Seja, Bem Vindo.

domingo, 28 de março de 2010

A mágica do Photoshop CS5

Nova versão do aplicativo da Adobe promete ferramentas ainda mais inteligentes para facilitar a vida de quem manipula imagens.

Conhecido como “a salvação” de fotos com problemas, o aplicativo continua no caminho para resolver a maioria das dificuldades em manipulação e tratamento de imagens.

Tela de inicialização do Photoshop CS5

A partir de 12 de abril o mundo da edição de imagens será revolucionado mais uma vez pela empresa que praticamente criou o mercado de manipulação, através do seu principal – e mais conhecido – aplicativo.

Apenas faça

Além das novas ferramentas – que você vai conhecer em instantes – a equipe do Photoshop também passa boa parte de seu tempo trabalhando nas pequenas características exigidas por quem depende do aplicativo. Essa é a filosofia do Just do it, que leva até à equipe de programação os pedidos e reclamações dos usuários do Photoshop.

Além do horizonte

Imagens com enquadramento “torto”, em que o horizonte aparece inclinado, são estranhas, já que é difícil relacionar uma paisagem com o lugar onde a foto foi tirada, graças ao ângulo artificial existente nela.

Até a versão CS4, usuários do Photoshop precisam trabalhar com ferramentas de transformação e recorte até ajustar o enquadramento em uma posição realmente horizontal. Essas mesmas fotos são muitas vezes recusadas devido à estranheza da visualização, ficando fora do álbum de retratos da viagem de férias, por exemplo.

O novo Photoshop traz, em sua ferramenta régua, uma função especial, em que basta o usuário mostrar ao programa onde está o horizonte – com uma reta simples – e o próprio software corrige o enquadramento, em angulação e recorte, da imagem, deixando-a na posição correta automaticamente.

Facilitando a vida de profissionais e amadores

Os resultados que a equipe de desenvolvimento do Photoshop obtêm em seus momentos Just do it podem parecer irrelevantes quando comparados com o que será mostrado a seguir, mas tenha certeza que cada um desses avanços facilita a utilização do aplicativo.

Com o aumento contínuo do número de funções e ferramentas inclusos no Photoshop, novos usuários enfrentam momentos de desespero até conseguir o resultado necessário. As pequenas adaptações criadas a partir do feedback público procuram manter a complexidade de utilização do programa em níveis aceitáveis, para que mais pessoas se interessem em começar a utilizá-lo e, assim, tornem-se consumidores deste produto e seus parentes.

Um bom exemplo vem do avanço tecnológico das câmeras digitais. Muitos modelos recentes são capazes de capturar imagens com cores em 16-bits, impossíveis de salvar em JPG, um dos principais formatos de imagem na internet, que só aceita 8-bits de informação de cor.

Avanços nas câmeras digitais aumentam qualidade da imagem

Usuários com pouca familiaridade com o Photoshop podem se frustrar ao tentar converter suas fotos – usando o aplicativo da Adobe – para esse formato, já que a opção não é mencionada nos diálogos referentes ao salvamento do arquivo. Para se obter um JPG de uma imagem em 16-bits é necessário, antes, convertê-la para 8-bits através do menu Imagem > Modo.

O mesmo não acontece no CS5. Para agilizar o processo e tirar do usuário a preocupação com algo tão pequeno quanto um downsampling (ou redução de amostragem) de cor – que sempre é feito de forma automática –, o programa passará a ter um roteiro interno automático para, quando o usuário tentar salvar uma imagem 16-bits em JPG, reduzir a profundidade de cor da imagem.

Quebrando barreiras

Várias atividades comuns durante a utilização do Photoshop foram adaptadas – criativamente – pelos usuários. Assim, ferramentas relativamente simples do programa tornaram-se instrumentos na criação de arte e beleza nas mãos e mouses dos manipuladores de imagem.

Sem dúvida uma das principais características que permitiram ao Photoshop se tornar a potência que é hoje foi a utilização de camadas. Usar essas múltiplas “folhas” em qualquer imagem permite a adição de efeitos e objetos, além de facilitar a organização do trabalho.

A partir do Creative Suite 5, as camadas receberam um pequeno upgrade que, para sua utilização normal pode até não significar muito, mas na hora de trabalhar a sério chega a economizar horas de operação.

