Seja, Bem Vindo.

domingo, 9 de maio de 2010

Desktop personalizado: festa no Orkut!

Se a vida é uma festa, por que a tela do seu computador também não pode ser? Convide todos os amigos do Orkut e deixe seu desktop muito mais divertido e badalado.

Se o computador é uma ferramenta que pode trazer seus amigos para mais perto de você, por que não deixá-los todos em seu desktop? Com o Orkut e a ajuda do Blog do Igor, você nunca mais vai se sentir sozinho em seu ambiente de trabalho. Seu computador vai se transformar em uma verdadeira festa do Orkut.

Escolha o tema certo

Se o próprio Orkut já possui vários temas diferentes, por que é que seu desktop deve continuar com a mesma cara de sempre? Escolha qual deles combina mais com seu perfil na rede social mais querida do Brasil.

Conservadores

Estamos falando do bom e velho azul-claro, a cor padrão do Orkut. Se você usa o Windows XP, o Vista Live Shell Pack Blue e o Aquanox XP Theme garantem a cor certa para seu desktop. Já operando o Windows 7, oWindows 7 Theme 6 é uma boa pedida.

Aquanox XP

Love is in the air

A cor do amor colore a página do Orkut de muita gente e não poderia ficar de fora desta seleção. Para o Windows XP, os melhores temas cor de rosa são Aero Ruby, Lipstick XP e o Rhayssa Royale Pink. Para o Vista, o Purple Windows 3 também agrada com seus tons de roxo.

Rhayssa Royale Pink

Orkut dark

Mas tem gente que não gosta de tantas cores e prefere a força do preto. Para o Windows Vista, o tema escuro mais baixado é o AlienGUIse for Vista, já para o XP os XPize Darkside, o eVolve e o CarboniX garantem o negro que sua tela precisa.

Coloridos

Se você utiliza o XP e seu perfil no Orkut não é de nenhuma das cores acima, experimente o Mediterraneo, um pacote de tema com várias cores. Mas se você gosta de inovar no visual, que tal o Abraxis for XP, tema moderno com traçado diferente e cores iradas?

Personalize as janelas do seu desktop

Outra saída para os usuários dos Windows 7 Vista é personalizar a cor das janelas para uma cor de sua escolha. Uma dica é abrir sua página do Orkut e selecionar um tom que combine com o tema do seu perfil.

De quem você gosta?

E no lugar do papel de parede, por que utilizar uma única imagem se você pode criar um mosaico com fotos de todos os seus amigos? Com alguma prática e um bom editor de imagens, isso é fácil, mas se você não tem prática alguma o Wallpaperer se encarrega de fazer isso para você.

Wallpaperer

Seu único trabalho é o de separar as fotos de que mais gosta em uma pasta. Ao abrir o programa, aponte onde você as salvou que ele cria automaticamente um mosaico com as fotos. Você conta com várias opções e efeitos interessantes. Ao final, salve o arquivo como .JPG e defina-o como plano de fundo da sua Área de Trabalho.

Torne-se um ícone

É impossível embarcar em uma rede social sem pensar na sua popularidade e dos seus amigos. Então que tal fazer com que todos se tornem verdadeiros ícones? Do computador, é claro! IcoFX é um programa muito fácil de usar e permite que você transforme qualquer foto em ícone para Windows em questão de segundos.

IcoFX

Depois de executar o programa, basta arrastar qualquer foto sua para dentro da sua janela. Seu único trabalho é recortar a porção da imagem que você pretende usar ou o rosto de quem você deseja se lembrar.

Transforme seus amigos em ícones

Com um pouco de criatividade, seus amigos vão aumentar a organização e a diversão da sua Área de Trabalho. Você também pode usar o IcoFX para criar ícones a partir de imagens diversas como a logo do Orkut, MSN, Skype e outros comunicadores.

Orkut de desktop

E que tal fazer com que o Orkut se torne um pedaço do seu desktop? Embora pareça estranho, Snippagepermite que você faça isso. Depois de executar o programa, expanda sua janela como um navegador qualquer e acesse a página do Orkut.

Snippage

Entre então em sua conta, abra a página de recados (lembre-se de que você pode utilizar qualquer página) e marque com o sombreado a área da página que julgar mais interessante. Pronto, agora esse pedacinho do Orkut faz parte do seu fundo de tela! Mude o tempo de atualização de Snippage para dez minutos para não perder nenhuma novidade.

