Seja, Bem Vindo.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Por dentro da maçã.

Notícias quentes sobre iPhone 4, iPad, computadores Mac e mais iPhone 4.


Na semana passada você conferiu várias notícias relacionadas ao lançamento mais estrondoso do ano: o iPhone 4. E se estava pensando que a Apple iria lançar o aparelho e logo em seguida o assunto cairia no esquecimento, está muito enganado. Dias após o novo smartphone ser divulgado oficialmente, vários tópicos voltaram a ser abertos para discussões sobre ele.

Mas não é só de iPhone que vive a empresa. O “Por dentro da maçã” desta semana traz também algumas notícias relacionadas aos Mac, uma novidade incrível para os gamers que sofrem com o número de jogos não tão grande e também uma curiosidade acerca dos iPads. Se a sua fruta tecnológica favorita é a maçã, acompanhe este artigo e fique por dentro das últimas novidades do mundo da Apple.

E o iPhone 4 continua quente

O novo smartphone acabou de sair do forno, mas já está causando tumulto. A imprensa norte-americana divulgou informações de que o valor do celular para a Apple era de 188 dólares. Levando em consideração que o modelo mais completo é vendido por 299 dólares, a empresa teria lucros de 111 dólares por cada aparelho.

iPhone 4

Fonte: Divulgação

Sabendo que o iPhone 4 vem batendo recordes de venda a cada dia, é possível entender por que o valor de mercado da Apple só cresceu nos últimos anos, chegando até mesmo a ultrapassar a Microsoft.

E por falar em recordes de venda, mais de 1,7 milhão de exemplares foram vendidos apenas nos três primeiros dias de disponibilização dos aparelhos. O modelo anterior (3GS) conseguiu vender “apenas” 1 milhão de aparelhos neste mesmo tempo quando lançado, marca que levou 74 dias para ser atingida pelo iPhone original.

Primeiro comercial

Foi divulgado o primeiro vídeo comercial criado para alavancar ainda mais as vendas do novo smartphone. O foco principal do vídeo é mostrar o novo recurso Facetime, que promete ótimos resultados nas conversas por videoconferência.

Ao que tudo indica, o Facetime garantirá muitas facilidades para quem quiser realizar chamadas de vídeo sem gastar muitos minutos do plano assinado com as empresas de telefonia. O problema é que para a utilização do recurso é necessário que ambos os usuários tenham a nova versão do iPhone.

Outro item do iPhone 4 que vem movimentando as rodas de conversa é o iAd. Esse serviço é metade aplicativo e metade comercial, e funciona da seguinte maneira: navegando pela internet com algum dispositivo equipado com o iPhone OS4, o usuário encontra um banner flutuante.

Ao clicar sobre ele, o usuário é enviado para uma janela interativa onde pode ter várias informações sobre o produto anunciado e também realizar algumas atividades relacionadas a ele. É a interatividade fazendo parte dos anúncios publicitários nas telas sensíveis ao toque.

"Você está segurando errado!": o baile da antena do iPhone 4

Nem todos os frutos do pomar são doces e o fruto podre desta nova geração de smartphones da Apple está nas antenas internas. Muitos dos que já compraram o iPhone 4 estão reclamando por sofrerem com as constantes falhas na recepção do sinal das operadoras de telefonia.

Aparentemente essas falhas ocorrem quando o usuário segura o aparelho com a mão esquerda, o que faz com que a antena seja tapada e, portanto, o sinal seja recebido com péssima qualidade. Uma das maiores rivais da Apple no campo das telecomunicações, a Nokia, até lançou um material de publicidade mostrando que seus aparelhos podem ser segurados de qualquer forma. Pura provocação publicitária.

Provocações da Nokia

Fonte: Blog oficial da Nokia

A própria Apple já admitiu os problemas relacionados ao sinal dos aparelhos, mas ao invés de assumir que as falhas estejam ocorrendo com as antenas, o pronunciamento oficial da empresa diz que o problema está nos cálculos de medição. Em release oficial, a Apple afirma que o sinal nunca chegou realmente a cair, o que acontece é que ele não estava realmente alto e as barras estavam indicando mais sinal do que havia. Estranho.

