Seja, Bem Vindo.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Como serão os jogos do iPad?

Como serão os jogos do iPad?

Novamente, a Apple surpreendeu a todos. Como de praxe, a companhia revelou mais uma de suas belezinhas durante este mês de janeiro. Desta vez, a “surpresa” foi o iPad, uma espécie de iPhone gigante com diversas funcionalidades — incluindo games, é claro. Se você quer saber tudo sobre o novo periférico, basta acessar o artigo preparado pelo Blog do Igor.

Mas, e quanto aos games? O que teremos? Durante o evento, a companhia revelou alguns dos recursos do iPad relacionados ao mundo dos jogos. Mas, antes do produto ser anunciado oficialmente, boatos fortes já corriam pela net, incluindo opiniões de analistas como Michael Pachter.

Faltou alguma coisa?

O vidente dizia não estar muito empolgado com a parte dos games do periférico. Primeiramente, Pachter reclamou do preço alto, mesmo sem saber oficialmente por quanto o produto seria vendido. O analista comentou que US$ 350,00 — seu valor estimado, diferente do anunciado pela Apple — seria muito alto para o público gamer, pois, com esta grana, seria possível adquirir qualquer console da atual geração.

Pachter comentou também que os jogos do iPad não deveriam ser muito diferentes dos títulos disponibilizados na AppStore para o iPhone. Por último, ele comenta que os jogos deveriam contar com um potencial semelhante aos games do PSP. Como sempre, Pachter acertou algumas coisas, mas também errou bastante.

Milhares de jogos já disponíveis

Mas, vamos aos fatos. Depois do anúncio oficial da Apple, soubemos como realmente serão os jogos para o periférico. Primeiramente, o tablet — que tem um preço inicial de US$ 499,00 nos EUA — suportará os jogos já lançados para iPhone via AppStore. O melhor de tudo é que poderemos desfrutar deste títulos em tela cheia, graças às maravilhas do upscaling.

Basicamente, milhares de jogos já estarão á disposição dos usuários que comprarem o iPad. Ao contrário do que se imagina, a versão ampliada dos games não pecará na qualidade. Relatos confirmam que os jogos para iPhone rodam perfeitamente no iPad, sem texturas estouradas ou qualquer outro problema relacionado aos gráficos. Alguns afirmam que a qualidade dos jogos é ainda melhor. É, são as maravilhas da Apple.

O upscaling é perfeito

As gigantes dos jogos se empolgam com o iPad

Felizmente, o iPad não viverá somente dos jogos para seu irmão menor. Algumas desenvolvedoras, como a Electronic Arts e a Gameloft, já confirmaram suporte para o tablet. Outras companhias também devem subir na macieira em breve, como a Epic, cujo vice-presidente, Mark Rein, declarou sua empolgação com a nova invenção da Apple.

Rein comentou: “Estou muito impressionado com o iPad. A qualidade dos materiais é excelente. A tela é fantástica e as aplicações em tamanho grande são espetaculares. Tudo parece funcionar muito bem no iPad”. Em relação aos jogos, o executivo comenta que a plataforma tem grande potencial, principalmente se os games usufruírem dos diferenciais exclusivos. A Epic não anunciou nenhum título para o iPad — até o momento.

Por outro lado, a Firemint, desenvolvedora de Flight Control, um dos jogos mais vendidos na AppStore, já revelou que pretende realizar uma nova versão do game especialmente desenvolvida para o iPad. Já a Gameloft também revelou N.O.V.A., um FPS estilo Halo que deve chegar à plataforma em breve.

Mas, quem mais chamou a atenção foi a Electronic Arts com seu Need for Speed: Shift. Durante o evento, a companhia demonstrou um vídeo em jogo de Shift, deixando todos boquiabertos pelo desempenho do aparelho. A jogabilidade parece muito agradável, abusando dos acelerômetros e dos toques.

Entretanto, nem tudo é maravilha. Segundo alguns relatos, existem algumas dificuldades na hora de jogar os games da AppStore no iPad. A principal delas envolve a jogabilidade. Por ser relativamente pesado, segurá-lo com uma só mão enquanto toca a tela com a outra — um sistema comum nos jogos para iPhone — é algo não muito confortável. Além disso, a ausência de botões, mais uma vez, decepcionou alguns entusiastas.

Querendo ou não, o iPad impressiona. Além de uma vasta gama de funcionalidades, o periférico tem boas chances de se tornar uma plataforma para jogos de peso. Resta esperar por mais novidades. Fique ligado aqui no Blog do Igor e Jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner

Banner