Seja, Bem Vindo.

domingo, 6 de junho de 2010

Tecnologia em campo: nova camisa espanhola monitora o coração dos atletas

Descubra como as novidades tecnológicas podem ajudar no desempenho dos atletas e até mesmo a prevenir que tragédias aconteçam.

Ao longo dos anos, os uniformes dos atletas em geral vêm evoluindo constantemente. A tecnologia sempre esteve presente, não só no desenvolvimento do esporte, como também no vestuário de cada modalidade.

No futebol, camisas retro dos clubes e seleções nunca saem de moda. Falando do modelo é claro, pois nem todos conseguem reproduzir o antigo uniforme feito de lã, ou ainda, aqueles calções pequenos e apertados da década de 70.

Em termos de tecnologia a evolução é notada a cada ano, sempre visando ajudar os jogadores para que tenham um desempenho cada vez melhor. São novos tecidos, ora mais leves, ora com uma melhor absorção. Porém o foco nunca foi estritamente na saúde dos jogadores.

Monitoramento cardíaco

Com os recentes casos de morte súbita nos gramados - incluindo a do ex-jogador da seleção espanhola, Puerta, que faleceu no próprio gramado durante uma partida da temporada 2007/2008 –, intensificaram-se os investimentos na saúde dos atletas.

Com o fim do últimoMonitoramento do coração campeonato espanhol, algumas equipes começaram a testar um novo tipo de tecnologia. Trata-se de uma camisa que traz revolucionários microchips embutidos que fazem um monitoramento cardíaco e respiratório, além de medir a capacidade de esforço do atleta.

Assim que “identificados” pela roupa, estes dados são enviados para serem processados em um computador habilitado – ou até mesmo serem transmitidos para um celular à beira do gramado.

A partir de quando?

O assunto é sério e vem sendo tratado com otimismo. Isso porque, após as camisas serem testadas pelo hospital Da Luz Monitorando a saúde dos atletas.em Madri, foram realizados testes também por atletas de alguns times de elite da Espanha, como os gigantes Real Madri e Barcelona.

Apesar do otimismo e dos bons resultados, a nova tecnologia ainda não deve entrar em campo. Segundo disse a federação Espanhola de futebol, em entrevista para a BBC Brasil, toda e qualquer regra do futebol é estabelecida por órgãos internacionais, e estes não permitem o uso de peças inteligentes sem uma prévia autorização.

Mas também não está descartado o seu uso em futuro breve, afinal de contas não é um artifício para melhorar o desempenho de determinado jogador, mas sim prevenir que desastres venham a se repetir. E não só no futebol como em vários outros esportes.

Tecnologia em campo na Copa

Falando em uniformes – desta vez sem monitoramento da saúde –, a Copa do Mundo de 2010 traz uma série de novidades que, além de demonstrarem evolução tecnológica, acirram a concorrência entre as marcas esportivas.

As seleções patrocinadas pela Nike deverão jogar com uma camisa que conta com furos laterais feitos por laser, com a função de refrescar o corpo do atleta e ajudar na transpiração. A ideia é que isso, consequentemente, melhore o seu rendimento em campo.

Já a principal concorrente, Adidas, traz uniformes fabricados com um novo tecido, chamado pela marca de Techfit. Feito com uma combinação que traz plásticos maleáveis e poliuretano, a promessa é que o atleta tenha o uniforme mais maleável e agarrado ao corpo, diminuindo assim a sua fadiga e, de quebra, dificultando o trabalho dos adversários que queiram agarrar o seu uniforme.

Outros esportes

Não só no uniforme dos boleiros a tecnologia está presente. Recentemente foram proibidos os “supermaiôs” da natação. Desenvolvidos por uma empresa especializada em conjunto com a NASA, eles tinham um peso insignificante e, principalmente, reduziam drasticamente o atrito do nadador com a água, tornando-o muito mais veloz.

Na Formula 1 os macacões cumprem vários papéis diferenciados. Além de “vestirem”, devem proteger contra o calor – dentro do carro chega-se a temperaturas superiores a 50 graus –, assim como chuvas, batidas, prover proteção contra estilhaços e, de quebra, não podem incendiar de jeito nenhum, pois o macacão é a principal defesa do piloto contra o fogo.

Mantendo o corpo em sua temperatura ideal.

Já nas últimas Olimpíadas de Inverno em Vancouver, no Canadá, alguns uniformes e acessórios trouxeram tecnologias inovadoras. Atletas usaram um colete que trabalhava mantendo a temperatura do corpo a estáveis 36 graus, deixando assim toda a sua energia canalizada para a competição.

