Seja, Bem Vindo.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dicas para você ficar mais veloz no computador

Conheça algumas ações e aplicativos que devem tornar mais ágil e prática a utilização do computador.

Não importa se você é usuário iniciante ou intermediário. Muitas vezes as coisas ficam desorganizadas e trabalhosas em frente a um PC. Isso devido a muitos ícones na Área de trabalho, grande quantidade de aplicativos instalados e inicializados junto com o Windows, vários favoritos no navegador e muito mais.

Saiba que o trabalho de desenvolvedores traz um grande alento a todos, pois existe atualmente uma série de aplicativos que podem facilitar em muito sua vida para conferir mais agilidade e praticidade ao uso do PC. O Blog do Igor publica agora uma série de dicas e ações que podem tornar mais prática e veloz a utilização do computador.

Organizando seus programas e pastas favoritos

Provavelmente você possui alguns aplicativos que mais usa e nem sempre deixá-los na Área de trabalho é uma solução prática. Isso porque se o número de programas for muito grande, você acaba abarrotando o desktop com dezenas de ícones, o que torna tudo mais desorganizado e difícil de ser encontrado.

Rocket Dock

Para organizar os ícones de programas e pastas favoritos, uma boa dica é o Rocket Dock. O aplicativo dá ao Windows um menu em formato dock, tal qual os do sistema operacional Mac OS X. Aprenda agora a configurar o Rocket Dock.

Clique para baixar o Rocket Dock

Ao executar o programa pela primeira vez você visualiza os ícones padrões. Além do ícone de configuração, você conta com opções que levam você a pastas do sistema (Meu Computador, Imagens, Músicas, Documentos, etc.). Para adicionar novos ícones a ele basta arrastá-los sobre a barra.

Isso permite a você dar diversas utilizações diferentes para o programa, pois é possível inserir ali tanto pastas quanto atalhos. Como a ideia aqui é desafogar a Área de trabalho, neste exemplo serão deixados os ícones “Meu Computador”, “Imagens” e “Músicas” além de ícones dos programas mais utilizados.

Primeiramente, localize o programa no sistema. Isso pode ser feito por meio das pastas presentes no Menu Iniciar. Ao encontrar um ícone, arraste-o para o novo menu:

Arraste um ícone para adicioná-lo ao dock

Repita a operação quantas vezes julgar necessário até que todos os programas que você mais utiliza estejam localizados no Rocket Dock.

Adicione tudo ao menu

A uma primeira olhada, tudo parece ter ficado amontoado, pois não há nada que organize os ícones. Para arrumar melhor o novo menu, insira separadores. Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar no menu, vá em “Adicionar item” e depois em “Separador”.

Adicione vários separadores para melhor organizar os ícones

No exemplo, os programas foram agrupados por semelhança, usando o seguinte critério: sistema, internet, multimídia, imagem, documentos e, por fim, Lixeira.

Tudo melhor organizado!

Dessa forma você conta com um menu inteligente, bonito e prático que congrega seus principais ícones e permite a dispensa dos demais ícones na Área de trabalho. É importante lembrar que para adicionar pastas ao Rocket Dock você deve proceder da mesma maneira: arraste-as para o menu.

Mais dicas!

Conheça outras dicas de organização do desktop nos seguintes artigos:

Organize a sua Área de trabalho!
Organizando seus ícones da Área de Trabalho
Dicas para você aproveitar melhor a área de trabalho
Crie atalhos no teclado para acessar qualquer programa com apenas dois toques
Agilizando a execução de aplicativos e a inicialização do Windows XP

Desinstalando aplicativos desnecessários

Muitos usuários são do tipo que instalam aplicativos aos montes em seu computador, porém, deixam de usá-los em breve e, com frequência, se esquecem da desinstalação. Isso é um grande problema, afinal, vai acumulando “sujeira” no disco rígido, que fica com cada vez menos espaço e sobrecarrega o sistema.

Além disso, outro problema é a desinstalação tradicional, aquela feita por meio do “Adicionar ou remover programas” do Windows. Ao executá-la, nem sempre todos os componentes de um programa são removidos e “vestígios” continuam a ocupar espaço e recursos do computador.

Revo Uninstaller

Para modificar tudo isso, uma das melhores dicas é o Revo Uninstaller. Um desinstalador que possui vários modos de remover um programa. Do básico até o avançado, porém, sem perder a simplicidade. Por meio de apenas três ou quatro cliques do mouse, você remove completamente qualquer aplicativo instalado em sua máquina.

Clique para biaxar o Revo Uninstaller

Ao abrir o Revo Uninstaller, ele carrega todos os aplicativos instalados no PC. Além de indicar a quantidade de instalações presentes na máquina, o programa conta ainda com um mecanismo de busca que facilita o encontro de algo específico, bastante útil quando você possui muita coisa instalada.