Um pedacinho do Orkut no seu desktop

Ferramentas úteis

Criador de temas

Os temas do Orkut são ótimos, mas que tal dar ao seu perfil a aparência única que ele merece? Com o Orkut Theme Generator e o Orkut Multiple Theme Generator isso é possível, experimente criar o seu próprio tema e impressione os amigos com sua criatividade.

Orkut Multiple Theme Generator

Pombo-correio

Mesmo vidrado no Orkut, tem gente que não gosta de verificar o tempo todo se recebeu novas mensagens. Se esse é o seu caso, por que não contar com a ajuda do uebKUTE e do Scrap Notifier, dois programas que se encarregam de verificar quando novos recados chegam em seu Orkut?

Cinto de utilidades

Para cuidar da sua conta e gerenciar seus perfis, nada como o Orkut Cute, o conhecido “faz-tudo” do Orkut. E quando chega a hora de mandar aquele recadinho aconchegante, você fica sem opções? Melhor é contar com uma barra de utilidades para o Orkut e garantir a fofura das suas mensagens com Orkut Toolbar e Free Orkut Toolbar.

Recados fofuxos

Mas para tocar o coração da pessoa querida, nada melhor que muito brilho, letras bonitinhas e imagens doces. Se depender do Glitter Graphics, Glitterfy e Recados.net seus recados nunca mais vão passar em branco.

Use sua criatividade!

Todos os passos acima são sugestões de como decorar sua Área de Trabalho a partir do tema Orkut e redes sociais. Solte sua criatividade e inove com fundos de tela que combinem com o seu perfil online, utilize pacotes de ícones animados ou crie o seu próprio tema para Windows. Quando o assunto é a personalização de desktops, não existem limites.

Gostou da dica do Blog do Igor? Envie suas sugestões, dicas e críticas. Estamos ansiosos para saber o que você achou da tela do seu novo computador.


Quem é Bill Gates?

Conheça a trajetória do homem que mudou a história da informática e que, recentemente, pendurou as chuteiras.

Bill Gates é, sem dúvida, um dos homens mais famosos do mundo, não só pela sua grande fortuna, acumulada em 58 bilhões de dólares, mas também por ser o responsável pela criação do SO Windows. O pai do sistema operacional Windows, sempre foi acusado de ser um capitalista sem escrúpulos, um ladrão de idéias ou um oportunista. Mesmo assim, é inegável que sua participação na história da informática foi impactante.

Este ano tivemos a despedida de Gates do mundo dos negócios, depois de quase quarenta anos à frente de uma das empresas mais reconhecidas do mundo, o todo poderoso resolveu pendurar as chuteiras. Poucas pessoas sabem realmente como foi a trajetória do gênio da informática, desta forma como uma singela homenagem à gorda aposentaria de Bill, vamos mostrar como um menino vindo de uma família rica, conseguiu se tornar mais rico ainda.



COMO TUDO COMEÇOU



Uma boa idéia sempre rende outras melhores.
Bill Gates, também conhecido por William Henry Gates III, nasceu na cidade de Seattle, no estado de Washington nos EUA em 28 de outubro de 1955. Desde seu nascimento, Gates sempre pôde contar com as posses do seu pai, William Henry Gates, um advogado de sucesso e sua mãe, professora da Universidade de Washington. Como dinheiro nunca foi problema na família Gates, Bill e suas irmãs sempre tiveram a oportunidade de freqüentar as melhores escolas do país, como o Colégio de Lakeside e a Universidade de Harvard.

Seu primeiro contato com os computadores foi enquanto realizava seus estudos primários no Colégio Lakeside, em 1968. Conjuntamente com Paul Allen, Bill inicia o desenvolvimento de programas para grandes empresas e em 1975, os dois amigos se mudam para Albuquerque – Novo México. Trabalhando para a companhia MITS, começam a produzir programas para serem utilizados pelo primeiro microcomputador, o Altair BASIC.



NASCE A GIGANTE DA INFORMÁTICA




Desde os primórdios.No ano de 1976, Gates e Allen, fundam sua própria empresa: a histórica Microsoft. Nesta nova companhia, os dois amigos iniciam a produção de softwares com o propósito de terem um custo de compra menor para as empresas do que se elas mesmas fabricassem seus aplicativos. Com o negócio em expansão e com aproximadamente 16 funcionários, em 1979, Gates decide mudar a sede da empresa para Seattle.