A nova versão do Photoshop permitirá ao usuário alterar propriedades das camadas, como a opacidade, em várias instâncias ao mesmo tempo. Se para a maioria das pessoas isso pode ser considerado luxo, quem vive em frente ao programa – e utiliza centenas de camadas em uma única imagem – provavelmente enviará cartas de agradecimento aos programadores da Adobe.

Pintura digital

No primeiro artigo sobre a Creative Suite 5 você conheceu os pincéis artísticos incluídos na nova versão do Photoshop. Para os artistas digitais que procuram reproduzir os efeitos de tinta e pincel na tela do computador, as atualizações do CS5 trarão ainda mais facilidade.

Elas abordam desde novas maneiras de trabalhar com cor – como o color picker, que passa a ser chamado através de atalhos de teclado – até novidades na interação com os pincéis artísticos, definindo tamanho e dureza dos pelos do pincel através de gestos do mouse.

Outra novidade simples – porém extremamente valiosa – é o novo cursor da ferramenta conta-gotas. Agora, além de ter o apontador da cor a ser capturada, o usuário recebe informação comparativa entre a cor escolhida e aquelas já utilizadas nas fontes do programa. Com isso, escolher uma combinação harmônica de cores fica mais rápido e fácil.

Escolhendo bem

Sem as ferramentas de seleção é praticamente impossível conseguir os resultados impressionantes da publicidade atual. A combinação de seleções funcionais e camadas permite que um usuário criativo – e experiente – invente novos planetas, produtos inéditos e até mesmo pessoas que nunca nasceram.

Mesmo as seleções mais avançadas da Creative Suite 4 ainda não conseguem lidar bem com cabelos e outras áreas de margens difusas. Tanto isso é verdade que existem diversas técnicas para se melhorar o resultado de seleções de recorte em pelos e cabelos, sendo que cada manipulador tem seu método favorito.

A dificuldade de criar seleções precisas em margens difusas parece estar com os dias contados. O Photoshop CS5 trará uma ferramenta melhor calibrada para esse tipo de identificação, a ponto de – com as configurações corretas – ser possível incluir em uma máscara um bigode de gato com um simples arrastar do mouse.

“Automagicamente”

Que o Photoshop permite que o inexistente e o inacreditável tome forma e pareça real, todo mundo sabe. Agora a versão CS5 do aplicativo promete entregar muito mais do que isso ao retirar boa parte do esforço necessário para a realização de alguns efeitos bastante complexos.

No primeiro artigo sobre a nova suíte gráfica da Adobe você conheceu o PatchMatch, capaz de preencher áreas da fotografia a partir de referências na própria imagem. O vídeo mais recente no preview do Photoshop mostrou mais um uso interessante da ferramenta. Desta vez, ao invés de recompor uma imagem, o PatchMatché usado para facilitar e acelerar o tratamento da foto.

A limpeza de objetos indesejados em uma cena e até mesmo a alteração profunda de um cenário tornam-se questão de uma seleção e a ativação da ferramenta content-aware fill (preenchimento consciente do conteúdo).

No vídeo da Adobe você confere a remoção de vários problemas na primeira imagem, inclusive sem perda de qualidade e com a reconstrução do gradiente sutil do céu, ao se retirar a nuvem do canto esquerdo superior da foto. Sem essa ferramenta, uma alteração desse porte custaria várias horas de trabalho ao usuário.

Além da remoção da nuvem, seria necessário reconstruir o degradé do azul celeste, acertando em toda a extensão da seleção as cores individuais, praticamente pixel a pixel. Com o PatchMatch a coisa toda fica tão simples que basta apertar um botão.

Conhecimento é tudo

Fotógrafos, ilustradores e editores continuam sendo essenciais para uma boa imagemApesar de as ferramentas da nova versão do Photoshop – que será apresentada em abril, segundo o blog CS5 – facilitarem muito a vida de quem trata ou manipula imagens, nenhum desses processos substitui o talento e a criatividade de quem os está aplicando.

Por mais completo que um aplicativo seja, o resultado obtido com ele só é tão bom quanto a ideia de quem o opera. Além disso, mesmo os recursos que facilitam a vida do usuário exigem um mínimo de conhecimento – sobre o software e sobre tratamento e imagem – para maximizar a qualidade do resultado.

