Seja, Bem Vindo.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Transforme seu Google Chrome no Chromium OS

Simule a utilização do Chromium OS através do navegador da Google.

A segunda metade de 2010 promete ser bem agitada, já que o lançamento do sistema operacional da Google está previsto para essa época do ano. Para não ter que esperar até que o Chromium OS esteja disponível, o Blog do Igor preparou uma seleção de extensões que podem deixar o Google Chrome mais parecido com o SO dessa gigante.

Ficou curioso? Então confira abaixo a lista completa de extensões que vão deixar o seu navegador parecendo um verdadeiro sistema operacional.

Para conversar e ficar informado

Squawk

Que tal bater um papinho com seus contatos do Google Talk sem ter que sair no navegador ou abrir a página do GMail? É isso que essa extensão proporciona. Através de uma janela pop-up você pode bater um papo com os amigos enquanto navega tranquilamente pela internet.

Google Mail Checker Plus

Nada de ficar entrando em sites para verificar seus emails. Essa extensão alerta caso uma nova mensagem chegue em sua conta do GMail. O usuário também pode ler, apagar ou responder o email sem ter que abrir a página do serviço.

Google Mail Checker Plus

Google Reader Notifier

Os feeds não podem ficar de fora, afinal se manter informado é crucial hoje em dia. Com o Google Reader Notifier o usuário pode ler as atualizações feitas em seus sites preferidos por meio de uma pequena janela pop-up.

Wikipedia Chromium Edition

O Wikipedia Chromium Edition veio para facilitar a vida do usuário na hora de fazer pesquisas na internet. Com essa extensão é possível procurar qualquer termo na enciclopédia online mais famosa da internet. Rápido e bem mais prático.

Wikipedia Chromium Edition

Para o escritório

Docs PDF/PowerPoint

Com essa extensão o usuário pode visualizar arquivos PDF e apresentações do Power Point sem ter os programas instalados no computador. Isso porque ele abre os documentos diretamente no navegador.

Google Docs

Google Docs, como o próprio nome sugere, permite que o usuário acesse todos os documentos do Google Docs de maneira mais prática e rápida. Todos os arquivos disponíveis ao alcance do mouse.

Bubble TranslateBubble Translate

Extensão que traz um poderoso tradutor para o seu navegador. Ele é capaz de traduzir textos nos mais diversos idiomas, graças ao reconhecimento das palavras que é feito em tempo real. Além de não interferir na atividade do navegador, o Bubble Translate pode ser acessado através de um único clique do mouse!

Para a diversão

Netoldies Radio Playlist

Com apenas um clique, você sabe qual era a música que está tocando na NetOldies Radio, uma rádio online especializada em sucessos das décadas de 50 e 60. Se você adora uma música mas não faz de quem canta, vale a pena conferir mais essa extensão para o Google Chrome.

Jamendo Radio

Jamendo Radio é uma extensão para o Google Chrome que vai transformar o navegador em uma estação de rádio online e gratuita. De modo discreto, o aplicativo instala um pequeno botão próximo à barra de endereço do Chrome e por meio dele você ouve músicas gratuitamente.

Instant Image Editor para Google Chrome

O Instant Image Editor oferece um editor que roda direto do navegador e com praticamente todas as ferramentas do Gimp possui. Pressionado a tecla ALT enquanto clica com o botão direito do mouse sobre uma imagem você ativa a extensão e pode editar qualquer imagem sem ter que instalar programa algum.

Instant Image Editor para Google Chrome

Aviary Screen Capture

O Aviary Screen Capture é um pequeno add-on que permite que você capture, edite e salve a imagem exibida em seu navegador de maneira simples e eficiente. E para melhorar, diretamente de seu navegador.

Claro que o navegador não ficará exatamente como o Chromium OS, mas já é possível ter uma ideia do que é possível fazer utilizando aplicativos online. Quer saber qual a experiência de uma vida sem programas instalados? Então não deixe de conferir o artigo “Sobrevivendo uma semana só com o navegador!”.

Avatar é exibido em 4D na Coréia. Espera... 4D?

Água, vento, cadeira se mexendo e até cheiro de explosivos. Conheça as atrações do cinema em 4D, uma experiência ainda mais interativa com o público

O final do ano de 2009 foi marcado pela megaprodução cinematográfica Avatar, do diretor James Cameron. Sem entrar no julgamento de enredo, o filme marcou a história do cinema, bateu recordes e deve estipular novos padrões em termos de captura e projeção de imagens nos cinemas.

