Seja, Bem Vindo.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Aprenda a fazer emoticons para o seu MSN Messenger!

Crie seus próprios emoticons para deixar o MSN Meessenger ainda mais personalizado. Afinal, uma das coisas mais divertidas é enviar imagens exclusivas e engraçadas. Aqui você descobre como fazer o seu emoticon!

Ter emoticons personalizados pode parecer algo difícil de se fazer. Muita gente pensa em baixar programas, aprender a editar imagens e fazer uma série de coisas que no fim acabam criando duas hipóteses de resultado: algo muito legal ou então uma grande bagunça que ninguém poderia ser capaz de entender. A verdade é que você não precisa de nada disso.

Desde a sua criação, os emoticons já ganharam diversos modelos, estilos, pacotes, temas e uma infinidade de coisas que se forem listadas aqui, demorariam anos para terminarmos de ler. Assim, pode-se entender que as manifestações através de gráficos e até mesmos sinais e códigos do seu teclado podem resultar em bons meios de expressão.

Muita gente pode até não saber, mas os emoticons são uma forma de linguagem paralinguística, ou seja, são aspectos não verbais que compõem a comunicação e ajudam a expressar sentimentos. Quando temos apenas as mensagens escritas, sem nenhum componente do tipo, fica difícil saber se nossos amigos estão sendo irônicos ou se estão falando sério.

Crie seus emoticons!

Para ajudar a esclarecer essas questões, muita gente começou a usar “rostinhos” ao lado das frases para indicar algum tipo de emoção. Apesar de não serem palavras inteligíveis através de significado extenso, os emoticons são símbolos (signos) que também fazem parte da mensagem que se pretende passar.

Até pouco tempo atrás, a personalização de emoticons era muito complicada e dependia de profissionais de design ligados às empresas produtoras de softwares para inseri-los em comunicadores como o MSN Messenger, por exemplo. O momento em que vivemos é marcado pela intensa personalização de itens. Não poderia ser diferente com o seu emoticon.

Pré-requisitos

  • Conexão com a internet
  • Acessar o Minimise-me, clicando no botão abaixo.
  • Bastante criatividade!

Mãos à obra!

Depois de ter verificado todos os pontos acima, é hora de determinar se tudo está funcionando corretamente. Assim que os pontos estiverem calibrados e a criatividade a todo o vapor, é hora de começar. Logo que o Minimise-me estiver aberto, clique no botão “Create a Character” para fazer a sua versão emoticon!

Selecione o botão e mãos à obra!

Quando clicar neste botão, você verá uma paleta de cores e uma base de emoticon logo ao centro. Esta é sua tela – pronta para ser criada! Escolha a cor do seu smiley para começar. Você tem 12 opções que variam do branco ao azul claro, passando pelo clássico amarelo-smiley! Logo ao lado esquerdo dessa paleta, você encontra os recursos para decorar o seu emoticon. Veja os detalhes de cada um deles!

Head – a cabeça

Como na vida real, o seu emoticon também pode ter características faciais que se assemelhem muito ao seu rosto. Afinal de contas, você não é igual a ninguém – exceto se tiver um irmão gêmeo, mas isso não vem ao caso! Nesta primeira opção você tem dezessete alternativas de cabeça para o seu emoticon.

Escolha a corSelecione o estilo!

Selecione aquela que mais lhe agradar. Para navegar entre as páginas de modelos, clique no botão “Next” (Próximo) logo abaixo da última forma. Neste primeiro momento não é possível utilizar os controles de posicionamento, rotação ou tamanho do seu emoticon.

Eyes – os olhos

Assim como a base do seu emoticon, a cor dos olhos também oferece doze opções diferentes. Neste caso, você pode ter olhos roxos, cor de rosa, vermelhos, turquesa e os tradicionais castanhos, verdes ou azuis. Clique sobre as cores para adicioná-las ao modelo de olho desejado. Ao todo, são vinte e três formatos de olhos diferentes.