Mais problemas de hardware

Calma, a única falha técnica apontada até agora é mesmo a antena, mas existe mais um problema de hardware que está incomodando os usuários do iPhone. Trata-se das mãos desajeitadas de algumas pessoas que acabaram deixando o aparelho novinho cair no chão e ter toda a parte traseira destruída.

As leis de defesa do consumidor não obrigam as fabricantes a realizarem trocas de aparelhos danificados devido ao mau uso por parte do comprador, mas segundo a política da Apple, os primeiros 50 iPhones que chegassem às Apple Stores com essa solicitação seriam trocados sem problemas. A partir de agora é bom tomar cuidado, pois os 50 aparelhos já foram substituídos.

Programa de escritório. Finalmente?

A Apple anda craque em deixar vazar informações, o que é ótimo para a imprensa e principalmente para os usuários. Desta vez as informações são referentes ao possível lançamento da suíte de aplicativos para escritório iWork para os portáteis iPhone e iPod Touch.

Imagens do iWork

Fonte: 9to5mac.com

Algumas imagens muito borradas caíram nas mãos da imprensa norte-americana e mostram os softwares Pages, Numbers e Keynote funcionando nas telas dos aparelhos da Apple. Agora há uma divagação que paira no ar: digitar mensagens com o iPhone já é difícil, agora imagine digitar um texto realmente grande com aquele teclado virtual.

Raposas gostam de maçãs?

Para finalizar o bloco de notícias sobre o iPhone, uma que muitos esperavam. É possível que em alguns meses o iPhone ganhe mais um aplicativo aclamado em seu plantel de softwares. E não é qualquer coisa, é o Mozilla Firefox, navegador que mais ganhou fãs nos últimos anos e que é o queridinho da comunidade opensource.

Os desenvolvedores da Mozilla já enviaram o programa para as análises da comissão de avaliação da Apple, agora é esperar para ver se o resultado será uma aprovação ou se teremos de esperar ainda mais para possuir o Firefox instalado nos iPhones e iPods.

Maçãs pelo pomar

Novidades do mundo Macintosh

Chega de reclamar que o Mac não possui a mesma gama de jogos que o Windows. Tanto a Macgamestore quanto o Steam estão com várias promoções para que todos possam comprar jogos bem bacanas a preços bem mais baixos. A Macgamstore está com descontos de até 30% em seus produtos, enquanto o Steam possui jogos aclamados, como o Counter-Strike: Source, por apenas 13,99 dólares.

Velcro neles

Um vídeo viral criado por Jesse Rosten, dono de um iPad, correu o mundo algumas semanas atrás. Esse vídeo mostrava como seria maravilhoso se as duas maiores invenções do mundo (o velcro e o iPad, na opinião do criador) pudessem andar de mãos dadas.

No filme, o velcro está por toda a parte, permitindo que o dono do slate anexe-o em várias superfícies, desde janelas até painéis de carros. Não bastando o sucesso entre usuários de todo o mundo, o vídeo também foi parar no site oficial da Apple.

Mais vídeo

Outro vídeo que entra no especial Apple desta semana foi criado pelo The Apple Museum, maior acervo de produtos da empresa de Jobs. O filme mostra a evolução dos computadores da Apple desde o lançamento da marca em 1976.

Menos qualidade nas mídias físicas

Steve Jobs continua firme em sua posição de não adotar os drives de leitura Blu-ray nos computadores da Apple. Mesmo sabendo da superioridade na qualidade obtida com os discos de alta definição, Jobs disse que continua apostando na superação do conteúdo digital baixado pela internet, colocando o Blu-ray em segundo plano.

