Seja, Bem Vindo.

domingo, 11 de abril de 2010

Organize a sua Área de trabalho!

Chega de bagunça na Área de trabalho. Vamos explicar passo a passo a utilização do Fences, um programa simples que vai acabar com a desorganização do seu desktop.

Uma Área de trabalho bem organizada é fundamental para qualquer computador. Jogar arquivos em pastas aleatoriamente e salvar coisas no desktop para “arrumar depois” são erros comuns que podem custar caro, fazendo com que você se perca entre tantas coisas.

Além disso, a bagunça pode fazer com que você não encontre arquivos importantes. Então, se você precisa fazer aquela limpeza no computador, vamos começar pela Área de trabalho.

Pré-requisitos
• Conexão com internet.
• Instale o Fences, clicando no botão abaixo:

Download Fences


• Se estiver usando o Windows XP, é necessário ter instalado o .NET Framework 2.0 ou superior.

A instalação é rápida, mas é necessário reiniciar o computador ao final para que o programa rode sem problemas.

Cercando sua Área de trabalho
Fences quer dizer “cercas” ou “cercados”, em inglês. E é exatamente isso que o programa vai fazer: criar áreas em seu desktop que sejam separados os tipos de atalhos, arranjando visualmente o local.

Antes de inicializar, o programa oferece duas opções: “Start using Fences!” (1) (Comece a usar o Fences) e “I’ll create my fences on my own” (2) (Eu mesmo vou criar minhas “cercas”). Recomendamos que você clique na primeira delas, mais indicada para usuários de primeira viagem.

Fences

Layout de Fences

O programa oferece várias opções de layout, mas também é possível criar quantos “cercados” você quiser e alterar a disposição deles livremente.

Interface

Escolha um layout já pré-estabelecido. Não se preocupe, pois em seguida é possível alterar se desejado, diretamente na Área de trabalho.

Layouts


Em seguida, clique em “Customize” para gerenciar as cores e o estilo das caixas que você criar. Em “Show Labels...” (1) (Mostrar etiquetas) você pode escolher entre nunca mostrar o nome da caixa (“Never”), exibi-lo somente quando passar o cursor por cima da caixa (“On Mouseover”) ou sempre exibir (“Always”).

Configurações

“Background Style/Color...” (Cor e estilo de fundo) permite que você altere a cor e a transparência (“Transparency”) dos cercados de organização. Em “Hue” (Gradação), selecione na barra a cor que deseja utilizar, para combinar com a imagem de fundo do seu desktop.

Para que a cor seja aplicada, é necessário alterar, também, o brilho (“Brightness”). Em “Saturation”, deixe as cores das caixas mais vivas ou apagadas. Suas mudanças podem ser visualizadas automaticamente no desktop, para que você escolha o melhor jeito.

Ao selecionar a opção “Tools”, na coluna direita, você pode tirar screenshots da Área de trabalho e também habilitar a opção que permite que os ícones sumam do desktop com dois cliques. Para que apareçam novamente, basta clicar duas vezes na Área de trabalho novamente.

Screenshots


Agora que suas caixas já estão criadas, é hora de personalizar e organizar!

Organize tudo!
É possível criar quantas caixas quiser através do Fences. Se os layouts pré-estabelecidos do programa não são adequados para você, clique com o botão direito do mouse na sua Área de trabalho e desenhe um quadrado – do tamanho que desejar – como na imagem abaixo:

Crie uma nova


Crie uma nova Em seguida, clique em “Create new Fence here” (Criar nova caixa aqui). Uma janela se abre para que você dê um nome a essa caixa de organização. Dessa forma, é possível colocar atalhos para programas específicos na mesma caixa. Para este passo a passo, separamos programas, arquivos dos Meus Documentos e atalhos como Meu Computador, Meus Locais de Rede e Lixeira.

Dê um nome para a caixa.

Para movimentar a Fence, clique na barra com o nome da caixa e coloque-a onde desejar. Não é necessário deixar todas as caixas no canto superior esquerdo, como normalmente deixamos os ícones. Sinta-se livre para colocar seus “cercados” espalhados pela Área de trabalho!

Movimentação.


É possível renomear a caixa também. Clique com o botão direito sobre ela e selecione “Rename Fence”. Sua Área de trabalho fica ainda mais intuitiva, pois é só bater o olho no nome da caixa para saber quais atalhos estão ali.

