Seja, Bem Vindo.

sábado, 30 de janeiro de 2010

A Nasa está presente em nosso cotidiano mais do que podemos imaginar!

Veja algumas tecnologias utilizadas na Nasa que fazem parte do nosso dia-a-dia.

No dia 16 de julho de 1969, o mundo inteiro parou para ver a Apollo 11 ser lançada rumo ao espaço. Na ponta do foguete Saturno V, a Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Projeto Apollo em direção ao Universo, e também a primeira a pousar no solo lunar. No dia vinte de julho do mesmo ano, o ser humano deixou a primeira marca no solo da Lua, cumprindo o objetivo final do presidente John F. Kennedy: levar o homem à Lua até o final da década de 60.

A partir daí, os avanços tecnológicos deram um enorme salto. A cada nave ou foguete que era construído, um novo aparato tecnológico era colocado. Depois da Apollo 11, outras missões também tiveram como objetivo a Lua, mas nenhuma delas teve tanta repercussão quanto àquela em que Neil Armstrong estava presente.

Pegada no homem deixada na Lua.
Crédito da imagem: Nasa

Hoje, vinte de julho de 2009, faz exatamente 40 anos que a Apollo 11 pousou na superfície do satélite natural da Terra. Em comemoração a este feito, o Blog do Igor reuniu as principais tecnologias da Nasa que estão presentes em nosso dia-a-dia, e das quais muitas vezes nem nos damos conta. Veja você mesmo porque dizem que Neil Armstrong não poderia estar mais certo quando pronunciou a célebre frase: “Um pequeno passo para um homem, um enorme salto para a humanidade”.

AS TECNOLOGIAS DO DIA-A-DIA

Calçados

Os tênis que utilizamos hoje em dia possuem a mesma tecnologia presente nas botas que os astronautas usavam quando pisaram na Lua. As botas foram projetadas para oferecem conforto e ventilação aos astronautas, e a Kangaroos USA, nos anos 80 com ajuda da Nasa, aplicou as mesmas inovações em seus calçados. Graças a isto, hoje é possível utilizar um tênis para correr sem que os pés “cozinhem” dentro dele ou que nossos joelhos sofram por isto.

Correr sem

Termômetro

Termômetro também utiliza tecnologias da Nasa.Você já se perguntou como a Nasa consegue medir a temperatura das estrelas? A resposta mais rápida para esta questão é: utilizando infravermelho. Esta mesma tecnologia foi empregada pela empresa Diatek na concepção dos termômetros auriculares. Os “termômetros de ouvido” conseguem determinar a temperatura do corpo medindo a quantidade de energia liberada pelo tímpano que, por estar dentro do corpo, funciona como um excelente sensor.

Detector de fumaça

Detector de fumaça.Não foi a Nasa quem inventou o detector de fumaça, mas é graças às modificações feitas pela Agência Espacial Americana que os detectores de fumaça não disparam quando você risca um fósforo ou queima um pequeno pedaço de papel.

Aspirador de pó sem fio

Aspirador de pó sem fio.Em 1961 a empresa Black&Decker criou o primeiro aspirador de pó e de quebra assinou um contrato com a Nasa, para que desenvolvesse um aspirador um pouco mais forte, a fim de que este pudesse sugar coisas mais pesadas, e que pudesse ser usado no espaço. Os engenheiros da empresa Black&Decker gostaram tanto da ideia que criaram não só aspirador, mas diversos equipamentos sem fio.

Lentes resistentes

Óculos mais resistentes! Obrigada Nasa!Se você utiliza óculos de grau já deve ter reparado que as lentes não riscam com tanta facilidade e também que não é uma queda qualquer que o fará ficar em pedaços. Sim, este simples fato está diretamente ligada à Nasa. Como em ambientes espaciais a poeira é uma constante, foi preciso encontrar uma maneira de proteger os equipamentos contra arranhões e sujeira, principalmente os visores dos capacetes presentes no traje dos astronautas.

Uma empresa de óculos de sol agarrou a oportunidade e obteve licença para utilizar esta mesma tecnologia em seus óculos. Assim, o plástico utilizado nas lentes tornou-se muito mais resistente e, de quebra, o usuário ainda ganha proteção contra os raios ultravioletas.

Detecção de doenças cardiovasculares

A tecnologia que hoje é utilizada em aparelhos para detecção de problemas cardiovasculares foi primeiramente empregada pela Nasa para a detecção de fissuras e ranhuras que indicassem água ou vida em outro planeta. Depois de testar em vários pacientes e constatar que o software poderia ser usado em prol da medicina, Selzer e Hodis fizeram de um programa espacial uma maneira de detectar doenças cardíacas sem a necessidade de cirurgia.