Se você se surpreendeu com a tecnologia 3D empregada em Avatar, prepare-se para mais. Na Coréia do Sul, a produção de James Cameron foi exibida em 4D, com direito a cheiro de explosivos, água e vento nos espectadores.

A experiência começou a ser preparada em 2009. De fato, o cinema 4D não é totalmente novo para os coreanos —Viagem ao Centro da Terra já era exibido em uma sala com 88 lugares — mas o sucesso de Avatar deu o empurrão que faltava para levar mais diversão para o grande público.

Mais uma dimensão

3D e 4D podem ser o futuro do cinema?Resumidamente, o cinema 4D adiciona experiências sensoriais a um filme 3D, “cutucando” os cinco sentidos dos espectadores. A cadeira se mexe e outros elementos são utilizados em sincronia com o que se passa na telona. Os efeitos podem incluem espirros de água, vento, bolhas, prendedores nas pernas, cheiros, iluminação com estrobos, cadeiras vibratórias — enfim, qualquer atrativo que enriqueça a experiência do público.

Em um filme sobre piratas, por exemplo, a cadeira pode balançar para simular um navio, e água e brisa simulam a força do mar e as condições do tempo. Na verdade, não há uma lista com o que é usado: o que for possível adicionar a uma sala para despertar os sentidos do público vale. A exibição de Avatar em 4D na Coréia utilizou não menos que 30 efeitos durante os 162 minutos de filme, que incluiam cadeiras que balançavam, cheiros de explosivos, esguichos de água, laser e vento.

Algo está errado fisicamente

Recapitulando as aulas de física: as três dimensões são altura, largura e profundidade. A quarta dimensão representa o tempo, ou a passagem do tempo em si. É uma dimensão que não pode ser realmente vista, mas pode ser, de certo modo, percebida.

O físico teórico alemão Albert Einstein, por exemplo, contribuiu para os estudos da 4ª dimensão. Para ele, o tempo passa de maneira relativa, isso depende se uma pessoa está em repouso ou em movimento. Quanto mais rápido o movimento, menos o tempo passa. O físico teórico japonês Michio Kaku, em 2000, definiu a quarta dimensão de maneira tão simples quanto interessante: “é a metáfora para o estranho e misterioso”.

Logo, cinema 4D é um nome de marketing, criado para continuar uma sequência crescente, de maneira parecida com os MP4, MP9, MP500 da vida. Por mais avançada que seja a tecnologia de Avatar, um filme que desafia os conceitos físicos sobre o tempo nesse nível não deve sair do papel.

Não é exatamente novo

A Disney é uma referência em experiências nesse sentido e exibe títulos desde a década de 80. Claro que não com a qualidade e o nível de interação atuais, mas com alguns desses elementos. Captain EO, um filme 3D exibido em parques da Disney nas décadas de 80 e 90, é considerado o primeiro filme 4D da história, porque aplicou efeitos como lasers e fumaça nas sessões. O filme voltará a ser exibido em 2010 no Magic Eye Theater, na Disney. O roteiro é de George Lucas, a direção é de Francis Ford Coppola e no elenco está um tal de Michael Jackson.

Os Muppets podem ser assistidos em 4D.Duas atrações de sucesso da Disney são o Jim Henson’s Muppet*Vision — que traz os queridos Muppets em 3D — e o Twilight Zone Tower of Terror, uma atração com uma cena considerada 5D. Na cena, o carro emerge horizontalmente e entra em uma coleção de visões e sons em meio às estrelas.

Filmes em 4D são atrações que já fazem parte de diferentes parques temáticos, como Flamingo Land Resort, London Eye e Thorpe Park (Inglaterra); Busch Gardens Africa, Enchanted Kingdom (Filipinas), Sentosa (Singapura), Movie Park (Alemanha), Universal Studios, Warner Bros. Movie World e SeaWorld (EUA).

As salas do complexo CJ-CGV, que exibiu Avatar em 4D na Coréia, são consideradas as mais avançadas do mundo pelos criadores. Kim Daehee, responsável pela publicidade do complexo, afirma que “não há salas 4D como a nossa pelo mundo. O complexo 4D da CJ-CGV é o primeiro no mundo que oferece experiências para os cinco sentidos em um único filme.”

