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terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

HTML5 x Flash: uma guerra iminente?

Será que em breve o Flash ficará ultrapassado e será tomado pelo HTML5?

Se você chegou na internet quando a navegação ainda estava no início em nosso país (nos anos 90), deve se lembrar de páginas um tanto quanto peculiares. Fundos compostos por imagens lado a lado e GIFs animados eram elementos comuns de serem vistos.

A internet acabou passando por uma evolução e outras linguagens se desenvolveram. Mas quem diria que o Flash seria capaz de mudar a visão que tinhamos da web?

O Flash

Ao mostrar que é possível fazer muito mais do que páginas em códigos simples, a aposta da Macromedia (a antiga dona — hoje é a Adobe que tem os direitos) era a de que páginas estáticas não tinham graça e precisavam de mudanças.

O Flash se popularizou muito.O Flash é uma tecnologia baseada em vetores para a criação de animações. Isso signfica que, diferente de imagens em bitmap, por exemplo, não há perda de qualidade por mais que você aumente ou diminua as proporções dos elementos. É claro que imagens em mapas de bits ainda podem ser usadas combinadas com o Flash.

O Flash se popularizou na internet devido às suas múltiplas funcionalidades, facilidade de uso e "leveza" para carregamento (caso use somente vetores). E, como não se limita somente a animações, há uma linguagem de programação usada junto com ele, chamada Action Script, muito semelhante ao Javascript. Graças a isso, é possível criar interações com os usuários de internet e fazer jogos em Flash.

Múltiplas possibilidades foram criadas com o Flash. Agora, uma nova revolução nas linguagens da internet está se desenvolvendo cada vez mais: o HTML5.

O HTML5

Diferente do Flash, o HTML é conhecido pela sua utilização de tags no código. Ele acabou por ser a base das páginas na internet e, combinado com outras linguagens, como o próprio Flash e Javascript, permitiu experiências de navegação para os usuários.

HTML5 chega cheio de promessas.

Visando facilitar cada vez mais e beneficiar desenvolvedores, é desenvolvido agora o HTML5. A linguagem traz tags mais objetivas e úteis para a internet, como Canvas (para renderizar imagens), de vídeo (para incorporação prática), geolocalização (como se fosse um GPS), aplicativos offline (através do caching) e bases de dados (como o SQL). Saiba mais sobre no artigo "O que é HTML5?".

Onde está o Flash no iPhone e no iPad?

Flash no iPhoneQuando o iPhone foi lançado, não apresentou Flash. Tudo bem, uma atualização com certeza resolveria isso. O problema é que já está para ser lançada a quarta versão do sistema operacional do aparelho da Apple, mas não há o mínimo sinal de suporte para Flash, por mais que a Adobe já tenha anunciado que está pronta para incluí-lo para os portáteis da empresa.

O que acabou com todas as esperanças foi quando Steve Jobs disse que de forma alguma pretende colocar suporte para o Flash nos sistemas operacionais tanto do iPhone, quanto do iPad. A razão é simples. Segundo o criador da marca da maçã, o Flash é cheio de bugs e problemas que deveriam ser resolvidos pela Adobe.

Sendo assim, ele não pretende colocar o suporte e ainda conclui com a afirmação de que o HTML5 está para tomar o lugar do Flash. Mesmo assim, os usuários de iPhones comjailbreaks esperam uma atualização não oficial, criada pela comunidade. Além disso, o novo Adobe Flash CS5 promete trazer suporte para desenvolvimentos para a plataforma da Apple, mas nada relacionado ao navegador.

HTML5 x Flash

O HTML5 acaba por ser uma mudança excelente para todos pelo simples fato de ser a linguagem mais padronizada. Ou seja, você não precisa baixar nenhum plugin para que funcione — diferente do Flash. O problema é que, antes de mais nada, os navegadores também precisar ser compatíveis. Atualmente, somente o Google Chrome e o Apple Safari têm suporte.

