Seja, Bem Vindo.

domingo, 4 de abril de 2010

32 gigas de memória (quase) ao seu alcance!

A coreana Samsung começou a distribuir amostras de seus novos – e enormes - pentes de memória RDIMM para testes em fabricantes de servidores.

Imagine rodar jogos, bancos de dados e diversos aplicativos de cloud-computing em milhares – talvez até milhões – de computadores ao mesmo tempo, através da internet. Essa é a carga que servidores encaram diariamente. Para entender, basta pensar na quantidade de buscas, acessos a email, utilização de documentos e visualizações de vídeo ocorrendo simultaneamente nos serviços Google.

Manter a performance de todos os processos, evitando lentidões – respeitando limites de banda de cada usuário – e falhas de carregamento, exige uma quantidade enorme de memória e processadores suficientes para executar todos os comandos.

Graças às tecnologias de múltiplos núcleos, threading e clusters, o processamento de um servidor tem diversas alternativas para funcionar. Já a memória RAM disponível para um servidor funciona do mesmo modo – ainda que em patamares de desempenho mais elevados – que a do seu computador.

Memória RAM

Pentes de memória são constituídos por diversos dies de silício, como você descobriu neste artigo. O agrupamento de dies em chips e sua consequente montagem em um módulo DRAM são os fatores que determinam a capacidade de cada pente de memória.

Pente de memória com 32 GB de capacidade da Samsung

Enquanto os pentes atualmente utilizados – em ambientes de alta performance - são montados a partir de chips de 2 GB, com máximo de 16 GB por pente, o novo produto da Samsung oferece o dobro disso – 32 GB – no mesmo espaço físico, graças à diminuição de tamanho, que passou de 50 para 40 nanômetros.

No servidor

Atualmente, uma estrutura de servidores conta – por máquina – com até 192 GB de memória RAM, utilizando conjuntos, ou pentes de memória, DRAM (dynamic random access memory - memória dinâmica de acesso aleatório) de 16 GB baseados em tecnologia de 40 nm.

O novo módulo de 32 GB em 40 nm da Samsung promete, dependendo do sistema, manter a mesma capacidade – 192 GB – reduzindo até 40% do consumo energético, graças à redução de 12 para 6 módulos de memória por servidor de mão dupla. O acréscimo de velocidade dessa configuração vai dos 800 megabit por segundo (Mbps) dos servidores atuais – com pentes de 16 GB – até 1066 Mbps para o mesmo equipamento utilizando os novos pentes.

Memória RAM 32 GB DDR 3, via Akihabara News

Para sistemas de quatro vias, ainda mais exigentes, é comum utilizar até 1 TB de memória RAM usando os pentes de 16 GB. Com a nova tecnologia, esse limite é expandido até 2 TB sem acréscimo considerável no consumo energético, possibilitando o desenvolvimento de aplicações ainda mais complexas e softwares mais poderosos sem perder desempenho.

Futuro próximo

Ainda vai demorar algum tempo para um pente de memória com 32 GB de capacidade chegar ao consumidor final, já que não existe – ainda – requerimentos para tamanho poder.

Como a maioria dos computadores usa de 2 a 4 GB, enquanto equipamentos de alta performance contam até 8 - ou 16 - GB de RAM, utilizar um chip desses em um computador doméstico seria desperdiçar um componente em processos menores. Mas ainda chegará o dia em que 32 GB de RAM serão padrão de máquinas básicas, ou ainda de computadores já defasados com o seu cenário tecnológico.

Transforme seus amigos em coelhos da Páscoa

Entre no clima da Páscoa e tire uma onda com seus amigos transformando-os em coelhinhos com a ajuda de um serviço online.

A Páscoa é a data comemorativa mais doce e divertida do ano e em todos os sentidos. Por isso, é o momento certo para juntar os amigos ou a família e brincar para valer. Para deixar tudo muito mais engraçado, que tal usar um serviço online para transformar seus amigos e familiares em típicos coelhos da Páscoa?