Mais portabilidade

Já que estamos falando em conteúdo digital e Apple, iTunes é a palavra principal. Novos rumores apontam para a possibilidade de que o iTunes seja finalmente colocado nas nuvens. Isso permitiria que usuários ouvissem suas músicas em dispositivos portáteis sem precisar baixar as canções para o aparelho, todas seriam buscadas diretamente no computador por uma rede sem fio.

Caminhando para as nuvens?

Também é possível que o streaming seja realizado no próprio computador, tendo os servidores do iTunes como fontes para a captura dos vídeos e músicas. Como todo bom rumor, ainda não há data definida para o lançamento do serviço, mas as fontes afirmam que isso tudo estará disponível ainda neste ano.

Dê sua mordida

Agora conte para o Blog do Igor o que está achando dessas novidades no mundo Macintosh. Será que as vendas do iPhone 4 vão continuar batendo recordes? E quando será que a Apple irá voltar a lançar novidades que não estejam relacionadas ao iPhone?


Electrolux idealiza uma geladeira que capta a umidade do ar para refrigerar os alimentos

Geladeira suspensa e que produz a própria energia. Essa é uma das propostas da IceCloud, refrigerador conceito da Electrolux.


Nos dias de hoje aliar um design inovador com funcionalidade e responsabilidade social é o maior desafio das empresas. Seja um carro, uma sacola ou qualquer eletrodoméstico, uma das obrigações é criar produtos que não agridam o meio ambiente.

Em todas as frentes as companhias vêm pensando em soluções nesse sentido. Investimentos em conceitos ecológicos crescem ano após ano e, num futuro próximo, poderemos ver algumas destas criações em nossas casas.

Geladeira diferente

Desenvolvida pelo designer húngaro Fanni Csernátony para o Laboratório de Design da Electrolux (Electrolux Design Lab 2010), a geladeira chamada de “IceCloud” – ou em português, Nuvem de Gelo –, busca fazer um casamento entre o bom gosto e a tecnologia, para assim, cumprir seu papel em conservar os alimentos e de quebra dar uma mãozinha na saúde de nosso planeta.

O Electrolux Design Lab 2010 é uma competição promovida pela empresa todos os anos, para buscar novos talentos do design e também receber sugestões de conceitos que possam ser de fato aproveitados em novos produtos da companhia.

Design

Se um dos focos principais da competição é o design, o modelo do húngaro não deixa barato. Trazendo formas totalmente incomuns no que diz respeito a geladeiras, a IceCloud é separada em pequenas caixas suspensas.

IceCloud

A ideia é a de que além de ser agradável visualmente, o eletrodoméstico também economize espaço - outra necessidade que vem se tornando mais forte. Os apartamentos menores nas grandes cidades demandam otimização dos ambientes, e ela faria isso com maestria, ao contrário dos refrigeradores que mantêm o formato tradicional.

Umidade e energia

Conservar os seus alimentos resfriados esteja você na Rússia ou no deserto do Saara. Os conceitos de tecnologia utilizados na IceCloud são ideias interessantíssimas e repensam o modo de trabalhar dos eletrodomésticos atuais. Ela funcionaria de duas maneiras: captando a umidade do ar do lugar onde se encontra e com a tecnologia dos módulos Peltier.

IceCloud conceito e novas tecnologiasA primeira é bastante óbvia. Ao absorver a umidade do ar e da água que esteja em evaporação ela faria o resfriamento de forma natural, ou seja, utilizando o líquido em sua forma gasosa.

Esse tipo de processo poderia ser usado para manter alimentos que não demandam de tanto frio para que se mantenham frescos, como frutas e verduras.

Já a tecnologia dos módulos Peltier funciona da seguinte maneira: uma corrente elétrica, quando passa por dois condutores feitos de materiais distintos, causa um efeito de resfriamento ou aquecimento e, consequentemente, uma diferença de temperatura, agindo assim como um módulo de energia termoelétrica.

Trocando em miúdos, por meio de sensores internos e externos a geladeira poderia produzir energia e se ajustar de acordo com as temperaturas, dentro e fora dela.

