Seja, Bem Vindo.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Por que "TVs de LED" não existem?

Não confunda mais as informações na hora de comprar sua nova televisão. Saiba a diferença entre LED e LCD neste artigo e faça bonito na hora de escolher a melhor opção.

Com cada vez mais opções na hora de escolher uma televisão, nada mais normal do que confundir as tecnologias que surgem a toda hora. Portanto, pedir por uma “TV de LED” é algo comum de se ouvir em lojas especializadas.

Porém esse tipo de construção não está exatamente correta. Para desmistificar a confusão e deixar as coisas mais claras, mostramos neste artigo como funciona a distinção entre LCD e LED, para que você faça bonito na hora de escolher sua nova televisão.

Faça-se a luz!

Telas LED de alta tecnologiaPara entender o funcionamento das telas de LCD, uma ótima opção é acessar este artigo, que mostra em detalhes como a tela se desenvolveu até os dias atuais. Mas para sanar a dúvida em relação ao LCD e LED, o que você precisa saber é que ambas funcionam através de luz.

Isso quer dizer que, para formar a imagem em uma tela de LCD, é necessário um feixe de luz que faça com que os pixels sejam controlados para mostrar determinada cor, formando assim inúmeras imagens na tela da televisão. As telas de LCD podem reproduzir atualmente 16,8 milhões de cores, somadas todas as combinações de cores de cada pixel.

A iluminação de telas LCD normais são feitas através de uma grande lâmpada fluorescente chamada CCFL ou Cold Cathode Fluorescent Lamp (lâmpada fluorescente de cátodo frio) em toda a extensão do painel de cristal líquido. Essa iluminação também é chamada de Backlight, ou seja, luz de fundo, devido a sua forma de iluminar a tela.

E o que a tecnologia LED tem a ver com isso?

Pois bem, agora que você entendeu como funciona o LCD, saiba que as chamadas “telas de LED” não são formadas por LEDs no lugar dos pixels, como muita gente imagina. Na realidade, as televisões com tecnologia LED possuem ainda a tela em LCD, porém o que muda é a forma na qual a iluminação é feita.

Esquema de iluminação por LEDs

As telas que possuem a tecnologia LED (Light-Emitting Diodes, ou diodos emissores de luz) são formadas por inúmeros e pequenos diodos emissores de luzes coloridas que iluminam cada parte da tela com uma qualidade maior, pois o feixe é determinado para cada local dela. O resultado são imagens mais estáveis e com maior brilho, além de mais contrastadas.

Isso quer dizer que, ao invés da luz branca que incidia sobre a superfície do cristal líquido, a tecnologia LED faz que milhares de pequenas luzes coloridas acendam de forma independente. Essa tecnologia é chamada de “luz em estado sólido”, pois seu funcionamento é diferente das lâmpadas fluorescentes comuns.

Como funciona um LED

Para você entender como essas pequenas luzes coloridas se formam e contribuem para uma maior qualidade de imagem, vale a pena explicar rapidamente como a tecnologia LED funciona.

O LED é o que já chamamos anteriormente de diodo semicondutor e possui um funcionamento relativamente simples, porém extremamente interessante. Diferente de outros componentes eletrônicos, ao receber energia, um LED consegue emitir luz ao invés de calor.

LED  azul. Imagem de Christian Pelant

Antigamente, os LEDs só emitiam luzes coloridas caso possuíssem uma carcaça de cores diferentes, porém atualmente eles passaram a emitir luz em cores diferentes, mesmo possuindo um invólucro transparente. A emissão de diferentes cores se dá através do controle de alta precisão na corrente elétrica, decorrente de muitos estudos para a evolução da tecnologia.

Diferentes Backlights de LED

Apesar de se usar o termo genericamente, atualmente são utilizadas duas formas de organizar os backlights de LED: Edge-Lit (iluminação pelas “laterais”) e local dimming (redução local).

Na organização Edge-Lit, os LEDs são montados em faixas nas laterais da tela, fornecendo a luz para o centro, que então é redirecionada para a tela. Esse tipo de disposição traz telas muito mais finas do que o normal e menor consumo de energia se comparado com as telas de CCFL mais antigas.

Televisão de LED com tecnologia Edge-Lit

Já as telas de local dimming são aquelas que possuem lâmpadas de LED por inteiro na tela, em uma grade. Cada uma delas pode ser controlada individualmente, ficando acesas ou apagadas em cada local onde são necessárias.

Outra característica a se procurar nas televisões com tecnologia LED são as cores das luzes que iluminam a tela. O que significa que telas que são iluminadas por LEDs coloridos tendem a resultar em imagens mais contrastadas, precisas e definidas. Isso não quer dizer que televisões que se utilizam de LEDs brancos não sejam boas, porém não trazem imagens tão “realistas” quanto as primeiras.

Vantagens do LED

Luzes coloridas de LEDComo já dito, a tecnologia LED aumenta a qualidade das imagens, deixando-as mais nítidas, com maior brilho e melhor contraste, além de mais estáveis. Com isso, a televisão de LCD que desfruta desta tecnologia chega muito perto das televisões de plasma que se encontram por aí.

Outra vantagem está em assunto em voga no momento: a ecologia. A tela que utiliza LEDs traz uma economia de até 40% em seu consumo, além de ser fabricada com materiais que não agridem a natureza de forma tão violenta como as outras televisões.

Diferentemente das lançadas anteriormente, as telas que utilizam a tecnologia LED não contêm chumbo, mercúrio ou compostos orgânicos voláteis (COV). Isso quer dizer que, caso ocorra algum vazamento ou você precise se desfazer de uma televisão com tecnologia LED, o impacto ambiental será bem menor do que com televisões que utilizam materiais considerados mais “pesados”.

Televisões com tecnologia LED são mais leves e finasAinda outra grande vantagem das televisões com Backlight de LED está no tamanho. Principalmente com a configuração Edge-Lit, a televisão pode ficar com três a cinco centímetros de espessura, dependendo do tamanho do televisor adquirido.

Nos modelos que se utilizam da organização de lâmpadas local dimming, que necessariamente são mais espessas se comparadas com as de Edge-Lit, o ganho também é substancial, porém na qualidade de imagem.

Enquanto em outros modelos há um pouco de dispersão de luz causada pelo “vazamento” de luz, em televisões com local dimming o contraste chega do branco mais alvo ao preto de fato (e não cinza). Isso porque as luzes se acendem e se apagam individualmente, iluminando apenas aquilo que realmente importa na tela.

Apesar de mais robustas, as televisões que se utilizam desta forma de organização dos LEDs são mais caras e mais vantajosas em termos de cores (porém mais grossas do que as iluminadas nas laterais).

Qual a nomenclatura correta para “TVs de LED”?

Um  dos muitos usos para luzes via LEDsA forma correta de chamar as “TVs de LED” seria chamá-las de “TVs de LCD com Backlight de LEDs”. Agora você já pode impressionar os vendedores que tentarem lhe vender uma televisão sem especificar o porquê do preço.