Revo Uninstaller

Navegue pela lista e identifique programas que não deseja mais ter instalado na máquina. Feito isso, dê um duplo-clique sobre o ícone do programa e confirme o a desinstalação:

Confirme a desinstalação

O próximo passo é selecionar o módulo de desinstalação a ser usado. São quatro opções e cada um conta com uma descrição para facilitar a vida do usuário. Fazendo uma relação entre tempo de execução e eficiência na remoção de um aplicativo e suas “sujeiras”, o módulo usado no exemplo foi o “Moderado”. Clique em “Avançar”:

Prossiga com a desintalação

Em quatro passos, o Revo Uninstaller remove completamente o programa selecionado. Primeiro ele cria um ponto de restauração do sistema e depois analisa os dados do aplicativo a ser removido. O terceiro passo é a desinstalação do aplicativo em si e depende de uma confirmação para seguir adiante.

Após remover o aplicativo, o programa verifica o registro e o disco rígido por sobras deixadas pelo desinstalador padrão. Após a barra ser toda carregada, clique em “Avançar” para ser levado a uma nova página em que é possível remover as sobras.

Limpe tudo!

Finalizado todo o processo, seu computador está completamente livre de aplicativos que você não usa mais.

Selecionando aplicativos que iniciam com o Windows

Muitos programas, ao serem instalados, adicionam comandos para que sejam iniciados juntamente com o sistema operacional. Algumas vezes o usuário nem sabe disso, porém, sente o resultado: quanto mais programas iniciados com o Windows, mais lento é esse processo.

CCleaner

Isso quer dizer que, para melhorar a velocidade do PC, é importante remover da lista de inicialização programas que não são realmente necessários. Para isso, a dica é usar o CCleaner. O limpador de arquivos inúteis mais famoso da web também é útil para configurar quais aplicativos devem ser iniciados com o Windows.

Clique para baixar o CCleaner

Abra o programa, vá em “Ferramentas” e depois em “Programas iniciados com o”. Fazendo isso, o CCleaner exibe uma lista de aplicativos que são iniciados com o Windows.

Configure programas que devem ou não iniciar junto com o Windows

Selecione o programa a ter a inicialização com o sistema desabilitada e clique em “Desabilitar”.

Desabilite a inicialização

Feito isso, o programa não mais é iniciado e esse processo se torna mais ágil. Uma boa dica é, em caso de dúvida, pesquisar no Google sobre um aplicativo e qual sua procedência.

Mais dicas!

Conheça novas dicas para tornar mais ágil a utilização do computador nos seguintes artigos:

Dicas para diminuir o tempo para ligar e desligar o Windows
Dicas para você não gastar nada e usar um PC mais rápido
Melhore o desempenho do Windows sem pôr a mão no bolso
Mito ou verdade: qual o problema de manter pastas vazias no HD?
Guia Básico: como melhorar o desempenho do computador
Aprenda a limpar a memória RAM e deixe seu computador mais rápido

Organizando a Barra de favoritos no navegador

Adicionar itens à Barra de favoritos do navegador é uma boa opção para tornar mais prático o acesso posterior. Os principais navegadores permitem a criação de pastas que, na verdade, funcionam como menus em cascata para organizar os favoritos.

Mozilla Firefox

No Firefox, clique com o botão direito do mouse sobre a Barra de favoritos e depois em “Nova pasta”.

Nova pasta

Dê a ela um nome e uma breve descrição.

Nome e descrição

Feito isso, você conta com um novo botão na Barra de favoritos e para lá deve arrastar todos os favoritos que desejar.

Pastas organizam melhor sua Barra de favoritos

SortPlaces

Disponível apenas para Firefox, o SortPlaces permite a organização dos favoritos – tanto da Barra de favoritos quanto do menu Favoritos – em ordem alfabética, de acesso, URL e muito mais.

Clique para baixar o SortPlaces

Após ser instalado, ele inclui um pequeno ícone no canto inferior direito do navegador. Clique com o botão direito do mouse para acessar suas configurações. Lá selecione o modo como devem ser ordenado os itens tanto do menu (na guia “Menu”) quanto da Barra (na guia “Barra”).

Feita a configuração, dê um simples clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do programa para que os favoritos sejam reordenados automaticamente, sem que você precise realizar nenhuma outra configuração.

Google Chrome

O Chrome também possui a possibilidade de criação de pastas para organizar a Barra de favoritos. Clique sobre a Barra com o botão direito do mouse e vá em “Adicionar pastas”.

Adicionar pasta

Dê a ela um nome.

Nomeie a pasta

Agora, sempre que adicionar uma página aos favoritos (atalho Ctrl + D), selecione a pasta referente à página favoritada.

Adicione os favoritos

Internet Explorer

No Internet Explorer, clique sobre algum favorito presente na Barra de favoritos e depois em “Nova pasta”.

