Seja, Bem Vindo.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Roupas do futuro, no presente

A tecnologia não está restrita aos equipamentos eletrônicos. As peças de vestuário também evoluem.

Se você já assistiu ao filme “Devolta para o Futuro”, deve se lembrar da jaqueta que o personagem principal ganhou do Dr. Brown assim que desembarcou no ano 2000. Apertando um pequeno botão, ela se autoajustava ao tamanho da pessoa que a vestia, além de possuir um sistema de secagem automático. Infelizmente, essa tecnologia ainda não existe, mas algumas roupas já demonstram muitos avanços.

Roupas que não sujam

Uma flor de lótus possui uma propriedade única, que a torna praticamente impermeável. Quando uma gota de água toca em sua superfície, ela é repelida e escorre sem ser absorvida pelas pétalas.

Existem fabricantes de roupas que encontraram uma maneira de fazer o mesmo com roupas, tornando-as praticamente “inssujáveis”. O nome dado a isso é “efeito lótus”, pois o funcionamento do tecido é semelhante ao das pétalas da flor. Uma camada de resina dá conta de repelir a sujeira e os líquidos e adicionalmente ainda evita que o pano fique amassado, economizando passadas a ferro.

Efeito Lótus

Para pessoas que não gostam ou não podem lavar roupa, isso é um avanço extraordinário. Infelizmente, o preço também é e, por isso, no Brasil as roupas com esse tecido ainda não se popularizaram.

Para quem gosta de praia

Se você costuma ficar muitas horas sob o sol, é melhor se proteger, pois seus raios estão cada vez mais quentes e nocivos à sua pele se você ficar muito tempo exposto. Entretanto, existem tecidos que possuem até proteção solar. As roupas da marca UV.Line, por exemplo, têm tecido altamente absorvente, para que o suor não fique no seu corpo, além de possuírem filtro solar fator 50.

Filtro solar no boné

Na saúde

Tecnologia de roupas  na medicinaOs benefícios da tecnologia aplicada aos tecidos também podem ser vistos na medicina. Roupas hospitalares podem ser extremamente contaminadas no dia a dia, mas a USP de São Carlos-SP tem pesquisado maneiras de deixá-las mais higiênicas, agregando minúsculas partículas de prata ao tecido, que funcionam como bactericidas.

Para pós-operados, as partículas de prata ainda tornam melhor o processo de cicatrização, o que pode reduzir tempos de internação a que o paciente precisa se submeter. Algumas substâncias também podem ser incorporadas aos tecidos como se fossem remédios para ajudar no tratamento.

Logicamente, esse tipo de tecido não está restrito à medicina. O odor desagradável que fica na roupa depois de atividades físicas também pode ser reduzido, permitindo a utilização da roupa por mais tempo antes de lavar.

O problema maior desse tecido é que as “funções” de que ela é capaz vão perdendo o efeito conforme a roupa é lavada, mas os pesquisadores estão estudando maneiras de melhorar sua durabilidade.

As mentes inventivas dos japoneses já tiveram ideias melhores sobre a aplicação dos “remédios” embutidos nos tecidos. Eles criaram um terno com um composto químico que teoricamente mataria o vírus da gripe suína, tão falada e temida no ano passado.

As mães preocupadas com a saúde de seus bebês podem ficar mais tranquilas. É só comprarem um macacãozinho além de roupa é um termômetro. Se o bebê ficar com febre, o tecido mudará de cor, alertando a mamãe que algo está errado.

Para os esportistas

A fabricante Track & Field possui uma tecnologia batizada de Red Tech, que tem diversas propriedades para beneficiar aqueles que gostam de malhar na academia, andar de bike ou praticar atletismo. Segundo a própria empresa, a peça é capaz de reduzir aproximadamente 35% do ácido lático que é acumulado no músculo durante a atividade física.

A redução de ácido lático melhora a performance do atleta, pois reduz a chance da ocorrência de dores musculares e cãibras. Além disso, o tecido é elástico, se adaptando ao corpo e, para a felicidade das mulheres mais vaidosas, reduzindo aqueles os sinais daqueles “furinhos” incômodos da celulite.

Bermuda que absorve ácido lático e reduz a celulite

O nome “Redtech” vem da emissão de infravermelho pelo tecido da roupa. As fibras da roupa absorvem o calor da pele da pessoa e o transformam em infravermelho, facilitando a circulação do sangue na região.