As vantagens das TVs que contam com LEDs são extremamente chamativas. Além disso, a tecnologia já está disponível a preços razoavelmente acessíveis para quem gosta de ficar por dentro do mais atual.

Obviamente, muito ainda se pesquisa quando se fala em televisões e tecnologias para alta definição.

Portanto, na hora de trocar sua televisão “velha de guerra” por uma com tecnologia LED, tenha sempre essas informações em mente. Assim você pode fazer a melhor escolha, sem pagar menos ou mais por aquilo que foi especificado na propaganda.

Esperamos que este artigo tenha sanado algumas dúvidas sobre as televisões LED. Fique atento para novos artigos e não deixe de expressar sua opinião nos comentários logo abaixo!

Até a próxima!

Como funcionam as telas de LCD?

Saiba como funcionam as famosas e cada vez mais acessíveis telas de cristal líquido.

Apesar de ter ganho bem mais destaque nos últimos anos com o advento de monitores para computador e televisores de LCD, o cristal líquido está presente no mundo eletrônico há algum tempo.

Com certeza você possui em casa algum equipamento que use este material em sua tela, seja um relógio de pulso, uma calculadora, um forno microondas ou um aparelho de rádio. Ou seja, diariamente você tem contato com este tecnologia que se transportou para monitores e televisores.

O cristal líquido

A  LCD está presente em diversos equipamentosEste termo, “cristal líquido”, soa um tanto quanto contraditório, não? Quando pensamos em cristal, nos vem à mente algo sólido, rígido, enfim, o oposto de algo líquido. Então, como é possível haver “cristal líquido”? Então, para tentar esclarecer tudo, vamos falar um pouco sobre este material.

Na verdade, ele não chega a ser nem sólido e nem líquido. Aprendemos que são três os estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso, e o cristal líquido é um meio termo entre sólido e líquido, ou seja, é um estado mesomórfico. O cristal deixa de ser sólido a uma temperatura de 145°C, que é quando atinge sua forma de aparência líquida.

Cristais líquidos são muito sensíveis à variação de temperatura, portanto isto explica o comportamento um pouco diferente de notebooks quando você está em um local muito frio ou muito quente. É justamente por esta sensibilidade que este material também é usado em termômetros.

Composição de um monitor LCD

Camadas de uma LCD

(1) – Filme polarizador na vertical
(2) – Substrato de vidro com eletrodo ITO (óxido da lata do índio)
(3) – Cristal líquido
(4) – Substrato de vidro de eletrodo ITO com traçados horizontais para se alinhar com polarizador horizontal.
(5) – Filme polarizador na horizontal
(6) – Espelho para tornar um painel refletivo

Sistemas de LCD

Os monitores de cristal líquido podem ser apresentados em dois sistemas de LCD diferentes: matriz passiva e matriz ativa. Vamos aprender um pouco mais sobre cada um destes dois tipos de monitores de cristal líquido.

Matriz Passiva

Um sistema de LCD mais simples, que utiliza uma grade simples para fornecer energia a um pixel específico na tela, ou seja, a tensão elétrica é aplicada de maneira independente para cada ponto. Este tipo de LCD já não é utilizado em aparelhos complexos como monitores e aparelhos de televisão, pois apresenta grandes desvantagens para estes tipos de produto.

Este tipo caiu em desuso nos casos citados acima devido à utilização de cores, o que demandaria milhões de conexões individuais para cada uma das três cores que compõe o sistema RGB (vermelho, verde e azul), em cada pixel. Ou seja, uma resolução de 1280 x 1024 necessitaria de quase 4 milhões de conexões para fornecimento de energia.

Seu ângulo de visão é mais restrito, o que causa “sombras” na tela conforme você se movimenta para os lados, para cima e para baixo da tela. Além disso, o tempo de resposta de um LCD de matriz passiva é menor até mesmo que o de um monitor CRT (de tubo). Enquanto esse demora cerca de 20 milissegundos para carregar um ponto, aquele leva em torno de 250 milissegundos para fazer a mesma coisa.

Esta demora causa os “fantasmas” na tela, bastante conhecido de quem tem ou utilizou/utiliza monitores de LCD antigos. Para verificar isso na prática, movimente o mouse rapidamente ou então jogue um jogo, acesse sites, veja fotos, enfim, qualquer coisa que cause uma mudança brusca de cores na tela. Note que quando isso ocorre, a imagem demora um pouco para sumir da tela.

Apesar dos problemas apresentados em equipamentos mais complexos, aparelhos mais simples como relógios, display de calculadoras e fornos microondas se dão muito bem com este sistema, afinal, não possuem cor, não demandam contraste, brilho e nenhum outro fator do gênero.

Matriz Ativa

Construídas de maneira mais complexa, as telas de LCD de matriz ativa são utilizadas nos equipamentos mais modernos e que exigem uma maior capacidade dos displays. Sua grande diferença está na existência de um filme de transistores atrás da camada de cristal líquido, permitindo que cada pixel seja controlado individualmente, sem interferência no funcionamento dos demais.

Este filme de transistores é conhecido por TFT, acrônimo para Thin-Film Trasistors (filme fino de transistores, em português) e sua criação foi crucial para a revolução dos monitores de LCD, que hoje em dia são tão comuns e têm seus preços cada vez mais reduzidos.

As telas de matriz ativa possuem maior ângulo de visão, aproximando-se de 180°, maior contraste e um tempo de atualização bem menor do que as de matriz passiva, cerca de 45 milissegundos, aproximando-se bastante do mesmo quesito nos monitores de tubo.

Cor

As  cores e a LCDAs cores estão cada vez mais presentes na vida de quem utiliza um computador e por isso este é um fator extremamente importante nos monitores de LCD. Cada pixel é composto por três subpixel, sendo um vermelho, outro verde e outro azul, ou seja, o sistema de cores RGB (Red Green Blue).

Cada subpixel possui 256 variações de tonalidades, ou seja, cada um deles pode se tornar 256 cores diferentes. Isto significa que um monitor ou televisor LCD pode reproduzir 16,8 milhões de cores, somadas todas as combinações possíveis de todos os tons de cada subpixel.

Para dar suporte a esta montoeira de cor, existem também milhões de transistores gravados sobre o vidro, cada um responsável por um pixel. Se ele deixa de funcionar, aquele pixel também se apaga, gerando o que se convencionou chamar de “pixel ruim”.

Novas tecnologias LCD

Assim como tudo que envolve tecnologia nesse mundo, o LCD também possui suas inovações. Atualmente, existem diversas variações de telas de cristal líquido sendo utilizadas, como por exemplo o nemáticos super torcidos (STN), nemáticos torcidos de camada dupla (DSTN), cristal líquido ferroelétrico (FLC) e cristal líquido ferroelétrico estabilizado por superfície (SSFLC).

Benefícios

Depois de saber um pouco mais sobre as telas de cristal líquido, é importante conhecer alguns de seus benefícios. Na questão ergométrica, eles têm larga vantagem sobre os monitores de CRT por cansarem menos a vista de quem o utiliza, emitindo pouca (ou nenhuma) radiação nociva.

