Seja, Bem Vindo.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Taylor Swift e Beyoncé protagonizam o Grammy 2010

Deu a lógica. Taylor Swift e Beyoncé, as duas campeãs de indicações da 52ª edição do Grammy, dominaram a festa da indústria fonográfica mundial e ganharam os prêmios mais importantes da noite deste domingo no Staples Center, em Los Angeles. Líder de vendas nos Estados Unidos em 2009, a jovem Swift, 20 anos, ganhou o gramofone dourado de Álbum do Ano e Melhor Álbum Country por Fearless, além de outros dois prêmios. "Sinto que estou aqui aceitando um sonho impossível", disse ela logo que subiu ao palco, no início da noite. "Espero que vocês saibam o quanto isso significa para mim. Vamos levar isso de volta para Nashville", garantiu mais tarde, se referindo ao templo norte-americano da música country.

Já Beyoncé – que desembarca esta semana no Brasil – levou para casa seis estatuetas, entre elas Música do Ano, por "Single Ladies (Put a Ring On It)", e Melhor Performance Pop Feminina, por "Halo". O grupo Kings of Leon, por sua vez, surpreendeu ao derrotar as duas favoritas, além de Lady Gaga e Black Eyed Peas, e ganhou o Grammy de Gravação do Ano – entregue ao intérprete e produtores de uma música – por "Use Somebody".

Getty Images

Beyoncé segura o Grammy de melhor interpretação pop feminina pela música "Halo"

Como a maior parte das centenas de prêmios foi entregue antes da festa ir ao ar, a cerimônia de três horas e meia serviu para o público assistir de casa diversos números musicais. Com um vestido em forma de coração prateado, Lady Gaga abriu a noite cantando "Poker Face" com aquelas fabulosas coreografias típicas de premiações norte-americanas, repletas de dançarinos. Pouco depois, um ator anunciou que ia dar um jeito nessa cantora e suas "músicas pop controladoras da mente" e um grupo a jogou dentro de um incinerador de lixo. A surpresa foi que ela surgiu em seguida, com o rosto chamuscado, em um dueto com Elton John, cada um no seu piano. O encontro rendeu um belo medley de "Your Song" – sucesso do cantor – e da balada "Speechless".

Pink cantou pendurada quase de cabeça para baixo, em uma espécie de móbile humano, e completamente encharcada. O Black Eyed Peas passou pelo palco fazendo uma apresentação apagada de "Imma Be", com inspiração futurista na coreografia e figurino. Will.i.am usava uma máscara estranhíssima, mas foi só ela sair de cena que o grupo atacou com o hit "I Gotta Feeling", e aí a coisa pegou fogo. Já o Green Day – vencedor do Grammy de melhor álbum de rock – fez uma propaganda de si mesmo ao tocar com o elenco do musical "American Idiot", inspirado no disco homônimo da banda, que estreia na Broadway em março.

Ao lado de muitos convidados, o ator (e também cantor) Jammie Foxx levou para o palco os rappers T-Pain, Doug E. Fresh e até o guitarrista Slash. Muito emocionada, Taylor Swift dividiu sua apresentação com a veterana Stevie Nicks, do Fleetwood Mac: as duas cantaram "Rhiannon" e o hit "You Belong to Me". Bastante longa, a festa ainda teve Dave Matthews Band, Maxwell, Roberta Flack e o trio Drake, Eminem e Lil Wayne dividindo espaço com o recuperado Travis Barker, do Blink-182. Sem contar Beyoncé, sempre ela, com um medley de "If I Were a Boy" com "I Oughta Know", de Alanis Morissette (a versão censurada, sem os palavrões da letra).