Em 2009, foram exibidos 10 filmes com efeitos 4D no complexo coreano. O que Avatar fez foi levar a experiência a outro nível, e a expectativa é que cada vez mais filmes de sucesso levem também sua versão 4D.

No Brasil, a primeira sala 4D do Brasil foi inaugurada em 2009, no Alpen Park, em Canela, no Rio Grande do Sul. “A projeção em 4D tem simulação de movimentos nas poltronas e efeitos sensoriais, que serão os grandes diferenciais da novidade. As simulações permitem a percepção do vento, respingos d’água e de contatos de objetos, por exemplo. Além disso, um sistema de som de última geração vai garantir alto nível de entretenimento e diversão”, anuncia o site oficial do parque.

A sala começou a ser projetada em 2007. Já estão programadas exibições de Uma Ode à Vida e A Ilha Perdida. Os ingressos custam R$ 15 e as sessões acontecem de 30 em 30 minutos, de acordo com o site oficial.

E o que se conclui

Avatar levou o cinema 3D a outro nível de popularidade, será que vai levar o 4D também.O cinema 4D é ambicioso e aposta na memória do espectador. Ao assistir um filme 4D, a sensação é de que se participou de algo, de que se fez parte de uma atração. A memória não acaba no “eu vi tal filme”, ela chega a outro nível: “eu participei de tal filme”. O cérebro tende a considerar esta experiência real.

Assim como Avatar não foi a “estréia” do 3D (acredite, havia 3D na década de 50), esta exibição especial na Coréia não é o primeiro passo do 4D. Trata-se de um novo foco, um novo mercado para a tecnologia. De parques temáticos, as experiências com os sentidos podem chegar a Hollywood. Provavelmente não será um fenômeno e não acontecerá da noite para o dia, mas certamente acontecerá quando a indústria sentir a necessidade.

A história dos tablets

Computadores sem teclado começam a virar realidade, porém o Blog do IGOR descobriu que o equipamento tem uma longa história marcada por fracassos e dificuldades.

Depois do lançamento do Apple iPad a febre tecnológica passou dos e-readers para os tablets. Se até o dia 27 de janeiro de 2010 os fabricantes anunciavam quase diariamente um novo modelo de leitor digital, desde então novos portáteis touchscreen são revelados com a mesma frequência.

Mas o “iPhonão” de Cupertino é apenas a mais nova aplicação de um conceito de equipamento existente na informática desde a década de 1980. Descubra neste artigo como um dispositivo dado como morto pelo mercado tornou-se o mais recente objeto de desejo dos geeks.

Como tudo começou

Quando os computadores começaram a aparecer fora das empresas, muitos usuários reclamavam de terem de usar um teclado. Por mais que a semelhança com a máquina de escrever existisse – graças ao padrão QWERTY de distribuição de letras e números – a quantidade de funções desempenhadas a partir de toques era gigantesca.

Lembre-se de que nos anos 1980 o mouse não era um equipamento padrão em computadores pessoais, e a interface gráfica que você conhece hoje ainda estava dando seus primeiros passos. O MS-DOS e outros sistemas operacionais de linha de comando imperavam no cenário da informática doméstica.

GRiDPAD

Quando, em 1989, a GRiD lançou o seu GRiDPad, a revolução que muitos acreditam começar agora com o iPad se iniciou de fato. A computação baseada em canetas se mostrou promissora, trocando o teclado pela tela sensível, ativada por stylus e prometendo o reconhecimento de escrita que faria qualquer pessoa aprender rapidamente a usar um computador.

Alarde e decepção

De maneira semelhante à que vemos hoje, assim que o GRiDPad foi lançado o mercado viu uma enxurrada de aparelhos semelhantes. Os slate computers – como eram chamados na época – surgiram nos mais diversos formatos.

Apple NewtonEm 1992 a Microsoft coloca no mercado o Microsoft Windows for Pen Computing, que permitia aos desenvolvedores a criação de aplicativos dedicados à nova forma de interagir com a máquina. No ano seguinte a Apple embarca no hype com o Newton, historicamente um de seus maiores fracassos comerciais.

Até 1995, os Pen Computers – outro nome comercial da época – mantiveram-se como grande esperança, mas sem muito sucesso comercial. Motivos para isso sobravam: o tão enaltecido reconhecimento de escrita funcionava mal e as limitações de processamento, memória e tamanho dos computadores os transformavam em pouco mais do que agendas eletrônicas touchscreen.