Além disso, estes equipamentos consomem menos energia, o que significa menos gastos para você e uma pequena (mas importante) contribuição ecológica. Em tempos de devastação ambiental e gripe suína, todo recurso natural poupado, por menor que seja, já pode ser celebrado.

O fato de ter telas completamente planas e ocupar menos espaço, também são benefícios consideráveis. Diferentemente de monitores e televisores CRT, que além do espaço que tomavam de uma mesa, podiam causar distorções em imagens exibidas em suas telas curvas.

Adquirindo seu LCD

Se você pensa em comprar um monitor ou televisor LCD, o Blog do Igor possui dois artigos referentes a este assunto. Um trata de dicas para aquisição de monitores LCD de maneira específica, é o Saiba o que levar em conta na hora de comprar um monitor LCD. O outro trata sobre Como acertar na escolha da sua televisão nova, e dá diversas dicas sobre televisores de LCD e também de outras tecnologias.

OLED: Sucessor da LCD

Apesar do grande sucesso e da popularização das telas de cristal líquido, uma outra tecnologia promete desbancá-la. Ela é o diodo orgânico emissor de luz ou apenas OLED (sigla para Organic Light-Emitting Diode, em inglês). Esta difícil missão – a de superar as LCDs – tem como carro chefe o fato de telas de OLEDs serem mais leves, finas e consumirem menos energia.

Como isso é possível? Os diodos OLEDs possuem “luz própria”, ou seja, emitem luz ao receberem uma carga elétrica, o que dispensa a luz de fundo das LCDs. Ou seja, menos camadas serão utilizadas, o que tornará um aparelho com estes diodos mais leve e fino. Além disso, seu consumo de energia chega a ser 40% menor do que um LCD com as mesmas dimensões.

Sony  XEl-1 com tela OLED de apenas 3 milímetros

Outro ponto a favor do OLED é que suas telas conseguem prevenir a emissão de luz em tons de cinza e, por isso, possuem uma taxa de contraste que pode chegar até a 1.000.000:1, número várias vezes maior do que as de LCD encontradas no mercado atualmente. Além de televisores e monitores para computador, esta tecnologia deve aparecer em aparelhos celulares, reprodutores de mídia portáteis (MP3 players, MP4 players, etc.) e também videogames portáteis.

Contudo, especialistas dizem que ainda é cedo para afirmar qual das novas tecnologias existentes será a que vai superar o LCD – que já superou as telas de plasma. De qualquer modo, nos próximos anos algumas novidades deverão surgir para colocar ainda mais lenha nesta fogueira.

. . . .

Obviamente ainda há muito mais o que falar sobre o desenvolvimento e o funcionamento de um aparelho complexo como os que possuem LCD. Contudo, nós tentamos usar uma linguagem simples, de modo a facilitar a compreensão de todos os nossos usuários. Espero que nosso artigo tenha alcançado este objetivo. Qualquer nova informação, compartilhem com todos através dos comentários! Uma boa semana a todos!

iPad: o lado bom e o lado ruim

Confira alguns dos pontos positivos e negativos do último lançamento da Apple, o iPad.

Anos de rumores e características mirabolantes fizeram você acreditar em uma iTablet no melhor estilo Jetsons. Mas a frustração bateu forte quando Steve Jobs, ontem, durante sua keynote, apresentou o iPad, uma tablet semelhante a um iPhone e voltada para o entretenimento.

Desde o final da keynote, só se lê e ouve por aí as palavras “fracasso” e “desapontamento”. Mas será que o recém-lançado iPad tão ruim a ponto de receber esses duros comentários em tão pouco tempo? O Blog do Igor discutiu, pesquisou, ponderou e traz para você o que há de ruim e de bom na nova tablet da Apple.

O lado bom

Preço justo

Todos esperavam uma tablet com o preço em torno de US$1000 e, durante a keynote, Steve Jobs chegou a brincar com os rumores sobre o preço. Mas o custo anunciado surpreendeu positivamente a plateia do Yerba Buena Center: US$499 pelo modelo Wi-Fi de 16GB.

Flexibilidade e preço razoável

Enquanto 16GB são suficientes para armazenar uma tonelada de e-books, esta capacidade é inútil para quem deseja guardar músicas, vídeos e diversos aplicativos. O modelo de 64GB, no entanto, não chega a ser uma verdadeira facada e sai por justos US$699. Sendo assim, pelo menos para os modelos Wi-Fi, o preço é aceitável.

Tudo bem, o iPad provavelmente chegará ao Brasil custando o triplo do valor, mas vale lembrar que isso acontece não só com os produtos da Apple, mas com a grande maioria dos eletrônicos que entram legalmente nas terras tupiniquins, infelizmente.

Leitor de e-book

Deixemos para falar da tela brilhante de LCD que cansa os olhos durante uma leitura prolongada para depois. Por enquanto, no lado bom do iPad, a característica de ebook ainda têm suas vantagens O sistema de armazenamento de livros e a nova E-book Store prometem facilitar a vida do usuário em termos de leitura.

E-books

Você quer ler o jornal enquanto vai para o trabalho de ônibus ou deseja ler histórias em quadrinho enquanto aguarda na sala de espera do médico? Vá em frente, o sistema de e-book do iPad é mais do que suficiente e a parceria com grandes editoras promete uma ampla variedade de títulos.

Aplicativos do iPhone

O iPhone já está nas ruas faz tempo e muitos usuários já estão familiarizados com seus aplicativos. Pois bem, o iPad consegue rodar a grande maioria dos 140 mil aplicativos disponíveis para a plataforma. Você já tem e conhece o programa? Coloque-o para rodar na tablet. Fácil assim!

O mais ou menos

iWork

A suite de aplicativos office foi bem adaptada ao iPad. No entanto, quem realmente vai utilizar uma planilha no Numbers ou elaborar uma apresentação no Keynote com uma tablet?

iWork para iPad

É fato: o iPad é voltado para o entretenimento e o iWork, como o próprio nome sugere, não faz parte disso. Claro, você não é obrigado a comprar os aplicativos - que custam US$9.99 cada - mas oferecer o iWork no iPad simplesmente não faz sentido.

Bordas

O que é aquela gigantesca moldura na tela? Há quem diga que é para poder segurar o gadget sem cobrir nenhum conteúdo, mas mesmo que seja esta a ideia, não faz sentido. Se elas fossem um poquinho menores, o visual seria melhor e você poderia continuar segurando a tablet sem atrapalhar a visualização. Mas bonito ou feio, isso é uma questão de gosto pessoal.

O nome

Os boatos falavam sobre iSlate, Magic Slate, iCanvas e até iTablet. Entre tantas opções, escolheram iPad. Talvez devido à semelhança com o iPod ou por uma simples disponibilidade de registro, iPad ficou.

Flash

A história se repete e o iPad não roda conteúdo em flash. Uma pequena imagem atentando para a falta de plugin foi mostrada “sem querer” enquanto Jobs navegava pelo website do New York Times na tarde de ontem.

