Seja, Bem Vindo.

terça-feira, 30 de março de 2010

O Ubuntu 10.04 está chegando e vai trazer muitas novidades e melhorias para os usuários!

Conheça todas as novidades esperadas para o Ubuntu 10.04, o Lucid Lynx.

O Ubuntu vem conquistando cada vez mais usuários domésticos. Sua interface amigável e repleta de efeitos é um dos maiores atrativos do sistema e uma das principais responsáveis pelo grande número de novos utilizadores.

Essas características somadas à rapidez e à leveza fazem do Ubuntu uma ótima opção de sistema operacional para qualquer tipo de usuário. A fim de tornar o SO ainda melhor, os desenvolvedores estão trabalhando em uma nova versão, a Lucid Lynx, que ainda se encontra na versão beta 1, mas já trouxe algumas novidades agradáveis.

Se você também é fã de Linux, mas está com um pouco de receio em instalar a nova versão, afinal ainda está em fase de teste, não deixe de conferir tudo o que o Ubuntu 10.04 traz de novidade.

Interface do sistema

Primeiro, o cronograma

Antes de falar quais foram as mudanças mais notáveis que a nova versão do Ubuntu trouxe, que tal conferir o cronograma completo de todas as versões que serão lançadas e suas respectivas datas até o final da versão? A beta 2 está pertinho, é só esperar mais um pouco!

10 de Dezembro de 2009Alpha 1
14 de Janeiro de 2010Alpha2
25 de Fevereiro de 2010Alpha 3
28 de Março de 2010Beta 1
8 de Abril de 2010Beta 2
22 de Abril de 2010
Versão RC
29 de Abril de 2010
Versão Final - Ubuntu 10.04 LTS

O QUE VEM DE NOVIDADE POR AÍ

Kernel e Gnome atualizados

O Ubuntu Lucid Lynx conta com a versão 2.6.32 do Linux Kernel, o que traz maior estabilidade e rapidez para o sistema. Além disso, a compatibilidade entre hardware e o sistema operacional também será melhor com a utilização do novo núcleo.

Temas novos? Não, velhos modificados!Para fazer companhia ao Kernel, o Gnome também virá com uma versão melhorada do ambiente gráfico. Agora ele contará com o cliente de mensagens instantâneas Empathy, o gravador de discos Brasero e melhorias visuais em alguns detalhes como os ícones do sistema.

Embora não tenham prometido nenhum tema novo, que mudasse totalmente a aparência do sistema, os desenvolvedores inseriram algumas modificações na parte gráfica desta distribuição.

Os usuários podem conferir alguns temas já conhecidos que sofreram algumas alterações nas cores e fontes utilizadas.

Música legal no seu PC

Uma das maiores reclamações dos usuários que utilizam o Linux e o Windows é o fato de o sistema operacional do pinguim não trazer nenhuma aplicação que permite a compra online de músicas. Pois bem, agora o Ubuntu conta com o Ubuntu Music Store, uma loja online integrada ao próprio Rhythmbox, player padrão do sistema, que permite comprar músicas e salvá-las no seu computador.

A grande novidade, no entanto, fica por conta da integração deste serviço com o UbuntuOne. Isso porque você poderá sincronizar as músicas que você comprou com todos os seus computadores e até mesmo com os amigos. Muito legal isso, você não acha? Vai dar para comprar a música e tê-la em todas as máquinas de casa sem precisar copiar e colar os arquivos de um lugar pro outro!

Ubuntu Music Store

O Gimp foi-se embora

O editor de imagens mais conhecido do Linux dará adeus ao sistema do pinguim. Aliás, já deu. Na versão beta 1 da distribuição Lucid Lynx ele não é mais pré-instalado. Em seu lugar entrou o Pitivi.

Mesmo com toda a polêmica que essa troca causou na comunidade Linux, os desenvolvedores optaram em manter os planos e deixar o Gimp um pouco de lado, mas ele permanece na lista de aplicações da Central.

E o F-Spot ganha um upgrade

Finalmente o F-Spot ganhou algumas das melhorias tão pedidas pelos usuários. Além de gerenciador de imagens o aplicativo agora também possui algumas funcionalidades para edição, como redimensionar e cortar uma foto, retirar os olhos vermelhos, modificar os efeitos de luz, entre outros.

