Seja, Bem Vindo.

sábado, 20 de março de 2010

Cloud Mouse: navegação em 3D na nuvem

Uma nova forma de navegar pela internet pode estar surgindo. Antecipe-se e conheça um dos projetos da poderosa Microsoft para a computação em nuvens.

Desde que foi inventado, em 1964, o mouse mudou pouco. Da estrutura de madeira de quase 50 anos atrás, passamos pela “bolinha”, ótico,Scroll, wireless, darkfield e só. Ao contrário dos computadores, notebooks ou monitores, o mouse quase nunca é o protagonista e, por isso, evoluiu pouco em comparação ao resto do micro.

No entanto, a Microsoft lançou durante a TechFest 2010 um protótipo que promete revolucionar a forma como navegamos. Chamado de Cloud Mouse, pois finalmente a empresa percebeu que a computação em nuvens é o futuro (já era hora!).
O 3D é a bola da vez
Com o Cloud Mouse será possível navegar pelo computador ou internet como se estive em um grande túnel. Ao mover o mouse para determinados lugares, novos ângulos de visão de aplicativos, perfis em redes sociais, imagens e muito mais são possíveis, dando a impressão de que você está imerso na tela.

A Microsoft Research Asia e a Microsoft Research Cambridge (centros de pesquisa e inovação da empresa) apostam que a nuvem será um ambiente rico onde as experiências imersivas serão extremamente envolventes. Por isso, o projeto Cloud Computing: New Cloud-Computing Interaction (Computação em Nuvem: Nova Interação na Computação em Nuvem, em tradução livre) investe nesse conceito e aposta no desenvolvimento da tecnologia 3D para sair do papel.

Dentro da nuvem

Como assim?
No vídeo a seguir é possível ter uma ideia de como o Cloud Mouse vai funcionar. Apesar de ser demonstrado em um ambiente em 2D, você já deve ter percebido que os monitores, televisores e muitos outros equipamentostendem a trazer o 3D para o nosso cotidiano. Por isso, é questão de tempo para que os ambientes em três dimensões populares se tornem populares.

Como o Cloud Mouse vai funcionar?
De acordo com Richard Harper, um dos principais desenvolvedores do projeto, “um desktop bidimensional não é mais suficiente para capturar ou converter em tempo real os relacionamentos entre informações, pessoas ou lugares. A computação em nuvem chama para uma nova interação com o metaverso e, para isso, necessitamos de tecnologias de troca”.

Cloud Mouse em tamanho realUm mundo em 3D

Portanto, a maior intenção do novo hardware é fazer o usuário se sentir dentro da nuvem e, com isso, conseguir interagir da forma mais natural e eficiente possível. Agregando as tecnologias de telas táteis, projetores em três dimensões, realidade aumentada e muito do que ainda está por vir, o mouse seria como um controle remoto para todas as novas tecnologias.

O mouse para a nuvem

Como você pôde ver no vídeo, o Cloud Mouse não tem fio, por isso o campo de utilização não fica restrito a alguns centímetros de cabos. Para aumentar a experiência de uso, sempre que se realiza algum movimento, vibrações ou sons ajudam a ter mais controle e sensibilidade nos movimentos.

O reconhecimento dos movimentos do usuário, provavelmente, é feito com o auxílio de câmeras (assim como nanavegação por gestos) ou por componentes que se comunicam via radiofrequência, ou ainda, alguma outra tecnologia. Com alguns movimentos pré-estabelecidos, é possível realizar diversas ações, como arrastar objetos, iniciar uma conversa ou compartilhar arquivos.

Movimentos pré-estabelecidosSerá este o futuro?
O protótipo do Cloud Mouse chama a atenção pela modernidade, mas, convenhamos, ainda está muito próximo do mouse a que estamos acostumados. No entanto, não deixa de se diferenciar pelas curvas e pela leveza da base de recarregamento. Sem dúvida, a ideia de transportar o usuário para a nuvem é genial, pois como nunca, será possível conhecer a extensão e as possibilidades da internet e da tecnologia.

Como era de se esperar, o Cloud Mouse não tem previsão de chegada ao mercado ou quem sabe ele nem chegue, pois quem garante ser ele o futuro dos computadores e da navegação? É possível que outra tecnologia ainda mais revolucionária seja lançada e tudo mude, assim como aconteceu com o lançamento do mouse há 46 anos: uma revolução na forma de usar o computador.

Nokia quer revolucionar sua vida com realidade aumentada

Notícias projetadas na parede do quarto e conversas a partir de um óculos especial: a realidade aumentada da Nokia é de cair o queixo.

