Seja, Bem Vindo.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Chatroulette, a nova moda na internet

Conheça um pouco mais sobre o serviço que já considerado um fenômeno na internet e que reúne pessoas de todos os tipos e lugares.

É inerente ao ser humano ser social, ou seja, conversar, interagir ou conhecer outros indivíduos. Com a internet isso se tornou muito mais fácil, pois sem sair de casa é possível falar ou conhecer pessoas de qualquer lugar do mundo. Talvez seja por isso que o Chatroulette, um site que permite que você converse com estranhos, esteja fazendo tanto sucesso mundo afora.

Criado por um russo chamado Andrey Ternovsky, de apenas 17 anos, nada mais óbvio do que chamar o Chatroulette de uma roleta russa de pessoas. Ao acessar o site a única certeza que o usuário terá é que a pessoa do outro lado será um estranho. Esta incerteza é a responsável pelo boom do chat randômico na mídia e na preferência dos usuários.
Olá estranho!
O Chatroulette foi criado há aproximadamente quatro meses, mas virou uma celebridade. O funcionamento é simples: você o acessa, clica em “New Game” e pronto! Já pode começar a conversar com quem a sorte escolher.

A diversão é esta, ou seja, encontrar pessoas diferentes, desconhecidas, engraçadas e nem sempre vestidas. Caso você não goste do papo – ou da aparência da outra pessoa -, basta clicar em “Next” e começar a conversar com outro estranho. O único requisito é ter uma webcam conectada ao computador e coragem para enfrentar o desconhecido.

Roleta de pessoas

Tire as crianças da sala!

Apesar de estarem nos termos de uso, nem sempre as regras são obedecidas pelos usuários do Chatroulette. Ao acessar a página do chat, uma lista com dicas e os termos de uso do serviço são exibidos. A primeira regra para usá-lo é ser maior de 16 anos, mas ao começar a interagir com os usuários, não é difícil encontrar pessoas mais novas do outro lado da câmera.

Outra regra que claramente não é seguida é a não veiculação de conteúdo obsceno, ofensivo ou pornográfico, mas é claro que o que mais se vê na janela de conversação é justamente o oposto. Uma pesquisa realizada pela empresa de estatísticas RJ Metrics revelou que 13% dos usuários do serviço são pervertidos, ou seja, usam o chat para se exibir ou buscar sexo.

O que rola no Chatroulette?
Por ser um serviço em que os desconhecidos se encontram, todo o tipo de situação é possível. Para entender um pouco mais sobre os interesses dos usuários do Chatroulette, Casey Neistat resolveu coletar alguns dados acerca dos perfis dos usuários do chat e mostra os resultados em um vídeo.

Após se conectar com 90 pessoas, Neistat conseguiu criar três categorias de usuários: meninos, meninas e pervertidos e ainda os separou entre jovens e velhos. De acordo com suas experiências, 71% dos usuários são meninos, 15% meninas e 14% são pervertidos. Nas subcategorias, 83% são jovens e 17% são velhos.

O mais interessante é que de 20 pessoas que se conectaram com o pesquisador, 19 saíram da conversa sem ao menos trocar uma palavra. Isso é o chamado “Nexted”, ou seja, sair da conversa assim que visualiza a pessoa com quem foi sorteado para conversar, em outras palavras, ser rejeitado “na lata”.

Para se ter ideia do tempo que as pessoas levam para rejeitar alguém, Neistat cronometrou algumas conversas. Surpreendentemente, elas não duraram mais do que 2,9 (!) segundos, em média.

Como o público do Chatroulette foi dado como massivamente masculino na pesquisa, o pesquisador resolveu colocar uma mulher em frente a webcam. O resultado, obviamente, foram conversas muito mais longas. 9 de 10 pessoas que conversaram com a mulher, o fizeram por aproximadamente 2 minutos – muito melhor do que os 2,9 segundos.
As coisas estranhas do Chatroulette

Assim como os dados engraçados do vídeo acima, muitas coisas bizarras habitam o mundo de Chatroulette. O site Buzzfeed fez uma lista com 30 imagens divertidas capturadas por usuários do chat e algumas estão a seguir. As imagens valem mais do que mil palavras:

Coisasa estranhas
Buzzfeed/Reprodução

Chatroulette no Google Maps
Se você ainda não criou coragem para acessar o Chatroulette, pode dar uma espiada no que rola nas webcams do mundo inteiro. Com uma camada para Google Maps, é possível saber o número de pessoas conectadas em cada país, região ou cidade do mundo.