Como formatar o Windows

Desvendando o bicho de sete cabeças da formatação.

Ao utilizar o computador durante alguns meses, sem tomar as devidas precauções em relação à manutenção do sistema operacional, além dos cuidados necessários com vírus e programas semelhantes, podem acontecer erros muitas vezes irreversíveis ao Windows.

Em muitos casos a única saída é formatar o computador. No entanto, muitos usuários acham que realizar essa tarefa é um verdadeiro bicho de sete cabeças, envolvendo um processo complexo e difícil de ser efetuado.

Este tutorial vai ensiná-lo a formatar o seu computador com segurança, dispensando serviços de terceiros, poupando um bom dinheiro com isso. No entanto, algumas tentativas podem ser feitas antes de partir para a formatação.

Restauração do sistema

Se recentemente seu computador passou a apresentar falhas, em especial ao inserir ou remover algum programa, os problemas podem ser corrigidos através de uma restauração do seu sistema operacional, o que não apagará seus dados nem nada de importância para você.

Como fazer

1. Primeiro, clique no botão “Iniciar” e siga o caminho: Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema;

2. Na nova janela, marque a opção “Restaurar o computador mais cedo”. Clique para avançar;

3. Escolha a data e o ponto de restauração (é recomendado selecionar uma data em que seu computador estivesse funcionando sem problemas);

4. Feche todos os aplicativos abertos e avance até que a restauração comece (seu computador será desligado e reiniciado automaticamente, o que pode levar alguns minutos extras).

Escolha uma data segura para restaurar.

Não resolveu o problema?

Se mesmo com a indicação acima os problemas continuarem, parece mesmo que a saída é formatar o computador. Antes de entrarmos no guia é interessante explicar um pouco mais sobre o que consiste o processo de formatação.

Conceito

Ao formatar o computador, você estará na realidade apagando todos os arquivos contidos no seu disco rígido, deixando-o “zerado”. Por esse motivo, vamos ensiná-lo a guardar seus arquivos importantes antes de limpar o HD.

Assim que o disco rígido estiver sem nenhum arquivo, será realizada uma nova instalação do Windows. Depois que ela for realizada com êxito, os drivers (aplicativos que fazem as principais funções do PC funcionarem) deverão ser instalados.

COMEÇANDO

Antes de mais nada, é necessário realizar os procedimentos para salvar arquivos, instaladores e demais executáveis de sua preferência, como músicas, aplicativos, vídeos, entre outros. O processo mais fácil, nesse caso, é gravá-los em CDs ou DVDs, sem realizar modificações no seu HD.

No entanto, para evitar que esse processo se repita sempre que você quiser formatar o computador, é interessante dividir o seu disco rígido em duas ou mais partes. Assim você pode manter seus arquivos de mídia e documentos na partição secundária, deixando apenas o Windows e seus programas instalados na principal.

Para aprender a particionar o disco rígido, acesse nosso tutorial referente ao tema. Há um guia completo de aplicativos simples que realizam a tarefa, além de um tutorial para dividir o HD no Windows Vista.

Programas essenciais

Vale lembrar que alguns instaladores devem ser guardados, como antivírus e programas do gênero de sua preferência. Além de tudo, é fundamental ter o instalador do Service Pack 2 no seu backup, o que deixará o Windows compatível com diversos softwares atualizados, evitando problemas.

Não se esqueça dos drivers!

Sem entrar em termos técnicos, drivers são pequenos aplicativos que fazem a ligação entre as partes física e virtual do seu computador. Ao instalar um driver de som, por exemplo, sua placa de som reconhece os dados executados no Windows, fazendo com que as caixinhas emitam o áudio corretamente.

Em alguns casos, ao comprar um computador, você poderá receber um CD com os drivers referentes à sua placa-mãe. Caso isso não aconteça, é necessário fazer uma cópia deles, o que fica mais fácil com alguns aplicativos interessantes.

DriverMax

Este pequeno aplicativo é muito importante na hora de realizar cópias dos seus drivers. Ao clicar no link de download do programa, leia sua descrição e instale-o, aguardando a listagem dos drivers, o que pode demorar alguns minutos.

Faça um rápido backup dos seus drivers.