Ou seja, o Photoshop é uma ferramenta. Poderosa, excitante e impressionante, sem dúvidas, porém ainda depende de um operador, de alguém que saiba fazê-lo funcionar. Fotógrafos, ilustradores e artistas digitais continuam sendo tão necessários quanto em qualquer outro momento, porém agora com chances maiores de usar seu tempo em outras partes de suas atividades, e não o perdendo aplicando efeitos de maneira mecânica.

Por que é importante limitar a banda utilizada ao baixar por torrent?

Sua conexão pode estar sendo prejudicada e você nem sabe disso

O torrent surgiu e revolucionou a forma como conhecíamos o compartilhamento de conteúdo na internet. Claro, ele foi feito com total base no P2P (peer to peer), o qual muitos já conheciam desde o Napster.

O compartilhamento de conteúdo de uma pessoa para outra se tornou popular e vários clientes e novos protocolos que prometiam melhorias apareceram. O torrent se destacou devido à sua facilidade incrível para compartilhamento, divisão de arquivos e organização de funcionamento, que permitem atingir velocidades ainda maiores.

Mesmo assim, ele pode ser prejudicial à conexão de sua casa e de muitos que utilizam o mesmo provedor. Saiba a seguir como usufruir de clientes torrent de maneira “saudável”:

O upload deve ser limitado

O “espírito” dos compartilhadores de arquivo já está no próprio nome. Ou seja, você também precisa fornecer para receber algo em troca. Mas você sabia que o envio de dados também prejudica a sua conexão? Se você é usuário assíduo de torrent, já deve ter reparado que a conexão às vezes fica lenta ao ponto de não abrir páginas simples, por exemplo.

Acredite se quiser, nem sempre a culpa disso é o fato de você estar baixando conteúdo, e sim, enviando. Se você não define um limite para o cliente torrent, ele vai usar o quanto puder da conexão para enviar conteúdo para outros computadores, o que causa lentidão em excesso em sua rede.

Internet devagar? O problema pode ser o upload.

Sendo assim, é importante que você defina o limite de um terço da taxa de upload máxima, tendo em vista a velocidade da conexão. Geralmente você pode saber a velocidade máxima de upload ao dividir o tamanho contratado por 16. Entretanto, nem sempre isso se aplica para todos os serviços de internet, então o melhor a fazer é conferir com o serviço contratado.

Ou seja, se você tem upload máximo de 100 Kb/s, o ideal é não permitir que seu cliente torrent passe dos 30 ou 40 Kb/s de envio, por exemplo.

Cuidado com as altas taxas de download

Regulamentação da velocidade.É unânime: quando se está baixando qualquer coisa na internet, todos querem ter aquilo o mais rápido possível. Entretanto, o que muitos não sabem, é que provedores de internet do mundo todo fazem campanha contra e até bloqueiam compartilhamentos P2P. Isso porque eles consomem muita conexão não só da rede de sua casa, mas de todos que usufruem de internet na sua região.

É por isso que vários provedores adotam o “traffic shapping” (ou limite de tráfego), que regulamenta uma quantidade de dados a ser baixados pelo seu computador. Depois de atingir esse limite de dados, a sua velocidade cai bruscamente.

Baixar aquele arquivo em menos tempo e ter uma internet que “se arrasta” pelo resto do mês nem sempre é o ideal. Assim sendo, é uma excelente ideia dividir melhor como você usa a conexão. Limite a velocidade dos downloads para taxas mais baixas para poder navegar com qualidade por mais tempo e não prejudicar ninguém.

Como limitar velocidades pelo uTorrent

Há duas maneiras de limitar o que você baixa no uTorrent. Uma maneira fácil é dar um duplo-clique sobre um item da lista e definir as velocidades de maneira individual. Porém, se você fizer isso, os próximos downloads não terão as limitações, pois é uma configuração temporária.

Definindo velocidades individuais.

Para definir permanentemente, vá ao menu “Opções” e clique em “Preferências”:

Definindo como padrão.

Na janela que aparece, clique em “Controle de Banda”. Agora basta definir qual a taxa máxima de upload e de download:

Definindo como padrão.