Mesmo que muitos usuários tenham ficado chateados com a retirada do Gimp, foi justamente essa ação que levou os desenvolvedores do sistema a incrementarem o F-Spot. Afinal de contas, um sistema operacional sem editor de imagens padrão não agrada muito aos usuários.

Jogos, mais jogos

Os jogos pré-instalados no Ubuntu também foram repensados, o que causou uma diminuição no número de games, mas também trouxe uma melhora significativa nas aplicações escolhidas.

Além dos famosos “Paciência AisleRiot” e do “Minas”, o Lucid Lynx traz de volta clássicos antigos como “Quadrapassel”, mais conhecido como “Tetris” e o jogo dos números, o “Soduku”.

Porém, a maior novidade fica mesmo por conta do “gbrainy”. Trata-se de uma coletânea de games de quebra-cabeças que prometem trazer muita diversão aos usuários, além de serem um forte treinamento para o cérebro humano.

Novos jogos!

Boot e instalação “The Flash” e novo login

As novidades e melhorias da distribuição Lucid Lynx podem ser notadas já na hora de instalar o sistema. Todo o processo de instalação do Ubuntu 10.04 não leva mais do que 40 minutos dependendo do computador que o usuário estiver utilizando.

Além disso, o boot do Ubuntu está notavelmente mais rápido e leva apenas alguns segundos para que o usuário possa iniciar suas atividades no computador. Para que isso fosse possível as telas que indicam o carregamento do sistema, e também o login do usuário, foram modificadas de modo que ficassem mais leves. No entanto, pode ser que até a versão final do Ubuntu 10.04 as telas de boot sofram outras modificações.

Tela de login e carregamento

Novas ferramentas pré-instaladas

A distribuição Lucid Lynx do Ubuntu embarca na onda das redes sociais e já traz em sua lista alguns aplicativos que facilitam a interação do usuário com a internet. Um bom exemplo é o Gwibber, um cliente para várias redes sociais, como Twitter, Facebook e Identi.ca.

A Central de Programas do Ubuntu

Outra novidade está na reformulação da interface e de algumas opções da Central de Programas do Ubuntu. Agora ela concentra não apenas instalação e remoção de aplicativos, mas também a atualização do sistema como um todo. Além disso, será possível instalar programas de sites externos por meio dela.

As categorias de aplicativos também foram revisadas e sofreram algumas modificações. Tudo isso foi feito pensando apenas em facilitar a vida dos usuários e tornar a tarefa de encontrar um programa bem mais simples.

Nova central de programas

Indicadores de sistema

O painel superior do Ubuntu sempre reuniu diversas informações a respeito do sistema em geral. A ideia para o Lucid Lynx foi unificar todos esses dados em uma nova, única e simples interface. Esta nova interface permite a rápida troca entre os usuários do sistema, por exemplo, ou ainda a alteração de status em vários mensageiros instantâneos ao mesmo tempo.

Instalar codecs nunca foi tão fácil

Instalando CodecsQue a instalação de codecs para rodar músicas e vídeos no Ubuntu não é uma tarefa fácil quase todos os usuários concordam. Isso mudou um pouco na versão 10.04 do sistema. Agora basta clicar em um botão que todos os codecs necessários para rodar arquivos de áudio e vídeo são automaticamente baixados e instalados.

Ao executar o Rhythmbox pela primeira vez o usuário se depara com uma mensagem avisando que os codecs necessários ainda não foram instalados e, logo abaixo, um botão que permite fazer o download de todas as dependências. Depois é só esperar até que tudo seja baixado e instalado. Fácil assim!

E os efeitos de transparência?

Os tão prometidos efeitos de transparência também já podem ser visualizados na versão beta 1 da distribuição Lucid Lynx. Mas não espere nada revolucionário. Além dos efeitos já conhecidos dos usuários, esta versão do Ubuntu traz uma leve transparência nos Menus flutuantes, aquelas mensagens que aparecem quando você deixa o mouse por alguns segundos sobre uma opção do sistema.

Efeitos de transparência

O que esperar da versão final

Ainda há duas versões de teste até que finalmente saia o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx final. A previsão é que esta distribuição do Linux seja finalizada até final de abril. Até lá, espera-se que outros recursos sejam inseridos e bugs arrumados. Só assim para que as janelas de erro do sistema parem de aparecer.