Já o Flash está presente em uma infinidade de sites hoje. Há excelentes utilidades, como reprodução de vídeos e jogos, os quais são cada vez mais bem desenvolvidos. O problema começa quando seu computador começa a achar o processamento do Flash pesado demais, como é o caso de vídeos em HD no YouTube.

HTML5 x Flash

O HTML5, nesse caso, seria a alternativa perfeita. Com a integração de vídeos já nativa da linguagem, não é necessário que os vídeos passem antes pelo Flash para serem reproduzidos, aumentando consideravelmente a performance. É por isso que o YouTube e o Vimeo já usam a tecnologia. Veja mais sobre isso no artigo"YouTube e Vimeo entram na onda do HTML5".

O HTML5 ainda não é capaz de desempenhar todas as funções do Flash (longe disso). Mas as promessas são realmente grandes em questão de funcionalidades. E há preferência na utilização de um código-padrão do que um dependente de plugins para funcionamento.

O que o futuro reserva?

Promessas para o HTML5 não faltam. Aplicações relativamente boas já comprovam que a tecnologia é potente, como o Google Voice, o YouTube e o Vimeo. Entretanto, principalmente na questão de vídeos, o HTML5 precisa evoluir muito, já que o uso de codificações (ou codecs) para reprodução é mais complexo do que parece.

A transição também demora anos para acontecer, já que ela não ocorre de uma vez só. Essa mudança gradativa dá a oportunidade para a Adobe modificar o Flash e "correr atrás do prejuízo", com a melhora da performance e novas funcionalidades.

Com essa mudança gradativa, podemos também descartar que as empresas modificarem seus sites feitos em Flash será um desconforto, pois provavelmente já teriam de se atualizar de uma forma ou outra.

Dizer que o HTML 5 vai substituir o Flash é, no mínimo, errado. Já é comprovado que tecnologias dificilmente morrem, somente se modificam e entram em convergências. Cada linguagem mostra vantagens sobre outras ao desempenhar tarefas — o HTML5 permite maior performance e facilidade, mas não faz tudo que é possível com o Flash. E se um dia o fizer, é porque a convergência aconteceu.

Microsoft surpreende com o Windows Phone 7

A gigante de Redmond reage ao mercado de smartphones e lança o Windows Phone 7 durante a Mobile World Conference 2010.

Anos após o lançamento do iPhone, a Microsoft, principal concorrente da Apple, não havia se esforçado muito para competir no mercado de smartphones. Porém, ontem, durante a conferência da empresa no Mobile World Congress 2010, tudo mudou.

A Microsoft deixou a plateia de queixo caído ao apresentar seu mais novo produto, o Windows Phone 7. Este novo sistema operacional para celulares foi desenvolvido "do zero" e parece ser diferente de tudo aquilo que a turma da janelinha já fez.

Está na hora de esquecer a tela azul da morte em seu computador ou o sistema operacional para smartphones que fazia você chorar (de raiva!). O Windows Mobile foi morto, enterrado e já deve estar na porta do céu - ou inferno, quem sabe. Em ritmo de carnaval, abra alas para o Windows Phone 7, o que pode ser a coisa mais inovadora que você já viu desde o lançamento do iPhone, há três anos.Windows Phone 7

Na conferência da Microsoft, Steve Ballmer economizou palavras e partiu diretamente para o vídeo de demonstração do produto. Os analistas e críticos já aguardavam por alguma novidade relevante, mas ficaram realmente surpresos com o que viram.

Com um visual inovador, propostas interessantes e extremamente ambicioso, o Windows Phone 7 vem com tudo. Segundo Joe Belfiore, responsável pelo projeto, a Microsoft resolveu focar no usuário, deixando aquela velha teoria de que smartphone é um computador pequeno bem longe de seu projeto.Interface

Se você pensa na Microsoft como uma empresa certinha e com poucas inovações gráficas, é hora de mudar. A interface do Windows Phone 7 é surpreendente. Em vez do visual organizado, clássico e simples, a empresa partiu para quadrados coloridos que carregam todas as informações que você precisa.

