Seja, Bem Vindo.

sábado, 3 de abril de 2010

Orkut x Facebook: quais as principais diferenças?

O Blog do Igor analisou as duas redes sociais e agora traz para você as principais características de cada.

Atualmente é quase impossível pensar que a grande rede social da Google, “inaugurada” em 24 de janeiro de 2004 e nomeada segundo seu criador, um dia sequer imaginou alcançar o prestígio que possui. Hoje, o Orkut conta com cerca de 60 milhões de usuários cadastrados no mundo todo.

Entretanto, o glamour do Orkut é quase completamente voltado apenas para dois países: Brasil e Índia, respectivamente com 50,77% e 20,29% dos usuários da rede. O terceiro colocado, Estados Unidos, já se encontra com uma taxa bem menor: 17,74%.

Fundado em 4 de fevereiro de 2004, o Facebook conta atualmente com mais de 400 milhões de usuários cadastrados e destes, 100 milhões o utilizam também via celular. De todos os usuários ativos, ao menos metade efetua login na rede a cada dois dias no mínimo. Apenas 30% dos usuários do Facebook são moradores dos Estados Unidos.

No quesito popularidade, certamente você pôde observar que o Facebook está na dianteira e com uma grande folga com relação ao Orkut, que basicamente só é popular em dois países. O número de perfis falsos (“fakes”) também é muito maior no Orkut, visto que o Facebook possui uma política de monitoramento para tal mais severa, ao menos no quesito “fakes de pessoas reais”.

Interface principal

A organização de interface principal das duas redes, depois do lançamento do “Novo Orkut” no final de 2009 é muito semelhante. Antes, o Orkut era, ao menos em aparência, bem diferente do Facebook. Mesmo que recentemente a página principal do Facebook também tenha sofrido algumas alterações, ainda assim as aplicações continuam idênticas.

O Orkut Antigo

As principais diferenças estão na disposição dos elementos. Na página inicial do Orkut, as coisas são mais lineares. Você observa visitantes do perfil, logo abaixo sugestões de amigos e atualizações de perfil separadas em duas abas: atualizações de amigos e as do seu perfil, embora, as suas também apareçam na aba de amigos.

A “moldura” de página do Orkut não é alterada, mostrando seus amigos e comunidades tanto na página inicial quanto na de perfil. Na página inicial do Facebook estão presentes ao centro da aplicação, atualizações e notícias de seus amigos, grupos e páginas.

Ao lado esquerdo está a imagem do usuário, juntamente com um link para ver o perfil. Ainda nessa lateral estão disponíveis atalhos de acesso rápido para aplicativos, grupos, jogos, etc., e os amigos que estiverem online. Ao lado esquerdo você acessa sugestões de amigos e requisições de aplicativos.

A página de perfil do Orkut é mais voltada para informações pessoais do que a do Facebook. O Facebook divide sua página de perfil em três partes: “Wall” (com informações de atividades recentes do usuário, inclusive de aplicativos e recados de outras pessoas), “Info” (informações do usuário) e “Photos” (que abriga os álbuns propriamente ditos).

Página de perfil do Facebook

Por padrão, ao visitar um perfil, ele aparece aberto no “Wall”. Ao lado esquerdo estão algumas informações básicas do usuário juntamente com seus amigos, atalho para seus álbuns e links (integrados com outras páginas).

Dentro da seção de links é possível observar endereços de aplicativos externos que foram compartilhados pelo usuário, visto que o Facebook permite tal função para diversas páginas e serviços (como Fotolog, Flickr, Twitter, entre outros). A única integração possível para o Orkut, nesse sentido é o “Promova”, que permite publicar links externos caso a página da qual eles são oriundos possua o compartilhamento necessário.

Na página de perfil do Orkut, você observa informações básicas do usuário seguidas logo abaixo pelos dados preenchidos pelo dono do perfil no campo “Sobre”. Em seguida, aparecem os recados de outros usuários, atualizações e por último os depoimentos (não existe função semelhante no Facebook).

Página de perfil do Orkut

Em ambas as redes (embora no Orkut isso tenha aparecido a partir de 2008) há um campo dedicado ao “status” do usuário. Ele fica logo ao topo da página e é possível digitar um texto livre (com limite de poucos caracteres) que normalmente é utilizado para enviar frases com humor, atividade que esteja fazendo, etc. para seus amigos.

A maior diferença entre as duas aplicações no quesito “interface” certamente são os temas do Orkut. Embora recente, o Orkut agora permite mudar as cores do perfil e até mesmo adicionar um tema que preencha todo o fundo (com disponibilidade de vários tipos), enquanto no Facebook o usuário tem que ficar feliz com a aparência básica da rede.