Espuma espacial

Espuma espacial.Quem nunca ouviu falar do famoso travesseiro da Nasa? Apesar de ser uma novidade no mercado brasileiro, a “espuma espacial” (silício-poliuretânico de célula aberta) já é utilizada pela Nasa há um bom tempo. A principal finalidade da espuma Tempur, na Agência Espacial Americana, é a de diminuir o impacto durante os pousos de naves e cápsulas.

Os assentos das naves são revestidos por uma camada da “espuma espacial”, fazendo com que o peso do astronauta, e também a pressão, sejam distribuídos de maneira uniforme sobre a superfície. Assim, o choque é absorvido, garantindo a segurança e conforto o ocupante. A utilização da espuma, no entanto, ganhou um Também em montarias.mercado fora da Nasa, e hoje pode ser encontrada em colchões, almofadas, celas de montaria, assento de motos de corrida, etc.

Em questões de saúde, esta tecnologia da Nasa ajuda muito pacientes que não podem sair da cama, evitando o surgimento de escaras. Além disso, muitas próteses de braços e pernas possuem a espuma Tempur, pois além de possuir textura e comportamento semelhantes à da pela humana, ela também diminui o contato entre a prótese e o membro do paciente, tirando a sensação de desconforto.

*Crédito das imagens: Nasa

Aviação

A área em que a Nasa mais tem presença é na aviação. Desde as simples ranhuras na pista para eliminar o excesso de água, até aparelhos poderosos usados em aviões e torres de comando foram usados antes em ônibus e módulos espaciais ou nas salas de comando da agência. Em questões de aerodinâmica, então, a Nasa é especialista.

O material que evita o rápido congelamento de vidros e asas de um avião é utilizado na construção de satélites, naves e jipes que são enviados para planetas distantes, como a sonda Cassini-Huygens, que orbita o planeta Saturno.

Ranhuras na pista e outras tecnologias na aviação.

Vale a pena comentar

Além das tecnologias descritas acima, a Nasa é grande responsável por muitas outras coisas que utilizamos no dia-a-dia. Quando você está pegando água filtrada, esta utilizando uma tecnologia da Agência Espacial Americana, afinal foi a Nasa quem melhorou a tecnologia utilizada para que a água ficasse cada vez mais limpa.

Aqueles panos, tipo flanela, que são altamente absorventes, foram criados primeiro para uso exclusivo no espaço, e agora estão presentes em casa do mundo inteiro. Até mesmo as arminhas de água usada pelas crianças têm o dedo, mesmo que acidental, da Nasa.

Um engenheiro que estava fazendo experiências com água em uma pistola acabou criando, acidentalmente, um jato d’água forte o suficientes para acertar objetos e pessoas mais distantes. E assim nascia a “arminha de água”.

O QUE ESPERAR DO FUTURO

Independente se foi verdade ou não que o homem pisou na Lua, não há como negar que tal episódio trouxe muitos benefícios para a humanidade. A evolução tecnológica dos últimos tempos foi a maior até hoje, e ainda não parou. Quais das tecnologias atuais da Nasa estarão em nossas casas no futuro?

Já é do conhecimento de todos que a ISS (International Space Station - Estação Espacial Internacional) possui um aparelho que recicla a urina dos astronautas, transformado-a em água potável para o consumo. Também é do conhecimento de muitos que a água em nosso planeta um dia acabará. Sendo assim, nada mais conveniente do que ter uma máquina de reciclar urina em casa, no futuro, é claro!

Urina reciclada? Será?

Além disso, em cada planeta do Sistema Solar há uma sonda coletando e mandando para Terra os mais diversos tipos de informações sobre nossos vizinhos. Depois de encontrar água em Marte, quem sabe não testemunhamos a descoberta de vida fora do planeta Terra? Vocês acham isto possível? O que mais podemos esperar de tecnologia vinda da Nasa para nossas casas?

Avião da NASA poderá ser "vestido" por humanos!

A agência espacial que levou o homem à Lua pode levar você ao céu.

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, mais conhecida como NASA, já surpreendeu muito a humanidade desde a sua criação. A ida do homem à Lua foi o pontapé inicial para centenas de descobertas e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Você já teve a oportunidade de conferir a influência da NASA no cotidiano das pessoas através do artigo “A NASA está presente em nosso cotidiano mais do que podemos imaginar!”. Agora é hora de sonhar com toda a experiência aerodinâmica da agência espacial estadunidense em nossas vidas. Não, o assunto não são aviões e sim roupas! Pois é, se depender da NASA todos terão aviões em seus guarda-roupas.

