Seja, Bem Vindo.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

NVIDIA Optimus: nova tecnologia pretende aumentar o desempenho da bateria em portáteis

A NVIDIA anuncia a Optimus, nova tecnologia que trabalhará em conjunto com suas placas de vídeo e promete prolongar a duração de baterias em notebooks.

“Maior duração da bateria e maior desempenho. Simples assim!” É com esse mote que a NVIDIA anuncia Optimus, uma tecnologia que pretende aumentar a duração da carga de baterias em notebooks poderosos.

Você já deve ter ouvido falar que notebooks potentes consomem muita energia, afinal, sua configuração demanda um consumo maior da bateria, o que diminui a autonomia do equipamento.

Para tentar solucionar esse problema, a NVIDIA desenvolveu uma nova tecnologia capaz de ativar ou desativar o uso de uma placa de vídeo discreta (não integrada à placa mãe) de acordo com a necessidade do notebook. Batizada de Optimus, ela é completamente automática e não interfere no máximo desempenho da sua máquina. Conheça agora um pouco mais sobre ela.

Consumo diferenciado para ações diferenciadas

Basicamente a Optimus funciona assim: alterna entre a placa de vídeo integrada e a discreta (não integrada à placa mãe), fazendo com que o PC consuma diferentes níveis de energia para diferentes ações realizadas no notebook.

NVIDIA OptimusPor exemplo, se você está apenas navegando na internet, lendo emails, notícias e acessando o Orkut, a Optimus ativa a placa de vídeo integrada. Se você vai jogar, ela ativa a placa de vídeo discreta. O sistema inteligente presente na tecnologia Optimus é capaz de identificar qual a necessidade gráfica das ações realizadas pelo usuário do notebook, fazendo com que ele consuma mais ou menos energia.

Sem perda de desempenho

Algumas ideias para evitar o grande consumo de bateria por parte das placas de vídeo discretas quando não estão em uso, como chaveamento físico por meio de boot ou ativação da GPU via software, se mostraram pouco eficientes. Isso porque, além de necessitarem de configuração manual, prejudicavam o desempenho normal da máquina – que ficava sem nenhuma unidade gráfica acionada.

A tecnologia Optimus soluciona esse problema e não interfere no desempenho da sua máquina ao realizar a alternância entre a placa de vídeo discreta e a integrada à placa mãe do notebook, afinal, em nenhum momento o computador fica desprovido de uma GPU ativa e funcionando corretamente.

Mobilidade sem perda de desempenho

Configuração automática

Além de poupar energia da máquina sempre que possível, a tecnologia Optimus possui outra grande vantagem: nenhuma configuração manual é preciso para que seja feita a seleção da placa de vídeo ideal para determinadas ações. Tudo é feito automaticamente pelo componente.

Isso significa que quando você resolve jogar no notebook, não é preciso ativar manualmente GPU discreta do equipamento para que o jogo seja aproveitado em máxima qualidade gráfica. Muito menos será necessário desativar algo para que, finalizado o jogo, a placa integrada tome as rédeas gráficas de seu notebook, consumindo menos energia.

Atuação imperceptível

Outro ponto interessante na Optimus é a discrição com que ela atua. Quando você acessa ou encerra o jogo, as unidades de processamento gráfico são alternadas entre si de maneira imperceptível. Tudo é feito nos bastidores do notebook, sem a necessidade de reinício e nem mesmo tela desligada por alguns segundos.

Compatibilidade

Ainda são poucos os notebooks em que já está presente a tecnologia Optimus, porém, uma novidade deve agradar a muitos fabricantes. A nova tecnologia da NVIDIA é compatível com os processadores mais recentes da Intel, portanto, é possível utilizar a unidade gráfica integrada juntamente com uma placa de vídeo discreta em um notebook com esses processadores.

Asus UL50Vf, primeiro notebook a utilizar a tecnologia OptimusOs processadores com suporte para a Optimus são: Intel Arandele (Core i3, i5 e i7), Penryn (Core 2 Duo) e Pine Trail (Atom N4xx). As placas de vídeo compatíveis com a nova tecnologia da NVIDIA são: GeForce M Next-gen, GeForce 300M, 200M e Next-gen ION.

A Asus foi a primeira fabricante a lançar um notebook com a tecnologia Optimus presente: é o ULV50Vf (imagem ao lado). Seu preço nos Estados Unidos é de U$ 850 e ele ainda não possui previsão de lançamento no Brasil. Até o final do ano a Asus deve lançar mais quatro modelos de notebooks com a nova tecnologia.

Leia mais sobre a tecnologia Optimus em seu site oficial (clique para acessar)

Esse tipo de tecnologia deve causar uma profunda mudança no comportamento dos consumidores, diminuindo ainda mais o receio da aquisição de notebooks poderosos para jogo, pois sua popularização significa maior vida para a carga das baterias. Não deixe de registrar sua opinião em nossos comentários.

micro-SIM: a nova geração de chips para celulares

Menores e com mais espaço para informações, os novos chips trarão segurança e comodidade ainda neste ano.

Os famosos chips para celular - em alguns lugares mais conhecidos como cartões SIM – como conhecemos estão com seus dias contados. No lugar deles será vendido o 3FF, já intitulado de micro-SIM. Ele será bem menor do que o atual e utilizará basicamente a mesma estrutura de conexão.

Embora menor, o novo cartão terá mais espaço para armazenar contatos e outras informações úteis. Para utilizá-lo você não precisará trocar de aparelho. Devido à superfície de contato ser a mesma dos SIMs atuais, provavelmente serão lançados adaptadores para o novo modelo.

Para que serve o SIM?

O pequeno cartão que adquirimos ao comprarmos aparelhos ou mesmo avulsos nas operadoras mais famosas são uma espécie de chave individual, utilizada para identificar nossas contas em qualquer local do mundo. Não há dois cartões SIM iguais criados, embora a clonagem ocorra em alguns casos.

Ele conta com código serial, número de identificação internacional, informações de autenticação e segurança e pode conter uma lista de serviços para o usuário, além de armazenar contatos, mensagens e outros dados. A maior vantagem nesse aspecto é que com o novo cartão será possível armazenar os contatos com sobrenome, email e dividi-los em grupos, o que até agora não era possível.

Ao analisar os dois modelos lado a lado, temos a impressão de que a parte de plástico que não faz parte do contato com o aparelho foi recortada. Além da melhoria em tamanho, o novo cartão terá maior tecnologia contra clonagem de aparelhos e estará disponível em algumas das maiores novidades para este ano, como o iPad.

Banner

Banner