Ao contrário dos modelos de cabeça, os olhos podem ser ajustados de acordo com a sua vontade. Para isso, use os controles logo abaixo do emoticon que está sendo construído. Com ele, você pode girar, redimensionar e encontrar a posição certa para os olhos que serão adicionados.

Eyebrows – as sobrancelhas

Escolha os olhosNão é muito comum ver sobrancelhas em emoticons, mas ainda assim, se você pretende fazer o seu rosto versão smiley, é um pouco estranho pensar em si mesmo sem sobrancelha, não é? Então o Minimise-me oferece uma boa biblioteca de sobrancelhas para o seu emoticon. Da mesma maneira que os olhos, elas podem ser reposicionadas, redimensionadas e giradas.

Contudo, não é possível alterar a cor desses elementos. Por isso escolha a sobrancelha de acordo com a cor do seu cabelo. Afinal de contas, dificilmente um ruivo tem sobrancelhas loiras. E, assim como as outras opções, têm um número razoável de alternativas – vinte e duas.

Mouth – a boca

Escolha a boca!Existem, ao todo, vinte e dois estilos de boca para você usar no seu emoticon. Contudo, alguns deles permitem personalizações de cor, enquanto outros não contam com este recurso. Isso porque aqueles que podem ser coloridos são os modelos femininos que variam de acordo com a cor do batom escolhido.

Já os estilos de boca para emoticons masculinos possuem um traço fino, para representar a falta de maquiagem dos rapazes. Do mesmo modo que os outros elementos, a boca pode ser redimensionada, reposicionada e girada. Portanto, solte a criatividade!

Hair – o cabelo

Até agora, nenhum recurso do Minimise-me tem mais opções que o cabelo. Somando todos os estilos, você conta com vinte e nove cabeleiras diferentes para enfeitar o seu emoticon. Ali você vai perceber que existem madeixas conhecidas do mundo da música e televisão. Dois estilos inconfundíveis estão listados.

Redimensione e edite à vontade!

Um deles é o de Amy Winehouse e o outro o de Paris Hilton. As duas emprestam o visual ao seu emoticon, se você quiser. Mas, se preferir um look próprio, é fácil escolher um penteado que caia bem no seu emoticon. Ao contrário das sobrancelhas, os cabelos são altamente personalizáveis. Portanto, escolha qualquer uma das doze cores acima do seu emoticon.

Hat – os chapéus

Se não estiver satisfeito com o seu cabelo ou se o boné já faz parte do seu corpo, nada mais justo do que colocá-lo no seu emoticon não? Então escolha uma das dezoito opções que o Minimise-me oferece. Ali você pode virar Papai Noel, mafioso, enfermeira, sushiman e muitas outras personalidades.

Selecione a o  chapéu!

Quanto aos ajustes dos chapéus, você pode transformar os tamanhos, ângulos e outros parâmetros com os controles abaixo do seu emoticon. Assim, se você quiser um chapéu maior, menor ou então de cores diferentes, basta selecionar a opção correspondente até que tudo fique como imaginado.

Features – os adicionais

Adicione óculos e  outros recursos!

Depois de ter feito toda a montagem do seu emoticon, é hora de inserir alguns adicionais como barbas, pintas, bigodões e sombras nos olhos. Assim, se você tem o seu superbigode e quer levá-lo para o emoticon, não há problema nenhum.

Vale lembrar que este elemento também é redimensionável, reposicionável e ainda pode ser girado sempre que for necessário. Além disso, você também pode escolher a cor das barbas e bigodes do seu emoticon.

Accessories – os acessórios

Chegou a hora de acrescentar aquele toque final. Agora você seleciona os óculos, brincos, chifres de renas, cenouras e uma série de outros acessórios para o seu emoticon ficar ainda mais interessante. Assim como todos os outros recursos anteriores, você pode fazer alterações no tamanho, posição e ainda girar esses complementos.

Insira acessórios!

Download – a parte final

Assim que você terminar de adicionar elementos e editá-los, já pode fazer o “preview” do seu emoticon. Aguarde alguns instantes para que o Minimise-me gere um arquivo executável com várias expressões para o seu emoticon. É como se você tivesse criado uma biblioteca de emoticos. Você pode fazer vários deles e enviar para os seus amigos. É só baixar e instalar!