Assim que ele terminar, você estará apto a utilizá-lo. Clique na opção indicada na figura para começar o backup. Depois, selecione todos os drivers e, logo em seguida, comece o processo. Na próxima janela, estipule a pasta em que os drivers serão salvos (lembre-se de salvar a pasta com os drivers em um DVD ou na partição criada no seu disco rígido, além, é claro, do instalador do DriverMax).

Comece a Formatar

Antes de mais nada, é necessário mexer em algumas configurações da sua placa-mãe para carregar o CD do Windows. Na maioria dos casos, basta teclar Delete ou F2 na primeira tela exibida para acessar as opções. Como existem vários modelos e marcas diferentes de hardware, siga os passos de forma semelhante aos exibidos no trecho abaixo:

1. Acesse a opção “Advanced BIOS Features”;

2. Na opção “First Boot Device”, deixe a opção indicada como CDROM;

3. Salve as mudanças antes de sair, através de algum atalho ou como na opção indicada.

As opções são semelhantes em muitas placas.

Com as mudanças realizadas, ligue o computador e insira o CD do seu Windows XP nele. Antes de o sistema operacional começar, você verá a opção “Pressione qualquer tecla para iniciar do CD”. Clique em qualquer botão do teclado para que o disco de instalação seja carregado.

Aguarde alguns momentos até que a tela azul apareça, contendo os próximos passos da instalação. Siga as instruções abaixo para formatar o seu Windows XP:

1. Em “Bem vindo ao programa de instalação” (Welcome to Setup), tecle Enter para proseguir;

2. Na tela sobre o contrato de licença do Windows, tecle F8 para concordar com os termos descritos;

3. Duas opções aparecerão na tela. Tecle “Esc” para reinstalar o Windows XP;

4. Este é o menu com as partições. Caso você tenha criado uma nova partição para backup, lembre-se de não mexer nela neste momento;

5. Selecione a partição que contém o seu Windows e a exclua, com a tecla D. Confirme a exclusão com os comandos requeridos nas etapas que seguem;

6. Clique em “Espaço não particionado” e tecle Enter, para instalar o Windows neste local;

7. Escolha a opção “Formatar a partição utilizando o sistema de arquivos NTFS”, o que pode levar um bom tempo, dependendo da capacidade do seu disco rígido;

8. Aguarde a cópia dos arquivos e a reinstalação automática do sistema.

INSTALAÇÃO DO WINDOWS

Deixe que seu computador inicie normalmente (não clique para iniciar o sistema do CD como anteriormente) e siga os passos indicados nas primeiras janelas. Agora seu Windows estará acessível pelo mouse e pelo teclado, o que torna as coisas mais intuitivas.

A partir deste ponto, o próprio Windows XP lhe indicará os passos a serem seguidos, de um modo muito explicativo. Basta seguir todas as etapas corretamente e o programa terminará sua instalação em alguns minutos. Aguarde o término do processo e a última reinicialização, terminando de configurar o sistema operacional.

PRIMEIROS PASSOS COM O SISTEMA NOVO

Ao iniciar o Windows pela primeira vez, você deve instalar, primeiramente, os drivers do seu computador. Para isso, vá até a partição de backup ou insira o DVD com os arquivos importantes salvos, executando o instalador do DriverMax.

Agora, clique na opção “Importar Drivers”, selecionando a pasta salva com os aplicativos. Aguarde a instalação dos drivers e reinicie o seu computador para evitar eventuais problemas. Assim que ele iniciar novamente, instale o Service Pack 2, reiniciando-o novamente em seguida.

Dessa forma, seu computador estará novo em folha, com seu registro intacto e operando de maneira funcional, sem os problemas encontrados anteriormente. Tudo que resta a você é instalar os programas e aplicativos de sua preferência.

Considerações finais

Vale ressaltar que formatar um computador requer prática e é um processo um tanto quanto complicado para usuários iniciantes. Caso você esteja enfrentando dificuldades em realizar a tarefa, é interessante pedir ajuda para alguém que entenda melhor do assunto, ou, em último caso, de um técnico especializado.

Resumindo um pouco as coisas, é fundamental lembrar-se de salvar os arquivos importantes do computador antes de começar a formatação, pois, depois que ela começar, os dados do seu HD principal serão perdidos. Com calma e atenção, o bicho de sete cabeças da formatação será eliminado e você poderá economizar um bom dinheiro com isso.

Celulares: os serial killers do mundo da tecnologia

Sem dó, os aparelhos matam e incorporam características de tecnologias concorrentes e já preparam novos ataques.

