Seja, Bem Vindo.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Solar Coco: conceito de carro e estacionamento solar é fenomenal

Conheça o veículo do futuro, que parece uma latinha de refrigerante e abre-se como um girassol para carregar.

Projetos de veículos futurístas sempre têm algumas coisas em comum. Entre elas, podemos citar a relação de “não agressão” com o meio ambiente, o tamanho quase sempre reduzido, o design futurístico e uma grande eficiência energética.

Quando se fala em carro-conceito, o assunto pode ficar mais interessante. Isso porque este é um tipo de protótipo no qual os desenvolvedores e designers podem, muitas vezes, “viajar na maionese” e apresentar carros extremamente diferenciados dos que habitualmente se vê nas ruas.

Desenvolvido pelos designers industriais Jin Yuanbiao, Gang Tang e Su Sha, o Solar Coco é um desses conceitos mirabolantes. O carro traz ideias centrais como economia de espaço, não poluição e visual futurístico.

Estilo

Cansado da mesmice dos carros atuais? Parece que os designers do Solar Coco estão. Isso porque o veículo tem um desenho totalmente inovador: ele é muito parecido com uma latinha de refrigerante que roda deitada.

Solar Coco

Pelas imagens, o carro, além de futurista, é muito simples, com lugares para apenas dois passageiros, sem porta-malas, porta-copos ou demais funcionalidades dos carros que usamos hoje em dia. Sua porta se abre por meio de um cartão, passado de baixo para cima, como na famosa porta dos Lamborghinis.

Solar Coco

Economia de espaço e combustível renovável

Quem dirige – principalmente nas grandes cidades – sabe como, a cada dia, fica mais difícil estacionar. Desde a falta de vagas até o transito sufocante, parar o carro em um lugar adequado muitas vezes é bem complicado.

Com este veículo, a ideia também é economizar espaço. Os seus estacionamentos são o que mais impressiona no conceito. Eles seriam uma espécie de árvore, com um “tronco” principal onde os veículos ficariam literalmente pendurados, como galhos. E o melhor de tudo: carregando suas baterias.

Solar Coco

A corrente de defensores da sustentabilidade cresce a cada dia, pois é visível que os recursos de nosso planeta estão sendo esgotados, principalmente no que diz respeito à utilização de combustíveis fósseis.

O Solar Coco trabalharia somente com energia solar: o carro teria boa parte do seu corpo revestido por painéis solares. Assim, quando ele estivesse estacionado, seus painéis se abririam, como uma espécie de girassol, carregando as baterias do veículo com energia 100% limpa e renovável.

Solar Coco

Apesar de ser pouco provável que um carro como este chegue até as nossas ruas, os conceitos apresentados por seus desenvolvedores são muito interessantes. Isso porque ele aborda soluções para problemas cada vez maiores nas cidades de todo o mundo, como o trânsito, a falta de espaço para estacionar, a poluição e o uso de combustíveis renováveis.

E você, acredita que um dia teremos o Solar Coco rodando por aí? E o que achou do design, das tecnologias e soluções apontadas pelos seus criadores? Deixe a sua opinião!


Pacote de novidades para o Orkut traz elementos presentes em outras redes sociais

Inspirado em outras redes populares da internet, o Orkut vai apresentar novidades para seus usuários a partir de 10 de junho.

Rede social mais utilizada no Brasil, o Orkut tem ganho muitas novidades nos últimos anos. Algumas, inclusive, parecem ter saído diretamente de alguns concorrentes. Enfim, independente de onde vem a inspiração para mudanças, o fato é que novidades estão à vista na rede social do Google.

A partir do dia 9 de junho de 2010, os milhões de usuários cadastrados no Orkut notarão algumas novidades em seus perfis. A principal delas diz respeito à privacidade, uma preocupação constante dos “orkuteiros”, pois será possível enviar recados privados para seus contatos, dando um caráter mais particular a conversas que não devem ser de conhecimento público.

Mais privacidade e interatividade

Os recados privados substituirão as famosas e muito praticada conversas via depoimento. Como esse tipo de contato precisa da confirmação do usuário para que seja publicado, muitos se utilizam dele para contar coisas particulares. Com os recados privados isso deve acabar, pois na hora de escrever para um contato é possível selecionar se a mensagem deverá ser vista apenas por ele ou por todos os que têm acesso à página de recados.

O incremento na interatividade do site fica por conta de uma nova ferramenta que permite aos usuários comentarem recados recebidos por seus contatos. Quando um recado for público, você poderá comentá-lo livremente, como já ocorre com as mensagens pessoais do Orkut.

Além de simplesmente dizer o que achou - e, quem sabe, iniciar um debate -, será possível também convidar outros amigos para participar da conversa. Assim o Orkut ganha um novo viés, permitindo uma interação ainda maior e mais organizada entre seus usuários, pois as respostas aos seus comentários serão exibidas nos perfis dos comentadores.

Recados privados no Orkut

O Orkut “integrando” ferramentas de outras redes. Compare:

Quem é usuário do Twitter já deve ter enviado ou recebido alguma DM (acrônimo de Direct Message ou, traduzindo, mensagem direta). É um tweet normal, de até 140 caracteres, só que apenas pode ser visualizado pelo remetente e pelo destinatário, mantendo a privacidade de seu conteúdo. Ao analisarmos o que pretende ser o recado privado do Orkut, podemos notar uma grande semelhança.

Outra semelhança bastante clara com outra rede social de sucesso no mundo, o Facebook, é o comentário em recados. Ao deixar um recado no mural de algum contato seu no Facebook, os demais contatos podem deixar sua opinião ali, tal qual deve acontecer no Orkut com suas novas funcionalidades.

Enfim, o finado apresentador Chacrinha, um dos maiores comunicadores da história da televisão brasileira, disse certa vez que “na televisão nada se cria: tudo se copia”. Parece que na internet a máxima do velho guerreiro também vale.

Banner

Banner