App  do YouTube para assistir a vídeos


Mas isso não precisa ser algo realmente ruim. Afinal, sempre que você quiser assistir a um vídeo do YouTube, o iPad, assim como iPhone, utiliza o app do YouTube. A solução não é perfeita, mas já é suficiente.

Não é só a Apple que está deixando o flash de lado. Recentemente, o próprio YouTube lançou um player beta para rodar vídeos com a tecnologia HTML5, que já funciona em navegadores como o Chrome e o Apple Safari.

Com o novo modelo de HTML, o navegador é capaz de rodar vídeos em flash, trailers do QuickTime e Windows Media com qualidade e rapidez. Sendo assim, a ausência do suporte para flash no iPad está longe de ser o fim do mundo.

O lado ruim

Multitarefas

Esta é a mais nova pedra no sapato dos usuários Apple. Apesar de poderoso e interessante, o iPad não consegue rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo. Tem muita gente reclamando por aí: “não vou poder ouvir música e navegar na web ao mesmo tempo”. Mas isso não é verdade.

Apesar de não ser multitarefas, o iPad, assim como o iPod, permite executar uma faixa de música armazenada na tablet ao mesmo tempo em que você utiliza outro aplicativo. Agora, se o que você realmente quer é ouvir uma rádio virtual enquanto conversa com seus amigos, aí a conversa é outra.

A ausência de multitarefas é um ponto realmente incômodo, mas com sorte isso será resolvido. Afinal, este suporte poderá ser atualizado via software, sem que você precise comprar um novo iPad.

E-ink

Kindle x iPad

A grande diferença de leitores de e-book como o Amazon Kindle em relação ao iPad está na tela. Com a tecnologia E-ink, utilizada no reader da Amazon, é possível reduzir o brilho e fazer com que o livro digital pareça tão suave quanto um livro de verdade. Neste aspecto, os gadgets exclusivos para a leitura de e-books saem na frente do iPad.

Câmera

Fazer uma videoconferência do iPad seria legal, não? Falar com seus colegas e familiares que estão a quilômetros de distância usando apenas aquela telinha de 9.7” seria de arrasar. Mas o iPad não tem câmera. E sabe o motivo? Pura e simples bobeira da Apple.

É praticamente certo que, se o produto vender bem, a câmera virá na próxima atualização do produto. Infelizmente, quem quer um iPad com câmera terá de esperar mais uns 10 meses pela segunda versão da tablet.

E então?

Não faz nem 24 horas que o iPad foi lançado e as críticas são duras feito pedra. É cedo para afirmar que o público não entendeu que o iPad não quer substituir seu netbook, seu iPhone ou o seu computador. É cedo também para dizer que não haverá filas na frente das lojas, como aconteceu com o iPhone. No dia do lançamento do smartphone, milhares de pessoas passaram a noite na rua, para garantir o seu.

Pontos positivos e negativos.

Nada é perfeito. Nem mesmo a Apple, que é expert na criação de produtos inovadores e que vão de encontro às necessidades dos usuários, consegue agradar a todo mundo. O iPad vem sem câmera, sem suporte para multitarefas e com um nome tenebroso, mas nem por isso ele deixa de ser interessante, charmoso e com um potencial enorme.

É hora de esquecer todos os rumores que circularam na web nos últimos três anos e olhar para o iPad com a cabeça fresca. Esta tablet não é totalmente boa ou ruim e vai conquistar muitos usuários, mesmo tendo deixado tantos outros desapontados. Afinal, como dizia minha avó, o que seria do verde se todos gostassem do amarelo?

Venda para show extra de Beyoncé começa nesta sexta Cantora fará segundo show no Rio de Janeiro no dia 08 de fevereiro iG São Paulo

A venda de ingressos para o show extra de Beyoncé no Rio de Janeiro, marcado para o dia 08 de fevereiro, começa nesta sexta-feira (22). As entradas estarão disponíveis a partir das 10h, tanto para as pessoas que fizeram o pré cadastramento como para o público em geral.

As pessoas que fizeram a reserva pelo site www.hsbcarena.com.br receberão em seus e-mails uma senha para ter acesso à venda exclusiva, que irá acontecer somente nos dias 22 e 23 de janeiro. As senhas só irão garantir a compra dos ingressos nestes dias específicos.

Caso queiram comprar os ingressos sem taxa de conveniência, essas pessoas devem comparecer à bilheteria nos dias 22 e 23/01, das 10h às 18h, com o e-mail recebido e um documento pessoal.

Caso queiram comprar sem necessidade de ir à bilheteria, as pessoas deverão entrar em contato com o telefone 4003 1528 (número exclusivo para os portadores de senha), no qual será efetuada a venda por telefone com retirada na bilheteria.

Para o público em geral, as vendas serão efetuadas na bilheteria da HSBC Arena, pelo site www.livepass.com.br ou televendas 4003-1527. Os preços variam de R$ 120 a R$ 750.

Os ingressos para o primeiro show na capital carioca se esgotaram em cinco dias. A turnê de Beyoncé também passará por Florianópolis (04/02), São Paulo (06/02), Rio de Janeiro (07/02) e Salvador (10/02). Em São Paulo e Salvador, as apresentações terão a participação de Ivete Sangalo.

Veja abaixo o serviço completo dos shows:

Florianópolis
Data: 04 de fevereiro (quinta-feira)
Local: Parque Planeta
Horário: 22h
Abertura Vendas: 21 de dezembro
Ingressos: R$ 90 (meia pista) a R$ 500 (inteira área gold)
Estudantes, menores de 21 anos e maiores de 65 anos pagam meia
Venda: http://www.ingressorapido.com.br e 4003 1212

São Paulo
Data: 06 de fevereiro (sábado)
Local: Estádio do Morumbi
Horário: 20h (Ivete Sangalo) e 22h (Beyoncé)
Abertura Vendas: 23 de dezembro
Ingressos: R$ 35 (meia arquibancada) a R$ 600 (inteira pista premium)
Estudantes, aposentados e maiores de 65 anos pagam meia
Venda: http://www.livepass.com.br e 4003 1527

Rio de Janeiro
Data: 07 (esgotado) e 08 de fevereiro (segunda-feira)
Local: HSBC Arena
Horário: 21h
Ingressos: R$ 120 (meia cadeira 3) e R$ 750 (inteira pista vip)
Estudantes, menores de 21 anos e maiores de 65 anos pagam meia Venda: http://www.livepass.com.br e 4003 1527

Salvador
Data: 10 de fevereiro (quarta-feira)
Local: Parque de Exposições de Salvador
Horários: 21h (Ivete Sangalo) e 23h (Beyoncé)
Abertura Vendas: 28 de dezembro
Ingressos promocionais: R$ 60 (pista) a R$ 300 (camarote)
Estudantes, aposentados e maiores de 65 anos pagam meia
Vendas: http://www.livepass.com.br e 4003 1527

Taylor Swift e Beyoncé protagonizam o Grammy 2010

Deu a lógica. Taylor Swift e Beyoncé, as duas campeãs de indicações da 52ª edição do Grammy, dominaram a festa da indústria fonográfica mundial e ganharam os prêmios mais importantes da noite deste domingo no Staples Center, em Los Angeles. Líder de vendas nos Estados Unidos em 2009, a jovem Swift, 20 anos, ganhou o gramofone dourado de Álbum do Ano e Melhor Álbum Country por Fearless, além de outros dois prêmios. "Sinto que estou aqui aceitando um sonho impossível", disse ela logo que subiu ao palco, no início da noite. "Espero que vocês saibam o quanto isso significa para mim. Vamos levar isso de volta para Nashville", garantiu mais tarde, se referindo ao templo norte-americano da música country.