Uma câmera no mundo

O serviço alia o IP do usuário, a localização no Google Maps e a conexão no serviço. É claro que a posição exata de cada pessoa não é divulgada, apenas dados aproximados são usados.
Versões brasileiras
Apesar de ser sucesso no mundo inteiro, nem todos podem participar desta nova moda, pois a maioria das conversas é em inglês. Por isso, alguns brasileiros já inventaram serviços semelhantes ao Chatroulette para quem não tem afinidade com outros idiomas.

O ChatRolé e o CataPapo são duas versões “made in Brazil” do site russo. Em ambos o processo de funcionamento é o mesmo: você conecta a webcam, acessa o site e começa a conversar com um estranho.

Serviço nacional

A vantagem de serem serviços brasileiros é que a língua não é uma barreira e os relacionamentos feitos via internet têm mais chance de se tornarem reais devido à proximidade dos usuários – não que este seja o objetivo dos serviços. Qual é a graça?
Apesar de ser considerado um fenômeno, a pergunta que fica no ar é: qual é a graça de conversar com estranhos? O que move as pessoas a entrarem em uma roleta de pessoas e conversar ou descartar alguém?

Para a estudante de sociologia Juliana Vlastuin, “serviços como o Chatroulette fazem sucesso porque são formas mais fáceis de experimentar coisas diferentes, sem precisar passar pelos constrangimentos das relações ‘cara a cara’”.

Um estranho em sua  vida

A estudante completa afirmando que “a despersonalização, ou seja, o que eu faço, gosto ou acredito no mundo real, não é tão importante nestes casos, pois eu posso assumir um caráter que pode ser mudado de acordo com a situação ou com o que eu procuro na internet”.

Com estas afirmações, é possível concluir que as novas experiências ou a expectativa pelo que virá com o botão “Next” é o que move as pessoas a acessar serviços de chat randômico. Da mesma forma que as salas de bate-papo já foram uma febre há alguns anos, uma nova maneira de conhecer pessoas, de forma descompromissada parece ser uma necessidade dos usuários.

Apesar de haver mais coisas estranhas do que sérias, é fato que o Chatroulette é uma forma única de conhecer pessoas e saber o que elas fazem na internet. Mesmo com muitos pervertidos, se você for maior de idade é uma experiência, no mínimo, divertida.

E você? O que acha desta nova onda da internet? Você ligaria sua webcam para um estranho?

Desktop personalizado: festa no Orkut!

Se a vida é uma festa, por que a tela do seu computador também não pode ser? Convide todos os amigos do Orkut e deixe seu desktop muito mais divertido e badalado.

Se o computador é uma ferramenta que pode trazer seus amigos para mais perto de você, por que não deixá-los todos em seu desktop? Com o Orkut e a ajuda do Blog do IGOR, você nunca mais vai se sentir sozinho em seu ambiente de trabalho. Seu computador vai se transformar em uma verdadeira festa do Orkut.

Escolha o tema certo

Se o próprio Orkut já possui vários temas diferentes, por que é que seu desktop deve continuar com a mesma cara de sempre? Escolha qual deles combina mais com seu perfil na rede social mais querida do Brasil.

Conservadores

Estamos falando do bom e velho azul-claro, a cor padrão do Orkut. Se você usa o Windows XP, o Vista Live Shell Pack Blue e o Aquanox XP Theme garantem a cor certa para seu desktop. Já operando o Windows 7, oWindows 7 Theme 6 é uma boa pedida.

Aquanox XP

Love is in the air

A cor do amor colore a página do Orkut de muita gente e não poderia ficar de fora desta seleção. Para o Windows XP, os melhores temas cor de rosa são Aero Ruby, Lipstick XP e o Rhayssa Royale Pink. Para o Vista, o Purple Windows 3 também agrada com seus tons de roxo.

Rhayssa Royale Pink

Orkut dark

Mas tem gente que não gosta de tantas cores e prefere a força do preto. Para o Windows Vista, o tema escuro mais baixado é o AlienGUIse for Vista, já para o XP os XPize Darkside, o eVolve e o CarboniX garantem o negro que sua tela precisa.

Coloridos

Se você utiliza o XP e seu perfil no Orkut não é de nenhuma das cores acima, experimente o Mediterraneo, um pacote de tema com várias cores. Mas se você gosta de inovar no visual, que tal o Abraxis for XP, tema moderno com traçado diferente e cores iradas?

Personalize as janelas do seu desktop

Outra saída para os usuários dos Windows 7 Vista é personalizar a cor das janelas para uma cor de sua escolha. Uma dica é abrir sua página do Orkut e selecionar um tom que combine com o tema do seu perfil.

De quem você gosta?