Faça o download e instale

Agora que você já aprendeu como ter os seus próprios emoticons, é hora de colocar tudo isso em prática e se divertir! Afinal, quem não gostaria de ter emoticons mafiosos, natalinos e especialmente famosos como a Rainha Elizabeth, David Beckham, Paris Hilton e Amy Winehouse?

Dicas do Windows 7: como substituir o Bloco de notas

O Bloco de notas do Windows é um tradicional editor de texto simples e rápido, mas, sem muitos recursos. Aprenda a substituir o bloco de notas padrão do Windows para algo também rápido e mais potente.

Ele já é conhecido de todos: abre arquivos TXT, serve como editor manual de HTML e é um bom socorro para quem precisa anotar um recado rápido enquanto utiliza o computador com o Windows.

No Windows 7 ele continua lá, firme e forte, contudo, nem sempre é a opção mais aconselhada. Lá no Baixaki, você encontra um sem número de opções, desde editores mais elaborados visualmente até outros com funções para programação e edição de texto avançada. Todos, porém, leves e ágeis como o tradicional Bloco de notas do Windows.

Contudo, ao baixar um novo programa, o Bloco de notas continua a ser padrão do Windows. Mas isso pode ser diferente. Aprenda neste tutorial a substituir o Bloco de notas tradicional por uma alternativa a sua escolha.

1. Pré-requisitos

Boas alternativas não faltam: Notepad++, Notepad GNU, XML Notepad 2007, Xint e muitos outros estão cadastrados em nosso banco de dados. Para este tutorial, selecionamos um dos mais conhecidos programas do gênero, o Notepad++. Ele tem o visual semelhante ao do Windows, contudo, suporta linguagem de programação, está em português do Brasil e é um software livre. Clique no botão abaixo para fazer o download:

Clique para baixar o Notepad++

2. Faça você mesmo

Antes de começar nosso tutorial, é importante destacara que para realizar essa alteração é necessário ter uma status de administrador do Windows. Se você já possui, apenas siga adiante com o passo a passo.

Backup do Bloco de notas

A primeira coisa a ser feita é uma cópia de segurança (backup) do Bloco de notas tradicional. Isso é importante para caso você deseje retornar a utilizá-lo posteriormente. Então, na barra de pesquisa do Menu Iniciar, digite o comando %windir%/System32 e pressione Enter. O diretório System32 do Windows é aberto e lá você deve encontrar um arquivo chamado Notepad (o Bloco de notas).

Encontre o arquivo

Obs.: Se você utiliza a versão de 64 bits do Windows 7, deve executar o comando %windir%/SysWOW64 para encontrar o arquivo do Bloco de notas.

Copie o arquivo e em seguida cole-o na mesma pasta. Se for emitido algum aviso de que já existe outro arquivo com o mesmo nome, escolha a opção para confirmar a cópia e manter os dois arquivos.

Copie o arquivo e cole-o na mesma pasta

Repita a mesma operação em todos os diretórios que contém um arquivo do Bloco de notas. São outros dois se você usa o Windows 32 bits e três se o seu Windows é 64 bits. Para descobrir onde estão todos, acesse a pasta C:/Windows e utilize a ferramenta de pesquisa do Windows Explorer, procurando pelo termo Notepad.

Encontre os demais arquivos Notepad do seu Windows  7 e repita a operação

Apague o Bloco de notas

Se você é o administrador, pode deletar o Bloco de notas tranquilamente. A Microsoft reforçou a segurança quanto a isso, o que é positivo, afinal, novas medidas evitam problemas com possíveis exclusões por acidente. Contudo, é possível configurar o sistema para excluir o aplicativo sem problemas. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo Notepad e depois em Propriedades.

