Seja, Bem Vindo.

sábado, 17 de julho de 2010

Como proteger a sua privacidade no PC e na internet

Conheça algumas dicas para evitar dores de cabeça e não ter informações confidenciais circulando na mão de qualquer um na rede.


Privacidade. Com o sucesso das redes sociais junto ao público e uma facilidade cada vez maior em se obter os mais variados tipos de informação na rede mundial de computadores, poucas palavras foram tão debatidas ao longo dos últimos anos. Até que ponto é possível controlar a exposição de informações pessoais e se proteger de usuários mal-intencionados?

Especialistas em informação na rede divergem ao apontar os limites para essa invasão. Se por um lado muitas das informações disponíveis são preenchidas pelos próprios usuários, por outro não há como ter certeza de que maneira esses dados serão utilizados e, ainda pior, nas mãos de quem poderão cair.

O assunto mais uma vez veio à pauta nesta semana por conta de um vídeo divulgado no YouTube - e já removido - que ficou conhecido como “caso Sorocaba”, no qual duas mulheres discutem em razão de uma suposta traição conjugal descoberta a partir de históricos de email e conversas via internet.

Pensando nisso, o Blog do Igor selecionou algumas dicas para você não entregar suas informações confidenciais com facilidade para qualquer um que navegue na rede, garantindo um pouco mais de privacidade, até onde isso for possível.

Orkut: diga-me com quem andas e te direi quem és

No Brasil, o Orkut é disparado a rede social com maior número de usuários. Desde a sua chegada ao país, o site conquistou o público e se tornou sinônimo de rede social. Por conta disso, acabou se tornando natural que muitos usuários encontrassem em suas páginas uma grande possibilidade para fazer novas amizades.

No entanto, da mesma maneira como é fácil encontrar informações e perfis completos de outros usuários, você também fica exposto a milhões de pessoas e, dependendo da informação que você disponibilize em sua página pessoal, pode encontrar problemas futuros.

Um exemplo simples: pode parecer inocente o fato de você tornar público o número do seu celular, mas nas mãos de uma pessoa mal-intencionada seu número pode virar motivo para um trote e você pode acabar se tornando vítima de um falso sequestro - modalidade em que os bandidos dizem ter como refém uma pessoa conhecida sua.

A regra, em casos como esse, é o bom senso. Por isso, evite divulgar informações que possam comprometê-lo futuramente. Números de telefone, endereços que deixem claro onde você mora e estuda ou a exata localização para onde você está indo podem transformá-lo na isca perfeita para assaltantes.

Outro problema recorrente acontece nos depoimentos. Muitos usuários costumam repassar mensagens confidenciais como depoimentos, colocando a informação “não aceitar” no título para que o destinatário não autorize a publicação. Tenha em mente que ao fazer isso você está colocando uma informação confidencial nas mãos de outra pessoa, mas a responsabilidade continua sendo única e exclusivamente sua. Em casos como esse, evite o Orkut e use o email.

Uma imagem vale mais do que mil palavras

Um dos usos mais comuns nas redes sociais é a postagem de fotos. Muitas pessoas têm no Orkut, no Facebook ou em qualquer outra rede uma referência em hospedagem de imagens. Assim, na hora de enviar as fotos para o site, além daquelas inofensivas podem surgir outras em poses menos comportadas ou mesmo com conteúdo erótico.

Saiba que uma vez que elas forem publicadas, ficam disponíveis para que outros possam copiá-las e utilizar de diversas maneiras. Assim, não estranhe se surgirem montagens ofensivas ou mesmo as imagens forem parar em sites de conteúdo adulto.

Não durma no ponto e tenha cuidado ao revelar imagens de sua intimidade.

A melhor maneira de controlar a proliferação delas pela rede é justamente evitando a publicação. Se alguém sacanear você, pode até ser possível reverter a situação, mas o estrago feito à sua imagem e à sua moral pode ser irreparável. Outra vez, vale o alerta: bom senso nunca é demais.