E no lugar do papel de parede, por que utilizar uma única imagem se você pode criar um mosaico com fotos de todos os seus amigos? Com alguma prática e um bom editor de imagens, isso é fácil, mas se você não tem prática alguma o Wallpaperer se encarrega de fazer isso para você.

Wallpaperer

Seu único trabalho é o de separar as fotos de que mais gosta em uma pasta. Ao abrir o programa, aponte onde você as salvou que ele cria automaticamente um mosaico com as fotos. Você conta com várias opções e efeitos interessantes. Ao final, salve o arquivo como .JPG e defina-o como plano de fundo da sua Área de Trabalho.

Torne-se um ícone

É impossível embarcar em uma rede social sem pensar na sua popularidade e dos seus amigos. Então que tal fazer com que todos se tornem verdadeiros ícones? Do computador, é claro! IcoFX é um programa muito fácil de usar e permite que você transforme qualquer foto em ícone para Windows em questão de segundos.

IcoFX

Depois de executar o programa, basta arrastar qualquer foto sua para dentro da sua janela. Seu único trabalho é recortar a porção da imagem que você pretende usar ou o rosto de quem você deseja se lembrar.

Transforme seus amigos em ícones

Com um pouco de criatividade, seus amigos vão aumentar a organização e a diversão da sua Área de Trabalho. Você também pode usar o IcoFX para criar ícones a partir de imagens diversas como a logo do Orkut, MSN, Skype e outros comunicadores.

Orkut de desktop

E que tal fazer com que o Orkut se torne um pedaço do seu desktop? Embora pareça estranho, Snippagepermite que você faça isso. Depois de executar o programa, expanda sua janela como um navegador qualquer e acesse a página do Orkut.

Snippage

Entre então em sua conta, abra a página de recados (lembre-se de que você pode utilizar qualquer página) e marque com o sombreado a área da página que julgar mais interessante. Pronto, agora esse pedacinho do Orkut faz parte do seu fundo de tela! Mude o tempo de atualização de Snippage para dez minutos para não perder nenhuma novidade.

Um pedacinho do Orkut no seu desktop

Ferramentas úteis

Criador de temas

Os temas do Orkut são ótimos, mas que tal dar ao seu perfil a aparência única que ele merece? Com o Orkut Theme Generator e o Orkut Multiple Theme Generator isso é possível, experimente criar o seu próprio tema e impressione os amigos com sua criatividade.

Orkut Multiple Theme Generator

Pombo-correio

Mesmo vidrado no Orkut, tem gente que não gosta de verificar o tempo todo se recebeu novas mensagens. Se esse é o seu caso, por que não contar com a ajuda do uebKUTE e do Scrap Notifier, dois programas que se encarregam de verificar quando novos recados chegam em seu Orkut?

Cinto de utilidades

Para cuidar da sua conta e gerenciar seus perfis, nada como o Orkut Cute, o conhecido “faz-tudo” do Orkut. E quando chega a hora de mandar aquele recadinho aconchegante, você fica sem opções? Melhor é contar com uma barra de utilidades para o Orkut e garantir a fofura das suas mensagens com Orkut Toolbar e Free Orkut Toolbar.

Recados fofuxos

Mas para tocar o coração da pessoa querida, nada melhor que muito brilho, letras bonitinhas e imagens doces. Se depender do Glitter Graphics, Glitterfy e Recados.net seus recados nunca mais vão passar em branco.

Use sua criatividade!

Todos os passos acima são sugestões de como decorar sua Área de Trabalho a partir do tema Orkut e redes sociais. Solte sua criatividade e inove com fundos de tela que combinem com o seu perfil online, utilize pacotes de ícones animados ou crie o seu próprio tema para Windows. Quando o assunto é a personalização de desktops, não existem limites.

Gostou da dica do Blog do IGOR? Envie suas sugestões, dicas e críticas. Estamos ansiosos para saber o que você achou da tela do seu novo computador.

Os primeiros tropeços da gigante Google

A quase onipresente Google começa a mostrar sinais de que não é infalível e tem apresentado diversos problemas um atrás do outro.

No início era o caos. Encontrar qualquer coisa na confusão endereços da internet era complicado, e frequentemente suas pesquisas não chegavam até os conteúdos mais relevantes. Um sistema simples, visualmente limpo e sem grandes maquiagens mudou a maneira de se procurar qualquer coisa na rede, e assim surgiu o Google.

Grandes sucessos

Do verbo “googlar” (sinônimo moderno para “procure no Google”), novos serviços surgiram. O Gmail, que pela primeira vez permitiu ao usuário não se preocupar em receber anexos na sua caixa de entrada online com seu 1 GB de espaço inicial – hoje, uma caixa normal desse serviço tem 7 GB de espaço – e também ofereceu a solução para agrupar emails sobre um mesmo assunto: as conversações, ou conversas.