Um dos momentos mais esperados da noite foi a entrega do Grammy póstumo pelo conjunto da obra a Michael Jackson. A homenagem foi apresentada por Lionel Ritchie, que introduziu a música "Earth Song", libelo ecológico composto por Jackson. "Michael nos desafiou a acreditar que podemos lutar por um mundo melhor", disse ele. A tão alardeada exibição de um vídeo em 3D serviu apenas para os presentes no Staples Center, arena que sete meses antes sediou o funeral com corpo presente do astro.

AP

Paris e Prince Jackson, filhos do astro Michael Jackson, recebem prêmio em memória do pai

Usando aqueles conhecidos óculos 3D de papel, as celebridades viram um clipe que celebrava a natureza, através de cenas de uma menina correndo pela floresta e de animais selvagens, inclusive Shamu, a baleia-orca do filme "Free Willy", para o qual Michael compôs uma música. A voz do rei do pop foi acompanhada por cinco convidados: Celine Dion, Jennifer Hudson, Smokey Robinson, Carrie Underwood e Usher.

O público aplaudiu de pé a homenagem, mas o fôlego mesmo ficou por conta de Prince e Paris Jackson, os filhos mais velhos de Michael, com 12 e 11 anos respectivamente. Os dois receberam o gramofone dourado e agradeceram o apoio dos fãs. "Estamos orgulhosos de aceitar esse prêmio em nome de nosso pai", disse Prince. "Em todas suas canções, a mensagem era simples: amor. Vamos continuar a divulgar essa ideia." "Amamos você, papai", completou Paris.

A premiação também serviu como palanque para a indústria fonográfica. O presidente da Academia da Música norte-americana, responsável pelo Grammy, fez um ataque velado à pirataria ao afirmar que a qualidade e criatividade da música atual estão em risco e pediu a valorização dos artistas. "Vamos fazer dessa próxima década a renascença das músicas que fazem a trilha sonora de nossas vidas", defendeu.

Os dois brasileiros na disputa saíram sem nada: Luciana Souza perdeu o prêmio de melhor álbum de jazz vocal para Kurt Elling e o trompetista carioca Claudio Roditi ficou sem o Grammy de melhor álbum de jazz latino, entregue a Bebo e Chucho Valdés.

Conheça abaixo os vencedores dos principais prêmios do Grammy 2010:

Álbum do Ano: Taylor Swift, Fearless
Música do Ano: Beyoncé, "Single Ladies (Put a Ring On It)"
Gravação do Ano: Kings of Leon, "Use Somebody"
Artista Revelação: Zac Brown Band
Melhor Álbum de Rock: Green Day, 21st Century Breakdown
Melhor Música de Rock: Kings of Leon, "Use Somebody"
Melhor Performance Rock Solo: Bruce Springsteen, "Working on a Dream"
Melhor Performance Rock de Grupo: Kings of Leon, "Use Somebody"
Melhor Performance de Hard Rock: AC/DC, "War Machine"
Melhor Música Dance: Lady Gaga, "Poker Face"
Melhor Álbum Dance: Lady Gaga, The Fame
Melhor Álbum Pop: Black Eyed Peas, The E.N.D.
Melhor Performance Pop Feminina: Beyoncé, "Halo"
Melhor Performance Pop Masculina: Jazon Mraz, "Make It Mine"
Melhor Performance Pop de Grupo: Black Eyed Peas, "I Gotta Feeling"
Melhor Performance R&B Feminina: Beyoncé, "Single Ladies (Put a Ring On It)"
Melhor Performance R&B Masculina: Maxwell, "Pretty Wings"
Melhor Performance Rap Solo: Jay-Z, "D.O.A."
Melhor Performance Rap Coletiva: Eminem, Dr. Dre e 50 Cent, "Crack a Bottle"
Melhor Colaboração de Rap: Jay-Z, "Run This Town", com Rihanna e Kanye West
Melhor Álbum Rap: Eminem, Relapse
Melhor Álbum Country: Taylor Swift, Fearless
Melhor Álbum de Música Alternativa: Phoenix, Wolfgang Amadeus Phoenix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner

Banner