Sob uma aparência inocente e um modo de conduta gentil e disposto a ajudar qualquer um se esconde um matador. Essa informação é chocante à primeira vista – afinal, como alguém tão sofisticado e que parece só fazer o bem pode algum dia sequer ter pensado em fazer o mal?

O mais chocante é que ele não se contenta em simplesmente fazer novas vítimas, mas, assim como os canibais que acreditavam incorporar qualidades de seus oponentes mortos, não tem vergonha em roubar características dos mortos que deixa para trás.

Esse assassino serial está mais perto do que você imagina, e sua sede de sangue não tem limites. Tudo indica que nos próximos anos serão várias as vítimas que ele vai fazer, e dificilmente haverá alguém capaz de barrar sua ação.

Os parágrafos acima são uma simples brincadeira, porém não é difícil fazer uma comparação do modo de atuação do assassino descrito com os aparelhos celulares lançados nos últimos anos.

Quem pôde acompanhar a evolução dos celulares sabe o quanto eles mudaram desde que foram criados, incorporando funções a ponto de serem considerados verdadeiros computadores portáteis.

Há quem já utilize o celular com o objetivo principal de acessar a internet, participar de jogos online com amigos, guiar-se por mapas através da cidade ou escutar música. Em meio a todas essas alternativas, fazer ligações e enviar mensagens passa a ser meramente um extra interessante.

Neste artigo mostramos alguns dos aparelhos que, se não se tornaram totalmente dispensáveis, podem ser facilmente substituíveis por um celular qualquer. Além disso, revelamos uma breve visão do futuro que indica quais as próximas vítimas que esse matador implacável deve fazer nos próximos anos.

Adeus para relógios e despertadores

Pare para pensar e lembre-se da última vez que você fez questão de levar consigo um relógio de pulso na hora de sair de casa para conferir o horário? Difícil de saber, não? Afinal, não faz sentido se preocupar em levar um relógio se o aparelho celular realiza as mesmas funções de forma mais prática.

Embora os relógios de pulso não estejam exatamente perto do extermínio, há de se convir que os velhos despertadores não têm mais lugar quando comparados aos portáteis. Até o celular mais simples é capaz de ajustar vários alarmes diferentes, com a vantagem de acordar você com sua música favorita em vez de um apito irritante ou uma rádio qualquer.

A morte da agenda eletrônica

Uma das principais vítimas do celular foram as agendas digitais, sonho de consumo de muitos que viveram a década de 1990. Embora não fossem nada impressionantes do ponto de vista tecnológico, a possibilidade de ter seus contatos e anotar compromissos em uma tela monocromática com um teclado frágil parecia algo extremamente futurista.

Assim como os beepers, aparelhos típicos da época, as agendas eletrônicas foram assassinadas sem dó pelos celulares. Mesmo o modelo mais simples é capaz de armazenar centenas de contatos de maneira fácil, incluindo telefones residenciais e comerciais, além de endereço de email – tudo isso separado por categorias e com uma foto identificando cada um.

Não é preciso possuir nenhum smartphone de última geração para marcar eventos importantes e lembrar-se do aniversário de um amigo próximo. A função de calendário está integrada de maneira prática em praticamente todo aparelho, inclusive com a opção de fazer anotações e receber avisos na forma de mensagens de texto quando um evento se aproxima.

Um mapa do mundo dentro de seu bolso

Em países como os Estados Unidos, aparelhos GPS se tornaram algo indispensável na hora de sair de casa, já que são capazes de programar rotas em lugares desconhecidos e evitar trechos com tráfego congestionado.

Os smartphones mais recentes já contam com um chip de GPS integrado e alguma espécie de software de mapas que acompanha o sistema operacional.

Embora a maioria deles ainda não possua funções de orientação por voz, tudo indica que vão substituir os aparelhos automotivos e trazer maior liberdade para pedestres.

O maior limite enfrentado pelos aparelhos atuais na área é o tamanho da tela e o poder de processamento necessário para mostrar em tempo real os dados necessários para uma boa navegação por mapas.

Como a cada ano surgem smartphones mais poderosos e com telas maiores, não é de se estranhar se daqui a pouco tempo os GPS automotivos percam espaço para uma alternativa mais barata e que pode ser levada para qualquer lugar.

O assassinato da câmera digital

Quando se trata do uso cotidiano é inegável o fato de que muita gente deixou de comprar uma câmera digital dedicada para investir em um celular que possui essa função integrada. Afinal, nem todo mundo que exige a melhor qualidade do mundo em suas imagens, ainda mais quando o objetivo é simplesmente postá-las em uma rede social ou registrar um evento para a posteridade.