Arquivos guardados a sete chaves

Se você compartilha um computador com outras pessoas e não quer que elas vejam parte do conteúdo guardado, a melhor maneira de se proteger é criar senhas para as suas pastas confidenciais. Como medida complementar, crie uma conta de usuário para cada uma das pessoas que utiliza o PC.

Proteja seus arquivos e evite dores de cabeça!

Evite deixar arquivos com códigos bancários, senhas de sites ou número de documentos em pastas de fácil acesso ou sem nenhuma proteção. Tome cuidado também com as senhas utilizadas durante a navegação. Evite memorizar endereços de login e senhas e desative a opção de autocompletar nos campos de formulário. Por fim, não se esqueça de limpar o histórico de navegação antes de desligar o PC.

Mensageiros e emails

Você ofenderia alguém em um documento e o registraria em cartório? Muito provavelmente não. Pois saiba que ao escrever uma ofensa em um email, sua correspondência poderá servir como prova em um processo judicial. Isso não significa que você precise escrever sempre numa linguagem formal, mas use o bom senso.

Segurança nunca é demais!

Não escreva informações confidenciais para pessoas desconhecidas e não envie em uma mensagem nada que você não diria pessoalmente para outra pessoa. Em mensageiros, a regra é a mesma. Além disso, evite adicionar pessoas que você não conhece ou não sabe qual é a procedência.

Perfis falsos são um verdadeiro convite para que bandidos virtuais tenham acesso a informações confidenciais suas, seja de maneira automática ou mesmo através de uma conversa na qual a pessoa finge estar interessada em informações suas, como trabalho por exemplo, para se aproveitar e obter outros dados confidenciais.

Você já foi vítima de algum golpe ou passou por algum constrangimento na internet em razão de informações divulgadas de maneira inocente em uma rede social? Que outras medidas você adota para se precaver de incômodos virtuais? Participe deixando o seu comentário.

Redescubra a internet e transforme seu navegador em um espetáculo de imagens, som e vídeo!

Aprenda a utilizar o Cooliris, complemento para os navegadores IE, Firefox e Chrome.


Cooliris é um complemento para os navegadores Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome que conquistou os usuários rapidamente. Isso porque ele transforma seu navegador de internet em um verdadeiro espetáculo de imagens, som e vídeo!

O número de opções oferecidas pelo Cooliris é grande. É possível, por exemplo, assistir a canais de TV, fazer compras online, ouvir música e ainda ficar por dentro de tudo o que está rolando mundo afora através do canal de notícias.

Para utilizar todas as funcionalidades presentes no Cooliris sem problemas, o Blog do Igor preparou este tutorial. Por meio dele, o usuário aprende a utilizar todas as opções do complemento para os navegadores de maneira simples e direta. Confira!

Pré-requisitos

Para utilizar o Cooliris, é só ter o complemento instalado em um dos três navegadores suportados: Internet Explorer, Firefox ou Google Chrome. Você pode baixar a ferramenta com os links listados abaixo.

Mozilla Firefox

Cooliris para o Firefox

Google Chrome

Cooliris para o Google Chrome

Internet Explorer

Cooliris para o Internet Explorer

Observação: Para ilustrar os passos do tutorial, o navegador utilizado foi o Mozilla Firefox. O motivo para essa escolha foi o simples fato de o programa estar instalado e atualizado na máquina que foi usada. Os procedimentos exibidos abaixo são exatamente os mesmos para qualquer navegador.

Colocando a mão na massa

Agora que você já instalou o complemento no navegador de sua preferência, é hora de aprender a utilizar as funcionalidades do Cooliris. Primeiro acesse a tela do serviço, digitando na Barra de endereços o endereço:www.cooliris.com.

Cadastrando...

O cadastro não é obrigatório para a utilização do Cooliris. Mesmo sem estar logado o usuário pode aproveitar as ferramentas e funcionalidades oferecidas. No entanto, opções como a criação de favoritos só podem ser acessadas e utilizadas por usuários cadastrados.

