Seja, Bem Vindo.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Dicas do Windows: salve todas as suas senhas

Se você utiliza muitas senhas durante o dia a dia e já encontrou problemas em lembrar alguma delas, acompanhe este artigo e veja como é fácil criar um banco de dados criptografado para registrar suas senhas de maneira segura.

Sem dúvida a internet é uma das tecnologias mais extraordinárias já inventada, não é por menos que tem alcançado cada vez mais usuários. Essa ferramenta é muito flexível, pode funcionar como meio de comunicação, centro de pesquisas, celeiro de negócios ou forma de entretenimento para os surfistas da web.

Durante o cotidiano nos cadastramos e utilizamos serviços dos mais variados gêneros, redes sociais, chats, emails, portais e home bankings, por exemplo. Essa infinidade de possibilidades, apesar das grandes vantagens que proporciona, causa algumas situações, no mínimo, incômodas.

Ao utilizar tantos serviços ou aplicativos o acúmulo de senhas é quase inevitável. Criar uma senha para todos eles pode ser arriscado, pois se ela cair em mãos erradas o dano será enorme. Tal risco nos remete a outro perigo, a aquisição indevida de informação por invasores digitais (spywares) ou crackers.

Mas como evitar que tantas senhas deixem de ser esquecidas sem perder sua segurança informacional? O Blog do IGOR apresenta neste artigo uma alternativa para sanar esta dúvida tão comum entre os usuários.

Pré-requisitos

  • Conexão com internet;
  • KeePass Password Safe: software gratuito e com código aberto que armazena senhas em um único local, garantindo a segurança informacional através de criptografia.

Salvando suas senhas

Antes de iniciar o procedimento que eliminará a preocupação de ter uma memória infalível para suas senhas, é preciso instalar o KeePass Password Safe. Atente para o fato que este aplicativo é indicado para Windows 98, 2000, 2003 e XP.

Caso possua o Windows 7 ou Vista lembre-se de ativar o modo de compatibilidade para o arquivo de instalação. Para isso clique com o botão direito do mouse no arquivo baixado, clique em “Propriedades”, escolha a aba “Compatibilidade”. Marque a caixa “Executar este programa em modo de compatibilidade”, escolha uma das versões indicadas, clique em “Aplicar” e logo em seguida em “OK”.

Dessa forma o software pode ser instalado normalmente. Agora você está pronto para iniciar o processo de registro de senhas, então é hora de arregaçar as mangas e começar o trabalho:

Primeiro passo: crie a base de dados

Ao registrar suas senhas elas são salvas em uma base de dados. Portanto, a primeira coisa a ser feita é criar essa base. Para isso clique em “File” (1) e em seguida “New” (2).

Crie um novo banco de dados

Defina o nome do arquivo no campo “Nome” (3) e clique em “Salvar” (4).

Salve sua base de dados

Segundo passo: defina a chave de segurança

Nesta etapa existem três possibilidades para a criação da chave de segurança.

Master Password

A primeira delas é o Master Password, no qual você cria uma senha mestra para acessar o banco de dados.

Caso esta seja sua escolha, marque a primeira caixa (1), insira a senha no campo “Master password” (2) e repita-a em “Repeat password” (3). Verifique a força da sua senha através do campo “Estimated quality” (4). Quanto maior o índice apresentado, mais segura é sua senha. A senha mestra é a única que deve ser memorizada por você. Posteriormente, seu login lhe dará acesso às outras senhas guardadas pelo Master Password.

Master Password

Key File

Outra possibilidade como chave de segurança é gerar um arquivo que bloqueia o acesso à base de dados, assim apenas com a posse desse documento é possível incluir, modificar ou apagar registros.

Se este modo ganhou sua preferência, marque a segunda caixa (5) e clique no botão “Create” (6).

Key File

Na janela do Windows Explorer defina o local para salvar o arquivo e clique em “Salvar” (7).

Salve a chave de segurança

Na tela exibida passe o mouse aleatoriamente pelo campo manchado (8) e acompanhe a força de segurança pelo campo “Generated bits” (9). Quando estiver satisfeito clique em “OK” (10).

Defina o nível de segurança da chave

Windows User Account

A terceira alternativa é atrelar o seu usuário do Windows à chave de segurança. Atente para o fato que isso implica saber login e senha do sistema operacional, portanto, antes de ativar essa função certifique-se que tenha o conhecimento desses dados.

É aconselhável também criar um ponto de restauração, para o caso de eventuais problemas. Não sabe como fazer isso? Confira neste artigo como proceder.