Seguindo o rumo natural – buscando a interação social de quem está online – da web 2.0, depois de renovar as buscas por conteúdo e facilitar a troca de informação privada, dois passos foram dados em Mountain View.

Serviços do Google: Gmail, Gtalk, Orkut e Google Docs

Primeiro – em 2007 – veio o Google Talk, ferramenta de mensagens instantâneas que, apesar de não ser mais popular, no Brasil, que o MSN ainda assim tem seus usuários fiéis. Logo no ano seguinte um dos maiores fenômenos da internet – em termos de usuários nacionais – surge. O Orkut começa suas operações e, seguindo o modelo de convites do Gmail, acaba por tornar-se referência em rede social em países tão diferentes quanto o Brasil e a Índia.

Diversos outros serviços da empresa são reconhecidamente grandes sucessos no mercado online. A plataforma AdSense é usada em um universo de sites e blogs como maneira de capitalizar o conteúdo ali apresentado, enquanto o Analytics ajuda donos de sites a melhorar a navegação de suas páginas. A suíte de aplicativos Google Docs é uma das mais estáveis e funcionais da ainda incipiente cloud computing pessoal.

Googleplex, em Mountain View, California. (Sebastian Bergmann - wikipedia)

Isso tudo, claro, é só uma parte da história do Google. Além dos serviços desenvolvidos em Mountain View, a empresa também tem a cultura de comprar sucessos online. Foi o que aconteceu com o YouTube e o Earth Viewer, que você conhece como Google Earth.

Novas apostas

Google ChromeCom o crescimento da empresa e a popularização das plataformas móveis de conexão, a Google começou a investir mais em mercados diferentes do seu campo inicial. Além das buscas na internet, a visão de Mountain View sobre como deve ocorrer o acesso à informação online criou o Google Chrome. O navegador apareceu com várias inovações em termos de processo, e rapidamente ganhou espaço nos discos rígidos da maioria dos internautas.

Mesmo que não seja o navegador mais popular na web – não tendo tanta aceitação quanto o Internet Explorer ou o Firefox, por exemplo – o Chrome cresce continuamente em funções e na preferência do público conectado.

Google AndroidA experiência Chrome é tão bem vista que os princípios usados na programação do navegador estão se expandindo. Em breve deve-se conhecer o Chrome OS, sistema operacional completo baseado no Linux voltado principalmente ao cloud computing e aos netbooks.

Na mesma linha de raciocínio, o Googleplex – como é chamada a sede da empresa – também compete em alto estilo no mercado de smartphones com o Android. O sistema é inclusive a primeira ameaça real ao encanto do iPhone e apresenta um crescimento impressionante no competitivo segmento de celulares inteligentes.

Reveses

Mas mesmo os gigantes podem cair. Apesar de a Google ainda se manter como um dos principais jogadores no cenário de tecnologia, a concorrência está atenta e não pretende ser deixada para trás.
A Microsoft, por exemplo, lançou seu próprio serviço de buscas, o Bing, e tem obtido resultados expressivos com este sistema.

Microsoft Bing, concorrente de peso no serviço de buscas na internet

Apesar das enormes diferenças, os resultados de pesquisas no Bing são bons, mesmo que inferiores aos do Google, e algumas funcionalidades – principalmente na busca por imagens – do serviço de Bill Gates são até mais interessantes que as soluções de Mountain View.

Se no caso do Bing o Google precisa se firmar novamente como líder, o mesmo não acontece no âmbito dossmartphones. O Android é um dos novatos na área, competindo com os já estabelecidos Symbian, BlackBerry e iPhone no status de recém-chegado. Com isso, o Google precisa estar sempre um passo à frente da concorrência, para ganhar mercado de seus rivais.

Direitos no bolso

Uma das alternativas que Mountain View percebeu para alavancar seu sistema móvel foi a produção de um aparelho próprio. Em parceria com a HTC a equipe do Google criou o Nexus One, primeiro celular com a marca Google, além do sistema Android.

Google Nexus One, feito em parceria com a HTCO que não se esperava era que o aparelho – que há muito tempo era alvo de especulações pelos antenados em tecnologia e fãs da empresa – fosse afundar no mercado. Com vendas irrisórias quando comparado com concorrentes – 135 mil unidades, contra um milhão de iPhones e 1,05 milhão de Motorola Droid vendidos nos mesmos 74 dias a partir do lançamento –, o Nexus One encarou vários problemas.