Já Beyoncé – que desembarca esta semana no Brasil – levou para casa seis estatuetas, entre elas Música do Ano, por "Single Ladies (Put a Ring On It)", e Melhor Performance Pop Feminina, por "Halo". O grupo Kings of Leon, por sua vez, surpreendeu ao derrotar as duas favoritas, além de Lady Gaga e Black Eyed Peas, e ganhou o Grammy de Gravação do Ano – entregue ao intérprete e produtores de uma música – por "Use Somebody".

Getty Images

Beyoncé segura o Grammy de melhor interpretação pop feminina pela música "Halo"

Como a maior parte das centenas de prêmios foi entregue antes da festa ir ao ar, a cerimônia de três horas e meia serviu para o público assistir de casa diversos números musicais. Com um vestido em forma de coração prateado, Lady Gaga abriu a noite cantando "Poker Face" com aquelas fabulosas coreografias típicas de premiações norte-americanas, repletas de dançarinos. Pouco depois, um ator anunciou que ia dar um jeito nessa cantora e suas "músicas pop controladoras da mente" e um grupo a jogou dentro de um incinerador de lixo. A surpresa foi que ela surgiu em seguida, com o rosto chamuscado, em um dueto com Elton John, cada um no seu piano. O encontro rendeu um belo medley de "Your Song" – sucesso do cantor – e da balada "Speechless".

Pink cantou pendurada quase de cabeça para baixo, em uma espécie de móbile humano, e completamente encharcada. O Black Eyed Peas passou pelo palco fazendo uma apresentação apagada de "Imma Be", com inspiração futurista na coreografia e figurino. Will.i.am usava uma máscara estranhíssima, mas foi só ela sair de cena que o grupo atacou com o hit "I Gotta Feeling", e aí a coisa pegou fogo. Já o Green Day – vencedor do Grammy de melhor álbum de rock – fez uma propaganda de si mesmo ao tocar com o elenco do musical "American Idiot", inspirado no disco homônimo da banda, que estreia na Broadway em março.

Ao lado de muitos convidados, o ator (e também cantor) Jammie Foxx levou para o palco os rappers T-Pain, Doug E. Fresh e até o guitarrista Slash. Muito emocionada, Taylor Swift dividiu sua apresentação com a veterana Stevie Nicks, do Fleetwood Mac: as duas cantaram "Rhiannon" e o hit "You Belong to Me". Bastante longa, a festa ainda teve Dave Matthews Band, Maxwell, Roberta Flack e o trio Drake, Eminem e Lil Wayne dividindo espaço com o recuperado Travis Barker, do Blink-182. Sem contar Beyoncé, sempre ela, com um medley de "If I Were a Boy" com "I Oughta Know", de Alanis Morissette (a versão censurada, sem os palavrões da letra).

Um dos momentos mais esperados da noite foi a entrega do Grammy póstumo pelo conjunto da obra a Michael Jackson. A homenagem foi apresentada por Lionel Ritchie, que introduziu a música "Earth Song", libelo ecológico composto por Jackson. "Michael nos desafiou a acreditar que podemos lutar por um mundo melhor", disse ele. A tão alardeada exibição de um vídeo em 3D serviu apenas para os presentes no Staples Center, arena que sete meses antes sediou o funeral com corpo presente do astro.

AP

Paris e Prince Jackson, filhos do astro Michael Jackson, recebem prêmio em memória do pai

Usando aqueles conhecidos óculos 3D de papel, as celebridades viram um clipe que celebrava a natureza, através de cenas de uma menina correndo pela floresta e de animais selvagens, inclusive Shamu, a baleia-orca do filme "Free Willy", para o qual Michael compôs uma música. A voz do rei do pop foi acompanhada por cinco convidados: Celine Dion, Jennifer Hudson, Smokey Robinson, Carrie Underwood e Usher.

O público aplaudiu de pé a homenagem, mas o fôlego mesmo ficou por conta de Prince e Paris Jackson, os filhos mais velhos de Michael, com 12 e 11 anos respectivamente. Os dois receberam o gramofone dourado e agradeceram o apoio dos fãs. "Estamos orgulhosos de aceitar esse prêmio em nome de nosso pai", disse Prince. "Em todas suas canções, a mensagem era simples: amor. Vamos continuar a divulgar essa ideia." "Amamos você, papai", completou Paris.

A premiação também serviu como palanque para a indústria fonográfica. O presidente da Academia da Música norte-americana, responsável pelo Grammy, fez um ataque velado à pirataria ao afirmar que a qualidade e criatividade da música atual estão em risco e pediu a valorização dos artistas. "Vamos fazer dessa próxima década a renascença das músicas que fazem a trilha sonora de nossas vidas", defendeu.

Os dois brasileiros na disputa saíram sem nada: Luciana Souza perdeu o prêmio de melhor álbum de jazz vocal para Kurt Elling e o trompetista carioca Claudio Roditi ficou sem o Grammy de melhor álbum de jazz latino, entregue a Bebo e Chucho Valdés.

Conheça abaixo os vencedores dos principais prêmios do Grammy 2010:

Álbum do Ano: Taylor Swift, Fearless
Música do Ano: Beyoncé, "Single Ladies (Put a Ring On It)"
Gravação do Ano: Kings of Leon, "Use Somebody"
Artista Revelação: Zac Brown Band
Melhor Álbum de Rock: Green Day, 21st Century Breakdown
Melhor Música de Rock: Kings of Leon, "Use Somebody"
Melhor Performance Rock Solo: Bruce Springsteen, "Working on a Dream"
Melhor Performance Rock de Grupo: Kings of Leon, "Use Somebody"
Melhor Performance de Hard Rock: AC/DC, "War Machine"
Melhor Música Dance: Lady Gaga, "Poker Face"
Melhor Álbum Dance: Lady Gaga, The Fame
Melhor Álbum Pop: Black Eyed Peas, The E.N.D.
Melhor Performance Pop Feminina: Beyoncé, "Halo"
Melhor Performance Pop Masculina: Jazon Mraz, "Make It Mine"
Melhor Performance Pop de Grupo: Black Eyed Peas, "I Gotta Feeling"
Melhor Performance R&B Feminina: Beyoncé, "Single Ladies (Put a Ring On It)"
Melhor Performance R&B Masculina: Maxwell, "Pretty Wings"
Melhor Performance Rap Solo: Jay-Z, "D.O.A."
Melhor Performance Rap Coletiva: Eminem, Dr. Dre e 50 Cent, "Crack a Bottle"
Melhor Colaboração de Rap: Jay-Z, "Run This Town", com Rihanna e Kanye West
Melhor Álbum Rap: Eminem, Relapse
Melhor Álbum Country: Taylor Swift, Fearless
Melhor Álbum de Música Alternativa: Phoenix, Wolfgang Amadeus Phoenix

Acessório NIA permite jogar com o “poder da mente” no PC.