Nova pasta

Dê a ela um nome e selecione sua localização (Barra de favoritos ou alguma pasta já existente).

Nomeie e indique onde ela deve ficar

O procedimento agora é simples: arraste a aba de uma página que você vai favoritar para a pasta. Ou, se preferir, ao adicionar uma página aos favoritos por meio do atalho Ctrl + D, selecione uma pasta ao invés do menu de favoritos.

Adicione novos favoritos

Mais dicas!

Conheça mais dicas sobre gerenciamento de favoritos de navegadores nos seguintes artigos:

Encontrando favoritos mortos ou duplicados no FireFox
Como acessar seus sites favoritos de qualquer lugar?
Como salvar e restaurar meus favoritos?

Gerenciar senhas

Para finalizar o artigo que ensina o Leitor do Blog do Igor a ter mais praticidade na hora de organizar e usar o computador, fica a dica de um gerenciador de senhas. É cada vez maior o número de serviços que exigem cadastro, portanto, um gerenciador de senhas vem bem a calhar.

QPass

Se ele funciona de modo simples e permite a você guardar todas as suas senhas sob uma única senha mestra, melhor ainda. Pensando nisso, o QPass é uma ótima solução, pois é pequeno, leve, não precisa ser instalado e pode ser levado e executado diretamente em um pendrive.

Clique para baixar o QPass

Ao executar o programa pela primeira vez, é preciso definir uma senha mestra. Ela é necessária para acessar o programa posteriormente.

Defina uma senha-mestra

O próximo passo é criar um banco de dados com suas senhas. Clique agora em “Add”.

Clique em

Insira as informações necessárias, cadastrando nome da nova entrada (“Name”), URL do site (“Website URL”), nome de usuário (“User name”) e senha (“Password”). É possível também inserir uma breve descrição do serviço na seção “Notes” (Anotações).

Insira novos dados

Para adicionar uma nova entrada, clique em “Add” novamente e repita o processo até que todas as senhas que você deseja guardar no QPass estejam registradas.

A internet pode sofrer pane amanhã, 5 de maio de 2010. Descubra os motivos!

Dia 5 de maio pode entrar para a história como o Dia mundial sem internet!
Você sabia que no dia 5 de maio de 2010 sua internet, e de muitas pessoas ao redor do mundo, pode ficar fora do ar por algumas horas? Calma, não é o fim do mundo, apenas uma atualização de 13 backbones para que cada DNS agora tenha uma assinatura digital, dando maior certeza ao usuário de que o endereço retornado pelo backbone é realmente o que foi solicitado.

Em um primeiro momento essas assinaturas não passarão de mensagens bobas e serão utilizadas apenas para a realização dos primeiros testes em grande escala. A partir de 1º de julho, no entanto, as assinaturas passarão a ter validade real.

Explicando um pouco mais

No dia 5 maio, várias autoridades mundiais da internet (ICANN, governo estadounidense e a VeriSign) completarão a primeira fase do DNSSEC (Domain Name System Security Extensions) através de 13 backbones.

O DNSSEC foi desenvolvido para diminuir o número de ataques do tipo “homem no meio”, no qual hackers interceptam os requerimentos de abertura de uma página da web e respondiam essa mensagem com endereços falsos, o que levava o usuário até uma falsa localização.



E qual o problema com isso?

O problema é que o novo protocolo precisará carregar, além da mensagem, a assinatura do DNS. Com isso, o tamanho do pacote que será transportado vai aumentar de 512 Bytes para 2 KB.

Em alguns equipamentos de rede mais antigos (roteador, switch), qualquer mensagem maior do que o tamanho padrão é bloqueada pelas configurações padrão de fábrica, uma vez que um pacote maior do que 512 Bytes é considerado uma anomalia na rede.



O que fazer?

Para que esses pacotes de maior tamanho não sejam rejeitados, é preciso reconfigurar os roteadores a fim de que eles aceitem mensagens maiores. Mas calma, não é o seu roteador, mas sim os da empresas que prestam serviços de banda larga e são as responsáveis por “cuidar” das internet nos países.

O que vai causar a pane temporária, na realidade, é o delay entre o envio do novo pacote e a reconfiguração dos roteadores. Especialistas afirmam que, aqueles que utilizam banda larga de grandes empresas não têm muito com o que se preocupar, pois a maioria delas já está ciente do novo padrão e conta com uma equipe especializada para reconfigurar os roteadores o mais rápido possível.

Já os usuários que fazem uso dos serviços de internet de empresas pequenas podem ter um pouco de dor de cabeça, pois elas podem levar algum tempo até descobrir o motivo pelo qual a internet de seus usuários parou de funcionar.

O fato é que se no dia 5 de maio você ficar sem internet por algumas horas, não há muito com o que se preocupar. Agora que você já sabe o que vai acontecer, e porquê, não vai ser preciso congestionar as linhas de atendimento da empresa de banda larga.

Banner

Banner