Nadadores olímpicos costumam depilar completamente o corpo para melhorar o desempenho nas competições. Os pelos do corpo oferecem uma resistência adicional, fazendo com que os atletas percam os milésimos de segundo fatais para a conquista de um recorde mundial.

Uma espécie de maiô, usada por diversos competidores, faz com que a água percorra o corpo do atleta, de forma que seu desempenho não seja prejudicado e até melhore, pois o atrito da água com o corpo é reduzido pelo formato das fibras do tecido.

Maiô para nadar mais rápido

Tecnologias curiosas

Nem todas as roupas e acessórios têm utilidade evidente. Algumas peças merecem até serem questionadas sobre sua real valia para melhorar a vida do comprador. De qualquer maneira, fica ao critério do leitor do Blog do Igor avaliar se realmente os itens abaixo são úteis ou são perda de tempo e dinheiro.

A empresa BeepingWallet possui uma linha de carteiras que emitem um sinal sonoro quando você retira cartões de seus lugares. A justificativa é proteger você contra a perda do seu “dinheiro plástico”, emitindo um bipe a cada 20 segundos, durante 5 minutos — de uma forma semelhante ao que fazem os telefones públicos brasileiros. Isso evitaria, por exemplo, que você esquecesse seu cartão dentro da máquina do banco.

Beeping Wallet

Se você quiser ir ainda mais longe, poderá comprar a iWallet, que possui leitor biométrico para evitar que qualquer pessoa abra a sua carteira. Logicamente, se ela fosse feita de couro ou outro material, seria simples burlar o sistema, mas a iWallet é feita de fibra de carbono e kevlar. Ou seja, só o dono conseguirá abri-la.

iWallet

A grife de roupas italiana “Zegna” possui em sua linha uma jaqueta com tecnologia “touch” e Bluetooth, que permite que sejam controlados celular e iPod através dos comandos posicionados na manga da peça. Outra marca criou um produto similar para quem gosta de snowboard. Agora imagine o prazer de descer a montanha ouvindo seu artista preferido. É mole, ou quer mais?

Jaqueta que controle iPod e celular bluetooth

Se você está cansado de ficar sem bateria no celular, quando mais precisa dele, não se desespere, pois foi inventada uma gravata que possui diversos receptores de energia solar. Sim, o intuito é que a energia captada seja direcionada para seu celular, carregando-o e permitindo que você volte a falar.

Gravata com captação de energia solar

Que tal dar uma de agente secreto e esconder diversos aparelhos eletrônicos na roupa, sem que qualquer pessoa perceba? A Scottevest possui um colete com 22 bolsos. Isso elimina diversos problemas, como a necessidade de enfiar a mão em cada um dos bolsos quando o usuário for passar pela segurança de bancos ou aeroportos. Se a porta travar ou o raio-x apitar, basta retirar o colete com tudo dentro.

Colete cheio de bolsos escondidos Raio-X do colete

O Que é HTML 5

Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5!

Você depende dele, mas não o vê a olho nu. O código HTML está presente nas páginas da web há mais de dez anos e tem uma larga aceitação dos usuários por todo o mundo. Com certeza, qualquer pessoa que tem uma ligação um pouco mais estreita com computadores e internet já ouviu falar em HyperText Markup Language (Linguagem de marcação de hipertexto), ou seja, o HTML. A principal característica desse tipo de programação são as “tags” – as marcações para inserção de algum tipo de objeto ou característica de um objeto através de comandos em inglês e números.

As linhas a seguir exemplificam, de maneira quase grosseira, o que seria o código HTML de uma simples página da web sem quaisquer recursos avançados:

Descubra o que é o HTML 5!

Sabendo disso, podemos partir para a nova versão dessa linguagem de marcação de hipertextos. Já na sua quinta forma, o código HTML agora pode ser aproveitado para novas funções que podem beneficiar os desenvolvedores e os internautas. Isso acontece graças ao desenvolvimento quase paralelo da linguagem HTML e o XML. De maneira geral, o código XML é uma linguagem de marcação, assim como a outra já citada, que tem como objetivo principal criar documentos com dados hierarquicamente organizados.

É mais prático do que você imagina!