Garantida a posse de tais informações e assegurada a restauração do SO, marque a terceira caixa (11).

Windows User Account

Após construída a chave de segurança da sua preferência clique em “OK” (12) na janela principal.

Finalize a etapa de criação da chave de segurança

Terceiro passo: configure a base de dados

Parte-se então para a configuração da base de dados. Na janela exibida preencha o nome para ela no campo “Database name” (1), caso queira crie uma descrição para a base no campo “Database Description” (2) e clique em “OK” (3). Deixe as outras abas preenchidas por padrão.

Configure a base de dados

Quarto passo: registre suas senhas

Finalizado o passo anterior a janela do banco de dados é apresentada, está na hora de registrar suas senhas.

Na área do canto esquerdo da tela selecione a categoria do site que deve ser registrado (1), clique no ícone “Add Entry” (2).

Registre suas senhas

Em seguida é exibida uma nova janela, onde você deve inserir um título que referencie o site no campo “Title” (3), o nome de usuário usado para login em “User name” (4), a senha do serviço nos campos “Password” (5) e “Repeat” (6), o endereço da página em “URL” (7) e clicar em “OK” (8).

Adicione a entrada de dados dos serviços

Repita esse passo para todos os sites e serviços que utilize.

Observação: As categorias podem ser personalizadas, possibilitando maior organização para seus registros. Para criar um novo grupo basta selecionar o item “General” (1): clique com o botão direito do mouse em cima do mesmo e escolha a opção “Add Group” (2).

Crie novas categorias e organize suas senhas

Quinto passo: use as senhas registradas

Sem mais delongas, o processo de registro está finalizado. Portanto já é possível utilizar a segurança dos serviços oferecidos pelo KeePass Password Safe. Com o software aberto, encontre o site que gostaria de acessar, selecione-o e clique com o botão direito do mouse (1), posicione o cursor sobre a opção “URL(s)” (2) e clique em “Open in Browser” (3).

Use a base de dados para facilitar o acesso aos serviços de sua preferência

Essa ação faz com que o site seja aberto. Nele verifique se o curso está ativo no campo de login (4).

Posicione o cursor no campo de login

Na tela do aplicativo clique novamente com o botão direito do mouse no registro do site aberto (5) e em “Perform Auto-Type” (6).

Realize o login automaticamente

Pronto! A partir de agora você não precisa mais esquentar a cabeça e queimar neurônios tentando se lembrar as muitas senhas para os serviços que utiliza. Conhece outra maneira de salvar senhas em um único lugar? Compartilhe seus conhecimentos no espaço destinado para comentários.

Jogos sociais: por que eles fazem tanto sucesso?

As fazendas, lanchonetes e máfias estão fazendo o maior sucesso tanto no bom e velho Orkut quanto no crescente Facebook. Conheça como e por que este tipo de brincadeira ficou tão popular entre os usuá

Jogos são sempre muito bem-vindos em qualquer ocasião em que a interação esteja em primeiro plano. Os ditos flash games já fazem a cabeça dos internautas de todas as idades e não é de hoje. Só que dessa vez o fenômeno ganha um novo item de diversão que o faz ficar ainda mais interessante para pessoas de faixas etárias cada vez mais diferentes. São as redes sociais. O termo já se tornou muito usado e é uma das designações da moda, ou seja, uma grande tendência para usuários domésticos e empresas.

Porém, um grande nicho para explorar a imagem de uma marca ou até mesmo apenas divertir – e assim tornar-se uma marca forte nas redes sociais – é oferecer ao público das redes algo que eles mesmos faziam através de mensagens em comunidades e fóruns. Os jogos sociais se tornaram uma febre tão grande porque finalmente oferecem algo que os jogos em flash antigos não permitiam com tanta amplitude: interagir, competir e ainda fazer amigos de uma maneira diferente.

Cultive sua fazenda!

Prova do grande sucesso é a série de jogos/aplicativos desenvolvidos para as duas maiores redes sociais de “bases sólidas”, ou seja, que têm sua maior fonte de acesso através de computadores, e não celulares e outros dispositivos. São elas, o Orkut e o Facebook – mesmo que o último permita fazer atualizações de qualquer lugar a partir de celulares e outras plataformas. Por isso, quem tem perfil em qualquer uma das redes já deve ter observado que muita gente está com muitas atualizações de aplicativos chamados “Colheita Feliz” ou “Farmville”.