Casio Cassiopeia, um dos rivais do Palm PilotEm 1996 o cenário começa a mudar, graças ao PalmPilot. O pequeno aparelho foi o primeiro Pen Computer a realmente ser um sucesso de vendas, graças ao seu bom hardware e ao sistema Graffitti de entrada de caracteres, com seus movimentos diferenciados para cada letra.

Como o mercado manda, no rastro do PalmPilot, vários outros PDAs (Personal Digital Assistants– Assistentes pessoais digitais) foram lançados, inclusive o grande rival da Palm: o PocketPC.

Ascensão e queda

Os PDAs mantiveram-se como principal forma de slate PC para o público geral até o surgimento e a popularização dos smartphones. Apesar de não funcionarem da mesma forma, a convergência da computação móvel com a telefonia celular gerou a possibilidade de conexão com a internet em qualquer lugar, coisa que os PDAs não fazem, dependendo sempre de linhas telefônicas fixas ou hotspots Wi-Fi.

Portões abertos
Um dos principais responsáveis pela permanência dos slate PCs no mercado foi Bill Gates, da Microsoft, que manteve o investimento de sua empresa no desenvolvimento de software destinado aos tablets. O Windows XP Tablet Edition, por exemplo, era acompanhado de uma série de especificações mínimas de hardware.

Exo Windows 7 Tablet PC

Quando um determinado equipamento atendia a essas especificações, recebia o certificado Windows Tablet PC, comprovando sua capacidade de operar como um computador normal, porém sem depender do teclado.

Mesmo com todas as dificuldades, duas categorias de slate PC – além dos pequenos PDAs - conseguiram conquistar seu espaço: os notebooks híbridos e os rugged tablets.

Escritório portátil

Notebook híbrido CompaqOs híbridos são misturas de tablets com notebooks normais. Para alterar entre um estado e outro basta girar a tela sensível a toque, deixando a carcaça sobre o teclado, e a tela exposta.

Esse tipo de equipamento é principalmente utilizado no cenário corporativo, em que apresentações rápidas e discussões sobre documentos acontecem com frequência graças à tela basculante em duas direções.

Além disso, não é incomum um gerente de fábrica ou um executivo não poder sentar em uma mesa para começar a registrar dados em planilhas ou em texto, tarefa bastante facilitada pela tecnologia digital inkdesenvolvida pela Microsoft. Logo depois, em seu escritório, o usuário pode colocar a tela de volta em uma posição normal e utilizar o híbrido como qualquer outro notebook.

Heróis da resistência

General Dynamics Itronix rugged tabletCom um conceito completamente oposto aos notebooks híbridos, os rugged tablets são equipamentos destinados a uso bastante específicos. Encontrados em grandes obras de engenharia, operações militares e outros cenários críticos, esses dispositivos prezam tanto pela eficiência de utilização quanto pela resistência a intempéries e acidentes.

Enquanto a maioria dos computadores não resiste sem marcas a quedas e outros eventos igualmente trágicos, osrugged tablets são certificadas justamente em relação à sua resistência. Além disso, também a proteção contra riscos ambientais – água, poeira e similares – conta para a obtenção desse status.

Minitablets

Os smartphones que roubaram a cena dos PDAs se desenvolveram e, equipados com touchscreens, receberam o nome de tablet. O próprio iPhone apresenta várias características que permitem classificá-lo assim, e que também são encontradas na sua versão fermentada: o iPad.

Mas além dos super telefones, uma categoria especial de equipamentos pode ser considerada a origem de todo o frisson atual sobre os computadores touchscreen: os MID (Mobile Internet Devices – dispositivos móveis para internet). Dentre eles, provavelmente os mais conhecidos pertencem à série N da finlandesa Nokia.

Nokia N810

Muito semelhantes aos PDAs de antigamente por fora, e mais poderosos que os smartphones por dentro, aparelhos como o Nokia N810 levam ao usuário uma experiência de uso bastante interessante, com interface adaptada ao toque e um teclado físico integrado para digitações mais complexas.

A nova geração

Desde 27 de janeiro – data do anúncio oficial do iPad – o mercado recebe promessas de novos produtos quase diariamente. De maneira bastante semelhante ao início dessa história, todos querem entrar no segmento que promete desbancar netbooks e e-readers como gadgets do ano.

ICD Ultra Apple iPad

Mais poderosos, versáteis e bonitos que os slate computers dos anos 1990, os tablets de 2010 contam também com um grande aliado para não seguir o rumo jurássico de seus predecessores: a tecnologia móvel atual, com 30 anos de vantagem em desenvolvimento.

