Seja, Bem Vindo.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Aproveite ao máximo o Windows Live Galeria de Fotos

Apesar da grande quantidade de aplicativos de gerenciamento de imagens, a solução da Microsoft pode ser tudo o que você precisa.


Se você não é um fotógrafo profissional, dificilmente vale a pena gastar dinheiro comprando um aplicativo como o Adobe Lightroom para organizar as suas imagens. Nesse caso, existem várias opções gratuitas de software que você pode usar, porém, no Windows, uma das mais recomendadas é o Windows Live Photo Gallery.

Parte da suíte de aplicativos Windows Live Essentials – que contém programas como o Messenger e o Movie Maker –, aGaleria de Fotos (como é chamado em português) oferece facilidade e funcionalidade. A principal vantagem do programa é contar com a rede do Windows Live, facilitando o compartilhamento das suas fotos, e ser otimizado para o Windows pela própria Microsoft.

Desde o começo

Reprodução automáticaDepois de instalar a suíte Live Essentials, você não precisa nem mesmo abrir a Galeria de Fotos para utilizar seus recursos. É necessário apenas ter uma câmera fotográfica, sendo que até a do celular serve.

Para importar as imagens e adicioná-las à Galeria de Fotos, você deve conectar – normalmente através de um cabo USB – a câmera ao computador. Durante a primeira conexão entre os dois equipamentos, o Windows buscará os drivers necessários para a sua máquina fotográfica e, depois de terminado esse processo, apresentará a janela de “Reprodução Automática”.

Nesta janela, selecione a opção “Importar imagens e vídeos usando o Windows Live Galeria de Fotos”. Para automatizar esse processo – importando tudo automaticamente sempre que você conectar sua câmera – basta marcar a caixa de seleção “Sempre fazer isso para imagens”, tornando essa a ação padrão do sistema.

Escolhendo e marcando

A próxima janela exibida apresenta duas opções: “Revisar, organizar e agrupar itens para importação” oferece a possibilidade de você escolher quais imagens serão importadas, além de facilitar a organização das fotos; enquanto “Importar todos os itens agora” transfere todas as imagens e vídeos para a Galeria de Fotos.

Diálogo de importação de fotos e vídeos

A segunda opção habilita ainda um campo de texto chamado “Marcas”, no qual você pode adicionar tags de metadados às imagens transferidas.

Clicando em “Mais opções”, as preferências de importação – como a remoção das imagens da câmera depois de transferidas para o computador – podem ser padronizadas.

Organização antes de importar

Como a transferência de todos os itens nem sempre é desejável, recomenda-se – na maioria dos casos – utilizar a primeira opção do diálogo de importação. A janela de organização apresenta as imagens separadas por grupo, e permite a seleção de quais serão transferidas para o computador, além de oferecer a possibilidade de adicionar marcas a grupos específicos.

Exibição de  um grupo de imagens durante a importação

Para decidir quais fotos devem ser consideradas pela Galeria de Fotos, basta clicar em “Exibir todos os N itens”, e decidir individualmente se cada imagem será transferida. Perceba que vídeos – ao contrário das fotos – não mostram miniaturas e são representados apenas por um ícone.

Depois de adicionar as tags – usando o link "Adicionar marcas" – e escolher quais imagens serão importadas, acione o botão “Importar”, que as fotografias serão enviadas para a Galeria de Fotos do Windows Live.

A Galeria de Fotos

Todos os processos que você desempenhou durante a importação – como adição de marcas, agrupamento de arquivos e outros – são possíveis dentro do Windows Live Galeria de Fotos. Além disso, compartilhamento e algumas edições básicas também estão disponíveis dentro do software da Microsoft. Porém essa segunda parte é assunto para um outro artigo.

Windows Live Galeria de Fotos

Divirta-se aproveitando a facilidade de ter todas as fotografias e vídeos digitais transferidos rápida e facilmente para seu computador, e nunca mais se perca em pastas enormes com milhares de arquivos, graças à Windows Live Galeria de Fotos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner

Banner