Com essa aproximação das linguagens, muita coisa pode mudar dentro de pouco tempo. Ao que tudo indica, a tão sonhada Web Semântica de Tim Berners-Lee está no caminho de acontecer e o HTML 5 pode ajudar bastante a chegar lá. Como pode observar, o sistema de divisão de marcações é todo feito por tags. Nessa nova linguagem, algumas dessas “etiquetas de marcação” mais objetivas. De modo geral, com essas e as outras novidades, será muito mais fácil navegar pela Internet!

O HTML 5 veio para tornar mais rápida a navegação em sites!

Tags Canvas

Fazer pequenas edições e criar imagens a partir de JavaScript ficou  muito mais simples!

Especializadas em renderizar imagens em bitmap, as tags canvas serão específicas para a edição breve de imagens através de APIs ou JavaScript. Esse tipo de edição acontece pura e exclusivamente de maneira muito similar a outros geradores de imagem em duas dimensões (2D). Além disso, as Canvas Tags são compatíveis com as folhas CSS.

Tags de vídeoIncorporar vídeos ao seu site ou blog não depende mais de códigos  extensos!

Incluir vídeos em HTML como conhecemos hoje, utilizando códigos para o “embed”, ou seja, incorporar vídeos à página será muito mais simples. O HTML 5 possui tags específicas para a inserção de vídeos no corpo da página. Basta inserir a tag de vídeo assim como se faz com aquela destinada às imagens.
Assim, será necessário indicar uma “src”, ou seja, “source” (fonte) que nada mais é do que a origem do vídeo. A inserção de imagens em HTML funciona com a seguinte linha:


Esta linha de comando vai inserir imagens na sua página


Para os vídeos a situação será muito semelhante ao que é feitos hoje com as imagens. Assim como a edição rápida de atributos tais como “height” (altura) e “width” (largura) também poderão ser feita diretamente no código e totalmente personalizados pelo desenvolvedor da página ou do usuário que desejar criar algo completamente novo e aprender novas técnicas.

Geolocalização

APIs ajudarão a localizá-lo onde quer que você esteja!Saber onde você está não é uma informação importante só para os seus pais, namorados ou namoradas. O HTML 5 também possui maneiras de descobrir a sua localização e informá-la aos sites e serviços que você acessa. Os APIs serão o ponto forte para determinar a localização de um usuário.
Por isso, este recurso de geolocalização permite o que se chama de “geottaging”. Através disso, pode-se fornecer ao usuário conteúdos específicos para o local em que ele está. É muito útil para aplicativos de smartphones, uma vez que este recurso envia e recebe informações a respeito de onde o indivíduo está.
Acesse aplicações mesmo que elas estejam offline!

Caching de aplicações

Agora, com o HTML 5 os aplicativos web poderão ser acessados offline via cache. De acordo com a publicação provisória da W3C, o arquivamento desses aplicativos será feito via URL em que cada uma delas possui uma categoria diferente. As entradas mestre são aqueles documentos que foram adicionados ao cache por um contexto de navegação indicado por um atributo de manifesto. Já o manifesto é a fonte da URL indicada na Entrada mestre do HTML. Esses arquivamentos ainda podem ser agrupados ou não.

Base de dados

Armazenar dados do seu site fica mais simples!

Apesar de não ser um recurso muito utilizado por usuários não desenvolvedores, os bancos de dados são importantes para os sites. No HTML 5, algumas vantagens serão implementadas como a possibilidade de entradas de valores ou palavras chave, além do banco de dados SQL.

E o que muda para o usuário?

Se você possui um perfil um pouco mais ligado às novidades tecnológicas, sentirá boas diferenças ao navegar pela Internet. Isso porque o HTML 5 irá facilitar muito a vida de todos nós – quer sejamos desenvolvedores ou apenas usuários. Para os desenvolvedores, fica mais rápido produzir sites cada vez mais fáceis e limpos para que os usuários possam aproveitar ao máximo cada uma dessas melhorias.

Muita coisa que vai mudar pode facilitar sua vida!

Você irá notar que colocar vídeos do YouTube no seu site ou blog ficará cada vez mais simples, assim como os conteúdos específicos direcionados para você que está procurando por uma padaria ou locadora de filmes pelo navegador do seu smartphone. Os conteúdos possuem a tendência de serem convergentes, assim como a linguagem de programação. O HTML 5 vem exatamente para facilitar esse processo!