Adicionar amigos

Esta função segue a mesma receita para as duas redes. Você pode adicionar pessoas a partir das sugestões de amigos exibidas no perfil ou buscando-as diretamente na rede. No Facebook também é disponibilizada uma opção interna na qual você informa seu email e ele procura por seus contatos na rede.

Aplicativos

Os aplicativos já eram coisa antiga no Facebook quando foram implementados como “uma grande novidade” no Orkut. Independente da rede, eles são responsáveis por grande parte da movimentação dos usuários.

O acesso aos aplicativos no Orkut é mais fácil, podendo ser feito pela aba ao lado das informações na própria página do perfil. Já no Facebook, se você não criar um atalho, tem que procurar a página do aplicativo cada vez que quiser utilizá-lo.

Jogo FarmVille: mais usuários que todo o Orkut!

Um dos aplicativos mais utilizados do Facebook atualmente é o famoso joguinho “FarmVille”, que, sozinho, possui mais usuários do que o Orkut (cerca de 83 milhões). Sua “aplicação irmã” no Orkut é o “Colheita Feliz”, que também já vem movimentando um grande número de adesões. Ainda assim, um dos mais utilizados no Orkut é o “BuddyPoke”.

O Facebook além de possuir um aplicativo idêntico ao “BuddyPoke” (inclusive com o mesmo nome), também conta com uma série de outras aplicações que (em separado) podem exibir seu humor, enviar corações, guerras de travesseiros, entre outras coisas do gênero.

BuddyPoke, o queridinho dos usuários do Orkut

Comunidades x Grupos x Páginas

Outra coisa que movimenta muito as redes são as comunidades e suas variações. Comunidades são, de certa forma, uma maneira de as pessoas identificarem-se com outros membros que possuam gostos semelhantes e discutir assuntos pertinentes ao assunto ao qual ela é relacionada.

No Orkut você possui apenas a opção de comunidades que apresentam uma página principal com imagem e informações e uma parte voltada para o fórum e eventos dela. A seção de enquetes costuma movimentar a comunidade um pouco menos do que os debates do fórum. Você pode acessar suas comunidades a partir da interface principal do aplicativo.

Comunidades no Orkut

O Facebook possui duas modalidades de “comunidades”: os grupos e as páginas. Em aparência ambos são semelhantes, o que difere é a natureza da função e as informações presentes em cada um deles. Grupos, assim como as comunidades, são movimentados por fóruns e dados pertinentes ao assunto.

Grupos no Facebook

As páginas funcionam como um perfil, porém são voltadas para empresas, filmes, séries, etc. Você pode se tornar fã de uma página e acessar seu conteúdo, além de receber em seu mural informações sobre o assunto central para o qual ela é voltada e suas atualizações. As páginas também são uma forma de empresas e pessoas famosas disponibilizarem algo sobre elas e não precisarem adicionar milhares de desconhecidos em seu perfil pessoal.

Páginas no Facebook

Você pode acessar as páginas de que é fã na seção “Info” da página de perfil do Facebook. Os grupos possuem, por padrão, um atalho na página inicial ao lado esquerdo, mas também podem ser acessados na parte de "Info" do perfil.

Privacidade

Não há como manter total privacidade se você está cadastrado em uma rede social, entretanto, é possível não “escancarar completamente” suas informações para todo e qualquer desconhecido que a acessa. Nesse quesito, o Facebook está muito à frente do Orkut.

No Facebook, se você não faz parte da rede de amigos de determinado usuário, tudo o que você pode ver é a miniatura da foto do perfil e informações bem básicas, além de fotos de álbuns abertos a todos.

No Orkut, embora as opções de privacidade tenham melhorado bastante, permitindo bloquear recados, vídeos e fotos e tudo o mais que estiver preenchido, comunidades e amigos estão abertos aos olhos de qualquer um.

Segurança

Neste quesito, embora haja diferenças, você nunca pode confiar 100% em um ou outro. As redes sociais, devido a movimentarem uma grande fatia dos usuários da internet são alvos constantes de pessoas mal-intencionadas. Aqui fica a velha dica: clique apenas no que você confia e procure não abrir links de fontes duvidosas.

E, finalmente...

Não há como dizer que uma rede é melhor do que a outra, pois gosto é algo realmente muito pessoal e extremamente diferente de uma pessoa para outra. Entretanto, o Facebook é deveras mais sério do que o Orkut e os usuários dele também costumam fazer com que essa afirmação seja verdadeira. Além disso, o Facebook possui mais opções de aplicativos e as páginas que, são um grande diferencial.