Você pode ajudar a deixar o Ubuntu ainda melhor. É muito fácil, basta reportar os bugs que encontrar nas versões beta 1, beta 2 e RC do sistema. Quem sai beneficiado com essa ação é você!

IMPORTANTE!

Vale lembrar que o Ubuntu Lucid Lynx está em sua versão beta 1 de testes. Ou seja, certamente existem muitos bugs e problemas que ainda serão corrigidos. Por esses motivos não é aconselhado que o usuário substitua seu sistema atual pelo Ubuntu Lucid Lynx.

O melhor a fazer é criar uma máquina virtual para rodar o sistema operacional em fase de testes ou reservar uma pequena partição do disco para ele. Ajude a aprimorar o Ubuntu Lucid Lynx e torna-lo ainda melhor do que as versões anteriores. O poder está em suas mãos também!

Agora é com você! O que achou das novidades que a nova distribuição do Ubuntu trouxe? Já usou a versão beta 1?

Não deixe de enviar seus comentários e experiências, eles podem ser úteis para outros usuários e certamente são muito importantes para nós!

Aprenda a limpar a memória RAM e deixe seu computador mais rápido

O Blog do IGOR ensina como utilizar o programa Memory Improve Master Free para auxiliá-lo nesta tarefa tão importante.

A memória RAM exerce influência de forma indireta sobre a velocidade de desempenho do processador instalado em seu computador, pois é ela quem armazena as informações de programas abertos em endereços para que sejam acessados de forma mais rápida.

Se ela estiver muito ocupada com endereços ou você tiver uma quantidade muito pequena dela instalada em seu computador, as informações de programas necessitarão ser transferidas do disco rígido, CD, Zip disk, pendrive, etc. para a memória RAM quando estiverem em uso, tomando mais tempo nesse processo.

Dessa forma, quanto maior quantidade de memória RAM, mais instruções podem ser armazenadas e programas maiores ser carregados de uma só vez e em menos tempo. Sinais de que a memória RAM está insuficiente começam a aparecer quando programas que requerem recursos gráficos começam a ficar lentos para carregar e – depois de certo tempo em uso – até mesmo aplicativos leves demoram muito mais e ocupam mais processamento.

Quando você recebe um aviso do sistema operacional indicando “Memória Insuficiente” ou “Memória Virtual Insuficiente”, este se deve ao fato de um programa que teve solicitada a abertura e ele não “caber” na memória RAM. Você pode “limpar” sua memória RAM e aumentar o desempenho do computador de forma bem simples, utilizando o Memory Improve Master Free.

Pré-requisitos:

  • Conexão com a internet para o download;
  • Programa Memory Improve Master Free;

Baixar o programa

Começando a limpeza!

O Memory Improve Master Free é um programa cujo objetivo é limpar endereços da memória RAM que não estejam mais sendo utilizados pelo computador com o intuito de deixar a máquina mais rápida. A interface do programa é composta por cinco abas contendo funcionalidades agrupadas em categorias, facilitando sua visualização.

A primeira delas chama-se “Information Overview” (Resumo de Informações). Ao iniciar o programa é recomendado que você a acesse de forma a verificar o estado de seu computador. Nesta aba há um gráfico mostrando a taxa de utilização da Memória RAM, memória Virtual e CPU. Logo abaixo você observa essas informações também na forma de percentual.

Visão geral de informações

Na parte inferior da janela do programa, ele mostra o estado geral do computador. Os níveis do estado indicam quanto de memória está em uso no computador. “Great” indica uso entre 0% e 30%, “Good” entre 30% e 60%, “Medium” entre 60% e 80% e “Bad” entre 80% e 100%.

Ao lado do estado, há uma recomendação para utilização do programa. Por exemplo, ele pode informar que o estado está bom, pois há memória suficiente para rodar aplicações, porém não muitas e recomenda que se libere espaço quando necessário (como na tela abaixo).

Estado e recomendação

Ao lado direito, há a opção de limpeza “Fast Free!” (Liberar Rapidamente) (1), representada pelo botão “Free” (Liberar). Esta função serve para verificar programas que, mesmo “fora de uso” estejam consumindo memória, e assim efetuar a limpeza dela. Feito isso, o programa exibe (quase instantaneamente) os resultados, a partir do ícone do programa na Bandeja do sistema (“systray”).