Já está preparado para as mudanças? Você já tem algum conhecimento sobre linguagens de programação? Acesse a documentação oficial no site do W3C clicando aqui! Agora imagine que você é o responsável por desenvolver uma nova linguagem de programação. Quais recursos implementaria?

YouTube e Vimeo entram na onda do HTML5

Dois dos mais famosos portais de vídeo da web resolvem dar uma chance ao novo HTML5.

O YouTube anunciou, no último dia 20, uma versão experimental de seu novo player baseado na tecnologia HTML5. Este novo padrão da web está ganhando popularidade rapidamente e promete facilitar a navegação na web. 



Em relação aos usuários do YouTube em si, a principal vantagem da adoção deste novo sistema - ainda que em fase beta - é não precisar do auxílio de plugins para rodar vídeos no computador. 



O HTML5 inclui suporte para áudio e vídeo. Ou seja, basta você ter um navegador capaz de compreender esta linguagem e curtir o vídeo que quiser sem se preocupar com plugins extras, como o Adobe Flash.



O novo player do YouTube em HTML5 ainda está em testes e traz algumas limitações. Não são suportados vídeos com propagandas, legendas ou anotações, além de funcionar apenas em navegadores que reconheçam a nova linguagem e o formato de vídeo H.264.

YouTube e HTML5


Sendo assim, se você utiliza o Google Chrome, Apple Safari ou o plugin ChromeFrame no Internet Explorer, sinta-se livre para testar o novo player.
 Basta estar em um navegador compatível e clicar em "Entrar no HTML5 Beta". Agora é só escolher um vídeo e testar. Junto ao ícone de carregamento de vídeo é possível visualizar uma pequena etiqueta do HTML5.

Locadora YouTube

Cheios de novidades, o pessoal do YouTube anunciou também um projeto de aluguel de filmes online. São oferecidos cinco títulos de filmes apresentados no festival de Sundance mais alguns outros vídeos sobre saúde e educação. A locadora YouTube está disponível apenas para os Estados Unidos e funciona a partir de hoje, 22 de janeiro, até o dia 31. Preços não foram divulgados.

Sundance

O YouTube criou um canal específico para o festival, que tem seu foco em filmes e documentários independentes.

O YouTube já mostrou suas garrinhas no assunto HTML5 e o Vimeo, um dos maiores portais de vídeo da internet, não quer ficar para trás. Menos de um dia após o anuncio do pessoal da Google, o time da Vimeo apresentou seu projeto.

Agora, os usuários do website têm a opção de visualizar vídeos sem precisar do plugin Adobe Flash. A nova opção para o player em HTML5 aparece na forma de link logo abaixo de cada vídeo. Os navegadores capazes de suportar o novo player são o Apple Safari, Google Chrome ou o Internet Explorer com o plugin ChromeFrame instalado.

HTML5 e Vimeo

A inteção do Vimeo por trás do HTML5 está em atingir plataformas móveis em que o plugin de Flash ainda não é uma realidade. Ainda, segundo a empresa, cerca de 90% da biblioteca de vídeos já conta com a nova opção de player.
HTML5

Esta linguagem é uma evolução do já conhecido HTML, componente importante na criação de websites. A nova versão tem como principal meta a eliminação de plugins que hoje são necessários para rodar vídeo, por exemplo. Os códigos utilizados tendem a ficar cada vez mais objetivos e simples, facilitando a vida dos desenvolvedores e também a do usuário. Conheça mais sobre esta nova linguagem em “O que é HTML5?

O Laptop do Futuro

Bem enrolado. Empresa alemã leva a sério o conceito de computador portátil e desenvolve um projeto que pretende ser o notebook do futuro.

Enquanto o mundo aguarda o lançamento do Tablet da Apple, uma empresa alemã já está pensando em um futuro muito mais distante. A Orkin Design desenvolveu o protótipo de um notebook ultraportátil com tela dobrável. Batizado de Rolltop, o aparelho promete ser a cara dos computadores do futuro.