Clique para renomear a caixa.

Clique para renomear a caixa.

Quando criar as caixas, o programa não insere automaticamente seus ícones dentro delas. Para isso, basta arrastar o ícone e soltá-lo na que desejar. Também é possível redimensioná-las, clicando nas bordas para aumentar ou diminuir seu tamanho.

Inserir ícones.


Pronto!

Pronto!

De uma forma simplificada, é possível manter a organização da Área de trabalho no Windows, sem perder nada importante. Além disso, o programa também auxilia para que você ache facilmente tudo de que precisar.

iPhone OS 4.0: multitarefa, iAd e iBooks

Multitarefa, iAd e Game Centre: as novidades do iPhone OS 4 são de arrepiar!

O iPad mal foi lançado e a Apple já vem com mais novidades. Jornalistas do meio tecnológico receberam, na segunda-feira, um convite para a apresentação do novo iPhone OS 4. O evento aconteceu no próprio campus da Apple, hoje (8), às 14 horas.

A novidade mais esperada era o multitarefa, característica que permite gerenciar diversos apps de uma só vez. Usuários apostavam ainda em uma "home" de cara nova, ícones personalizáveis e uma página para os widgets. O Blog do Igor fez a cobertura do evento ao vivo e se você perdeu, pode ficar por dentro das novidades agora mesmo.

iPhone OS 4

Steve Jobs anunciou o novo sistema operacional do iPhone, que traz mais de 100 novidades que interessam a nós, reles mortais. Durante a conferência, o CEO da Apple fez questão de destrinchar e demonstrar 7 delas.

Convite para o evento

1. Multitarefa

Depois de muito tempo de espera, a Apple enfim disponibilizou a função multitarefa, que permite utilizar vários apps ao mesmo tempo. Até então, apenas programas da própria Apple poderiam funcionar de maneira simultânea. A alternativa para quem queria o multitarefa também entre apps de terceiros, até então, era fazer o jailbreak.

Com a novidade, os usuários podem alternar entre diversos apps de forma nativa, sem qualquer tipo de gambiarra. Jobs justificou a demora do multitarefa pela performance da bateria, que era literalmente arruinada.

O CEO também fez questão de explicar que a nova tecnologia - conjunta ao multitarefa - vem na forma de uma API, que deve ser adicionada aos apps. Diferente do multitarefa de um iPhone jailbroken, o multitarefa nativo não acaba com a sua bateria em poucas horas - é o que garante Steve Jobs.

Seu amigo liga para você convidando para jantar. Sem palpite de qual restaurante ir, você acessa o Apple Safari e busca por um local sem precisar terminar a ligação. Falando em ligação, o Skype permanece funcionando mesmo com a tela bloqueada, de forma que você possa receber mensagens e chamadas a qualquer hora. Sentiu o poder do multitarefa?

2. Pastas

A AppStore conta com mais de 185 mil programas, portanto, nada mais justo que permitir uma quantidade maior de apps em seu iPhone. O usuário pode ter mais de 2 mil títulos instalados e, para tornar a vida mais simples, eles poderão ser organizados dentro de pastas.

o SDK já está disponível   para desenvolvedores

O gerenciamento de aplicativos é feito via drag and drop (arrastar e soltar). Durante a demonstração, Jobs selecionou alguns jogos e os colocou em uma pasta. Automaticamente, a pasta foi nomeada: "Games". O nome é dado conforme as categorias de apps selecionadas, mas se você preferir, isso pode ser feito manualmente.

2160: esse é o número máximo de aplicativos que um iPhone carrega. A solução das pastas, portanto, cai como uma luva e torna possível a organização via categorias ou personalizada.

3. Novidades do Mail

O programa de emails do iPhone era bastante limitado, mas isso acabou de mudar. O Apple Mail do iPhone OS 4 traz uma caixa de entrada universal, para que você gerencie mensagens de diversas contas de email.

Além disso, o aplicativo de emails faz uso do novo multitarefa e permite abrir arquivos anexos às mensagens em apps de terceiros.