Existe, ainda, uma segunda opção nessa mesma aba para liberar mais espaço na sua memória, o botão “Compress” (Comprimir) (2). Os parâmetros para a compressão (percentual e nível) podem ser modificados clicando na seta logo ao lado do botão. É recomendado utilizar esta função somente quando o consumo de memória for tão grande que seja necessário comprimir o uso de alguns programas para liberar espaço nela.

Otimização de memória

Na segunda aba, “Memory Optimization” (Otimização de memória) você encontra opções para melhorar as condições do uso da memória pelo computador. Na parte superior desta guia, você encontra as funções “Fast Free” e “Compress” (porém aqui exibido em forma de número e não percentual) que funcionam exatamente da mesma forma como foi explicado no tópico anterior.

Liberar espaço e comprimir

O programa também oferece formas para que você não precise ficar se preocupando em efetuar a limpeza, deixando o trabalho agendado. Para isso, basta selecionar a opção “Auto free memory” (Liberar memória automaticamente) (1) e definir o intervalo de tempo na barra de rolagem logo abaixo da opção (2).Opções de automação

Você pode definir regras, que no programa aparecem na forma de listas. Estas armazenam uma lista de processos, definindo a forma como a memória será otimizada ou distribuída quando eles estiverem em execução (3).

Você possui quatro opções de lista: "White List" (Lista Branca) que encarrega-se de processos que não possuem limite do uso de memória enquanto estiverem rodando. "Black List" (Lista Negra), ao contrário da anterior, faz com que os processos listados parem de ocupar a memória para dar espaço para outros (que não estejam na “Black List”).

“Smart List” (Lista Inteligente), é uma espécie de “Lista Branca Inteligente”. Ela é gerada automaticamente pelo programa, analisa os aplicativos utilizados constantemente pelo usuário e os adiciona a ela. “Idle List” (Lista de Inativos) que seria o equivalente a uma “Lista Negra Dinâmica”. Sempre que um processo da CPU tiver seu uso igual a zero, ele é acrescentado à esta lista.

Você pode selecionar apenas um tipo de lista por vez. Clicando no botão “Edit” (4), você pode adicionar processos às listas Branca e Negra (as outras duas são geradas automaticamente e não podem ser editadas pelo usuário).

Compressão automatizada

Ao lado direito da opção de limpeza automática, há também como efetuar compressões automaticamente. Para isso, selecione a opção “Auto compress memory” (Comprimir memória automaticamente) (1).

Compressão automáticaEm seguida, você observa três barras de rolagem para definição de parâmetros. De cima para baixo, a primeira delas representa o intervalo de tempo no qual o programa deve inspecionar o espaço ocupado (2).

A segunda representa o valor mínimo permitido para a memória. (3) Dessa forma, se ela ficar com essa taxa de espaço ou menos, o programa automaticamente ativa a compressão. A terceira define quanto o programa tenta liberar de memória após a taxa definida na opção anterior ser alcançada (4). Abaixo, há uma opção chamada “CPU Protection” (5).

Quando ela estiver selecionada, o programa não efetua compressão de memória automaticamente se o uso da CPU exceder o percentual especificado na barra de rolagem abaixo da opção (6). O botão “Recommend” (Recomendado) (7) carrega as configurações que o programa considera melhores por padrão.

System Tuneup: melhor desempenho

Esta aba permite que você melhore o desempenho alterando configurações padrão do Windows. ATENÇÃO:não é recomendado efetuar alterações nesta aba caso não tenha conhecimento algum sobre elas e seu impacto no computador.

Ao lado esquerdo da janela do programa são mostradas as configurações relacionadas à performance da memória. A primeira opção “Adjust Windows Visual Effects” (Ajustar Efeitos Visuais do Windows) (1), permite que você altere opções de efeitos visuais do Windows para melhorar o desempenho. Há cinco níveis disponíveis para escolha: deixar que o Windows selecione o melhor para o computador, melhorar aparência, melhorar desempenho, personalizado e equilibrar performance entre aparência e desempenho.

Configurações de desempenho do sistema

A segunda opção “Adjust to Allocate Processor Time” (Ajustar para alocar prioridades do processador) (2) permite definir para quais processos o processador deve dar prioridade. Há três níveis possíveis: deixar que o Windows selecione o melhor para o computador, alocar mais do processador para aplicações e alocar mais do processador para serviços em segundo plano.