É hora de sair de casa para trabalhar, mas o sol está forte. Você, então, pega seus óculos de sol e vê o mundo, a realidade e só. Porém, se depender dos novos conceitos que envolvem a realidade aumentada, isso está prestes a mudar.

O real e o virtual serão um só, de modo que você poderá verificar seus emails e notícias a partir das lentes de um óculos especial e controlar os movimentos a partir de gestos. Um vídeo poderá ser projetado em sua parede assim que você acordar e será possível conversar com seus amigos usando apenas o movimento das mãos.

É o que mostra o Nokia Mixed Reality, um vídeo-conceito criado pela finlandesa Nokia. A demonstração sustenta que controlar o mundo online utilizando apenas óculos e pulseiras especiais não é somente fruto da sua imaginação.

As notícias do dia, vídeos e músicas são ativados a partir das lentes especiais, junto aos movimentos dos dedos e das mãos. A integração das tecnologias no vídeo é digno de filme, mas, de acordo com os finlandeses, tudo isso está perto de se tornar realidade.

Jogo rápido: o que é a realidade aumentada?

Você ainda não sabe o que é a tal RA? A tecnologia, que cresceu bastante nos últimos anos, permite juntar o virtual e o real. A partir disso, revoluciona-se a maneira com que você se relaciona com objetos, pessoas e lugares. Leia alguns exemplos práticos:

• Você deseja ter informações extras sobre um determinado produto. Basta apontar a câmera do smartphone para o código e todas as informações presentes na internet sobre ele são mostradas na tela.

QR Code

Clique aqui e saiba o que são QR codes

• Em uma revista, um código promete dar acesso a websites, vídeos e outras informações interessantes sobre determinada matéria. Novamente, basta usar a câmera e a internet. Isso já é possível graças aos chamados QR codes, já presentes em várias revistas e jornais do Brasil.

Point & Find

Enquanto a tecnologia-conceito mostrada no vídeo Mixed Reality ainda não é possível - pelo menos para nós, reles mortais -, a Nokia já mostra outros usos da tão falada realidade aumentada em seus produtos.

Suponha que você esteja de férias no Rio de Janeiro e resolva visitar o Cristo Redentor. Basta executar um aplicativo chamado Point & Find, da própria Nokia, e apontar a câmera do smartphone para o Cristo. Imediatamente, as informações extras sobre o monumento são mostradas na tela do seu smartphone. É praticamente um guia turístico virtual. Bacana, não?

Nokia Frame

No começo de 2010, a Nokia apresentou o Nokia Frame, uma tablet-conceito de cair o queixo. É possível fotografar, gravar vídeos facilmente e transferir o conteúdo entre tablets com um simples movimento. O Frame ainda está longe de chegar às prateleiras, mas já deixa claro que o único limite para a tecnologia é a sua imaginação.

Superpoderes

Como seria se você tivesse superpoderes e pudesse derreter parte da sua cidade? O Magic Vision Lab, em parceria com a Nokia, desenvolveu um programa chamado MeltVision, que por meio de gráficos de computador e imagens reais consegue “derreter” prédios, casas e paredes.

Clique aqui para visualizar os vídeos

Clique na imagem para visualizar todos os vídeos de demonstração.

Por trás de toda a diversão, o MeltVision mostra a sua utilidade: que tal derreter aquele prédio para saber se há um restaurante na outra rua? Por enquanto, o MeltVision não passa de uma demonstração, porém, os desenvolvedores já afirmaram que o software poderá ser comercializado em menos de um ano.

Heavy Rain

O detetive Norman Jayden está sentado em uma cadeira, aguardando algumas pessoas e se sente completamente entediado. Tira um par de luvas e óculos de seu bolso e começa a brincar de jogar uma bolinha virtual em uma parede, também virtual.

Jayden é um personagem do jogo Heavy Rain e, com sua tecnologia de realidade aumentada, consegue criar e controlar gráficos, informações e até mesmo jogos. Confira dois vídeos do game.

Realidade virtual ou virtualidade real?

A presença massiva da tecnologia no dia a dia não tem nada a ver com a dominação do Grande Irmão, sugerida no clássico 1984, de George Orwell, mas sim com o compartilhamento de experiências.

Um belo dia, você resolve experimentar o novo restaurante que abriu na esquina. A comida é ruim, o preço é salgado e o atendimento deixa a desejar. Depois da péssima refeição, o mínimo que se tem a fazer é avisar seus colegas e familiares de que lá não é um bom lugar para se almoçar.

Por outro lado, se você vai a uma lanchonete descolada, com um excelente hambúrguer e ambiente agradável, você recomenda o local, não é mesmo? Uma das facilidades apresentadas pela tecnologia e pela realidade aumentada é tornar mais simples esse compartilhamento de opiniões.