Novo protocolo do uTorrent

Pensando no limite de tráfego e no descongestionamento de conexões, o uTorrent começou com o desenvolvimento do BitTorrent 2.0 ou uTP (nome dado ao novo protocolo do programa). O que o novo protocolo faz é automaticamente limitar a banda utilizada nos downloads por P2P quando detecta que a rede está congestionada.

Novo protocolo.Isso faz com que haja quase um acordo entre os provedores de internet e os usuários, pois melhora o equilíbrio das conexões e ninguém precisa ser obrigado a ter a velocidade reduzida.

O único problema é que há boatos de que o novo protocolo dá preferência aos seus usuários. Ou seja, quem já tem o novo uTorrent 2.0 ganha prioridade no compartilhamento P2P. O resultado foi o banimento do cliente em várias listas de trackers privados.

Nokia quer revolucionar sua vida com realidade aumentada

Notícias projetadas na parede do quarto e conversas a partir de um óculos especial: a realidade aumentada da Nokia é de cair o queixo.

É hora de sair de casa para trabalhar, mas o sol está forte. Você, então, pega seus óculos de sol e vê o mundo, a realidade e só. Porém, se depender dos novos conceitos que envolvem a realidade aumentada, isso está prestes a mudar.

O real e o virtual serão um só, de modo que você poderá verificar seus emails e notícias a partir das lentes de um óculos especial e controlar os movimentos a partir de gestos. Um vídeo poderá ser projetado em sua parede assim que você acordar e será possível conversar com seus amigos usando apenas o movimento das mãos.

É o que mostra o Nokia Mixed Reality, um vídeo-conceito criado pela finlandesa Nokia. A demonstração sustenta que controlar o mundo online utilizando apenas óculos e pulseiras especiais não é somente fruto da sua imaginação.

As notícias do dia, vídeos e músicas são ativados a partir das lentes especiais, junto aos movimentos dos dedos e das mãos. A integração das tecnologias no vídeo é digno de filme, mas, de acordo com os finlandeses, tudo isso está perto de se tornar realidade.

Jogo rápido: o que é a realidade aumentada?

Você ainda não sabe o que é a tal RA? A tecnologia, que cresceu bastante nos últimos anos, permite juntar o virtual e o real. A partir disso, revoluciona-se a maneira com que você se relaciona com objetos, pessoas e lugares. Leia alguns exemplos práticos:

• Você deseja ter informações extras sobre um determinado produto. Basta apontar a câmera do smartphone para o código e todas as informações presentes na internet sobre ele são mostradas na tela.

QR Code

Clique aqui e saiba o que são QR codes

• Em uma revista, um código promete dar acesso a websites, vídeos e outras informações interessantes sobre determinada matéria. Novamente, basta usar a câmera e a internet. Isso já é possível graças aos chamados QR codes, já presentes em várias revistas e jornais do Brasil.

Point & Find

Enquanto a tecnologia-conceito mostrada no vídeo Mixed Reality ainda não é possível - pelo menos para nós, reles mortais -, a Nokia já mostra outros usos da tão falada realidade aumentada em seus produtos.

Suponha que você esteja de férias no Rio de Janeiro e resolva visitar o Cristo Redentor. Basta executar um aplicativo chamado Point & Find, da própria Nokia, e apontar a câmera do smartphone para o Cristo. Imediatamente, as informações extras sobre o monumento são mostradas na tela do seu smartphone. É praticamente um guia turístico virtual. Bacana, não?

Nokia Frame

No começo de 2010, a Nokia apresentou o Nokia Frame, uma tablet-conceito de cair o queixo. É possível fotografar, gravar vídeos facilmente e transferir o conteúdo entre tablets com um simples movimento. O Frame ainda está longe de chegar às prateleiras, mas já deixa claro que o único limite para a tecnologia é a sua imaginação.

Superpoderes

Como seria se você tivesse superpoderes e pudesse derreter parte da sua cidade? O Magic Vision Lab, em parceria com a Nokia, desenvolveu um programa chamado MeltVision, que por meio de gráficos de computador e imagens reais consegue “derreter” prédios, casas e paredes.

Clique aqui para visualizar os vídeos

Clique na imagem para visualizar todos os vídeos de demonstração.