Logo abaixo, você pode selecionar três opções (3). A “Additional Worker Threads”, na qual, de certa forma, o programa tenta manter mais threads tentando gerenciar a memória. Já “Optimize NTFS’s performance” que busca melhorar desempenho em partições NTFS e “Enable UDMA66 mode” habilita o padrão de interface de mesmo nome, permitindo transferências de até 66 megabytes por segundo.

Ao lado direito da janela do programa são mostradas as configurações relacionadas ao cache. (4) Aqui há a opção de utilizar um sistema de cache maior (“Use large System cache”). “Disable paging executive data” faz com que seções da memória RAM não sejam enviadas para o disco rígido. E “Always Unload DLLs” faz com que DLLs que não estejam em uso sejam “descarregadas” da memória.

Abaixo, uma barra de rolagem permite ajustar a quantidade máxima de cache utilizada para ícones (5). Você pode ajustar para a quantidade máxima desejada. O botão “Recommend” (Recomendado) (6)carrega as configurações que o programa considera melhores por padrão.

Gerenciador de processos

A aba “Processes Management” (Gerenciamento de Processos), assim como no Gerenciador do Windows, exibe todas as aplicações em execução no computador. Além disso, ele mostra a quantidade de memória RAM ocupada por cada programa.

Gerenciamento de processos

O botão “Refresh List” faz com que a lista de processos seja atualizada. Você pode definir o intervalo de tempo entre atualizações automáticas da lista na barra de rolagem ao lado da opção. Para parar um processo, basta selecioná-lo e clicar em “Terminate” (Finalizar). É possível liberar a memória utilizada por um programa selecionando ele na lista e clicando em “Free Memory” (Liberar memória).

Opções de configuração

A última guia do programa “Configuration Settings” (Opções de Configuração) oferece pequenas funções que permitem personalizações. Selecionando “Autorun on Windows Startup” (1) faz com que o aplicativo inicialize juntamente com o Windows. Em seguida, você pode escolher que o programa efetue sua função quando o computador estiver inativo (“Optimize memory once when CPU is idle”) (2) ou definir um intervalo de tempo para que ele faça a limpeza - função encontrada na barra de rolagem após a opção “Optimize memory once after” (3).

Opções de configuração

As opções seguintes: “Show notify icon in System tray” (4), faz com que o ícone do programa seja mostrado na Bandeja do sistema (“Systray”). “Show notifications in System tray” (5) permite que as mensagens do programa sejam exibidas a partir do ícone do aplicativo.

Caso você queira definir um atalho de teclado para a limpeza da memória, selecione a opção “Use ‘Free Memory Now’ hot key” (6) e defina o atalho digitando-o no campo disponível. As outras duas funções servem para definir o intervalo de tempo para atualização dos gráficos demonstrativos de uso da memória e lista de processos respectivamente (7).

O botão “Wizard” serve para guiar usuários inexperientes a definir parâmetros e efetuar configurações de uso para o programa. Ao ativá-lo, você visualiza um tutorial passo a passo que o ajuda a configurar as opções do programa (previamente explicadas neste tutorial), de forma a aproveitá-lo ao máximo.

Agora você já sabe como utilizar o Memory Improve Master Free para melhorar o desempenho de sua memória RAM. Esperamos que todos tenham gostado do tutorial e até a próxima!

Obtenha os melhores resultados na faculdade com o Mac ou iPod touch.

Mac + iPod touch. O resultado é maior que a soma dos fatores.
O Mac permite que você faça coisas incríveis, sem complicação. Você pode se conectar à rede Wi-Fi da faculdade ou acessar arquivos dos seus amigos que usam PC, pois eles serão compatíveis* com seu Mac. E todo estudante ainda pode usufruir do desconto especial Apple para educação.Saiba mais
O iPod touch é perfeito para acompanhá-lo na faculdade. Mesmo com seu tamanho compacto, ele é capaz de armazenar centenas de aplicativos e ainda cabe no seu bolso. Isso tudo e ainda mais com suas músicas, vídeos favoritos e muito mais. Saiba mais
O MacBook vem com praticamente tudoo que você precisa, a partir de apenas R$ 2999. E estudantes ainda tem desconto especial na Apple Store Educacional.Compre já
Envio gratuito.
Nos pedidos acima de R$ 120,00, só na Apple Online Store. Ou ligue para 0800-761-0867.
Compre online
Compre o seu.
Visite um Revendedor Autorizado Apple e leve produtos Apple para sua casa ainda hoje.
Vantagens Exclusivas.
A Apple Online Store oferece parcelas em 12x sem juros e muito mais.