Hoje você vai conhecer o poderoso acervo do Slide, um serviço para edição de imagens online que vai dar um toque especial em suas fotografias. Neste artigo você acompanha passo a passo tudo o que precisa fazer para transformar todo mundo no símbolo mais fofo da Páscoa.
Escolha a vítima

Antes de começar a editar as fotos, é interessante escolher uma em que “a vítima” esteja de frente, pois é mais fácil inserir os elementos gráficos e eles ficam mais naturais. Depois de encontrar a foto ideal, é hora de colocar a mão na massa! Vale lembrar que não é a intenção deste artigo ir fundo no quesito edição de imagens, mas sim, mostrar uma alternativa rápida e fácil para se divertir com elas.Primeiros passos
Depois de escolher a foto de um amigo, acesse o Slide, clique sobre “Criar” (que fica ao lado da logomarca do arquivo) e, em seguida, escolha a opção “Funpix”.

Escolha a opção para  imagens divertidas

Ao abrir a nova janela, role a tela até encontrar o quadro “Escolher uma imagem”. Agora, clique em “Enviar arquivo” e procure pela foto que será editada, caso ela esteja salva em seu computador. Depois de encontrá-la, clique em “Abrir” e aguarde o carregamento.

Procurando pela  imagem no computador

Se desejar, pode usar as opções localizadas no lado esquerdo do quadro que permitem a utilização de fotos postadas na internet, em redes sociais ou, se você quiser a foto de um famoso, faça uma busca clicando em “Search”.
Hora da diversão

A foto já foi escolhida? Sendo assim, é hora de definir quais objetos serão usados para dar um toque divertido e que combine com a Páscoa. Os objetos decorativos ficam localizados na área “Customizar seu projeto”, portanto, vamos conhecê-los.

Eles são divididos em oito categorias: Glitter Text (texto de glitter), Stickers (adesivos), Posters, Graffiti (grafite),Efeitos, Temas, Skins e Tamanho.

Categorias de  objetos

Para editar a imagem escolhida para este tutorial, foram utilizadas as categorias Glitter text, Stickers, Skins eTemas, contudo você pode usar as que melhor decorarem sua imagem. Para começar, que tal escolher os objetos que vão transformar seu amigo em um coelhinho?

Para isso, vá até a opção “Stickers/Ver Mais Stickers/All”. Agora, procure pelo adesivo “Bunny Ears” para colocar enormes orelhas de coelho na imagem. Clique sobre o adesivo para que ele seja postado sobre a fotografia.

Adesivos que você pode usar

Para posicioná-lo clique sobre ele e arraste-o até o local desejado. Se precisar, altere o tamanho do adesivo clicando na seta na parte inferior do quadrado (1). A seta superior é responsável pela rotação do objeto (2), o “C” copia (3) o adesivo e o “X” o apaga (4).

Opções de  redimensionamento da imagem


Agora que você já sabe onde os adesivos estão, use a criatividade e escolha os de que mais gostar ou que deixarão a foto mais engraçada.

Mensagem de Páscoa

Depois de brincar com os adesivos, crie uma mensagem de Páscoa para as pessoas que verão a imagem. Para escrever uma mensagem, clique em “Glitter text” e no campo “Enter Text” escreva o que quiser. Entretanto, como o Slide é em inglês, palavras com acento (como Páscoa) não podem ser acentuadas.

Opções de edição para  os textos

Em cada quadro da janela “Glitter text” é possível realizar um tipo de personalização no texto. Em “Text” você altera fonte, cor e textura. Em “Style”, inserem-se animações nas letras. Já em “Border” você pode escolher a espessura e cor das bordas, além de inserir sombras nas letras. Por fim, em “Background” é possível editar a cor de fundo da caixa onde a mensagem foi inserida.

Textos divertidos

Muita festa

Para dar um tom de festa à imagem, é possível utilizar animações. Elas ficam na aba “Temas” e há muitas opções. A escolhida neste tutorial foi a “Confetti”, mas é possível optar por qualquer uma como a “Fireworks”, por exemplo.

Efeito ConfettiEfeito Fireworks

Finalizando

Para dar um toque final à imagem, é possível inserir bordas ou enfeites que ajudam a completar sua criação. Na aba “Skins” localizam-se várias opções para incrementar a foto. Você pode experimentar várias e utilizar uma que se ajusta à pessoa escolhida ou que combine com o local onde a foto será publicada. Infelizmente não há um skin próprio para a Páscoa, mas com criatividade isso não é problema.