É fato que os computadores estão cada vez menores e mais potentes, mas ainda não é possível fazer muita coisa com eles, ainda mais quando se fala em mobilidade. Apesar de pequenos, tudo o que você pode fazer, até o momento, é levantar a tampa, digitar em teclas imóveis e fechar a tampa. O Rolltop não deixa de ser um computador portátil, no entanto, ele vai muito além.
Dois em um

Com foco em estilo, leveza e mobilidade, o protótipo abusa das novas tecnologias no ramo das telas flexíveis. De acordo com a empresa desenvolvedora do projeto, o Rolltop possuirá uma tela multitoque OLED flexível de 17 polegadas, caso o usuário o use como um tablet, ou 13 polegadas se for usado como um notebook “comum”.

Logo do projeto

Muito enrolado

O vídeo de apresentação do protótipo dá a ideia de como ele poderá ser quando chegar ao mercado. Com visual não muito futurista, ao bater o olho você até pode pensar que ele é apenas um tubo com alças. Isso porque, por ter tela dobrável, você pode aposentar as mochilas com compartimentos acolchoados. O Rolltop pode ser enrolado e carregado com a ajuda de uma alça no ombro ou, até mesmo, em uma mochila, mas você terá muito mais espaço para outras coisas.

Assista ao vídeo a seguir e veja como o Rolltop pretende funcionar:

Torre de entradas

No vídeo também é possível observar que a tela fica presa em uma barra e ela é responsável por armazenar toda a parte de hardware de que o aplicativo necessita. Por ser apenas uma tela, aparentemente, o HD, bateria, placas e conexões foram transportadas para a barra, sendo assim, a tela pode permanecer fina e leve.

Tela e torre de conexões

Carregador de bateria

Ao contrário do protótipo da Fujitsu, o computador de tecido, que permitiria ao usuário apenas realizar tarefas elementares – nada de DVDs, disco rígido e webcam – o Rolltop comporta ferramentas que o deixariam mais completo. Na barra de hardware o usuário poderá contar com uma webcam, alto-falantes, três entradas USB e o fornecedor de energia.
Sonhos de consumo
Além de levar ao extremo o conceito de computador portátil, o Rolltop conseguiu reunir dois dos maiores sonhos de consumo dos geeks de plantão: os netbooks, objetos de desejo de qualquer usuário que queira se manter conectado e em dia com as novidades da tecnologia e os tablets, ainda mais famosos depois dos rumores do lançamento do Apple Tablet.

Com isso, o notebook dobrável permite que os fãs de dispositivos móveis se deliciem com um notebook com teclas sensíveis ao toque ou um tablet para editar fotos ou realizar tarefas mais complexas. Para usar um dos dois aparelhos, basta desenrolar a tela completamente, no caso do tablet, ou dobrá-la 90° para digitar textos ou navegar pela web com um notebook 100% touchscreen.

Tela enrolada

Para fechar o pacote de sonhos de consumo, ele ainda permite visualizar vídeos ou fotos como se fosse uma televisão portátil. No vídeo de apresentação é possível observar que a tela possui um apoio na parte de trás. Com isso, você pode deixá-la de pé e assistir a um filme enquanto aguarda um email do seu chefe.
Sonho mesmo
Se você já entrou no eBay ou Amazon para ver o preço do Rolltop é melhor se acalmar. O notebook ainda nem saiu do estágio de projeto, ou seja, ele existe apenas no mundo virtual e nos aplicativos de desenho 3D de seus desenvolvedores. Preço, peso, material do revestimento externo, capacidade de processamento e hardware, por exemplo, ainda nem foram cogitados pelo desenvolvedor do projeto. É provável que ele demore um bom tempo para começar a ser produzido e chegar até as prateleiras das lojas.
Tendências
Sem dúvida, o Rolltop impressiona no quesito inovação e originalidade, pois enrolar um notebook é uma forma genial de poupar espaço. Ao remover o hardware da tela e transportá-lo para um dock, que serve como suporte para a tela quando enrolada, também foi uma grande sacada.

Tela desenrolada

Os conceitos apresentados neste projeto confirmam as tendências do mundo da tecnologia: telas flexíveis, tablets, flexibilidade e mobilidade. Mesmo com o apelo de aparelhos cada vez menores, certamente os notebooks não ficarão tão menores quanto já são, mas provavelmente carregá-los para o trabalho, faculdade ou uma viagem será muito mais fácil.