Por trás de toda a diversão, o MeltVision mostra a sua utilidade: que tal derreter aquele prédio para saber se há um restaurante na outra rua? Por enquanto, o MeltVision não passa de uma demonstração, porém, os desenvolvedores já afirmaram que o software poderá ser comercializado em menos de um ano.

Heavy Rain

O detetive Norman Jayden está sentado em uma cadeira, aguardando algumas pessoas e se sente completamente entediado. Tira um par de luvas e óculos de seu bolso e começa a brincar de jogar uma bolinha virtual em uma parede, também virtual.

Jayden é um personagem do jogo Heavy Rain e, com sua tecnologia de realidade aumentada, consegue criar e controlar gráficos, informações e até mesmo jogos. Confira dois vídeos do game.

Realidade virtual ou virtualidade real?

A presença massiva da tecnologia no dia a dia não tem nada a ver com a dominação do Grande Irmão, sugerida no clássico 1984, de George Orwell, mas sim com o compartilhamento de experiências.

Um belo dia, você resolve experimentar o novo restaurante que abriu na esquina. A comida é ruim, o preço é salgado e o atendimento deixa a desejar. Depois da péssima refeição, o mínimo que se tem a fazer é avisar seus colegas e familiares de que lá não é um bom lugar para se almoçar.

Por outro lado, se você vai a uma lanchonete descolada, com um excelente hambúrguer e ambiente agradável, você recomenda o local, não é mesmo? Uma das facilidades apresentadas pela tecnologia e pela realidade aumentada é tornar mais simples esse compartilhamento de opiniões.

Smartphone-conceito  utilizando o Nokia Point & Find

Enquanto hoje você vê a fachada de um shopping, a realidade aumentada lhe mostrará as lojas disponíveis, filmes que estão em cartaz e informações como o horário de funcionamento. Ao cruzar com uma pessoa na rua, que tal ter informações sobre seus perfis em redes sociais? Essa mistura entre o mundo real e o virtual é muito promissora e está mais perto do que você imagina.

O que é preciso fazer para que a realidade aumentada esteja ainda mais popular? Os smartphones já contam com câmeras poderosas, suporte para internet e GPS. De acordo com os pesquisadores da Nokia, falta apenas aprimorar nos softwares de RA o sistema que detecta os movimentos dos olhos e os gestos - algo que pode levar mais alguns anos.

Previsão do tempo com um par de óculos mágicos

Os emails ainda não surgem na parede do quarto às 7 da manhã e ainda precisamos do jornal ou do notebook para ler as notícias. Mas nada impede de já ir brincando e conhecendo melhor a tão falada realidade aumentada. Se você gostou da ideia, pode conferir uma seleção de aplicações de realidade aumentada para você mesmo experimentar.

Quem sabe em breve você não vai ler as postagens do Blog do IGOR em seus modernos óculos de realidade aumentada?! Até a próxima!

Como fazer ligações de graça?

O sonho de muitos consumidores já é realidade. Do celular, do telefone e do próprio computador, você já pode telefonar para amigos sem pagar nada por isso. Saiba como!

Quando o assunto é telefonia, a sabedoria popular sempre foi bastante criativa. Quem nunca ouviu pelo menos um método de fazer ligações sem pagar nada? Segurar o último dígito, apertá-lo três vezes após terminar de digitar o número e grafite no cartão telefônico são apenas algumas das dezenas de lendas urbanas sobre telefonemas gratuitos.

Com a popularização da internet, novas tentativas e maneiras de realizar chamadas gratuitamente surgiram. Sabendo dessa compulsão por falar sem pagar, muitas pessoas mal-intencionadas a utilizaram como pretexto para disseminar vírus e outras pragas virtuais. E novamente o sonho da ligação grátis morreu.

Porém, por mais que muita gente ainda desconfie, existem sim modos de fazer telefonemas sem gastar um centavo para isso, e através do próprio celular. Ficou curioso? Saiba então como com este artigo do Blog do IGOR!

O mundo em seu celular

Saem os créditos, entra o 3G

Aplicativos para iPhoneAlém de fazer com que você esteja sempre conectado, a rede 3G abriu as portas para o surgimento de aplicativos que possibilitam ligações entre aparelhos celulares sem que você tenha de se preocupar com seus créditos ou com a conta no final do mês.