O Orkut, por outro lado, preocupa-se mais com detalhes na aparência (como o tema) e possui como principais diferenciais a exibição de visitas no perfil, para que você saiba quem “andou olhando sua página” e os depoimentos, que são coisas mais voltadas para “exibir o afeto por seus amigos”.

Até a próxima!

E você, usuário, conhece ou utiliza as duas redes? Conte-nos suas experiências sobre as diferenças destas redes e pontos positivos e negativos delas.

Blog do IGOR dá dicas para ganhar mais espaço no HD

Tudo que você instala ocupa mais espaço em disco do que deveria. Aprenda como eliminar parte dos arquivos inúteis e temporários usando softwares e dicas úteis.

O Windows é um sistema que ocupa muito espaço no HD, porém a culpa do disco ficar entupido de coisas nem sempre é do sistema. Ainda que o Windows ocupe uma enormidade com seus arquivos e reserve mais uma quantia para arquivos temporários e para a memória virtual, o sistema não tem como controlar tudo que você instala e adiciona ao seu disco.

Para ajudar você que está com falta de espaço em disco, o Blog do Igor elaborou este artigo completo, que visa ensinar como utilizar programas e se prevenir do pior: a mensagem de espaço em disco insuficiente.

O CCleaner cuida da limpeza básica

Quem se preocupa com o desempenho do computador, certamente já deve ter utilizado o CCleaner alguma vez no PC. O programa é uma das ferramentas mais famosas para eliminar arquivos temporários, excluir os dados salvos da internet e limpar o registro do Windows. Caso você seja novato na informática ou nunca tenha utilizado o programa, talvez seja bom ler os passos abaixo que ajudarão você a liberar muito espaço no HD.

Clique aqui para baixar

Após instalar o CCleaner você pode começar a utilizá-lo acessando a guia “Limpeza”. Esta seção possui duas abas, a primeira para eliminar alguns dados utilizados comumente pelo Windows (e respectivos programas da Microsoft) e a outra para apagar dados de outros aplicativos. Primeiramente você deve selecionar os arquivos que deseja remover do disco, para depois permitir que o aplicativo efetue uma análise completa do que é desnecessário.

Neste ponto você deve averiguar o seguinte: se você utiliza o Internet Explorer com frequência, talvez uma limpeza nos cookies e dados temporários do navegador seja muito importante, porém se você é navega na internet com outro aplicativo, nem precisa efetuar a análise dos arquivos do IE.

Selecione o que você deseja eliminar

Os usuários que usam o Firefox ou outro navegador devem optar pela limpeza na aba “Programas”. Contudo, independente do browser utilizado, é necessário marcar as caixas do “Windows Explorer” e do “Sistema”, porque devido ao uso diário do Windows, todos tem o desempenho do PC reduzido devido a arquivos temporários.

Análise concluída

Após selecionar todos os itens, clique em “Analisar” e aguarde. Depois de finalizada a análise é só você pressionar o botão “Executar Limpeza”. Detalhe: a análise do CCleaner só precisa ser efetuada na primeira aba, pois o programa inclui os programas que você selecionou na aba “Programas”.

Limpeza concluída!

Melhorando o registro do sistema

Quem acessa o Baixaki com frequência deve instalar e desinstalar programas quase todos os dias. Apesar de esta prática ser interessante para você obter os melhores softwares, ela pode prejudicar seriamente o desempenho do seu Windows. Instalar programas não é algo que cause muitos problemas, contudo ao apagá-los do seu PC sempre sobram alguns restos do aplicativo.

Você possivelmente nem faz ideia de que o aplicativo deixou alguns rastros no registro, afinal qualquer usuário comum verifica apenas a pasta Arquivos de Programas e não se preocupam com o registro. Contudo, o registro é praticamente o mecanismo central do Windows, o que quer dizer que se você deixá-lo cheio de entulho, ele certamente apresentará problemas em pouco tempo.

Procurar erros

O CCleaner é um programa simples, mas que faz uma limpeza muito eficiente no registro. Para você apagar as entradas desnecessárias no registro é necessário clicar na guia “Registro” e selecionar todas as caixas. Depois basta pressionar o botão “Procurar Erros” e esperar até que o programa indique quais problemas existem no registro. Por fim é só clicar em “Corrigir erros selecionados”.

Corrigir erros

Mais espaço para você!