Assim como o Froot da Dell, o Rolltop é apenas um conceito de como os computadores portáteis do futuro podem ser. É claro que tendências mudam diariamente no mundo da tecnologia, pois novidades não param de pipocar pelos quatro cantos do mundo.

E você? Mesmo sem perspectiva de lançamento, ficou curioso para saber como o Rolltop vai funcionar? Acredita que as telas flexíveis são mesmo o futuro? Acha que as entradas USB serão tão importantes no futuro quanto são atualmente? Deixe sua opinião.

Conheça o iPad: a tão esperada tablet da Apple

Guarde esta data: 27 de janeiro de 2010, o dia em que a Terra parou para conhecer a mais nova criação da Apple. Saiba tudo sobre a invenção que promete revolucionar a informática!

Finalmente o dia chegou. Steve Jobs, CEO da Apple, finalmente apresentou ao mundo sua mais nova criação: o iPad. Com uma tela touchscreen de 9,7", a tão esperada tablet foi anunciada no palco do Yerba Buena Center, em São Francisco.

O evento durou mais de uma hora e explorou praticamente todas as funções e ferramentas do novo produto de Jobs. E entre as incríveis novidades, a mais animadora: o tablet será comercializado dentro de três meses e com preços a partir de 499 dólares. No Brasil, a partir do segundo semestre.

Além disso, foram divulgados os acessórios compatíveis com a novidade, assim como os aplicativos. Questões como compatibilidade com outros produtos da marca Apple também foram abordados, com notícias positivas para quem possui MacBooks ou iPhone.

Mas por que tanta expectativa?

Antes de ser anunciada, pouco se sabia sobre a tablet, praticamente nada. Para ter uma ideia do quão misterioso esse projeto foi, a sua própria funcionalidade era incerta. Havia quem afirmava ser a revolução dos computadores enquanto outros acreditavam ser uma versão mastodôntica do iPhone ou um e-reader para rivalizar com o Kindle, da Amazon.

Mas então por que tanta expectativa por um produto que ninguém sabe ao menos para que funciona? Simples, porque o iPad é, ao mesmo tempo, tudo isso e algo completamente novo! É o meio termo entre todos esses aparelhos.

A grande novidade trazida pela tablet da Apple é a tão falada convergência das mídias. Em outras palavras, este novo produto agrega as principais funcionalidades de equipamentos já conhecidos, como notebooks, netbooks, PDA, smartphones e e-readers.ve

Com isso, é possível ler jornal, revistas, livros, assistir a programas de TV, jogar games e navegar na internet através de um único aparelho e com total comodidade. É praticamente uma revolução na informática, tornando-a ainda mais multimídia e reinventando o modo de adquirirmos e utilizarmos conteúdo digital. E segundo boatos, Steve Jobs estaria incrivelmente orgulhoso do iPad.

Visão geral da tablet

Mitos e verdades

O que era apenas uma possibilidade foi praticamente confirmado no convite do Keynote Apple 2010, evento exclusivo da empresa. A frase “Venha conhecer nossa nova criação” deu a certeza de que a tão esperada tablet seria apresentada por seu criador nesta data.

A partir disso, pessoas do mundo inteiro passaram a especular praticamente tudo referente ao novo produto, desde como iria se chamar até quais seriam suas configurações. E é claro que entre os vários chutes, vários foram confirmados, enquanto outras ficaram apenas no mundo da fantasia.

Prancheta da Apple

Se você já é usuário do iPhone e está preocupado com a adaptação ao sistema do iPad, pode ficar tranquilo. A tablet utiliza o iPhone OS 3.2, uma versão atualizada do sistema operacional do popular aparelho. Isso justifica a afirmação de Steve Jobs de que o aparelho mal foi lançado e mais de 75 milhões de pessoas já sabem utilizá-lo devido ao iPhone e iPod Touch.

iTablet, iCanvas, iSlate, Magic Slate e Newton II foram alguns dos nomes especulados, mas o que saiu da boca do todo poderoso da Apple na tarde do dia 27 de janeiro foi iPad. Saiba agora tudo o que foi revelado sobre esta grande novidade!

O que foi revelado

Além disso, boa parte dos rumores e informações que aos poucos se espalharam pela internet mostrou-se real. A funcionalidade multimídia foi exibida por Jobs enquanto lia sua versão digital da revista Times, executava arquivos de áudio via iTunes e acessava a página do Facebook.