Propriedades" src="http://www.baixaki.com.br/imagens/materias/3953/80486.jpg" alt="Botão direito do mouse > Propriedades" style="border-top-style: none; border-right-style: none; border-bottom-style: none; border-left-style: none; border-width: initial; border-color: initial; ">

Acesse a guia Segurança e lá clique sobre o botão Avançadas:

Avançadas" src="http://www.baixaki.com.br/imagens/materias/3953/72570.jpg" alt="Segurança > Avançadas" style="border-top-style: none; border-right-style: none; border-bottom-style: none; border-left-style: none; border-width: initial; border-color: initial; ">

Na nova janela que se abriu, vá até a guia Proprietário. Note que o nome do proprietário atual chama-seTrustedInstaller. É possível realizar muitas coisas com aplicativos pertencidos ao TrustedInstaller, porém, é preciso tomar o controle dele anteriormente. Para isso, clique sobre o botão Editar.

Editar" src="http://www.baixaki.com.br/imagens/materias/3953/65484.jpg" alt="Proprietário > Editar" style="border-top-style: none; border-right-style: none; border-bottom-style: none; border-left-style: none; border-width: initial; border-color: initial; ">

Selecione agora o usuário que deve ser habilitado com o privilégio de excluir o Bloco de notas e clique em OK.

Selecione o usuário que deve receber os privilégios

Você visualizará o seguinte aviso após confirmar a alteração.

Aviso

Clique em OK e em OK novamente para fechar as janelas. Clique outra vez com o botão direito do mouse sobre o arquivo Notepad e vá em Propriedaes. Volte à guia Segurança e clique em Editar.

Editar" src="http://www.baixaki.com.br/imagens/materias/3953/37492.jpg" alt="Segurança > Editar" style="border-top-style: none; border-right-style: none; border-bottom-style: none; border-left-style: none; border-width: initial; border-color: initial; ">

Selecione o usuário que acabou de ganhar a permissão e então marque em Permitir a opção Controle total, assim como na imagem abaixo:

Controle total ao usuário privilegiado

Clique em OK e então será exibido o aviso abaixo, informando das alterações que você acaba de realizar. Confirme clicando em SIM e depois em OK para encerrar a janela de propriedades do Bloco de notas.

Confirme as alterações

Depois disso, apague o arquivo Notepad (não se esqueça de manter a cópia que você criou). Repita o mesmo procedimento descrito acima procedimento nos demais diretórios em que se encontram arquivos Notepad.

Substituindo o Bloco de notas

Depois de apagar o Bloco de notas do computador, é hora de substitui-lo. Como no nosso caso utilizamos o Notepad++, é preciso encontrar o arquivo executável do programa para inseri-lo como padrão. Ao instalar o Notepad++ no PC, ele deve ter enviado um atalho para o desktop e nós encontraremos seu arquivo executável por meio deste atalho.

Clique com o botão direito do mouse sobre ele e vá em Propriedades. Lá, acesse a guia Atalho e clique no botão Abrir Local do Arquivo.

Abrir Local do Arquivo

Ao fazer isso você é levado diretamente para o diretório em que o Notepad++ foi instalado. Copie o arquivo executável do aplicativo e então cole-o nos dois (Windows 7 de 32 bits) ou três (Windows 7 de 64 bits) diretórios em que anteriormente estavam o Bloco de notas do Windows.

Localize o arquivo executável do Notepad++

Se algum aviso surgir na tela sobre a liberação pelo administrador, confirme e prossiga repetido o procedimento em todas as pastas necessárias.

Feito isso, renomeie (Botão direito do mouse sobre o arquivo > Renomear) os arquivos executáveis do Notepad++ para apenas Notepad. É possível que ao fazer isso, o ícone do programa volte a ser o mesmo do Bloco de notas do Windows. Novamente, repita a operação em todas as pastas necessárias.

Terminada a substituição e renomeio de todos os arquivos, dê um duplo-clique sobre o arquivo Notepad e veja o resultado:

Um novo bloco de notas padrão para o Windows 7

Para tirar a "prova real", vá em Menu Iniciar > Executar e execute o comando Notepad. Novamente, o programa que deve surgir é o Notepad++ (ou aquele escolhido por você). Se tudo ocorreu bem, pronto, você acaba de substituir o Bloco de notas padrão do Windows 7.