Por que alguns filmes ficam com barras pretas nas laterais da tela?

Descubra por que isso acontece em alguns televisores, aprenda a solucionar este problema e também conheça um pouco mais sobre resolução de telas.

Tradicionalmente a tela dos aparelhos de televisão tem formato que se aproxima de um quadrado e, da mesma forma, as produções de televisão aberta, a cabo ou DVDs estão neste mesmo formato.

Contudo, o desenvolvimento de novos aparelhos, com suporte para conteúdo digital e de alta definição, trouxe consigo uma proporção mais evidentemente retangular. Estes novos televisores acabam por ter algumas incompatibilidades de imagem com os formatos tradicionais, e isso gera problemas de resolução.

Entendendo as proporções

Antes de tudo é importante que você saiba um pouco mais sobre proporções. Quando dissermos que algo possui proporção de quadro 4:3, significa que são 4 de largura para 3 de altura, se a proporção de quadro é 16:9, isto quer dizer que são 16 de largura por 9 de altura.

Para encontrar a proporção de pixel precisamos de um valor, como 800x600: a proporção de pixel aqui é 1:1 (dividindo 800 por quatro e 600 por três, encontraremos a razão 200:200, ou seja, 1:1) e a proporção de quadro é 4:3.

Um pixel possui 0,0264 centímetros, logo, a proporção de pixel 800x600 convertida para centímetros será de aproximadamente 21x16 centímetros. A mesma proporção de pixel com uma proporção de quadro de 16:9 será de 3200x1800 e este valor convertido em centímetros será de, aproximadamente, 84x47 centímetros.

Mas então, qual é o problema?

Como dito anteriormente, a maioria do conteúdo produzido em canais de televisão aberta ou a cabo e em DVDs vem no formato tradicional, o 4:3. Os televisores atuais, com suporte para alta definição, são widescreen, ou seja, formato retangular acentuado com proporção 16:9.

Proporção 4:3

Se você usar um pouco de matemática perceberá que há “problemas” nesta variação e que os valores 16:9 e 4:3 não são proporcionais, o que significa que conteúdos em formato não se adaptam normalmente e com a mesma qualidade em outro. Desse modo, se sua TV tem proporção 16:9 e o conteúdo exibido está em 4:3 (proporção menor), aparecerão barras pretas nas laterais no espaço não compreendido pelas imagens exibidas.

Proporção 16:9

E o que há de errado com o 4:3?

A princípio este formato não possui nada de errado. As criticas que ele recebe e também a preferência pelo 16:9 ficam pelo fato de este formato possibilitar uma visão mais ampla dos elementos laterais da cena - e que no formato 4:3 acabam sendo removidos. Para muitos isso passa despercebido, porém, para quem se liga nestas questões de proporção e qualidade da imagem, este é um ponto crucial.

A solução

Para “corrigir” o problema – de uma exibição em 4:3 em uma televisão 16:9 – você pode utilizar a função zoom ou preencher existentes em aparelhos de DVD e até mesmo em algumas televisões. Contudo, esta opção possui seus problemas, pois ela causa distorção das imagens, deixando tudo mais "baixo e gordo" em sua tela.

Esperamos que depois de ler este artigo suas dúvidas sobre proporção de tela tenham sido sanadas. Não deixe de expressar sua opinião. Abraços a todos!

Seleção: programas para corrigir erros de CDs/DVDs

Que tal corrigir erros de CDs e DVDs para não perder nenhuma informação gravada? Conheça alguns programas que podem resolver o seu problema.

Se você não possui um HD externo ou uma boa quantidade de memória no computador, certamente faz backups de arquivos em mídias como CDs e DVDs, que podem ser acessados a qualquer momento.

Entretanto, estes arquivos podem ser corrompidos durante a gravação e, muitas vezes, fazer com que você perca informações preciosas. Além disso, arquivos podem se corromper devido a danos à mídia, caso ela sofra algum tipo de “acidente de percurso”.