A utilização do CCleaner pode ajudar a remover alguns megabytes — em nosso teste foram liberados 338 MB—, mas não chega a fazer grande diferença no espaço livre em disco (a menos que você tenha muito lixo no histórico e nos arquivos temporários do Windows). Se você não ficou satisfeito com o CCleaner, então é hora de partir para a utilização de um programa mais eficiente: o WinDirStat.

Clique aqui para baixar

Usando o WinDirStat

Este aplicativo é bem menos famoso que o CCleaner, contudo ele tem um foco completamente diferente. A função do WinDirStat é gerar um gráfico e efetuar uma análise completa no disco para informar ao usuário quais arquivos ocupam mais espaço. O software verifica o tamanho das pastas, indica porcentagem, número de arquivos e muito mais.

O WinDirStat vai analisar seu HD

Tais estatísticas são interessantes, contudo elas só são úteis se você realmente conhece o sistema Windows e os aplicativos que estão instalados no PC. Para quem não sabe utilizar o software, iremos mostrar como efetuar uma limpeza segura e eficiente.

Usando o gráfico

Depois de iniciar o programa e permitir a análise de um dos seus discos, você deve ter percebido a bagunça que o programa criou abaixo da árvore de arquivos. Este monte de retângulos representa os arquivos do seu PC e quanto maior for o objeto, mais espaço ele ocupa. Portanto, se você realmente deseja efetuar uma limpeza que seja significativa, talvez você deva começar a observar quais são — e onde estão localizados — estes arquivos.

Gráfico colorido do WinDirStat

Em nosso exemplo, tivemos diversos arquivos com um tamanho excessivo no gráfico, pois no disco havia muitos arquivos de instalação de jogos e programas. Ao posicionar o mouse sobre os retângulos, o WinDirStat informa a localização do arquivo e o melhor é que você precisa apenas clicar sobre este arquivo para que o programa exiba-o na árvore de arquivos.

Apagar permanentemente

Na parte superior da janela do WinDirStat você pode clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolher se deseja enviá-lo para a lixeira ou se prefere apagá-lo permanentemente. Você pode efetuar tal tarefa com a maioria dos arquivos grandes, contudo existem alguns arquivos que o próprio Windows utiliza, os quais não podem ser deletados, como pagefile.sys e o hiberfil.sys — iremos ensinar depois como removê-los ou diminuir o tamanho deles.

Dicas gerais para ter espaço de verdade

Ao utilizar o WinDirStat você pode conseguir um ganho de meros 100 MB ou de mais de 10 GB, tudo vai depender dos arquivos que você deleta. Claro que espaço nunca é demais, por isso vamos dar mais dicas que você pode realizar sem a utilização de softwares.

Desinstale programas não utilizados

Esta dica é a mais básica, mas tem muitos usuários que simplesmente esquecem-se de realizar esta limpeza no Painel de Controle. Caso você não tenha feito a limpeza com o CCleaner, pode efetuá-la manualmente, pois o processo é o mesmo. Vale frisar que desinstalar programas com funções idênticas também é interessante, afinal, não há motivos para ter cinco navegadores instalados e quatro players de vídeo.

Desinstale o que você não usa

Eliminar pontos de restauração antigos

Se você está utilizando o Windows há muito tempo, certamente deve saber que o sistema grava pontos de restauração para possíveis problemas futuros. Esses pontos de restauração são muito úteis em alguns, contudo são dispensáveis depois de algum tempo. Para eliminá-los basta acessar a Limpeza de Disco (presente no Menu Iniciar na pasta Acessórios dentro das Ferramentas de Sistema).

A Limpeza de Disco é uma ferramenta que pode ajudar você a limpar alguns arquivos que o CCleaner tenha eventualmente pulado. Contudo, esta utilidade do Windows serve principalmente para eliminar os pontos de restauração que não são mais necessários. Após acessá-la, clique na aba “Mais Opções” e na parte inferior da janela pressione o botão “Limpar”. Detalhe: não exclua o ponto de restauração mais recente, ele pode ser útil para alguma emergência.

Elimine o que é desnecessário

Desativar a Restauração do Sistema

A restauração do sistema é uma ferramenta muito importante e útil, contudo alguns usuários nunca a utilizam. Se você é um desses utilizadores que não instala muitos programas e sabe que não necessitará da Restauração do Sistema, desativa ela é muito interessante para ganhar espaço. Para tanto, você deve clicar com o botão direito sobre o ícone Meu Computador no Menu Iniciar ou na Área de Trabalho e escolher Propriedades.