Útil ao agradável

Como dito anteriormente neste artigo, a IceCloud é um projeto que prevê a junção do design com a tecnologia e o respeito ao meio ambiente. Ao produzir a própria energia e utilizar a umidade do ar, esta geladeira seria um eletrodoméstico sustentável e não poluente.

Seu desenho arrojado economizaria espaço, necessidade latente nos novos empreendimentos, cada vez menores e mais otimizados. A organização dos alimentos também ficaria muito melhor, pois cada compartimento poderia ter uma temperatura diferente, mantendo-os na temperatura adequada. Segundo Csernátony, telas LCD inseridas em cada um dos “quadrados” poderiam trazer a validade, informações nutricionais e sugestões de receitas.

Fim do suporte para o Windows XP SP2 e o Windows 2000

Os consumidores que instalarem o Service Pack 3 do Windows XP terão suporte estendido até 2014.


A Microsoft Brasil informa que será encerrado o suporte ao Windows XP Service Pack 2 e a todas as versões do Windows 2000 a partir do dia 13 de julho de 2010. O fim do suporte faz parte da política de ciclo de vida de produtos da Microsoft que oferece, para o Windows, o máximo de 10 anos de suporte sem custos para atualizações de segurança. Os usuários do Windows XP que instalarem o Service Pack 3 terão o suporte para estas atualizações de segurança garantido até abril de 2014. Já para os usuários do Windows 2000 a recomendação é a atualização para uma versão mais recente do produto.

“Os consumidores podem continuar utilizando o Windows XP com a instalação do Service Pack 3 que é gratuita e não vai alterar nenhuma funcionalidade básica do produto”, afirma Alessandro Bueno, gerente geral da Divisão de Windows Business da Microsoft Brasil. “No caso do Windows 2000, lançado há dez anos, chegou ao fim o suporte geral. Isso significa que o produto não terá mais atualizações de segurança e novos service packs”, destaca o executivo.

O suporte para algumas versões do Windows será encerradoOs consumidores poderão obter todas as informações sobre o fim do suporte, identificar a versão de Windows utilizada no seu computador e obter o passo a passo de instalação do Service Pack 3 do Windows XP no site: http://www.windows.com.br/ciclodevida.

Para os usuários do Windows 2000 Server a recomendação é realizar o upgrade para o Windows Server 2008 R2 que contará com suporte até 2018 e oferece muitas vantagens, especialmente nas áreas de virtualização, segurança e capacidade de administração. Também é possível para as empresa adquirir um contrato personalizado de suporte Microsoft.

Na avaliação de Bueno a instalação do Service Pack e as atualizações de segurança são importantes para garantir a integridade do sistema contra softwares maliciosos e outras ameaças. “Este é o momento ideal para migrar para o novo Windows 7, tem suporte garantido até 2020, e traz uma série de novos recursos e benefícios para o usuário doméstico e empresas de todos os tamanhos”, conclui Bueno.

Fonte: FSB Comunicações

NASA cria conceito de jato supersônico comercial

Já pensou atravessar nosso país em menos de uma hora? O novo conceito de jato supersônico para o transporte de pessoas que está sendo desenvolvido pela NASA vai possibilitar isso. É pura tecnologia!

A denominada “corrida espacial” foi uma das disputas tecnológicas mais marcantes de toda a história. Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos da América e a antiga União Soviética lideraram um entrave que perdurou anos em busca da hegemonia da exploração espacial.

Apesar de todas as batalhas por debaixo dos panos em que estava envolvida, a corrida espacial proporcionou expressivos avanços tecnológicos, principalmente, na área de aviação. Muito do que vemos hoje em relação aos aviões e caças é oriundo desta época.