Com redes Edge, 3G e Wi-Fi disponíveis em quase todos os lugares, sistemas operacionais extremamente adaptados à realidade dos portáteis – como o iPhone OS e o Android – e hardware específico como as telas capacitivas e os processadores de baixo consumo, muitas dificuldades enfrentadas pelos primeiros slate PCs não passam perto dos aparelhos mais recentes.

Daqui para frente

enTourage eDGeNão é possível adivinhar o que virá, mas baseado em patentes já reveladas e anúncios de diversas empresas, pode-se esperar uma convergência ainda maior dos leitores digitais e tablets.

A Amazon.com já liberou a plataforma de desenvolvimento do Kindle, a Microsoft anunciou em 2009 o Courier, e diversas empresas trabalham com tecnologias que podem ser utilizadas nesse tipo de equipamento: telas flexíveis, E-ink colorido e com frequência suficiente para vídeo etc.

Mas pode-se deixar o futuro para depois, e aproveitar ao máximo as maravilhas ofertadas hoje mesmo. Afinal, quem não quer um tablet?


Conheça os riscos das salas de bate-papo na web

Saiba como se prevenir de ameaças em chats de bate-papo, que ainda são largamente utilizados para comunicação instantânea.

Um dos primeiros métodos de comunicação instantânea da web a fazer sucesso, as salas de bate-papo ainda são usadas por milhões de usuários ao redor do mundo. Prova disso é o fato de ainda existirem inúmeros sites que oferecem este tipo de serviço.

Divididas basicamente por temas e interesses, regiões ou idade dos usuários, estas salas normalmente possuem a credibilidade do fornecedor de tal serviço, logo, se você está acessando um site confiável e ele disponibiliza um chat, dificilmente terá problemas “automáticos”. O único risco ao qual se expõe é aqueles que dependem de você.

Ameaças em uma sala de bate-papo

Cuidado onde clica!Como dito anteriormente, se o site é seguro você não irá pegar um vírus ou qualquer outro malware simplesmente por acessá-lo. Ai qualquer um perguntaria: “mas então quais são as ameaças de uma sala de bate-papo?” Bem, esta questão tem respostas tão simples quanto evitar “cair em armadilhas” nestes sites.

Cuidado onde clica

Na verdade, você é sua única ameaça, pois como os serviços de chat não têm como bloquear o envio de links, o que acabaria por prejudicar os demais usuários, é preciso tomar cuidado com onde você clica.

Para se prevenir de cliques indevidos, ative a barra de status em seu navegador e antes de clicar, posicione o cursor do mouse sobre o link e verifique se o destino indicado na barra é o mesmo para o qual ele deveria levar. Além disso, ficar atento a links que terminam com extensões EXE, algo bastante comum em redes sociais e chats web afora. Não existem imagens neste formato, logo não acredite em mensagens que dizem “Olha que legal nossas fotos” e levam um link com este tipo de extensão.

Existem sites que transformam uma URL longa em uma nova, bem menor, mas que leva ao mesmo destino. Um exemplo disso é o BurnURL, que pode deixar um endereço neste formato “http://burnurl.com/kmO5hu”. Deste modo, fica impossível ter uma idéia do destino final, portanto, evite links assim vindos de desconhecidos.

No geral, é sempre recomendado não sair clicando em qualquer coisa que aparece pela frente. Independente do formato, evite clicar em links desconhecidos, enviados por usuários desconhecidos. É claro que em uma sala de bate-papo existirão inúmeros desconhecidos, porém, um pouco de bom senso não faz mal a ninguém.

Manter o navegador atualizado

Outra ferramenta importante contra qualquer ameaça advinda do acesso a sites em geral (e também os de bate-papo), é manter seu navegador sempre atualizado. Estas atualizações que levam o software da versão 3.0.1 para a 3.0.2, por exemplo, podem parecer inúteis, mas não são. Nelassão corrigidos erros e bugs que deixariam brechas para a ação de códigos nocivos. A última versão do seu navegador é sempre a mais segura a ser utilizada.

E se nada der certo?

Bem, se mesmo com todas estas dicas você, por algum motivo misterioso, ainda for infectado por algo, manter instalado e ativo em sua máquina um bom programa antivírus. Além disso, mantê-lo com sua base de vacinas sempre atualizada também será de grande ajuda. Acesse a seção de programas antivírus do Baixaki para baixar algum software para sua proteção.