Configurações avançadas do sistema

Você deve agora navegar até a aba “Proteção do Sistema” e desmarcar todas as unidades que estiverem marcadas para utilização da Restauração do Sistema. Depois basta aplicar as configurações.

Desativar a Restauração

A Hibernação é desnecessária

Caso você não utilize o Windows num notebook, talvez seja crucial desabilitar a Hibernação — ou ao menos limpar o arquivo de hibernação —, porque em computadores comuns ela não é tão necessária. Se você voltar um pouco no texto verá que falamos no WinDirStat sobre este arquivo de Hibernação, o qual poderia ser removido. Pois bem, ao invés de removê-lo é recomendável a eliminação do conteúdo do arquivo. Veja como é fácil proceder com a limpeza do arquivo:

1) Acesse novamente a ferramenta Limpeza de Disco.

2) Na primeira aba da janela existe um item chamado “Limpeza do Arquivo de Hibernação”, selecione-o.

3) Clique em OK.

Aguarde enquanto o Windows efetua a operação. Após este procedimento seu computador pode ganhar mais de 1 GB de espaço tranquilamente. Se você preferir desabilitar a hibernação, basta utilizar o Prompt de Comando e digitar o seguinte comando:

Powercfg –h off

Apague as pastas de backup

Normalmente, quando uma atualização é realizada no Windows, o sistema automaticamente cria pastas de backup para salvar uma cópia dos arquivos antigos. Se a última atualização foi realizada há um bom tempo, então você pode deletar estas pastas cheias de arquivos inúteis. Acesse a pasta C:\Windows e delete todas as pastas que possuem um $ na frente. Após realizar esta etapa você ganha tranquilamente 2 GB (algumas vezes mais e algumas vezes menos).

Último passo

Por fim temos mais uma dica, que pode garantir alguns gigabytes livres no disco.

1) Abra o Menu Iniciar e clique em Executar.

2) Digite o seguinte comando:

sfc /purgecache

Agora aguarde alguns instantes enquanto o Windows elimina o cache das DLLs. Detalhe: esta dica só funciona no Vista e 7 se utilizada em Modo de Segurança.

Mais dicas?

Infelizmente nossas dicas acabam aqui, mas se você tem alguma dica extra e deseja compartilhar com os demais usuários e nossa equipe, basta comentar. O Blog do Igor espera que este artigo tenha sido útil a você e pedimos que você fique antenado em nosso site para mais dicas e artigos úteis.

O iPhone HD está a caminho, é o que dizem os boatos

Rumores quentes sobre a nova versão do iPhone acabam de chegar!

Junho está chegando e com ele vem a expectativa de um novo iPhone. O modelo 3GS, lançado no ano passado, já está ficando ultrapassado e os entusiastas Apple anseiam por novidades!

A espera por um anúncio oficial de Steve Jobs ficou ainda mais difícil depois que algumas informações quentes foram divulgadas. Conforme uma nota no website Engadget, a nova versão do smartphone deve se chamar iPhone HD e será lançada no dia 22 de junho, uma terça-feira.

O Wall Street Journal, responsável pelo início da recente onda de boatos do iPhone, afirma que a Apple estaria trabalhando também em um iPhone CDMA. Isso permitiria a venda do aparelho tanto na AT&T, principal operadora de telefonia GSM dos EUA, quanto na Verizon Wireless e na Sprint, adeptas à tecnologia CDMA.

A fonte também afirma que a Pegatron Technology é a empresa responsável por sua produção dos aparelhos, tarefa que deve iniciar em setembro. O anúncio de um iPhone CDMA implica, portanto, o fim da exclusividade da venda do produto pela AT&T, algo que tem causado grande descontentamento por parte dos usuários.

iPhone HD

O blogueiro John Gruber também adicionou uma pitada de informações ao novo rumor e afirma que o iPhone HD traz as seguintes novidades:

  • CPU com system-on-a-chip Apple A4;
  • Tela com resolução de 960 x 640;
  • Câmera frontal;
  • Multitarefa.

Os boatos e expectativas para o novo iPhone já foram discutidos no Blog do Igor (iPhone 4G: boatos e possibilidades). As possíveis novidades, além daquelas mencionadas por Gruber, incluem uma bateria removível, tela OLED, vídeo em alta definição e até mesmo uma carcaça sensível ao toque!

O novo iPhone  promete!

Todos os envolvidos no boato do novo iPhone, principalmente John Gruber, têm um histórico de bons chutes. Isto é, geralmente acertam em cheio suas previsões relacionadas aos produtos Apple. Enquanto 22 de junho ou novos boatos não chegam ao pomar, o jeito é esperar!


Banner

Banner