Um grande exemplo disso é o Fring. Ele é um programa que pode ser utilizado em plataformas como iPhone, Windows Mobile, Android e Symbian e permite que você converse com todos seus contatos do MSN, Gtalk e Skype através do smartphone, seja por 3G ou por Wi-Fi.

O grande destaque deste programa é não exigir que a outra pessoa o utilize para a chamada ser realizada. No caso do MSN, por exemplo, basta você fazer o telefonema para que seu amigo receba o convite para uma conferência de áudio sem que você não gaste nada para isso.

Skype

Skype para iPhoneOutra alternativa para falar de graça é através de um aplicativo já bastante popular. A versão do Skype para iPhone por enquanto utiliza apenas redes Wi-Fi para fazer chamadas gratuitas, mas a empresa já divulgou que uma atualização para usar 3G está para ser lançada.

O funcionamento é exatamente o mesmo do software para computadores. Com ele, você liga para qualquer amigo que também possua uma conta no programa, esteja ele em um smartphone ou PC. Mas vale lembrar que a gratuidade é apenas entre contas Skype e, caso você tente ligar para um número fixo ou outro celular, vai pagar por isso.

Não tenho um celular compatível com esses programas. E agora?

Caso você possua um aparelho que não é capaz de executar esses programas, não se desespere, já que existem outros métodos para realizar ligações telefônicas sem se preocupar com tarifas.

NonohO site Nonoh, por exemplo, faz algo bastante interessante para que você não gaste com telefonemas. Ele serve como mediador entre o telefone de origem e o de destino e tudo o que você precisa fazer é inserir os dois números.

Ao clicar no botão “Call” (Chamar), os dois aparelhos tocam e você pode conversar à vontade e completamente de graça até mesmo em ligações internacionais. O único detalhe é que ele só funciona com números fixos de alguns países, o que inclui o Brasil. Para conferir as localidades gratuitas e tarifas para outras regiões, visite apágina do serviço.

Outra sugestão para quem precisa realizar chamadas para fora do país e quer economizar é o programaVoIPCheap. Apesar de não funcionar em celulares, ele permite que você ligue para o exterior através de seu computador sem precisar desembolsar nada, além de também fazer chamadas entre PCs.

O VoIP é uma versão para a internet das ligações tradicionais, mas ao invés de utilizar linhas telefônicas, ele transmite a voz através do protocolo de internet (IP). É isso que possibilita conversar com qualquer pessoa no mundo de graça.

VoIPCheap

O único problema desse programa é que os telefonemas gratuitos só podem ser realizados para telefones fixos (com algumas exceções) de determinados países, como Argentina, Portugal e Reino Unido. O Brasil, infelizmente, ficou de fora. Mas com isso você tem um ótimo pretexto para treinar seu inglês.

Ligações patrocinadas

Ok, você viu todas as possibilidades até agora, mas você não possui um iPhone e o que você quer é ligar do seu celular para outro sem gastar ou baixar nada. Conheça então a novidade que faz exatamente isso.

O Freakom é um serviço para telefones móveis que possui um sistema bastante simples e interessante: você digita asterisco, zero, o código da operadora e o número desejado e faz ligações de até um minuto sem pagar nada por isso.

Freakom

É claro que esse telefonema tem de ser pago por alguém, e é aí que entra a “chamada patrocinada”. Esse tempo gratuito que você tem para conversar é pago por algum anunciante e, por conta disso, antes de falar, você ouve uma pequena propaganda de até 24 segundos. Em seguida, tem um minuto para falar sem custo algum. Caso o tempo expire, basta repetir o processo.

Mas antes que você se empolgue e saia fazendo ligações por aí, saiba que o Freakom só está disponível, por enquanto, com a operadora Sercomtel, de Londrina (PR). Porém já foi anunciado que em breve outras localidades e operadoras vão desfrutar das facilidades do serviço.

Agora que você já sabe como fazer chamadas completamente de graça, que tal ligar para aquela pessoa com quem você não conversa há muito tempo? Aproveite e conte nos comentários se este artigo lhe foi útil!

Banner

Banner