Já no ano seguinte, devido ao sucesso da Microsoft, Gates e Allen conseguem um contrato com a IBM, a qual deseja adotar um sistema operacional. Surge então o MS-DOS, que a partir de 1981 figurava em todos os PCs da IBM.



O FILHO PRODÍGIO



Janelas lucrativas.Ao longo de dois anos, Gates continuou aprimorando seu SO e, já em 1983, lança o substituto: O histórico Windows. A grande novidade deste sistema operacional que conquistou a preferência de 90% dos usuários de computadores se deve à interface gráfica e a introdução do mouse.

É por volta deste período que as maiores controvérsias em torno do desenvolvimento do Windows vêm à tona. Segundo algumas fontes, o Windows foi comprado por Gates, o qual pagou alguns dólares pelo SO que iria revolucionar o mundo. Brigas entre Steve Jobs e Bill Gates também repercutem até hoje quando o assunto é a autoria do Windows.



DE ESTUDANTE À BILIONÁRIO




O MS-DOS já havia sido um sucesso, mas nada comparado ao Windows, desta forma no ano de 1986 as ações da Microsoft obtiveram altas estratosféricas. Com todo esse dinheiro entrando na empresa de Gates, ele se tornou o homem mais jovem do mundo – 31 anos - a se tornar bilionário.

Bill manteve a posição de homem mais rico do mundo – segundo a revista Forbes – por aproximadamente 13 anos, porém hoje ocupa a terceira posição do ranking. A queda de faturamento da Microsoft pode ser explicada pela explosão da internet, o início dos aplicativos online e as generosas doações de Gates para instituições de caridade.



DE EXECUTIVO BILIONÁRIO À APOSENTADO BILIONÁRIO



Gates está de férias.
Depois de tanto dinheiro, intrigas, dinheiro, idéias geniais e mais dinheiro, a vida de Bill Gates entrou para a história. Mesmo com tantas críticas sobre sua personalidade forte e questionamentos sobre sua genialidade, Bill Gates conseguiu provar que é extremamente competente no que faz.

Como ninguém é de ferro, no dia 27 de junho de 2008, Gates deixa a direção da Microsoft para cuidar da sua fundação de caridade, “Bill e Melinda Gates”. Com 6 bilhões de dólares a menos e muito tempo livre, Gates diz que vai disponibilizar 20% do seu tempo no comando da Microsoft e o restante curtindo sua vida filantrópica.

Saiba como usar a versão do Gmail para iPad no PC

Confira o passo a o passo de como adotar a interface preparada para o novo tablet da Apple no seu desktop.

O iPad ainda não completou um mês de vida no mercado, mas já é grande a quantidade de apps e itens personalizados que criados para o mais novo produto da Apple. Além de uma lista de sites que já contam com mecanismos a Google também já começa a adaptar suas ferramentas e serviços para a visualização do iPad.

Mas e que tal adaptar essa interface à tela do seu desktop, para ir se acostumando? Trata-se da tablet-friendly, uma interface amigável para tablets, numa tradução direta. Por padrão, os navegadores reconhecem automaticamente a resolução de tela do usuário, adaptando-se a ela.

Visual do Gmail para tablets como o iPad

Pré-requisitos

Esta dica é válida para os usuários do navegador Mozilla Firefox. Por isso, você vai precisar ter ele instalado no seu computador. Além disso, precisará baixar o complemento User Agent Switcher, uma extensão gratuita para o browser da Fundação Mozilla.

Faça você mesmo

Primeiramente baixe e instale o User Agent Switcher. Ao abri a página de download basta clicar em “Add to Firefox” e, na caixa de diálogo que será aberta, clique em “Instalar”. Será preciso reiniciar o navegador para concluir o processo.

Escolha a opção correta.

Ao retornar ao browser escolha a opção Ferramentas. Dentro dela localize as opções “Default User Agent” e, em seguida, clique em “Edit User Agents”. Uma nova caixa de diálogo será aberta. Clique em “New” e preencha os dados na nova tela como na imagem abaixo.