Parece mágicaA Campus Party 2010 está bombando. Realizado em São Paulo, o evento reúne as grandes novidades e tendências do universo tecnológico, incluindo também, é claro, os games. Dentre as dezenas de produtos e protótipos demonstrados na feira, alguns se destacaram como é o caso do NIA, fabricado pela OCZ.

Trata-se de uma espécie de controle para PC que permite ao jogador desfrutar de seus jogos sem sequer tocar no teclado. Isto é possível porque o NIA, ou neural impulse actuator, “lê” os impulsos neurais e capta as expressões do jogador através de um arco que é preso à testa. Desta maneira, alguns comandos do game são mapeados diretamente para o periférico, dispensando o uso de outro acessório.

A única exigência do NIA, além do mouse, é a habilidade. O jogador precisa treinar bastante até se acostumar com esta nova maneira de jogar. Entretanto, especialistas afirmam que é possível dominar perfeitamente o acessório, que tem como vantagem um tempo de reposta 50% mais rápido em relação ao modo de jogabilidade convencional.

Segundo o site oficial da OCZ no Brasil, o produto deve chegar por R$ 599,00. A data de lançamento, contudo, ainda não foi divulgada, mas o acessório deve aterrissar ainda neste ano. Fique ligado aqui no Baixaki Jogos para mais informações.

Como serão os jogos do iPad?

Como serão os jogos do iPad?

Novamente, a Apple surpreendeu a todos. Como de praxe, a companhia revelou mais uma de suas belezinhas durante este mês de janeiro. Desta vez, a “surpresa” foi o iPad, uma espécie de iPhone gigante com diversas funcionalidades — incluindo games, é claro. Se você quer saber tudo sobre o novo periférico, basta acessar o artigo preparado pelo Blog do Igor.

Mas, e quanto aos games? O que teremos? Durante o evento, a companhia revelou alguns dos recursos do iPad relacionados ao mundo dos jogos. Mas, antes do produto ser anunciado oficialmente, boatos fortes já corriam pela net, incluindo opiniões de analistas como Michael Pachter.

Faltou alguma coisa?

O vidente dizia não estar muito empolgado com a parte dos games do periférico. Primeiramente, Pachter reclamou do preço alto, mesmo sem saber oficialmente por quanto o produto seria vendido. O analista comentou que US$ 350,00 — seu valor estimado, diferente do anunciado pela Apple — seria muito alto para o público gamer, pois, com esta grana, seria possível adquirir qualquer console da atual geração.

Pachter comentou também que os jogos do iPad não deveriam ser muito diferentes dos títulos disponibilizados na AppStore para o iPhone. Por último, ele comenta que os jogos deveriam contar com um potencial semelhante aos games do PSP. Como sempre, Pachter acertou algumas coisas, mas também errou bastante.

Milhares de jogos já disponíveis

Mas, vamos aos fatos. Depois do anúncio oficial da Apple, soubemos como realmente serão os jogos para o periférico. Primeiramente, o tablet — que tem um preço inicial de US$ 499,00 nos EUA — suportará os jogos já lançados para iPhone via AppStore. O melhor de tudo é que poderemos desfrutar deste títulos em tela cheia, graças às maravilhas do upscaling.

Basicamente, milhares de jogos já estarão á disposição dos usuários que comprarem o iPad. Ao contrário do que se imagina, a versão ampliada dos games não pecará na qualidade. Relatos confirmam que os jogos para iPhone rodam perfeitamente no iPad, sem texturas estouradas ou qualquer outro problema relacionado aos gráficos. Alguns afirmam que a qualidade dos jogos é ainda melhor. É, são as maravilhas da Apple.

O upscaling é perfeito

As gigantes dos jogos se empolgam com o iPad

Felizmente, o iPad não viverá somente dos jogos para seu irmão menor. Algumas desenvolvedoras, como a Electronic Arts e a Gameloft, já confirmaram suporte para o tablet. Outras companhias também devem subir na macieira em breve, como a Epic, cujo vice-presidente, Mark Rein, declarou sua empolgação com a nova invenção da Apple.

Rein comentou: “Estou muito impressionado com o iPad. A qualidade dos materiais é excelente. A tela é fantástica e as aplicações em tamanho grande são espetaculares. Tudo parece funcionar muito bem no iPad”. Em relação aos jogos, o executivo comenta que a plataforma tem grande potencial, principalmente se os games usufruírem dos diferenciais exclusivos. A Epic não anunciou nenhum título para o iPad — até o momento.

Por outro lado, a Firemint, desenvolvedora de Flight Control, um dos jogos mais vendidos na AppStore, já revelou que pretende realizar uma nova versão do game especialmente desenvolvida para o iPad. Já a Gameloft também revelou N.O.V.A., um FPS estilo Halo que deve chegar à plataforma em breve.

Mas, quem mais chamou a atenção foi a Electronic Arts com seu Need for Speed: Shift. Durante o evento, a companhia demonstrou um vídeo em jogo de Shift, deixando todos boquiabertos pelo desempenho do aparelho. A jogabilidade parece muito agradável, abusando dos acelerômetros e dos toques.

Entretanto, nem tudo é maravilha. Segundo alguns relatos, existem algumas dificuldades na hora de jogar os games da AppStore no iPad. A principal delas envolve a jogabilidade. Por ser relativamente pesado, segurá-lo com uma só mão enquanto toca a tela com a outra — um sistema comum nos jogos para iPhone — é algo não muito confortável. Além disso, a ausência de botões, mais uma vez, decepcionou alguns entusiastas.

Querendo ou não, o iPad impressiona. Além de uma vasta gama de funcionalidades, o periférico tem boas chances de se tornar uma plataforma para jogos de peso. Resta esperar por mais novidades. Fique ligado aqui no Blog do Igor e Jogos.

Citações dizem muito em poucas palavras. Seja pelo conteúdo ou pela falta dele e também pelo bom humor, a verdade é que adoramos frases de impacto.

Caros leitores do Blog do Igor, começa agora um artigo diferente. O tema são frases marcantes da tecnologia e, principalmente, relacionadas à informática. Desde profecias que nunca se realizaram e críticas à maneira como o homem se relaciona com a tecnologia até boas pitadas de humor, o Blog do Igor fez uma busca por citações marcantes.

É importante lembrar que nem sempre é possível atestar a veracidade de certas afirmações. Nos casos mais polêmicos, fique tranquilo, pois tentaremos esclarecer tudo para vocês. Todas as frases foram pesquisadas em inglês e traduzidas livremente. Ótima leitura!

Profecias e outras frases marcantes

“No futuro, os computadores podem pesar não mais que 1.5 toneladas.”

Esta frase é atribuída a uma edição de 1949 da revista Popular Mechanics. Felizmente, a profecia é furada.