Uma  roupa voadora!

Roupas? Que ideia é essa?

A ideia da NASA é desenvolver o que foi inicialmente chamado de Puffin, ou Personal Fying Suit, uma roupa voadora. Parece loucura, mas como a proposta vem do grupo que levou o homem até a Lua, não será novidade alguma se daqui algumas décadas (ou até menos) você estiver andando pelo setor de roupas e encontrar um avião à venda.

Vestuário de peso, literalmente!

A euforia fica um pouco de lado quando você começa a pensar nas possíveis características do produto. Em primeira instância, o Puffin teria cerca de 3,7 metros e com peso equivalente a 136 quilos. Para diminuir o barulho, um motor elétrico.

Exagero? Talvez. Mas colocar hélices, motor e toda uma estrutura aerodinâmica resistente em algo que pese não mais do que alguns gramas é quase impossível. As imagens exibidas no vídeo abaixo dão uma ideia de como funcionaria o avião-roupa.


Não há como negar que a ideia é muito boa, embora pelo vídeo ele não pareça ser muito confortável para viagens longas, por exemplo. Por enquanto tudo não passa de apostas e estudos fortemente voltados para uso militar, mas nada impede que você sonhe com um Puffin para o futuro.

A NASA já mostrou que pode influenciar, e muito, no cotidiano das pessoas. Mas será mesmo que uma roupa pessoal voadora daria certo? O jeito é aguardar e ver o que a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço reserva para o guarda-roupas do futuro. Façam suas apostas!

Conheça os cybercrimes e aprenda a se defender deles

A informação nestes casos é a maior defesa. Veja aqui o que os cybercriminosos estão fazendo para roubar informações, dinheiro e ameaçar sua segurança online.

Os criminosos sempre aproveitam onde existem pessoas para cometer seus crimes. Na internet, os cybercriminosos utilizam canais e meios de enganar os usuários para roubar e conseguir dinheiro. A grande maioria dos incidentes não é reportada e as mentes criminosas mais perspicazes sempre conseguem inventar novas maneiras de ludibriar as pessoas e enriquecerem com isso.

Mas a informação está a nosso favor e é a maior arma contra esses casos. O Blog do Igor conseguiu reunir uma lista com os cybercrimes mais comuns, baseada em informações de grandes empresas de segurança digital, como a Cisco e a McAfee. Veja aqui como eles funcionam.

Fraude financeira

Talvez a mais popular forma de conseguir dinheiro é enganar o usuário fingindo ser uma instituição financeira. São várias as formas de se fazer isso, desde roubo de senhas e número de cartão de crédito, até envio de boletos e cobranças online.

Transações bancárias não autorizadas ou cobranças de cartões de crédito

É muito comum receber um email dizendo que seu banco precisa confirmar as informações de sua conta ou que ele precisa que você acesse o link dado para efetuar alguma forma de transação, caso contrário sua conta será bloqueada.

O  objetivo do cybercriminoso é conseguir o seu dinheiro.O mesmo acontece com operadoras de cartão de crédito. Em geral são emails falsosque apontam para sites de phishing, onde roubam suas informações ou ainda instalam keyloggers, programas utilizados para roubar informações digitadas.

Pagamento adiantado

Uma forma comum é o cybercriminoso enviar emails em massa, ou spams, pedindo para os supostos clientes de uma marca ou produto realizarem pagamentos adiantados de seus serviços em troca de descontos, brindes ou vantagens. Os incautos acabam pagando duas vezes.

Faturas falsas e cobranças indevidas

É muito comum os criminosos enviarem emails ou mesmo cartas com boletos bancários de cobranças de serviços online, como vendas ou serviços de hospedagem de sites. Essas faturas descrevem produtos e serviços não vendidos ou contêm cobranças indevidas de serviços reais. Alguns criminosos conseguem roubar informações de contas feitas online por meios não seguros e enviam tais cobranças falsas.

Vendas de produtos e propagandas

Comercialização

É muito comum vermos emails de vendas de produtos ilegais, como remédios falsos e produtos piratas. Isso acontece não só em emails, mas também em redes sociais, como nos scraps do Orkut ou ainda em comentários deixados em blogs.

Muitos sites visitados tem segundas e más intenções.Publicidade

Às vezes os criminosos não ganham pela venda dos produtos em si, mas sim pela publicidade anexa a essas vendas. Isso pode se dar por veicular links de anúncios ou pelo tráfego ou assinaturas.