A tipografia é grande e o uso parece ser bastante intuitivo, lembrando a interface do Zune, o player da Microsoft. Perto do Windows Phone 7, o smartphone da Apple parece "quadrado", velho e chato.

Visual inovador

As principais ferramentas são organizadas em grupos: People (pessoas), Pictures (imagens), Games (jogos), Music + Video (música e vídeo), Marketplace (compras) e Office (escritório). No primeiro grupo, por exemplo, não estão apenas os seus contatos, mas também suas redes sociais, com updates automáticos de suas contas do Facebook e Windows Live.

E falando em Zune, a área de Music + Video pode ser encarada como o próprio Zune dentro do seu celular. Toda a sua coleção de músicas e vídeos poderá ser sincronizada com o computador.Xbox Live

A Microsoft acertou ao lançar o Xbox. Apesar dos erros e problemas enfrentados pelos usuários, o console se destacou e hoje faz parte da santíssima trindade dos games, junto ao Playstation 3 e ao Nintendo Wii. Na área de jogos, a grande tacada do Windows Phone 7 é a integração com o Xbox live, rede social dos jogadores.

Jogos mais perto de você

A ideia não é levar os principais games para dentro do seu celular (ainda!), mas permitir que você veja a sua página de usuário, seus pontos e amigos. A empresa garante que este é apenas o primeiro passo em relação aos jogos. Quem sabe em breve você poderá se divertir com grandes jogos do Xbox diretamente no seu celular.Aplicativos

O Windows Mobile está mortinho da silva e levou com ele todos os seus aplicativos. É isso mesmo: o Windows Phone 7 não quer nem saber dos programas que você tem para Windows Mobile. A partir de agora, os programas terão uma interface padronizada com uma barra para comandos na parte inferior da tela. Como já era de se esperar, a busca e o sistema de mapas ficam por conta do Bing e do Bing Maps.

O Office não fica de  fora

O já mencionado Marketplace é a área onde o usuário compra seus aplicativos. O Windows Phone 7 só será lançado no próximo semestre, portanto, há alguns meses para que os programas comecem a ser desenvolvidos. Valores não foram mencionados, mas altos preços devem ficar de fora, seguindo os padrões do mercado.

Multitasking? Esse tópico é uma grande dor de cabeça. Enquanto usuários estão loucos atrás de sistemas multitarefa, analistas e blogueiros acreditam que a característica beira o desnecessário. Ao ser questionado sobre isso, Belfiore saiu pela tangente e não deu uma resposta direta. Ao que tudo indica, há grandes chances de que a Microsoft deixe o multitarefas de lado.Hardware

O iPhone OS só funciona no iPhone, assim como o Mac OS X, teoricamente, só roda no Mac. A Apple é vista com maus olhos por conta disso, mas poucos param para pensar o por que da exclusivdade de hardware.

Quando um software é criado para rodar em um determinado hardware, o desempenho é muito melhor do que aquele que é otimizado para milhares de hardwares diferentes. Se o Mac OS X roda no Mac e o Windows roda em qualquer PC, é obvio que o Mac será muito mais rápido e estável, já que não precisa se adaptar ao computador.
O mundo dos smartphones nunca mais será o mesmo
Parece que, enfim, a Microsoft entendeu que essa exclusividade de hardware pode ter um lado positivo. O Windows Phone 7 é um sistema operacional para smartphones e precisa do aparelho em si para funcionar.

O pessoal de Redmond não vai produzir seus próprios smartphones, mas vai forçar a barra dos fabricantes. Há uma série de exigências para que um celular rode o Windows Phone 7: tela multitoque capacitativa com, pelo menos, quatro pontos de toque; acelerômetro; câmera de 5 Megapixels e rádio FM. Além disso, o smartphone só poderá ter três botões: start, busca e voltar.

Em termos de processador e gráficos, a empresa não liberou nada específico ainda. Sabe-se, entretanto, que o aparelho passará por diversos testes antes de ser liberado para usar o Windows Phone 7.