A febre do Farmville e dos jogos sociais é tão grande que dos 350 milhões de usuários do Facebook, 69 milhões são fazendeiros virtuais ativos. O número também é bastante grande quando o assunto é Mafia Wars ou Café World: só o Farmville sozinho consegue superar o número de usuários do Twitter. Então não estamos falando de pouca gente. Mas o que faz desses jogos de redes sociais um grande sucesso? O segredo está na interação e nos desafios de competição que eles jogos proporcionam.

Colheita Feliz é um dos sucessos do Orkut!

Segundo pesquisadores da área de redes sociais, o que mais instiga os usuários a jogarem e se tornarem fazendeiros virtuais de sucesso é a vantagem de socializar os resultados. “Como assim?” – é fácil entender. Logo abaixo do visualizador da sua fazenda, café ou qualquer outro jogo, você vê uma lista com as fotos dos seus amigos, os níveis e a pontuação de cada um. Por qual razão o jogo mostraria isso se o objetivo não fosse competir de uma maneira ou outra? Entretanto, o tema principal não é só a simples competição: os jogadores também cooperam entre si para ganhar pontos.

Pensando assim, toda essa visibilidade gera receita. Ou seja, quanto mais gente jogando, maior é a procura e maiores são os lucros para os tais social games. Com isso, as empresas que desenvolvem jogos para as redes sociais acabam lucrando bastante. Estima-se que com esse alto índice de procura, o valor de uma simples semente chegue a custar 400 mil dólares. Por isso, o reconhecimento e o mercado que é aberto para empresas do gênero é bastante grande.

As sementes do Colheita Feliz podem custar muito dinheiro no mundo real!

A Zynga, produtora dos grandes hits do Facebook, já é tida como umas das marcas mais lembradas no assunto social games, segundo a revista BusinessWeek. A empresa ficou entre as startups – empresas tidas como “iniciantes” em um novo nicho de mercado – com melhor cotação no ano de 2009. Além disso, a marca foi reconhecida como uma das “mais quentes do ano”. Tudo isso graças à grande explosão das redes sociais, os jogos e aplicativos que possibilitaram esse crescimento em larga escala. Assim, podemos dizer que os jogos sociais são um mercado em larga expansão.

A Zynga já é uma das empresas mais famosas do ano de 2009!

Mas nem só de Facebook vivem estes jogos e os seus desenvolvedores. Um sucesso que vem imprimindo um ritmo bastante forte é o Colheita Feliz, aplicativo para o Orkut. Apesar de a rede mais acessada no Brasil ter passado por uma importante reformulação estrutural e visual, o quesito “aplicativos” ainda deixa um pouco a desejar. É mais fácil encontrar o jogo (ou aplicativo) através da página de um amigo do que chegar a ele pelo diretório da rede social. Ainda assim, o Colheita Feliz vem crescendo cada vez mais.

Mesmo que esse crescimento seja bastante grande, o FarmVille Coleciona vantagens bastante significativas nos pontos de vista “jogabilidade” e “praticidade”. O Colheita Feliz trabalha com um método um tanto complicado para jogadores ditos leigos. Em vez de permitir que o jogador consiga, por mérito próprio e com alguma rapidez, as moedas especiais, o jogo faz com que lotes e itens mais procurados sejam pagos. Essa técnica acaba afastando alguns jogadores e direcionando-os para o FarmVille, que permite conseguir os objetos através do trabalho “na roça”.

Compre insumos para a sua fazenda!

Algumas dicas importantes do Colheita Feliz se referem à segurança da sua fazenda. É muito fácil ser “roubado” por algum ladrão de galinhas (e outros produtos do seu pedacinho de chão digital), portanto é melhor que você compre um cachorro para que nenhum espertinho tente se apropriar do que é seu. Outra dica que muita gente se pergunta tem a ver com conseguir as tais moedas verdes. Na verdade, o único jeito de consegui-las é utilizando o seu cartão de crédito para trocar por dinheiro de verdade.

Ainda assim, o sistema de visualização do FarmVille continua melhor disposto que o de Colheita Feliz. Ambos os jogos não são tanta novidade para quem já é jogador de carteirinha. Há algum tempo, a Sony tinha como forte sucesso da sua coleção de jogos para o Playstation (ainda na sua primeira versão) o “Harvest Moon”. O jogo consistia em uma fazenda virtual em que você pode circular pela cidade para comprar insumos, animais e vários outros objetos para manter a sua terra. Porém, o jogo ainda era offline e não permitia a interação com outros usuários. É exatamente neste ponto que FarmVille e Colheita Feliz são mais fortes. Fazem com que os fazendeiros se conheçam, ajudem e ainda possam competir por melhores resultados.

E você? Já foi olhar a sua plantação? Corra antes que alguma praga tenha corrompido a sua colheita!