Digite a linha de comando como na imagem abaixo

O elemento mais importante é alteração da linha User Agent. Nela você deve colar o código abaixo:

Mozilla/5.0(iPad; U; CPU iPhone OS 3_2 like Mac OS X; en-us) AppleWebKit/531.21.10 (KHTML, like Gecko) Version/4.0.4 Mobile/7B314 Safari/531.21.10

De volta ao navegador, vá novamente a “User Agent Switcher”, mas desta vez selecione a opção iPad, que deve estar listada entre os novos itens. Selecione-a e, em seguida, acesse a sua conta do Gmail. Repare que o visual estará completamente diferente.

Este é o visual da versão do serviço para tablets como o iPad. Para retornar à versão original, basta desfazer a seleção na guia “User Agent Switcher”. Como você pode ver o processo é rápido e tomará poucos minutos do seu tempo para configuração.

Novos Eletrônicos: Polaroid Pic-300, a câmera que retorna às origens

Conheça a nova câmera da Polaroid que retorna aos primórdios e traz a revelação instantânea para os dias de hoje.

Em 2008 a Polaroid divulgou que fecharia a produção dos tão famosos filmes Pic de revelação instantânea. Com isso, muitos quase arrancaram os cabelos vendo um sonho de infância escorrer pelos dedos.

Afinal, quem não teve como sonho de consumo aquela Polaroid toda bonitona que revelava fotografias instantaneamente? Com ela, você via a imagem na hora, e quem sabe até tirava uma pose diferente, caso aquela não ficasse da forma que queria!

OK, OK, com o advento das máquinas fotográficas esse sonho ficou um pouquinho mais fácil de ser realizado, já que você pode ver a pose, apagar a imagem e fazer a pose novamente. Entretanto, nada se compara com as fotografias estilosas tiradas com as antigas máquinas de filme instantâneo que custavam uma fortuna até mesmo para bolsos mais recheados e eram uma raridade no Brasil.

Coração partido

Mas aqueles que ficaram de coração partido não deixaram barato. Desde 2008, o Impossible Project, um grupo de entusiastas dinamarqueses, se juntou para montar uma fábrica de filmes utilizados em câmeras Polaroid.

Isso fez com que muita gente que ainda possuía as câmeras continuasse a usá-las, de forma a criar fotografias no estilo consagrado que povoa o sonho de muitos adultos ainda hoje, principalmente aqueles que tiveram a chance de conferir aquelas máquinas em ação.

Mas e aquelas pessoas que não tinham uma Polaroid guardada? O que fazer? A alternativa era procurar em lojas de antiguidades por máquinas no estilo da OneStep dos anos 70 e 80. Ou esperar que a Polaroid voltasse atrás em sua decisão.

A antiga OneStep, primeira câmera da Polaroid

O sonho não acabou!

Não demorou muito tempo para que a Polaroid percebesse que aquilo que faz a marca ser o que é são as revelações instantâneas. Por isso, desde a CES 2010 a empresa já vem mostrando sinais de que retomaria a produção não apenas dos filmes instantâneos, mercado que o Impossible Project tomou para si, como também das máquinas específicas e clássicas de revelação.

Agora a Polaroid de fato colocou o passado em seu futuro. Depois de uma escolha ousada com a contratação de Lady Gaga como Diretora de Arte, a empresa lança uma nova câmera de revelação instantânea que promete deixar todos nostálgicos e loucos para ter uma igual.

A novidade

A Polaroid Pic-300 retoma a produção das câmeras da empresa com um design bastante arrojado e com três cores diferentes: preta, vermelha e azul. É recheada de curvas que não remontam às câmeras mais antigas, mas sim mostram a nova fase por que a empresa está passando: renovação.

A Polaroid Pic-300

Como o nome já aponta, a nova Polaroid utiliza o 300 Instant Film como base de trabalho e revela fotografias do tamanho de um cartão de visitas, com tamanho de 2,1 x 3,4 polegadas (a imagem em si possui 1,8 x 2,4 polegadas), ou seja, uma “fotinho”. Como base de comparação, as Polaroids de antigamente tiravam fotografias de 3,5 x 4,25 polegadas, com imagens de 3.0 x 3,1 polegadas.

Conta com flash automático e quatro opções de configurações, para que você possa tirar as fotos perfeitamente, em qualquer tipo de ambiente e iluminação. Além disso, traz uma bateria recarregável de Íon-Lítio ou a opção de uso de quatro pilhas AA, de acordo com a necessidade no momento.