“Não há razão para qualquer indivíduo ter um computador em casa.”

Esta frase é verídica e foi dita por Ken Olsen, fundador da Digital Equipment Corporation, em 1977. Mas ele não se referiu a PCs e sim máquinas mais poderosas para uso em laboratórios, por exemplo.

“Você quer passar o resto da sua vida vendendo água com açúcar ou quer uma chance de mudar o mundo?”

Essa frase foi dita por Steve Jobs para John Sculley, então presidente da Pepsi, antes de Sculley ser contratado pela Apple.

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você vai se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”

Steve Jobs, em 2008, para a revista Fortune.

Jobs  perguntou a John Sculley:

“Vírus de computadores são uma lenda urbana.”

Peter Norton, em 1988. Ao que tudo indica, esta frase é real. Bom seria se o conteúdo fosse verdade.

“Eu a fecharia e devolveria o dinheiro aos investidores.”

Referindo-se à Apple em meio a uma crise, em 1997, Michael Dell não imaginou que, pouco tempo depois, a empresa de Steve Jobs superaria o valor de mercado da Dell.

“Estou fazendo um sistema operacional gratuito (apenas um hobby, não será grande e profissional como GNU) para 386/486 AT.”

O autor desta frase é Linus Torvalds e o sistema em questão é o Linux. A frase é de 1991, durante o lançamento do produto.

Linus Torvalds em foto de Alex Dawson.Linus Torvalds em foto de Alex Dawson.

“640K é mais memória do que qualquer pessoa vai precisar.”

Esta frase é muito polêmica e teria sido dita por Bill Gates em 1981. Gates foi enfático na resposta: “Eu disse coisas estúpidas e coisas erradas, mas não isso. Ninguém envolvido com computadores diria que uma quantidade determinada de memória é suficiente para o todo o tempo.” A frase é considerada uma lenda atualmente.

“Em dois anos, o spam será resolvido”.

Bill Gates é o autor desta frase, desta vez comprovada, dita em 2004. A resposta se encontra nas caixas de e-mail, confira a sua.

"Quando eu estava na escola, o computador era uma coisa muito assustadora. As pessoas falavam em desafiar aquela máquina do mal que estava sempre fazendo contas que não pareciam corretas. E ninguém pensou naquilo como uma ferramenta poderosa."

Bill Gates em palestra na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 2004.

Gates em foto de Kees de Vos.Gates em foto de Kees de Vos.

“Ouvi rumores nas internets que teremos um retrocesso.”

O autor desta pérola é o então presidente estadunidense, George W. Bush, durante o debate presidencial para as eleições de 2004.

A relação homem e tecnologia

“O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens fazem.”

B.F. Skinner, autor e psicólogo, no livro Contingencies of Reinforcement, de 1969.

“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.”

Alan Kay, cientista da computação, em 1971.

“Acho que vírus de computador deve contar como vida. Creio que dizem algo sobre a natureza humana que a única forma de vida que criamos até agora é puramente destrutiva. Nós criamos vida à nossa própria imagem.”

Stephen Hawking, físico teórico.

Stephen Hawkings em foto da NASA.
Stephen Hawking em foto da NASA.

“Computadores são inúteis. Eles só podem dar respostas.”

Pablo Picasso, pintor espanhol.

“Na internet, ninguém sabe que você é um cão.”

O autor desta frase é um cachorro, acredite. É de uma charge de Peter Steiner publicada na revista The New Yorker em 1993.

“O verdadeiro perigo não é que computadores começarão a pensar como homens, mas que homens começarão a pensar como computadores.”

Sydney J. Harris, jornalista e escritor estadunidense.

O bom humor e o computador
Como não poderia ser diferente, sempre se encontram frases bem humoradas sobre qualquer tema, e os computadores têm uma série delas.

"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."

"Algumas coisas o homem nunca deverá saber. Para todas as outras, há o Google."

"Homens são de Marte, mulheres são de Vênus e computadores são do inferno."

"Supercomputador: como se chamava antes de você comprar um."

"Seja legal com os geeks na escola, pois você pode trabalhar para um quando adulto."

"Programadores são ferramentas para converter cafeína em código."

"Hardware é a parte de um computador que você chuta; Software é a parte que você xinga."

"Depois de olhar tanto para o monitor, pense em um livro como screensaver para o cérebro."

"Colocar um computador na frente de uma criança esperando que ela aprenda é como colocar um livro debaixo do travesseiro dela, só que mais caro."

"Em Deus acreditamos, em todos os outros a gente passa o antivírus."

"Uma imagem vale mais do que mil palavras, mas ocupa 3 mil vezes mais espaço em disco."

Frases não confirmadas

As seguintes frases circulam bastante na internet, mas a veracidade do conteúdo não é confirmada. John McAfee teria afirmado em 1988 que “o problema dos vírus é temporário e será resolvido em dois anos”.

Bill Gates tem muitas frases atribuídas a ele, duas delas circulam muito pela internet. Primeiro, em 1993, Gates teria dito “A internet? Não estamos interessados nela.” Fechando com chave de ouro este artigo, mais uma frase atribuída a ele: “O computador nasceu para resolver problemas que não existiam antes.”

É claro que esta é uma pequena amostra do tema, uma vez que são muitas frases que podem ser encontradas. Agora é a sua vez de participar. Complemente este artigo com frases que você conhece. E se você tem mais informações sobre qualquer citação vista aqui, comente também. Esperamos que tenham gostado. Até a próxima.

Como ouvir o PC no aparelho de som

Não desperdice o poder do seu aparelho de som: ligue o PC nele.

Talvez você já tenha visto na casa de um amigo, ou então já ficou olhando para o aparelho de som e pensado: será que dá para fazer isso? Sim, de fato é possível ligar seu PC no aparelho de som de uma maneira talvez até mais simples do que você pensava que seria.

Ou seja, você não precisa ficar restrito aos seus fones de ouvido ou às suas pequenas caixinhas de som da mesa do PC — é possível usar toda a potência daquele Home Theater que você tem na sua sala ou quarto.


O que é necessário?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber se o seu aparelho de som tem mais de uma entrada para você ligar. Na verdade, os aparelhos costumam ter várias entradas, sendo nomeadas como Auxiliar, Video, CD e, em aparelhos mais novos, até há uma chamada Game.

Em seguida, para que a ligação funcione efetivamente, você precisará levar o som do seu computador para o aparelho através de um cabo que tenha uma ponta “macho P2” (plug de um fone de ouvido) e outra “macho RCA” (dois plugues de áudio) — veja na foto logo abaixo:

Aonde ligar?

Primeiro vamos ligar na saída de áudio do PC. Dê uma olhada em sua placa de som. Independente de ser onboard (integrada à placa mãe) ou offboard (ligada na entrada PCI), ela provavelmente terá as seguintes entradas/saídas:

O que você deve fazer é conectar a ponta P2 na saída de som que, com certeza será a saída verde (e é o mesmo local em que ficam as caixas de som). Agora, as duas pontas RCA devem ser conectadas em seu aparelho de som em uma das entradas auxiliares (são também chamadas de Video 1 / Video 2). Se houver mais de uma entrada, lembre-se sempre de conectar em Play In. Veja:


Tudo ligado. É hora de ouvir o computador no meu som

O aparelho de som com certeza terá um botão somente para alternar entre Video 1 / CD / Auxiliar etc. Basta selecionar a opção com a saída escolhida e pronto.