Atualmente, a história é bem diferente. As agências espaciais de inúmeras nações, como EUA, Rússia, além de países europeus e asiáticos trabalham em conjunto para atingir maior prosperidade. Em meio a uma infinidade de pesquisas, a NASA (National Aeronautics and Space Administration, agência espacial norte-americana) anunciou em abril de 2010 para a NASA Aeronautics Research Mission Directorate (direção de pesquisas e missões espaciais da NASA) o conceito de um jato supersônico para a aviação comercial.

O modelo futurista foi apelidado de “Supersonic Green Machine” - em uma tradução livre “Máquina Verde Supersônica” - e pretende romper os paradigmas de como viajamos pelos ares. Conheça o jato que poderá nos transportar para qualquer parte do mundo em poucas horas!

O que ele tem de diferente?

Os jatos supersônicos já existem, e isso não é novidade para ninguém. Entretanto, há dois grandes empecilhos para que esse tipo de aeronave seja utilizada pela aviação comercial (a que nós usamos para viajar nas linhas aéreas): o altíssimo consumo de combustível para manter as impressionantes velocidades atingidas (são mais de 300 metros por segundo!) e o ruído causado pela quebra da barreira do som.

Supersonic Green Machine.

O Supersonic Green Machine. Fonte: NASA

O estrondo sônico - ondas de ar supercomprimidas - causado por tal rompimento é tão forte que, dependendo da distância em que o avião está do solo, pode quebrar vidros de janelas e automóveis, causar rachaduras em paredes, entre outros estragos. Por isso, voos à velocidade supersônica não podem acontecer sobre os continentes.

O Supersonic Green Machine, além de um visual descolado - que mais parece uma aeronave de super-herói dos desenhos animados -, conta com design e sistema de motores na parte traseira chamados de “V-invertido”. Segundo a própria NASA e a sua parceira no projeto Lockheed Martin Corporation, são exatamente estas formas que possibilitam que o modelo reduza drasticamente os ruídos dos estrondos sônicos e o consumo de combustível.

Rompendo a barreira do som.

Fotografia do Jato F/A-18 Hornet quebrando a barreira do som sobre os céus do Oceano Pacífico em 1999. Fonte: U.S. Navy

De acordo com a Agência Espacial Americana, ainda estão sendo estudadas outras tecnologias inovadoras para que todas as metas ambientais, escalas e cargas sejam alcançadas. Por ser apenas o desenvolvimento de um conceito, ainda não foram informados mais detalhes desta revolucionária aeronave.

Além do alcance!

A grande vantagem para os consumidores comuns deste conceito de aeronave é óbvia: a redução de tempo nas viagens. Quanto tempo levaria para ir do Oiapoque ao Chuí? Quem sabe, menos de uma hora. Melhor que isso, imagine desembarcar no Japão em 10 ou 12 horas, muito menos estressante e cansativo que as intermináveis 24 horas que levamos atualmente.

As expectativas são grandes para o que esta máquina da alta tecnologia espacial será capaz de proporcionar. Entretanto, será uma espera um pouco longa, pois os desenvolvedores têm como previsão dos primeiros voos o período de 2030 a 2035. Até lá, vamos ouvir falar muito do Supersonic Green Machine, isso é certo.

O homem chega cada vez mais longe!

Se este modelo vai quebrar os paradigmas da viação moderna, assim como rompe a barreira do som, ou não vai passar de um design para desenhos animados e brinquedos de crianças, só saberemos daqui a alguns anos. O mais importante é saber que a cada dia mais inovações são idealizadas para a melhoria e comodidade das nossas vidas. É mais um sinal de que a tecnologia sempre vai ser o braço direito do homem.

Deixe suas conversas no MSN muito mais engraçadas

Como você fica de bigode? E na neve? Use efeitos divertidíssimos para deixar as suas conversas no MSN cheias de risadas!


A conversa por vídeo revolucionou o contato entre pessoas de lugares distantes. Reuniões de negócios importantíssimas podem ser feitas em continentes separados, e familiares podem matar as saudades conversando praticamente olhos nos olhos.

