pré-venda da Verizon. Com especificações ainda melhores do que o Droid original (no Brasil foi lançado apenas um similar, o Milestone), deve ser vendido apenas nos Estados Unidos.

Como se espera de um smartphone voltado para comunicações e diversão, o Droid 2 possui uma série de recursos multimídia prontos para permitir que os usuários obtenham o melhor das redes sociais, recursos para facilidades profissionais e também sistemas de mensagens facilitados pelo teclado físico.

Teclado slider integrado

O valor que será cobrado pelos aparelhos deve girar em torno de 200 dólares, mas pode ser que existam descontos, de acordo com o plano contratado com a Verizon. Os brasileiros que quiserem utilizar estes aparelhos deverão se contentar em esperar a versão 2 do Milestone, visto que ele funciona com tecnologia CDMA e as operadoras nacionais são todas GSM.

Especificações

Diferentemente do iPhone, que só possui teclado virtual, o Motorola Droid 2 possui teclado QWERTY físico (facilitando a digitação de mensagens e endereços), câmera digital integrada de 5 megapixels com flash de LEDs duplos. Além disso, também possui tela multitouch de 3,7 polegadas.

Câmera digital integrada

O aparelho já será vendido com o sistema operacional Android 2.2 com Flash player integrado. Podendo armazenar até 40 GB de arquivos, o smartphone reproduz áudio e vídeo com muita qualidade. Ainda não há notícias sobre o lançamento do Droid 2 no Brasil – e vale lembrar que o primeiro Droid foi lançado como Milestone por aqui, com algumas funcionalidades a menos.

Com teclado QWERTY integrado e, o mais bacana, Android na versão 2.2 que já possui Flash Player integrado, o Droid ainda possui recursos de hotspot e o incrível Swype para digitação de textos (continua com tela de 3,7″ e câmera de 5 megapixels). Preço sugerido? US$ 199 com contrato de dois anos com a operadora.

Recursos multimídia

Conectividade

Além de possui conexões com redes Wi-Fi, o Motorola Droid 2 também poderá ser conectado a hotspotsdisponibilizados pela Verizon em vários locais dos Estados Unidos. Também existe a conexão 3G nativa para os aparelhos, fornecida pela operadora em pacotes de 2 GB mensais para valores de 20 dólares adicionais ao plano de minutos.

Mas não são apenas conexões com a internet que o aparelho possui. Equipado com recursos DLNA, os documentos do Droid 2 podem ser sincronizados entre vários aparelhos. O DLNA (Digital Living Network Alliance) já pode ser encontrado no Playstation 3 e no XBOX 360, além de em alguns televisores e vários outros eletrônicos.

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