Polaroid 300 Instant Film, para usar na novidade

Para completar, esta belezinha ainda possui uma tira que se prende ao pulso, de forma que você não a derrube por acidente depois de ficar tão contente de ver sua foto sendo impressa pela máquina.

Diferente dos aparelhos mais clássicos da empresa, a Polaroid Pic-300 traz a impressão não na frente da câmera, mas na parte superior. Isso quer dizer que você precisa ficar esperto para não deixar os dedos repousados na saída, o que dificultaria a saída da imagem revelada.

É caro?

Polaroid Pic-300 na cor vermelhaNo site oficial da empresa, a Polaroid Pic-300 já está em fase de pré-venda (por enquanto, apenas para os Estados Unidos) pela bagatela de US$ 90. A máquina em si não é tão cara, tendo em vista que algumas câmeras digitais possuem preços bem maiores que isso.

Entretanto a “pegadinha” está, é claro, no filme necessário para que essa belezinha tire fotos por aí. O Polaroid 300 Instant Film será vendido nos Estados Unidos por US$ 10, em um pacote para 10 poses, ou seja, um dólar por gracinha que você faça em frente da câmera.

Para a nossa realidade, o problema é um pouco maior. Primeiramente, os impostos cobrados por aparelhos eletrônicos no país faz com que o preço final, que lá é razoável para um eletrônico diferenciado, não seja tão suave para nós.

Polaroid Pic-300 na cor azulAlém disso, pensando em termos hipotéticos, se o preço do filme mantiver-se o mesmo, cada fotinho de 4,6 por 6 cm (isso mesmo, este é o tamanho transformado da imagem para centímetros) custaria quase dois reais. Um preço um tanto quanto salgado pela quantidade de filme que gasta em uma imagem “pequenina”. Além disso, você realmente acredita que o preço será o mesmo por aqui?

E o meu sonho de consumo?

Agora se você tem o sonho de criança e não abre mão da sua Polaroid novinha em folha, o brinquedinho pode ser a solução dos seus problemas. Vale também a pena esperar por novidades da marca, que promete voltar com tudo para o mercado da instantaneidade, no qual é e sempre será maioral.

A bíblia da televisão

Absolutamente tudo o que você precisa saber antes de trocar ou adquirir um novo aparelho.

Qual o modelo de televisão perfeito para você? As opções disponíveis no mercado são muitas, para todos os gostos e bolsos. No entanto encontrar um produto ideal que se adapte às suas necessidades nem sempre é uma tarefa fácil.

O que sobra em alguns aparelhos falta em outros e, no final das contas, conciliar os desejos de consumo com o que o bolso está disposto a apagar acaba se tornando uma tarefa de especialista. O Blog do Igor foi pesquisar tudo aquilo que importa para o usuário na hora de adquirir uma televisão e apresenta um guia completo sobre o assunto.

Aproveitamos a oportunidade e reunimos ainda todos os artigos já publicados por aqui sobre o assunto. O resultado disso tudo é uma verdadeira “bíblia das televisões”, com absolutamente tudo o que você precisa saber para não errar na hora da compra.

Siga o fluxograma para escolher a sua TV sem erro!

Qual será o principal uso que você fará da TV?

A primeira pergunta que você deve se fazer antes de procurar uma TV é qual será o principal uso dela. Somente a partir dessa resposta você pode selecionar com mais calma o perfil de produto que cabe melhor no seu bolso e vai ao encontro das suas necessidades.

Se você está em busca de um aparelho com suporte para os video games de última geração, a melhor opção é investir em TVs que ofereçam maior contraste de imagem, resolução de tela Full HD, maior quantidade de cores e, principalmente, o menor tempo de resposta possível.

Já se você passará a maior parte do tempo assistindo a filmes em DVD ou Blu-ray, a fidelidade de cores e a resolução de tela passam a ser os quesitos mais importantes. Porém se a maior atração da programação da sua tela serão os programas da TV Aberta ou TV a cabo, vale checar itens como conversor digital e preço, já que você dificilmente exigirá o máximo de qualidade em termos de som e imagem.

Uma TV para cada tipo de usuário

Conheça o ambiente

Definido o seu perfil é hora de prestar atenção no ambiente em que a televisão será instalada na sua residência. A primeira razão para levar isso em consideração é por causa do tamanho da tela. Sempre é recomendável manter uma distância mínima do aparelho, que varia de acordo com o tamanho.