Outro aspecto bastante discutido foi em relação ao teclado do iPad. Os rumores de que o aparelho utilizaria uma tela sensível a toques para escrever foram comprovados quando o todo-poderoso da Apple exibiu no telão de Yerba Buena Center a funcionalidade.

Filmes no iTunes

Steve Jobs também apresentou as características do iPad. A tela LCD com backlight de LED foi confirmada com 9.7” e com capacidade total de Multitouch. Em geral, o aparelho possui 1,27 cm de espessura e pesa apenas 680 gramas.Além disso, o visor widescreen possui 1024 por 768 pixels de resolução a 132 pixels por polegada.

Um dos grandes medos dos usuários, a duração da bateria, oferece 10 horas de uso e cerca de 30 dias em standby, ou seja, sem ser utilizado. Mas alguém conseguiria ficar um mês longe de uma belezinha dessas? E para carregá-lo, basta conectá-lo a um computador através de um cabo USB.

Já sobre a capacidade, a Apple surpreendeu ao revelar que a tablet usa um processador próprio, o Apple A4 de 1 GHz. Quanto ao espaço para armazenamento, o iPad possui memória flash SSD de 16, 32 ou 64 GB.

A essa altura do campeonato você deve estar se perguntando sobre a conexão a internet. Pois saiba que o iPad utiliza wireless 802.11n e possui conexão Wi-Fi, 3G (não todos) e Bluetooth 2.1 + EDR.

Visualização de mapas

E como se não bastasse tudo isso, o novo produto da Apple ainda possui acelerômetro, bússola, microfone, alto-falante e conector dock. Em outras palavras, tudo aquilo que havia sendo especulado por meses foi confirmado.

Mais e mais exibições

O jornal The New York Times mostrou sua página desenvolvida especialmente para o iPad e que o usuário pode acessá-la facilmente a partir da novidade. Isso mostrou que a nova criação da Apple é, entre tantas outras coisas, um ótimo e-reader e promete revolucionar o mercado editorial.

Outra grande novidade apresentada foi sobre os games. Muito se falou sobre a possibilidade de rodar games mais pesados no aparelho, e a Electronic Arts mostrou ser tudo verdade. A empresa exibiu demonstrações de games como Need for Speed Shift e Major League Baseball com desempenhos impressionantes.

E para quem gosta de ler e-books, a Apple mostrou a funcionalidade de e-reader, o que faz com que o iPad seja um rival e tanto para o Kindle. Além disso, o anúncio da criação da iBook Store, com livros digitais no popular formato ePub, foi um golpe e tanto para a hegemonia da Amazon.

iPad também é e-reader

Nem tudo são flores

Entretanto algumas especificações sobre o iPad foram um tanto quanto desanimadoras. A suposta câmera que muitos acreditavam vir incorporada, por exemplo, não existe.

Mas o que realmente desapontou foi a não compatibilidade com Flash, que limita bastante a funcionalidade. Além disso, foi anunciado que a tablet não é multitarefas, ou seja, só é possível executar um aplicativo por vez.

É só entretenimento?

A resposta é não! Se você queria saber se o iPad também é útil fora do mundo dos jogos e diversão, saiba que pode utilizá-lo sem medo. A interface do iWork, aplicativo para elaboração de textos, planilhas e slides, foi totalmente reconstruída.

Novamente o teclado touchscreen foi exibido para exemplificar o funcionamento do editor de textos. Pouco prático, mas elimina completamente a utilização de teclados e mouse físicos. A tecnologia multitouch empregada é bastante eficaz para simular os periféricos.

Contatos e teclado do iPad

E você ainda pode utilizar o iWorks em outros produtos da marca Apple, ou seja, nada foi desenvolvido exclusivamente para o iPad. Seu MacBook pode dormir em paz sem medo de ser aposentado.

Se você gosta de desenhar ou quer utilizar sua tablet como instrumento artístico, também pode utilizar o aplicativos Brushes, que demonstrou um desempenho bastante satisfatório na exibição. E tudo feito com a ponta dos dedos.

E meu iPhone como fica?