Salvar e compartilhar

Quando tudo estiver pronto, é hora de salvar e compartilhar sua criação. Para isso, clique em “Salvar” para ser direcionado para uma página igual a da imagem a seguir:

Salvar e  compartilhar

Para compartilhar suas imagens você pode optar por fazer um cadastro no site ou pular esta etapa. Ao pular a etapa (clicando em Pular Cadastro), uma página com várias ações possíveis é exibida.

Começar de novo,  editar ou compartilhar?

Logo abaixo da imagem há três opções de ações: "Criar outro FunPix", "Editar este FunPix" ou "Share this FunPix" (compartilhar este FunPix). Caso você queira enviar a foto para alguém usando o link direto, basta copiar o link do quadro e colar em um email, MSN ou Twitter.

Entretanto, se você quiser enviá-la para algum serviço específico como: Orkut, Facebook, MySpace, Hi5, Blogger, Friendster ou Twitter, basta clicar sobre a aba correspondente ao serviço e seguir as instruções para cada caso.

Opções de serviços  para compartilhar

Abaixo você confere a imagem final criada ao longo do tutorial. Os efeitos podem ser livremente escolhidos por você, use a imaginação.

É claro que há vários outros serviços online para editar suas imagens. O Blingee, o piZap ou o PhotoFuniatambém são ótimas opções e você pode conhecê-los e se divertir ainda mais. Agora que você já sabe como tirar uma onda com seus amigos, aproveite o feriado de Páscoa e faça montagens divertidas e presenteie seus colegas com bom humor.

O que ver no tour virtual pela Capela Sistina

Agora é possível visitar a capela localizada no Vaticano através de um tour virtual, mas entre tantos afrescos, detalhes e obras, quais as mais importantes?

A Capela Sistina localiza-se na Cidade do Vaticano, mais precisamente no palácio apostólico, que é a residência do Papa Bento XVI. O Vaticano é uma espécie de país dentro da cidade de Roma, sob o comando da Igreja Católica.

É nesta famosa capela que os cardeais da igreja escolhem o próximo Papa. Ela foi construída no final do século XV, encomendada pelo papa Sisto IV, e levou oito anos para ficar pronta. São 40,9 metros de comprimento, 13,4 metros de largura e 20,7 metros de altura.

Inicialmente, suas paredes foram decoradas com afrescos dos principais artistas renascentistas da época como Botticelli, Rosselli, Signorelli, Ghirlandaio e Perugino. A cidade de Florença era o centro das artes naquele momento, mas com a grande chamada de artistas para Roma na conclusão desta obra, Sisto IV foi responsável por mudanças na História da Arte.

No entanto, apenas anos depois, em 1508, Michelangelo foi chamado a Roma pelo então papa Júlio II. Inicialmente ele, que se considerava antes de tudo um escultor, foi convidado para fazer o mausoléu do Papa, mas acabou destinado a pintar o teto da Capela Sistina.

No pontificado do papa Paulo III, em 1534, Michelangelo volta à Capela Sistina para realizar a obra O Juízo Final, localizada atrás do altar. Esta pintura grandiosa levou cerca de sete anos para ser finalizada.

O Vaticano proporciona agora um tour virtual para que você possa passear pela capela Sistina e admirar suas obras sem sair de casa. O site oferece ampla visão do local e imagens – ou pelo menos a maioria delas - em alta resolução. O Blog do Igor une história e tecnologia para fazer um pequeno tutorial deste monumento histórico.

Pré-requisitos

  • Conexão com a internet.
  • Acesso ao site, clicando no botão abaixo:

Clique para acessar!


Onde você está?
Ao abrir o site, você pode ver o altar e a obra O Juízo Final. Sua visão é de quem está posicionado exatamente no meio da capela, mas com a vantagem de um zoom generoso, que permite observar pequenos detalhes das obras de Michelangelo.

Início do tour.

No entanto as obras que estão em boa resolução são exatamente aquelas pintadas por Michelangelo. Os afrescos nas paredes laterais da Capela Sistina não têm imagens tão boas e ângulo de visão privilegiado.

Ângulo de visão.


O Juízo Final também apresenta diferenças de resolução. A parte superior traz imagens mais claras e nítidas, enquanto a inferior, mesmo que nítida, está escura demais.

Diferença de  resolução e luz.


Como se movimentar pela capela?
Ícones de zoom e  mouse.Não há como mudar o ângulo de visão, mas é possível utilizar o zoom (1) - no canto inferior esquerdo da tela – para observar tudo em detalhes. Clicando sobre o M (2) você altera o modo de movimentação através do mouse.