Assim, em ambientes pequenos, não há sentido algum manter uma televisão com uma tela enorme. Muito provavelmente você vai perceber problemas na imagem em função de estar muito próximo a ela e pode acabar prejudicando a sua visão.

Outro item muito importante a ser analisado é a luminosidade do ambiente. Telas de LCD com tecnologia LED e plasma apresentam comportamentos distintos de acordo com a luz do que incide sobre elas. Em ambientes com maior luminosidade, as telas LED se saem melhor. Já em ambientes mais escuros, o contraste das telas de plasma é imbatível.

Até mesmo as geladeiras poderão ter televisãoAté mesmo as geladeiras poderão ter televisão

Tipo de tela, qual é o melhor?

A resposta para essa pergunta depende das duas decisões que você tomou anteriormente. Se você está em busca de uma televisão para jogos ou filme em Blu-ray, as telas de LCD com tecnologia LED e plasma são as melhores opções. Se o seu perfil for outro vale mais a pena ficar com uma tela de LCD.

O tamanho da tela também influencia na escolha do tipo de tela. Em aparelhos menores que 32 polegadas, a melhor escolha é a LCD. Entre 32 e 42 polegadas, escolha LCD se você tem o perfil menos exigente e LED se você está disposto a investir um pouco mais. Entre 42 polegadas e 53 polegadas, dê preferência para telas de LCD com tecnologia LED e plasma.

As LCD comuns, nesse caso, ficam muito aquém do que os outros dois tipos podem oferecer. Por fim, se você está com uma boa disposição financeira e pode adquirir uma tela maior que 53 polegadas olhe com carinho para as TVs de plasma.

Conectividade entre vários aparelhos

Resolução de imagem

O quesito resolução de imagem é o passo seguinte a ser observado na escolha da sua nova televisão. Se você se enquadrou no perfil TV Aberta / TV a Cabo adquirir um aparelho com resolução de imagem Full HD (1080p) não é um quesito obrigatório. As telas com resolução 1080i, nesse caso, dão conta do recado.

A resolução de imagem é um item importante, mas que que depende também da fonte de geração da imagem. Nenhuma emissora de TV aberta ou a cabo emite sinais em 1080p. Assim, de nada adianta ter uma tecnologia de ponta se ela não é explorada.

Vale lembrar que a diferença de preço nesse quesito também não é tão grande. Por isso, olhe para o seu bolso antes de decidir. Quer economizar? Este é um item para ser cortado da lista. Pode pagar mais? Vá em frente e garanta um produto mais atualizado.

Porém, se o seu perfil é outro, não pense duas vezes antes de procurar apenas telas com resolução 1080p. Isso vale tanto para as TVs LCD, LCD com tecnologia LED e plasma. Aliás, nos dois últimos tipos, já será difícil encontrar aparelhos com resolução inferior a Full HD.

Diferença entre as resoluções

Tamanho é documento?

Não, não é. É melhor ter uma televisão de 32 polegadas adaptada ao seu ambiente do que uma de 57 polegadas que fique grande demais e traga problemas. O espectador sempre deve respeitar uma distância mínima do aparelho. Caso contrário pode ter problemas com a visão e até mesmo dores de cabeça.

Outra razão para fugir de telas maiores do que o necessário é o fato que quanto mais próximo a uma tela você estiver, maior será a sua percepção dos pixels, fazendo com que a imagem perca em definição e você tenha a impressão de estar assistindo a algo em baixa resolução.

Respeite a distânvcia minima em relação à tela

Checando as conexões

Este é um item geralmente negligenciado, mas de suma importância. Verifique se o aparelho possui ao menos uma entrada HDMI. Se você é um usuário com perfil voltado para a programação da TV aberta, uma é mais do que suficiente. Ela estará ali caso você queira conectar um player de DVD ou Blu-ray, garantindo uma melhor transferência de dados.

Já se você pretende assistir a filmes e conectar o aparelho a video games, prefira os aparelhos com ao menos duas ou três entradas HDMI. Outras duas entradas não são obrigatórias, mas é altamente recomendado para que você possa adquirir um produto com suporte para elas: VGA e USB.

A primeira permite a conexão direta com um computador ou notebook. Assim, seus vídeos preferidos poderão ser vistos com facilidade na tela grande da sua TV. Já a entrada USB facilita a vida do usuário que possui vídeos ou arquivos de imagem e não quer vê-los apenas no computador. Basta copiar o conteúdo para o dispositivo portátil e plugá-lo na TV para conferir fotos, vídeos ou mesmo ouvir música.