Corrija CDs e DVDs com programas dessa seleção

A seleção

Confira a seguir algumas dicas de programas que podem ajudar você na tarefa de recuperar arquivos e danificados, para que você não perca nenhuma informação. Eles foram divididos entre gratuitos e demonstrativos, para que você escolha aquele que mais lhe agrada na hora de recuperar qualquer arquivo de CDs e DVDs.

Gratuitos

FixVTS

Além de muito pequeno (cerca de 20KB), o Fixvts ajusta arquivos em DVD e ainda aumenta o desempenho da mídia. Ele arruma o mínimo possível de informações nos arquivos VOB e IFO, o que mantém a fidelidade na reprodução.

FixVTS

Ele é recomendado para consertar problemas resultantes do uso de ferramentas inapropriadas de gravação, cancelamento de processos antes do seu término e para erros nos arquivos VOB e IFO, que não podem ser abertos com ferramentas como o DVDShrink.

DVDisaster

Este programa conta com código aberto e utiliza duas maneiras de consertar sua mídia danificada por arranhões e deterioração devido ao tempo. Basicamente, ele corrige tanto CDs quanto DVDs em forma não apenas de mídia, mas também no formato ISO.

DVDisaster

A recuperação se dá através da geração de um EEC (Código de correção de erro ou Error Correction Code), que recupera as partes danificadas através de substituição. Caso essa forma não seja bem sucedida, o programa lê a imagem ISO do disco e repassa as partes que não foram lidas pela primeira correção até que as informações tenham sido corrigidas.

Copy Cat

Sem frescura! Através de uma interface simples e direta, você precisa apenas selecionar o arquivo que deseja salvar e o local em que a restauração deve ser feita. A única configuração que pode ser modificada é a quantidade de Bytes a serem ignorados durante o processo.

Copy Cat

Isso quer dizer que você pode “pular” aquelas partes do CD ou DVD que estão riscadas e recuperar todo o resto da mídia, de forma que não haja mais o travamento em seu player. Entretanto, quanto maior o número de riscos, mais difícil é a recuperação.

CD Recovery Toolbox

A vantagem do CD Recovery Toolbox é que o programa mostra cada passo do procedimento para recuperar a mídia danificada. Você seleciona a pasta para salvar os arquivos lidos, além da opção de escolher o conteúdo específico que você deseja copiar, sem a necessidade de copiar todos os dados.

CD Recovery Toolbox

Para testar

Além de programas gratuitos, existem muitos que podem ajudar e são versões de demonstração. Entretanto, vale a pena conferir se algum se adapta ao que você procura, caso os anteriores não tenham dado conta do recado.

Algumas opções são o DVDRemake, Recover Disc, IsoBuster e CD/DVD Data Recovery. Caso precise corrigir problemas com arquivos de mídia já no computador, vale a pena também dar uma boa conferida em programas como o AVI Fixed, All Media Fixer ou o Dema DivxFix.

Boa sorte na recuperação dos dados e aproveite para deixar suas impressões! Não deixe de participar tanto aqui como nos comentários dos programas.


GigaPan: imagens panorâmicas com detalhes surpreendentes

Conheça um pouco mais sobre como são feitas imagens incríveis que mostram, ao mesmo tempo, paisagens inteiras e todos seus detalhes.

Uma nova maneira de exploração de imagens. Esta é, talvez, a melhor definição das imagens panorâmicas GigaPan, aquelas que, além de exibir extensas paisagens, são capazes de trazer para pertinho dos olhos os mínimos detalhes, mesmo que estes estejam aparentemente muito longe.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia e também vai saber onde encontrar fotos do tipo para se esbaldar entre os inúmeros detalhes de cada centímetro.

Montando um mosaico

Registrar uma imagem panorâmica rica em detalhes é como montar um quebra-cabeças. Não se resume a enquadrar todo um cenário e registrá-lo em apenas um clique. Cada parte da imagem final precisa ser fotografada individualmente. Se a intenção é mostrar detalhes com clareza — como rostos de torcedores em um estádio, por exemplo —, então se utiliza toda a potência do zoom para captar os mínimos.

Em alguns casos, o zoom é reduzido gradativamente das partes mais detalhadas para a visão geral da imagem, o que deixa o resultado final com qualidade máxima visto de qualquer distância.