No primeiro modo, é possível ser mais preciso – clicando e arrastando a tela para o lado que deseja ir. Esta movimentação é mais devagar, mas pode ser mais objetiva. Ao clicar no M pela segunda vez, a movimentação torna-se mais livre e rápida, bastando clicar com o botão esquerdo do mouse e “empurrar” a tela para aonde quiser.

Quais os principais detalhes para observar?
A parte de tecnologia é simples: basta movimentar-se com o mouse e dar zoom para observar os detalhes. Mas quais são as principais coisas que devemos conhecer na Capela Sistina?

O teto da Capela Sistina

Teto da Capela Sistina - Genesis

A parte central mostra histórias do Genesis. Inicialmente, Deus separando a Luz das Trevas (1), depois Deus criando o Sol e a Lua (2), Deus separando a terra das águas (3), em seguida o mais famoso, A Criação de Adão (4), A Criação de Eva (5), O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso (6), O Sacrifício de Noé (7), O Dilúvio Universal (8) e por fim, Noé Embriagado (9).

O círculo no canto inferior esquerdo representa Davi e Golias. O canto superior esquerdo traz Judith e Holofornes, personagens do Velho Testamento. Haman é outro personagem bíblico, que tentou exterminar o povo judeu. Sua punição é retratada por Michelangelo no canto inferior direito da obra. O círculo superior direito mostra a Serpente de Bronze.

A Criação de Adão

A Criação de Adão é, com certeza, uma das obras mais famosas em toda a História da Arte. Reproduções são obrigatórias em livros sobre o assunto. Além disso, podemos ver novas interpretações em vários lugares, aparecendo até mesmo em um episódio do seriado The Simpsons.

A Criação de Adão

A obra tem tamanho de 280 cm x 570 cm e foi pintada por volta de 1511. Deus e Adão têm figuras semelhantes, pois “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança”. O famoso detalhe dos dedos que quase se tocam teve de ser refeito ao longo dos anos. Com este gesto, Deus dá a Adão a vida.

O Juízo Final


Por ser uma pintura na parede, muitos podem pensar que é uma obra mais fácil de ser realizada do que o teto da capela. No entanto, ela levou cerca de três anos a mais para ser finalizada.

O Juízo Final


A obra grandiosa tem vários pontos que chamam atenção. Ao centro, vemos Jesus Cristo (1) ao lado da Virgem Maria, cercado por São Pedro (2), São Lourenço (3) e São Bartolomeu (4).

Detalhe central da obra.

Os corpos definidos e com maior destaque do que a paisagem fazem parte da formação de escultor de Michelangelo. O juízo Final é uma obra de angústia e desespero, em parte inspirada no Inferno de Dante Alighieri.

A parte inferior esquerda mostra a ressurreição dos mortos:

Ressureição dos  mortos.


Do outro lado, os condenados são levados em um bote empurrados por Caronte, figura mitológica grega que levava os mortos para o inferno.

Caronte levando almas para o Inferno.

Obras de outros artistas
Mesmo em menor resolução em ângulo desprivilegiado, é possível observar obras de outros artistas, como A Entrega das Chaves a São Pedro, de Pietro Perugino.

A Entrega das Chaves  a São Pedro, de Pietro Perugino.


Ao pintar O Juízo Final, Michelangelo teve de apagar, inclusive, outro afresco de Perugino que estava na parede.

Rastros de restauração
A reprodução das imagens é tão fiel, que mesmo as partes da capela que não foram reformadas aparecem. A Capela Sistina ficou mais de dez anos fechada por conta de restaurações que tinham o objetivo de resgatar as cores originais pintadas por Michelangelo.

No entanto, algumas partes da capela foram mantidas, para que o público veja a diferença entre as paredes e cores. No canto superior direito da obra O Juízo Final, podemos observar um quadrado escuro que serve como amostra do “antes e depois” da restauração.

Rastros de  restauração.


Uma viagem para a Itália não é dos investimentos mais baratos, mas todos nós temos direito a conhecer e se deslumbrar com um dos lugares mais importantes para a História da Arte e a fé católica. Por essa razão a digitalização feita pelo Vaticano, que permite amplo acesso à Capela Sistina e observação de suas obras, é fundamental para difusão de conhecimento. Então, acesse o site e boa viagem!

Banner

Banner