A popularidade das câmeras digitais pode ser comprovada pelas estatísticas do Flickr, que mostram que os modelos 3G e 3GS do iPhone são responsáveis pela maioria das fotos postadas no serviço. O que não é de estranhar, já que a integração online destes aparelhos permite enviar a foto para os servidores segundos após terem sido clicadas.

O fim dos MP3 player dedicados

Até bem pouco tempo atrás escutar músicas através do celular era um verdadeiro martírio por dois motivos: a baixa qualidade do áudio e o pouco poder de armazenamento dos aparelhos. Afinal, ninguém gosta de só ter 10 músicas à disposição e ter de ouvi-las com um monte de chiados e outros erros de compressão.

Com o aumento da qualidade de som e do tamanho disponível (um iPhone possui mais de 30GB de armazenamento, por exemplo), a tendência é que cada vez mais gente abandone os velhos MP3 player dedicados, favorecendo uma opção mais versátil e que dispensa carregar o bolso com vários dispositivos.

Plataforma ideal para jogos

Desde o lançamento do primeiro Game Boy, o domínio da Nintendo nunca foi abalado, nem mesmo com o PSP da Sony, principal concorrente do Nintendo DS. Porém, os celulares ganham cada vez mais espaço nesse mercado, encabeçados principalmente pelo iPhone da Apple.

Combinando convergência, portabilidade e preços acessíveis (muitos jogos custam US$ 2, valor bastante inferior aos US$ 30 cobrados por um cartucho de Nintendo DS), o iPhone se mostra uma plataforma cada vez melhor para jogos. Segundo dados da Flurry Analytics, os jogos vendidos para o aparelho já correspondem a 19% do mercado portátil.

Celulares cada vez mais poderosos e com interface touchscreen têm tudo para representar o fim do domínio das fabricantes tradicionais na área de hardware. É claro, para isso devem investir em títulos de qualidade e uma forma de distribuição diferenciada, algo que a Apple já provou que dá muito certo com sua App Store.

As próximas vítimas

Mesmo com todas essas mortes no currículo, os celulares já planejam fazer mais vítimas em um futuro não tão distante. O próximo alvo pode ser os cartões de crédito, através de pequenos chips integrados a smartphones que fazem um papel semelhante ao das faixas magnéticas, tendo como vantagem a leitura mais rápida de dados.

Os smartphones atuais possuem funções de dar inveja a um canivete suiçoA popularização das redes 3G e o incremento da qualidade das câmeras digitais tornam os celulares uma opção cada vez mais viável para a realização de videoconferências. O próximo modelo do iPhone deve comprovar essa tendência, acompanhando uma câmera frontal para conversas em tempo real através de vídeo.

Hotéis de Las Vegas já estudam um método pelo qual os clientes podem abrir a porta de seu quarto através de toques específicos inseridos no celular na hora da chegada. Um microfone nas portas é responsável por identificar a melodia, garantindo mais segurança e comodidade.

Outras áreas que devem ser afetadas são as compras em grandes lojas (confira mais detalhes nesse artigo) e o setor de segurança, substituindo chaves tradicionais por sinais personalizados que podem ser acionados pelo celular. Isso só para citar alguns exemplos, já que o celular não se contenta somente em cometer assassinatos previsíveis.


Por que piratear não vale a pena...

Baixos preços da mídia digital, lojas nacionais e internacionais de qualidade e facilidade de pagamento permitem o consumo legal na internet.

Do Napster de Shawn Fanning ao The Pirate Bay, uma infinidade de serviços online – conscientemente ou não – tornaram-se referência quando o assunto é pirataria de música, vídeo e aplicativos.

Com o avanço das práticas de comércio eletrônico e o aumento das fontes possíveis de material legalizado – além de melhores preços encontrados para downloads em relação aos produtos físicos – a cópia ilegal de conteúdo digital deixa de ser a “melhor” maneira de se obter material online.

O crime não compensa

Toda atividade ilegal tem seus riscos, e a pirataria de conteúdo digital – mídia, aplicativos ou qualquer outro tipo de arquivo – não é exceção.

Além da possibilidade de arquivos contendo malware – vírus, keyloggers e tantos outros programas nocivos –, existe sempre a chance de, na busca por informações necessárias para o consumo de determinado conteúdo, acessar páginas indiscretas, comprometendo informações pessoais do usuário.