4. iBooks

A livraria de e-books da Apple foi um grande sucesso no iPad. Com mais de 600 mil livros digitais vendidos em menos de uma semana, o iBooks chega ao iPhone OS 4.

iBook

Agora, um livro comprado na iBookstrore pode ser lido em um iPod touch, iPad ou iPhone. Isto é, ao pagar por um só livro, você poderá lê-lo em qualquer gadget da maçã! Quer começar um livro no iPad e terminá-lo no iPhone? Você pode!

5. Corporativo

A Apple quer que o iPhone esteja presente também nas empresas. Sem se esquecer do mundo corporativo, o novo sistema operacional do iPhone conta com mais segurança, integração e capacidade administrativa. Toda mensagem de email e anexos são encriptados e novas APIs de segurança também podem ser utilizadas para o desenvolvimento de apps empresariais.

Para quem precisa controlar diversos iPhones, algumas APIs podem ser utilizadas a fim de configurar e verificar os smartphones via Wi-Fi. A Apple liberou também o suporte a SSL VPN (redes virtuais privadas).

6. Game Center

Com mais de 50 mil títulos de jogos, a Apple é uma potencial gigante no mundo dos games. A quantidade de títulos deixa grandes nomes como o Nintento DS, que conta com 4321 títulos, e Sony PSP, com 2477, comendo poeira!

Jogos de tirar o  fôlego!

Frente a isso, Steve Jobs decidiu investir no potencial de seus produtos e criou o Game Center. No melhor estilo Xbox Live, o usuário poderá jogar em multiplayer, acessar rankings, conquistas, premiações, amigos, entre outros.

7. iAd

Os boatos estavam certos, a Apple realmente lançou sua própria plataforma de propaganda móvel. A novidade, que bate de frente com a Google Adsense, pretende criar um novo padrão de anúncios interativos, que usa e abusa dos apps e da conexão à internet.

A ideia é que os anúncios fiquem dentro dos apps e que, com isso, os desenvolvedores possam oferecer programas mais baratos ou até mesmo gratuitos - de acordo com Jobs, 60% dos pagamentos dos anúncios ficam para o desenvolvedor. Você deve estar pensando "poxa, mas propaganda em programas é muito chato!" Espere até ver as ideias do iAd.

iPhone OS 4

Em uma demonstração de banner da Nike, o usuário tinha a opção de baixar um pequeno app gratuito, com o qual poderia personalizar um tênis. No anúncio no filme Toy Story 3, o usuário poderia assistir a trailers e saber em quais cinemas próximos ele estaria em cartaz. Com o iAd, propaganda pode ser tornar algo interessante. Muito interessante.

Outras 93 novidades...

Além das sete grandes novidades, outras ferramentas e possibilidades aparecem no iPhone OS 4. O usuário poderá trocar o papel de parede de sua “home screen”, usufruir da função “places” no iPhoto, realizar buscas de SMS, utilizar teclados via Bluetooth, criar playlists, usar um corretor de ortografia, sincronizar anotações IMAP, entre outros.

Quem pode atualizar?

Quem pode atualizar?

O iPhone OS 4 foi construído para funcionar no iPhone 3GS, iPod touch 3G e iPad. Os gadgets de versões anteriores, como o iPhone 3G e o iPod touch 3G podem fazer o update, mas terão algumas limitações, como a ausência do multitarefa.

Quando?

Por enquanto o iPhone OS 4 está disponível apenas para os desenvolvedores, ainda em fase de testes. De acordo com Steve Jobs, o sistema ficara pronto para os usuários de iPhone e iPod touch no meio do ano, enquanto os usuários do iPad poderão se beneficiar do OS 4 apenas em setembro ou outubro.

Quanto?

Durante a conferência, não foram mencionados valores. Portanto, é quase certo que a atualização para o iPhone OS 4 será gratuita.

iPad

No começo da conferência, Steve Jobs falou um pouco sobre o iPad, o recém-lançado tablet. da Apple O CEO se mostrou bastante satisfeito com a repercussão do lançamento e forneceu alguns números para os usuários:

iPad

  • Mais de 450 mil iPads vendidos;
  • Mais de 600 mil e-books vendidos;
  • Mais de 3.5 milhões de apps baixados.

O que você achou das novidades do iPhone OS 4? Quando a Apple deve lançar o iPhone HD? Fique ligado no Blog do Igor e tenha acesso a todas as novidades do mundo da tecnologia!

Banner

Banner