. . . .

Enfim, navegar na internet é estar exposto constantemente ao risco de ter seu computador infectado. Portanto, estar atento onde clica é o primeiro mandamento de quem quer manter seus dados e informações intactos. De modo geral, os chats de bate-papo permitem somente a utilização de texto, o que evita envio de arquivos entre usuários. Sendo assim, atenção e bom senso só tendem a ajudar.

HDMI 1.4: por que você vai ter que trocar de televisão?

Além de permitir resolução quatro vezes maior que o Full HD e imagens 3D, o novo HDMI substitui até o cabo de rede. Conheça o componente que vai revolucionar os eletrônicos.

Feliz com sua nova TV Full HD e seu sistema de som e imagem providos por um home theater com suporte para HDMI 1.3? Pois saiba que seu investimento em tecnologia digital está prestes a ser ultrapassado. Uma nova geração de conectores HDMI está surgindo pronta para invadir o mercado com aparelhos que vão revolucionar a maneira com que você assiste à televisão.

As especificações que compõem o padrão do novo conector HDMI 1.4 estão definidas desde meados de 2009 e as primeiras TVs e players já estão surgindo diante do público. Mas o que vai mudar com sua chegada, quais vantagens em relação aos conectores atuais e por que é que você vai ter que trocar sua televisão se quiser usufruir destas vantagens?

Sobre o HDMI

Muita gente confunde o termo HDMI com Full HD ou com televisão digital. Na verdade, trata-se de um conjunto de conectores e cabos adotados como padrão para a distribuição do sinal digital. Por apresentarem uma qualidade superior aos conectores analógicos, não faz sentido que uma TV de tubo possua entrada HDMI, daí a origem da errônea associação.

HDMI 1.4 é um novo padrão de conectores.

Da mesma forma, as especificações do novo padrão HDMI 1.4 permitem melhorias na transmissão entre os aparelhos. Mas isso não significa que a simples substituição do cabo aumente a qualidade final da imagem, ela apenas disponibiliza os recursos necessários para a nova geração de eletrônicos. O HDMI 1.4 já está pronto, o cabo aguarda apenas a chegada de aparelhos compatíveis ao mercado para ocupar seu espaço nas lojas.

Todos os recursos que já estavam presentes nas especificações anteriores do HDMI continuam no padrão 1.4. O novo modelo soma novas possibilidades, assim como garante a comunicação entre aparelhos do padrão 1.3 sem qualquer vantagem.

Mas afinal, quais são as novidades?

HDMI Ethernet Channel

Todos os aparelhos conectados.Televisões com central de mídia e suporte para recursos web já não são novidade. Com elas você pode integrar a mídia de seu computador, assistir a vídeos da internet e acessar outros conteúdos online direto da TV. Acontece que tal conexão se limita ao televisor, já no novo padrão todos os aparelhos compartilham da mesma conexão sem a necessidade de um cabo extra.

O HDMI 1.4 dedica um canal para a transmissão de dados de alta velocidade, até 100 Mb/s. Além de eliminar mais um fio do seu televisor, este novo canal permite que diversos aparelhos se comuniquem à mesma taxa de velocidade. Enquanto sua TV reproduz um vídeo da internet, o home theater sintoniza uma rádio online e envia informações para seu computador.

Audio Return Channel

Embora o cabo HDMI tradicional envie sinais de som e imagem com qualidade digital, ele permite um único sentido para o áudio. Dessa forma, muitos usuários são obrigados a utilizar um novo cabo de retorno de áudio da sua TV até seu sistema de som.

Entre as novas especificações, outro canal se encarrega de retornar o áudio no padrão 1.4, eliminando assim mais um cabo da sua estante. Entre as novas possibilidades deste mesmo recurso é participar de videoconferências pela televisão, mesmo que gerenciadas pelo computador.

Muito mais qualidade

3D Over HDMI

O HDMI 1.4 será o responsável pela popularização dos formatos e resoluções de imagens 3D ao mercado. A especificação padroniza entradas e saídas de sistemas domésticos para a reprodução de imagens 3D. Isso permite maior compatibilidade entre os aparelhos e possibilita uma resolução duas vezes maior que o formato Full HD atual.

A padronização das imagens 3D.

4K x 2K Resolution Support

Se a expressão “cinema em casa” ainda não condizia com a realidade que vemos atualmente, o HDMI 1.4 permite resoluções de imagem até quatro vezes maior que o cobiçado padrão Full HD.