Mas não só nessas ocasiões uma conversa pode ser marcante. Um bate-papo casual com um amigo pelo MSN pode se tornar algo muito, muito divertido. Por meio do aplicativo ManyCam Virtual Webcam você insere efeitos que vão deixar qualquer um com uma cara muito engraçada!

Os recursos disponíveis são diversos, cada um colocando um efeito diferente nas suas imagens. Você pode conversar no meio da neve, com um fundo animado de nuvens passando e ainda fazer desenhos em tempo real na sua própria cara, por exemplo.

ManyCam Virtual Webcam

Ativando o programa no MSN

Ao realizar a instalação normalmente, o próprio aplicativo se “autosseleciona” como recurso para câmera no Windows Live Messenger. Porém, caso isso não aconteça, vá até as configurações do comunicador e selecione “ManyCam Virtual Webcam” como fonte de imagens, em vez da sua webcam.

ManyCam Virtual Webcam

O programa fica em execução na Bandeja do sistema (systray). É ali que você coloca os efeitos, que por sua vez aparecerão nas conversas no MSN.

Inserindo efeitos e montando caricaturas

Com sua imagem aparecendo no aplicativo basta você escolher os efeitos que quer colocar. Todos se encontram em abas, fáceis de serem acessados e com uma organização tranquila de se entender. Você pode escolher vários simultâneos, como neve caindo, peruca, um objeto e efeitos de distorção, tudo de uma vez.

Este último por sinal é talvez o mais engraçado dos efeitos disponíveis. Com ele você fica com aquela imagem torta, como se estivesse em uma daquelas “salas de espelhos”.

ManyCam Virtual Webcam

Todos os efeitos que você insere ficam enfileirados em um menu no lado esquerdo de sua imagem dentro programa. Sempre que quiser substituir algum ou retirá-lo, basta removê-lo desta lista. Para cancelar todos, clique no botão embaixo, “Clear All” e sua imagem ficará limpa, pronta pra receber novos truques.

As perucas, óculos e sobrancelhas dão um pouco de trabalho de se ajustar. Isso porque é o próprio programa quem detecta onde estão os pontos chave do seu rosto e a partir disso posiciona os objetos. Por isso, selecione as opções desejadas na aba “Face accessories” e vire a cabeça para lá e para cá a fim de deixar cada um em seu lugar!

ManyCam Virtual Webcam

Coloque-se nos céus

Uma das ferramentas mais legais é a possibilidade de colocar um fundo dinâmico. Você apenas precisa pegar uma foto do fundo de onde você está para que o programa possa substituí-lo pelas imagens “falsas”.

Para isso, na aba “Background” selecione a opção “Dynamic” – caso queira imagens animadas, ou “Static” caso queira um fundo falso congelado. Em seguida clique em “Take a Snapshot” (Tirar uma foto da imagem) com o fundo de onde você estiver, mas sem a sua imagem.

ManyCam Virtual Webcam

Depois é só escolher o fundo e ele será substituído por um que transporta você para qualquer outro lugar, que não seu quarto ou seu escritório!

ManyCam Virtual Webcam

Usando outros recursos

Se você não tem webcam, mas gostaria de colocar uns efeitos em uma imagem, também pode. Isso porque o aplicativo permite que se usem vídeos gravados ou imagens como fonte na aba “Sources”, que se encontra na parte de cima da tela do ManyCam Virtual Webcam.

ManyCam Virtual Webcam

Ali também existem as opções “Cameras” - na qual você escolhe a webcam -, “Movies” para escolher filmes, “Still Images” para escolher uma foto de seu computador e “Snapshot Images” para tirar uma foto com a sua webcam e utilizar a imagem estática.

Já “Desktop” serve para utilizar uma imagem do seu desktop e “Blank Image” deixa tudo de uma só cor. O único problema é que nestas outras opções nem todos os efeitos do aplicativo funcionarão, mas mesmo assim a diversão é garantida!

ManyCam Virtual Webcam


HDbaseT: o fim do HDMI!