Como continuar ouvindo nas caixinhas de som do PC

Caso você queira continuar usando as caixinhas de som do PC, mas não quer mudar o plug das caixinhas de som para o do aparelho a todo momento, basta comprar um duplicador P2. Ele é um acessório com uma ponta P2 (para conectar no PC) e duas entradas P2 para conectar as caixinhas e o cabo do aparelho de som.

Ligando via USB

Os aparelhos de som mais recentes estão vindo também com uma entrada USB. Assim é possível você ligar o seu computador de maneira muito mais fácil, bastando ter um cabo comum USB ligado no PC para o aparelho de som.

Entretanto, caso você tenha um pendrive cheio de músicas, é lógico que você pode conectá-lo no aparelho, já dispensando o uso da conexão com o PC. Mas assim você não poderá jogar no PC e ouvir no aparelho de som — o que é realmente muito legal.

Conheça o S/PDIF

Uma novidade no que diz respeito a novas conexões de áudio é o S/PDIF. Ele é utilizado para que sejam transferidas informações de áudio digital de um aparelho para o outro, com perda mínima de qualidade e utilizando apenas uma ponta para os dois canais do estéreo.

Ou seja, com o S/PDIF basta você ligar uma ponta no seu PC e outra no seu aparelho de som. Entretanto, você deverá verificar se tanto o seu PC quanto o seu aparelho de som têm entradas/saídas S/PDIF. Elas são assim:

Conclusão

Viu como é fácil desfrutar dessa tecnologia que está ao seu alcance, mas você nunca ousou aproveitar? É sempre bom pensar que a tecnologia que nos cerca é interligada de várias maneiras: você pode ligar a televisão, o aparelho de DVD, o computador, o videogame e até o seu iPod no aparelho de som. Enfim, são múltiplas possibilidades — basta explorá-las. Até a próxima.

Como Ligar o PC na TV

Entretenimento do PC direto em sua TV: aprenda a ligar o computador na televisão!

Ligar a televisão em seu computador pode ter uma porção de vantagens. Bem, como nem todos costumam utilizar monitores com tamanhos maiores do que uma televisão, ver o que se passa no computador através da TV é uma excelente ideia.

Que tal jogar o seu game favorito de PC em sua enorme televisão (sim, é possível tirar essa exclusividade dos video games)? Ou então, ver um filme que só está em seu computador de maneira muito mais aconchegante, como em seu sofá?

Ligar o computador na televisão é, na verdade, muito mais simples do que parece. Você só vai precisar mesmo é de alguns cabos e paciência. Ah, e é claro: que o computador tenha saída de vídeo.
Como sei se posso ligar o PC na televisão?

Você precisará conferir se o seu PC é compatível. Se você tem uma placa de vídeo (não a integrada ao chipset da placa-mãe, e sim aquela comprada à parte) provavelmente é possível ligar o PC na televisão. Caso você não tenha placa de vídeo, algumas placas integradas trazem as saídas de vídeo também — basta conferir.

Há cerca de cinco tipos de saídas do computador para vídeo: HDMI, DVI, S-VIDEO, S-VIDEO (com capacidade de Vídeo Componente) e VGA.

Os  vários tipos de saída de imagem.

Qual cabo para qual televisão?

As televisões mais novas já vêm com entradas em HDMI, Vídeo Componente, VGA,S-VIDEO e a tradicional RCA (também conhecido como entrada AV). Para alguns casos é mais fácil usar uma conexão direta, sem precisar de cabos com adaptadores. Ou seja, um cabo que saia do PC como S-VIDEO e chegue à TV também como S-VIDEO, por exemplo. Entretanto, nem sempre é possível — às vezes porque a televisão não tem a entrada necessária ou porque simplesmente não existe um cabo direto.

Exemplo de conexão VGA.

Nas televisões mais antigas (aquelas com tubo de imagem), é mais difícil que existam entradas mais novas, como de Vídeo Componente. Entretanto, você encontrará, ao menos, entradas RCA e S-VIDEO.

Ao  menos você deve encontrar entradas RCA e S-VIDEO

Veja na tabela abaixo uma relação de saídas de vídeo do PC e das respectivas entradas de TV:

Tabela com as entradas e saídas de vídeo.

*O S-VIDEO com suporte para Vídeo Componente tem 7 ou 9 pinos em sua saída. O normal tem somente 4 pinos.

O processo é simples assim: basta conectar uma ponta em seu PC e outra em sua televisão. Lembre-se que a qualidade de imagem corresponderá à qualidade do cabo que você utilizou.

Alguns adaptadores de saídas de vídeo:

Tipos de cabos para conectar

Tudo pronto! É hora de ligar o PC na TV

Se você já conectou os respectivos cabos no PC e na televisão, então agora só falta configurar para que tudo funcione direito. Se a sua televisão for convencional (de tubo de imagem), fica um aviso muito importante: primeiramente, mude a sua resolução de vídeo para 640x480 pixels. Caso contrário, a sua TV pode sofrer danos.

No Windows Vista/7: nestes sistemas há uma grande vantagem. Ao plugar o cabo na televisão e ligar o PC, ele já inicia com um aviso perguntando qual aparência você deseja utilizar (duplicar a Área de Trabalho, mostrar partes diferentes ou mostrar somente na televisão). Basta escolher uma delas e dar Ok.

O  Windows Vista faz automaticamente.

Caso a janela não apareça, você precisará clicar com o botão direito na Área de Trabalho e escolher a opção Personalizar ou Resolução de Tela (no Windows 7). Depois, clique em Configurações de Vídeo.

Vá  em Personalizar e Configurações de Vídeo.

Você verá que o Windows lista dois monitores, com os nomes de 1 e 2. Basta clicar em qualquer um deles e então marcar a opção “Estender a Área de Trabalho” e em “Este é o monitor principal”.

Escolha os monitores que farão parte.

No Windows XP: o processo é muito semelhante ao Windows Vista e 7. A única diferença é que, para abrir as configurações de vídeo, basta ir ao Painel de Controle > Vídeo.

Usuários de placas de vídeo da NVIDIA: junto com os drivers da placa é instalada uma aplicação chamada “Painel de controle da NVIDIA”. Você pode acessá-la através da Área de Trabalho clicando com o botão direito. Dentro deste painel, você verá uma opção chamada "Definir vários vídeos" e pode escolher o modo de vídeo nView a ser utilizado.

Usando o nView.

  • Aprenda também a ligar o seu PC no aparelho de som, clique aqui.

É isso aí, esperamos que todos tenham conseguido seguir as dicas colocadas neste tutorial. Agora é só sentar no sofá e aproveitar o seu PC na televisão. E, é claro, não se esqueça de comentar. Até a próxima.

Banner

Banner