Cracks, seriais e uma infinidade de programas acessórios para a utilização de software pirata, por exemplo, são portas de entrada para hackers. Através da utilização desse tipo de aplicativo, um programador mal-intencionado pode facilmente tomar conta de parte do seu PC para uma rede zumbi.

Virando legítimo

Felizmente diversas empresas começaram a se preocupar com maneiras de fornecer conteúdo de forma legalizada, com isso também gerando o retorno necessário para desenvolvedores, artistas e produtores manterem seu trabalho criativo.

Músicos são alvos comuns de cópias piratas

Aliás, essa é uma das principais razões para abandonar o download não oficial de qualquer conteúdo disponível na web: permitir que quem criou aquele conteúdo se mantenha trabalhando, e recebendo o justo, pelo seu desempenho.

Fontes duradouras

Naturalmente, uma das iniciativas de maior sucesso, reconhecimento e garantia é a iTunes Store. Embarcada no sucesso do iPhone, a loja virtual da Apple oferece músicas, filmes, séries de televisão e aplicativos para os dispositivos portáteis de Cupertino em uma interface simples, e com pagamento seguro pela própria empresa de Steve Jobs.

iTunes Store

Funcionando de maneira semelhante, a Nokia disponibiliza para seus clientes a Ovi Store, que permite a compra de música, jogos e outros aplicativos para os dispositivos da empresa finlandesa. Para computadores – em sistemas Mac OS X ou Windows – o Steam é a principal fonte de jogos de alta qualidade, também através de comércio eletrônico.

Ainda no exterior, Amazon, Barnes & Noble, vários canais de TV por assinatura, jornais e revistas também oferecem conteúdo online pago, muitas vezes com custo unitário inferior à versão offline do mesmo material.

Ovi Store

Em terras tupiniquins a prática ainda é mais discreta, mas alguns empreendimentos já se mostram fortalecidos e em franco crescimento. É o caso do Sonora, que permite o download e audição ilimitada de músicas – através de streaming ou download – para assinantes.

Pagando bem

Outro fator essencial para o crescimento da venda – e até de outras práticas comerciais, como aluguéis – de conteúdo online foi o surgimento de alternativas seguras e confiáveis para o pagamento via rede.

Várias ferramentas – nacionais ou estrangeiras – permitem que pagamentos sejam feitos com rapidez e praticidade, sem esquecer nunca a proteção às informações e a segurança do usuário.

A mais famosa – mundialmente – destas ferramentas é certamente o PayPal. O serviço funciona desde 1998 e permite transações de diversas naturezas, inclusive relacionando a conta do serviço a contas bancárias.

Sistema de pagamento também na Google

PayPal

No Brasil, o PagSeguro cumpre basicamente a mesma tarefa, acrescentando algumas funcionalidades inexistentes no similar estrangeiro como o pagamento por boleto bancário e até opções de parcelamento, que facilitam a vida de quem não dispõe de um cartão de crédito.

Além disso, várias lojas desenvolveram seus próprios sistemas de pagamento online – normalmente através de cartão de crédito ou transferência eletrônica -, oferecendo assim mais opções para o consumidor. Até mesmo a gigante Google já ensaia seus passos no mundo do comércio eletrônico com o Google Checkout, ainda não disponível no Brasil.

Contando moedas

Uma das principais justificativas para a pirataria – por parte de muitos consumidores – é o alto custo do produto desejado. Para a maioria dos conteúdos comumente pirateados, isso já não é mais verdade.

Em termos de música, por exemplo, não é mais necessário compra um álbum inteiro para se ter uma ou duas faixas que agradam a seu gosto. Pelo iTunes, sonora ou outros serviços semelhantes é possível obter o MP3 das canções rapidamente e a custos que muitas vezes ficam abaixo de 1 dólar.

Preços de produtos online costumam ser menores do que as os das  versões físicas

Um bom exemplo de como os preços para o consumidor final diminuíram é o Steam. Enquanto alguns jogos – em lojas especializadas – são vendidos na caixa por valores na casa das centenas de reais, o Splinter Cell Conviction, por exemplo, custa 150 reais para Xbox 360, mas, pelo serviço da Valve, o mesmo jogo pode ser adquirido – com mais três jogos da série – por 46 dólares, pouco mais de 90 reais.

Essa mesma diferença de preço é encontrada em vários aplicativos, filmes e séries que podem ser adquiridos direto na internet. Assim, não há motivo algum para continuar prejudicando seus artistas, programadores e produtores favoritos com a pirataria, não é mesmo?

Banner

Banner