Nova tecnologia quer substituir o padrão atual de vídeo por um cabo de rede. Será que essa moda pega?


Todo dia é assim: tecnologias desatualizadas são aposentadas para dar lugares a outras mais eficientes. Não que o HDMI seja antigo ou que sua qualidade deixe a desejar, mas é raro encontrar um padrão no mundo da informática ou dos eletrônicos que consiga durar muito tempo.

Com o HDMI não deve ser diferente, porque além de já sofrer uma baixa considerável com as atuais placas de vídeo trazendo conexões do tipo DisplayPort, ele deve ganhar um concorrente ainda mais perigoso: o HDbaseT.

Conheça o novo padrão

Você já conectou um cabo de rede no seu PC? Então imagine se fosse possível usar o mesmo tipo de cabo para transmitir imagem e vídeo para a sua TV. O propósito do HDbaseT e o funcionamento é exatamente esse. O usuário não precisa investir em um novo cabo, aliás, pode economizar e comprar um cabo de até cem metros para assistir aos vídeos favoritos.

HDbaseTCom o apoio e a ajuda tecnológica da Samsung, LG e Sony, a Valens Semiconductor (empresa responsável pelo padrão) está dando os primeiros passos na criação e implementação desta nova tecnologia. Possivelmente os produtos atuais com conexão para rede não vão ser compatíveis com o HDbaseT, isso porque quaisquer aparelhos já existentes usam a porta LAN para conectar-se a uma rede.

E a qualidade?

O novo padrão promete ser milagroso, tanto no quesito inovação como na qualidade. Consultando o documento PDF do site oficial obtivemos diversos parâmetros que mostram a superioridade do HDbaseT quando comparado ao HDMI.

Na realidade em alguns aspectos ele até empata com o HDMI, mas levando em consideração todos os benefícios do novo padrão, não há como duvidar da possível dominação no mercado dos eletrônicos. Veja abaixo uma tabela comparativa entre os quatro padrões de maior qualidade:




CaracterísticaHDMI (versão 1.4)DiiVADisplayPort (versão 1.2)HDbaseT (versão 1.0)
Vídeo e áudio não-comprimido10,2 Gbps13,5 Gbps21,6 Gbps

10,2 Gbps (padrão atual)

Até 20 Gbps (num padrão futuro)

Comprimento máximo do caboPoucos metros (em média 3 metros)26 metros15 metros (limitações aplicáveis)

Até 100 metros (utilização comum)

Até 800 metros (com a ajuda de repetidores de sinal)

Tipo do caboCabo HDMICabo proprietário da DiiVACabo DisplayPortQualquer cabo de rede do padrãoCat5e/6
Tipo do conectorConector HDMIConector proprietário da DiiVAConector DisplayPortQualquer conector do padrão RJ-45
Transmite energia?Não5WNãoAté 100W
Rede (Internet)100 MbpsGigabit720 Mbps1000 Mbps (Gigabit)
Topologia de redeNãoSimSimSim
Instalação amigávelNãoNãoNãoSim
USBNãoSimSimSim
Recursos extras de redeNenhumTopologias com limitaçõesTopologias com limitaçõesTopologias sem limitações e conectividade acessível a qualquer computador e rede.

O site oficial do HDbaseT ainda dá acesso a outras informações que podem interessar aos entusiastas de plantão. Além da capacidade de transmissão de vídeos em Full HD e vídeos não comprimidos, o HDbaseT consegue transmitir no padrão 3D e ainda no formato 2Kx4K (com resoluções que atingem mais de 4.000 pixels).

Essa moda pega com certeza!

Por que adotar um novo padrão? Simples: porque ele é melhor do que tudo o que já existe. No caso do HDbaseT ele é melhor em cinco tarefas diferentes. O usuário pode transmitir: vídeos de alta definição, faixas de áudio com qualidade incomparável, internet de 1000 Mbps (ou seja, 1 Gigabit), energia (para ligar aparelhos a longa distância) e controles diversos para interação.