Fazer o registro no Cooliris é bem fácil. Na Barra de ferramentas presente na parte inferior da tela, clique no botão configurações, como mostra a imagem abaixo. Na tela que aparecer, acesse a aba "Register"(Registro) e preencha os campos com os dados solicitados.

Tela de cadastro

Após clicar em "Register now" (Registrar agora) uma mensagem de confirmação será enviada para o seu email. É preciso clicar no link enviado para ativar sua conta. Feito isso, você já pode utilizar os serviços do Cooliris livremente.

Configurações

Aproveitando que a opção para acessar as configurações foi citada, é hora de conhecê-la um pouco melhor. A tela de personalização permite a alteração de várias opções do complemento. Em [1] você altera o modo com o qual o mural de imagens é exibido. É possível desabilitar o zoom das miniaturas desmarcando a opção "Allow Zooming" (Habilitar zoom).

Outras configurações como inverter o scroll do mouse ("Invert Mouse Scroll"), iniciar em tela cheia ("Launch to Full Screen") e abrir os links em uma nova aba ("Link into a new Tab") também pode ser modificadas.

Tela de configurações

As opções [2], [3] e [4] possibilitam que o usuário modifique o ângulo máximo, a velocidade de rolagem e o número de linhas da parede de imagens. Para deixar o complemento com uma cara diferente você pode modificar o plano de fundo exibido. É só indicar o caminho da imagem no campo "URL or File" (Endereço ou arquivo).

Na coluna mais à direita, indicada por [5], é possível alterar o tempo que cada slide ficará à mostra durante a exibição das imagens em forma de apresentação. Depois de modificar todas as opções desejadas, não se esqueça de clicar em "Save settings" (Salvar configurações) para salvar o que foi alterado. Para retornar à tela principal do complemento é só clicar no link indicado por [6].

Channels e Busca

O legal do Cooliris é que o usuário conta com diversos canais de música, cinema, TV, jogos e entretenimento. Por meio deles você acessa conteúdo exclusivo como fotos e vídeos e se diverte com games.

No canto esquerdo da tela principal do complemento você encontra todos os canais oferecidos, além de ter acesso às pastas do seu computador para navegar entre as imagens presentes no disco. É só clicar em um dos links e aguardar até que as imagens, ou jogos, sejam exibidos na tela.

Fazendo uma busca

Além disso, o Cooliris também transforma suas buscas em sites como Google e YouTube em algo muito mais divertido. No campo de busca, localizado no topo da tela, o usuário pode escolher se deseja procurar por um conteúdo nos canais do complemento ou em outros sites, como Google Images, Bing, Flickr, Picasa, YouTube e BlinkX.

O resultado das buscas é exibido na tela do Cooliris, cheio de efeitos e com navegação bem mais simples. A ferramenta também insere um link para que você insira a imagem ou o vídeo no site do próprio serviço, como mostrado abaixo.

Resultado da busca sendo exibido

Navegando pelas imagens e vídeos

Cooliris traz duas formas de navegar entre as imagens e os vídeos exibidos na tela do complemento. A primeira delas é utilizando o próprio mouse. Com o botão scroll do dispositivo é possível dar zoom no painel de resultados. Com um dos botões do mouse pressionados (direito ou esquerdo), se o usuário arrastar o mouse poderá navegar pelas demais telas de imagens e vídeos.

A outra maneira de visualizar as diversas telas de resultado do Cooliris é utilizando a Barra de rolagem no rodapé da tela. Tudo bem simples e repleto de efeitos para tornar a navegação descomplicada e cheia de estilo.

Esteganografia: o Blog do Igor ensina você a ser um espião supersecreto

Esconder mensagens ultrassecretas nos lugares mais impensáveis são práticas bastante conhecidas dos espiões. Aprenda você também a usar essa técnica.


Recentemente dez espiões russos foram capturados nos Estados Unidos. Segundo o FBI, responsável pelo desmantelamento da operação, os integrantes tinham a missão de coletar informações políticas e de segurança para enviar a Moscou.