Como colocar um vídeo como protetor de tela do Windows!

Em poucos passos você coloca qualquer vídeo de sua preferência para atuar enquanto o PC descansa, o que pode ser bem mais divertido do que utilizar um protetor comum.

Há centenas de protetores de telas de ótima qualidade espalhados pela internet, mas quem nunca quis colocar aquele vídeo preferido para rolar enquanto não utiliza o computador? Neste tutorial você aprende o passo a passo para fazer isso! É só seguir as dicas com bastante atenção e desfrutar de seu protetor mais que personalizado no final.

Pré-requisitos

Para colocar qualquer vídeo de sua preferência como protetor de tela, você precisa dos seguintes aplicativos instalados no computador:

1. Software para baixar vídeos (utilizamos o aTube no guia);

2. Free Video To Flash Converter (aplicativo que converte os vídeos para o formato SWF);

3. InstantStorm (aplicativo que transforma os vídeos em screensavers).

Desde o começo!

A primeira dica do guia é referente à instalação do aTube Catcher. No final desse processo é sugerido que você adicione a Barra de ferramentas Ask.com juntamente com o programa. É recomendado não inserir o aplicativo, como indicado na figura abaixo:

Outra dica muito importante na primeira utilização do programa é mudar o idioma para o português, o que é feito de um modo bastante simples. Isso torna a identificação das funções do aplicativo ainda mais intuitiva.

Download do YouTube

Caso você queira baixar um vídeo do YouTube para utilizar como screensaver, siga as seguintes indicações:

1. Vá até a página em que o vídeo é exibido e copie o link dele;

2. Ao abrir o aTube, cole o link na lacuna “Origem” ao clicar no botão “Colar”;

3. Em “Salvar para” você define a pasta em que quer salvar o arquivo;

4. Clique em “Baixar” e aguarde o processo.

Ao seguir corretamente todos esses passos você acaba de baixar o arquivo que será utilizado com o InstantStorm, que transformará o vídeo em um protetor de tela. Antes de avançarmos para o próximo programa, veja como converter os vídeos para o formato SWF.

Converta os vídeos

Se você já tem algum vídeo baixado no computador em formatos diferentes do SWF, é necessário utilizar uma ferramenta de conversão antes de continuar com o processo. A melhor indicação é o Free Video To Flash Converter.

Durante sua instalação o aplicativo oferece uma Barra de ferramentas para ser inserida juntamente ao programa principal. Como fizemos com o aTube Catcher, aqui também é necessário desmarcar as caixas de seleção, a exemplo da imagem abaixo:

Para realizar as conversões e deixar os arquivos no formato SWF, siga as indicações:

1. Abra o aplicativo e clique em “Procurar” para localizar seu vídeo;

2. A função “Cortar” permite utilizar apenas alguma parte específica do vídeo;

3. Em “Pasta de saída” você define o local em que o novo arquivo será salvo;

4. Na opção “Formatos” selecione a opção SWF;

5. Clique em “Converter” e aguarde o processo.

Transforme em protetor de tela

Finalmente é hora de utilizar o InstantStorm para transformar os arquivos em screensavers. Ao abrir o programa pela primeira vez, selecione a opção central chamada de “Create a new project with new project wizard”.

1. Escolha um nome para o screensaver;

2. Selecione o arquivo em SWF ao clicar em “Browse”;

3. Caso queira, selecione uma imagem em Bitmap para aparecer na instalação do programa;

4. Clique em “Finish” para sair do ajudante;

5. Selecione “Create” para terminar o screensaver.

Confira o resultado!

Agora é só acessar a opção de proteção de tela no Windows ou simplesmente executar o atalho enviado para a Área de trabalho e conferir a sua criação. Ao seguir atentamente todas as dicas, você será capaz de transformar qualquer vídeo do seu computador em um protetor de tela profissional. Até a próxima!


Banner

Banner