Tudo em um!

Obviamente o grande trunfo do HDbaseT não está somente nesses benefícios, mas também no comprimento do cabo que chega a 100 metros e no custo barateado. Ainda não há data definida para a chegada oficial do novo padrão, mas o mais recente documento com informações dá conta que a padronização está finalizada e as fabricantes devem criar novos eletrônicos com o padrão em breve.

Parece que as fabricantes vão acertar desta vez, mas os consumidores terão que gastar novamente com um padrão de vídeo (tanto em televisores como em DVDs ou players de Blu-ray). Você acha que vale a pena investir nos cabos de rede para substituir o HDMI?

Companhia aérea vai testar lugares para passageiros viajarem de pé

Irlandesa Ryanair planeja também cobrar pelo uso dos banheiros nos aviõeslo

Uma conhecida companhia aérea europeia, especializada em voos baratos, disse ter planos de oferecer lugares para passageiros viajarem em pé em seus aviões, com passagens que custariam 4 libras (cerca de R$ 10).

A irlandesa Ryanair, que recentemente gerou polêmica ao anunciar que pretendia cobrar 1 libra (cerca de R$ 2,70) pelo uso dos banheiros a bordo dos aviões, afirmou que pretende oferecer as passagens para viagens em pé justamente com os recursos arrecadados na utilização dos sanitários.

O plano é remover as últimas dez fileiras de assentos dos 250 aviões da companhia e substitui-los por 15 fileiras de assentos verticais. Dois banheiros da parte de trás também poderiam ser removidos.

Foto: Divulgação

Os passageiros continuariam usando cintos de segurança, que passariam por cima do ombro

De acordo com o presidente-executivo da Ryanair, Michael O'Leary, testes para avaliar a segurança dos assentos verticais serão realizados no ano que vem. As mudanças ajudariam a incluir entre 40 e 50 passageiros a mais em cada voo. Os passageiros continuariam usando cintos de segurança, que passariam por cima do ombro, assim como os utilizados atualmente pela tripulação durante os voos.

Segurança

O projeto foi detalhado em um programa de TV na Grã-Bretanha e recebeu críticas da Autoridade de Aviação Civil do país, que questionou a segurança dos assentos. A Agência de Segurança de Aviação Europeia (Easa, na sigla em inglês) também reagiu negativamente à ideia, dizendo que suas regras teriam de ser reescritas para que fossem permitidos assentos verticais nos voos da Ryanair.

As especificações da Easa ditam que "um assento tem de ser oferecido para cada ocupante que completou seu segundo aniversário". "Esta ideia é inédita e improvável de ser aprovada em um futuro próximo", afirmou um porta-voz da Easa.

Já o porta-voz da companhia Stephen Mcnamara disse que eles estão "confiantes que os assentos vão passar nos testes de segurança". "A Boeing consegue mandar um homem para a lua, então tenho certeza de que eles conseguem transformar estes (assentos) em um sucesso", afirmou McNamara.

A companhia admite, porém, que as duas ideias inovadoras - cobrança pelo uso de banheiros e assentos verticais - estão em "fases bem iniciais". Os testes de segurança começariam em 12 meses e os planos são viabilizar o projeto em um prazo de entre 18 meses a dois anos.

Além disso, os aviões com assentos verticais seriam inicialmente utilizados apenas em voos de curta duração, de menos de uma hora, apesar de haver planos de instalar os lugares alternativos também em voos mais longos no futuro.

A Ryanair se defendeu das acusações de que suas ideias são apenas uma forma de atrair publicidade. "As pessoas sempre são lentas para aceitar as mudanças que a indústria de aviação enfrenta, apesar de ela já estar praticamente irreconhecível se comparada àquela existente há 20 ou 30 anos", disse o porta-voz da companhia. "Nós já retiramos balcões de check-in, uma ideia que há dois anos as pessoas consideravam uma piada. Nós acreditamos completamente que estas novas propostas são o futuro."

Banner

Banner