Você deve estar pensando como deve ser difícil fotografar tantas fotos corretamente para que elas sejam coladas posteriormente. E realmente é. Por isso que o GigaPan elevou a criação de panoramas a um outro nível de qualidade.

Giga... o quê?

Modelo de GigaPan acoplado a uma câmera.Um dispositivo que se acopla a uma câmera digital para poder movimentá-la sobre um eixo fixo, essa é a definição do GigaPan. Ele bate as fotos em sequência, sempre posicionando a câmera no ponto certo de cada imagem. Hoje o dispositivo é fabricado por diferentes empresas e para diferentes tipos de câmeras.

Depois que as fotos estão prontas, o próximo passo é juntar tudo para montar a panorâmica. Isso é feito com a ajuda de softwares específicos que “colam” tudo. Cada GigaPan conta com um software próprio já calibrado especificamente para ele, que facilita muito na hora de juntar todas as fotos.

Também é necessário ter a tecnologia adequada para que os espectadores observem a imagem da melhor maneira possível. Isso envolve conceitos de programação e tecnologias para a web.

Em resumo, é possível fazer um mosaico manualmente, mas certamente o trabalho é muito maior. Pode levar horas somente para registrar as imagens, e nesse período as condições de luz podem mudar e prejudicar todo o trabalho.

Não é para qualquer um

Nem todas as câmeras são capazes de proporcionar imagens do tipo. Panorâmicas são feitas com câmeras do tipo dSLR, sigla para Digital Single-Lens Reflex, ou reflex digital de lente única, em português. Essas câmeras são modelos poderosos, com componentes de altíssima performance. São como os supercomputadores da informática, em um paralelo para simples compreensão.

A lente de câmeras desse tipo recebe a luz, que primeiro é refletida por um espelho e depois chega a um pentaprisma, que, por sua vez, direciona a luz para o visor. Resumidamente, o que se observa no visor é muito mais fiel ao que a lente capta.

Espelhos, prismas e demais componentes de uma dSLR.

Além disso, câmeras dSLR permitem maior controle da fotografia através de diferentes ajustes. Elas são mais indicadas para profissionais e amadores que já dominam técnicas básicas de controle da câmera.

Exemplos de imagens panorâmicas

A GigaPan.org é uma comunidade aberta para qualquer pessoa fazer o upload de imagens panorâmicas para que outros usuários postem suas ideias e comentários sobre elas. Também há informações, novidades e divulgação de eventos. Enfim, é o espaço mais conhecido para fotógrafos e admiradores deste tipo de fotografia.

A cidade de Brasília é destaque na comunidade, com várias imagens de diferentes pontos. Neste caso, o Congresso e o Planalto Central estão muito bem na foto! Outro destaque do site é a imagem panorâmica tirada durante a cerimônia de posse do presidente estadunidense, Barack Obama.

A cidade de Brasília em destaque na comunidade GigaPan.org.

A Cidade Luz pode ser observada em mais de 2000 fotos no site Paris 26 Gigapixels, simplesmente a maior imagem panorâmica já registrada. Em uma única imagem, qualquer pessoa pode passear pela cidade e observar monumentos como a Torre Eiffel, o Louvre, a Catedral de Notre Dame, etc.

A imagem foi feita com duas câmeras Canon 5D Mark II (de 21.1 MP), cada uma com lente teleobjetiva.

A bela Paris sob os olhares detalhados de bilhões de pixels.

A Capela Sistina, na Itália, também tem um site em que é possível conhecer e admirar cada canto do monumento histórico. O Vaticano disponibilizou uma viagem em flash tridimensional para que você tenha o gostinho de visitar online este monumento e suas principais obras.

O site da Samsumg tem uma espécie de “Onde Está Wally?” com a torcida do Palmeiras. Eles tiram uma foto GigaPan durante uma partida e postam no site oficial da patrocinadora da equipe. O Flamengo também tem uma foto especial tirada no Maracanã no dia 6 de dezembro de 2009, na partida entre o time carioca e a equipe do Grêmio, que garantiu o hexacampeonato do Mengão.

Se você foi no jogo, que tal tentar se achar no meio da galera?

Esses são apenas alguns exemplos. Fato é que a “brincadeira” vem ganhando bastante espaço, e a tendência é de que novas imagens sejam criadas, uma mais surpreendente que outra.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Não deixe de comentar e até uma próxima.

Banner

Banner