Cabos HDMI, a melhor opção em transmissão de dados

Cores

A questão de cores é outro item muito importante na hora da escolha de um produto. Por se tratar de um fator mais técnico nem sempre os consumidores sabem como diferenciar as principais características de um aparelho. Em se tratando de cores, quatro aspectos básicos devem ser observados: frequência, contraste, quantidade de cores e tempo de resposta.

A quantidade de cores é o item mais claro de todos. Quanto maior for o espectro que um aparelho pode reproduzir, melhor a fidelidade da imagem final. Já o item tempo de resposta é de extrema importância para usuários que gostam de games. Quanto menor for o tempo de resposta, menos falhas serão perceptíveis durante a transição de imagens.

Já a frequência diz respeito também à velocidade com que as imagens são exibidas. Quanto maior a frequência, maior a qualidade de imagem. Por fim, o último quesito a ser observado é contraste de cores. Nesse item as telas de plasma de maior dimensão apresentam uma ligeira vantagem em relação às de LCD com tecnologia LED.

A calibragem da TV é um item importante para preservar a fidelidade de cores

Áudio

Em termos de áudio é difícil encontrar um aparelho que não satisfaça as necessidades básicas do usuário. Assim, pouco importa o tipo de tela que você escolha, todas elas possuem uma saída de áudio semelhante. O diferencial aqui deve ser buscado por quem adquire telas de plasma e LCD com tecnologia LED.

Para desfrutar da qualidade máxima de som que um Blu-ray oferece, por exemplo, a melhor saída é adquirir um sistema de som complementar. Assim, um home theater com ao menos cinco canais de áudio é uma opção a ser considerada. Já para aqueles que optarem por uma tela de LCD, um sistema de som complementar sempre é recomendável, mas não é um item obrigatório.

Super Hi Vision: som total no ambiente

Consumo de energia

Depois de escolher a dedo o seu novo aparelho de TV e economizar o máximo possível em cada um dos itens, deixar o quesito consumo de energia de lado é quase como jogar todo o trabalho pela janela. Por isso, fique de olho se os aparelhos possuem algum tipo de selo de certificação com ao consumo de energia.

As telas de plasma, embora melhores, consomem muito mais energia. As telas de LCD com tecnologia LED são as mais econômicas, representando até 40% menos na conta de luz. As telas de LCD se apresentam com uma opção intermediária de consumo.

Consumo de energia é um item indispensável

Opções extras

Não basta ter um TV completa. Para muitos, itens acessórios são aspectos tão importantes quanto a qualidade de produto em si. Em breve devem chegar ao mercado brasileiro diversos itens como Wi-Fi, Bluetooth e acesso a internet. Hoje essas opções já estão disponíveis, mas têm pouca serventia em solo brasileiro.

Porém, dois itens já podem ser considerados. O primeiro deles é o HD. Trata-se de um disco rígido onde é possível salvar conteúdos do que você assiste na televisão. O item é responsável por encarecer bastante o produto, mas é uma ferramenta muito cômoda para o usuário.

Outra opção são as recém-lançadas televisões com suporte para 3D. Embora ainda não exista programação ou mesmo filmes em Blu-ray no mercado para que o usuário possa desfrutar do produto, o item já figura na lista de desejos de muitos usuários.

HD e 3D são apenas algumas opções extras das novas TVs

Preço

As opções em termos de preço são tão variadas quanto o número de marcas disponíveis no mercado. Um aparelho pode custar entre R$ 1500 e R$ 15 mil, dependendo das características que apresenta. Porém, como ressaltamos no primeiro item, a melhor compra é aquela que atenda aos seus interesses bem como ao seu bolso.

De nada adianta comprar o produto mais caro existente no mercado e não usufruir metade do potencial. Por outro lado, economizar em itens fundamentais pode fazer com que a sua compra, embora mais barata, cause frustração depois. A regra é utilizar o bom senso e não tentar se adaptar a um produto, mas sim encontrar um produto que se adapte a você.

O que você achou deste artigo? Deixe o seu comentário e opine em relação a outros itens que possam constar nesta lista. Afinal, quanto mais informações estiverem disponíveis, maiores as possibilidades de acertar na escolha do produto.


Banner

Banner