Outra suspeita que se tornou realidade é a tão sonhada compatibilidade com os aplicativos já existentes para iPhone. Então, se você estava preocupado em não poder utilizar os mesmos programas no iPad, pode ficar tranquilo.

E para quem curte jogos para móveis, a Gameloft, principal desenvolvedora de jogos para o iPhone, fez a demonstração do jogo SDK, já à venda na Apple Store, e exibiu o FPS (first person shooter) Nova, desenvolvido para ser exibido na conferência.

E quanto vai pesar no bolso?

O pacote de transferência de dados de 250 MB, ao menos nos Estados Unidos, sairá por US$ 14,99. Já para uso ilimitado, o custo será de US$ 29,99, isso sem contar o acesso grátis através de rede WiFi. E você pode cancelar o pacote a qualquer momento.

Compatibilidade com iTunes e outros aplicativos da Store

Além disso, os modelos 3G da tablet serão totalmente desbloqueados, o que permite a utilização fora dos planos anunciados pelas operadoras. Steve Jobs aproveitou para anunciar que o iPad já estará disponível para venda em três meses e internacionalmente em meados de junho ou julho.

Prepare o bolso, já que o valor das tablets foi divulgado. O mais simples, de 16GB e conexão Wi-Fi (sem 3G) serão vendidos a partir de US$ 499. Já o modelo mais completo, com capacidade de armazenamento de 64GB e com conexão 3G sai por nada menos do que US$ 829.

"Nossa mais avançada tecnologia em um aparelho mágico e revolucionário com um preço inacreditável."

Confira os preços anunciados:

Tabela de preços

AcessóriosTeclado para iPad

Não ache que por considerar o teclado touchscreen do iPad algo pouco prático é que ele não sirva para você. Para quem prefere um periférico físico, a Apple lançou estações dock específicas para a tablet. Com isso, basta encaixar seu aparelho no acessório e utilizá-lo como um computador comum.

Também foi divulgado um case para você proteger e guardar a tablet. O interessante é que este acessório pode virar um suporte para facilitar a utilização do teclado touchscreen ou para apoiar o aparelho e assistir filmes confortavelmente.

Considerações iniciais

O iPad mal foi anunciado e muito já se fala sobre a sua real utilidade. Há quem diga que é apenas um iPhone encorpado, enquanto outros veem nele o futuro. Mas uma coisa é certa, o mercado tecnológico vai ter de se adaptar com a chegada da tablet da Apple.

O primeiro a sentir a presença da novidade é o Kindle, da Amazon. Como o iPad também é e-reader e suporta um formato de livros digitais bem mais populares do que o rival, é possível que a venda de livros pelo iBook Store retire a hegemonia do Kindle.

É claro que o leitor da Amazon ainda possui suas vantagens, como a duração da bateria. Como ele utiliza e-ink, ou seja, o gasto de energia é feito apenas durante a troca de páginas, o que faz com que o consumo de bateria seja menor.

Isso sem contar o preço. O Kindle DX, maior modelo do e-reader da Amazon, é vendido por 489 dólares, enquanto foi anunciado que o iPad terá valores a partir de US$ 499. Isso deve resultar na queda de preço do e-reader, que já é enviado para o Brasil. Então, se você pretendia comprar um, aguarde os novos preços.

Já os netbooks

Os computadores ultraportáteis também podem sofrer com a chegada do iPad. As tablets já podem ser considerados uma categoria à parte de computadores, assim como os netbooks já são.

O único problema é que as funções de ambos são bastante parecidas, ou seja, acessar a internet, visualizar emails ou assistir a vídeos. A semelhança de tarefas é tanta que o próprio Steve Jobs ironizou os netbooks, considerando-os mais lentos e com baixa qualidade na tela.

Por conta disso, os pequenos computadores devem sentir a presença do iPad, que além de mais bonito, é bem mais prático. O único ponto negativo é a falta de uma entrada USB.

Isso significa que os netbooks de alta configuração devem virar regra e não exceção. As tablets em geral já mostraram ser capazes de desempenhar tarefas com muito mais eficiência do que a maioria dos computadores portáteis atuais.

Circle Dock

Circle Dock : Reúna os programas e arquivos que você mais acessa no PC em um círculo estiloso e deixe tudo mais organizado.

Resulmindo: Forma Um Circulo Na sua Areá de Trabalho

Banner

Banner