O governo americano usará os presos em um acordo com a Rússia, que libertará quatro espiões americanos capturados no país há algum tempo. Entre as técnicas de envio de informações utilizada pelos russos está a esteganografia, que significa esconder informações em objetos, imagens ou locais difíceis de encontrar.

Eles publicavam fotos aparentemente comuns na internet, que continham informações sigilosas embutidas em sua estrutura. Alguns dos espiões atuavam há décadas nos Estados Unidos e foram observados durante anos para que as prisões pudessem ser feitas.

E você, também quer esconder informações sigilosas?

Separamos uma lista de aplicativos especialmente desenvolvidos para praticar a esteganografia e daremos algumas dicas de como utilizá-los. Se andam bisbilhotando a sua vida e usar essa técnica é a última saída, é hora de dar uma de espião supersecreto e esconder seus arquivos e informações de um modo que ninguém possa encontrar.

Esteganografia

Existem várias técnicas para esconder informações dentro de arquivos. Uma das mais utilizadas é distribuir a informação secreta dentro do ruído de imagens, músicas e vídeos. Esse ruído - que pode ser considerado a parte não útil do arquivo - é resultado de conversões e gravações, um processo natural nos arquivos atuais.

A mensagem também pode ser dividida e espalhada em vários arquivos, assim ninguém consegue descobrir todo o conteúdo sem juntar as partes diferentes. As informações são espalhadas aos poucos, dentro dos pixels de uma imagem, por exemplo. A mistura das variadas técnicas de esteganografia é o que torna ainda mais complicado desmantelar as informações escondidas, o que muitas vezes só é possível com os algoritmos exatos utilizados para a tarefa.

Lembra da caneta com limão?

Antigamente havia uma brincadeira bastante divertida entre as crianças, que consistia em molhar a ponta de uma caneta sem tinta ou pincel qualquer em um frasco com limão para escrever. Aparentemente não era possível ver nada na folha, mas ao aquecer o papel com um ferro de passar ou secador de cabelo a mensagem se tornava cada vez mais visível. O vídeo abaixo ilustra a situação:

Email secreto!

Uma técnica não tão famosa para enviar mensagens secretas por email é trocar a cor da letra para o branco, o que deixa tudo o que você escrever invisível no fundo branco da página, muito comum na maioria dos serviços. Para que a outra pessoa possa ler o que foi escrito, é só arrastar o mouse sobre a mensagem, que aparecerá dentro da seleção em azul, como no exemplo abaixo:

Aplicativos para espiões

Há alguns aplicativos bastante divertidos para reproduzir o efeito da esteganografia no seu computador. Logo abaixo listamos cada um deles, além de informações úteis para quem nunca lidou com programas do gênero.

Camouflage

Este é um dos aplicativos mais intuitivos em esteganografia básica e pode ser acessado por este link. Após baixar e instalar normalmente o programa, clique sobre o arquivo que deseja esconder com o botão direito do mouse e selecione a opção “Camouflage”.

Avance na próxima tela e em “Camouflage Using” é a hora de escolher o arquivo onde os dados serão escondidos. Você pode usar uma foto qualquer ou até mesmo outro documento nessa etapa. As últimas opções servem para escolher o lugar onde a imagem será salva e até mesmo aplicar uma senha para abri-la em outro local. Para abrir os dados camuflados repita o processo no novo arquivo, mas utilize a opção “Uncamouflage”.

Hide and Reveal

Não tão simples de usar quanto o Camouflage, o Hide and Reveal serve bem como uma segunda opção para você esconder seus arquivos. O processo de utilização é basicamente o mesmo e você pode conhecer mais sobre o aplicativo por meio deste link!

Agora é com você!

Depois dessas dicas é hora de colocar suas novas habilidades de espião em prática. Se o pessoal anda procurando uma maneira de bisbilhotar a sua vida ao procurar por emails, arquivos e qualquer tipo de dados, é possível driblar todo mundo com pouco tempo de prática.


Banner

Banner