Sites falsos e downloads ilegais

Quando procuramos em algum site de busca por papéis de parede, tons para o celular ou outros produtos para download, muitas vezes caímos em sites falsos. Estes, além de fornecerem downloads ilegais e ganharem com publicidade, também podem oferecer produtos infectados com algum keylogger ou outro programa para roubo de informações.

Leilões online e produtos falsos

Sites de leilões estão repletos de vendedores falsos prometendo produtos a preços abaixo do mercado ou ainda não lançados no Brasil. Vale dizer que na maioria são produtos falsos, mas até ser comprovada a fraude, já foram vendidos várias vezes.

Vendas de serviços ilegais

Além de vender produtos ilegais ou falsos e ganhar com publicidade, alguns criminosos vendem formas de outras pessoas se aproveitarem disso. Quem compra esses serviços, além de beneficiar os cybercriminosos, sabe que só poderá utilizá-los para cometer crimes.

Malwares e kits de aproveitamento

Produtos ilegais são usados para quebrar a segurança.Se você quer roubar informações ou infectar computadores, você pode comprar malwares dos mais variados ou ainda kits que se aproveitam de bugs ou falhas nos programas de segurança para evitar bloqueios e permitir invasões. Os criminosos vendedores agradecem.

Informações de contas

Você também pode comprar listas de emails ou dados pessoais para fins ilícitos ou enviar spams. Além de listas de emails, existem de CPFs, informações bancárias, cartões de crédito e outras informações para conseguir dinheiro dessa forma.

Quebra de verificação

Os cybercriminosos também vendem programas utilizados para quebrar a verificação de sites que exigem CAPTCHA. Ou seja, ele vendem programas que coíbem aqueles pedidos de segurança em que o usuário escreve letras para evitar que robôs ou sistemas automáticos criem várias contas de email ou perfis de spam em redes sociais.

Phishing e roubo de informações

Talvez a forma mais comum de cybercrime não é o roubo de dinheiro, mas sim de informações. Essas informações geralmente são vendidas para outros cybercriminosos. Veja aqui como isso acontece.

Redes sociais podem ser o foco de cybercriminosos.Em redes sociais

Em várias redes sociais, os cybercriminosos publicam links de sites de phishing ou pedem confirmações de informações de suas contas nessas redes. Em qualquer caso, quem tem a perder é o usuário.

Cartões de datas festivas

É muito comum receber links para visualizar cartões de aniversário, Natal, datas festivas ou ainda de admiradores secretos. Os sites abertos pedem informações pessoais, que são roubadas.

Compras em computadores públicos e redes abertas

Redes wi-fi aberta pode ser usada para roubar informações.Ao efetuar compras em computadores públicos, como lan(inserir um espaço)houses ou em redes Wi-Fi abertas sem segurança, tanto as máquinas quanto as redes podem ser monitoradas por criminosos que eventualmente roubam os dados de cartão de crédito ou senhas bancárias.

Ofertas de emprego por email

Muita gente procura emprego e os spams recebidos com propostas falsas exigem o preenchimento de cadastros com informações pessoais como endereço e CPF. Essas informações depois são vendidas ou utilizadas para fins ilícitos.

Roubo de senhas

Talvez a senha seja o maior alvo. Todo site de phishing que se preze pede que sua senha seja colocada para verificar a conta. Ao fazer isso, a senha é copiada e roubada. O que será dela vai depender da “boa vontade” do cyberladrão.

Como se proteger

Diante de tantas possibilidades de crimes, você pode ter alguns comportamentos para evitar ser vítima deles. Talvez o mais importante seja não clicar em links desconhecidos em emails ou sites duvidosos. Só isso evitará muita dor de cabeça futura.

Além disso, mantenha seus antivírus sempre atualizados e utilize um bom firewall e programas anti-spyware. Isso é importante também se você realiza compras online ou transações bancárias, pois evita que seus dados sejam roubados. E lembre-se também de fazer isso somente em computadores e redes seguros.

Tome cuidado com suas informações e senhas.

E finalmente, use o bom senso. Não use a mesma senha para todos os serviços, pois mesmo que uma delas seja roubada, as outras permanecerão intactas. Mude suas senhas periodicamente, evitando que um roubo passado possa afetá-lo mais tarde. Também, em dúvida sobre a legitimidade do link ou do serviço, não clique nem compre. É melhor evitá-los do que ter problemas no futuro.

O que achou dessas dicas? Você já foi vítima de um cybercrime? Conte aqui sua história, deixe seu comentário e ajude outros usuários a se proteger! Lembre: a informação é a nossa maior arma.

Banner

Banner