A exclusividade de hardware nunca foi uma característica da Microsoft. Estas medidas não chegam nem perto daquelas tomadas pela Apple, mas já devem fazer uma boa diferença no desempenho do sistema operacional. As empresas parceiras da Microsoft, até agora, são a Qualcomm, LG, Samsung, Garmin, Asus, HTC, HP, Dell, Sony Ericsson e a Toshiba.Antes tarde do que nunca

A Microsoft deveria ter lançado algo como o Windows Phone 7 já há dois ou três anos. Porém, antes tarde do que nunca e eis que a empresa de Redmond surpreende o mundo da tecnologia com um grandioso sistema operacional para smartphones. De acordo com alguns felizardos que puderam testar o Windows Phone 7 no Mobile World Congress 2010, o sistema vai muito além do esperado.

Windows Phone 7

Vídeos e imagens mostram uma interface diferenciada e características interessantes como o Xbox live e a integração com redes sociais. O Windows Phone 7 deve chegar ao mercado no final do ano e o cenário dos smartphones está para mudar.

Novos eletrônicos: Olympus SP-800UZ

Olympus anuncia uma supercâmera com capacidade para gravação de vídeos em alta definição e zoom ótico de 30x, o maior do mercado de câmeras digitais sem lentes substituíveis.

O mercado de câmeras digitais não profissionais está cada vez mais profissional. Prova disso é a SP-800UZ da fabricante japonesa Olympus, dona de excelentes recursos e com o maior zoom ótico dentre as câmeras digitais com lentes não substituíveis.

Com zoom ótico de 30x (o que equivale a uma lente de 28-840mm), 14,7 megapixels de resolução e capacidade de gravar vídeos em alta definição, a câmera custa US$ 350 nos Estados Unidos e ainda não chegou ao Brasil.

“O maior zoom do mundo”

Essa frase é a grande chamada da Olympus SP-800UZ na página da câmera no site oficial da Olympus. É realmente impressionante a capacidade de aproximação do equipamento, ideal para quem não quer gastar muito e ter uma câmera de alto nível para registrar momentos que merecem ser lembrados para sempre.

Olympus SP-800UZ / Foto: Divulgação

Tela e resolução

O tamanho da tela da Olympus SP-800UZ também merece respeito: são 3’’ em cristal líquido (LCD) que garantem a você um ótimo panorama sobre a imagem fotografada. Além dos 14 megapixels, a câmera conta ainda com resolução máxima de 720p, ou seja, é possível gravar vídeos em alta definição.

Estabilização de imagem

Se você já usou uma câmera qualquer, deve ter percebido que o zoom aumenta a “sensibilidade” do foco, aumentando também as chances de a imagem sair tremida. Pois para isso a Olympus SP-800UZ conta com um sistema duplo de estabilização de imagem (digital e mecânico) que previne imagens tremidas devido a um alto nível de aproximação.

Olympus SP-800UZ / Foto: Divulgação

Imagens panorâmicas

Outro recurso interessantíssimo da Olympus SP-800UZ é a captura de imagens panorâmicas. Selecionando essa opção na câmera, basta pressionar o obturador e movimentá-la lentamente para o lado e ela tira várias fotografias automaticamente até formar 220° de captação.

Armazenamento e formato

Originalmente a câmera Olympus SP-800UZ possui 2 GB de espaço interno para armazenamento de fotos e vídeos. A memória do equipamento pode ser expandida com cartões de memória modelo SD ou SDHC.

Olympus SP-800UZ / Foto: Divulgação

Conexão

Outro ponto interessante da câmera é sua diversidade de conexões. Ela possui uma saída HDMI para ser conectada diretamente a televisores com recurso de HDTV. Além disso, o tradicional conector para cabo de áudio e vídeo, bem como a saída USB para transferência dos arquivos para o PC.

Outros recursos

A Olympus SP-800UZ conta ainda com 27 modos de fotografia, quatro filtros, funções para gravação de voz, assistente de quadros, dez efeitos de edição, flash embutido, recurso para redução de olho vermelho e processamento de imagem TruePic™ III.

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