Smartphone-conceito  utilizando o Nokia Point & Find

Enquanto hoje você vê a fachada de um shopping, a realidade aumentada lhe mostrará as lojas disponíveis, filmes que estão em cartaz e informações como o horário de funcionamento. Ao cruzar com uma pessoa na rua, que tal ter informações sobre seus perfis em redes sociais? Essa mistura entre o mundo real e o virtual é muito promissora e está mais perto do que você imagina.

O que é preciso fazer para que a realidade aumentada esteja ainda mais popular? Os smartphones já contam com câmeras poderosas, suporte para internet e GPS. De acordo com os pesquisadores da Nokia, falta apenas aprimorar nos softwares de RA o sistema que detecta os movimentos dos olhos e os gestos - algo que pode levar mais alguns anos.

Previsão do tempo com um par de óculos mágicos

Os emails ainda não surgem na parede do quarto às 7 da manhã e ainda precisamos do jornal ou do notebook para ler as notícias. Mas nada impede de já ir brincando e conhecendo melhor a tão falada realidade aumentada. Se você gostou da ideia, pode conferir uma seleção de aplicações de realidade aumentada para você mesmo experimentar.

Quem sabe em breve você não vai ler os artigos do Blog do IGOR em seus modernos óculos de realidade aumentada?! Até a próxima!

O novo IMac

O novo iMac. Uma supreendente tela de brilho puro. Veja mais de perto esse computador tudo em um poderoso, bonito e com uma tela widescreen retroiluminada por LED que reúne ainda mais pixels. Configure seu iMac online ou escolha o seu ainda hoje em um Revendedor Apple.
Telas de 21,5 e de 27 polegadas.
O novo iMac percorreu um longo caminho desde o primeiro iMac de 15 polegadas. Basta olhar para ver quanto foi percorrido. A tela de 21,5 ou 27 polegadas em vidro cobre de ponta a ponta, toda a parte da frente da estrutura. Quando tudo o que vê na sua frente é a tela, nada fica entre você e o que esta na tela. Vídeos, programas de TV, sites, fotos, tudo fica deslumbrante na nova tela widescreen 16:9 do iMac.Saiba mais
Mais pixels, maior resolução.
O novo iMac de 21,5 polegadas vem com resolução HD de 1920 por 1080. No modelo de 27 polegadas os engenheiros da Apple poderiam simplesmente ter adaptado essa mesma resolução, mas em vez disso eles foram além, com resolução de 2560 por 1440. Isso significa 78% mais pixels que o iMac de 21,5 polegadas. Saiba mais
Tela retroiluminada por LED.
Quanto mais pixels a tela tem, mais luz é necessária para atravessá-los e apresentar a melhor imagem possível. A tela retroiluminada por LED do novo iMac faz exatamente isso, mas com incrível brilho e eficiência. Como a tela retroiluminada por LED não ocupa muito espaço, a estrutura do iMac continua fina, mesmo com todos esses componentes de alto desempenho. Saiba mais
Tecnologia IPS.
A tela do iMac foi projetada para parecer fantástica de praticamente qualquer ângulo. Isso é possível graças à tecnologia IPS (in-plane switching). Independentemente de você estar em frente à tela ou de pé, ao lado dela, você verá a mesma imagem perfeita, com incrível consistência de cores e sem perder nenhum detalhe. Saiba mais
O iMac mais rápido de todos.
Agora com processadores Intel de dois núcleos a partir de 3.06GHz e também disponível com processadores de quatro núcleos com até o dobro de desempenho*. Saiba mais
Teclado sem fio e Magic Mouse, incluídos.
O iMac embeleza a sua mesa com um teclado sem fio e o novo Magic Mouse, o primeiro mouse Multi-Touch do mundo. Saiba mais
Ecologicamente correto.
O novo iMac atende aos requisitos ENERGY STAR 5.0 e EPEAT Gold, não possui diversas toxinas nocivas e é feito de material altamente reciclável.Saiba mais
Por que você vai amar o Mac.
A primeira vez que você usar um Mac, perceberá rapidamente as vantagens de quando a mesma empresa faz o hardware, os softwares e o sistema operacional. O Mac vem com todos os aplicativos que você precisa no seu dia-a-dia, como e-mail e coisas divertidas para suas fotos e vídeos. Ele é muito simples de usar e ainda possui o sistema operacional mais avançado do mundo. Veja por que tantas pessoas preferem o Mac
Grandes vantagens para quem compra online.
Leve um iMac para casa ainda hoje.
Envio gratuito para pedidos acima de R$ 120,00, só na Apple Online Store. Ou ligue para 0800-761-0867.
Visite um Revendedor Autorizado Apple para ver as novidades e as levar para casa ainda hoje. Localizar uma loja

Banner

Banner