Isso significa que sua televisão pode exibir imagens com a mesma qualidade que a maioria dos cinemas digitais da atualidade, só que no conforto da sua casa. Os formatos compatíveis são: 3840 x 2160 a uma taxa de 24 Hz, 25 Hz ou 30 Hz; e 4096 x 2160 a uma taxa de 24 Hz.

Razão entre as resoluções Quad Full HD e demais.

Expanded Support For Color Spaces

A tecnologia HDMI agora suporta especificações de cores que antes eram exclusivas de câmeras digitais. Formatos como sYCC601, Adobe RGB e AdobeYCC601 podem ser interpretados pelo cabo quando este é conectado a uma máquina digital. Isso se reflete em imagens mais realistas, com cores mais vivas e profundas.

Do tamanho de suas necessidades

Micro HDMI Connector

Outra novidade que está sendo lançada junto do padrão 1.4 é a nova gama de formatos do conector. Muitos dispositivos portáteis deixam sua compatibilidade HDMI de lado por conta das avantajadas dimensões da porta mini HDMI.

Micro HDMIJá o novo micro HDMI tem aproximadamente a metade do tamanho do modelo mini e é capaz de manter a mesma resolução de 1080p. Isso deve aumentar a compatibilidade do formato com os aparelhos portáteis e possibilitar câmeras de alta resolução ainda menores.

Automotive Connection System

O formato HDMI não se popularizou na indústria automotiva por conta das condições a que o conector se submete dentro de um veículo. Fatores como a instabilidade dos aparelhos, temperatura e ruídos prejudicam a transmissão do sinal.

Diante desses problemas, foi desenvolvido outro modelo do cabo que atende a essas necessidades. Com ele as montadoras contam com mais um recurso para distribuir conteúdos em alta definição pelo carro.

Diversos modelos

Com a chegada do padrão 1.4 às lojas, aumenta também a variedade de componentes na hora da compra. De nada adianta adquirir um cabo com todos os recursos se a sua televisão não possui suporte para tal tecnologia. Além dos modelos micro e mini, a chegada do padrão 1.4 traz as seguintes alternativas para cabos HDMI:

  • Cabo HDMI comum: cabo atualmente convencional, suporta imagens de resolução máxima de 1080i/60;
  • Cabo HDMI de alta velocidade: este modelo conta com as especificações de imagem do padrão 1.4 com suporte para resolução Quad Full HD, Deep Color e formatos 3D;
  • Cabo HDMI comum com Ethernet: embora sua qualidade de imagens seja a mesma que a do cabo HDMI convencional, este modelo possui o canal de transmissão de dados;
  • Cabo HDMI de alta velocidade com Ethernet: além das especificações de imagem do padrão 1.4, este cabo transmite dados em alta velocidade. Este é o único a trazer todos os recursos do novo padrão;
  • Cabo HDMI automotivo: permite a conexão de aparelhos externos com sistemas de som e imagem de veículos.

Quando chegam ao mercado?

Como dito, as novas especificações do formato HDMI só fazem sentido mediante aparelhos que utilizem tal tecnologia. Os primeiros televisores com a resolução Quad Full HD e suporte 3D já foram apresentados ao publico na última edição da CES. A maior feira de eletrônica do mundo contou ainda com a presença de Blu-ray players, projetores 3D e uma grande gama de portáteis compatíveis com a tecnologia.

Aguardamos a chegada dos novos aparelhos.No entanto, estes produtos ainda não estão disponíveis ao consumidor e devem chegar ao mercado internacional somente no final deste ano. Já nas lojas brasileiras não se deve esperar TVs com HDMI 1.4 antes de 2011, e sua popularização no território nacional deve iniciar somente em 2012. Até lá continua prevalecendo o padrão 1.3 e os aparelhos da geração atual.

É esperada uma verdadeira revolução nas mídias digitais com a chegada deste novo padrão. Mas para usufruí-la, é necessário trocar todos os aparelhos da sua casa pelos compatíveis com o HDMI 1.4.

Além de permitir conectividade entre os eletrônicos, maior qualidade de imagem e formatos 3D, o padrão 1.4 vai extinguir quase todos os cabos da sua TV. Com esses recursos em mãos, não deve demorar para que os fabricantes desenvolvam soluções inovadoras para a reprodução de mídia digital.

Banner

Banner