Como a Google é uma empresa da web, espera-se que seus lançamentos estejam disponíveis através da rede. Não foi o que se viu no lançamento do “Google Phone”. Muitos países, entre eles o Brasil, recebiam o aviso “este produto ainda não está disponível na sua área” ao entrar na loja online do Nexus One. Graças a isso e à existência de alternativas igualmente interessantes rodando o mesmo Android, o telefone de Mountain View perdeu público.

Pouco depois, um novo empecilho ao Nexus One apareceu, na figura dos herdeiros de Phillip K. Dick, escritor de ficção científica e autor de “Do Androids Dream of Electric Sheep?” (“Será que androides sonham com ovelhas elétricas?”, em tradução livre), novela que inspirou o filme Blade Runner – o caçador de androides.

O espólio de Philip K. Dick questiona a utilização do nome Nexus One, já que esse é o nome dos primeiros modelos dos androides da obra. Apesar de nenhum indivíduo deste modelo aparecer, eles são mencionados por um dos Nexus Six, personagens da trama. O próprio sistema Android recebeu críticas – a partir do lançamento do Nexus One – por também remeter diretamente à obra de Dick.

O Google ainda está tentando lidar com o problema, e a solução não parece próxima.

Maré baixa

A busca por convites foi incessante. No Twitter, era quase impossível passar mais do que alguns instantes sem receber uma mensagem implorando pela entrada no Google Wave.

Google WaveO serviço que – segundo seus criadores – revoluciona a maneira com que as pessoas trocam informação é até agora incompreendido. Enquanto a Google insiste que o Wave é a versão 2.0 do email, os usuários que correram para experimentar o serviço tiveram – quase todos – a mesma reação: “mas para que serve?”.

Misturando elementos de correio eletrônico, mensageiro instantâneo e rede social, o Wave sofreu duras críticas por parte das mesmas pessoas que estavam desesperadas para experimentar a novidade. “Adiante do seu tempo” ou não, é certo que o serviço não atingiu nem de longe o objetivo de substituir o email.

Zumbido incômodo

Quando um novo serviço busca juntar tudo em um único lugar, a chance de surgirem problemas é grande. Mountain View descobriu isso da pior maneira ao lançar o Google Buzz.

Google Buzz

O serviço – integrado ao Gmail – buscava reunir em um único lugar um microblog semelhante ao Twitter, interação social como a encontrada nas comunidades do Orkut e funcionalidades de outras ferramentas do Google, como o Picasa e o Latitude.

O grande problema veio da maneira com que o Buzz foi implementado. Ao invés dos tradicionais convites – utilizados por Gmail, Orkut e Wave quando de seus lançamentos – o Buzz foi liberado aos poucos nas contas de email dos usuários. Sem a opção de escolher utilizar o serviço, que simplesmente aparecia logo abaixo da caixa de entrada do Gmail, problemas de privacidade surgiram em questão de segundos.

Blogs e canais de notícias online mostraram casos de usuários que reataram – involuntariamente, devido aoautofollow do Buzz – relações com ex-maridos abusivos e profissionais de saúde que tiveram suas listas de clientes descobertas a partir de quem eles seguiam no serviço, por exemplo.

Novo nem sempre é melhor

OrkutQue o digam os usuários que fizeram a passagem para o novo Orkut, não é mesmo? A interface da rede social mais usada no Brasil ficou mais complicada e diversos problemas surgiram na plataforma. Usuários relatam problemas com o carregamento de fotos e vídeos, mensagens e até mesmo para a troca de mensagens – característica básica de um serviço de interação social.

Apagando incêndios

Claro que uma empresa do porte da Google não deixa que problemas a impeçam de crescer. Como o Wave funciona exatamente como planejado, não há o que consertar em sua estrutura. Talvez mostrar melhor para as pessoas como elas podem se aproveitar do serviço ajude a alavancá-lo, mas mesmo assim ele está lá e – para os poucos que o utilizam – tudo está bem.

O Nexus One já tem problemas maiores. Aumentar a distribuição do aparelho para outros países antes de resolver a questão jurídica sobre direitos autorais pode acarretar maiores prejuízos, então o que resta a Mountain View é esperar.

Na parte em que algo podia ser feito – os problemas com o Buzz – tudo se resolveu rapidamente. À medida que problemas eram relatados, os engenheiros e programadores da Google – ao longo de um fim de semana – se prepararam para receber todo o feedback sobre as falhas e consertá-las.

O Facebook, quando encontrou problemas semelhantes, levou quase um mês para arrumar a casa. Resultado: ponto para o Google e suas ideias inventivas. Mesmo que a gigante tropece, ela ainda não caiu.

Banner

Banner