Dicas e truques para ficar fera no Colheita Feliz

Saiba um pouco mais sobre o jogo das fazendas virtuais e aprenda várias dicas para melhorar sua produção.

Os chamados jogos sociais são febre entre vários usuários de redes como Orkut e Facebook. O segredo do sucesso é a combinação de interatividade com o desafio. O Colheita Feliz é um exemplo famoso desse novo tipo de diversão. Neste artigo, você que já é um fazendeiro virtual confere dicas e truques para mandar bem em sua fazenda.

Este não é um tutorial para quem deseja começar suas plantações. Partiremos do princípio de que o leitor já conhece as ferramentas — como removedor de pragas, decoração, movimentação, etc. Se você está com dificuldades para melhorar no jogo, fique atento a estas dicas.

Experiência

A experiência é o fator essencial do game. Tudo o que você faz na fazenda gera pontos, que se acumulam e são convertidos em experiência. Quanto mais experiência um fazendeiro tem, mais coisas é possível comprar. É um padrão bem conhecido dos jogadores de RPG, por exemplo.

Dica 1: plantar vale dois pontos de experiência. Portanto, faça o possível para aumentar seu lote e cultivar ainda mais sementes.

Dica 2: colher plantas de ciclos maiores, como a bananeira, também dá bons pontos. Aumente logo seu nível e aproveite as sementes mais caras.

Dica 3: cuide das plantações dos amigos, cada praga removida ou semente regada rendem 2 pontos de experiência para você!

Veja a tabela abaixo para saber quantos pontos são necessários para cada nível de experiência:

Popularidade

O nível de popularidade define a porcentagem de bônus que você ganha em cada venda. Quanto mais “pop”, mais seus pertences podem valer e você ganha prêmios.

Ser popular ajuda você a subir de nível.

A popularidade aumenta quando você ganha flores ou um tema específico, que aparece no jogo conforme o período do ano – como foi o caso do Natal e Carnaval.

Dica 1: seja gente boa. Limpar a fazenda dos amigos e enviar flores para eles faz com que você receba flores em troca e aumente assim sua popularidade.

Todo mundo gosta de mim!

Dica 2: provavelmente a dica mais preciosa deste guia! Você já observou que pode enviar flores para você mesmo? Corra e faça um teste agora!

Sementes

Tenha em mente a diferença entre tempo de amadurecimento e reamadurecimento. O primeiro é a quantidade de horas até a semente amadurecer. Esse período é dividido em cinco estágios: germinação, folhas pequenas, folhas grandes, florecendo e maduro. Os dois últimos estágios compõem o período de reamadurecimento.

Confira nessas tabelas as sementes que mais rendem para você:

Um exemplo simples:

Kiwi leva 40 horas para amadurecer e mais 16 para reamadurecer. Você gasta 5050 para comprar uma semente do fruto e o rendimento esperado é de 13800. Verificando o lucro, você obtém 8750 moedas para uma unidade.

O melão leva exatamente o mesmo período para amadurecer e reamadurecer, sendo que rende 11640 e cada unidade custa 4600. Você ganha 7040 moedas. Portanto, se existe a opção de plantar as duas sementes, vale a pena investir na primeira. Obviamente, vale lembrar que esse é o rendimento esperado, ou seja, se você cuidar direitinho da fazenda, regar nos momentos certos, remover as pragas e pestes o quanto antes, o valor máximo esperado é este.

Dica 1: sempre faça o cálculo e verifique quanto você vai lucrar. Basta seguir a fórmula:

RENDIMENTO ESPERADO – PREÇO DA UNIDADE = POSSÍVEL LUCRO

Dica 2: use e abuse do Super Fertilizante. Ele reduz o tempo de espera em mais de 5 horas, e você pode usá-lo em vários estágios do ciclo de amadurecimento.

Animais

A criação de animais deve ser considerada um investimento, com análise da relação custo-benefício em cada caso. Como você percebe na tabela abaixo, nem sempre os animais mais baratos rendem bem:

Moedas verdes

Elas ajudam os fazendeiros a comprar terras e itens especiais exclusivos. Todo fazendeiro começa com seis lotes. Para adquirir mais terrenos, não há outra maneira a não ser desembolsar dinheiro bem real. Quem deseja elevar o nível mais ainda precisa desembolsar fatalmente. Logo, o seu interesse no jogo é que define se vale a pena ou não investir nas verdinhas.

Para crescer mais e mais, não há outro jeito a não ser comprar moedas verdes.

As moedas verdes só podem ser adquiridas a partir de determinado nível, pois dele dependem algumas compras. Se você decidiu que vai comprá-las, a melhor dica é usá-las em terra para plantar. A palavra-chave aqui é investimento. Logo, pense em tudo o que vai lhe render dinheiro no futuro.

Cachorro

Seu cão é uma ótima defesa contra os assaltos, mas ele não garante a segurança totalmente. Quanto maior for o nível dele, mais ele é capaz de defender. O problema é que são necessárias muitas moedas verdes para aumentar o nível.

Olhando pelo outro lado, se você quer driblar o cachorro e roubar uma fazenda, atente para estas dicas.

Tenha paciência para driblar os cachorros.Dica 1: seja paciente: na primeira tentativa de roubo, você será pego. Então, visite outra fazenda, espere cerca de 30 segundos e volte à fazenda inicial. Roube um item, saia novamente e espere outros 30 segundos, volte à fazenda e assim por diante. Resumindo: não queira roubar tudo de uma vez. “De grão em grão, a galinha enche o papo!”

Dica 2: cão alimentado fica sonolento! Nada melhor do que tirar aquela soneca depois de encher a pança, certo? Ainda mais se você é um cachorro descompromissado com a vida. Use o mouse para explorar a vasilha do bichinho: se ele estiver bem alimentado, pode ser que ele não pegue você.

Dica 3: ele não tem olho atrás! Só roube quando o guarda estiver de costas para aquilo que você deseja, e lembre-se de que ele só morde quando você rouba os itens mais caros de uma fazenda.

Cartão VIP e Carta ração

A produção dos animaizinhos pode melhorar com o cartão VIP e a carta ração.O cartão VIP é um recurso do jogo para adquirir produtos exclusivos, além de descontos em produtos normais. Um cartão custa 100 moedas verdes e é válido por 30 dias. Apenas para citar um exemplo, um porco pode ser adquirido com 30% de desconto com um cartão VIP.

As cartas ração são adquiridas com moedas verdes. Elas aumentam a produção dos animais. Uma galinha bota mais ovos, uma vaca dá mais leite e um porco fica mais rentável a cada venda, por exemplo.

Mas não seja desleixado porque você tem uma carta. A produção do animal continua dependendo dos seus cuidados com ou sem este atrativo.

Dica: se você tem moedas verdes sobrando vale a pena investir nesse “upgrade animal”.

Pragas podem ser boas

Pestear a fazenda de um amigo tem um único efeito no malfeitor: o simples prazer da sacanagem. Isso não influencia absolutamente nada na plantação, experiência, popularidade ou dinheiro de quem joga praga.

Mais que isso, as pragas podem beneficiar a vítima! Isso porque cada praga removida rende dois pontos de experiência. Se remover 10 pragas rapidamente, são 20 pontos ganhos! É claro que há o lado ruim com a queda da qualidade dos frutos, mas, definitivamente, jogar praga não é algo essencialmente maldoso!

Quem é NULL?

Um ladrão bem famoso do Colheita Feliz é o tal de Null. Certamente algum fazendeiro já foi roubado e, na hora de ver a cara do meliante, ele é apenas descrito como Null. Este é um pequeno bug do Orkut que pode ser facilmente resolvido.

O Null acontece quando alguém remove você da lista de contatos do Orkut, porque a lista de amigos do jogo só é atualizada manualmente depois. Como ele não é mais seu amigo, não é possível ver as informações dele.

Tudo o que você precisa fazer é atualizar a lista de amigos no jogo e limpar o cache e o histórico de navegação do seu navegador. Lembre que não é possível excluir um amigo da fazenda sem deletá-lo do Orkut.

Dica: clique no botão e resolva o problema.

Só um fertilizante?

Quanto mais bem cuidada a fazenda, melhores são as recompensas. Mantenha tudo sempre limpo, regado e fertilizado para ter a chance de ganhar recompensas melhores. E lembre-se: após a meia-noite já é o dia seguinte.

Decoração

Decoração não deixa apenas a fazenda bonita, ela aumenta a experiência também! Só o arco-íris, por exemplo, dá 898 pontos! Definitivamente, vale a pena pesquisar os melhores itens decorativos. Mas isso não ajuda muito no começo do jogo. Quando a produção já estiver melhor e os animais mais variados, aí, sim, os adornos vêm a calhar.

Então, caro fazendeiro do Colheita Feliz, esperamos ter ajudado você a melhorar suas criações. É claro que este não é um manual completo do jogo, portanto, se você sabe mais dicas e artimanhas, não deixe de participar: comente e ajude outros leitores. Boa colheita e até a próxima.

Banner

Banner